Ver Versão Completa : Alerte L200 Outdoor com hélice de 11 pás
Everton Júnior
04/01/2009, 22:16
Boa noite colegas,
todos nos sabemos do grande numero de quebras da helice de 11 pas da L200 Outdoor. A Mitsubishi trocou a helice de cor preta pela de cor branca, mas tomem cuidado pois a branca tambem quebra. Nesse final de semana um amigo teve o motor de sua Savana 09 ,com apenas 3000km, derretido. Passou na agua, a helice quebrou e o carro ferveu ate travar o motor.
Fica o alerta para quem tem L200 com hélice de 11 pás, seja branca ou preta. Entrem devagar em travessias de agua!!!
Um bom ano novo para todos!!!!!!
Everton,
Tenho uma dúvida que não me lembro da minha ex-L200. A hélice fica rodando direto ou ela é como o Troller que tem o acoplamento viscoso?
Everton Júnior
04/01/2009, 22:30
Everton,
Tenho uma dúvida que não me lembro da minha ex-L200. A hélice fica rodando direto ou ela é como o Troller que tem o acoplamento viscoso?
Alexandre,
a L200 vem com acoplamento viscoso, mas no caso da sua que teve o problema de super aquecimento a autorizada deve ter travado e passando a rodar direto. A sua nao teria problemas em passar em aguas porque era uma 06/07 com helice de 8 pas e as de 8 pas nao tem problemas de quebras, digo isso porque ja testei, as helices de 11 pas sairam nas 07/07 em diante.
abraço!
Te perguntei isto pois no caso do Troller, quando a ventoinha entra em ação, dá para perceber que a hélice está rodando pelo barulho que o motor faz. Por este motivo é que sempre antes de entrar em algum alagado eu consigo saber se a hélice está rodando ou não e se estiver rodando, eu espero para entrar.
Everton Júnior
04/01/2009, 22:41
Te perguntei isto pois no caso do Troller, quando a ventoinha entra em ação, dá para perceber que a hélice está rodando pelo barulho que o motor faz. Por este motivo é que sempre antes de entrar em algum alagado eu consigo saber se a hélice está rodando ou não e se estiver rodando, eu espero para entrar.
Depois que a minha quebrou tambem sempre espero ou entro devagar. Aqui ja teve alguns casos de quebra de Ranger's e Troller's que usam a mesma helice. To pensando em mandar colocar a de 8 pas, essa eu sei que nao quebra.
SAPO-BOMBA
04/01/2009, 23:51
Onde se consegue essa hélice de 11 pás, só na Mit? Ou dá pra comprar no mercado?
Abraços
Caramba,
a minha é 8 pas e estava querendo trocar p/ de 11......desisti depois de ler esse tópico....:stop:
Depois que a minha quebrou tambem sempre espero ou entro devagar. Aqui ja teve alguns casos de quebra de Ranger's e Troller's que usam a mesma helice. To pensando em mandar colocar a de 8 pas, essa eu sei que nao quebra.
Mas Everton, se vc mudar para de 8 pás, não passará a ter problemas?
A Minha é de 8, e nunca tive qualquer tipo de problema!
A Minha é de 8, e nunca tive qualquer tipo de problema!
Mas a sua é uma sport,e a dele uma nova Savana.
Pode ser que a Mit tenha feito alguma mudança e a de 8 não der certo ou não pode acontecer nada,continuar na mesma!!!
Afinal a diferença da de 8 para 11 é o silencio ou refrigera melhor?
Marcelo-HPE
05/01/2009, 18:46
O chefe da oficina da Sendai em Vitória disse pra mim que a hélice de 11 pas produz um melhor arrefecimento do radiador .
Everton Júnior
08/01/2009, 23:36
Sinceramente nao tenho medo. Aqui mesmo no forum tem relato de Outdoor GLS com 11 pas aquecendo, mas Sport GLS com 8 pas nao lembro de ter visto ocorrencias. Prefiro ter uma helice de 8 pas que nao quebra q rasga meu radiador, á ter uma de 11 pas que pode quebrar, rasgar o radiador e eu nao ver.
Olá amigos. Isto é lei da física. Quanto maior o número de pás, maior o arrasto aerodinâmico da hélice, ou seja, uma hélice de 11 pás "bombeia" mais ar para o motor do que uma de 8 pás. Más aí é que vem o problema: com 11 pás, ao entrar na água, o atrito da hélice com a água também é maior (ela freia mais) e portanto oferece maior risco de se partir do que a de 8 pás que não oferece tanta resistência à passagem da água. Ficou claro ? Espero que possa ter ajudado. Abraço a todos !
