PDA

Ver Versão Completa : conversão de diesel para gnv

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 21:24
andei pesquisando sobre conversões de motores a diesel para gás natural... embora eu prefira o biodiesel, considero uma boa alternativa esse tipo de conversão por causa da maior durabilidade dos motores a diesel com relação aos movidos a álcool ou gasolina mais freqüentemente convertidos... há a possibilidade de usar misturas de diesel com gás ou cada um desses combustíveis puros... eu vejo como uma boa alternativa para se usar em áreas rurais, usando gás proveniente de biodigestores daria até para ganhar dinheiro com créditos de carbono...:dance:
segue uma propaganda que mostra os principais componentes de um kit americano e links de índia e paquistão...

http://www.omnitekcorp.com/images/CIMS%20Fflyer%20frt.jpg

http://newlinksngv.com/ (http://newlinksngv.com/)
http://apexengineering.com.pk/project.htm (http://apexengineering.com.pk/project.htm)

Anthoniusnikos
02/01/2009, 21:49
Excelente ! Mais uma boa opção, mas ao preço atual do GNV e a falta de perspectivas futuras, é para se pensar muito a perda de espaço na caçamba com um torpedo + os R$ 5.000 ou R$ 6.000 do kit (R$ 4.300,00+impotação). Até na do biodiesel os americanos já embarcaram de cabeça, com a soja transgênica que pode ter um rendimento de mais de 40% que a convencional. Não vai ser fácil.
Falando em Índia e Paquistão, que tal uma conversão de diesel a energia nuclear ?
Abs
Antho

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 22:04
Excelente ! Mais uma boa opção, mas ao preço atual do GNV e a falta de perspectivas futuras, é para se pensar muito a perda de espaço na caçamba com um torpedo + os R$ 5.000 ou R$ 6.000 do kit (R$ 4.300,00+impotação). Até na do biodiesel os americanos já embarcaram de cabeça, com a soja transgênica que pode ter um rendimento de mais de 40% que a convencional. Não vai ser fácil.
Falando em Índia e Paquistão, que tal uma conversão de diesel a energia nuclear ?
Abs
Antho

eu só faria esse tipo de adaptação no dia que eu realizasse o meu sonho de ter uma fazenda, com criação de suínos... poderia usar o gás e a banha como combustível, teria uma boa economia...:concordo: sobre os americanos e o biodiesel, sem comentários... enquanto as fábricas alemãs estão oferecendo modelos a diesel, as big three ficam perigosamente acomodadas...

a propósito: outro site paquistanês http://www.aslambr.com/index0.php

e quanto a índia, paquistão e energia nuclear, melhor deixar quieto antes que resolvam fazer merda pq em briga de pitbulls e potências nucleares é melhor manter distância...

Walter L. L. Casitta
02/01/2009, 22:13
eu só faria esse tipo de adaptação no dia que eu realizasse o meu sonho de ter uma fazenda, com criação de suínos... poderia usar o gás e a banha como combustível, teria uma boa economia...

Fala sério meu. Gosta de mexer com bosta?:-D:-D:-D

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 22:47
Fala sério meu. Gosta de mexer com bosta?:-D:-D:-D

não, odeio ford...:odedo: brincadeiras à parte, não veria tanto problema em fazer isso se fosse por uma boa cau$a...:pensativo:

Anthoniusnikos
02/01/2009, 23:03
Para não mexer diretamente com merda, sugiro que pense em engarrafar os PUM ou BUFAS das vacas no pasto. Tem aí muito gás metano sendo desperdiçado. Poderia até substituir os PUM bolivianos. Só tem que desenvolver a técnologia da captação do gás na fonte. Para tirar leite das tetas é mais fácil, e parece que as vacas até gostam muito. Agora ter um equipamento no rabo não sei não.
Abs
Antho

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 23:07
Para não mexer diretamente com merda, sugiro que pense em engarrafar os PUM ou BUFAS das vacas no pasto. Tem aí muito gás metano sendo desperdiçado. Poderia até substituir os PUM bolivianos. Só tem que desenvolver a técnologia da captação do gás na fonte. Para tirar leite das tetas é mais fácil, e parece que as vacas até gostam muito. Agora ter um equipamento no rabo não sei não.
Abs
Antho

ia ser hilário ver as vacas usando fralda...:mrgreen:

Anthoniusnikos
02/01/2009, 23:33
Fralda não...! Tubo no rabo mesmo ! Também se poderia fazer uma grande campânula no pasto para a captação dos gases. Para a preservação da espécie, a medida que iam soltando os PUMs, estes seriam recolhidos e comprimidos para uso. Ainda não tentei, mas pode-se fazer um teste piloto na própria cabine da viatura.
Abs
Antho

lucasam
03/01/2009, 10:49
Eu tenho granjas de suinos e biodigestores.
Optei por usar um motor gasolina associado ao biogás. Conheco algumas pessoas que trabalham com diesel.
Ambos funcionam relativamente bem.
A conversão do diesel-gas é feita na minha região somente com um redutor de pressão.

Para veiculos convencionais a bosch ja desenvolveu um sistema de ignição eletronica flex (diesel-gnv)
http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=4103

Anthoniusnikos
03/01/2009, 11:34
Grande Lucasam. Quando se trata de Bosch, geralmente é coisa boa.
Quanto custa essa adaptação ?
Qual o preço do GNV aí na sua região ?
Abração
Antho

lucasam
03/01/2009, 14:31
Na minha região não possui GNV

Eu utilizo o gás metano (CH4) que é o mesmo gas do GNV extraido a partir da fermentacao anaeróbica de estrume de porco. Basicamente merda de porco decomposta.

