Ver Versão Completa : TTS no BR800
Olá, uma pequena apresentação: Acompanho a uns 2 anos o 4X4 mas nunca postei. Sempre tive veículos "especiais", quase sempre com adaptações e usados no dia a dia, prefiro os on/off-road, mas sou eclético: Já tive de Landau a Bandeirante, além de buggys, Jeeps, Gurgel e motos das mais malucas.
Estou postando hoje aqui porque o pessoal do 4X4 também faz grandes adaptações e com muito conhecimento técnico. Desta vez pretendo fazer algo bem diferente.
Tenho um BR800, adorei o carrinho: Ótimo na areia e na terra, bom na cidade, ruim na estrada. O motorzinho boxer de 800 CC de 2 cilindros à agua, montado na dianteira com um câmbio de Maverick (alguns usam o do Chevette 4M) cardã e tração traseira tem pouca potência, então botei um VW 1600 que também não gostei por ser gastão e barulhento na dianteira. A distribuição de peso é ruim, com todo o peso na dianteira e como o carro muito curto e muito leve, com feixes de molas faz traseira pular e perder tração. Mesmo assim o carrinho é ótimo, versátil e ligeiro. O pessoal tem adaptado CHT, mas isso não resolve o problema de distribuição de peso.
Contei essa histórinha para não acharem que estou louco no que pretendo fazer, e por isso peço ajuda:
A solução seria colocar um AP na dianteira e passar o cambio para a traseira distribuindo melhor o peso e possibilitando uma suspensão independente. Para ligar motor e cambio pretendo fazer um sistema como o TTS do Carajás que nada mais é um prolongamento do eixo piloto dentro de um tubo e preso por rolamentos e buchas de tecnil imitando um cardã, talvez até usando algumas peças do Carajás, como a capa de embreagem. Só que o Carajás usa cambio de Kombi 4M e pretendo usar de Santana 5M.
Não parece ser complicado. Montaria o motor na dianteira e o cambio na traseira com coxins e daí faria as medições para o cardã e o tubo. Como o BR800 é muito curto o "cardã" seria pequeno, minimizando alguns efeitos indesejáveis que aparecem no Carajás, como a inércia do cardã sobre a embreagem.
O que me dizem, será que é viável?
Luciano SHAKALL
03/01/2009, 01:45
" ... Tenho um BR800 ... motorzinho boxer de 800 CC de 2 cilindros à agua ... A distribuição de peso é ruim, com todo o peso na dianteira e como o carro muito curto e muito leve ... A solução seria colocar um AP na dianteira e passar o cambio para a traseira distribuindo melhor o peso ... pretendo fazer um sistema como o TTS do Carajás .. será que é viável?"Fulano" (Você não postou seu nome :mrgreen: ), Seja bem vindo ao 4x4 Brasil :concordo: !
Cara, sinto não poder ajudar, mas ACHO que talvez o Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133) possa :pensativo: . . .
A "praia" dele é mais ELETRÔNICA, é verdade; mas ele saca muito de mecânica também,
além de ser um verdadeiro "Prof. Pardal" para inventar coisas :palmas: , e é amante dos Gurgéis :wink: . . .
Tenta uma "MP" com ele, ou faz contato através do site dele (http://www.sukys.com.br (http://www.sukys.com.br/)),
mas :stop: , caso o contato seja pelo site, não esqueça de postar o andamento do projeto por aqui :concordo:
VALEU ! ! !
[]'s
Louco!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Rapaz, nunca tive a chance de analisar um br800 de perto pra ver se tem como fazer o seu plano, mas pelas fotos que tenho no pc de reformas, acho que é possível... o mais difícil vai ser arrumar espaço na traseira pra pegar o cambio e talvez tenha que mexer no capô para acomodar o motor ap... vai ficar algo bem insano
Obrigado pela dica. Também sou meio "Pardal" nem vou falar as coisas que já fiz ou vão me expulsar do fórum por insanidade. Porém a grande maioria funcionou muito bem, com muita melhora ao veículo original. Penso em cada detalhe de cada peça como um Autocad mental, antes de fazer.
