PDA

Ver Versão Completa : WRANGLER para novatos - viabilidade



ArthurC
29/09/2004, 10:50
Bom dia a todos, sou realmente novo no fórum, e como estou entrando no mundo off-road agora, achei fantástica ideia de um fórum tão serio dedicado ao assunto.
Vamos ao que interessa, estou trocando meu Peugeot 307 2003 por Jeep Wrangler 1997, o carro é zero, conheço o único dono há muito tempo, o carro nunca chegou perto de lama. No mais, gostaria de saber:
a) A manutenção é muito cara?
b) Estou pensando em botar pneus mud, sendo que também usarei este carro no dia-a-dia, os pneus lameiros nao iram ser gastos muito rapido?
c) Eu deveria manter os pneus originais, usando os mud só para as trilhas?
d) Soube que para botar 31", nao seria preciso fazer qualquer alteração, esta certo?
e) Para pneus maior que 31", o que precisaria fazer para coloca-los?
f) Existem diferenças mecanicas ou esteticas dos Wranglers importados para o Brasil?

Desde ja grato aos pacientes colegas. :D

Eduardo Velo
29/09/2004, 10:58
Arthur , bem vindo ao forum , legal ... mais um representante do N
Já tá começando por cima , bela aquisição , não sei sobre a manutenção dessa máquina , o Wallace seria o indicado pra deixar uma impressão , mas é um sonho de consumo com certeza ...
Posta umas fotos e características do jipão qdo possível ...

[]s...

ArthurC
29/09/2004, 11:20
Obrigado Eduardo! Com certeza, assim que o Jeep estiver pronto irei postar umas fotos, estou pensando, alem de trocar os pneus por 31" ou 33", em mexer na suspensão, botar snorkel, já estou vendo o guincho também. Alias, sobre o guincho irei com certeza consultá-los antes. :wink:
Abraços,

Wallace
29/09/2004, 14:17
a) A manutenção é muito cara?
Se for na autorizada é, se não, não. Mesmo porque tende a dar pouca.

b) Estou pensando em botar pneus mud, sendo que também usarei este carro no dia-a-dia, os pneus lameiros nao iram ser gastos muito rapido?
Porque eles se gastariam mais rápido?

c) Eu deveria manter os pneus originais, usando os mud só para as trilhas?
Não vai ter saco de ficar trocando.


d) Soube que para botar 31", nao seria preciso fazer qualquer alteração, esta certo?
e) Para pneus maior que 31", o que precisaria fazer para coloca-los?
Depende muito do que deseja, para ter muito curso pode até usar um kit de suspensão com os pneus originais. Eu estou fazendo isso na minha Cherokee...


f) Existem diferenças mecanicas ou esteticas dos Wranglers importados para o Brasil?
Basicamente não, mas o nosso é a versão mais on-road que existe!

Wallace
29/09/2004, 14:19
Obrigado Eduardo! Com certeza, assim que o Jeep estiver pronto irei postar umas fotos, estou pensando, alem de trocar os pneus por 31" ou 33", em mexer na suspensão, botar snorkel, já estou vendo o guincho também. Alias, sobre o guincho irei com certeza consultá-los antes. :wink:
Abraços,
Veja o consorcio de Guincho aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5150&start=80

ArthurC
29/09/2004, 17:50
Wallace, obrigado pelos conselhos. Quando perguntei sobre os pneus, era porque estava pensando em utilizar as rodas originais q sao 15x7", logo o máximo que seria possível monta-las seria em pneus 31x10.5 certo? E tambem aproveitando a suspensao original, pois um pneu maior poderia encostar no paralamas. Era essa a duvida.

Novamente obrigado. :D
Abraços,

Beto Lacerda
01/10/2004, 10:56
31" cabe sem nenhuma alteração , na verdade só uma limitação minima de esterço , coisa pouca mesmo , fora isso num tem problema algum
[]'s

Pinhal
01/10/2004, 11:40
Wallace, obrigado pelos conselhos. Quando perguntei sobre os pneus, era porque estava pensando em utilizar as rodas originais q sao 15x7", logo o máximo que seria possível monta-las seria em pneus 31x10.5 certo? E tambem aproveitando a suspensao original, pois um pneu maior poderia encostar no paralamas. Era essa a duvida.

Novamente obrigado. :D
Abraços,

Um amigo do meu pai tem um Wrangler 97, ele já rodou com pneus 31" nas rodas originais, agora ele tá com pneus 33" em rodas mangel de ferro tala 10''.........
A suspensão do Wrangler dele é original, e apesar dele falar que os pneus não pegam no paralamas eu tenho as minhas dúvidas!!!! Mas acho que é porque ele tá a pouco tempo com esses pneus porque em uma trilha com erosões mais brabas acho que os 33" vão raspar sim!!!