Não consegui postar uma foto, mas basicamente o sistema tem um biodigestor (gera e armazena o gas) filtros e um compressor.

eu levo esse gas comprimido em tubulação de pvc até o motor de opala que toca a bomba.

Eu gastei uns 1500 reais no filtro e paguei 700 pelo rodogas e a mao de obra do cara que veio instalar.
Eu ja vi esse sistema em motores a diesel.

No Diesel o sistema é extremamente simples, e muito parecido com as adaptações a gasolina.
Eles fazem uma peça (em geral no torno) para colocar uma entrada de gas no coletor de ar dos motores a diesel.
Regulam a bomba injetora para funcionar com muito pouco óleo e ajustam a vazão do gás para enriquecer a mistura e "acelerar" o motor até o ponto desejado.
Como os motores são estacionários basta um registro para controlar a vazão do gás, sem mais componentes eletro-mecanicos.

Nas conversões que eu vi o motor sempre trabalha com um residuo de diesel (que explode primeiro e faz a faisca para a combustão do gás).

lucasam
03/01/2009, 14:43
http://lh3.ggpht.com/_Bff_r6ac7e4/SV-VVDVPJfI/AAAAAAAABBE/X7Yt2YmiVLQ/s720/DSC03121.JPG

cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 18:22
Eu tenho granjas de suinos e biodigestores.
Optei por usar um motor gasolina associado ao biogás. Conheco algumas pessoas que trabalham com diesel.
Ambos funcionam relativamente bem.
A conversão do diesel-gas é feita na minha região somente com um redutor de pressão.

Para veiculos convencionais a bosch ja desenvolveu um sistema de ignição eletronica flex (diesel-gnv)
http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=4103 (http://www.bosch.com.br/Imprensa/Releases/Detalhes.aspx?idRelease=4103)

pois é, lucas... mas nesse caso da adaptação diesel-gnv feita na tua região ainda se misturam esses combustíveis pq o gnv precisa da faísca para a ignição, a ser promovida pelo diesel... se fosse diesel/gás aí precisaria de um sistema de ignição e injeção como num motor que opera no ciclo otto para poder usar só o gnv... se usar biodiesel, que pode ser feito até com banha de porco solubilizada em álcool, aí fica bom...:concordo:

cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 19:22
lucas, tu negocia os créditos de carbono?

GRACIELA SOUSA FERNANDES
03/01/2009, 19:44
Gente, eu estou achando este papo de conversao do diesel para o gas muito legal do ponto de vista ecologico mas a questao é que, com toda a tecnologia desenvolvida para os kits de conversao da gasolina para o GNV (kit de geraçao 5 etc..) o sistema deixa muito a desejar.
Nomeu caso estou em breve abandonando o GNV e retornando para o bom e velho diesel.

cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 20:05
esses piaggio ape chegam a fazer 35km/l com diesel, não passando dos 60km/h... eu ja pensei em tentar importar um (produzido na índia) para rodar com óleo de mamona, e o motor lombardini é produzido sob licença pela agrale, então reposição de peças não seria um problema tão sério... se tivesse acesso a biogás talvez fizesse a conversão... para o trânsito de porto alegre estaria suficiente...

cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 20:24
Gente, eu estou achando este papo de conversao do diesel para o gas muito legal do ponto de vista ecologico mas a questao é que, com toda a tecnologia desenvolvida para os kits de conversao da gasolina para o GNV (kit de geraçao 5 etc..) o sistema deixa muito a desejar.
Nomeu caso estou em breve abandonando o GNV e retornando para o bom e velho diesel.

o gás trabalha melhor com taxas de compressão mais altas e turbo, ítem praticamente obrigatório em motores a diesel modernos... talvez por isso em motores a diesel o desempenho fique mais próximo do original... a propósito: ja existem projetos de motores flex a diesel e hidrogênio...
http://www.galpinautosports.com/

Anthoniusnikos
03/01/2009, 22:55
Pessoal, pode ter certeza que a merda das pessoas, que muitos nem se preocupam para onde vai, e muitas vezes até consomem por tabela (falta de higiene, etc.), ainda que lentamente devido a ignorância e o preconceito, já pode ser aproveitada (lodo de esgoto das cidades) nas Estações de Tratamento, após seca e desinfectada como adubo na agricultura. Lembra que os fertilizantes só este ano tiveram um aumento de 50%. Os interessados poem consultar as Resoluções do CONAMA sobre o lodo de esgoto. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:!!!
LUCASAM, gostei da iniciativa. Após a fermentação e utilização do gás, não esqueça de aplicar o resíduo sólido em algo útil.
Na natureza tudo se transforma e pode ser reaproveitado, o que não é inteligente é jogar o "lixo" no terreno do vizinho.
Abração
Antho

GRACIELA SOUSA FERNANDES
03/01/2009, 23:19
o gás trabalha melhor com taxas de compressão mais altas e turbo, ítem praticamente obrigatório em motores a diesel modernos... talvez por isso em motores a diesel o desempenho fique mais próximo do original... a propósito: ja existem projetos de motores flex a diesel e hidrogênio...
http://www.galpinautosports.com/ (http://www.galpinautosports.com/)
Concordo com voce, mas em quanto tempo teremos preços competitivos e tecnologia confiável?...
Até hoje nao conseguimos nacionalizar alguns componentes do kit GNV tradicional, dependemos de alguns itens lá de fora, já que os nacionais ainda nao sao bons.

