PDA

Ver Versão Completa : Exeperiências com a Ranger na areia



TylerNTL
03/01/2009, 19:57
Gostaria de trocar idéias e experiências sobre como seria a melhor forma de andar com a Ranger em dunas.

Segue minha receita:
Diminuir um pouco a pressão dos pneus para +- 20 lbs (deixo para usar menos nas situações mais cabulosas). A marcha que acho mais adequada é a 4ª reduzida.

Tenho a impressão que a 4ª reduzida teria o mesmo desempenho da 2ª normal, como benefíco de exigir menos da embreagem nas saídas (por estar com a viatura reduzida).

Alguém confirma essa equivalência entre a 4ª reduzida com a 2ª normal?

Edintruder
03/01/2009, 20:43
Se usas pneus 33" nem sempre necessita reduzir a pressão dos pneus, porém se utilizas pneus menores, podes usar cerca de 13lbs sem problemas.

De maneira geral, reduz sempre.

JEFFCATUNDA
04/01/2009, 01:34
Gostaria de trocar idéias e experiências sobre como seria a melhor forma de andar com a Ranger em dunas.

Segue minha receita:
Diminuir um pouco a pressão dos pneus para +- 20 lbs (deixo para usar menos nas situações mais cabulosas). A marcha que acho mais adequada é a 4ª reduzida.

Tenho a impressão que a 4ª reduzida teria o mesmo desempenho da 2ª normal, como benefíco de exigir menos da embreagem nas saídas (por estar com a viatura reduzida).

Alguém confirma essa equivalência entre a 4ª reduzida com a 2ª normal?
è isso mesmo...para dunas pressão no máximo a 15 libras...e ideal em 10 libras...
Cuidado com as curvas e evite acelerações abruptas com adireção virada...pois pode destalonar.

Com pneus baixos....abaixo de 12 libras, dá para andar de 4x4 hi na maioria do tempo....quando reduzi, reduza para a terceira...ficando facil passe para quarta e quinta.......dificultou ...taca uma segunda............

Sai de reduzida de terceira....

JEFFCATUNDA
04/01/2009, 01:36
è isso mesmo...para dunas pressão no máximo a 15 libras...e ideal em 10 libras...
Cuidado com as curvas e evite acelerações abruptas com adireção virada...pois pode destalonar.

Com pneus baixos....abaixo de 12 libras, dá para andar de 4x4 hi na maioria do tempo....quando reduzi, reduza para a terceira...ficando facil passe para quarta e quinta.......dificultou ...taca uma segunda............

Sai de reduzida de terceira....
Sim, acho que a terceira é mais equivalente a uma segunda longa....mas ninguem sai de segunda, então sai de segunda que é uma segunda curta, ou primeira longa...heheheh

Giovanni Dmitri
07/01/2009, 19:23
Boa tarde THELMO. Pelo visto, assim como eu, você adquiriu sua Ranger recentemente. Comprei, há cerca de dois meses, uma Ranger 3.0 2007. Já andei com ela uns 200km por praias e dunas, sendo, em sua grande maioria, numa recente viagem ao Ceará.
Não tenho muita experiência no assunto, mas poderia lhe dizer o seguinte:
Utilizei 21lbs nos quatro pneus para andar na areia. Isto foi suficiente, pois em momento algum atolei ou precisei esvasiar mais os pneus.
Dica, vá ao alecrim (percebi que você também é de Natal) e compre um calibrador (R$20,00), um compressor (R$50,00) e uma cinta (180,00 ou corda boa (R$50,00), este dois últimos para qualquer eventualidade.
Dirigindo na areia, utilizei em geral a tração 4X4 normal (HI), tendo utilizado a reduzida (low) apenas em trechos mais difíceis. Nos trecho em que usei a reduzida, em geral, eu iniciava o movimento em 3ª (a qual tem giro do motor APARENTEMENTE equivalente a primeira normal), e ficava trafegando na 4ª (a qual tem giro do motor APARENTEMENTE equivalente a segunda normal) em velocidade de cerca de 40-50 km/h.
Na referida viagem ao Ceará, visitei Jericoacoara, onde subi a enorme DUNA DO FUNIL (veja fotos na net), utilizando a 4ª reduzida e vencendo o trecho com facilidade (diferentemente de uma SW4 e uma S10 que sofreram para subir o morro, só conseguindo após algumas tentativas).
Se quizer uma demonstração do que a Ranger é capaz em dunas, vá à Ford Salinas e peça para fazer um test drive com Aluízio. É excelente.
Espero que eu tenha ajudado.
Abraço,

Giovanni
Natal/RN.