Conectar

Ver Versão Completa : GM Tracker 2.0 16v - Consumo

Páginas : [1] 2

Spetsnaz
02/01/2009, 15:05
Pessoal,

Quem tiver a Tracker 2.0 16v (ou a GV similar), poderia nos dizer além do ano do carro, qual é o consumo médio nas diferentes situações:

Ano:
- Off-Road:

Obrigado!

Abraços!

Pato jipeiro
03/01/2009, 00:02
Tracker 2008

Na Cidade 8 km.. l
Na Estrada, a 90/100 km. 12 km.l
No off road, varia muito conforme o tipo de solo e uso da reduzida.

Bity
03/01/2009, 22:07
Ola amigos, sou novo por aqui, mas proprietário de um Tracker 2.0 2008

Concordo com o amigo sobre consumo na cidade - 8 km/l
Na estrada não consegui ainda nada melhor que 10,5 km/l
Off-road não tenho dados de consumo.

Grande abraço

Dusao
04/01/2009, 22:43
Pessoal,

a minha é modelo 09, agora ta com cinco mil quilômetros sendo 99% de estradas de asfalto. Não sei se tem a ver mas os pneus são CHAMPIRO originais.

Melhor média - 10.55 por litro (vazio e pegando no máx 120 - sem forçar)
Pior média - 7,4 por litro (esta puxando carretinha com barco - mais ou menos 400 kilos de peso)

Aproveitando o tópico, será que se puser pneus mais estreitos o consumo melhora?

Abraços

Spetsnaz
04/01/2009, 23:24
Pessoal,

a minha é modelo 09, agora ta com cinco mil quilômetros sendo 99% de estradas de asfalto. Não sei se tem a ver mas os pneus são CHAMPIRO originais.

Pior média - 7,4 por litro (esta puxando carretinha com barco - mais ou menos 400 kilos de peso)

Aproveitando o tópico, será que se puser pneus mais estreitos o consumo melhora?

Abraços

O pneu influência diretamente no consumo e na estabilidade do carro, quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo maior o consumo, é importante lembrar que quanto mais largo, mais estável o carro fica nas curvas (e isso é bem importante para carros mais instaveis, como a Tracker/GV).

Abraços

Dusao
05/01/2009, 10:49
O pneu influência diretamente no consumo e na estabilidade do carro, quanto mais largo o pneu, maior o arrasto, logo maior o consumo, é importante lembrar que quanto mais largo, mais estável o carro fica nas curvas (e isso é bem importante para carros mais instaveis, como a Tracker/GV).

Abraços

Ok Spetsnaz, agradeço a resposta, vou verificar se encontro algum pneu menor e resguardar o cuidado com a estabilidade. Abraço

Be Trindade
05/01/2009, 11:20
Tenho um GV 2000 2.0 16v...

O consumo na cidade fica entre 7.5 - 8 km/l
na estrada, voltando agora do sul foi 10 km/l..

Valeu..

gtavalanche
05/01/2009, 14:32
Cidade 8.5KM/L

Estrada 9.5 KM/L

O meu ta com 8.000Km e rodo praticamente o tempo todo com ar ligado.

zavarize
05/01/2009, 22:30
Cidade 8.5KM/L

Estrada 9.5 KM/L

O meu ta com 8.000Km e rodo praticamente o tempo todo com ar ligado.

ola pessoal
a minha 2008 tá c/ 22800km e uso p/ ir p/ trabalho. são 79 km/dia .
na ida saio bem cedo e pego quase tudo limpo e reto até a ponte Rio-Niteroi,na volta o transito fica mais pesado e tem metade do trecho de serra via alto da boa vista.
a media tem sido entre 9,4 a 9.8 km/l , 50 % da viagem c/ ar ligado mas confesso que meu pé já foi muito treinado e é bem leve,pois quando minha mulher fica a semana c/ o carro o consumo cai p/ 8km/l.
o consumo é diretamente proporcional a forma de dirigir .se compararmos veiculos iguais testados por motoristas diferentes encontramos diferenças enormes de consumo.participei de um treinamento de direção economica na Scania muito tempo atrás e acho que até hoje tenho feito bom uso do que aprendi.
1 - sinal fechou lá na frente ,tire o pé logo
2 - embreagem não é descança-pé
3 - desligue o ar quando precisar acelerar mais forte
4- nunca acelere entre troca de marchas quando passar pelo neutro ( dubla debreagem , isto era no tempo do FNM caixa seca...)
5 - voce não precisa ser o mais rapido quando o sinal abrir !
6 - importante - não leve tralhas no carro que voce não vai precisar usar no dia a dia, pois estara aumentando o peso proprio do veiculo e a relação peso x potencia vai cair e o consumo aumentar.
isto vale tambem p/ rack de teto,porta bagagem da Thulle,macaco hidraulico reserva,aquela enorme caixa de ferramentas,etc pois aumenta o arrasto aerodinamico e o consumo vai junto.
7 - vidros sempre fechados. teto solar tambem,so abra c/ carro parado