Anthoniusnikos
03/01/2009, 23:24
Graciela. Seja Bem-Vinda ao Fórum. Não são bons porque não existem medidas governamentais efetivas para a nacionalização (proteção dos empreendedore brasileiros) de muitos produtos, e os fertilizantes são um exemplo. Vamos ver se vai haver nacionalização mesmo.
Aliás, o que é comum é a constante é a desnacionalização das empresas de brasileiros, inclusive de tecnologia, que muitas vezes são compradas, ou absorvidas, por estrangeiras, só para fecharem as suas portas (para não haver competição).
Antho

Kim
03/01/2009, 23:35
Pessoal, pode ter certeza que a merda das pessoas, que muitos nem se preocupam para onde vai, e muitas vezes até consomem por tabela (falta de higiene, etc.), ainda que lentamente devido a ignorância e o preconceito, já pode ser aproveitada (lodo de esgoto das cidades) nas Estações de Tratamento, após seca e desinfectada como adubo na agricultura. Lembra que os fertilizantes só este ano tiveram um aumento de 50%. Os interessados poem consultar as Resoluções do CONAMA sobre o lodo de esgoto. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:!!!
LUCASAM, gostei da iniciativa. Após a fermentação e utilização do gás, não esqueça de aplicar o resíduo sólido em algo útil.
Na natureza tudo se transforma e pode ser reaproveitado, o que não é inteligente é jogar o "lixo" no terreno do vizinho.
Abração
Antho

Galera!

Aqui na minha cidade a SANEPAR (saneamentos do paraná) oferece gratuitamente a "lodo", já pronto para fertilização.

Está sendo muito usado para plantios de mandioca, sendo aqui, o polo no Brasil na produção desta raiz.

Os resultados estão sendo significativos.

Anthoniusnikos
03/01/2009, 23:42
Abração Kim, sinceramente gostaria de estar morando, hoje, no Paraná. Está de dar inveja ao resto do país. O desenvolvimento de toda essa tecnologia, tive a oportunidade de acompanhar na CETESB-SP na década de 70.
Fala pro Dú que estou mandando uma abração. Espero que ele ja tenha equacionado a CT na CJotinha.
Abs
Anthon

lucasam
04/01/2009, 00:56
Acho que a pesquisa de combustiveis são um cenário classico onde é necessário alguma forma de subsidio.

O pro-alcool subsidiou o alcool por muitos anos, o fim do subsidio quase acabou com o combustivel e hoje é uma matriz energetica perfeitamente viavel, eficiente e barata.

Acredito que a mistura diesel - GNV, assim como o biodiesel ainda são tecnologias em desenvolvimento, e somente são economicamente viaveis em casos particulares.

No meu caso eu utilizo o gas dos biodigestores para bombear o próprio degeto atraves de uma rede de distribuição para pastos.
Só se tornou viavel porque a tecnologia é estacionária, os biodigestores foram construídos pela Sadia em uma possivel parceria de trocas de creditos de carbono.
Se fosse retirar os biodigestores do meu bolso o projeto não seria viável.

Também, no meu cenário, não foi viavel a produção de energia pois a tecnologia para acelerar e desacelerar o motor em função das variações de tensão ainda não apresentam uma relação custo-durabilidade-beneficio aceitáveis para a demanda de energia que eu tenho na fazenda.

lucasam
04/01/2009, 01:01
lucas, tu negocia os créditos de carbono?
Agora sobre creditos de carbono eu acho o projeto uma ótima idéia de implementação horrível.
O projeto de biodigestores da fazenda foi pago pela Sadia com a expectativa de comercializar créditos de carbono.

Infelizmente a burocracia envolvida tanto por parte da ONU quanto do governo brasileiro que tem que homologar o projeto é bizarro.
A Sadia em parceria com a Price Watherhouse Coopers está tentando aprovar esse projeto a 3 anos e ainda não conseguiram.
Infelizmente tudo no mundo gira em torno de dinheiro, vou te dar um exemplo dos absurdos.
1 - A ONU exige que o gás produzido pelo biodigestor seja queimado entre 500 e 800 graus em queimadores homologados pela ONU.
Em principio parece justo, visto que a ONU irá pagar pelo gás queimado.
Agora tudo o que é homologado para esse projeto tem um custo absurdo.
Os queimadores custam horrores.
Um gerador de energia de 90KVa preparado para biogás homologado custa no brasil R$ 150 000,00.
O mesmo gerador construido pela Universidade Federal de Uberlandia custa aproximadamente 10 000,00. A diferença é que o gerador da UFU não tem carimbo da ONU, portanto eu não posso utiliza-lo na propriedade.

No meu caso o gás que eu consumo na irrigação passa por fora do relogio da ONU e, se a ONU pagasse pelo meu gas, não pagaria pelo gas que eu consumo na irrigação.
Energeticamente falando consumir o gás na irrigação é o dobro melhor, porque alem de realizar a queima prevista do gás eu ainda não consumo petróleo para tocar os motores.
Mas a ONU prefere não me remunerar por ele ou me obrigar a comprar um produto de R$150.000,00 que é basicamente um motor AP2000 de Santana um kit gás comum e um gerador padrão de mercado.
Esse me parece o caso "Na corrida do ouro ganha dinheiro quem vende as picarretas".

