PDA

Ver Versão Completa : GNV NO 3000 MAVERICK



Ricardo Francisco de Souz
29/09/2004, 13:00
Lameiros de Plantão,

Depois de quase um mês com novo coração da XERAKI, funcionado e muito bem por sinal :D :D , fiz alguns cálculos de consumo e o gasto de $$$$$ por km rodado melhorou bastante. Hoje ela está fazendo 8 km/m³, isto com o custo de R$ 1,129 por m³, o R$/km dela está em R$ 0,14 8) 8) , "circuito misto" cidade/estrada. Comparando com um veículo a gasolina seria o mesmo que 14 km/l, muito bom para um veículo de 1.600 kg e motor 6 cil.

O desempenho no GNV não é o ideal :( , mas não amarro o transito e ainda consigo passar alguns 1.0 morro acima.

Obs. importante: O 3000 fala e age bonito :D :D , fiz a minha primeira trilha no dia 12/09/2004, nos túneis abandonados da Ferrovia do Aço no final da Andradas na Grande BH, junto com alguns amigos, sendo uma Rural com FALCON 3.6 e dois Jeep's com o BF original, a XERAKI foi muito tranquila e 3000 nem precisou suar para passar nas pequenas dificuldades da trilha, uma das mais leves nas próximidades de BH.

Agora já estou na fase de projeto, para instalação do setor de direção VW, na Xeraki.

Detalhe, para variar não tive uma boa experiência com o mexanico, :( :( que trabalhava na XERAKI, e estou fazendo quase tudo em casa, junto com um amigo e futuro JEEPEIRO, o Jeep 1977 dele está a 4 anos no estaleiro.

Abraços Lameiros,

ze do maveco
04/12/2004, 08:56
quanto e pra passar o 3.0 pra gnv ???
existe uma chave pra andar com gasosa e com gnv ( so mudar a chave e fica a gasolina ou a gnv ) ?????


valeu :)

Ricardo Francisco de Souz
06/12/2004, 08:35
O kit completo com um cilindro de 15 m³, e o regulador, saiu por R$ 2.200,00.

Existe uma chave, que é fixada no painel, onde você passa do GNV para gasolina, os incovenientes são:

- Para passar da gasolina para o GNV, tem que colocar a chave no meio para que o motor consuma a gasolina do carburador e depois passar para posição do GNV, tem que tomar cuidado para não passar em uma subida ou antes de um sinal, pois quando acaba a gasolina tem que passar a chave imediatamente para GNV.
- Outro problema que ocorre e quando passa de GNV para gasolina, pois tem que encher a tubulação depois da valvula e o carburador, isso eu costumo fazer com o veículo em movimento, pois caso você faça com ele parado, vai gastar um pouco da bateria.

Inté.

Henrique_Rural67
06/12/2004, 12:37
Lameiros de Plantão,

Depois de quase um mês com novo coração da XERAKI, funcionado e muito bem por sinal :D :D , fiz alguns cálculos de consumo e o gasto de $$$$$ por km rodado melhorou bastante. Hoje ela está fazendo 8 km/m³, isto com o custo de R$ 1,129 por m³, o R$/km dela está em R$ 0,14 8) 8) , "circuito misto" cidade/estrada. Comparando com um veículo a gasolina seria o mesmo que 14 km/l, muito bom para um veículo de 1.600 kg e motor 6 cil.

O desempenho no GNV não é o ideal :( , mas não amarro o transito e ainda consigo passar alguns 1.0 morro acima.

Obs. importante: O 3000 fala e age bonito :D :D , fiz a minha primeira trilha no dia 12/09/2004, nos túneis abandonados da Ferrovia do Aço no final da Andradas na Grande BH, junto com alguns amigos, sendo uma Rural com FALCON 3.6 e dois Jeep's com o BF original, a XERAKI foi muito tranquila e 3000 nem precisou suar para passar nas pequenas dificuldades da trilha, uma das mais leves nas próximidades de BH.

Agora já estou na fase de projeto, para instalação do setor de direção VW, na Xeraki.

Detalhe, para variar não tive uma boa experiência com o mexanico, :( :( que trabalhava na XERAKI, e estou fazendo quase tudo em casa, junto com um amigo e futuro JEEPEIRO, o Jeep 1977 dele está a 4 anos no estaleiro.