Pato jipeiro
06/01/2009, 00:20
ola pessoal
a minha 2008 tá c/ 22800km e uso p/ ir p/ trabalho. são 79 km/dia .
na ida saio bem cedo e pego quase tudo limpo e reto até a ponte Rio-Niteroi,na volta o transito fica mais pesado e tem metade do trecho de serra via alto da boa vista.
a media tem sido entre 9,4 a 9.8 km/l , 50 % da viagem c/ ar ligado mas confesso que meu pé já foi muito treinado e é bem leve,pois quando minha mulher fica a semana c/ o carro o consumo cai p/ 8km/l.
o consumo é diretamente proporcional a forma de dirigir .se compararmos veiculos iguais testados por motoristas diferentes encontramos diferenças enormes de consumo.participei de um treinamento de direção economica na Scania muito tempo atrás e acho que até hoje tenho feito bom uso do que aprendi.
1 - sinal fechou lá na frente ,tire o pé logo
2 - embreagem não é descança-pé
3 - desligue o ar quando precisar acelerar mais forte
4- nunca acelere entre troca de marchas quando passar pelo neutro ( dubla debreagem , isto era no tempo do FNM caixa seca...)
5 - voce não precisa ser o mais rapido quando o sinal abrir !
6 - importante - não leve tralhas no carro que voce não vai precisar usar no dia a dia, pois estara aumentando o peso proprio do veiculo e a relação peso x potencia vai cair e o consumo aumentar.
isto vale tambem p/ rack de teto,porta bagagem da Thulle,macaco hidraulico reserva,aquela enorme caixa de ferramentas,etc pois aumenta o arrasto aerodinamico e o consumo vai junto.
7 - vidros sempre fechados. teto solar tambem,so abra c/ carro parado

E, isto ai... :palmas: E, lembrar que se quiser economizar, jipeiro não corre, ele curte a paisagem

1- Manter a velocidade mais ou menos constante, um pouco mais na descida, um pouco menos na subida; A velocidade mais economica é em torno de 80/90km;h A banguela não vale a pena, pois o arrasto do carro é grnade.

2- Acelerar devagar, e deixar uma frestinha da janela aberta; AR condicionado, só quando se viaja na hora do almoço

3- Ele esqueceu, mas é importante. calibrar os pneus pelo menos a cada 10 dias, ou 2 tanques, o que ocorrer primeiro. :concordo:

4- com estas dicas, em estradas sem muitas ultrapassagens, tenho feito 12 km/l, mesmo em trechos com serras.

Be Trindade
06/01/2009, 08:03
Anotei bem anotado essas dicas... preciso trocar de pé!! :mrgreen:

Aonde eu faço esse curso da Scania!?! :oops:

Valeu galera! até!! :concordo:

leandro_favero
06/01/2009, 13:57
Meu Tracker é 2008 esta com pneus 235/70 R16 50%
Uso somente gasolina aditivada. Esta com 10.300km

- Estrada: 10km/l
- Off-Road: Reduzida pisando fundo 5km/l

Joao Baeta
06/01/2009, 14:07

:arrow:Ô Bê...
Se vc fizer o curso da Scania... Nada ia mudar o seu pé....!!!!:mrgreen:

Be Trindade
06/01/2009, 16:19
Iala.... aquele ronco do carro sempre faz vc pisar mais...:mrgreen:

aquilo la é um perigo....:dance:

Joao Baeta
06/01/2009, 17:19
Iala.... aquele ronco do carro sempre faz vc pisar mais...:mrgreen:

aquilo la é um perigo....:dance:
:arrow:Depende do carro né?????
:mrgreen:

zavarize
06/01/2009, 20:24
E, isto ai... :palmas: E, lembrar que se quiser economizar, jipeiro não corre, ele curte a paisagem

1- Manter a velocidade mais ou menos constante, um pouco mais na descida, um pouco menos na subida; A velocidade mais economica é em torno de 80/90km;h A banguela não vale a pena, pois o arrasto do carro é grnade.

2- Acelerar devagar, e deixar uma frestinha da janela aberta; AR condicionado, só quando se viaja na hora do almoço

3- Ele esqueceu, mas é importante. calibrar os pneus pelo menos a cada 10 dias, ou 2 tanques, o que ocorrer primeiro. :concordo:

4- com estas dicas, em estradas sem muitas ultrapassagens, tenho feito 12 km/l, mesmo em trechos com serras.

Companheiro
valeu pelo complemento da calibragem dos pneus ( uso 26lb e ainda são os originais). alem disso o filtro de ar deve ser trocado sem pena a cada 10.000km no maximo,independente se voce anda no transito ou na poeira. custa uma mixaria e influencia muito no rendimento e conservação do motor.

zavarize
06/01/2009, 20:29

companheiro
este curso foi lá por 1988 e era na verdade direcionado p/ motoristas e pessoal de manutenção de frotas e eu trabalhava em SP num fornecedor da Scania e entrei 1/2 de penetra.:dance:......,mas ligue p/ concessionaria aqui no RJ ( acho que tem uma ali no inicio da Dutra) e pergunte
abraço

VOVÔ DO TROLLER
06/01/2009, 21:08
Pessoal,

Quem tiver a Tracker 2.0 16v (ou a GV similar), poderia nos dizer além do ano do carro, qual é o consumo médio nas diferentes situações:

Ano:
- Off-Road:

Obrigado!