Anthoniusnikos
04/01/2009, 01:45
Enquanto a Sadia aplica(va) nos subprime exige dos seus fornecedores que acumulem créditos de carbono? É isso? Bom a opção deve ser sua, mas aí não pode reclamar. É dessa maneira que o capital estrangeiro engessa as empresas e empresários nacionais. Porém quem aceita, é porque tem vantegens. Certo ?
Anthon

lucasam
04/01/2009, 15:29
O ponto é que o capital extrangeiro não vem. No meu contrato com a Sadia o risco é dela. Se o capital extrangeiro nunca vier eu não tomo preju, se vier é lucro.
Somente gostaria que, para um mundo melhor, as coisas funcionassem. Em 3 anos uma empresa do tamanho da Sadia em parceria com uma consultoria do calibre da Price não conseguem homologar um projeto na ONU.
A outra empresa que faz isso na minha região chamada Agcert demorou 5 anos para homologar e quebrou no meio do caminho. É o tipo de idéia legal, que se faz um barulho danado no mundo inteiro, mas a execução é péssima.
Mas é isso ai. Se quiser mais alguma informação fiquem a vontade para manda MP, isso é bem offtopic. hehehe

Anthoniusnikos
04/01/2009, 20:35
Lucas, já tentou financiamento independente do patrão através do BNDES ?

Acabei de assistir na TV Educativa do Paraná, uma entrevista com alguns químicos (mestrandos e doutorandos) no laboratório de química da UFPR, sobre as técnicas que estão desenvolvendo para a obteção de GNV e eletricidade, a partir de células de decomposição de material orgânico (cocô de porco, esgôto sanitário, etc) por bactérias em processos aeróbicos e anaeróbicos.
Se quiser um contato: Silvio Raschiski (mestrando em química)
Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2009, 22:59
em quanto tempo teremos preços competitivos e tecnologia confiável?

não faço idéia mas até lá ja pretendo estar morando no exterior...

cRiPpLe_rOoStEr
04/01/2009, 23:04
lucas, a onu é ridícula... querendo promover a simples queima do gás, sem poder aproveitá-lo como fonte de energia, está incentivando o desperdício... parece até que tem interesse em agradar os sheiks do petróleo, mantendo um mercado para eles...

Anthoniusnikos
05/01/2009, 09:48
Ô Cripta, deixa o Lucas responder primeiro. Senão o assunto vira um BLOGÃO sem PÉ e CABEÇA. Aí sim, vai virar uma MERDA total! Acho que você não quer isso ?

"Lucas, já tentou financiamento independente do patrão através do BNDES ?

Acabei de assistir na TV Educativa do Paraná, uma entrevista com alguns químicos (mestrandos e doutorandos) no laboratório de química da UFPR, sobre as técnicas que estão desenvolvendo para a obteção de GNV e eletricidade, a partir de células de decomposição de material orgânico (cocô de porco, esgôto sanitário, etc) por bactérias em processos aeróbicos e anaeróbicos.
Se quiser um contato: Silvio Raschiski (mestrando em química).
Não pense que nem uns cusões (cú e cabeça de burro), que ao invés de lutar aquí, vai dar o rabo em qualquer país do exterior.
Abs
Anthon"

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2009, 13:42
Não pense que nem uns cusões (cú e cabeça de burro), que ao invés de lutar aquí, vai dar o rabo em qualquer país do exterior.
Abs
Anthon"

tem quem prefira ficar no brasil e dar para o primeiro argentino que abanar com dólar...:odedo: mas enquanto não acabarem a obrigatoriedade do serviço militar e as badernas promovidas por grupos que se dizem defensores da justiça social eu não vejo motivo para querer permanecer no brasil...

Raposo
05/01/2009, 14:58
Do jeito que estão falando palavrões aqui neste tópico, matéria prima para fertilizante não vai faltar.
Parabéns.

Anthoniusnikos
05/01/2009, 20:28
Desrespeito nacional escrever Brasil iniciando com letra minúscula. Só quando estiver referindo-se a pau... (Ui, Ui, Ui !!!), seja ele qual for.
Argentino com dolar... Ui, Ui, Ui minha gente! Isso foi há tanto tempo que, principalmente, eles nem lembram mais. E os pesos estão tão escassos quanto os argentinos por aquí.
Agora, realmente, merda é o que nunca vai faltar, pois é fabricada diariamente.
O que estávamos tentando discutir, era dar uma finalidade adequada para ela. Não a simplória de jogar no terreno do vizinho.
Por favor não confundir: FINALIDADE ÚTIL PARA A MERDA COM SIMPLESMENTE FALAR MERDA O TEMPO TODO ! :pipoca:

Vá estudar moleque ! Senão vai ficar burro quando crescer. (dizeres de mamãe)

Sugestão: Vamos voltar para a finalidade do tópico, que é mecânica, adaptações, etc. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2009, 22:30
voltando à finalidade original do tópico: uma empresa de alvorada, uma cidade entre porto alegre e viamão, andou testando uns ônibus com o sistema bosch dg flex...

Anthoniusnikos
05/01/2009, 23:15
É isso aí Cripta. Aquí no Fórum existe pouca coisa sobre a opção do GNV substituindo o diesel. Também é fácil de entender que os preços não são para entusiasmar. Haja visto o que já foi postados anteriormente pelos colegas. A própria briga de foice da gasolina com o álcool é muito difícil, as pessoas esqucem até que o poder calorífico do álcool é 30% menor que o da gasolina, daí que deveria ser 30% mais barato para compensar. No início era assim, depois os usineiros colcaram no esquecimento, os governos concordaram, e o povão vem sendo enganado. Com o biodiesel está acontecendo a mesma coisa. Quem sabe se já não estão batizando o nosso diesel com óleo vegetal puro?
Já discutimos muito a opção do óleo vegetal puro em substituição do diesel. Essa é uma opção, tão boa quando a do gás metano (GNV), para o produtor, mas para nós na ponta do consumo, não dá. Qual o preço de um litros de óleo de soja, milho, algodão, girassol, etc.? Qual seria o preço de um metro cúbico de gás produzido pela fermentação de dejetos? Para o fazendeiro, que não vai para o ICMS 18% (12% agora no PR) beleza, mas para nós que vamos pagar em cascata não vale a pena.
Agora, toda a tecnologia que podemos desenvolver ou termos a disposição deve ser bem-vinda. Quando de propagava aos quatro cantos que o petróleo já estava com os dias contados, descobre-se o pré-sal, e aí a quarta frota encosta nas nossas barbas... Nesse momento é que a gente vai ver quem é brasileiro para defender o que é nosso.
Abração
Anthon

