Ver Versão Completa : Motor V8 trabalhando como V4 = Menos consumo?
Boa tarde,
Este é meu primeiro post neste fórum, sou grande fan daqui! Parabéns a todos pelo excelente trabalho.
Minha duvida (ou "provocação" no bom sentido) é:
È possível reduzir reduzir o consumo de combustível da Gran Cherokee V8, desligando 4 de seus 8 cilindros?
Pelo que me parece as Cherokees tem força de sobra e apesar de serem relativamente pesadas nem sempre utilizam de toda sua força bruta. Por esse motivo penso que se usarmos álcool no lugar da gasolina e instalarmos uma chave manual que liga ou desliga 4 de seus cilindros, conseguiria-mos um maior rendimento no que diz respeito a consumo.
Será possível?
Naldinho.4x4.Habeck
02/01/2009, 19:48
imax, desculpe me intrometer em seu topico, pois nao tenho esperiencia com V8...
mas, me sinto no direito de falar...
Cara, não faça isso, mesmo que seja possivel, é um V8...
se conselho fosse bom, ninguem dava! venderia... mais aí está o meu!!!
feliz 2009.
Jack Jipeiro
02/01/2009, 21:29
Eu concordo que o veiculo gaste bastante, mas pelo amor de Deus, como um carro vai trabalhar com apenas metade de seus cilindros funcionando...Ñão é funcional, vai ficar pessimo, tente vc desconectar apenas dois cabos de vela e veja como vai ficar o funcionamento do motor, e depois imagine 4...Acho que o motor nem funcione...
Tente colocar GNV para ver se diminui os gastos, ou faça como eu, deixe a cherokee parada em casa, assim não gasta nada...
Abraços...
umberto xxxrrr
02/01/2009, 21:40
Já existe tal artifício. Porém, obviamente com gerenciamento eletrônico.
SNME na própria linha Dodge.
P.S.: Os Focus Zetec até 2003 também desligam alternadamente o funcionamento dos cilindros mas por outra razão (arrefecimento de emergência).
umberto xxxrrr
02/01/2009, 21:42
Olha ele (MDS/dodge) aí:
http://www.carroonline.net/index.asp?codc=1820 (http://www.carroonline.net/index.asp?codc=1820)
Umberto,
Muito interessante esse sistema MDS, seria perfeito se existisse um kit desses para instalarmos nas Cherokee mas antigas.
Em todo caso, isso prova que é possível, resta agora saber se a complexidade desse sistema está, na automação do simples ato de ativar e desativar a injeção de combustível para estes cilindros, de acordo com a demanda de uso, ou se ela vai muito além de forma a impossibilitar uma versão tupiniquim manual.
A cherokee SR 6.1 HEMI que trabalha desse modo, andando na boa, só utiliza 4 cilindros, quando exigido o motor usa os 8 cilindros
cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 23:19
no trânsito pesado até compensa... mas é melhor um sistema automático como o displacement-on-demand oferecido em alguns motores chrysler, mercedes-benz e chevrolet v6 e v8, aí não tem problema... se precisar afundar o pé como numa subida íngreme o motor responde bem...
Pensei em bolar um sistema de interruptores que desligam 2 e 4 cilindros, assim teria um V8 pra Off-Road, um V6 pra a estrada e um V4 para o transito.
Acredito que desta forma seria possível conseguir uma economia de 20% em módulo V6 (aproximadamente 6.5Km/l) e 30% em módulo V4 (aproximadamente 7Km/l)
A Grand cherokee em módulo V4 teria (se a perda for de apenas 50%) uma relação peso/potência similar a do Fiat uno (840Kg / 55cv = 15,27Kg/cv para o uno e 1640Kg / 115cv = 14,26Kg/cv para a cherokee)
Não é grade coisa mas já deve ser o suficiente para ir de casa para o trabalho sem grandes riscos...
