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Ver Versão Completa : Dúvida Defender 90 usada ou TR4 zera?



BBB
04/01/2009, 14:54
Boa tarde,
já venho acompanhando esse forum já faz um tempinho, e cada vez mais me apaixonando por esse mundo 4x4. Gostaria da opinião de vcs e tirar algumas dúvidas. Estava pensando em comprar uma Tr4 zero km para usar parte na cidade, parte em trilhas, dunas e praia, mas acho que não é a melhor opção, então resolvi partir para uma Defender 90 ano 2002/2003. Gostaria de saber se vale apena comprar uma Defender desse ano (mais inteira com uns 60.000 km), se dá muita manutenção, se o custo dessa manutenção é alto e se o preço do seguro é razoável. Qual das duas vcs acham que vale mais apena levado em consideração que vou usar parte na cidade e parte em trilhas.


desde já agradecendo,

um feliz 2009 para todos!!!!!!

neilsonhenriques
04/01/2009, 15:55
Bom 2009 pra você também !

Minha experiência pessoal diz que Mitsulixo, por enquanto, sob hipótese alguma. Talvez depois que os japoneses retomarem as operações no Brasil eu volte a considerar a marca uma opção de compra, porque eles sabem fazer carro bom sim. Por enquanto: acabamento porco, seguro muito caro, manutenção caríssima (provavelmente mais cara que o Defender), consumo de combustível de 8 km/l na estrada e 5 km/l (meu Freelander 2.5V6 é mais econômico), peças de reposição de péssima qualidade (pastilhas de freio, correias, etc) e o pior atributo desses carros: a desvalorização absurda. Visite o fórum de Mitsubishi e veja um tópico sobre TR4 que tem lá (o que possui mais páginas e preste bastante atenção no que os proprietários de zero km estão falando) para mais informações.

No seu lugar, nem pensaria duas vezes: Defender 90.
Tem um bom motor a diesel, é BEM mais confortável do que o TR4 (pasme), as peças de reposição são mais disponíveis e é um carro 4x4 de verdade que tem bom tamanho pra andar dentro da cidade, apropriado para o que você quer fazer. O problema maior é ACHAR um que esteja bem cuidado. Isso pode levar algum tempo e paciência.

Outra coisa crítica do TR4 é o espaço interno, na verdade a falta dele. Eu com 1,79m não me encaixo confortavelmente. Viajar com 4 pessoas era certeza de fortes dores nas pernas e nas costas de todos os passageiros. É um pauzinho-de-arara com cara de jipe.

Faça o seguinte: vá numa Mitsulixo e dirija um TR4. Experimente estar a 80 km/h e fazer uma retomada para ver o motor gritar como uma Ferrari e arrancar como um Fiat 147. Depois dê uma voltinha em algum Defender 2002/2003 e volte aqui no fórum pra contar pra gente as suas impressões. Sua dúvida acabará imediatamente ...


Abraços e boa sorte !

Neilson

_portela
05/01/2009, 09:29
dirija um TR4. Experimente estar a 80 km/h e fazer uma retomada para ver o motor gritar como uma Ferrari e arrancar como um Fiat 147. Depois dê uma voltinha em algum Defender 2002/2003 e volte aqui no fórum pra contar pra gente as suas impressões. Sua dúvida acabará imediatamente ...


Abraços e boa sorte !

Neilson

Enfim, são propostas COMPLETAMENTE diferentes. Faça o que o Neilson sugeriu. Dirija ambos que, certamente, sua dúvida acabará.

Boa sorte!

folgado
05/01/2009, 09:56
BBB, qual o preço dessa 90tinha 02/03?
Você conhece o histórico dela?
Veja, é muito difícil encontrar uma Defender em bom estado por um preço bom. As boas são caras.
Veja minha experiência aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24490&page=6 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24490&page=6)

Boa sorte na procura, e antes de comprar, poste os dados da viatura aqui, para que possamos ajudar na compra.
Um abraço.
Antonio.

rafaelfernandez
05/01/2009, 12:06
Os amigos acima ja falaram tudo. Carros COMPLETAMENTE DIFERENTES. Ande nos dois e duvido muito que escolheras a TR4 :mrgreen: O bichinho do land quando morde, nao tem mais cura!

[]´s
Rafael

P.S. Desculpe pela opiniao um tanto quanto passional. Mas depois que andares nos carros provavelmente entenderas o que falamos.

P.S.2: Paciencia na hora de escolher sua defender, pois o barato pode sair MUITO caro.