Já fiz medições e espaço pro câmbio tem, e a bitola é parecida com o Chevette. Já levo em consideração mexer na fibra.
Minha dúvida maior é quando ao funcionamento do TTS, pois nunca tive.
Luciano SHAKALL
03/01/2009, 16:39
" ... espaço pro câmbio tem, e a bitola é parecida com o Chevette ... Minha dúvida maior é quando ao funcionamento do TTS ... Em relação ao funcionamento do TTS, tem algo aqui: http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/mecanicapopular/2/ :concordo: .
Acho que você "já deve ter andado por aí", mas também tem alguma coisa nos links a seguir:
- http://br.geocities.com/carajazeiros/Teste4r.htm ;
- http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/autoesporte/281/ ;
- http://www.gurgel800.com.br/publicacoes/4x4pickup/31/ ;
VALEU ! ! !
[]'s
Atendendo ao seu email respondo por aqui, assim outros poderão opinar.
TTS do Carajás que nada mais é um prolongamento do eixo piloto dentro de um tubo.
Antes de mais nada, nem tudo é o que aparenta ser, e o nome do sistema não foi empregado à toa.
TTS, ou torque tube system, é o nome que se dá ao sistema onde o eixo entre o motor e o câmbio tem a função de aumentar o momento de torque. É o mesmo princípio que atua no volante do motor, mas devido ao menor diâmetro a inércia é menor e, consequentemente, também é menor o tempo de regeneração. Coisa do tipo já foi utilizada em diversos carros (Nash, Corvette, Porsche, dos que me lembro de momento) e este sistema quando não bem projetado pode apresentar várias desvantagens, como vibração excessiva, ruído, desgaste excessivo dos anéis de sincronismo do câmbio, e até a necessidade de um certo aumento no tempo entre a troca de marchas.
O TTS foi utilizado no Carajás por causa da relação entre torque do motor versus RPM versus peso do veículo e não, como muitos acreditam ser, por causa da distribuição de peso, embora isso tenha lá suas vantagens.
É possível fazer coisa do tipo em praticamente qualquer carro, inclusive no BR. Agora, entre a possibilidade e a realização (bem feita) vai um longo caminho, e que depende em muito da possibilidade de cada um, em tempo, recurso, conhecimento e grana.
Você não detalhou o emprego que pretende dar ao carro, mas seja lá qual for particularmente manteria a grande vantagem de todo carro pequeno, que é o baixo peso. Deixaria o Enertron no lugar, equipado com turbo ou blower, ou então faria uma mudança radical, com o emprego de motor de moto, à exemplo do que é feito na fórmula Stock Jr (motor Yamaha 4 cil. 130HP)
Em tempo, no caso de comprimir o motor faria uso do Enertron do Supermini, que embora parecido apresenta desempenho (e durabilidade) bem distinta do utilizado no BR. Aliás, faria uso do Supermini e não do BR, mesmo porque, entre eles, a unica coisa em comum é a marca.
Assim como o TTS, nem tudo é o que aparenta ser. :-)
.:
JEFFCATUNDA
04/01/2009, 17:10
Muito interessante esta discussão...subscrevo-me para acompanha-la.
Obrigado, Sukys.
Já tinha imaginado que, se causa inércia na embreagem, também causa um "efeito volante" no motor, o que para o BR é desnecessário pelo baixo peso do veículo. Quanto à inércia da embreagem não me preocupo pois, acostumado a "câmbios secos" e veículos pesados, passo as marchas no tempo certo sempre.
Vai ser usado no litoral como veículo do dia a dia a trabalho e lazer na cidade, em viagens longas e curtas e eventualmente no fora de estrada leve, geralmente na areia. Terá características ON/OFF road, com suspensões um pouco mais altas e os pneus já instalados 175/80-14 AllWeather, seguindo a linha "CrossOver". Adequado a região onde vivo e não por esporte.
