Ver Versão Completa : Caixa de direção
Alguém sabe dizer qual é o modelo da caixa de direção do jota e se existe alguma alternativa no mercado para adaptação?
Obrigado!
joão k. chikui
07/01/2009, 12:49
É uma ZF similar a do Opala , porém com o sentido de rotação do pitman invertido.
Que eu saiba , é única.
Veja se o Carlinhos de Itaboraí tem zero .
maxdelta
07/01/2009, 23:35
Gostaria de saber do pessoal do J: o JPX tem folga na direção, como observada nas bands? Ou é uma direção firme?
eu não sei quanto aos outros, mas eu nunca tive esse tipo de problema.
abs
joão k. chikui
08/01/2009, 13:05
Pára , Maxdelta
A folga de direção (mesmo algumas hidráulica) das Band é porque seguiram aquela idéia do Willys , de a caixa ficar lá atrás , empurra a barra "L" intermediária , esta gira , a outra ponta empurra a outra roda , que por sua vez , empurra a outra . Parece aqueles recados passados por 5 ou 6 até chegar ao destinatário final, e que , qdo chega , chega atrasado ou deturpado.
Max , e digo isso como joteiro e como um dos maiores apaixonados por Band . A minha é do ômega , instalada como nas Engesa , Camper , D-20, Land , similar a JPX , F1000 , Opala , Omega ,etc... Um dia um colega que tem Band com DH , mas é meio relaxado, deixa as folgas acima do "normal", pediu para andar com a minha para testar , e parecia uma cobra serpenteando na pista ,Achei que estava testando a reação . Depois de 3 a 4 km parou e devolveu com a seguinte sentença: "Não sei como vc acostuma andar com um troço deste , só anda fazendo curva,é até perigoso ..." . Mas , é porque ele acostumou a andar "corrigindo" e , neste sistema direto da caixa na roda , qq 1 cm no volante já provoca uma reação.
Nos jotas então, com seu incrível sistema de suspensão, parece um automóvel.
Gostaria de saber do pessoal do J: o JPX tem folga na direção, como observada nas bands? Ou é uma direção firme?
maxdelta
08/01/2009, 14:57
Pára , Maxdelta
A folga de direção (mesmo algumas hidráulica) das Band é porque seguiram aquela idéia do Willys , de a caixa ficar lá atrás , empurra a barra "L" intermediária , esta gira , a outra ponta empurra a outra roda , que por sua vez , empurra a outra . Parece aqueles recados passados por 5 ou 6 até chegar ao destinatário final, e que , qdo chega , chega atrasado ou deturpado.
Max , e digo isso como joteiro e como um dos maiores apaixonados por Band . A minha é do ômega , instalada como nas Engesa , Camper , D-20, Land , similar a JPX , F1000 , Opala , Omega ,etc... Um dia um colega que tem Band com DH , mas é meio relaxado, deixa as folgas acima do "normal", pediu para andar com a minha para testar , e parecia uma cobra serpenteando na pista ,Achei que estava testando a reação . Depois de 3 a 4 km parou e devolveu com a seguinte sentença: "Não sei como vc acostuma andar com um troço deste , só anda fazendo curva,é até perigoso ..." . Mas , é porque ele acostumou a andar "corrigindo" e , neste sistema direto da caixa na roda , qq 1 cm no volante já provoca uma reação.
Nos jotas então, com seu incrível sistema de suspensão, parece um automóvel.
Obrigado, eu já esperava que vc respondesse o tópico! Era só o q eu precisava saber!
Assim que consegui vender a Band, vou procurar um engesa, caso eu não ache num valor satisfatório o segundo plano é o jpx, nunca andei em engesa mas andei de carona num J, e é formidável!
A minha band neste ano: mexi na caixa de direção hidraulica, trocando componentes meio gastos e gastos, eliminando toda a folga do sistema, na saida do braço tem uma mola, tirei e coloquei uma ponteira, troquei todas as ponteiras por ponteiras q não usa engraxadeira, coloquei amortecedor de direção, e mandei alinhar e balancear, mas a folga persiste, e é por esse motivo que eu estou desfazendo dela. Tirando outros gastos de manuntenção necessários, eu gastei nessa brincadeira aproximandamente R$2K. Sempre fiz manutenção no veículo assim que aparece o problema, não gosto deixar nada passar(deixar pra depois costuma deixar a manutenção ainda mais cara).
E o problema do JPX pelo que li nas 22 paginas do subforum JPX é o motor! Acho que o intercooler, junto com a abertura do sistema 'bypass' e talvez colocar um escapamento maior, ou um coletor de carros de alta performance deva resolver o problema de aquecimento deste veículo(pode não parecer mas o coletor é um grande vilão de aquecimento). Deve gastar pelo menos uns R$2k pra fazer isso!
joão k. chikui
08/01/2009, 21:13
Max, Engesa x Band x JPX:
como ficou bem particular , vou te responder por MP