BBB
05/01/2009, 14:04
Pessoal,
muito obrigado pelas dicas, realmente acho que pelo o que vcs estão falando a Defender seria a melhor opção. Meu cálculo é o seguinte: uma TR4 zero Km completa com banco de couro, MT, estribo etc ... está na casa de R$ 66.000,00, por esse preço dá para comprar uma Defender 2002/2003. Vou mandar abaixo as duas que interessaram para opiniões dos confrades.
Perguntinhas!!!!!
As peças da defender são muito caras?
É uma viatura que bem cuidado da muito problema ?
O ar-condicionado gela bem?
Com relação aos acessórios, são muito caros? Pergunto isso porque estas duas que coloquei aqui, uma está com acessórios e outra não.
Vcs conhecem algum mecânico aqui do Rio de confiança para fazer a manutenção da viatura?
http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/land-rover-defender-2.5-90-csw-4x4-turbo-intercooler-diesel-2p-manual/5137053/detalhe.wm (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/land-rover-defender-2.5-90-csw-4x4-turbo-intercooler-diesel-2p-manual/5137053/detalhe.wm)

http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/land-rover-defender-2.5-90-csw-4x4-turbo-intercooler-diesel-2p-manual/5146086/detalhe.wm (http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/usado/land-rover-defender-2.5-90-csw-4x4-turbo-intercooler-diesel-2p-manual/5146086/detalhe.wm)

desde já agradeço a ajuda de todos.

abs,

Bruno

BBB
05/01/2009, 17:35
Informações:

segundo os vendedores nenhuma das duas foi usada em trilhas. A prata está com o histórico de manutenção carimbada no manual do proprietário e a preta não.Segundo o vendedor não foram feitas as revisões na Land Rover porque em Juiz de Fora não tem Concessionária Land Rover.

abs,
Bruno

rafaelfernandez
05/01/2009, 23:22
Amigo,

Antes de mais nada, Defender que nao fez trilha é tão comum quanto mosca branca. Sinceramente, nao acredito que um 4x4 de 6/7 anos NUNCA tenha entrado numa trilha. Basta pensar no que queres do carro. Porque alguem abriria mao do conforto de um automovel para andar num 4x4? Obviamente, para ir onde o automovel nao vai. Outra coisa, leve alguem que entenda de lands para olhar o carro com voce. Carimbos de concessionaria nao fazem uma boa manutenção. Tiro por exemplo meu carro. Nao ha concessionaria Land aqui. No entanto, faco manutenção criteriosa do meu carro, fazendo inspeções mensais e revisões a cada 5000km. Como no caso de alguma coisa dar errado, quem vai ficar no meio do caminho sou eu, tenho muito mais cuidado e criterio ao fazer os serviços que o carro necessita do que qualquer mecanico. Claro que nem todos tem a mesma paciencia/paixao pelo carro.
Enfim, leve alguem que conheca as Defenders, e tenha muita paciencia que seras recompensado com um excelente companheiro de viagens.

[]´s
Rafael

P.S. Levei mais de 6 meses procurando pela minha 110. Nao me arrependo nem um pouco de ter esperado tanto.

folgado
05/01/2009, 23:47
Amigo,

Antes de mais nada, Defender que nao fez trilha é tão comum quanto mosca branca.

A minha nunca fez :-D

heartland
06/01/2009, 00:30
Eu acho que o cara entrega logo de cara quando escreve no anúncio "Nunca fez trilha!!!"

rafaelfernandez
06/01/2009, 02:21
A minha nunca fez :-D

Quer dizer que voce nunca entrou num lamaçal pra ver o desempenho da Land? Nunca pegou uma trilha por mais leve que seja? 100% asfalto?:shock::shock::shock: Se for, pode contar com um comprador quando fores vende-la! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[]´s
Rafael

P.S. Eu nunca falei que mocas brancas nao existem. São somente muito raras!!! :twisted:

folgado
06/01/2009, 08:22
Quer dizer que voce nunca entrou num lamaçal pra ver o desempenho da Land?

Nunca.

Só andei em um caminho de terra que qualquer fusca rebaixado passa.
A reduzida só usei em uma subida aqui perto de casa.

Se quiser comprar, manda uma oferta :mrgreen:

[]s

rafaelfernandez
06/01/2009, 10:48
Nunca.

Só andei em um caminho de terra que qualquer fusca rebaixado passa.
A reduzida só usei em uma subida aqui perto de casa.