[]'s

ArthurC
01/10/2004, 11:41
31" cabe sem nenhuma alteração , na verdade só uma limitação minima de esterço , coisa pouca mesmo , fora isso num tem problema algum
[]'s

E, no caso, para botar um 33" ou quem sabe um 35", o que precisaria fazer?

[]s agradecidos

ArthurC
01/10/2004, 11:44
Wallace, obrigado pelos conselhos. Quando perguntei sobre os pneus, era porque estava pensando em utilizar as rodas originais q sao 15x7", logo o máximo que seria possível monta-las seria em pneus 31x10.5 certo? E tambem aproveitando a suspensao original, pois um pneu maior poderia encostar no paralamas. Era essa a duvida.

Novamente obrigado. :D
Abraços,

Um amigo do meu pai tem um Wrangler 97, ele já rodou com pneus 31" nas rodas originais, agora ele tá com pneus 33" em rodas mangel de ferro tala 10''.........
A suspensão do Wrangler dele é original, e apesar dele falar que os pneus não pegam no paralamas eu tenho as minhas dúvidas!!!! Mas acho que é porque ele tá a pouco tempo com esses pneus porque em uma trilha com erosões mais brabas acho que os 33" vão raspar sim!!!

[]'s

Marcelo, eu tambem tenho essa impressao, o unico Wrangler que vi com rodas maiores que 31" é o do Sandro Tannuri, aqui do fórum, mas esse nao da para comparar né? É fora de serie.

[]s

Pinhal
01/10/2004, 12:44
É realmente, com o Wrangler do Sandro não dá para compara!!!!
Então Arthur, o Wrangler do amigo do meu pai que tá com os 33" ele teve que colocar as rodas mangel com off-set bem negativo pois não estava conseguindo esterçar direito.
Eu acho que para colocar uns 33" o ideal é dar uma levantada na suspensa, mas não crio que que pneus 33" force muita coisa , tipo pontas de eixo, cardãs e diferenciais.......... o Wragler me parece ser um jeep relativamente robusto!
Não entendo nada de Wrangler, aliás mau entendo de Suzuki, mas acho que uns caços de suspenção, em PU, talvez ajudassem a evitar que os pneus raspassem nos paralamas. Esse é o procedimento que o pessoal adota nos Vitaras que também possuem suspensão com molas helicoidais, igual ao seu Wrangler......... mas se quiser ir mais longe, deve ter diversos kits importados de suspensão para o Wrangler, já que nos EUA tem vários desses fazendo trilhas!!! O Prórpio Hulk, do Sandro, tem um desses kits, mas aí a brincadeira começa a ficar bem mais cara$$$$$.
Depende para que você pretende utilizar seu jipe.

[]'s

ArthurC
01/10/2004, 12:58
Entao Marcelo, era mais ou menos isso que tinha em mente tambem. Mas acho mesmo que vou dar um tempo com as rodas originais, que na minha opiniao sao muito mais bonitas que as mangels, botar os pneus de 31", e quando for pra trocar, ja que vai ter que mexer em tudo mesmo, ja partir pro 35". O que achas?

[]s

Wallace
01/10/2004, 15:41
Wallace, obrigado pelos conselhos. Quando perguntei sobre os pneus, era porque estava pensando em utilizar as rodas originais q sao 15x7", logo o máximo que seria possível monta-las seria em pneus 31x10.5 certo? E tambem aproveitando a suspensao original, pois um pneu maior poderia encostar no paralamas. Era essa a duvida.

Novamente obrigado. :D
Abraços,
Pela largura dos pneus certo.
Veja:
http://www.jeeptech.com/tire/
Mas um kit de 2" ou 3" é recomendado para quem faz trilhas e quer ter boa articulação.
Bod Lift de 1" ou 2" para evitar contato do pneu com veiculo, mas eu não gosto desta solução.

Wallace
01/10/2004, 15:43
E, no caso, para botar um 33" ou quem sabe um 35", o que precisaria fazer?

[]s agradecidos
Além de outras coisas vai ter que trocar as relações de coroa e pinhão para mais reduzidas.

Wallace
01/10/2004, 15:46
Eu acho que para colocar uns 33" o ideal é dar uma levantada na suspensa, mas não crio que que pneus 33" force muita coisa , tipo pontas de eixo, cardãs e diferenciais.......... o Wragler me parece ser um jeep relativamente robusto![]'s
Relativamente mesmo, pois como tem muito motor é facil quebrar até mesmo com os pneus originais se não souber usar.

