PDA

Ver Versão Completa : jeep x água



tubino
06/01/2009, 15:48
boa tarde a todos...

minha cidade está em baixo d'àgua por causa de enchente...fui sair com meu jeep para andar na àgua...como nunca tinha feito isso achei fantastico como ele enfrenta essa situação, mas justamente por falta de experiência acabei andando rápido demais e molhei o motor naquele lugar onde ficam as velas...beleza sequei e continuei minha aventura.

pergunto: como posso resolver isso? pensei em botar um protetor no fundo para a água não subir, será que dá certo? existe outra saída?

um abraço

gustavo tubino

rafaelfernandez
06/01/2009, 16:16
Se voce ta falando que molhou o alternador, uma simples luva de borrachac com a ponta dos dedos cortada e umas braçadeiras ja resolvem o seu problema.

[]´s
Rafael

tubino
06/01/2009, 16:38
Rafael,

é isso mesmo alternador.

vc não sabe como me ajudou...uma solução simples e inteligente.

obrigado mesmo...

p.s.: preciso "lacrar" mais alguma parte? o alternador pode ficar com essa luva no dia a dia?

um abraço

Robertux
06/01/2009, 16:49
Se voce ta falando que molhou o alternador, uma simples luva de borrachac com a ponta dos dedos cortada e umas braçadeiras ja resolvem o seu problema.

[]´s
Rafael

Luva de borracha com as pontas dos dedos cortados no alternador? Não seria no distribuidor? Pelo menos na minha C-14 1967 o que molhava e fazia com que o motor parasse e eu precisava abrir e enchugar era o distribuidor, de onde saem os cabos para as velas. O alternador gera energia para carregar a bateria. Desculpem-me se falei bobagem.

Abraço

Roberto

a.veiga
06/01/2009, 17:07
é eu acho q ele quis dizer distribuidor mesmo, mas gostei da idéia da luva de borracha, será q resolve? não há a possibilidade de esquentar esta região e a luva derreter?

tubino
06/01/2009, 17:30
é distribuidor mesmo. essa questão do aquecimento tem fundamento, por isso que eu perguntei se poderia ficar embrulhado com a luva no dia a dia, ou só quando for fazer alguma aventura.

um abraço a todos

gustavo tubino

Julinot
06/01/2009, 17:55
existem dispositivos apropriados concebidos exatamente para essa finalidade... a venda nas boas lojas do ramo. acho melhor do que usar luva com dedos cortados.

abraços a todos...


é distribuidor mesmo. essa questão do aquecimento tem fundamento, por isso que eu perguntei se poderia ficar embrulhado com a luva no dia a dia, ou só quando for fazer alguma aventura.

um abraço a todos

gustavo tubino

Alessandro Henrique
06/01/2009, 19:04
Dá uma procurada por "panela do distribuidor"....
A luva funciona, outra dica que não é muito limpa mas resolve é a de passar graxa na parte externa do distribuidor.
Vale salientar que os cabos de velas e da bobina não podem estar ressecados e com fissuras.

Sds.

EduMendes
06/01/2009, 19:22
Será que com cabos novos e com a tampa do distribuidor bem justinha tambem entra água?

Alguem sabe onde aqui em SP tem esta "panela do distribuidor" para vender?

Grato
Abraço
Eduardo

SmootH_
06/01/2009, 19:35
da pra fazer tambem com qualquer material impermeavel, e improvisado, tipo uma sacola
fazendo a furação de acordo com o seu distribuidor
no meu caso, teria que usar duas luvas :lol:
porem o local onde o distribuidor fica no meu motor é bem avantajado, bem no meio do motor, colado na parede corta-fogo
mas nao consegui achar ainda uma solução realmente boa pro meu distribuidor
alguem tem alguma ideia um pouco mais caprichosa, que não fique aquela melecada de silicone, graxa, ou aquele emaranhado de sacola e fita isolante?
nao quero tambem uma panela de pressão, pois o acesso pra manutenção do distribuidor ja é bem ruim no meu jeep, e uma panela de pressão só atrapalharia
alguem tem alguma boa ideia?
[]´s