Abraços Lameiros,


Rucardo,

E na cidade (somente na cidade) quanto vc tá fazendo em média?
Eu tenho uma Rural 67 com motor + Cambio 4CC em ótimo estado e estou fazendo 6,2Km/m³ na cidade 8) :lol:
A minha parte de ignição tá zeradinha com tudo novo...
Vc acha que esse consumo médio com GNVjá tá muito bom ou daria para melhorar?

abraços,
Henrique

Adriano Braga
06/12/2004, 13:18
Há um tempo atras estive em uma feira e conversei com um pessoal especializado em pesquisa e instalação de GNV em veículos. O que eles me passaram é que para se instalar o kit em um veículo o motor dele deve estar bom pq se não ele vai dar os doces ligeirinho. Alguem já ouviu isso?

abraços

Henrique_Rural67
06/12/2004, 17:58
Há um tempo atras estive em uma feira e conversei com um pessoal especializado em pesquisa e instalação de GNV em veículos. O que eles me passaram é que para se instalar o kit em um veículo o motor dele deve estar bom pq se não ele vai dar os doces ligeirinho. Alguem já ouviu isso?

abraços

Adriano,

Não sei o que é dar "os doces" :roll: :oops: Porém imagino...
O que ocorre é o seguinte, para o GNV funcionar com toda sua potencialidade o veículo, seja Rural ou não tem que estar funcionando redondinho, pois o desempenho do motor cai com o GNV, e se o veículo não estiver ajustado e sem problemas o desempenho cai mais ainda :shock:
Portanto o que deve sempre ser visto são velas, filtro de ar, IGNIÇÃO ELETRÔNICA é imprensindível (para os carburados) além de estar com o sistema de ignição sempre em ordem, porque vale o investimento... Ah, a parte eletrica também tem que estar ok, pois se acontecer algum problema com o veículo, a gente acaba se confundindo sem saber se o problema é mesmo do "carro" ou do "GNV"... Agora tem gente que fala que o desgastes de peças é maior com GNV, outros falam que não, o que sei pela minha experiência quenão é muita :roll: , é que os componentes de ignição tem maior desgaste, aora é difícil precisar quanto de desgaste a mais... (rotor, tampa do distribuidor, velas...)

é isso aí...

ze do maveco
06/12/2004, 18:08
se colocar a gas o 3.0willis da muita manuntencao ????
vale a pena mesmo perdendo oa parte da potencia ????


valeu

Ricardo Francisco de Souz
10/12/2004, 12:56
Henrique,

Na cidade ela está dando 7,5 Km/m³ e na estrada 8,5 km/m³, média de 8 km/m³.

Ze do Maveco,

Quanto ao funcionamento e manuntenção, troquei velas, cabos de velas, filtro de ar, regulei o ponto um pouco adiantado :idea: em relação a gasolina, sem que o motor fique grilando (patendo pino), o motor trabalha mais quente :( com GNV, em relação a gasolina. Verifico a água e o óleo todos os dias, para não ter supressas, e também não abuso do motor. :wink:

Inté,

Adriano Braga
16/12/2004, 19:19
henrique...o que estes técnicos me passaram não dizia respeito destes componentes e sim do estado de desgaste do motor. É claro que, com estes componentes desregulados e desgastados o motor não trabalhará bem e será forçado. As palavras exatas que ele disse ao meu colega foram...se o seu motor é o original e já sofreu desgaste de uso dos anos não é aconselhavel. Melhor colocar um motor mais moderno e o kit!!! Sei lá né!!! :roll:

Abraço

Adriano



Há um tempo atras estive em uma feira e conversei com um pessoal especializado em pesquisa e instalação de GNV em veículos. O que eles me passaram é que para se instalar o kit em um veículo o motor dele deve estar bom pq se não ele vai dar os doces ligeirinho. Alguem já ouviu isso?

abraços

Adriano,

Não sei o que é dar "os doces" :roll: :oops: Porém imagino...
O que ocorre é o seguinte, para o GNV funcionar com toda sua potencialidade o veículo, seja Rural ou não tem que estar funcionando redondinho, pois o desempenho do motor cai com o GNV, e se o veículo não estiver ajustado e sem problemas o desempenho cai mais ainda :shock:
Portanto o que deve sempre ser visto são velas, filtro de ar, IGNIÇÃO ELETRÔNICA é imprensindível (para os carburados) além de estar com o sistema de ignição sempre em ordem, porque vale o investimento... Ah, a parte eletrica também tem que estar ok, pois se acontecer algum problema com o veículo, a gente acaba se confundindo sem saber se o problema é mesmo do "carro" ou do "GNV"... Agora tem gente que fala que o desgastes de peças é maior com GNV, outros falam que não, o que sei pela minha experiência quenão é muita :roll: , é que os componentes de ignição tem maior desgaste, aora é difícil precisar quanto de desgaste a mais... (rotor, tampa do distribuidor, velas...)