Pessoal,
Somente desligar cilindros não basta, o motor vai ficar quadrado, todo desbalanceado, parecendo uma máquina a vapor, mesmo porque não é exatamente proporcional (8 cil 220 cv e 4 cil 110 cv) toda a massa dos cilindros "desligados" serão arrastadas pelos que funcionam, nos novos modelos isso é administrado automaticamente, ou seja se o esforço do motor é mínimo 4 param mas se acelerar eles voltam na hora,se fizer isto manualmente o carro vai gastar mais ainda pois acabará acelerando muito mais para o carro andar... fazer nossas cherocas economicas somente trocando numa Honda POP100.
Abraço,
umberto xxxrrr
05/01/2009, 10:34
O desligamento no modo eletrônico é "alternado", portanto nada similar a vc "tirar" 4 cabos (sempre os mesmos). Teria que ser partindo da central da injeção do carro.
Talvez, eu disse talvez, um Unichip ou uma Fueltech fosse capaz de fazer tal "loucura".
P.S.: Como eu já disse, o Focus Zetec 2.0 o faz.
Umberto,
Agora que você falou da central de injeção do carro me ocorreu uma idéia um tanto maluca mas com um certo fundo de razão.
As centrais de injeção possuem conexão para regulagem digital por meio de um computador externo (ou estou enganado). Será que software não seria capaz de ligar e desligar a injeção dos cilindros selecionados.
Imagina fazer esses ajustes usando um palm conectado ao computador central da Cherokee
Viajei agora né?
Amigos, esqueçam a idéia de montar esse esquema num motor de concepção antiga. O motor que funciona com o "desligamento" de cilindros não é apenas um esqueminha de alterar a injeção. Tem ingnição e abertura de válvulas e até manter a temperatura dos cilindros para a hora que voltarem a trabalhar.
Então V8 antigo só vai parar de gastar quando desligado.
Abs
rafaelfernandez
05/01/2009, 11:57
Minha pergunta é: Vale a pena todo esse trabalho para economizar 0.5km/l?
[]´s
Rafael
Não posso afirmar que seria esse o comportamento da alteração, mas minhas especulações sobre o consumo são apresentadas na planilha em anexo.
Se elas estiverem corretas (confesso que são um tanto quanto otimistas) eu diria que até compressa, desde que seja simples a instalação desse sistema.
cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2009, 13:35
vale mais a pena trocar o v8 por um motor a diesel...
umberto xxxrrr
05/01/2009, 14:59
Umberto,
Agora que você falou da central de injeção do carro me ocorreu uma idéia um tanto maluca mas com um certo fundo de razão.
As centrais de injeção possuem conexão para regulagem digital por meio de um computador externo (ou estou enganado). Será que software não seria capaz de ligar e desligar a injeção dos cilindros selecionados.
Imagina fazer esses ajustes usando um palm conectado ao computador central da Cherokee
Viajei agora né?
Sem chances. Por isso citei um "pigback" (Unichip, perfectpower...) ou uma IE programável (embora acredite que as disponíveis no mercado, tais como, Fueltech, MS ... não possuam tais recursos).
Quanto a mudanças (hipotéticas) de abertura de válvulas só se fossem com controle pneumático, elétrico ou qualquer outro análogo e não na concepção mecânica convencional.
No (citado) desligamento do Zetec não há (nem poderia haver) qualquer mudança neste aspecto.
De toda forma, para "adaptações" (ainda) deve ser mais válido usar GNV ou outra alternativa qualquer...:concordo:
Caramba, não consigo acreditar que esse tópico ainda está ativo. :mrgreen:
É só dar uma pesquisada na net pra saber como é o funcionamento de um motor com esse recurso. Tem uma montadora "meia boca" uma tal de "mercedes" que desenvolveu este sistema, é uma coisa simples que eles só fornecem como opcional para carros top. Então deve ser mole de colocar numa cherokee , carro que se peidar forte o módulo pifa. rsrsrs
Gente, solução milagrosa NÃO EXISTE. Porra pensa bem, se um cabo de vela está rachado , digo apenas um, o motor ja começa a ficar quadrado......