aareal
06/01/2009, 19:50
da pra fazer tambem com qualquer material impermeavel, e improvisado, tipo uma sacola
fazendo a furação de acordo com o seu distribuidor
no meu caso, teria que usar duas luvas :lol:
porem o local onde o distribuidor fica no meu motor é bem avantajado, bem no meio do motor, colado na parede corta-fogo
mas nao consegui achar ainda uma solução realmente boa pro meu distribuidor
alguem tem alguma ideia um pouco mais caprichosa, que não fique aquela melecada de silicone, graxa, ou aquele emaranhado de sacola e fita isolante?
nao quero tambem uma panela de pressão, pois o acesso pra manutenção do distribuidor ja é bem ruim no meu jeep, e uma panela de pressão só atrapalharia
alguem tem alguma boa ideia?
[]´s

Tem o DIS da motorspice (www.motorspice.com.br (http://www.motorspice.com.br)) que resolve definitivamente o problema. Agora, só não sei se eles fabricam para V8... Além disso, tem o problema (eu acho isso um problema) de se ter que usar 4 bobinas de uno para seu V8.

Dá uma conversada com o pessoal da motorspice que eles são gente boa e vão te esclarecer tudo!

Abraços....

Lucas Nassif
06/01/2009, 20:00
Luva de borracha só resolve o problema da água entrar no distribuidor, mas se em contato com água fria, houver condensação lá dentro, vai falhar do mesmo jeito.

O segredo é vedar e fazer um respiro na tampa.

joão k. chikui
06/01/2009, 21:28
Eu colocaria a luva ou similar , vedava ao máximo e quando entrasse na agua ligaria um compressor daqueles ligados no cinzeiro , mantendo uma leve corrente de ar de dentro do distribuidor para fora . Aí não sua e não forma gotículas de condensação.

Um borrachão por baixo do motor e radiador ajuda bem também.

O DIS tb resolve.

Cellones
06/01/2009, 21:39
Luva de borracha só resolve o problema da água entrar no distribuidor, mas se em contato com água fria, houver condensação lá dentro, vai falhar do mesmo jeito.

O segredo é vedar e fazer um respiro na tampa.

Por isso que é vantagem usar a luva: 1 dedo para cada cabo e ainda sobra 1 dedinho para o respiro... ;-)

Mas só para os de 4 cilindros...:concordo:

Abraços a todos,
Marcello

Lucas Nassif
06/01/2009, 21:44
Por isso que é vantagem usar a luva: 1 dedo para cada cabo e ainda sobra 1 dedinho para o respiro... ;-)

Mas só para os de 4 cilindros...:concordo:

Abraços a todos,
Marcello

Não não!

Vc tem 5 cabos no distribuidor. Esqueceu o da bobina? :mrgreen:

Mas fazer o respiro parece simples, apesar de nunca ter feito!! :lol:

Tem que fazer um furinho de uns 5mm na tampa proximo onde vai ligado o cabo da bobina, e colocar um "plug'' para ser conectado uma mangueira.

Tenho uma tampa para ser a cobaia aqui. Em breve vou fazer esse teste!!

:arrow: Ah, e um detalhe. Se fizer o respiro e ele der certo, acho MUITO melhor vedar o distribuidor com silicone, aí fica definitivo. Isso em um distribuidor com ignição eletrônica, já que a manutenção nele é rara!!

:concordo:

Cellones
06/01/2009, 21:54
Não não!

Vc tem 5 cabos no distribuidor. Esqueceu o da bobina? :mrgreen:

Mas fazer o respiro parece simples, apesar de nunca ter feito!! :lol:

Tem que fazer um furinho de uns 5mm na tampa proximo onde vai ligado o cabo da bobina, e colocar um "plug'' para ser conectado uma mangueira.

