Ver Versão Completa : Cade o cara com o CHT?
Marcos ET
29/09/2004, 02:30
PessoALL, sei que este assunto é ótima desculpa para uma chuva de pedradas, enforcamentos públicos e coisas do gênero, mas criei coragem e estou aqui pra solicitar a quem puder, algumas informações a respeito:
Estive observando a curva de torque e potência dos motores CHT (ou na sigla Autolatina: AE) 1.600cc e constatei algumas coisas interessantes:
1) Os antigos motores Continental 442 "Go Devil" apresentavam a potência bruta de 60CV a 4.000 rpm e torque máximo de 14,5 Kgf.m em (mais ou menos, pois nao me lembro bem agora) 2.800 rpm
2) Os motores CHT E-Max Gasolina (Ford Escort a partir de 1987) apresentam a potência de 78,8 CV a 5.200 rpm e torque máximo de 13,3 a 2.200rpm com carburador Weber DMTB (original de fábrica- os modelos a álcool tinham 87,5 CV e 14,2 Kgf.m de torque...)
3) Os motores AP1.6 (carburados) apresentam 76CV (Gasolina) aparecendo a 5.600 rpm e torque de 13,3 Kgf.m a 3.200
Pois bem, a primeira vista, o AP não é tão superior ao motor CHT, tanto em potência quanto em torque... desta forma, claro que vocês devem estar pensando: "o cara pirou, nós aki falando de AP. 2.0 e GM 4.1 e ele vem com este merreca de CHT que deveria estar morto e enterrado...", esclareço que só estou pensando em uma alternativa barata e perfeitamente viável, além de muito mais econômica (no caso deste motor, sim, é possível um jeep mais economico) para velhos CJ3A (acho que os CJ5 sao muito pesados para o pobre CHT...).
Claro, alem de economico, os CHT nao tem aquela correia do com. d válv. que, quando arrebenta, leva junto o resto do motor AP... pois neste CHT o comando é no bloco, acionado por corrente metálica.
Então? temos dois motores bem pequenos (1.6cc) com curvas de torque e potência "quase" iguais (perceberam o torque do CHT aparece em rpm BEEMM mais baixo? característica ideal para Jeeps?), e bem melhores que os velhos ( e excelentes - para a época) Continental 442.... só que o CHT é mais robusto e mais econômico, além de mais barato pra comprar.
Diante disso, jogo este novo tópico como quem joga aqueles discos para serem alvejados num campeonato de tiro ao alvo... pois uma vez eu li aki no tópico que alguém conhecia um "velho" que tinha um jeep com motor CHT e que ele estava "feliz da vida", enquanto uma multidão de gente apedreja este pobre motorzinho...
Vai entao a seguinte pergunta: OQ VCS ACHAM DO CHT EM CJs? VCS CONHECEM ALGUÉM QUE USE (ou tenha usado) ESTE MOTOR EM JEEP?
(obs. Nao pretendo colocar este motor, mas é sempre bom saber das possibilidades...)
Grande abraço em defesa do CHT (mas nem tanto! hehe)... tou até postando uma avaliação da revista 4Rodas entre Gol, Escort e Chevette (todos 1.600cc) pra vcs verem que o CHT nao é tão baleado assim... o APzinho até apanhou!
Ronaldo B.
29/09/2004, 07:42
2) Os motores CHT E-Max Gasolina (Ford Escort a partir de 1987) apresentam a potência de 78,8 CV a 5.200 rpm e torque máximo de 13,3 a 2.200rpm com carburador Weber DMTB (original de fábrica- os modelos a álcool tinham 87,5 CV e 14,2 Kgf.m de torque...)
Marcos,
Acho que seria uma alternativa no mínimo interessante para se testar, principalmente se for com o motor a álcool e para quem busca economia e não se importa em sacrificar um pouco de potência. Tá certo que vai exigir paciência do piloto, mas tem gente que se acostuma com tudo, tem até quem ande de Corsa Wind 1.0 e diga que é bom !!!!
O motor a que você se refere é o mesmo que a Volkswagen utilizou no Gol ??? Se for, realmente é econômico e não é tão inferior na prática ao AP1.6 (já tive um Gol com motor AE e outro com AP 1.6).
No mínimo, prá colocar um CHT num CJ teria que verificar qual a melhor relação de diferencial usar e não abusar muito dos pneus, na minha opinião 33x12,5x15 não seria uma boa opção , e dar uma aliviada no peso dos acessórios e prá trilha não esquecer de instalar um bom guincho ..... mas que seria interesante ver o que daria.... ah isso seria !!!!
