PDA

Ver Versão Completa : Cruzeta X Bieleta - Cherokee Sport

FBatista
02/01/2009, 22:06
E aí Galera,

Beleza ?

Desculpem a minha ignorancia, mas sou recente no forum e adquiri a minha XJ a pouco tempo.:concordo:

Estava dando uma geral no freio, troquei as sapatas trazeiras e as pastilhas dianteiras e observei que a "cruzeta" da roda dianteira "esquerda" esta com uma das pontas danificadas, eu consigo retirar facilmente a peça para levar a um torneiro ou fazer uma adaptação nesta peça ? existe alguma peça similar ?
Qual a diferença entre cruzeta e bieleta ? pois não sei se esta peça que estou falando, que seria em outro carro a homocinética, se é cruzeta ou bieleta.:pensativo:

Desde já agradeço a força !

Morubixaba
02/01/2009, 23:14
Amigo...

A cruzeta vai no final dos semi-eixos ou nas pontas dos eixos cardãs

SE FOR CRUZETA......

Vai por mim... Fiz um estudo detalhado sobre a cruzeta da Cherokee. Muita gente diz pra usar a 5.153X da F1000 4x4... Não aconselho. Ela é menor. Em pouco tempo estará com folga. A 5.153X pode ser usada como cruzeta do cardã dianteiro, a que vai junto a luva do diferencial.

Use a 5.297X que tem a medida exata da cruzeta original da XJ. A dureza do material também.

Eu achei essa cruzeta 297 da marca "Stahl", nacional. Peça pelo número CZ-180 que é a referência para a similar Spicer 5.297X, usada nos EUA na Cherokee.

abraço

FBatista
03/01/2009, 16:45
Amigo,

Valeu pelo toque vou procurar pelo código 5.297X, assim que conseguir dou um retorno aqui no forum, ...
mas ainda ficou pra mim a dúvida ...

Quando leio aqui no forum, qual peça que é bieleta :pensativo:?

A peça na cherokee que fica na ponta do semi eixo do lado da roda é "cruzeta do semi eixo" ?

Para sacar este semi eixo tem alguma trava interna no diferencial? sai fácil ?

No aguardo e
Mais uma vez VALEU !!!:concordo:

Morubixaba
03/01/2009, 21:15
Amigo,

A bieleta vai conectar a barra estabilizadora ao tubo do diferencial. Uma de cada lado.

É uma barrinha reta e que fica "em pé", com buchas em cima e embaixo, deve ter uns 20, 25 cm no máximo. Ela se encontra próximo à mola.

A peça que segura a cruzeta é a luva, que será ligada ao semi-eixo do diferencial.

Quem faz as vezes de cruzeta em outros carro é a homocinética, que também pode ser adaptada na Cheroke...

FUI

FBatista
04/01/2009, 11:36
Brow,

Valeu pelos toques:concordo:, navegando no forum li sobre as cruzetas do semi eixo que podem ser usadas a da F-1000 4x4 e que as buchas da bieleta podem ser usadas a do corcel 02, aí que fiquei na dúvida quem era quem, agora me situei ,...:parede:

Vou amanhã ver em uma auto peças a cruzeta 5.297X, e tentar trocar,
Na autorizada, e não sou louco de comprar lá pelo preço,...rsrsrs, comentaram que a cruzeta e o semi eixo vende junto...

Deve existir uma trava entre a cruzeta e o semi eixo, esta trava será que é externa nas pontas da cruzeta, ou é uma trava interna, pergunto pois apenas vi o problema mas ainda não desmontei, vou tentar retirar em casa, caso não consiga vou ter que levar a vtr numa oficina de confiança.

Um forte abraço !

Morubixaba
04/01/2009, 17:49
FBatista,

Nunca troquei a cruzeta. Não saberia te falar como é o procedimento. Pelo que eu sei não existem travas... É só tirar os parafusos do cubo e puxar com cuidado pra não estragar o retentor, ok?