Tenho uma tampa para ser a cobaia aqui. Em breve vou fazer esse teste!!

:arrow: Ah, e um detalhe. Se fizer o respiro e ele der certo, acho MUITO melhor vedar o distribuidor com silicone, aí fica definitivo. Isso em um distribuidor com ignição eletrônica, já que a manutenção nele é rara!!

:concordo:

Putzzzzzz!......:putz: dei mole...... :parede:
Esqueci da bobina...

Fui zoar e acabei zoado...

Mas falando sério: me empolguei em fazer essa gambiarra tb...

Abraços,
Marcello

Lucas Nassif
06/01/2009, 21:57
Putzzzzzz!......:putz: dei mole...... :parede:
Esqueci da bobina...

Fui zoar e acabei zoado...

Mas falando sério: me empolguei em fazer essa gambiarra tb...

Abraços,
Marcello

:lol: :lol: :lol: :lol:

Tem gente que fala que se furar a tampa, vai pular centelha e vai falhar. Mas tem gente também que fala que num acontece nada disso!!!

É por isso que vou fazer com uma tampa cobaia!!! :mrgreen:

Se der certo faço na outra!!

:concordo:

Grilo
06/01/2009, 22:17
Srs... eu passei uns bons anos e vaaarias trilhas usando a luva... sempre 100%

Edison - Mp3
06/01/2009, 22:38
Pessoal.
No meu jeep, retirei o distribuidor, isolei com silicone quente o suporte do avanço (distribuidor 6 cil Wapsa) e enrrolei fita auto-fusão 3M em toda a carcaça. Após colocar ele no lugar já com a regulagem da abertura do platinado, tampei e enrolei a fita auto-fusão. Isolei a tampa. Importante, coloquei um dreno na tampa furando e instalando um tubinho de cobre do mesmo tipo usado no avanço. Coloquei uma mangueira cristal até a parte superior do cofre, acima da bateria. Pronto. Neste findi ainda andei dentro de uma lagoa qui no sul com mais de 80 cm de água e foi só alegria. Importante, coloquei mangueiras nos suspiros da caixa e dos disferenciais e tenho o carburador com filtro de corcel I, e tomada de ar embaixo do painel, atraz do porta luvas, logo, o nível máximo de água é embaixo do painel. Mais que isso, ando de lancha e não de Jeep, eheheh.
Abr
Edison - MP3

EduMendes
06/01/2009, 23:33
Lucas,
Voce já esta rodando com o 6cc? Como ficará o esquema da luva, vai faltar dedos.....
Enfim, depois que fizer o teste poste umas fotos aqui para darmos uma olhada.

Edison,
Solução ben interessante, mas o distribuidor ficou praticamente blindado certo. Tem alguma foto para colocar aqui?

Todos,
Tenho um outro problema bem interessante no quesito água e que não tinha me dado conta.
Quando coloquei o 4.1 tive que colocar as alavancas do cambio, 4x4 e reduzida mais para tras, o que significa que tive que fazer novos "buracos" no assoalho.
Os buracos antigos não estão bem tampados, pois não soldei uma chapa para fecha-los, apenas "rebitei". Quanto aos novos buracos do cambio, tambem estão abertos....

Imagino que dependendo da profundidade eu ficarei submerso de qualquer forma, mesmo se o motor não apagar....
O que acham, este problema é grave? Bom tapar todos estes buracos antes de pensar no distribuido, ou estou me preocupando a toa?