ArthurC
01/10/2004, 16:39
Wallace, obrigado pelos conselhos. Quando perguntei sobre os pneus, era porque estava pensando em utilizar as rodas originais q sao 15x7", logo o máximo que seria possível monta-las seria em pneus 31x10.5 certo? E tambem aproveitando a suspensao original, pois um pneu maior poderia encostar no paralamas. Era essa a duvida.

Novamente obrigado. :D
Abraços,
Pela largura dos pneus certo.
Veja:
http://www.jeeptech.com/tire/
Mas um kit de 2" ou 3" é recomendado para quem faz trilhas e quer ter boa articulação.
Bod Lift de 1" ou 2" para evitar contato do pneu com veiculo, mas eu não gosto desta solução.

Isso vai sair mais complicado ($$$$$!!!!) do que eu pensei. Com desconto, quanto sairia mais ou menos Wallace?
Vou acabar deixando só os 31" mesmo e pra frente a gente ve.
[]s frustrados

Pinhal
01/10/2004, 16:54
Entao Marcelo, era mais ou menos isso que tinha em mente tambem. Mas acho mesmo que vou dar um tempo com as rodas originais, que na minha opiniao sao muito mais bonitas que as mangels, botar os pneus de 31", e quando for pra trocar, ja que vai ter que mexer em tudo mesmo, ja partir pro 35". O que achas?

[]s

Na minha opinião também iria com mais calma....... colocaria primeiro um 31", de preferência um MUD, e depois conforme fosse aumentando a dificuldade das trilhas, e você fosse sentindo as necessidade de pneus maiores e maior curso de suspensão, aí sim você pensa num 35" e num kit importado. O Wrangler é um ótimo jeep, muito valente nas trilhas, curti ele desse jeito e depois você pensa nos up grades :D :D :D

[]'s

Sandro Tannuri
01/10/2004, 21:02
Arthur,

Tudo que você quiser fazer com o seu Wrangler é possivel mas para escolher o que fazer é necessario escolher primeiro o que você quer dele.
Asfalto, trilhas leves, medias ou pesadas?

Para usar o 31" sem desconectar as barras estabilizadoras basta usar uma roda com offset mais negativo , espaçadores ou ate mesmo limitar o esterçamento.
Se quiser desconectar a barra vai precisar de amortecedores maiores, ajustar os batentes e levantar 1" na suspensão ou carroceria.
Para usar 33" para cima ja é mais complicado e caro.

Se eu puder ajudar e só falar.


Abraços,

Birita
01/10/2004, 22:35
Primeiramente seja bem vindo...

Hehehe se com 20 anos você conseguiu comprar um Wrangler, acho que o custo da manutenção não é problema...

inteh

NeRo
02/10/2004, 14:24
Sou da opinião do Marcelo.

Use e aprenda com o que você já tem, depois terá experiência para definir o que quer da viatura e aí sim, modificá-la para seus propósitos.

Wallace... O Wrangler que vem para cá já tem o respiros do diferencial ou tem que instalar?

Eduardo Velo
02/10/2004, 15:36
Primeiramente seja bem vindo...
Hehehe se com 20 anos você conseguiu comprar um Wrangler, acho que o custo da manutenção não é problema... inteh

Birita , reparou que a moçada que consegue os carrões com menos de 21 anos é do N NE , e tem quem vem pra SP/RJ achando que vai se dar bem ...

[]s... ainda querendo ir pro N NE ...

ArthurC
03/10/2004, 14:08
Valeu pessoal pela recepção. Eu realmente estou adorando isso daqui, demorei para achar mas vejo q valeu a pena. :D

Eduardo, foi como eu te disse. Eu troquei um carro 2003 super-equipado por um 1997 com menos recursos (de conforto, tecnologia, etc). Coisa de louco? Creio que só quem participa desta comunidade me entende. 8)

E outra, voces querendo marcar uma trilha por aqui, nao vao se arrepender, uma trilha no meio da Amazonia é show!

Sandro, obrigado, mais pra frente com certeza precisarei de seus conselhos, falta um pouco de tempo ($$$) ainda, entendes?

[]s!

Wallace
04/10/2004, 12:30
Wallace... O Wrangler que vem para cá já tem o respiros do diferencial ou tem que instalar?
Como todo veiculo tem que verificar.
Pelo que sei nenhum vem.
Nas Cheorkee, todas vem... pois são da especificação mais off-road da fabrica.

