Conectar

Ver Versão Completa : Sonorizacao de uma Ranger CD

Ricardo Franklin
05/01/2009, 16:49
Srs,

A tempos venho procurando no forum ideiaspara poder ter um som mais potente e de mais qualidade em minha ranger. O grande problema e que dentro de um ranger CD quase nao existe espaco atras dos bancos traseiros e fica muito dificil colocar um sub-woofer la.

Bom o foi dai que com algumas dicas do forum e procurando oq tem disponivel e acessivel no mercado surgiu este projeto que adaptei na Ranger.

Ideia inicial:

Colocar dentro da cabine dupla de ranger os seguintes componentes com o minimo de adaptacao e mudancas na aparencia da mesma:

. um amplificador piramide de 4 canais e 1200W de potencia
. um sub-wofer
. 4 altofalantes 6x9 quadrixial
. 2 cornetas (nao estavam no projeto inicial mas como eu as tinha em casa sobrando foi tudo junto rs)

Sub-wooofer:

Atras do banco traseiro do lado do carona temos o semi banco onde fechado deixa um espaco de +/- 10cm na parte de baixo e 7cm na parte de cima entre ele e a parte traseira da cabine. Não encontrei nada no mercado de caixa selada nesta medida e se vc for fazer de medeira pirou mais ainda.
A opcao que encontrei foi a caixa selada da Bravox modelo FTL-10 porem a mesma tinha 9cm de espessura logo tinha que conseguir 2 cm na parte de cima do espaco atras do banco. A solução para isto foi cortar o encosto do banco e ganhar estes 2 cm para dentro do banco.
Para executar o trabalho retirei o banco, tirei a capa que e apenas de encaixe e com um estilete recortei a traseira do banco e tambem a frente para tirar os ondulados da armação para conseguir o espsco necessario. Vejam fotos

duducd
05/01/2009, 16:53
bom amigao tbm to louco pra bota som na frontier mas tbm falta espaço e tera q ser feito sob medida...
quanto ao topico jah existe um toico como esse
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29797
abc :concordo::concordo::concordo:

Ricardo Franklin
05/01/2009, 16:56
Após o corte da armacao do banco traseiro foi so montar e colocar no lugar agora com o sub atras dele sem problemas.

Alto falantes 6x9 na porta traseira:

Como nao foi possivel colocalos dentro do forro da porta como horiginalmente eles ficam tive que cortar o forro com uns estilete e adaptar os novos alto falantes tambem da marca bravox modelo QRX69 que são os 6x9 mais potentes no mercado hoje (160W RMS). Vale resaltar que para uma boa acústica vc deve certificar que o plastico que fica entre o forro e a porta esteja bem colado e no espaco que ficaram entre o alto falante e a porta eu coloquei uma borracha vedando o mesmo para que o ar movimentado pelo alto falante va todo para dentro da porta dando uma melhor acústica.

Ricardo Franklin
05/01/2009, 17:03
Vejam em anexo as fotos do sub e ele ja possicionado atras do banco.

Abraco

Ricardo Franklin
05/01/2009, 17:10
Bom so ficou faltando o aplificador que coloquei atras do bando traseiro que fica atras do motorista e as cornetas que tirei os cones e posicionei uma de cada lado ainda atras dos bancos traseiros para dar uma aplificado nos medios.

Vale resaltar que os fios de alimentacao para o anplicador e os fios com som (vindo do aparelho de cd e os que saem do aplificador para os alto falantes) não devem ficar pertos um do outro ou passar pelo mesmo lado. Nom eu caso passei os cabos de alimentacao pelo lado do motorista e os cabos de som pelo lado do carona. Isto e para evitar interferencia no som, pois se nao vc pode ter um ruido no som que varia com o rpm do veiculo, muito chato por sinal!!

Bom ficou faltando fotos das cornetas que nao tive tempo de tirar pois ja era tarde quando terminei. Depois eu tiro e espero que este topico ajude a galera com ranger a ter um som legal no carro pois pelo menos ao meu ver o som ficou digno de um carro sedan so que dentro de uma cd!! :)

Abraco