é isso aí...

Adriano Braga
16/12/2004, 19:20
henrique...o que estes técnicos me passaram não dizia respeito destes componentes e sim do estado de desgaste do motor. É claro que, com estes componentes desregulados e desgastados o motor não trabalhará bem e será forçado. As palavras exatas que ele disse ao meu colega foram...se o seu motor é o original e já sofreu desgaste de uso dos anos não é aconselhavel. Melhor colocar um motor mais moderno e o kit!!! Sei lá né!!! :roll:

Abraço

Adriano



Há um tempo atras estive em uma feira e conversei com um pessoal especializado em pesquisa e instalação de GNV em veículos. O que eles me passaram é que para se instalar o kit em um veículo o motor dele deve estar bom pq se não ele vai dar os doces ligeirinho. Alguem já ouviu isso?

abraços

Adriano,

Não sei o que é dar "os doces" :roll: :oops: Porém imagino...
O que ocorre é o seguinte, para o GNV funcionar com toda sua potencialidade o veículo, seja Rural ou não tem que estar funcionando redondinho, pois o desempenho do motor cai com o GNV, e se o veículo não estiver ajustado e sem problemas o desempenho cai mais ainda :shock:
Portanto o que deve sempre ser visto são velas, filtro de ar, IGNIÇÃO ELETRÔNICA é imprensindível (para os carburados) além de estar com o sistema de ignição sempre em ordem, porque vale o investimento... Ah, a parte eletrica também tem que estar ok, pois se acontecer algum problema com o veículo, a gente acaba se confundindo sem saber se o problema é mesmo do "carro" ou do "GNV"... Agora tem gente que fala que o desgastes de peças é maior com GNV, outros falam que não, o que sei pela minha experiência quenão é muita :roll: , é que os componentes de ignição tem maior desgaste, aora é difícil precisar quanto de desgaste a mais... (rotor, tampa do distribuidor, velas...)

é isso aí...

marcelo nunes
11/01/2005, 02:29
Quanto ao desgaste do motor, em geral o GNV faz o motor durar mais, pois:

Não há lavagem da película de óleo das camisas pelo combustível em excesso (é o que acontece com os motores que o pessoal deixa "esquentando" com afogador puxado). Por isso o desgaste de cilindros é muito menor.

Não há contaminação do óleo por esse mesmo excesso, que forma ácido sulfúrico no cárter. Ou seja o óleo e o filtro permanecem novos por muito mais tempo, por consequência todas as partes móveis também.

Diminui tremendamente a formação de borra negra que entope as galerias de óleo e é o principal fator de abreviação da vida útil do motor.

Acaba quase por completo a carbonização das câmaras, que mais dia menos dia começa a prender anéis e gera partículas duras de carbono que ficam 'passeando' e riscando partes móveis do motor.

Melhora muito o assentamento de válvulas, porque diminui muito a carbonização nas sedes.

Velas de ignição duram até mais se estiverem na gama térmica correta, pois não encharcam nem carbonizam. Em alguns casos é necessário usar velas mais frias, mas nem sempre. Basta observar seu aspecto após os primeiros Km.

Zepi
24/05/2005, 02:45
Opa!nada de deixar esse tópico morrer!por favor me ajudem!Também possuo esse tal 3.0Willys e acho que o desmpenho dele melhoraria muito se desse uma taxadinha...Já que o GNV trabalha melhor em altas taxas de compressão.Dá aproveitar que esse motor já tem uma maior taxa por natureza.(8:1-original)Alguém pode dar uma ajudinha???

Rogério Barthy
28/05/2005, 21:27
Tenho um 2.600 com cabeçote do 3.000 ...... um 2.800 mais ou menos.
Quando estava somente na gasolina, fazia 4,5 Km/l e com o combustível custando R$2,35, ficava o km por R$0,53 e agora após gastar 2 mil reais em suaves prestações (20) para instalação de Kit (dois cilindros de 7,5 m³) passei a gastar 9 Km/m³ ou seja GNV custando R$0,93, ficando o km custando R$0,10 e a autonomia em cerca de 125 km no GNV e de 240 km na gasolina
O cabeçote foi somente desempenado, sem que fosse rebaixado e continuo com a ignição original.
Realmente, as velas parece esquentar um pouco, já que notei que os cabos de velas, após 2 horas de estrada, começaram a derreter no encaixe das velas, mas além disso, nada.
O carro fica mais educado, sem os pulos e arrancadas dos sinais (semáforos), creio eu que ele perde por volta de 25% da força 2800 - 25% = 2.100 (meio fraco, mas em estrada ou na cidade, nao se sente muito) sendo notado somente quando em trilha pesada ou travada, quando então se coloca o seletor para gasolina e todo o vigor do motor faz com que se assuste com a potência e a cavalagem que faz a viatura desembestar.
Os cilindros foram colocados entre as caixas de rodas traseiras, no interior da viatura ,e por cima adaptado um banco para dois zequinhas, que com o estofamento das caixas de rodas e mais o banco dianteiro, transforma o valoroso em um lotação para quatro adultos e duas crianças, limitado pelo espaço para as pernas no banco traseiro.
Pesando os preços de adaptação, e opções para alcool, gasolina, GNV e Díesel, torna-se atualmente mais vantajoso, a conversão para GNV e a continuação da utilização do combustível original do motor, com gasolina ou melhor ainda se com álcool que pela taxa de compressão que é mais eficiente no GNV.