Walter L. L. Casitta
05/01/2009, 23:24
É isso aí Cripta. Aquí no Fórum existe pouca coisa sobre a opção do GNV substituindo o diesel. Também é fácil de entender que os preços não são para entusiasmar. Haja visto o que já foi postados anteriormente pelos colegas. A própria briga de foice da gasolina com o álcool é muito difícil.
Já discutimos muito a opção do óleo vegetal puro em substituição do diesel. Essa é uma opção, tão boa quando a do gás metano (GNV), para o produtor, mas para nós na ponta do consumo, não dá. Qual o preço de um litros de óleo de soja, milho, algodão, girassol, etc.? Qual seria o preço de um metro cúbico de gás produzido pela fermentação de dejetos? Para o fazendeiro, que não vai para o ICMS 18% (12% agora no PR) beleza, mas para nós que vamos pagar em cascata não vale a pena.
Abração
Anthon

ICMS de 12% é? O nosso aqui e de 25%. Choque de gestão como diz o nosso governador doidim pra se presidente...

cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2009, 23:24
se a petrobras aceitou passivamente o abuso do governo boliviano, deveria procurar alternativas benéficas ao consumidor brasileiro em âmbito local...

Anthoniusnikos
05/01/2009, 23:41
O que você acha que o Requejão quer ?
Pelo menos ele está governando o PR com descência.
Aquí em SC os cara de mula não tem competência nem para fazer alguma coisa para prevenir as vítimas das enchentes.
Falta conhecimento, vontade, ou seja... Vergonha na cara de mulas ! Parece que estão sempre com a cara cheia.
Misturamos tudo com o assunto que vinha sendo debtido. Será que sentiram a diferença ?
Vamos falar de mecânica e adaptações que é mais produtivo e interessante.
Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 05:08
motores a diesel convertidos para rodar com a mistura de diesel e gnv não dão aquele problema no câmbio automático que atingiu algumas explorers...

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 06:11
e tem essa a biodiesel e hidrogênio: http://galpinautosports.com/gallery_top.php?car=biohydro (http://galpinautosports.com/gallery_top.php?car=biohydro) a propósito: será que o hidrogênio funciona em motores diesel sem necessidade de velas de ignição?

Anthoniusnikos
17/01/2009, 19:17
Gás hidrogênio = V >>>>>>>>>>>> e $$$ >>>>>>>>>>>>>>. Talvez em 2.035 !?

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 22:41
eu não aposto que o hidrogênio se torne a principal matriz energética mundial antes de 2050... em aplicações veiculares ainda é um problema o armazenamento...

Lucas Nassif
20/01/2009, 19:33
Galera, alguém saberia me explicar detalhadamente (ou entao me enviar algum arquivo que explique) o funcionamento de um motor a diesel e a gás??

Valeu!

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 19:38
nassif, procura no site da bosch...

Lucas Nassif
20/01/2009, 19:47
Valeeu!!! :D

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 20:02
Galera, alguém saberia me explicar detalhadamente (ou entao me enviar algum arquivo que explique) o funcionamento de um motor a diesel e a gás??

Valeu!

http://en.wikipedia.org/wiki/Otto_cycle (http://en.wikipedia.org/wiki/Otto_cycle)

http://en.wikipedia.org/wiki/Two-stroke_cycle (http://en.wikipedia.org/wiki/Two-stroke_cycle)

http://auto.howstuffworks.com/diesel.htm (http://auto.howstuffworks.com/diesel.htm)

http://www.dieselongas.com/technical.htm

mas olha isso tb: http://www.cng.com.sg/Diesel%20conversion%20vs%20Petrol%20Conversion.pdf (http://www.cng.com.sg/Diesel%20conversion%20vs%20Petrol%20Conversion.pdf )

http://www.alibaba.com/product/taishunpan-11488002-0/productdetail.html (http://www.alibaba.com/product/taishunpan-11488002-0/productdetail.html)

http://www.aslambr.com/products.php (http://www.aslambr.com/products.php)

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 20:18
na china a alguns anos atrás tinha uns ônibus movidos a gás que usavam sacos plásticos como reservatório de combustível...

Anthoniusnikos
20/01/2009, 23:25
E aí Cripta ! Aquí é comekkuase, e também tomabuffa. :oops::oops::oops:
Já comprou uma 4x4 ? Ou só vai comprar quando tivermos disponível o B100 ? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 23:40
E aí Cripta ! Aquí é comekkuase, e também tomabuffa. :oops::oops::oops:
Já comprou uma 4x4 ? Ou só vai comprar quando tivermos disponível o B100 ? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs
Anthon

ainda não comprei nem um fusca velho... a propósito: fiquei em 122º lugar no vestibular da ufrgs para engenharia mecânica, eram 84 vagas sem as cotas... se eu tivesse passado meu pai me daria uma chevrolet montana...:parede::parede::parede: mas até eu comprar uma 4x4 talvez ja esteja liberado o b20...

