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Ver Versão Completa : Polia do Virabrequim



LuizHenrique
06/01/2009, 15:41
:-D Primeira vez no forum e acho que tenho algo a acolaborar ...estava la pelas tantas em Pirenopolis GO quando a polia do virabrequim simplesmente desacoplou do motor.
Analisei e percebi que são daquelas em duas partes e montadas com anel de borracha por interferencia. Minha XJ e uma 97/98.
Soluçao => usinar as peças retirando toda borracha colocando uma anel de metal e soldaddo dos dois lados com solda TIG . Uma nova sai uns 800 paus.!!!
Fou informado snão ser incomum em C10 e D20 mais velhas quando as borrachas ressecam..e aviso que tive muita sorte ,,estava a apenas 10 por hora entrando na cidade, Recomendo aos colegars que verifiquem o item nas vovós...para não ter que morrer no guincho..pois seria impossivel um serviço de qualidade dem Pirenopolis..desloquei para Brasilia ...serviço num bom torneiro..uns 100 a 150 paus

saudações a todos

Morubixaba
06/01/2009, 18:16
Rapaz,

Esse serviço eu já fiz num V8. Coloquei um anel metálico no lugar do compensador harmônico (a tal borracha).

Nunca mais consegui colocar o carro no ponto com pistola!!!!

É que a parte interna tem que ficar na mesma posição em relação a parte interna que estava antes de sair/tirar a borracha. Ou seja, se o meca tira a borracha e se esquece da posição que os anéis estavam em relação um ao outro, lascou... Na polia costuma ter impresso o seu ponto... Pode dar bronca no sensor de virabrequim.

Não sei se na XJ é diferente, acredito que não!

LuizHenrique
07/01/2009, 11:12
Acabei por refacer o engastamento do outro anel de borracha ( ou similar ) de grande dureza inclusive , e fiou melhor que a nova pois acrescentouse tres rebaixos no perimetro criando assim tres travas .
Quanto ao ponto, os motores das cherocas sport, tem o comando de valvulas por tuchos e acoplamento entre polias interna ao motor e por corrente. A polia externa comanda direção H. , bomba d'agua, alternador, comp ar condicionado e ventuinha permanente. Assim fica mais facil...mas de qualquer modo sem ela fica-se na mão..princialmente pela bomba d'agua.
Saudações

Marcelopc2004
15/01/2009, 22:06
Prezados ,
Tive o mesmo problema.
Segue o tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48569&highlight=ruido+estranho (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48569&highlight=ruido+estranho)

abs

Canisiow
20/01/2009, 16:25
Atualmente as principais marcas internacionais utilizam nesta conexão uma fina arruela (entre virabrequim e polias) revestida de micro diamantes, chamada EKagrip. Usam tambem no eixo do comando de valvulas e outras posições.

Os diamantes encravam na superficie dos componentes e criam uma ancoragem em micro escala que evita qualquer deslizamento ou movimento relativo.

Com isto o sistema pode transmitir até 3 vezes mais torque sem comprometer a segurança.

O site em ingles: http://www.esk.com/en/products-brands/products/frictional-connection-elements/friction-enhancing-metal-shims.html (http://www.esk.com/en/products-brands/products/frictional-connection-elements/friction-enhancing-metal-shims.html)

laserman
03/08/2009, 17:14
Minha polia do virabrequim empenou (externa, XJ 4.0 ; 97) !
Consigo fora da concessionária ? São R$ 860,00 !
Pode-se adaptar de algum carro ?

Grato,

raven
03/08/2009, 22:04
Se empenou ela logo vai soltar por completo. A minha eu mandei recondicionar e ficou zero. tá rodando a uns 6 meses.

Abraços

LuizHenrique
10/08/2009, 12:51
:) Ete agoro orecondicionamento ficom 10 !!! rodou por 8.000 km e sem vibração alguma, troquei por uma nova apenas por ter tido acesso facil em função de viagem aos USA, um absurdo a diferença de preço de uma polia nova dessas lá, paguei apenas USD 28,00, emquanto que me pediram na época que precisei , em Brasilia, mais dde R$600,00!!!!!!!!!!
Um absudo os preços dos revendedores aqui no Brasil, uma valvula termostatica custou la USD 2,70 e uma tampa de radiador USD 3,80. Tem muita gente ganhando muito por aqui.
Também compensa e muito a importação direta como pela www.rockauto.com (http://www.rockauto.com) dentre outros. Mesmo com o frete ( muito associado ao peso ), e mesmo se for preciso pagar impostos na receia federal o desemboso aqui fica em torno da metade em R$.