Luciano-Luís
08/06/2009, 13:11
Li que alguns proprietários pensam em trocar suas hélices 11 por 8, concluíndo que estas não quebram.
De fato é muito mais difícil de ocorrer esse problema.
Mas lembro que este componente não é eterno.
Recentemente troquei a hélice 8 pás da Pajero pois numa manutenção do radiador constatamos 3 fissuras transversáis ao aro.
Vale a pena fazer inspeções periódicas, especialmente nas viaturas com mais de 10 anos de uso. A vantegem da 8 pás é que sendo clara a fissura aparece mais facilmente.
Everton Júnior
11/10/2009, 11:56
Pessoal,
ontem a helice e o radiador da minha Savana foi embora mais uma vez! Fui atravessar uma barra na praia, nada fundo, tava passando ate buggy, e quebrou todas as pas, rasgando o radiador todo. A sorte é que percebi o barulho da quebra e logo parei o carro.
Vou exigir a coloçao da helice de 8 pas com o radiador da pajero sport! É um absurdo um carro que é preparado para enfrentar todo tipo de caminho, nao poder passar em aguas!
Fica ai, novamente, o alerta para os donos de L200 com helice de 11 pas, seja branca ou preta, elas quebram!
abraços!
Marcello Ladeira
11/10/2009, 18:58
Pessoal,
ontem a helice e o radiador da minha Savana foi embora mais uma vez! Fui atravessar uma barra na praia, nada fundo, tava passando ate buggy, e quebrou todas as pas, rasgando o radiador todo. A sorte é que percebi o barulho da quebra e logo parei o carro.
Vou exigir a coloçao da helice de 8 pas com o radiador da pajero sport! É um absurdo um carro que é preparado para enfrentar todo tipo de caminho, nao poder passar em aguas!
Fica ai, novamente, o alerta para os donos de L200 com helice de 11 pas, seja branca ou preta, elas quebram!
abraços!
Bom minha Sport HPE 04 tinha apenas 8 pás e guentava o tranco do aquecimento e também não me preocupava em passar em poças dágua.
Abs,
Pequeno jr
11/10/2009, 22:29
Teve algumas Rangers com esse problema e descobriram que era o material e não a questão de 8 ou 11 pas.
trocaram o fornecedor e resolvido.
SAPO-BOMBA
20/12/2009, 20:02
Ressurgindo o tópico das cinzas... quais os possíveis materiais utilizados na confecção de uma hélice dessas? Ou todas são plástico ou algum tipo de composto plástico?
É pq adquiri uma hélice nova de 8 pás, feita para Ranger/S-10/L200 e que é fabricada utilizando Nylon.
Se eu não estiver enganado, essa hélice nova teria uma certa vantagem em termos de resistência comparada com o plástico?
Pequeno jr
22/12/2009, 14:05
Se vc tiver sorte de achar alguma Ranger 3.0 2006 das primeiras que não tenha trocado a Helice é do material ruim.
Após 2007/8 mudou o material, fornecedor ... essas coisas
AndreLeonardo
20/02/2010, 15:39
Pessoal,
tive esse mesmo problema agora no carnaval. Estava em Barreirinhas, indo para Jericoacoara e passei por um alagado (que nem era tão fundo!!) com minha Savana 2009 e adivinhem? Lá se foi a helice. Quebraram 4 pás, e tem uma 5ª trincada. O radiador ganhou um rasgo lindo... :parede:
Em Barreirinhas mesmo fiz o reparo do radiador para poder seguir viagem, sendo que o carro foi numa ótima até Jeri, fiz alguns passeios por lá e ainda voltei pra São Luis pela BR sem maiores problemas, tirando um momento na ida onde o ponteiro subiu um pouco. Desliguei o carro, ele esfriou, completei a água e segui.
Andei com o carro nos últimos 3 dias sem problemas (ainda não troquei a hélice por falta de tempo!), e agora há pouco minha mulher liga dizendo q o carro ferveu de novo. Parou num posto e viu q o radiador tava completamente seco... to com medo de ter mais furos, o que sinceramente não acredito.
O que devo fazer? trocar pela tal hélice de 8 pás? Quanto custa, na autorizada, a tal troca? Será q tenho direito a trocar ainda na garantia?