Anthoniusnikos
20/01/2009, 23:49
Criptonita. Não tenha pressa. A minha filha também fez a FUVEST para engenharia na POLI-USP, e aguarda o próx. dia 04 para ver se conseguiu. Mas, no caso dela, se entrar, só vou ajudar a pagar uma parte do aluguel de um imóvel nas proximidades da Universidade. Nada de carro (principalmente diesel 4x4).
Mas, se não conseguir desta vez, aí vai fazer um ano de cursinho.
Porém, acredito que tenha conseguido. Vamos aguardar...!
Abs
Anthon

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 23:52
burro fui eu de não ter tentado tb uma vaga na cota de 18 para ex-aluno de escola pública... fiz parte do fundamental em escola pública, meu diploma da 8ª série é de escola pública...

Anthoniusnikos
20/01/2009, 23:59
Ela teve uns 5 pontos (ENEM) na primeira fase. Não sei se vão servir para a segunda. Vou ter que perguntar.

cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2009, 22:22
voltando ao assunto do tópico: hoje eu vi uma empilhadeira circulando na farrapos... movida a glp...

cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 23:57
mas uma coisa que eu considero mais viável que converter um motor a diesel para gnv é usar álcool como alguns ônibus scania...

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 00:58
retomando o tópico com uma informação relevante: http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2427

As velas de ignição podem ser substituídas por um sistema que utiliza raios laser. A nova tecnologia está sendo desenvolvida por engenheiros da Ford, juntamente com cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Uma das vantagens do novo sistema é não requerer substituição – as velas tradicionais sofrem desgaste nos eletrodos e precisam ser substituídas periodicamente. Mas, além disto, segundo os pesquisadores o laser é mais eficiente e facilita a partida dos motores em baixas temperaturas, comuns no inverno europeu.
Enquanto as velas iniciam a combustão a partir de um ponto fixo, os raios laser podem ser direcionados simultaneamente a vários pontos da câmara de combustão, otimizando a queima de combustível. O resultado é um aumento na eficiência do motor, levando a melhor desempenho e redução nas emissões.
Além disso, a ignição a laser utiliza menos energia que as velas, elimina a necessidade de cabos direcionados a cada cilindro. A transmissão é feita por fibras óticas conectadas a um gerador único, que também podem monitorar a queima do combustível dentro dos cilindros para o comando eletrônico do motor, que pode ajustar com mais precisão a injeção e o tempo de ignição.
O novo sistema poderá aparecer em alguns modelos de luxo da Ford dentro de poucos anos para, em seguida, ser adotado em toda a linha de veículos e disponibilizado para outros fabricantes.

creio que logo será viável converter motores para rodar com diesel e gnv puros ou misturados em qualquer proporção e sem a necessidade de tantas modificações quanto nos sistemas atualmente em uso...

linuxhellmaster
23/07/2009, 01:47
retomando o tópico com uma informação relevante: [/URL][URL]http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2427 (http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=2427)

As velas de ignição podem ser substituídas por um sistema que utiliza raios laser. A nova tecnologia está sendo desenvolvida por engenheiros da Ford, juntamente com cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Uma das vantagens do novo sistema é não requerer substituição – as velas tradicionais sofrem desgaste nos eletrodos e precisam ser substituídas periodicamente. Mas, além disto, segundo os pesquisadores o laser é mais eficiente e facilita a partida dos motores em baixas temperaturas, comuns no inverno europeu.
Enquanto as velas iniciam a combustão a partir de um ponto fixo, os raios laser podem ser direcionados simultaneamente a vários pontos da câmara de combustão, otimizando a queima de combustível. O resultado é um aumento na eficiência do motor, levando a melhor desempenho e redução nas emissões.
Além disso, a ignição a laser utiliza menos energia que as velas, elimina a necessidade de cabos direcionados a cada cilindro. A transmissão é feita por fibras óticas conectadas a um gerador único, que também podem monitorar a queima do combustível dentro dos cilindros para o comando eletrônico do motor, que pode ajustar com mais precisão a injeção e o tempo de ignição.
O novo sistema poderá aparecer em alguns modelos de luxo da Ford dentro de poucos anos para, em seguida, ser adotado em toda a linha de veículos e disponibilizado para outros fabricantes.

creio que logo será viável converter motores para rodar com diesel e gnv puros ou misturados em qualquer proporção e sem a necessidade de tantas modificações quanto nos sistemas atualmente em uso...

Em parte jah eh,

Minha empresa desenvolveu a alguns anos atras um sistema de monitoracao da combustao atraves da analise da corrente eletrica permitida pela combustao, logo apos a faisca. Com isso voce pode ajustar o tempo de injecao e tmb o avanco da faisca.

voce pode manter o ponto maximo de pressao dentro do cyl (ponto principal na coisa toda e eh oq "garante a potencia 100%") independente do combustivel, sendo necessario apenas alguns miseros segundos pro sistema se adaptar de um combustivel totalmente diferente p/ outro... como alcool e gasolina, ou gasolina e gnv.

voce pode ainda remover o sensor de posicao do comando e o sensor de detonacao, jah que essas informacoes voce obtem analisando a combustao.

bem, to com fome... :mrgreen:

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 02:08
Em parte jah eh,

Minha empresa desenvolveu a alguns anos atras um sistema de monitoracao da combustao atraves da analise da corrente eletrica permitida pela combustao, logo apos a faisca. Com isso voce pode ajustar o tempo de injecao e tmb o avanco da faisca.

voce pode manter o ponto maximo de pressao dentro do cyl (ponto principal na coisa toda e eh oq "garante a potencia 100%") independente do combustivel, sendo necessario apenas alguns miseros segundos pro sistema se adaptar de um combustivel totalmente diferente p/ outro... como alcool e gasolina, ou gasolina e gnv.

voce pode ainda remover o sensor de posicao do comando e o sensor de detonacao, jah que essas informacoes voce obtem analisando a combustao.