Abraço
Ronaldo
Alessandro Henrique
29/09/2004, 08:19
Pessoal,
Já vi um cj rodando com o motor Ford 1.6 a gasolina à dez anos atrás! A viatura era pouco utilizada, não sei a razão. Conversei brevemente com o dono sobre o assunto, sendo que não tenho muitos detalhes. O que posso dizer é que funcionou.
Sds.
Dennis Figueiredo
29/09/2004, 10:09
Como ja disse uma vez, tenho um conhecido " Seu Valdir" que tem um CJ3, ou 51 como é chamado aqui, que tem o CHT e não troca por nada.
Marcos:
ja vi cj3 com motor de corcel II ou del rey, nao me lembro agora.
ate vai, mas eh motor de enceradeira.
se vc quiser economizar gasolina, apenas isso, vai fundo.
eu optaria por ter um 4x2 pra rodar no dia a dia.
[]´s
Dennis Figueiredo
29/09/2004, 10:37
O bom de motor pequeno é que o cara pode enfiar o pé sem dó.......
Marcos ET
29/09/2004, 22:14
Saudações pessoal...
Elcio, o motor do Corcel II é algumas versoes mais antigo, acho que nem chegava a uns 70CV.... e era 1.5 com muito custo... por isso é um motor mais fraco basta ver que o AP 1.6, pela avaliação da 4Rodas, ficou pra trás.... (vc já viu Corcel II andar na frente de Gol CL? hehehe) quanto a ter um 4x2... já tenho, mas nao uso, prefiro o meu CJ3A para o dia a dia (até na chuva - sem limpador de para-brisas hehe)
SAAALVE Denis, era este "Seo Valdir" mesmo que eu tava querendo lembrar... pow cara, vc nao sabe notícias recentes dele nao?? já andou no jeep dele? ele consegue andar (acompanhar) com o pessoal na trilha ou fica pra trás? tem o telefone dele? se nao tiver problema, passa pra mim em MP...
Ronaldo, o motor AE do Gol 1.6 é o mesmo CHT da Ford, só mudava a tampa do cabeçote pra nao aparecer a marca "Ford" no Gol... quanto aos Pneus... nao penso em usar um 33" nunca, questão de gosto... prefiro os 750X16... (acho que com um CHT teria q ser 700X16 no máximo pra nao alongar mto a relação)
mauu... errou a pedrada... :lol: :twisted:
"quem gosta de motorzinho" NAO é só dentista.... rsrsrs
Dennis Figueiredo
29/09/2004, 22:27
SAAALVE Denis, era este "Seo Valdir" mesmo que eu tava querendo lembrar... pow cara, vc nao sabe notícias recentes dele nao?? já andou no jeep dele? ele consegue andar (acompanhar) com o pessoal na trilha ou fica pra trás? tem o telefone dele? se nao tiver problema, passa pra mim em MP...
Sim, falo direto com ele, :D e ja andei no jipe dele sim, agora não sou a pessoa mais apropriada pra falar, visto que sou acostumado com o meu 4.1mpfi, então achei xoxo. :?. Ele acompanha sem problemas a turma e faz melhor que muitos outros jipes, talvez por ter ficado um jipe bem leve. Mas é sempre com o pé embaixo nas trilhas :wink: . Os pneus que ele usa é 750x16 frontiera. Quanto a telefone.... :? .... o cara tem quase 60 anos e não entende de mecânica, não sei se ele vai te ajudar.
Mas como disse, ele não troca por nada, pricipalmente por ser um motor barato e MUITO econômico no jipe dele. :D
AAAAAA ele também usa o jipe no dia a dia.
Alessandro Henrique
29/09/2004, 22:44
Marcos,
O motor do Corcel II era o 1.6 . O motor CHT foi uma evolução deste motor, que na verdade não era Ford! O motor utilizado na família Corcel/Del Rey foi desenvolvido pela Renault. O mesmo inicialmente foi utilizado no Gordini. Claro que o mesmo foi sendo constantemente atualizado para permanecer no mercado. Haviam versões de menor capacidade volumétrica (cc), mas nem por isso era um motor diferente.
O mesmo aconteceu com a família AP desde sua origem no Passat 75 (1.5 L) se não me engano. O mesmo foi sendo atualizado e crescendo até chegar ao 2.0L .
Isto ocorre com os demais fabricantes, dá para citar na GM o Opala que nasceu com o seis cilindros 3.8 até chegar ao 4.1 . Sem falar na geração atual dos 2.0, 2.2 e 2.4 ...
Na Fiat idem desde o 1050, 1300,1500,1600.. Todos com a mesma base.
Isto se explica pelo tempo necessário ao desenvolvimento de um motor inteiramente novo, sem falar no custo, acerto de erros/falhas até se chegar ao produto final.
De que forma isto está relacionado com nossos cjs ? Bem, são a eles que recorremos no momento de reduzir o consumo ou aumentar a potência de nossas viaturas..
Sds.
Marcos ET
29/09/2004, 23:00
Marcos,
De que forma isto está relacionado com nossos cjs ? Bem, são a eles que recorremos no momento de reduzir o consumo ou aumentar a potência de nossas viaturas..
Sds.
Pois eh Alessandro, isso mesmo! só que pra atingir o nível de economia q eu quero, a potencia ficou comprometida... (ainda que tenha restado o bastante)
Marcos,
...não sou a pessoa mais apropriada pra falar, visto que sou acostumado com o meu 4.1mpfi, então achei xoxo. . Ele acompanha sem problemas a turma e faz melhor que muitos outros jipes, talvez por ter ficado um jipe bem leve. Mas é sempre com o pé embaixo nas trilhas . Os pneus que ele usa é 750x16 frontiera.
Mas como disse, ele não troca por nada, pricipalmente por ser um motor barato e MUITO econômico no jipe dele.
Pois eh Dennis, q pena que ele nao pode ajudar, mas tenho paciência, pois ainda vou rodar uns tempos com meu GM 151... vc sabe q cambio ele usa? a questão do jeep ter ficado leve é uma das coisas que quero, este é um dos motivos q penso em remover o GM daki a um tempo...
hum... motor MUITO economico eh? será q vc tem idéia de quantos km/l mais ou menos ele faz? e é Gasolina ou Álcool??
Valeu Dennis! grande []!
Dennis Figueiredo
29/09/2004, 23:39
:D
CHT gasolina, clarck 4marchas, diferenciais 43/8 pneus 750x16...consumo eu não sei :roll: mas eu posso perguntar pra ele, ele é meu cliente e tenho contato direto, mas vou arriscar que O JIPE DELE usando para rodar, não em triha, deve fazer algo em torno de 15km/l.... pra um jipe está ótimo. :wink: Mas pode deixar cmg que eu confirmo. :D
andretomasi
30/09/2004, 00:32
Fala ET!
Não é bem o assunto do tópico, mas nunca pensou em usar um motor mais novo, tipo o do Fiesta/Courier? Nós temos uma, o motor é bem esperto, até já reboquei o CJ5 e ela leva na boa.. acho que em um CJ3 deve ficar muito bom! A potência é bem maior que o original do cj, e o torque parecido com o do original também aparece aos 2200 rpm, como o CHT. E já vi uns quantos motores desses à venda. Se ajudar, tá dada a dica :wink:
Informações técnicas Motor - Motor Zetec RoCam 1.6L 8 válvulas
Combustível - Gasolina
Potência líquida máxima (NBR 5484) - 95cv@5.500rpm
Torque líquido máximo (NBR 5484) - 138,8 Nm @ 2.250 rpm, 14,2 Kgfm @ 2.250 rpm
Sistema de alimentação - Injeção eletrônica multiponto seqüencial, com módulo de gerenciamento eletrônico do motor EEC-V
[ ]´s louco pra ver um CJ3 com Zetec Rocam 1.6
Informações técnicas Motor - Motor Zetec RoCam 1.6L 8 válvulas
Combustível - Gasolina
Potência líquida máxima (NBR 5484) - 95cv@5.500rpm
Torque líquido máximo (NBR 5484) - 138,8 Nm @ 2.250 rpm, 14,2 Kgfm @ 2.250 rpm
Sistema de alimentação - Injeção eletrônica multiponto seqüencial, com módulo de gerenciamento eletrônico do motor EEC-V
[ ]´s louco pra ver um CJ3 com Zetec Rocam 1.6
esse motor ai vale a pena, assim como ap, gira bem mas fraco de torque.
[]´s
andretomasi
30/09/2004, 09:54
Élcio, o torque ia ficar parelho com o original do CJ3 (Go-Devil, 14 kgfm a 2800 rpm, e em rotação mais baixa, 2250 rpm, mas com mais potência que o original.. eu acho que é uma ótima opção.. quando eu der um CJ3 pra minha mãe, de repente eu faça o teste :lol: :lol:
[ ]´s
ai Keko:
sua mae de jeep? maravilhoso :) :wink:
style total. mostra pra veinha qual o melhor carro do mundo. 8)
[]´s
Marcos ET
30/09/2004, 11:23
Fala ET!
Não é bem o assunto do tópico, mas nunca pensou em usar um motor mais novo, tipo o do Fiesta/Courier?
...já vi uns quantos motores desses à venda. Se ajudar, tá dada a dica :wink:
[ ]´s louco pra ver um CJ3 com Zetec Rocam 1.6
Pois eh, já pensei, mas estes motores tem um problema crônico nos tuchos das válvulas... além disso, sao "um pouco" mais caro$ q o CHT... e duvido que sejam mais economicos que o velhinho, pois o princípio de funcionamendo de "Câmaras de Alta Turbulência em Compressão" (significado de CHT em ingrêiz) é bem eficiente até hoje...
mas é claro, se nao fosse o problema dos tuchos e de ser mais caro (por falar nisso, quanto custa um destes por aih?), até que esquecia do CHT e ia pra motores ijetados e mais novos...
Sei la, quem ja andou em um Gol CHT e um GOL AP 1.6 sabe q o AP anda muito mais e bebe mais tb.
Não tenho nada contra o CHT não, ele é um motor economico e durável.
Ja o AP anda mais assim como bebe mais tb.
Sei la, acho q seria uma boa troca pelo velho "go devil".
[]'s
Marcos ET
30/09/2004, 11:47
Sei la, quem ja andou em um Gol CHT e um GOL AP 1.6 sabe q o AP anda muito mais e bebe mais tb.
Sei la, acho q seria uma boa troca pelo velho "go devil".
[]'s
Pois eh este o X da questão, claro q existem motores muito melhores p colocar no CJ3A MAS a relação custo/benefício do CHT é aceitável...
Quanto o AP 1.6 andar mais q o CHT 1.6, tbem pensei q era assim, mas vc viu o teste da revista 4Rodas q postei na 1ª mensagem??? hoje deve andar mesmo, pois agora é com Injeção Eletrônica e tal, mas a versão carburada... resumindo, o CHT 1.6 a Gasolina Carburado nao anda com o AP 1.6 Injetado, mas o CHT 1.6 Àlcool... rs
Puutz! :shock: :shock: nem percebi, tow defendendo o CHT com unhas e dentes... :lol: :lol: :lol: :lol:
Pois eh este o X da questão, claro q existem motores muito melhores p colocar no CJ3A MAS a relação custo/benefício do CHT é aceitável...
Quanto o AP 1.6 andar mais q o CHT 1.6, tbem pensei q era assim, mas vc viu o teste da revista 4Rodas q postei na 1ª mensagem??? hoje deve andar mesmo, pois agora é com Injeção Eletrônica e tal, mas a versão carburada... resumindo, o CHT 1.6 a Gasolina Carburado nao anda com o AP 1.6 Injetado, mas o CHT 1.6 Àlcool... rs
Puutz! :shock: :shock: nem percebi, tow defendendo o CHT com unhas e dentes... :lol: :lol: :lol: :lol:
To falando pelas experiências q tive com ambos carburados.
Mas tem um detalhe, to falando do conjunto todo (cambio, etc...)
Talvez o conjunto colocado no CHT não seja bem dimensionado como o conjunto do AP.
Posso estar falando merdis, talvez seja o mesmo conjunto, não manjo.
Mas apoio, acho o CHT um bom motor sim.
[]'s sem defender nenhum deles.
Marcos ET
30/09/2004, 12:08
To falando pelas experiências q tive com ambos carburados.
Mas tem um detalhe, to falando do conjunto todo (cambio, etc...)
Talvez o conjunto colocado no CHT não seja bem dimensionado como o conjunto do AP.
[]'s sem defender nenhum deles.
Scacca, blZ? na verdade, oq fez o Escort andar mais que o Gol é exatamente o conjunto (Motor/Câmbio) que no Gol é longitudinal e no Escort, transversal... o conjunto transversal tem mais eficiência mecânica na transferência de movimento do diferencial (que é perpendicular ao cambio).
[]'s tentando largar este de ser parcial em favor do CHT rsrsrs
andretomasi
30/09/2004, 12:43
sua mae de jeep? maravilhoso :) :wink:
style total. mostra pra veinha qual o melhor carro do mundo. 8)
Grande Élcio!
A velha já sabe qual o melhor carro do mundo :lol: Afinal, quem tu achas que foi a maior incentivadora quando eu inventei de comprar o CJ? O pai, a cada problema que dá, ele aproveita pra largar um "vamos vender esse treco aí e comprar um 1.0", e eu na-na-ni-na-na :lol: ... já a mãe é louca pelo CJ, meu avô foi militar, ela mesmo antes de comprarmos o jipe já dizia que o sonho dela se resume a um CJ3 militar igual os do exército, mas com direção hidráulica 8) ... :lol: :lol: :lol:
[ ]´s tentando fazer o velho se entender com a viatura :roll: :D
Ronaldo B.
30/09/2004, 13:22
Sei la, quem ja andou em um Gol CHT e um GOL AP 1.6 sabe q o AP anda muito mais e bebe mais tb.
Não tenho nada contra o CHT não, ele é um motor economico e durável.
[]'s
Experiência própria.... já tive Gol com motor AP e com motor CHT, concordo que o AP anda mais e que o CHT é mais econômico, mas no meu caso, comprei o Gol com CHT zero Km, rodava com ele o dia inteiro e o infeliz não fazia mais que 9 Km/litro, depois de 40.000 vendi pro meu pai, com ele, o Golzinho fazia até 11 km/l na cidade !!!! A economia depende muito do pé do motorista...... e o meu é meio pesado !!!! Acho que o melhor custo benefício talvez fosse o AP a álcool, tive um gol ano 87 zero km com esse motor e na cidade fazia uma média de 7 km/l (carburado, com câmbio 4 marchas).
Ronaldo
Marcos ET
30/09/2004, 14:29
Puutz Ronaldo, tu calça sapato 48 eh? :lol: :lol: :lol: :lol:
Tbem já tive um Escort Hobby (CHT 1.0) que na minha mao (ou no meu pé) fzia uns 8,5 km/l (só andava com pé lá no fundo, p o carro andar... :roll: )
falowz
Puutz Ronaldo, tu calça sapato 48 eh? :lol: :lol: :lol: :lol:
Tbem já tive um Escort Hobby (CHT 1.0) que na minha mao (ou no meu pé) fzia uns 8,5 km/l (só andava com pé lá no fundo, p o carro andar... :roll: )
falowz
Aquele CHT 1.0 realmente é uma MERD@#%, vc tem um saco de outro pra ter tido um carro desses.
[]'s
Marcos ET
01/10/2004, 08:45
Pois eh... pra quem já teve um CHT1.0.... andar em CHT 1.6 é baba! hehehe
Dennis Figueiredo
01/10/2004, 08:51
Marcos :D , ainda não falei com o seu Valdir, mas não esqueci tá?? :wink:
Ronaldo B.
01/10/2004, 12:38
Puutz Ronaldo, tu calça sapato 48 eh? :lol: :lol: :lol: :lol:
Tbem já tive um Escort Hobby (CHT 1.0) que na minha mao (ou no meu pé) fzia uns 8,5 km/l (só andava com pé lá no fundo, p o carro andar... :roll: )
falowz
Aquele CHT 1.0 realmente é uma MERD@#%, vc tem um saco de outro pra ter tido um carro desses.
[]'s
O CHT que eu tive era 1.6, mas mesmo assim é meio fraquinho, mas prá rodar o dia todo em São Paulo, dá prá quebra o galho.....mas o 1.0, sem chance...
O bom é você trabalhar com carro de frota com motor CHT 1.0 ou Corsa Wind 1.0 .... você consegue pedir insalubridade... TESTICULAR... porque prá andar com aquilo, não tem sac@#%. que aguente !!!!
Abraços
Ronaldo
Ronaldo B.
01/10/2004, 12:48
Puutz Ronaldo, tu calça sapato 48 eh? :lol: :lol: :lol: :lol:
Tbem já tive um Escort Hobby (CHT 1.0) que na minha mao (ou no meu pé) fzia uns 8,5 km/l (só andava com pé lá no fundo, p o carro andar... :roll: )
falowz
Pois é Marcos...
Você já experimentou trabalhar em São Paulo, tendo que dirigir o dia inteiro e tendo horário prá cumprir e com este transito espetacular????
As vezes parecia que eu queria afundar o assoalho do Golzinho de tanto que apertava o pé direito !!!
Eu só esqueci de citar que o AP em um ano, queimou a junta do cabeçote duas vezes e o CHT apesar de meio lerdo aguentou bem o tranco...
Abraços
Ronaldo
Marcos ET
02/10/2004, 22:46
Pois é Marcos...
Você já experimentou trabalhar em São Paulo, tendo que dirigir o dia inteiro e tendo horário prá cumprir e com este transito espetacular????
Eu só esqueci de citar que o AP em um ano, queimou a junta do cabeçote duas vezes e o CHT apesar de meio lerdo aguentou bem o tranco...
Abraços
Ronaldo
hehehe Ronaldo, na verdade, acho que já fiz pior! trabalhava na Moóca e morava no Morumbi... e usava o Jeep TODO DIA pra ir trabalhar... (fora as vzs que tinha que ir até Itaim Paulista hehehe), depois fui trabalhar no Jabaquara (Na Av. do Café, frente aos blocos do Itaú) e ainda morava no Morumba... Ia pra Bragança Paulista, ia até Monte Verde (MG) e Resende (RJ) sem problemas (desde que respeitadas as limitações do carro...)
Já andou no Escort com motor CHT 1.6 Álcool??? para um 1.6 nao é tao fraquinho, e olha só q vc viu a capacidade dele em suportar desaforos... hehe
Dennis, podexá, nao preocupa nao, tou "seco" de curiosidade pra saber deste motorzin, mas tbem, como eu falei, é curiosidade mesmo, nao pretendo (pelo menos até agora) colocar um CHT no meu véi... mesmo assim, valeu meeesmo!
[]'s na busca de um motor com excelente custo-benefício pra quem nao quer mais pegar trilhas tao pesadas com um "velho" CJ3A...
BRAYAN BRAND BREHSAN
18/05/2010, 10:46
bom pessoal, eu tenho um cj2a com o motor cht 1.6 a alcool, com caixa de jeep 16 dentes e relação do jeep curta a 53/9.
estou contente com ele, aja visto que não pode se compara um motor 1.6 com qualque outro maior exemplo os 2.0 uo os 6 bocas da vida.
é um motor que vc pode dali com os dois pés e mais meio do zequinha que não tem perigo de quebra o jeep, e outra... ele mesmo com 2 pistão vc chega em casa tranquilo (como aconteceu comigo numa das trilhas)
Só faltaram as fotos!!! hehehe
Mas se o Samukinha com aquele 1.3 faz um estrago na trilha, porque dizer que o CHT nao faz?
dgalatto
18/05/2010, 14:22
POis eh manda as fotos pra gente ver.... ateh esses dias fui num ferro velho aqui e o cara me ofereceu uma motor cht desses do escort 1.6 mas fiquei meio "desconfiado" se esse motor era bom pro jeep...
como que fica a adaptacao do motor na cx do jeep? mt trampo?
BRAYAN BRAND BREHSAN
18/05/2010, 14:22
fotos não tenho boas no momento, mas vai este video em um atoleiro em brusque.
http://www.youtube.com/watch?v=ZV2bj3eWOl4
Oiiaaa viu como o bicho é valente! hehehehe
dgalatto
18/05/2010, 15:07
rapaz to de cara aki!!! pisa e vai soh levantando o barro... parabéns ai pelo jeep...
mas conta mais sobre a adaptacao meu...
flw!
BRAYAN BRAND BREHSAN
18/05/2010, 15:34
a adpatção é muito simples é feito apenas um flange entre o motor e a caixa seca do jeep, usando o mesmo plator e disco do jeep, o eixo piloto tem que ser apenas alongado, devido o flange. (serviço que um torneiro mecanico decente faz tranquilo)
e fazer os calços novos do motor que não tem segredo nenhum.
a caixa tem que ser do jeep 16 dentes 4m, por causa da relação, estou estudando a troca por uma da f1000 4m por ter as relações mais curtas um pouco, mas irá mudar por completo todo o serviço anterior, o diferencial tem que ser do jeep 9/53.
é uma mudança relativamente simple sem tira do original, mas com a experiemcia do cht, acho que só no cj2 vai poder tira proveito dele por ser um modelo menor e mais leve
na reduzida ele ronca alto, mas no estradão não é aquele motor que vc engata a quarta e esquece...é onde ainda não acertei a relação.
e economia...rsrsrs não é motor de biz que faz 70km/l é um cht a alcool nunca tirei media pra não desanima... mas 50 pila faço uma trilha. e trilha de pisar o pezão...
Rafaminc
18/05/2010, 16:23
O Chtzinho é valente. Meu primeiro carro foi um Escort CHT a álcool, e o coitado levava ferro dia e noite. Só consegui acabar com o bronzinamento dele uma vez, mas os canecos ainda estavam em ótimo estado.
Só acho que é um motor pouco elástico e não suporta superaquecimento, é chegar perto do vermelho que já empena o cabeçote (deve ser devido a usar poucos parafusos para distribuir melhor a pressão), comparando com o AP da época.
Meu pai teve um XR3 1.6 a álcool que era o capeta. Não sei o que fizeram naquele motor para puxar tanto...
eniomurara
18/05/2010, 17:22
Palmas pro CHT :palmas:
Fico bem na fita o bixim roncando alto no atoleiro.
Um tópico praticamente extinto .... parado desde 2004 e derrepente ... surge esse video aí do CHT roncando no cofre dum CJ.
Ficamos aguardando as fotos da criança.
Abraço
Mauricio Rotta
18/05/2010, 17:46
Shooow, parabéns pelo motorzinho, pra ser sincero sempre achei o CHT um motorzinho simpático, sem dizer que tem uma durabilidade muito boa. O que mata o CHT é o ronco de corcel dele né... aquele estalo que dá quando solta o acelerador mata os ouvidos! huahuahauhauahuahauhau! Mas tirando isso é uma escolha sensata pra um CJ3a, eu investi mais de 2mil pra retificar meu GoDevil e me irrito muito com a falta de potência dele. Hoje eu não faria isso, e sim optaria pela adaptação de outra motorização, cht quem sabe...
Pedrão B.
18/05/2010, 22:38
:shock:
Gostei de ver o CHT!
Já tinha visto em gaiola, mas Jeep nunca.
Com relação ao barulho que o CHT faz quando "tira o pé" eu lembro que os muitos proprietários de Corcel/Belina, mais do Corcel, faziam isso de propósito, achavam bonito, se bem que o GM151 também faz um barulho parecido(guardadas as devidas proporções, é claro)!
E isso aí...parcece que o movimento downsizing tá pegando por aqui também.
[]'s
:shock:
Gostei de ver o CHT!
Já tinha visto em gaiola, mas Jeep nunca.
Com relação ao barulho que o CHT faz quando "tira o pé" eu lembro que os muitos proprietários de Corcel/Belina, mais do Corcel, faziam isso de propósito, achavam bonito, se bem que o GM151 também faz um barulho parecido(guardadas as devidas proporções, é claro)!
E isso aí...parcece que o movimento downsizing tá pegando por aqui também.
[]'s
Bom dia prezados ! tive um Del Rey, também conhecido como Corsário ( Corcel de otário ) e adorava o som do motor pela manhã quando estava aquecendo . . . seu grande mérito era a economia 9,5 a 10,5km por litro de alcool e utilizar camisas, pena que úmidas, viajei 200km com um pistão quebrado, achei estranho um barulhinho e o mecânico descobriu que a saia do pistão não existia mais . . . deixei de manhã e peguei a tarde ! se fosse um motor de bloco normal levaria no mínimo 15 dias . . . um abraço e parabéns para o Jeep com CHT !
fotos não tenho boas no momento, mas vai este video em um atoleiro em brusque.
http://www.youtube.com/watch?v=ZV2bj3eWOl4
Brayan, que marcha voçê estava naquele momento para sair dali..?
BRAYAN BRAND BREHSAN
19/05/2010, 09:03
estava em um primeira e puxei a segunda mas não deu conta. Mas tambem naquela época estava com a relação 8/43 e a caixa do jeep de 18 dente que é mais longa, hoje com a relação que ando mais curta, faço tranquilo na segunda
o motor não tenho a que me queixar nenhum pouco ele já me trouxe varias alegrias, e já ando com ele uns 8 anos.
logo colocarei as fotos
Cezar candelaria
19/05/2010, 21:26
estava em um primeira e puxei a segunda mas não deu conta. Mas tambem naquela época estava com a relação 8/43 e a caixa do jeep de 18 dente que é mais longa, hoje com a relação que ando mais curta, faço tranquilo na segunda
o motor não tenho a que me queixar nenhum pouco ele já me trouxe varias alegrias, e já ando com ele uns 8 anos.
logo colocarei as fotos
Primeira simples ou reduzida ????
Robertux
19/05/2010, 22:13
:shock:
Com relação ao barulho que o CHT faz quando "tira o pé" eu lembro que os muitos proprietários de Corcel/Belina, mais do Corcel, faziam isso de propósito, achavam bonito,
[]'s
Em 1973 eu tinha 15 anos e meu pai tirou uma Belina zero km. Depois de alguns meses o escapamento quebrou (não durava nada) e ele colocou um Kadron que fazia o tal barulho do "retrocesso" era como chamávamos na época. Eu adorava! Nos finais de semana eu saia com o carro (dirijo desde os 10 anos) espichava as marchas e tirava o pé só pra fazer o tal barulho. Depois de adulto tive vários Corcel II, Del Rey, Escort, mas nunca mais troquei os escapamentos, a tecnologia evoluiu e os escapamentos não quebravam mais com tanta constância, além do que a moda do "retrocesso" havia passado.
Até que eu gostaria de ter um jeep com o tal barulho. O motor do XR3 era bem mais forte, tinha carburador e comando trabalhados.
Marcos ET
13/09/2021, 09:40
O motor do XR3 era bem mais forte, tinha carburador e comando trabalhados.
kkk quase 18 anos de eu ter iniciado o tópico estamos aqui com a gasolina a quase R$ 7,00…. E acho que é por isso (e outras coisas) que voltei a pensar no danado do CHT kkk
Hoje uso câmbio do Chevette Júnior com aquele mesmo motor GM151, e fico pensando se aquele câmbio “casa bem” com o CHT 1.6 do Escort (de preferência o 1.6 álcool do XR3)… vamo sonhando um pouco já que “sonhar não paga imposto” kkk
Grande abraço a todos!