Edintruder
28/05/2005, 23:52
Portanto o que deve sempre ser visto são velas, filtro de ar, IGNIÇÃO ELETRÔNICA é imprensindível (para os carburados) além de estar com o sistema de ignição sempre em ordem, porque vale o investimento... Ah, a parte eletrica também tem que estar ok, pois se acontecer algum problema com o veículo, a gente acaba se confundindo sem saber se o problema é mesmo do "carro" ou do "GNV"... Agora tem gente que fala que o desgastes de peças é maior com GNV, outros falam que não, o que sei pela minha experiência quenão é muita , é que os componentes de ignição tem maior desgaste, aora é difícil precisar quanto de desgaste a mais... (rotor, tampa do distribuidor, velas...)


Em relação ao sistema de ignição é que como a queima não é tão forte, acaba por estragar as velas e os cabos, tornando-os mais resistivos causando perda de corrente, aquecimento das velas e conexões. Não sei exatamente como ocorre essa influência, porém já tive comprovações $$$ que isso ocorre quando o motor não trabalha certinho. :?

AEFAVERO
02/06/2005, 23:54
Pessoal,

a minha Rural 1975 com motor 3000 (do Maverick) está com GNV (Kit Italiano e cilindro de 27 m3). Roda perfeitamente, é muito economica e confiável. Perde um pouco da potencia, mas nada muito grave.

Como tenho andado pouco com a Rural e estou precisando de $$$, vendo o Kit completo, pronto para instalar em qualquer carro carburado por um preço bem acessível e mais barato que no mercado. Quem souber de interessados, mande um e-mail para mim.

Zepi
08/06/2005, 22:46
Aefavero.Legal?Como fica o consumo do 3000 a Gás?Pode explicar melhor essa coisa de perde um pouco de força?Todo mundo fala isso,mas fica muito vago.O que é pouco pra uns pode ser muito pra outros.Vem cá,sempre tem que pegar na gasolina ou ela pega legal no Gás em dias quentes?Já tentou adiantar um pouco o ponto de ignição?Abraços.

AEFAVERO
08/06/2005, 23:01
Zepi, olha o consumo fica muito bom, eu encho o tanque (cilindro de 27m3) com R$20 e rodo mais de 150Km na cidade. Na estrada faz muito mais (ainda não medi). A força é o seguinte, se você rodar em locais plano ou com leves inclinações nem sente. Se tiver subidas, sobe mas pede marcha (vai mais devagar). Agora, se for um aclive bravo, ai você tem que passar para a Gasolina. Nada que não se dê um jeito.

Quanto ao avanço de ponto, não sei pq não tenho. Me disseram que resolve o problema.

É isso ai! Se estiver pensando em instalar pode fazer que é uma boa.

Evandro.

Zepi
08/06/2005, 23:07
E já ligou direto no Gás ou tem sempre que depender da gasolina? :? :?

AEFAVERO
08/06/2005, 23:11
Zepi, eu sempre passo para a Gasolina quando estou chegando em cas e deixo dormir na gasolina. É melhor para a saúde do motor e no dia seguinte fica mais fácil para pegar. Mas só na 1a partida da manhã, depois o dia todo só no gás.

Se você quiser comprar um sistema de GNV veja o meu anúncio no Mercado Livre. Estou vendendo por um preço muit bom frente aos kits novos na loja.

Abraço,

Evandro.

Zepi
08/06/2005, 23:15
Cara,valeu!Tenho um Willys 3000 zerado e vo meter o gás!Abração.

AEFAVERO
13/06/2005, 21:24
Zepi, se quiser comprar um kit bom e barato eu te vendo. Me liga ou passa um e-mail.

Abraço,