Ou seja, tem que ser polivalente: Rápido na estrada, ligeiro na cidade e possibilitar eventuais incursões fora da estrada. Econômico, de fácil manutenção e resistente à maresia. Sem ser o melhor em nenhum desses ítens. E o BR800 já chegou muito perto com o VW1600, só falta motor melhor e supensão traseira.
Descarto o uso do Enertron, mesmo o moderno de 36cv que veio em meu carro, pela dificuldade e alto custo de manutenção em uso diário e pouca potênca na estrada e descarto o uso do turbo ou motor de moto pelo mesmo motivo, cujos custos se aproximariam ou superariam o que descreví aqui. Minha opção é por um motor de fácil manutenção e maior capacidade cúbica, por oferecer potência com durabilidade, por isso ja coloquei um VW 1600, que não agradou pelo consumo e barulho excessivos versus a potência que disponibiliza, de positivo no VW só a facilidade de adaptação no BR800 dada a similaridade com o Enertron e o peso pouca coisa maior. Economia de combustível é importante por cobrir longas distâncias e o Enertron gasta muito quando acima de 70 KM/H além de ser muito perigoso e cansativo em estradas pela baixíssima velocidade final e retomada. Também não consegue tirar o carro de um areião, como faz muito bem o atual VW1600. O Enertron só é muito bom devagar e na cidade.
A opção pelo TTS seria por 3 motivos, na ordem:
1º- Possibilitar suspensão independente. (no caso de não instala-lo a 2ª opção seria o eixo rígido completo com molas helicoidais do Chevette), no uso instenso as suspensões traseiras com feixes cansam muito e são muito instáveis.
2º- Distribuição de peso, que é crítica no BR800, agravada com o uso de um motor muito maior.
3º- Possibilidade de uso do AP, dada a transferência de peso do câmbio para a traseira, por ser um motor que corresponde às características de baixa manutenção, economia com boa potência que espero.
No caso da inviabilidade desse projeto TTS as opções seriam um CHT/cambio Chevette 5M com adaptações na capa seca ou, preferencialmente, cambio/motor Chevette 1.7 este levando em consideração mudanças na fibra e reforço no chassi. Ambos com todo eixo e suspensão traseiros de Chevette.
Levei em consideração que, para modificar a capaseca para CHT ou a fibra e chassi para Chevette e todo o eixo traseiro, justificaria construir um TTS, configuração também usada na Ferrari Fiorano, só pra lembrar mais um. Quanto à vibração eu copiaria os rolamentos com buchas de tecnil do Carajás e o ruido... Creio que seria muito menor que o VW boxer na dianteira (!).
Para mim o mais fácil seria colocar todo o trem Motor/cambio/suspensão tras. do Chevette, que gosto muito, mas o motor é muito pesado e a traseira continuaria sem tração, nada que um pé direito bem controlado não dê jeito.
O que me aconselha agora?
cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2009, 23:43
fazer a adaptação do tts no br800 vai ser trabalhoso, mas eu acredito que vá melhorar a dirigibilidade e o conforto... mas eu faria com o câmbio da kombi e talvez com overdrive... tem uma oficina em são paulo, não lembro agora o endereço, que adapta overdrive no câmbio dos vw com motor boxer...
Elias RS
06/01/2009, 16:36
Olá Pessoal!!!!
Br 800 essa sua idéia é bem interessante...Eu acho que dá certo com o câmbio do Santana sim mas vai dar bastante trabalho e necessitar de muito conhecimento...
Vou acompanhar sua empreitada, continua postando o andamento desse seu projeto...
Abssss
Elias
Aproveita e coloca um Seletraction na máquina!
Outro dia passei por um Br-800 penando pra manter 80km/h e pensei "aquele carro deve ser realmente leve, como ele se sairia com um ap?". Acho que você vai ser capaz de solucionar a questão..rs...