Obrigado
Eduardo

jeisonk
07/01/2009, 00:36
:lol::lol::lol:

Rapaz, buraco no assoalho do jeep não é problema, é charme

:mrgreen:

folgado
07/01/2009, 00:42
Já que o tópico é "jeep x água", tenho uma questão:

QUando o jipe entra na água, com o motor quente, ocorre a vaporização da água que entra em contato com o motor.
Esse vapor d'água dentro da caixa do motor não pode ser aspirado pela entrada do filtro de ar e danificar o motor?

jeisonk
07/01/2009, 00:59
Fica frio folgado, a quantidade de água que será aspirada dessa maneira será insignificante.
Provavelmente o diesel que colocamos no tanque tem mais água que nessa mistura :lol:

Luciano SHAKALL
07/01/2009, 04:09
" ... um outro problema bem interessante no quesito água e que não tinha me dado conta ... tive que fazer novos "buracos" no assoalho ... Os buracos antigos não estão bem tampados, pois não soldei uma chapa para fecha-los, apenas "rebitei" ... os novos buracos do cambio, tambem estão abertos ... dependendo da profundidade eu ficarei submerso de qualquer forma, mesmo se o motor não apagar ... este problema é grave? ... ou estou me preocupando a toa? ... "Edu, você fala em relação a entrar água dentro do Jipe, na cabine de passageiros :pensativo: ?
A menos que você tenha eletrônicos (um som, por exemplo) no "console",
o único problema que vejo nisso, é se VOCÊ não quiser se molhar :mrgreen: . . .

Falando sério: Há situações em que o Jipe tende a dar uma flutuada e perde tração, especialmente ao cruzar rios com correnteza :shock:
(veja bem falei DAR UMA FLUTUADA, e não "boiar" :rolleyes: )...
Nesses caso, é preferível que a água entre no Jipe, aumentando seu peso, fazendo voltar o contato direto com o chão e Recuperando a tração.
Dependendo da situação, costuma-se abrir as portas dos Jipes fechados, justamente para a água entrar e "pesar"...
Fizemos isso algumas vezes numa antiga Band de um parceiro de trilha meu (na época eu era "navegador"/co-piloto dele) :wink:

[]'s

jeisonk
07/01/2009, 07:40
o único problema que vejo nisso, é se VOCÊ não quiser se molhar

Vai que ele não quer molhar os pezinhos :mrgreen:

EduMendes
07/01/2009, 09:40
Vai que ele não quer molhar os pezinhos :mrgreen:

Obrigado pelos esclarecimentos.....

Não tenho eletronicos não, alias, por dentro é bem original.

Quanto a preocupação de "molhar os pezinhos", não esquento a cabeça com isto, vou providenciar uma bota de borracha.

Abraço
Eduardo

giovanihappy
07/01/2009, 10:44
Aqui na paulista 4x4 tem esse protetor que me parece ser algo mais profissional do que a "luva" sugerida, mas custa R$ 52

http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=926 (http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=926)

Santoro
07/01/2009, 10:50
uma dica q funciona , n precisa de luva de borracha nem nda . antes de enfrentar um alagado, abra seu distribuidor e enxarque com WD40, wd40 tem esse nome não é atoa, water displacement 40 , , o 40 significa a tentativa do inventor rs, é um exelente repelente de umidade. faça o teste.

jeisonk
07/01/2009, 10:53
Obrigado pelos esclarecimentos.....

Não tenho eletronicos não, alias, por dentro é bem original.

Quanto a preocupação de "molhar os pezinhos", não esquento a cabeça com isto, vou providenciar uma bota de borracha.

Abraço
Eduardo

Então relaxa, é só aproveitar :mrgreen:
Zoamos porque é um item que ninguém se preocupa, entrar água no habitáculo.
:concordo:

Abraços

Lucas Nassif
07/01/2009, 10:55
Lucas,
Voce já esta rodando com o 6cc? Como ficará o esquema da luva, vai faltar dedos.....
Enfim, depois que fizer o teste poste umas fotos aqui para darmos uma olhada.


Opaa!

Sim, estou com o 6cc (original, mas é 6 :mrgreen:).

Nunca usei luva, não gosto desse sistema.
Antes eu usava silicone na tampa e nos cabos, mas acabou que a tampa trincou e tive que trocar. Aí depois disso não coloquei mais silicone não.

Como a tampa fica beem justa na carcaça, atualmente eu não ponho nada.