:parede:
Caramba, não consigo acreditar que esse tópico ainda está ativo. :mrgreen:
É só dar uma pesquisada na net pra saber como é o funcionamento de um motor com esse recurso. Tem uma montadora "meia boca" uma tal de "mercedes" que desenvolveu este sistema, é uma coisa simples que eles só fornecem como opcional para carros top. Então deve ser mole de colocar numa cherokee , carro que se peidar forte o módulo pifa. rsrsrs
Gente, solução milagrosa NÃO EXISTE. Porra pensa bem, se um cabo de vela está rachado , digo apenas um, o motor ja começa a ficar quadrado......
:parede:
É isso aí...
Andar de V8 Dodge com economia? Só se levar no guincho ou jogar de cima do prédio...não gasta nada de gasolina.
Uso carros V8 desde muleque e sempre ouço a mesma história (quanto faz? Poe gás? etc)...quando anuncio algum e me perguntam quanto faz com um litro nem respondo.
Quer motorzão...soca gasolina no tanque.
Abraço a todos
umberto xxxrrr
05/01/2009, 15:46
De fato, porém nada impede que se aprimorem as informações, inventividade e a busca de novas alternativas.
Senão fosse assim a própria fábrica não o teria criado.
De fato, porém nada impede que se aprimorem as informações, inventividade e a busca de novas alternativas.
Senão fosse assim a própria fábrica não o teria criado.
Concordo que sempre devemos estar atentos a novidades...Quando se trata de desenvolvimentos dentro da industria elas abrangem um todo e não somente um ponto em específico (ex. desligar cilindro), então não adianta em assuntos complexos como este ficarmos reinventando a roda. Outro ponto é que a industria investe nesses projetos visando um público muito pequeno, pois o futuro são motores cada vez menores com mais potencia, não motores grandes mais economicos.
Usuários destes veículos têm que ter consciência que o consumo é alto e ponto, se as mais novas são mais economicas, beleza, mas não adiantar ficar sofrendo e arrumando saídas malucas para as velhas.:concordo:
umberto xxxrrr
05/01/2009, 16:54
Concordo em partes, mas defendo o direito de quem queira pensar diferente.
Abraços.
Sobre o "futuro", invariavelmente erramos ao predize-lo.
Penso que a maior preocupação das montadoras ao colocar milhares de sensores é fazer com que o carro seja o mais auto suficiente possível e se adapte sozinho.
È claro que pelo visto o sistema MDS não é apenas um componente que liga e desliga os cilindros na hora certa, no entanto se fosse eu estaria disposto a fazer isso manualmente pra economizar um pouco de combustível, até porque não é sempre que usamos toda potência do motor.
Quanto ao motor ficar quadrado com uma vela pifada, bom talvez seja esse o problema, as vezes se pifasem 2 velas ligadas aos pistões certos o motor continuasse redondo só que mais fraco... :-)
Em fim, acho que a questão aqui nem é a economia, mas sim a eficiência, e se existirem meios de tornar nossos carros mais eficientes porque não fazer?
Renato Fraga
05/01/2009, 18:35
Só dando um relato:
Porque tens um V8???????
É pra quem pode e não pra quem quer !!!!!!!!
Quebrar tanto a cabeça com uma bobagem dessas......desligar cilindro pra economizar......uma besteira sem tamanho. Tá esquecendo que o que sobrar do motor vai ter que empurrar toda a massa do que não está gerando energia (na verdade estará consumindo energia pelo atrito etc etc etc) e esquecendo ainda da compressão e tudo mais.
Nos carros que possuem isso de fábrica, não só o combustível é cortado, como principalmente as válvulas têm que ficar abertas, pois desde alguns modelos de Cadilac que utilizavam um V8 transversal e tração dianteira já existia algo do tipo para otimizar principalmente a refrigeração em regimes de pouco esforço. Com o trabalho normal das válvulas, existe a geração de calor do mesmo jeito, pois o ar ao ser comprimido se aquece além de consumir energia cinética do motor para fazer tal compressão.