ArthurC
04/10/2004, 17:21
Pela largura dos pneus certo.
Veja:
http://www.jeeptech.com/tire/
Mas um kit de 2" ou 3" é recomendado para quem faz trilhas e quer ter boa articulação.
Bod Lift de 1" ou 2" para evitar contato do pneu com veiculo, mas eu não gosto desta solução.

Quanto sairia ($) mais ou menos? Já pensando nos 35".
Demora quanto tempo pra chegar?
Porque vc nao gosta dessa solução?


Além de outras coisas vai ter que trocar as relações de coroa e pinhão para mais reduzidas.

Desculpe a ignorancia, porque?

[]s

Wallace
04/10/2004, 18:09
Quanto sairia ($) mais ou menos? Já pensando nos 35".
Depende muito do que pretende, pois ai depende do Kit usado e isso define o preço.
Por exemplo:
Tenho um kit de 4” com amortecedores por US$ 930,00
Um outro kit de também 4” também com amortecedores pode sair US$ 3.310,00
Mas tenho kit de 6 com amortecedores por US$ 1.820,00
Outro de 6 por US$ 3.575,00
E ai vai chegando até US$ 5.140,00 por um kit de 10” com Coil Over (ou mais... sempre se pode inventar mais coisas)

Demora quanto tempo pra chegar?
Uns 25 dias.

Porque vc nao gosta dessa solução?
Porque normalmente se perde em curso/flexibilidade da suspensão, mas ai depende do uso, em muitos casos não tem problema.

Desculpe a ignorancia, porque?
Por os pneus de maior diâmetro aumenta a relação da transmissão, assim se retorna a original trocando as relações de diferencial.
Só lembrando que o eixo dianteiro do Wrangler não é hiper dimensionado, assim quanto maior o pneu mais fácil é quebrar.
Eu não gosto de recomendar mais que pneus 33 para os eixos originais.
Reforçando os eixos e sabendo usar pode ser até uns 38...
[]s[/quote]

Sandro Tannuri
04/10/2004, 21:48
O Wrangler vem com respiros nos dois diferenciais.

Abraços,

ArthurC
19/10/2004, 12:59
Bem, eu nao sei o que aconteceu, ja tinha postado essa mensagem mas vou postar novamente.
Deu o maior rolo quando eu fui regularizar o Wrangler (documentacao), descobriram que o carro era roubado e estava bloqueado, pelo menos o dono da loja foi honesto o suficiente para assumir o problema, me devolvendo o dinheiro.

Estou sem Jeep! :(

[]s sem traçao...

Eduardo Chaves
19/10/2004, 15:30
Arthur...

De quanto ia ser o preju ???

Deu sorte hein amigo...

[]'s curiosos...

ArthurC
20/10/2004, 11:51
Arthur...

De quanto ia ser o preju ???

Deu sorte hein amigo...

[]'s curiosos...

Eu tinha dado o meu Peugeot 307 2003 e ele tinha me voltado 5 mil reais. Na pratica, ele pegou o meu por 41 e eu o dele por 36, considerando que ambos estavam em bons estados eu tava querendo muito um Jeep, fiz negócio.

Agora to vendo se vendo meu carro e compro uma 90tinha semi-nova, ou fico com o meu carro e compro um Willys. O que vcs acham?

[]s indecisos

Eduardo Chaves
20/10/2004, 16:48
Arthur,

Se tivesse pago no dindin acho que ia dar mais trabalho desfazer o negócio...

Qual sua idëia de desfrutar do jipe, trilhas médias e pesadas ou trilhas leves e viagens ???

Acho que já respondi... hehehe...

[]'s...

ArthurC
20/10/2004, 18:28
Arthur,

Se tivesse pago no dindin acho que ia dar mais trabalho desfazer o negócio...

Qual sua idëia de desfrutar do jipe, trilhas médias e pesadas ou trilhas leves e viagens ???

Acho que já respondi... hehehe...

[]'s...

Eduardo, trilhas leves, medias e viagens. Tipo, vc acha q uma 90 nao se garante em trilhas pesadas? Nao to falando de trial, to falando de mta lama mesmo, atoleiros pesados, trial nunca vi rolar por aqui.

Valeu! Abraços

Eduardo Chaves
21/10/2004, 18:01
Arthur,

É que por aqui, o conceito de trilhas pesadas, é coisa feia mesmo, com muitas erosões, inclinações, subidas e descidas bastante íngremes e etc...

Não que a Land não faça, é que a maioria não a coloca pra ralar, foi mais neste sentido que disse...

E se eu fosse comprar uma Land, seria com capota de lona... hehehe...

[]'s...