E com o radiador, vale a pena trocar ou apenas fazer os reparos? Quanto custa um radiador novo?
Obrigado pela ajuda!!
Abraços a todos,
SAPO-BOMBA
20/02/2010, 22:24
Coloque a hélice de 8 pás em nylon, igual a que eu consegui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=204974
Custou 82 reais e "faz muito mais vento" ( vulgo CFM, pros mais técnicos! Haha ) do que a antiga de 9 pás, por causa da angulação das pás ser maior...
Agora acredito que o motivo das hélices quebrarem facilmente tem mais a ver com a embreagem viscosa estar travada, pq essa hélice de 11 pás preta/branca das L200 é a MESMÍSSIMA das Ranger 2.5/2.8/3.0!
Já peguei ambas e coloquei lado a lado pra conferir... e confesso que fiquei até surpreso. Entretanto me fez pensar: Se não quebrou com as Ranger que entraram na água, não deveria quebrar com as L200, não é verdade?
AndreLeonardo
21/02/2010, 10:07
Sapo-Bomba,
onde conseguiu a hélice? alguma loja que me recomende?
tenho procurado na internet mas sem sucesso...
um abraço!
Pequeno jr
21/02/2010, 10:42
Sapo,
As primeiras Rangers 3.0 quebravam sim e a resposta da ford foi o fornecedor da peça. trocaram e não tivemos mais relatos disso.
Da mesma forma as L-200.
Clayton-AC
28/02/2010, 11:40
Pessoal isso ja aconteceu comigo 2 vezes, e todas as vezes o radiador ganhou rasgos enormes! A primeira vez, ainda estava na garantia, e eles trocaram sem problemas, porem a segunda tive que arcar com recursos próprios, a helice custou uns 800,00 e o radiador uns 1.200,00! Resumindo o dilema, o carro continua do mesmo jeito, se passar em areas alagadas vai quebrar de novo! Sera se n teria uma forma de na hora que vc for fazer esse tipo de travessia, vc pudesse desligar a helice por alguns segundos.
Desculpe a falta de acentuaçao pois o note aqui esta louco!!! Abrass
SAPO-BOMBA
28/02/2010, 12:58
AndreLeonardo, eu comprei a minha aqui na minha cidade, custou 82 reais...
Caso queira conferir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=204974&d=1261003419
Abraços...
SAPO-BOMBA
28/02/2010, 13:02
As primeiras Rangers 3.0 quebravam sim e a resposta da ford foi o fornecedor da peça. trocaram e não tivemos mais relatos disso.
Pequeno, vc acharia engraçado se eu te mostrasse uma hélice de 11 pás da L200 Outdoor ( fui ver na concessionária ) e lá estivesse escrito MAXION? :D
Lá na oficina eu já coloquei uma hélice de Ranger 3.0 2008 ao lado de uma hélice nova de L200 Outdoor, pq vi muita semelhança e de curioso, descobri que ambas são do mesmo fabricante, mesmíssima coisa... estranho não é?
Eu ia até colocar uma dessas de 11 pás no meu carro, mas a diferença de preço era grande e a hélice de nylon me pareceu mais apropriada por causa do ângulo das pás...
Abração!
SAPO-BOMBA
28/02/2010, 13:07
a helice custou uns 800,00 e o radiador uns 1.200,00!
A HÉLICE custou R$ 800???
Tem certeza que não foi a embreagem viscosa + hélice por esse valor???
Se não foi, sinto muito te dizer que te roubaram na cara-dura!
Clayton-AC
01/03/2010, 09:37
A HÉLICE custou R$ 800???
Tem certeza que não foi a embreagem viscosa + hélice por esse valor???
Se não foi, sinto muito te dizer que te roubaram na cara-dura!
Isso mesmo Sapo, foi a hélice mais embreagem viscosa, porem falaram que eu n ia encontrar essa helice separada, e que so vendia as duas juntas!!! Os caras sao tao safados que falaram que minha embreagem estava boa, porem tinha que trocar pois so vendia as duas juntas! Ahh cambada de safado! Me roubaram na cara dura e sem mao armada! :parede:
Pequeno jr
01/03/2010, 10:21
Pequeno, vc acharia engraçado se eu te mostrasse uma hélice de 11 pás da L200 Outdoor ( fui ver na concessionária ) e lá estivesse escrito MAXION? :D
Lá na oficina eu já coloquei uma hélice de Ranger 3.0 2008 ao lado de uma hélice nova de L200 Outdoor, pq vi muita semelhança e de curioso, descobri que ambas são do mesmo fabricante, mesmíssima coisa... estranho não é?