Abçs a todos

Morubixaba
10/09/2009, 11:35
:-D Primeira vez no forum e acho que tenho algo a acolaborar ...estava la pelas tantas em Pirenopolis GO quando a polia do virabrequim simplesmente desacoplou do motor.
Analisei e percebi que são daquelas em duas partes e montadas com anel de borracha por interferencia. Minha XJ e uma 97/98.
Soluçao => usinar as peças retirando toda borracha colocando uma anel de metal e soldaddo dos dois lados com solda TIG . Uma nova sai uns 800 paus.!!!
Fou informado snão ser incomum em C10 e D20 mais velhas quando as borrachas ressecam..e aviso que tive muita sorte ,,estava a apenas 10 por hora entrando na cidade, Recomendo aos colegars que verifiquem o item nas vovós...para não ter que morrer no guincho..pois seria impossivel um serviço de qualidade dem Pirenopolis..desloquei para Brasilia ...serviço num bom torneiro..uns 100 a 150 paus

saudações a todos

SENHORES,

NUNCA, JAMAIS FAÇAM ISSO EM SEUS CARROS.

Polias de virabrequim não são apenas polias, são COMPENSADORES HARMÔNICOS.

Um virabrequim é um eixo de precisão. Não é a toa que são balanceados com relógios de inércia... Se você vai balancear o seu num torneiro "meia boca" sem a aparelhagem, é pagar pra destruir seu virabrequim.

As polias de virabrequim são os balanceadores da peça - percebam aqueles furos na polia, são importantíssimos - e precisam do "jogo" mínimo entre os anéis para "compensar" as vibrações internas e empenos da peça.

Polia desbalanceada (empenada) é um crime! Ela vai detonar as bronzinas num tempo muito menor que o do desgaste normal.

Trocar a borracha por um anel de aço é permitir que a peça transponha obstáculos internos sensíveis (pela falta desse balanceador) detonando as bronzinas... E se soldar os anéis então, acabou de desbalancear mais ainda.... Um virabrequim com câncer... só vai aumentar a merda...

Os americanos quando têm um motor batendo mancal, a primeira coisa que eles olham é se tem óleo no motor, e a segunda é se a polia do vira está empenada.

Eu já fiz essa besteira... Mecânica é igual medicina.........

Cláudio Brasília
12/09/2009, 17:27
Tão baratinho, lá fora...não se esqueça do retentor...

laserman
12/09/2009, 20:50
É tão baratinho para eles ...
Contabilize aí Shipping + II e etc ...

Morubixaba
13/09/2009, 08:31
É tão baratinho para eles ...
Contabilize aí Shipping + II e etc ...

Claro... eu faço as contas.

Numa polia de Cherokee de US$ 35.00 ela sai aqui R$ 258,00 em casa, com frete e imposto de importação sobre tudo.

É caro?

Uma de Opala nova custa R$ 400,00.

Nas importadoras, você encontra polia de Cherokee a R$ 350,00. Ainda mais barato que a do Opala.

É caro?

Pagar R$ 258,00 pra não ter que pagar R$ 3000,00 dum virabrequim novo + R$ 800 de MO + os casquilhos + as juntas quando o outro vira quebrar?

Refaça suas contas.......

Ronaldo B.
13/09/2009, 11:46
Se um proprietário de uma Cherokee não quer gastar R$ 350,00 em uma polia do virabrequim, é melhor vender a Cherokee e comprar um Uno mille. :parede:

Cherokee não é CJ prá levar no mecanico da esquina que acha que tudo se resolve com marreta e solda. Depois ainda tem gente que não sabe pq é dificil encontrar uma Cherokee inteira a venda e quando acha reclama que tá cara. Quem faz isso é o tipico cara que compra esses lixos de R$ 20.000,00 que tem a venda por aí e depois vem aqui perguntar que peça dá prá adaptar.... sem comentários.:putz:

[]´s

laserman
14/09/2009, 17:25
Prezado Jipeiro,
Favor indicar alguma importadora que venda a polia por R$ 350,00, urgente, qd precisei meu meca só encontrou na Chrysler por R$ 860,00 ! Pois necessito uma track bar para +5" !

Quanto ao valor de mercado das XJ, concordo ser uma lástima proprietários de XJ aceitando menos de 20 K nestes Jeeps. São mt superiores aos Zukis e outros de valores similares !



Claro... eu faço as contas.

Numa polia de Cherokee de US$ 35.00 ela sai aqui R$ 258,00 em casa, com frete e imposto de importação sobre tudo.

É caro?

Uma de Opala nova custa R$ 400,00.

Nas importadoras, você encontra polia de Cherokee a R$ 350,00. Ainda mais barato que a do Opala.

É caro?

Pagar R$ 258,00 pra não ter que pagar R$ 3000,00 dum virabrequim novo + R$ 800 de MO + os casquilhos + as juntas quando o outro vira quebrar?

Refaça suas contas.......