Eu faço o seguinte: Antes de ir pra trilha, quando sei que vai ter muita água, jogo desengripante do lado de dentro da tampa, fecho o distribuidor e vou trilhar.

Não entra água, e se chega a suar, a agua escorre da tampa bem rapído, devido ao desengripante. Então nem chega a falhar.

A ultima trilha que fiz foi debaixo de chuva, e tinha muitos lugares alagados. Queria fazer um teste nesse distribuidor, aí eu sempre passava com maior velocidade, não tive problemas.

Teve um Jeep da turma com Ignição Eletronica também. Esse molhou o distribuidor, sensor hall e por fim teve que ser rebocado um longo trecho.
Tinha um outro lá com 6cc também que ratiou muito (não chegou a morrer), mas o meu mesmo num deu absolutamente nada, nem uma ratiada!!

:concordo:

EduMendes
07/01/2009, 11:06
Aqui na paulista 4x4 tem esse protetor que me parece ser algo mais profissional do que a "luva" sugerida, mas custa R$ 52

http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=926 (http://www.paulista4x4.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=926)

Parece bom, voce tem no seu Jeep este produto?

tubino
07/01/2009, 12:08
me indicaram um protetor do distribuidor que vende na jipebras. alguém conhece?

um abraço a todos

TFA

Gustavo tubino

Gustavo de Olliveira
07/01/2009, 13:56
Ae galera, já que estamos incluindo as gambiarras da vida neste tópico , lá vai a minha..
Como o motor gera muito calor tive a idéia de colocar o distribuidor envolvido com um saquinho de frango, daqueles que pode até assar o frango na máquina que ele aguenta.
Tenho o OHC 4cc, faço um furo pequeno na parte debaixo do saco, que passe pelo distribuidor sem ter que retira lo, tiro apenas a tempa com os cabos, depois coloco a tampa e amarro com borracha encima e embaixo, os cabos ficam todos juntos saindo de uma passagem só, nesta saída costumo por um pouco de graxa só prá "garantir" .

giovanihappy
07/01/2009, 22:47
Ainda não, mas estou tentado a experimentar

Christian L A Marchi
07/01/2009, 23:00
Também andei bastante na água aqui em Itajaí (80% da cidade algada). Não tive problema com o distribuidor. Só percebi água misturada com óleo do motor. Falaram que é porque eu fiquei parado dentro da água com o motor funcionando. Isso pode ser verdade? Será que só não entra água se o jeep estiver em movimento? O máximo de profundidade que peguei foi da altura da porta (parte de baixo).:pipoca:

joão k. chikui
07/01/2009, 23:11
Cristian , qual é o seu motor?

joão k. chikui
07/01/2009, 23:14
Folga
Vapor d'agua não prejudica . O que provoca calço hidráulico é agua líquida (ou qq líquido, mesmo oleo) , por sua incompressibilidade.




Já que o tópico é "jeep x água", tenho uma questão:

QUando o jipe entra na água, com o motor quente, ocorre a vaporização da água que entra em contato com o motor.
Esse vapor d'água dentro da caixa do motor não pode ser aspirado pela entrada do filtro de ar e danificar o motor?

Christian L A Marchi
07/01/2009, 23:23
Cristian , qual é o seu motor?


Maverick 4cc

RBM
08/01/2009, 18:22
Eu coloquei a capa de plastico que vende em loja, nunca parei por causa de agua no distribuidor, mas no meu Jeep tem uma chapa que acho que deve ter vindo nele que fica embaixo do distribuidor undo do chassi até o paralama, (acho que também é para evitar de molhar o distribuidor)

RBM
23/01/2009, 20:16
Eu vou colocar pelo menos a luva, não é só agua que entra lá não, troquei a bomba da gasolina do Jeep e o meca não olhou como estava o carburador, ele nãoaguentou e a gasolina foi para dentro do distribuidor..., :putz:acho que todo munda sabe o que aconteceu...:parede: