PDA

Ver Versão Completa : Rolamento da roda traseira da Ranger.

sergiomfff
05/01/2009, 10:07
Saudações amigos do Fórum,

Já estou começando 2009 com problemas, minha Ranger está com uma ronqueira de rolamento na roda traseira esquerda e ao levantar o carro verifiquei que apresenta uma folga axial que me deixou mais preocupado.
Mas como quem tem o fórum 4x4 nunca está sozinho ... eu gostaria que os amigos que possuam um passo a passo para troca deste rolamento ou que tenham algum bizu, por favor me enviem, pois pretendo fazer em casa este reparo.

Anthoniusnikos
05/01/2009, 10:52
Sérgio, se antes não pretende desmontar ou levar no méca, então dê uma pesquisada, colocando no campo de pesquisa da Google: site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) rolamento da roda traseira

Entre os vários, este aquí deve esclarecer: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42555 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42555)

Abs
Anthon

Allan Nielsen
05/01/2009, 11:08
Sergio,

se vc não tiver uma prensa em casa vais ter que recorrer a uma oficina.

O procedimento para o eixo Dana é o padrão utilizado na maioria dos eixos, pois não tem trava interna no diferencial. Vais ter que comprar o rolamento, retentor e anel trava.

O procedimento é: retire a roda, solte a flange e retire o semi-eixo.

Com o semi-eixo na bancada retire o rolamento: corte o anel trava, retire o retentor e o rolamento.

Na montagem vc tem que regular a folga do rolamento, que será feito na prensa (algo em torno de 4 toneladas).

Vá em uma oficina LIMPA e converse.

Abs

sergiomfff
05/01/2009, 14:43
Obrigado pelas respostas.
Eu não tenho prensa em casa, mas posso levar o semi-eixo até uma.
Vai pegar é essa tal regulagem da folga do rolamento que eu nem imagino o que seja.
Eu já troquei rolamento de roda dianteira da S10 4x2 e de roda traseira de fusca, esse da Ranger deve ser mais emocionante.

Edintruder
05/01/2009, 16:03
É fácil de fazer.
Essa folga existe em quase todos os eixos traseiros Dana. Inclusive quando tem oscilalação lateral eles batem. Quando coloca rolamento novo fica tudo bem justinho, mas quando começa a apertar e a trabalhar a carcaça do retentor, começa a acomodar e cria essa pequena folga. É assim mesmo.

Para cortar o anelç trava, corta com um disco de corte e uma esmerilhadeira, porém cuidado para não pegar no eixo. Cora a capa interna do rolamento junto. Tira tudo com talhadeira e marreta. Para colocar no lugar, lubrifica a capa interna por dentro e usando a capa velha de batedor tu acomodas o rolamento novo com talhadeira e marreta. Bate apenas na capa velha para empurrar a nova.
O anel trava antes de ser colocado, tens que aquecer no fogão. Coloca ele quante e com a capa velha tu colocas no lugar também.

Allan Nielsen
05/01/2009, 16:49
Sergio, já que vc não se intimidou..........segue o procedimento Ford. Coloquei a bastante tempo atras catalogo de peças da Ranger, veja na area de download a URL do 4share onde coloquei varios manuais.

Abs

Anthoniusnikos
05/01/2009, 20:01
Dúvidas: Edin ou Allan,

1 - O anel trava é esse em que se usa o alicate bico-de-papagaio?

2 - Se tiver prensa evita ter que cortar: anel, retentor e rolamento?

3 - A partir de que ano ou modelo é DANA ou VISTEON.

***Desculpem os amigos se está na cara e eu não ví ainda.

***Prometo estudar mais um pouco. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abs
Anthon

Allan Nielsen
05/01/2009, 23:02
Dúvidas: Edin ou Allan,

1 - O anel trava é esse em que se usa o alicate bico-de-papagaio?

2 - Se tiver prensa evita ter que cortar: anel, retentor e rolamento?

3 - A partir de que ano ou modelo é DANA ou VISTEON.

***Desculpem os amigos se está na cara e eu não ví ainda.

***Prometo estudar mais um pouco. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Abs
Anthon

Anthon,
1- são dois aneis. O anel trava entra sob pressão, historicamente ele era aquecido (envermelhado no popular) como as cremalheiras do volante do motor; hoje ele é colocado na prensa. O outro anel (anel Seeger) é o que usa o alicate, e é usado como segurança.

2- pra retirar tem que cortar pois não tem pega pra prensa, e mesmo que tivesse ele não poderia ser reaproveitado, pois ja foi dilatado; uma vez o anel arrombado, sempre arrombado :mrgreen:

3- veio junto com o motor 2.8 (modelo 2002); acho que em abril/maio 2001.

Há casos onde o rolamento esta bem fú, e neste caso pode haver um sobre aquecimento e "fundir" o rolamento no semi-eixo; dai tem que trocar o semi-eixo.

abs

Walter L. L. Casitta
05/01/2009, 23:17
No Visteon é bem mais simples e a folga é normal. Também da pra ouvir o eixo de deslocando no piso irregular.
A desvantagem do Visteon é que a pista interna do rolamento é o próprio eixo. Se o rolamento se fu tem que trocar o eixo.

Anthoniusnikos
06/01/2009, 00:07
Obrigado.
Por enquanto estou satisfeito. Quando for mexer no meu, se for preciso, peço socorro. :shock: :shock: :shock:
Abração
Anthon

sergiomfff
06/01/2009, 09:19
Allan, muito obrigado e a todos vocês que estão participando.
Não é tão complicado quanto eu imaginava, hoje a noite eu começo o serviço até a etapa de retirar o anel trava e amanhã eu informo se consegui cumprir a meta.
Saudações.

Edintruder
06/01/2009, 09:54
Ferramentas:

Chave 14mm estriada;
Martelo;
Talhadeira;
Alicate;
Esmerilhadeira com disco de corte ou esmeril;
Ferramenta para sacar a capa do rolamento;
Taco de madeira para apois do semi-eixo no solo;
Força;
Paciência;
Um bom vocabulário de palavrões;
Muito sabão para as mãos.

Para tirar a capa externa do rolamento de dentro da manga do eixo existe um extrator especial, mas eu fabriquei uma ferramenta para isso, porém um cano de água de1/2" com 50cm de comprimento com uma "espora" soldada em um lado e um "estribo" do outro, tu tiras facilmente usando um martelo. Essa capa fica justa, mas não fica apertada, dessa forma não é nem um pouco difícil de removê-la.

PS: Troca os retentores também!!!

sergiomfff
06/01/2009, 16:19
Valeu, Edin.
Não tinha pensado na capa do rolamento, vou lembrar do que você falou e na hora bolar alguma maneira de tirar, vai ser divertido.

sergiomfff
07/01/2009, 07:55
Retirei o semi-eixo, o duro foi tirar o anel trava, pois não tinha uma esmerilhadeira e optei por fazer o furo e cortar com a talhadeira.
Hoje vou numa prensa para retirar o rolamento e colocar o novo.
No geral este serviço é mais simples do que trocar lona de freio.
E no final pra lavar as mãos o velho preparado de fubá com sabão em pó.

sergiomfff
07/01/2009, 08:01
continuação das fotos.

Edintruder
07/01/2009, 11:45
Nunca tinha pensado em cortar esse anel dessa forma...

Allan Nielsen
07/01/2009, 12:12
Nunca tinha pensado em cortar esse anel dessa forma...

Edi, esta forma é a recomendada pelo fabricante, veja o procedimento que enviei pro Sergio na pag anterior.

abs

sergiomfff
13/05/2011, 15:38
Reativando o tópico.

Amigos a um tempo atrás criei esse tópico relatando um problema com o rolamento da roda traseira da Ranger, mas agora eu percebi que não era um problema .... o problema é agora.
Quando troquei o rolamento o camarada me vendeu um rolamento A&S espanhol dizendo que era muito bom, mais o que é bom dura pouco; passados um ano e tal o dito cujo moeu e morreu e vice e versa; até ai tudo bem, mas ao comprar outro rolamento só estava encontrando um rolamento que possui uma trava que prende o cone à capa, estranhei pois os anteriores não tinham essa trava, o cone e a trava eram soltos, pois bem montei e aconteceu que deu m.
Passou uma semana e começou a vazar óleo.
A trava soltou e ficou entre o rolamento e o retentor e "se quebrou se" destruindo o retentor.
Fiquei muito P, pois sabia que não era o certo, então procurei mais ainda por um rolamento igual ao que tirei não encontrando, inclusive na altese Ford que só vende peças originais só tinha desse rolamento com a trava e acabei comprando um Timken U 360 L / U 399 e tive a excelente idéia de montar sem a tal trava achando que era opcional, e por que não??
E novamente deu M ...
Não rodei nem 30km e já notei o óleo vazando e a noite eu tinha que ir para rio das ostra pois trabalhava no dia seguinte .. e parti com a roda meio travando quando parava aquela fumaceira na roda.
Quando desmontei, olha a M, o rolamento entrou por dentro do retentor, foi comendo.
E o pior que até na autorizada só tem desse rolamento com a tal trava e eles (vendedores) juram que é esse mesmo e os mecânicos os da super Ford disseram que não serve e um meca da ford Niterói disse que não sabe, o Marcelo (niterói) na sua santa ignorância só faltou me bater quando eu disse que esse rolamento com trava não serve.
Agora senhores eu estou com o carro desmontado a espera do rolamento correto caso algum dos amigos tenham comprado algum poste aqui onde encontrou ou a sua experiência, eu já até bati um papo com o Edintruder que me deu umas dicas mas também desconhece esse rolamento com a trava da capa, estou anexando umas fotos para vocês terem uma idéia, mas vou estar ausente no fim de semana; na segunda feira eu estarei de volta.

Desde já agradeço a participação dos amigos.

sergiomfff
13/05/2011, 16:04
291888291887291886291885291884

As fotos tem mais uma foto de como o rolamento sem a capa comeu o retentor e as outras são do lado bom, a capa no local, a capa fora e notem o cod. U 360 L, o rolamento no eixo (notem que não existe a tal trava) e a capa sobre o cone.

Abs.

sergiomfff
16/05/2011, 07:16
Encomendei na ford o tal do kit que vem o rolamento, travas, retentor e o flange pela bagatela de R$ 780 e espero que venha o rolamento correto. caso venha eu posto a foto aqui para os amigos que tiverem esse problema não cairem no mesmo erro.

Abs.

sergiomfff
24/05/2011, 12:31
Encomendei na ford o tal do kit que vem o rolamento, travas, retentor e o flange pela bagatela de R$ 780 e espero que venha o rolamento correto. caso venha eu posto a foto aqui para os amigos que tiverem esse problema não cairem no mesmo erro.

Abs.

Zebra, o kit veio com rolamento com a tal trava que descobri que se chama colar de travamento e o meca da ford falou pra montar assim mesmo ou comprar a bengala já montada.

Mas como podem falar pra montar assim mesmo se eles sabem que o semi eixo da ranger tem uma folga axial (no sentido do mesmo) e essa trava não é forte o bastante pra segurar.

Vou tentar agora as autorizadas GM pois a S10 e Blazer utilizam esse mesmo rolamento.

Sds.

Edintruder
24/05/2011, 19:28
xiii...
O meu NB ficou no serviço, então não tenho como te mandar fotos hoje...
O colar é o que mantém tudo no lugar mesmo. É algo muito simples e não tem erro. Amanhã te mando as fotos que eu tenho por e-mail!

Edintruder
26/05/2011, 20:38
Sergio, não tenho nenhuma foto que valha a pena olhar nesse teu caso, mas te sugiro fazer o download do Manual Ranger que detalha bem esse tipo de serviço. Sempre me ajudou muito. Pega no link abaixo. O arquivo Tem pouco mais de 170Mb.

4shared folder - Ranger (http://www.4shared.com/folder/apOa_pd_/Ranger.html)

ydiwonko
23/02/2016, 19:46
Desenterrando o tópico,

Galera... realizei um sonho antigo, comprei uma Ford Ranger 2008, cabine dupla 2.3 linda... porém o antigo proprietário era um cupim de ferro, logo eu estou colocando a viatura em ordem.
Como não tenho pratica com peças para pick-up, em especial a Ranger, estou enfrentando muita, mas muita dificuldade em achar peças para ela.
Um exemplo é o retentor do semi eixo traseiro que não acho em canto algum.

Alguma alma caridosa, poderia me informar onde acho esse retentor? pois não estou muito afim de ficar com um vazamento... de preferencia na zona oeste, ou região de taboão da serra, osasco e entorno.

Valeu galera.

ydiwonko
03/03/2016, 23:25
Galera, somente a título de atualização, comprei o retentor que estava procurando... paguei mais de 70,00 reais em cada retentor, para depois descobrir que o mesmo retentor pode ser localizado uma média de 30 reais.

Para quem quiser localizar, segue a referencia. SABÓ 02693 BRGE.