Sem contar ainda que o desligamento destes cilindros ocorrem sempre aos pares e alternatamente, para que a sequencia de ignição não fique quadrada, ou seja para que ocorra sempre o intervalo de apenas um cilindro e não dois por exemplo. Assim, impossível um motor V8 funciomar só com 6 cilindros por exemplo.
Indignado com tal sujestão !!!!!!!!!!!!!
Abraço a todos
JeepCherokeeSport
05/01/2009, 23:25
Galera...
eh sério, pq nao tirar o V8 e colocar um motor de fusca? :dance::dance::dance:
..
até onde eu sei, o motor de fusca dá pouca manutenção e quando dá eh muito barata!!
qto ao consumo, diz que se tiver reguladinho faz 8 ou 9 km/l...
...
tem tb uma opção um pouco mais cara..
o tal do mille economy :mrgreen:, o motor eh um pouco mais caro...
mas assim, pode colocar tb que eh muito econômico!!!
em uns 3 / 4 anos mais ou menos vc jah recupera a diferença do $$$ !!!
[]'s
Galera...
eh sério, pq nao tirar o V8 e colocar um motor de fusca?
..
até onde eu sei, o motor de fusca dá pouca manutenção e quando dá eh muito barata!!
qto ao consumo, diz que se tiver reguladinho faz 8 ou 9 km/l...
...
tem tb uma opção um pouco mais cara..
o tal do mille economy :mrgreen:, o motor eh um pouco mais caro...
mas assim, pode colocar tb que eh muito econômico!!!
em uns 3 / 4 anos mais ou menos vc jah recupera a diferença do $$$ !!!
[]'s
Tenho uma ideia melhor...coloca os dois; na trilha usa o de fusca, na cidade o do mille e pra subir a serra na volta da praia usa os dois.:dance:
cRiPpLe_rOoStEr
05/01/2009, 23:38
Galera...
eh sério, pq nao tirar o V8 e colocar um motor de fusca? :dance::dance::dance:
só vale a pena se for a ÁLCOOL:mrgreen::mrgreen::mrgreen: brincadeiras à parte, se não agüenta os 8 cilindros e quer andar de 4 olha isso: http://www.pauter.com/ (http://www.pauter.com/)
heartland
06/01/2009, 03:12
Ola amigo
Acho que o melhor mesmo é voce fazer 1 das 2:
1 - Vender o cherokee e comprar um 4x4 diesel ou montar uma com motor diesel NOVO
2 - Manter a cherokee e comprar um carro pro dia a dia.
Não deve existir kits que tornem o que vc quer possivel atualmente. Mas sim, isso a DODGE ja faz e inclusive em alguns carros da JEEP (por enquanto acho que só em carros conceito).
Tenho uma cherokee sport 98 ( ainda bem que não é V8 ) que está acabando com as minhas economias. Toda semana pra abastecer o tanque com gasosa vai mais de 160 pilas. :parede:
É que como eu moro a 50 metros da praia tenho uma reserva de hidrogênio que vai até a África. Gostaria de saber se alguém ja está usando este tipo de combustível no 6 cilindros da cherokee. Ouvi dizer que precisa trocar a bomba por causa do sal. Será que vale a pena??????:putz::putz::putz:
Pessoal me desculpem a brincadeira mas esse tópico já virou piada faz tempo.
Abraços
Overland
07/01/2009, 10:22
Não posso afirmar que seria esse o comportamento da alteração, mas minhas especulações sobre o consumo são apresentadas na planilha em anexo.
Se elas estiverem corretas (confesso que são um tanto quanto otimistas) eu diria que até compressa, desde que seja simples a instalação desse sistema.
Você não pode usar esse motor como um V6, existe o contrabalanceamento do motor, pra trabalhar com 6 cilindros precisaria ter um eixo de contrabalanceamento, ou você trabalha com 8 ou com 4 cilindros.