Por sinal, quanto pesa um Br-800, alguém sabe?
Abraços
dudas_308w
06/01/2009, 17:44
Vou dar a minha contribuição, mais xarope de todas...rs.rs..rs...:D
Por que vc não poe um cambio automatico? Se achar um cambio automatico de Santana, 3m, resolve de uma tacada só todos os problemas, a saber:
- a seleção é por cabo, entao nada de problema de inventar tranbulador...
- a saida do cambio do Santana já tem diff para AP, so falta encaixar os semi-eixos...
- problema de sincronismo acaba, pois o cambio é com cintas e planetarias...
- problema de embragem acaba, pois é conversor de torque
- o conversor pode ficar na frente, a caixa seca desmonta do cambio e vem a frente, restando a vc fazer duas chapas furadas para tapar a parte de tras da caixa seca e parte da frente do cambio. Chapas com desenho igual.... ae prolonga só um eixo, o piloto do cambio, que entra no conversor de torque
pensa ae se nao fica da hora?
BR - AP cambio 3m auto?
:dance:
Se mantiver as rodinhas pequeninas do BR, teu carro vai ser o Rei da Arrancada....
Fui num "Pardal" amigo meu e conversamos.
Pegamos umas peças, cambio, torre, etc e fomos colocando no chão e imaginando a coisa foram surgindo idéias, como utilizar o subchassi de Passat pra segurar o câmbio e a suspensão, como o BR800 tem chassi próprio de aço fica mais fácil. Chegamos a conclusão que é trabalhoso, mas o resultado será ótimo.
O Seletraction está no cardápio, talvez eletrohidráulico, com discos. Já fiz algo semelhante em um buggy.
O BR 800 pesa 650KG, como um buggy.
Essa idéia do automático é ótima, gosto muito de automáticos, vou pesquisar se dá. Se o trabalho for pelo menos o mesmo e parecer ficar confiável. A dúvida fica se a inércia do cardã interfere na mudança do automático. As rodas e pneus já são 175/80-14 e vou subir um pouco suspensão deixando ON/OFF road. Mas com o VW 1600 do Gol álcool, uma relação parecida com o do 1300 e 650 KG ele já arranca bastante e tem muita força no areião.
Obrigado pela força pessoal, vamos fazer e ver no que dá. Vou postando aqui os resultados.
Cara, a idéia é interessante, o auto ficaria lá atraz...
A idéia funciona, do motor separado do cambio.
O caminhão FNM usava esse sistema, ou seja, motor//cambio//diferencial. Eram coisas distintas!!!!
Só faça um bom mancal para apoio do eixo piloto...
Leonardo L.
07/06/2010, 14:46
Chegando um pouco tarde no tópico, vou deixar meus "dois centavos".
BR800,
O Enertron não é um motor com alto custo de manutenção, muito pelo contrário: as peças específicas são poucas, e a maioria das que sofrem desgaste são peças em comum com outros motores - em especial o VW boxer.
A sugestão do Sukys seria a minha sugestão também: manter o Enertron e retrabalhá-lo para melhorar o desempenho.
Outra opção seria o VW 1600, mas acredito que só seria uma boa alternativa se você "recriasse" no motor as melhorias que foram feitas no desenvolvimento do Enertron. Mas isso daria um certo trabalho e levaria bastante tempo - e até onde sei, não existe nenhuma "receita de bolo" pronta para isso.
M. Puoci,
Não posso falar pelo BR-800, mas posso garantir que um Supermini não teria dificuldade nenhuma de manter 80km/h, nem mesmo numa subida.
Aliás, viajo normalmente com meu Supermini alternando entre 90-110km/h, mantendo 100-105km/h constantes em boa parte do trajeto. E não vejo o carro sendo mais gastador que na cidade por causa disto, muito pelo contrário.
Abraços,
Leonardo