Valeu galera...

Francisco Casal
22/10/2017, 22:17
Senhores, meus mecânicos me dizem que esse retentor não troca sem estourar o rolamento, que o correto é comprar o kit todo, aí na internet acho apenas o retentor a venda, alguém que saiba ou que ja passou por isso, poderia me informar se da pra trocar apenas o retentor?? Tendo em vista que meu problema é apenas vazamento na roda.

RicardoFLN
23/10/2017, 12:09
Senhores, meus mecânicos me dizem que esse retentor não troca sem estourar o rolamento, que o correto é comprar o kit todo, aí na internet acho apenas o retentor a venda, alguém que saiba ou que ja passou por isso, poderia me informar se da pra trocar apenas o retentor?? Tendo em vista que meu problema é apenas vazamento na roda.

Sem estourar o rolamento? Acho que até dá pra tirar sem estourar o rolamento, mas o caso é que pra tirar o rolamento tu não te escapas de estourar o anel-trava do semi-eixo (aquele que alguns mexânicos esquentam pra colocar, ou tirar!).
Nesse tópico abaixo, na primeira página, tem o procedimento de desmontagem e montagem do manual de manutenção da Ford.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/50478-rolamento-da-roda-traseira-da-ranger.html

Abs.

bernardoscotti
13/08/2019, 08:59
Dessenterrando
O procedimento eh barbadinha de fazer pelo que eu vi
Só que eu não achei em lugar nenhum o codigo do retentor (sabo) rolamento e do anel trava (em SKF ou TIMkenou outra marca boa)
Tenho aqui anotado uns 10 codigos de cada coisa e cada um poe aplicações diferentes.
Por Exemplo o catalogo da SABO tem acho eu que uns 6 ou 7 retentor de cubo trazeiro aplicação pra NGD3.0 2007< com medidas internas e externas diferentes
A minha eh uma 2010 3.0 4x4
Alguem sabe o que eh certo de cada pois ja me disseram ate que tem duas medidas de espessura do semieixo

bernardoscotti
09/10/2019, 12:47
Dessenterrando
O procedimento eh barbadinha de fazer pelo que eu vi
Só que eu não achei em lugar nenhum o codigo do retentor (sabo) rolamento e do anel trava (em SKF ou TIMkenou outra marca boa)
Tenho aqui anotado uns 10 codigos de cada coisa e cada um poe aplicações diferentes.
Por Exemplo o catalogo da SABO tem acho eu que uns 6 ou 7 retentor de cubo trazeiro aplicação pra NGD3.0 2007< com medidas internas e externas diferentes
A minha eh uma 2010 3.0 4x4
Alguem sabe o que eh certo de cada pois ja me disseram ate que tem duas medidas de espessura do semieixo

Respondendo a mim mesmo
procedimentos para retirada

retirar roda
retirar tambor de freio
levantar o lado que esta sendo mexido mais do que o outro(assim nao precisa drenar o oleo ou limpar a lambuzera depois
remover 4 porcas que seguram o flange
puchar e dar umas batidinhas pra remover o semieixo
retirar a capa do rolamento dom um gancho, o meu eu dobrei uma cantoneira
com uma esmerilhadeira fazer dois cortes um em cada lado no anel trava, vai fundo ate quase chegar no semieixo
com uma talhadeira e uma marreta dar algumas pancadas alternando nos cortes para quebrar o anel trava
cortar o anel aranha que segura os roletes do rolamento
efetuar o mesmo procedimento de corte com a esmerilhadeira no centro do rolamento 2 corte fundos e pancadas na talhadeira

procedimentos de montagem
colocar o flange (atente para o lado porque depois que prensa o rolamento so outro novo)
colocar o retentor (cudado na limpeza do semieixo e dar uma lubrificadinha com oleo do diferencial
colocar o rolamento e utilizar uma prensa (NAO AQUEÇA O ROLAMENTO)
colocar o anel trava e utilizar uma prensa (NAO AQUEÇA A TRAVA)
montar a capa do rolamento na carcaça
colocar o semieixo com cuidado para nao machucar o retentor (atentat para limpeza da carcaça do diferencial)
apertar as porcas da flange
montar o tambor de freio
montar a roda

peças
retentor Sabo 2693 BRGE (sim ele eh mais baixo o cone que o original) o original não existe mais.
rolamento timken u497/460l
seja feliz