Se quiser comprar, manda uma oferta :mrgreen:

[]s

Deixa so eu terminar de pagar minha 110. Ela ainda é do Banco.:putz: Daqui a 2 anos conversamos!!! :pipoca:

[]´s
Rafael

P.S. Por falar nisso, nao vejo nenhum problema em Defenders que façam trilha. desde que bem cuidadas e com manutenção correta e criteriosa.

MR.LOMAX
06/01/2009, 15:08
Buenas BBB….

Bom, acho que vc foi bombardeado de informações, mas nunca é demais, passei por isso a alguns meses.... Vai ai um breve relato e o inicio de uma paixão!

Tudo começou em novembro de 2008 quando resolvi tirar umas férias com a patroa depois de um ano complicadíssimo. Foi ai que saímos para procurar um bom pacote para fora do pais, mas com o dólar subindo sem parar nada sairia por menos de R$20.000,00 para duas ou três semanas. Foi ai que veio a idéia de compararmos um 4x4. Para ser mas preciso uma TR4. Pois a idéia era trocarmos um dos carro por ela, pega-la e fazer uma bela viagem por esse pais.... Mas ai a idéia de uma TR acabou virando uma L200 e depois por que não uma Land???? Paixão de uma vida toda...

Cara, foi complicado comprar esse carro, ainda mais que todas as Lands no Brasil tem o mesmo histórico. Todas elas foram de um medico que a esposa usava para levar os filhos na escola e em 2005 fizeram uma viagem longa mas nunca uma trilha!!!

Mas acabei encontrando uma que foi amor a primeira vista. Land é assim, vc bate o olho e sabe que é ela. Claro que tem que ter o histórico.

Veja se tem os carimbos das revisões, ou talvez o histórico de alguma oficina especializada. No meu caso todas haviam sido feitas no “Specialist”. Foi ligar para o Luis e ele me passou todo o histórico do carro.

Só uma dica que tem que se colocar na balança.... Se vc quer uma 90 ou uma 110. No meu caso estou apaixonado pela minha 90, mas considero no futuro pegar uma 110 devido ao conforto. Se vc quer usar para viajar com um acompanhante (esposa, namorada, amigo, amiga) é tranquilo, mas se colocar mais uma pessoa a coisa complica bem.

Quanto a manutenção, o conceito de uma Land é bem parecido com o da aviação. Se faz manutenção preventiva, ou seja de 10 em 10 mil Km vc encosta e troca o que é recomendado. Claro que a corretiva existem, mas isso é normal de qualquer carro com 5 anos ou mais.

Bom, é isso ai e boa sorte. Espero que entre para a família em breve.

BBB
06/01/2009, 17:35
Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas.

Mr. Lomax sua história é bem parecida com a minha, comecei entrando no forum para buscar informações da Tracker depois percebi que seria uma péssima opção tendo em vista que ela saiu de linha agora em novembro, depois passei para TR4, mais depois de ficar olhando os vídeos da galera achei que teria pena de colocar uma TR4 nessa situação e parti logo para uma Defender. Acho que a manutenção desse carro não deve ser muito diferente do meu, tenho uma Mercedes C 280 / 1997 com 42.000 km muito nova e só faço revisão em mecânico especializado. A minha preocupação é com relação a defeito, o meu carro a manutenção é cara mais não dá defeito pois também faço a manutenção preventiva.
Percebi após depoimentos que comprar uma Defender vai ser uma tarefa difícil!!!!!!

alguém conhece algum desses carros que coloquei no tópico anterior??

O vendendor da Defender prata tb me contou uma historia bonita, falou que o carro era do Serginho Groisman do programa Altas Horas e só andava 500 metros de estrada de terra para entrar no sítio dele. Pode até ser verdade mais tem realmente que apurar o estado do carro.

Agora, será que uma pessoa que compra uma Defender para andar na cidade equipa ela com esnórquel e outros acessórios para trilhas???

Bom gente estou vendendo a minha mercedes acho que nesse final de semana, assim que vender vou atrás da 90ventinha!!!!

Será que algum de vcs caso faça uma trilha aqui pelo o Estado do Rio poderia me levar de carona ????