Morubixaba
14/09/2009, 20:38
Prezado Jipeiro,
Favor indicar alguma importadora que venda a polia por R$ 350,00, urgente, qd precisei meu meca só encontrou na Chrysler por R$ 860,00 ! Pois necessito uma track bar para +5" !

Quanto ao valor de mercado das XJ, concordo ser uma lástima proprietários de XJ aceitando menos de 20 K nestes Jeeps. São mt superiores aos Zukis e outros de valores similares !


Claro meu amigo!!

Liga no Renato da renoveparts, www.renoveparts.com (http://www.renoveparts.com) ou na Gamacar em Sampa. Os tels vc encontra na net. Acho que na Gama tá mais barato ainda.

Lá se vende peça de reposição. Um artigo como "track bar" pra lift de 5" não creio que eles terão.

Na renoveparts fala que o Morubixaba indicou.

Moçada, peça pra Cheroke só não encontra quem não quer ou não sabe procurar. Tem peça que custa o mesmo ou mais barato que de Palio.

Outro dia, numa lojinha simples de Brasília encontrei braço de suspensão novo, com bucha e tudo (e nacional de marca que fabrica pra primeira linha nacional) por R$ 150,00. Na contra-mão tem gente que paga R$ 700,00 nesse braço, sem a bucha. Aí queima o carro pra todo mundo como se XJ fosse uma nave espacial e as peças de reposição fornecidas sob encomenda pela NASA...

Acha que não vale? Não merece ter XJ.

Tá caro? Vai andar de CG...............

Cesar Bendela
26/12/2013, 19:43
Boa noite a todos!

Estou pegando carona neste tópico, pois tive um problema coma minha cherokee. A polia do virabrequim (parte externa) soltou e, pasmem, chegou a cair na rua, foi rolando ao lado do carro até chegar ao canto da rua. Parei imediatamente e recolhi a peça. A borracha entre as peças ressecou e acabou soltando, acho que ainda é original pois estava muito seca (meu carro é 93) Levei o carro para a oficina para sacar a parte que ficou no eixo. Vou levar no torneiro para cravar novamente, só que ao invés de anel de borracha me aconselharam um anel de poliuretano, que resiste melhor que a borracha e não prejudica a harmonia do sistema. O que acham desse procedimento? O que puderem me orientar, anteciparamente agradeço.

Um abraço!

Cesar

Pablo.pinto2007
10/02/2014, 21:17
O colega já deve ter feito o serviço, ou comprado outra peça ou até mesmo ter visto que o interessante é substituir por outra peça devido a suas funções!!!

Posta o resultado aí!

Pablo

Girelli
24/11/2016, 15:59
Pessoal

Tenho uma ZJ, a polia veio para trás e e chegou a danificar o bloco do motor. Pelo que meu meca falou, tem um cara que avalia a polia e ve se da pra recupera-la. Estou preocupado, ele disse que tem quer ver se dá pra arrumar, se der dá 800 pau!
Alguém pode me ajudar? abraços

Zeduardo
26/11/2016, 15:12
Girelli,

Acho que a resposta já está bem clara algumas mensagens atrás. Usar uma polia "recuperada"pode quebrar o galho até colocar a nova com qualidade. Ou seja, sair do prego...

A borracha está lá para uma função... O motor da cherokee tem fama de robusto quando funciona com peças de qualidade e desenvolvidas pra o que se propõe.

Um polia nova com certeza roda mais 100.000 km no mínimo. Veja como um investimento... Não necessariamente um reparo.

Fuja do reparo, Vá de nova que com certeza o valor vai ser menor...

Girelli
28/11/2016, 09:37
Muito obrigado Zeduardo. Tem alguma indicação onde eu possa conseguir?
Forte abraço ao amigo.

Girelli
29/11/2016, 10:28
Tão baratinho, lá fora...não se esqueça do retentor...

Encontrei essa polia Polia Virabrequim Jeep Cherokee na Carlix (http://www.carlix.com.br/motor/pecas-e-componentes/polia-virabrequim-jeep-cherokee/)

porém meu meca disse que não serve, disse que é diferente e que essa seria a certa Polia do Virabrequim Jeep Grand Cherokee 5.2 V8 | T.R. Parts Brasil (http://trpartsbrasil.com.br/produto/polia-do-virabrequim-jeep-grand-cherokee-5-2-v8/)

só que da diferença de 500 conto. o que me dizem amigos?

Girelli
30/11/2016, 08:39
Encontrei essa polia Polia Virabrequim Jeep Cherokee na Carlix (http://www.carlix.com.br/motor/pecas-e-componentes/polia-virabrequim-jeep-cherokee/)

porém meu meca disse que não serve, disse que é diferente e que essa seria a certa Polia do Virabrequim Jeep Grand Cherokee 5.2 V8 | T.R. Parts Brasil (http://trpartsbrasil.com.br/produto/polia-do-virabrequim-jeep-grand-cherokee-5-2-v8/)

só que da diferença de 500 conto. o que me dizem amigos?