[]'s
Overland
07/01/2009, 11:27
Não deve existir kits que tornem o que vc quer possivel atualmente. Mas sim, isso a DODGE ja faz e inclusive em alguns carros da JEEP (por enquanto acho que só em carros conceito).
Todos os motores Hemi da Chrysler, atualmente, tem o sistema que desativa 4 cilindros do motor, desde que, o veículo esteja trafegando em terreno plano e velocidade constante. Isso inclui os motores 5.7 e 6.1 que equipam o Jeep Grand Cherokee, Chrysler 300C, Dodge Charger, Dodge Durango, Dodge Ram 1500/2500/3500 e Dodge Magnum.
Esse sistema já é antigo, a GM que criou (não foi a Mercedes), no início da década de 80, mas não funcionou muito bem e foi abandonado, pois só dava problemas. Tal recurso voltou a ser usado no início deste século em veículos Chrysler e GM.
Nos motores novos com esse sistema, houve um retrabalho no comando de válvulas e acionamentos para reduzir o atrito e inércia, o sistema possui um bloqueio nos tuchos de válvula apenas, que impede a abertura das válvulas de 4 cilindros e um circuito duplo de óleo que mantem os cilindros "arrastados" lubrificados quando desativados. Os motores possuem todos 2 velas por cilindro para otimizar ao máximo a queima e obrigatoriamente tem de usar óleo 5W20. Segundo a Chrysler, com o recurso MDS, o consumo fica equivalente ao de um motor V6. O sistema altera a configuração de 8 para 4 cilindros em 0,04 segundos. O sistema não funciona em velocidades superiores a 65 ou 70mph.
Só por curiosidade segue abaixo a porcentagem de utilização de motores Hemi atuais por veículos da Chrysler em cada modelo (apenas 19% das Grand Cherokee produzidas possuem motor Hemi V8).
Chrysler 300C - 42%
Dodge Charger - 67%
Dodge Durango - 52%
Dodge Ram 1500 - 49%
Dodge Ram 2500/3500 - 14%
Dodge Magnum - 46%
Jeep Grand Cherokee - 19%
[]'s
A cherokee SR 6.1 HEMI que trabalha desse modo, andando na boa, só utiliza 4 cilindros, quando exigido o motor usa os 8 cilindros
Igor, se não me engano, somente a 5.7 HEMI tem este sistema de desligamento de 4 cilindros quando não é necessário força....a SRT* pelo que me lembro....funciona os 8 cilindros direto.
Abraços
Leonardo
lostensos
20/07/2009, 22:13
conheci um engenheiro que ele tem um omega australiano 3.8 V6. Ele conseguiu editar a central eletronica do carro, e habilitou a função de desligamento de cilindros para economia de combustivel.
Ele disse que o carro chega a fazer 13 km/l na estrada na media com a função que esta desabilitada quando importam o carro para o Brasil....
na cidade já é um consumo nada agradavel... uns 5/6 km/l se nao me engano...
Att
cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 22:26
conheci um engenheiro que ele tem um omega australiano 3.8 V6. Ele conseguiu editar a central eletronica do carro, e habilitou a função de desligamento de cilindros para economia de combustivel.
e essa função é acionada automaticamente? a partir de qual rotação?
murilopmoraes
12/06/2012, 21:11
Ressuscitando o tópico, acho interessante lerem esta apostila sobre motores de combustão interna. Responderiam muitas perguntas que surgiram nesse tópico.
Motores de Combustao Interna.pdf - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/office/nqhi7X-i/Motores_de_Combustao_Interna.html)
marcio affonso
02/02/2020, 12:04
Ele disse que o carro chega a fazer 13 km/l na estrada na media com a função que esta desabilitada quando importam o carro para o Brasil....
na cidade já é um consumo nada agradavel... uns 5/6 km/l se nao me engano...
Att
Ressuscitando o topico.
O omega faz isso normalmente? Original?