Desculpe a minha falta de informação mais Zequinha seria a mesma coisa que o carona??

abs,

Bruno

cesark
08/01/2009, 15:25
Caro BBB,

Essa chuva de respostas condenando a TR4 e "endeusando" as Lands são reflexo do entusiasmo dos proprietários. É capaz de você achar até alguns que recomende a compra de um Lada Niva ou Jeep Willys se fizer a mesma consulta nos respectivos foruns.
Como já tive ambos e agora tenho uma TR4, posso te afirmar que as propostas são mesmo diferentes, mas não concordo de forma alguma com tantas críticas.
Vejam os fatos: Comprei a minha em 2007 (ela é ano 2005) com 26000 km e hoje está com 62000 km. Paguei pela mesma R$ 52.000 e hoje vale FIPE 47000.
Sobre o consumo, a minha faz em média 8,5 km/l na cidade e entr 9 e 10 km/l na estrada. Note: a minha é automática. Nem se você quiser terá uma Def 90 automática.
Faço as revisões de 10 em 10 mil km e algumas peças são realmente um roubo, como o filtro de ar que custa R$ 129,00 e só se acha na concessionária. Já outras peças tem preços módicos.
Eu acredito que com o dinheiro que você esta disposto a gastar a TR$ não é um péssimo negócio como os amigos Landeiros falam.
Pense bem, um carro 0 Km é sempre um carro novo, um carro de 6 anos não te dará o prazer de um carro 0 Km e terá sempre custos maiores, pois quebrará mais e as peças continuam custando a mesma coisa de um 0Km (não falando de gambiarras e adaptações).
Faça um teste drive e tire suas próprias conclusões.

César Kolbe

Noventinha 00
08/01/2009, 17:25
O que é indiscutível é que:
1. São propostas completamente diferentes.
2. Aqui vc vai encontrar só entusiasmados pelas Defender.
3. A Defender é apaixonante, ou seja, apesar de suas características (que alguns chamam de defeitos, como os pedais deslocados), quando vc gosta, não quer saber de outra coisa, é irracional.
4.Carro Zero Km é muito tentador, apesar de eu nunca ter comprado um, por opção e já vi muitos carros zero dando muita dor de cabeça.
5. O melhor é fazer um test drive.

Eu tenho a minha 90tinha e sou que nem o Folgado. Até hoje só fiz passeio na terra e reduzida uma vez ou outra. Agora, quando comprei, o dono anterior me disse que fez trilhas, sim, mas como o carro tava inteiro, valeu a compra.
Abço.

Sergio Andrade
08/01/2009, 17:55
Eu acho que o cara entrega logo de cara quando escreve no anúncio "Nunca fez trilha!!!"

Porque alguém compraria uma 90tinha, colocaria o snorquel e o escape alto, e não faria trilha?

BBB
08/01/2009, 18:21
Pessoal andei na Defender achei bem diferente e ao mesmo tempo muito prazeroso. Acho que é uma questão de costume. Agora fiquei assustado com o seguro. Seguro novo R$ 11.000,00 o mais barato vcs aqui fazem seguro ???

Lothar
08/01/2009, 22:20
Pessoal andei na Defender achei bem diferente e ao mesmo tempo muito prazeroso. Acho que é uma questão de costume. Agora fiquei assustado com o seguro. Seguro novo R$ 11.000,00 o mais barato vcs aqui fazem seguro ???

Você não cotou o seguro da fábrica do defender? Este valor é absurdo. O meu, uma 110 2003, valor de 80.000,00 deu, se não me engano, 3.800., embora tenha bonus máximo, não acredito que o valor seja maior, no teto, de 6.000,00 (carro zero valendo 150.000,00).

Dez por cento do veículo é seguro de moto.

neilsonhenriques
09/01/2009, 00:53
cesark,

Na verdade eu não estava endeusando a Land. Eu nunca na minha vida teria coragem de comprar um Defender. Até acho o carro bonito (apesar de ser tosco) e acredito que deva ser excelente pra off-road, mas, o nível de conforto não me agrada e disso eu não abro mão. Mas compará-lo ao TR4, aí não dá. Defender é um mito real. Um carro que anda em guerras do lado de tanques merece admiração. :pipoca:

Não me desfiz do meu pauzinho-de-arara por conta da desvalorização, mas, porque tive que retornar na InterSan (Rio de Janeiro) 9 vezes com os mesmos problemas (correia gritando de manhã ao ligar o carro, troca de pastilhas de freio de 5000 em 5000 km, estalos absurdos na suspensão traseira quando eu subia a rampa do estacionamento). Gastei cerca de R$ 6.000 e não tive os problemas resolvidos. Liguei pra Mitsulixo uma meia dúzia de vezes e eles literalmente SE CAGARAM pra mim (desculpem o termo chulo).
Comprei a minha 2005 por R$ 60.000 e vendi em 2006 por R$ 43.000 com todos os acessórios originais, enfim, até na hora de vender eu passei raiva.