Herik Pasquini
23/01/2022, 05:48
E eu aqui em 2022, lendo um tópico que quase tem minha idade para entender e conhecer opções pra uma possível troca de alma de opala do meu jeep para uma mais econômica; Porque quando chegou a minha vez de ter um jeep (por sinal meu primeiro carro) ficou até sem graça, de tão cara a gasolina está, fico com pena da carteira na hora de ir para o sitio curtir o jipinho
Aristides Jr
08/02/2022, 18:29
Acredito que CHT dá conta de Jeep que possua a configuração mais próxima do original! A economia em combustível deve acontecer timidamente, o que vai ajudar será a manutenção! Peças e serviços com custo muito baixo ajudam muito a economizar. Penso que Jeep econômico deve ser com motor VW 1.9 diesel, ou até um 1.6 (kombi) desde que o Jeep seja o quanto mais leve e com as marchas bem curtas exemplo os 51.
Marcos ET
03/08/2023, 09:55
Caramba... quase vinte anos depois do início do tópico, eu conheci o Brayan (Oficina Jeep Bryan, em SC), que teve o 51 com motor CHT! hoje ele me disse que usou o motor por muitos e muitos anos, mas que hoje está exposto no bar que fica ao lado da oficina... só tirou do jeep porque foi colocando pneus maiores, cambio mais longo, apetrechos que foram agregando peso na carroceria... ai o CHT já não tava dando conta kkkk
Parece que o gol AE nao usa o Emax da ford. No manual acho que constava 73 cavalos na gasolina.
PessoALL, sei que este assunto é ótima desculpa para uma chuva de pedradas, enforcamentos públicos e coisas do gênero, mas criei coragem e estou aqui pra solicitar a quem puder, algumas informações a respeito:
Estive observando a curva de torque e potência dos motores CHT (ou na sigla Autolatina: AE) 1.600cc e constatei algumas coisas interessantes:
1) Os antigos motores Continental 442 "Go Devil" apresentavam a potência bruta de 60CV a 4.000 rpm e torque máximo de 14,5 Kgf.m em (mais ou menos, pois nao me lembro bem agora) 2.800 rpm
2) Os motores CHT E-Max Gasolina (Ford Escort a partir de 1987) apresentam a potência de 78,8 CV a 5.200 rpm e torque máximo de 13,3 a 2.200rpm com carburador Weber DMTB (original de fábrica- os modelos a álcool tinham 87,5 CV e 14,2 Kgf.m de torque...)
3) Os motores AP1.6 (carburados) apresentam 76CV (Gasolina) aparecendo a 5.600 rpm e torque de 13,3 Kgf.m a 3.200
Pois bem, a primeira vista, o AP não é tão superior ao motor CHT, tanto em potência quanto em torque... desta forma, claro que vocês devem estar pensando: "o cara pirou, nós aki falando de AP. 2.0 e GM 4.1 e ele vem com este merreca de CHT que deveria estar morto e enterrado...", esclareço que só estou pensando em uma alternativa barata e perfeitamente viável, além de muito mais econômica (no caso deste motor, sim, é possível um jeep mais economico) para velhos CJ3A (acho que os CJ5 sao muito pesados para o pobre CHT...).
Claro, alem de economico, os CHT nao tem aquela correia do com. d válv. que, quando arrebenta, leva junto o resto do motor AP... pois neste CHT o comando é no bloco, acionado por corrente metálica.
Então? temos dois motores bem pequenos (1.6cc) com curvas de torque e potência "quase" iguais (perceberam o torque do CHT aparece em rpm BEEMM mais baixo? característica ideal para Jeeps?), e bem melhores que os velhos ( e excelentes - para a época) Continental 442.... só que o CHT é mais robusto e mais econômico, além de mais barato pra comprar.
Diante disso, jogo este novo tópico como quem joga aqueles discos para serem alvejados num campeonato de tiro ao alvo... pois uma vez eu li aki no tópico que alguém conhecia um "velho" que tinha um jeep com motor CHT e que ele estava "feliz da vida", enquanto uma multidão de gente apedreja este pobre motorzinho...
Vai entao a seguinte pergunta: OQ VCS ACHAM DO CHT EM CJs? VCS CONHECEM ALGUÉM QUE USE (ou tenha usado) ESTE MOTOR EM JEEP?
(obs. Nao pretendo colocar este motor, mas é sempre bom saber das possibilidades...)
Grande abraço em defesa do CHT (mas nem tanto! hehe)... tou até postando uma avaliação da revista 4Rodas entre Gol, Escort e Chevette (todos 1.600cc) pra vcs verem que o CHT nao é tão baleado assim... o APzinho até apanhou!
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