Quando for comprar a cruzeta, lembre-se de dizer que quer a 5.297X (se for cruzeta da Stahl, peça pela CZ 180)... e diga que é pra semi-eixo da F1000 4x4. Os caras não entendem tão bem assim.

Se te derem uma 153 X (que também usam no semi-eixo) vai te dar problema.

abraço

Gadelha
13/01/2009, 20:57
Brow,

Deve existir uma trava entre a cruzeta e o semi eixo, esta trava será que é externa nas pontas da cruzeta, ou é uma trava interna, pergunto pois apenas vi o problema mas ainda não desmontei, vou tentar retirar em casa, caso não consiga vou ter que levar a vtr numa oficina de confiança.

Existem uns anéis internos (travas) nessa cruzeta.
Se o seu diferencial for o comum, Dana 30, é exatamente assim:

http://www.myjeepxj.com/index.php?page=u-joint-replacement (http://www.myjeepxj.com/index.php?page=u-joint-replacement)

T+;-)

FBatista
13/01/2009, 22:36
Grande,

Valeu o toque, desmontei o semi eixo neste domingo, levei a um cara que só mexe com cruzetas, o mesmo desmontou, travas internas, tipo uma meia lua, mediu a cruzeta e compramos uma com as mesmas medias, a cruzeta custou R$70,00.

Montei na segunda e a vtr voltou a rodar, agora sem folga e sem barulho.

[]'s

Gadelha
13/01/2009, 23:50
Grande,

Valeu o toque, desmontei o semi eixo neste domingo, levei a um cara que só mexe com cruzetas, o mesmo desmontou, travas internas, tipo uma meia lua, mediu a cruzeta e compramos uma com as mesmas medias, a cruzeta custou R$70,00.

Montei na segunda e a vtr voltou a rodar, agora sem folga e sem barulho.

[]'s

Beleza! É sempre bom quando alguém retorna com a conclusão. :concordo:

Lembra que marca era essa cruzeta? Tem a caixinha ainda?

T+;-)

BRUNO CARRIJO
13/11/2009, 12:08
SENHORES. . . UMA INFORMAÇÃO IMPORTANTE, PARA CHEROKEE XJ

A RESPEITO DAS CRUZETAS DO SEMI-EIXO DIANTEIRO.

É SABIDO QUE A CRUZETA DA F1000 4X4 É A MESMA, COM REF. 5-297-X SPICER OU CZ-180 STAHL.

PREÇO. ORIGINAL NA CONCESSIONÁRIA NEM TIVE CORAGEM DE PERGUNTAR. A SPICER 5-297-X DA F1000 4X4 QUE É IDENTICA A DA XJ, QUASE CAI DE COSTAS..... R$ 250,00 CADA NA BOM PREÇO DE GOIÂNIA E R$ 207,00 CADA NA JAICAR DE GOIÂNIA, TAMBÉM. EM RELAÇÃO A MARCA STHAL EU NÃO CONHEÇO.

FUNÇANDO NA NET ACHEI O CATÁLOGO DA SKF EMPRESA DE ALTA QUALIDADE.

ACHEI O SEGUINTE:

VKUA 4558- A ==> C.B.T., Ford – (REFERÊNCIA STAHL CZ-180) E (REFERÊNCIA SPICER 5-297X )

ENTÃO LIGUEI NA BOM PREÇO NOVAMENTE COM A REFERÊNCIA SKF 4558-A , E PERGUNTEI O PREÇO........ PARA MINHA SURPRESA R$ 50,00 CADA.

ESTOU RINDO ATOA..............:-D :-D :-D

http://www.skfcommunity.com.br/catalogoautomotivo/pdf/cruzetas.pdf (http://www.skfcommunity.com.br/catalogoautomotivo/pdf/cruzetas.pdf)

AlicerioJunior
30/01/2013, 01:49
Pessoal,
Beleza a cruzeta da F1000 REF. 5-297-X SPICER OU CZ-180 STAHL.
E a BIELETA?? e a BUCHA DA BARRA ESTABILIZADORA DIANTEIRA? Da F1000 tambem?