bem, to com fome... :mrgreen:

cheers

o problema é que o gnv depende da ignição por faísca, então a vela ou o laser acabam sendo necessários... e ainda tem a vantagem do laser auxiliar a melhora da queima do próprio diesel, formando menos fuligem...

lucasam
23/07/2009, 08:18
As adatações Diesel + GNV de motores estacionários que vi na minha região não utilizam velas.
Os mexanicos travam a BI na marcha lenta e adicionam GNV.
Assim sendo o diesel explode normalmente devido a compressão. A explosão do diesel faz faisca para o GNV.
Ja vi funcionando em motores de irrigação

linuxhellmaster
23/07/2009, 10:31
o problema é que o gnv depende da ignição por faísca, então a vela ou o laser acabam sendo necessários... e ainda tem a vantagem do laser auxiliar a melhora da queima do próprio diesel, formando menos fuligem...

Entre "", pq p/ dar entrada do laser na camara de combustao voce usa outro kbcote,, sendo assim pro diesel nao vejo uma diferenca grande de resultados... com o meu sistema ou o laser (o meu chega na temperatura de plasma....)... a maior diferenca eh na aplicacao... um eh luz o outro eh eletricidade "comum".

Porem apesar de legal a noticia (interessante), ainda fico nas duvidas sobre o tamanho, preco e durabilidade do citado equipamento (lasers nao sao as coisas mais duraveis, baratas e simples de se usar).... ainda mais considerando a potencia necessaria e o uso de fibra.

mas eh claro, apenas minha opniao.

cheers

linuxhellmaster
23/07/2009, 10:33
As adatações Diesel + GNV de motores estacionários que vi na minha região não utilizam velas.
Assim sendo o diesel explode normalmente devido a compressão. A explosão do diesel faz faisca para o GNV.

Isso ae, o GNV ou GLP eh injetado e queimam junto.... isso eh mais velho que andar pra traz... motores diesel mistos... ( =

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
28/07/2009, 23:57

será que ia prestar uma adaptação dessas com algum sistema de ignição com acionamento seletivo para o caso de faltar diesel para servir de "vela líquida"?

lucasam
29/07/2009, 11:45
Cripple
As aplicações que eu ja vi sao extremamente simples.
Motores estacionarios, que trabalham abertos em locais onde o gas é produto de biodigestor.
Acho dificil valer a pena um sistema comercial e mais complexo com velas por exemplo.
Se for para usar ignição com faisca acho mais provavel fazer a adaptação a partir de um motor a gasolina

cRiPpLe_rOoStEr
29/07/2009, 22:20
Se for para usar ignição com faisca acho mais provavel fazer a adaptação a partir de um motor a gasolina

agora com aquele sistema de ignição a laser que a ford está desenvolvendo acredito que vão acabar até incorporando em motores a diesel para ter mais precisão na queima... ja ouviu falar na orbital engines? tb estão desenvolvendo sistemas de ignição para motores movidos a combustíveis pesados... como tem projetos para motores diesel 2t é bom superar a dependência a blowers que esses motores tem...

cRiPpLe_rOoStEr
30/07/2009, 04:16
o esquema da orbital engines... tradução meia-boca do google translate:

FlexDI - SI Heavy fuels

Aplicações especiais requerem alta potência específica a partir de combustíveis pesados, sem a utilização do motor impulsionar.
Alta potência específica nestes motores não é possível utilizando motores de ignição por compressão.

FlexDI é capaz de oferecer uma solução avançada ignição combustível para motores pesados incluindo Querosene (JP5, JP8 e JetA1).
FlexDI também é perfeitamente capaz de lidar com faísca acendeu Diesel aplicações.

FlexDI pode fornecer uma solução de baixo custo para a faísca acendeu ATVs, os motores fora de borda, motos de neve e motociclos. Alta densidade de potência para aplicações em que o fuelóleo pesado, ignição é necessário FlexDI simplesmente não podem ser superados.

Um existente FlexDI motor não precisa de grandes re-design para uso com combustível pesado.
Modificações de pistão concepção, compressão ratio e sistema de injecção de combustível são obrigatórios.

Para alta potência requisitos específicos FlexDI pode ser usado em motores de 2 tempos em que FlexDI atualmente é capaz de perceber até 70kW por litro. 60kW por litro pode ser alcançada com um motor de 4 tempos com um turboalimentador e Querosene.

FlexDI oferece:

Solução única. Nenhum outro sistema pode oferecer esta solução entre 2 e 4 tempos motores

Velas de ignição Querosene e Diesel opções para aplicações especiais

Alta potência específica

Capacidade de arranque a frio

Motor pode funcionar em qualquer combustível líquido, se for necessário

Baixa combustão ruído

FlexDI - Gaseous fuels including CNGDisponibilidade e variedade de combustíveis no futuro irá dizer que os veículos podem precisar de utilizar mais de um tipo de combustível. Os veículos podem precisar de ser executado em combinações de combustíveis líquidos ou gasosos e de misturas de combustíveis líquidos. Alguns motores podem ter necessidade de usar dois combustíveis ao mesmo tempo.

FlexDI pode permitir a utilização de uma variedade de combustíveis líquidos ou misturas de combustíveis líquidos, dependendo do que o combustível está disponível. Isto é particularmente importante em regiões remotas onde abastecimento de combustível é incerto. Um motor de concepção puderem operar em todos os actuais combustíveis líquidos com a qualquer modificação. FlexDI fornece uma solução ideal para aplicações que tenham um Multi Fuel exigência.