Resultado, desisti e aprendi: Mitsulixo, NUNCA MAIS.

Fui muito feliz na troca por um Freelander em que pago R$ 600,00 a mais de seguro, tenho um carro com o mesmo consumo do antigo TR4 só que com um motor V6, e o conforto foi como sair de um Fusca e entrar numa limusine (8 alto-falantes, teto-solar, espaço de sobra, comando de som no volante, piloto-automático, tração 4x4 inteligente, HDC e etc). Enfim, como dizem por aqui, fui mordido pelo tal bicho Land Rover.

Como não uso o carro para trilhas, até ter comprado um Freelander, eu nunca tinha pensado em Land porque achava muito caro. Ledo engano. A revisão de 40k na Land (as revisões são feitas de 20k em 20k) custou o mesmo preço da de 20k da TR4. :shock:

No meio do ano trocarei meu carro e é claro, será um Discovery 3 HSE.
Nem sequer passa pela minha cabeça um Pajero Full, porque a Mitsubishi não me quer como cliente e já deixou isso bem claro.

Se você está satisfeito com o seu carro, excelente ! Minha intenção não é esculhambar os proprietários do TR4 e me desculpe se fui rude, mas, me sinto na obrigação de contar a minha história a quem cogita comprá-lo. Meu problema é com o descaso da Mitsulixo.

Talvez se o Bruno comprar um, ele será como você, feliz proprietário. Ou talvez possa ser como eu.

:concordo:

1 Abraço,

Neilson

Padeiro
09/01/2009, 00:54
Cara, estava na mesma dúvida ano passado e acabei com a tr4 por diversas razões principalmente custos (seguro,possível manutenção, etc) e segurança do abs e air bag. Andei numa 110 antes e achei muito bom também. Portanto faça sua escolha, com seus prós e contras em ambos os casos e relaxe. Vc só vai saber qual seria melhor opção se pudesse experimentar as duas ou depois q já tiver passado por ela.
O q importa é a lama no final das contas... no final de semana pra ser mais exato! Abç

Padeiro
09/01/2009, 01:05
Assino embaixo do Nelson, a Mit não faz questão de te-lo como cliente mesmo com carros começando em preços acima dos 60 mil. Também aprendi minha lição na Raion. Até gosto do carro mas as empresas (concessionária e fabricante) não precisam de seus clientes. Abç

neilsonhenriques
09/01/2009, 01:33
Padeiro,

Também acho os carros MUITO caros. A manutenção, pelo menos pra mim, é cara também e pela experiência triste que tive, as peças são vagabundas. De seguro, eu pagava R$ 4500,00 (moro no Tijuquistão) com classe de bonus 3, ou seja, era caro. Não adiantou o carro ser novo porque o atendimento da Mit (pelo menos da InterSan - São Cristóvão) é de lascar o cano. Beira o ridículo de tão sureal que foi. Entendo que carros sejam montados por pessoas, que podem cometer erros. Ok. Sem problemas. Mas daí até a fábrica não querer resolvê-los, é outra coisa.

Meu Freelander apresentou problemas numa bomba da direção hidráulica. Cara, fui tão bem tratado na Land Rover (Land Rio de Botafogo) que pegou o meu carro em Volta Redonda, colocou no guincho, substituiu a peça prontamente por uma nova, botou de volta no guincho e me devolveu sem o menor transtorno, que hoje não penso em comprar outra marca. Entendi que a Land Rover "gosta de mim" e quer que eu continue comprando seus carros...

:concordo:

Neilson

rafaelfernandez
09/01/2009, 09:21
Somente uma reflexão:Mitos nao se formam da noite pro dia e mitos que não são reais nao se sustentam por tanto tempo.

[]´s

BBB
09/01/2009, 15:46
Pessoal após andar nas duas e colocar no papel o custo benefício das duas resolvi optar pela TR4, pois além de ser um carro zero sem problemas de manutenção, seguro mais barato, o carro é mais confortável para o tipo de uso que eu vou dar. Mais ainda não desistir de ter uma Defender acho que daqui a algum tempo terei uma como segundo carro.


abraço a todos,

mais uma vez muito obrigado pelas orientações,

Bruno

Noventinha 00
09/01/2009, 15:58
Ok. Tenho certeza que tomou a decisão que lhe trouxe maior satisfação. Só tem um detalhe: Se vc comprar uma Defender daqui há algum tempo, ele deixará de ser o seu segundo carro em pouco tempo para ser o seu primeiro e único carro!!! :concordo:

BBB
09/01/2009, 16:15
Ok. Tenho certeza que tomou a decisão que lhe trouxe maior satisfação. Só tem um detalhe: Se vc comprar uma Defender daqui há algum tempo, ele deixará de ser o seu segundo carro em pouco tempo para ser o seu primeiro e único carro!!! :concordo:



Caramba assim vai ficar difícil escolher rsrsrsrs

Pois na verdade gosto das duas!!!!!!

offroad
09/01/2009, 16:22
defender :concordo:

FABIO SAMPAIO
20/01/2009, 20:37
BBB e demais.