Eu ia até colocar uma dessas de 11 pás no meu carro, mas a diferença de preço era grande e a hélice de nylon me pareceu mais apropriada por causa do ângulo das pás...
Abração!
Sapo .. se não me engano o Ewerton tinha cantado essa bola qdo a nova Savana dele quebrou essa Helice.
AS primeiras que quebraram deve ter sido do fornecedor 1 (tanto Mit qto Ford) e depois de vários problemas relatados, foram para o fornecedor 2 que até então aparenta ter acabado este probelma.
SAPO-BOMBA
01/03/2010, 12:31
Isso mesmo Sapo, foi a hélice mais embreagem viscosa, porem falaram que eu n ia encontrar essa helice separada, e que so vendia as duas juntas!!! Os caras sao tao safados que falaram que minha embreagem estava boa, porem tinha que trocar pois so vendia as duas juntas! Ahh cambada de safado! Me roubaram na cara dura e sem mao armada! :parede:
Se ambas as peças constarem como AVULSAS no catálogo da Mitsubishi, isso seria "venda casada", o que é proibido. :discordo:
Se vc trocou bem recentemente, eu no seu devolveria as peças, pedia a devolução da grana e comprava só a hélice!
A hélice se encontra sim, e MUITO facilmente! É a mesma das Ranger 3.0 inclusive, como acabei de comentar com o Pequeno Jr.! :concordo:
Clayton-AC
02/03/2010, 09:58
Infelizmente comprei ja faz um tempinho, mais valeu pela a dica, isso vai me deixar 10x mais atento com esse pessoal da Mit aqui da minha cidade!!! Valeu macho!!! :concordo:
Everton Júnior
02/03/2010, 11:57
Na mit daqui tambem so vende o conjunto helice+magnetico.
Na ultima vez que meu carro quebrou a helice, pedi para colocarem o mesmo sistema da pajero sport, a helice é de 8 pas e eu sei que nao quebra, mas foi negado, me informaram que iriam colocar uma helice de 11 pas com material e desenho diferentes e que essa nao quebraria.
Ate agora ta beleza, no carnaval passei em aguas e nao quebrou, mas antes de terminar a garantia vou testar em aguas mais fundas.
SAPO-BOMBA
02/03/2010, 22:08
O problema da hélice de 11 pás é justamente a massa de material que forma cada pá... são pás mais estreitas, e dependendo do material quebram fácil mesmo.
Por isso optei pela de 8 pás em NYLON ( que dificilmente quebra por causa da maleabilidade ), antes eu usava uma de 9 pás de MWM Sprint ( acho que é a mesma da Silverado/S-10 ) e já estava apresentando trincas na base:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=204964&d=1261003062
andrekrolow
21/08/2013, 18:15
Uma dúvida, posso por uma hélice de onze pás no lugar da de 8 sem trocar a embreagem viscosa ? o cara da peça disse que sim, mas estou desconfiado, será que existe essa pá ? olhem o anúncio Helice Radiador (11 Pás) L200 Sport / Sprinter - R$ 99,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-496367295-helice-radiador-11-pas-l200-sport-sprinter-_JM)
paullomeiira
30/05/2014, 15:49
como trocar a helice do radiador da l200 outdoor
Junior-L200Power
30/05/2014, 16:28
A minha Outdoor 2010 tem a hélice branca...
Há 2 semanas fui atravessar uma passagem alagada que pensei não ser muito funda...mas a água cobriu todo o capô e chegou a bater no parabrisa, fiquei num medo dsgramado de fundir o motor por calço hidrálico!!
Graças a Deus não aconteceu nada, nem quebrou hélice nem nada...me surpreendeu a bixinha!!
Ao amigo aí de cima, é só vc retirar os parafusos que prendem a hélice na embreagem viscosa (magneto), e colocar a nova no lugar e prender novamente!!
Abraço!!
netorodrigues22
19/04/2015, 12:06
[QUOTE=SAPO-BOMBA;1104584]AndreLeonardo, eu comprei a minha aqui na minha cidade, custou 82 reais...
Caso queira conferir:
[IMG]http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/engesa-camper-e-marrua/204974d1261003419-quais-radiadores-agua-ac-e-intercooler-usar-em-motor-mwm-sprint-2-8-a-p1000432.jpg[/Iboa tarde onde fica essa loja vende pela net?segurança de entrega