Pelo que entendi essa polia é da 6cc. Comprei essa da TR PARTS MOPAR ORIGINAL 955,00 +180,00 DO RETENTOR.

Os valores estão dentro da realidade meus amigos?

Zeduardo
30/11/2016, 13:37
Muito obrigado Zeduardo. Tem alguma indicação onde eu possa conseguir?
Forte abraço ao amigo.

Desculpa a demora caro Girelli.


Desde que estou com minha cherokee Sport faço compras na maioria das vezes na rock auto (RockAuto (http://www.rockauto.com)) e algumas na quadratec (Jeep Parts, Jeep Accessories & Soft Tops for Jeep Wrangler | Quadratec (http://www.quadratec.com)). Nunca tive problemas em nenhuma compra... Fora o pagamento dos impostos =/

Conheço pessoas que compram com o Renato na renoveparts (www.renoveparts.com.br) e gostam muito. Eu particularmente nunca comprei.

Peças de manutenção periódica como filtros, Correia, freios, etc como geralmente em lojas físicas na minha cidade e nunca tive problema de encontrar.


Como o modelo da sua cherokee é diferente da minha, não posso dizer se esses preços relatados por você estão de acordo.. Me desculpe.


Desejo uma boa compra...


Abraço

Girelli
30/11/2016, 14:07
Desculpa a demora caro Girelli.


Desde que estou com minha cherokee Sport faço compras na maioria das vezes na rock auto (RockAuto (http://www.rockauto.com)) e algumas na quadratec (Jeep Parts, Jeep Accessories & Soft Tops for Jeep Wrangler | Quadratec (http://www.quadratec.com)). Nunca tive problemas em nenhuma compra... Fora o pagamento dos impostos =/

Conheço pessoas que compram com o Renato na renoveparts (www.renoveparts.com.br (http://www.renoveparts.com.br)) e gostam muito. Eu particularmente nunca comprei.

Peças de manutenção periódica como filtros, Correia, freios, etc como geralmente em lojas físicas na minha cidade e nunca tive problema de encontrar.


Como o modelo da sua cherokee é diferente da minha, não posso dizer se esses preços relatados por você estão de acordo.. Me desculpe.


Desejo uma boa compra...


Abraço

Obrigado pelas dicas Zé,

Foda é que moro numa cidade pequena, 25 mil habitantes, daí essas dicas me são muito importantes nestas situações, pois lojas físicas não tem nada especializado nesses nossos carros.
forte abraço!

Gadelha
30/11/2016, 15:43
Desculpa a demora caro Girelli.


Desde que estou com minha cherokee Sport faço compras na maioria das vezes na rock auto (RockAuto (http://www.rockauto.com)) e algumas na quadratec (Jeep Parts, Jeep Accessories & Soft Tops for Jeep Wrangler | Quadratec (http://www.quadratec.com)). Nunca tive problemas em nenhuma compra... Fora o pagamento dos impostos =/

Conheço pessoas que compram com o Renato na renoveparts (www.renoveparts.com.br (http://www.renoveparts.com.br)) e gostam muito. Eu particularmente nunca comprei.

Peças de manutenção periódica como filtros, Correia, freios, etc como geralmente em lojas físicas na minha cidade e nunca tive problema de encontrar.


Como o modelo da sua cherokee é diferente da minha, não posso dizer se esses preços relatados por você estão de acordo.. Me desculpe.


Desejo uma boa compra...


Abraço


Zeduardo, você que é do DF também, vamos trocar umas ideais sobre XJ, ou marcar umas trilhas.

Abraço!

Zeduardo
01/12/2016, 09:55
Zeduardo, você que é do DF também, vamos trocar umas ideais sobre XJ, ou marcar umas trilhas.

Abraço!


Tudo bom gadelha?!


Muita coisa aprendi com você em vários tópicos espalhados pelos fóruns. Tenho uma imensa gratidão.

Imagina como são as coisas...
Fui eu o cara que ano passado comprou o seu hi-lift. Hehe
Lembro que você estava vendendo por que nunca usou, pois a cherokee não para.
A ficha só caiu depois de algumas semanas.


Pra não dizer que não usei o dito, usei algumas vezes apenas para treino e identificação de todos os pontos de ancoragem.

Trocar ideia sobre Jeep, trilhas e afins... Pode contar comigo!
mas infelizmente vai ter que ficar pro ano que vem. Esse mês mal piso em Bsb.


Ainda tenho o seu contato. Mando-lhe uma mensagem.

Grande abraço!


Zé Eduardo.