Eu tenho Land Rover e ando cogitando trocar o carro por problemas na coluna (lombar). Este fim de semana andei pensando no TR4... Mas não da´ . Ter uma Land e´ algo indefinivel . (Ter uma Bandeirantes tb foi muito bom !).

A minha e´ano 2000 e comprei usada em fins de 2001. 7 anos depois o preço de mercado do jipe continua o mesmo... Já rodei uns 100 mil Km com ela. Nestes 7 anos já fiz viagens longas (Argentina, Nordeste mais de 1 vez, ...), e poucas trilhas mais pesadas aqui em volta do Rio. A 90tinha nunca me deixou na mão.

Aqui no Rio faço manutençao com o Sr. Aita em Del Castilho (2270-3252),pertinho da Linha Amarela. Estou com ele desde que tinha Bandeirantes nos anos 90 . Super confiavel, preços honestos e sabe fazer adaptações para peças originais da Land que tem preços impossíveis.

Agora, Land e´ isso : E´ jipe. Portanto faz ruido na cabine interna, o ar nao e´ uma maravilha e o carro é duro. Tem como melhorar algumas dessas características. Aqui no fórum esta´ cheio de sugestões....

Se vc acha que algum jipe mencionado nao fez ou fez trilha, faça uma inspeção detalhada por baixo do carro para ver se encontra acumulo de barro/lama seca. A lavagem geral tem que ser muito perfeita para não deixar marcas !

Vale também sempre lembrar que Jipe é jipe, foi feito pra´andar na lama, off-road. Ele nao desmonta por conta disso. O que vale é saber qual o cuidado que o dono(a) teve com a manutenção do bichinho.

Se continuar na dúvida, ligue pro Sr Aita , se apresente e pergunte se ele se incomoda que vc leve o carro la´ para ele (ou o Filho Ricardo) dar um parecer.

Boa sorte e quando tiver com o jipe entre em contato para marcarmos uns passeios !

sergiolapc
10/06/2009, 15:50
Boa tarde,

Sou novo no fórum, mas a alguns anos envolvido no fora de estrada (seja carro ou moto).
Tenho uma TR4 que comprei zero e estou a procura de uma Def90. Indiscutívelmente cada carro tem o seu uso, e posso te falar que a TR4 está me servindo muito bem - é um excelente carro. Tive o problema do estalo na suspensão e da correia, e isso foi resolvido em 2 dias e sem NENHUMA dor de cabeça. Nunca mais apareceu.
O carro hoje tem 35.000km e está como novo.
Estou atrás de uma noventinha para fazer coisas que minha TR4 não faz, e pelo próprio conceito do carro, mas não vou vendê-la. Vou manter como 2o carro, pois viajo muito e não posso abrir mão de abs e airbag (e quem já sofreu acidente sabe a falta que isso pode fazer).
Cuidado com opiniões do tipo "é lixo e ponto".
Já andei muito de Def na vida, algumas expedições mais longas e muitas viagens mais curtas. Conforto melhor que da TR4? De jeito nenhum. Anda mais? Menos ainda.
Se compararmos a TR4 com a Freelander, lógico que pro uso das duas a Freelander leva vantagem. E também não esperaria nada menos que isso de um carro que custa o dobro.

Resumo da minha opinião: amo as Defenders, mas pra mim tem que ser o segundo carro (e se deus quiser, vai ser em breve). Vai comprar só 1, para usar entre asfalto e fora de estrada: vai de TR4.

Ah, e passei na Mitsubishi para avaliar a minha 2008 e me pagavam R$57k. Ou seja, nada de anormal.

Abraços e boa sorte,

Sergio.

sergiolapc
10/06/2009, 15:51
Agora que vi a data das outras postagens.
E ai, comprou o carro?
Espero que tenha feito bom negócio, tanto em uma quanto em outra.
Abs,
Sergio.