Devido ao lento desenvolvimento das infra-estruturas de distribuição de combustível alguns veículos necessitam de utilizar os dois combustíveis líquidos e gasosos disponibilidade para superar problemas. FlexDI oferece o potencial capacidade de alternar entre seamlessly combustíveis, conforme necessário. Eventualmente, apenas um sistema de injecção de combustível pode ser exigida significado custo pode ser reduzido. FlexDI oferece a melhor solução potencial para motores bi-combustível.

FlexDI também oferece a capacidade de combustão avançadas medição e controlo para combustíveis líquidos e gasosos, combinando simultaneamente na câmara de combustão. Dupla injecção directa de combustível pode ser um factor crítico para HCCI combustão e pode oferecer optimizado combustão próximo a magra limites e controle de combustível estratificada preparação.

FlexDI oferece:

• Ultimate combustível flexibilidade para regiões remotas
• Possibilidade de executar quaisquer motores a combustível líquido ou de misturas de combustíveis líquidos (Multi Fuel)
• Escolha dos combustíveis líquidos e gasosos (bi-combustível)
• Simultaneous injeção direta de combustíveis líquidos e gasosos (Dual Fuel) possível
• Controle avançado de combustão únicos requisitos
• Em última análise, apenas um sistema de injecção de combustível necessária

linuxhellmaster
30/07/2009, 04:37
o esquema da orbital engines... tradução meia-boca do google translate:

FlexDI - SI Heavy fuels

Aplicações especiais requerem alta potência específica a partir de combustíveis pesados, sem a utilização do motor impulsionar. Alta potência específica nestes motores não é possível utilizando motores de ignição por compressão.
FlexDI é capaz de oferecer uma solução avançada ignição combustível para motores pesados incluindo Querosene (JP5, JP8 e JetA1). FlexDI também é perfeitamente capaz de lidar com faísca acendeu Diesel aplicações.
FlexDI pode fornecer uma solução de baixo custo para a faísca acendeu ATVs, os motores fora de borda, motos de neve e motociclos. Alta densidade de potência para aplicações em que o fuelóleo pesado, ignição é necessário FlexDI simplesmente não podem ser superados.
Um existente FlexDI motor não precisa de grandes re-design para uso com combustível pesado. Modificações de pistão concepção, compressão ratio e sistema de injecção de combustível são obrigatórios.
Para alta potência requisitos específicos FlexDI pode ser usado em motores de 2 tempos em que FlexDI atualmente é capaz de perceber até 70kW por litro. 60kW por litro pode ser alcançada com um motor de 4 tempos com um turboalimentador e Querosene.
FlexDI oferece:

Solução única. Nenhum outro sistema pode oferecer esta solução entre 2 e 4 tempos motores
Velas de ignição Querosene e Diesel opções para aplicações especiais
Alta potência específica
Capacidade de arranque a frio
Motor pode funcionar em qualquer combustível líquido, se for necessário
Baixa combustão ruído

FlexDI - Gaseous fuels including CNGDisponibilidade e variedade de combustíveis no futuro irá dizer que os veículos podem precisar de utilizar mais de um tipo de combustível. Os veículos podem precisar de ser executado em combinações de combustíveis líquidos ou gasosos e de misturas de combustíveis líquidos. Alguns motores podem ter necessidade de usar dois combustíveis ao mesmo tempo.

FlexDI pode permitir a utilização de uma variedade de combustíveis líquidos ou misturas de combustíveis líquidos, dependendo do que o combustível está disponível. Isto é particularmente importante em regiões remotas onde abastecimento de combustível é incerto. Um motor de concepção puderem operar em todos os actuais combustíveis líquidos com a qualquer modificação. FlexDI fornece uma solução ideal para aplicações que tenham um Multi Fuel exigência.

Devido ao lento desenvolvimento das infra-estruturas de distribuição de combustível alguns veículos necessitam de utilizar os dois combustíveis líquidos e gasosos disponibilidade para superar problemas. FlexDI oferece o potencial capacidade de alternar entre seamlessly combustíveis, conforme necessário. Eventualmente, apenas um sistema de injecção de combustível pode ser exigida significado custo pode ser reduzido. FlexDI oferece a melhor solução potencial para motores bi-combustível.

FlexDI também oferece a capacidade de combustão avançadas medição e controlo para combustíveis líquidos e gasosos, combinando simultaneamente na câmara de combustão. Dupla injecção directa de combustível pode ser um factor crítico para HCCI combustão e pode oferecer optimizado combustão próximo a magra limites e controle de combustível estratificada preparação.

FlexDI oferece:

• Ultimate combustível flexibilidade para regiões remotas
• Possibilidade de executar quaisquer motores a combustível líquido ou de misturas de combustíveis líquidos (Multi Fuel)
• Escolha dos combustíveis líquidos e gasosos (bi-combustível)
• Simultaneous injeção direta de combustíveis líquidos e gasosos (Dual Fuel) possível
• Controle avançado de combustão únicos requisitos
• Em última análise, apenas um sistema de injecção de combustível necessária

C nao dorme nao ? :mrgreen:

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 01:59
http://www.volpegasvehicular.com/kit_p504_diesel.htm

esse sistema argentino ao que me parece permite usar gasolina além de gás num motor que era originalmente a diesel... aí parece não valer a pena...

mamamede
26/10/2012, 11:20
http://lh3.ggpht.com/_Bff_r6ac7e4/SV-VVDVPJfI/AAAAAAAABBE/X7Yt2YmiVLQ/s720/DSC03121.JPG
Olá Lucasam!

Tenho interesse em conhecer melhor seu projeto de biodigestão. Estou desenvolvendo um projeto no interior de São Paulo. Se possível entre em contato: cubamede@hotmail.com
Abraços