Abraços!
Boa noite a todos. O meu Tracker (2006) com o pneu original fazia uma média de 8 km na cidade e 10 na estrada. Com a colocação do calço de susp. de 2" + pneus 235/70/16 Toyo A/T o consumo passou a ser 7,5 na cidade e 9,5 na estrada. Com a colocação dos pneus BF A/T passou a fazer 7 na cidade e 9 na estrada. Estas médias é com o pé encostando com "carinho" no acelerador. Se pisar fundo bebe mais do que V6. Obs. recalculei a km em virtude do pneu maior. Abs. Válter

rbaiao
06/01/2009, 22:16
vbeltram me desculpe desvirtuar um pouco o topico mas vc poderia me mostrar umas fotos do seu carro por favor , ou ate indicar links de onde tenham fotos.

Abraços

JucaTracker
06/01/2009, 23:39
A minha é 07/08, comprada em nov/07 - 16.500 Km
estrada: 10.5/11km/L
offroad:

Abraços
Juca

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2009, 00:02
vbeltram me desculpe desvirtuar um pouco o topico mas vc poderia me mostrar umas fotos do seu carro por favor , ou ate indicar links de onde tenham fotos.

Abraços

bOA NOITE RBAIÃO NA FOTO ELA AINDA ESTÁ COM OS PNEUS TOYO (atualmente está com o pneus BF GOODRICH ALL TERRAIN)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104157&d=1197677969

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2009, 00:06
MAIS UMA FOTO

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104161&d=1197680357

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2009, 00:09
MAIS UMA

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104219&d=1197738463

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2009, 00:13
MAIS UMA

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104163&d=1197681375

rbaiao
07/01/2009, 00:14
vbeltram obrigado pelas fotos.

Abraços

Joao Baeta
07/01/2009, 01:27
:arrow:No meio do caminho... Em Buzios eu cruzei 2 tracker um atras do outro com calco 2"... Era azul e cinza...!!! Com pneu 235/70...
Sabe quem é????
:pensativo:

Pato jipeiro
07/01/2009, 09:11
Belas fotos, de onde são? Algum passeio legal que vc. sugere a partir de SP?

Be Trindade
07/01/2009, 10:02
Boas fotos hein Vbeltram..
Seu carro esta com 2'' nas molas?!

Conseguiu descobrir o offset da sua roda?!
vlww...

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2009, 19:41
a partir de S.P. há vários passeios. A foto da casa de pedra é na Serra da Bocaina em São José do Barreiro. Abs

VOVÔ DO TROLLER
07/01/2009, 19:43
Boas fotos hein Vbeltram..
Seu carro esta com 2'' nas molas?!

Conseguiu descobrir o offset da sua roda?!
vlww...
Boa noite Bernardo. Me parece que as rodas originais ( no caso das minhas) tem off set próximo à O. Você não percebeu um aumento de consumo com os BF A/T 235/70/16 (iguais aos meus) ? Abs.

Be Trindade
08/01/2009, 08:39
Boa noite Bernardo. Me parece que as rodas originais ( no caso das minhas) tem off set próximo à O. Você não percebeu um aumento de consumo com os BF A/T 235/70/16 (iguais aos meus) ? Abs.
Com certeza, alem do carro ter ficado mais bobo na chuva..
Não sei se na chuva é pq estava acostumado aos meus pneus antigos (Pirelli ATR) . Mas voltando ao assunto original, senti diferença no consumo sim, comparando com os pneus originais.
Valeuu!

marquito
09/01/2009, 11:48
Meu tracker é 08 08 com 7k KM,

consumo na cidade com ar ligado: 9,5 - já fiz 10...
consumo estrada: 8,5 a 9
não medi off road...

lembrando que o meu esta com um bagageiro tule no teto, na viagem a pior média foi quando tive que pisar fundo para manter o ritmo do fluxo dos carros em subidas (trecho de catalão até araguarí) e com o carro beiiimmm pesado...

abs

leandro_favero
09/01/2009, 12:22
Marquito,

Vc gasta mais na estrada????

Vc esta fazendo na cidade o que a turma faz na estrada, e na estrada o q a turma faz na cidade. Ta certo isso?:pensativo:

nagata
26/01/2009, 13:15
Foi auditado um experimento no Cento de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), no RJ.

Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.

O carro de testes foi um Uno Fire.

Seguem os resultados:

Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.
Acréscimo de consumo: 7,49%

Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.
Acréscimo de consumo: 6,20%

Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.
Acréscimo de consumo: 5,19%

Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos).
Acréscimo de consumo: 17,80%

Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.
Acréscimo de consumo: 9,35%

Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.
Acréscimo de consumo: 10,80%

Tudo junto
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento. Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no lixo), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando por dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito.
Acréscimo de consumo: impressionantes 44,41% !!

É isso aí! Agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.

Atenciosamente,

Alex Noronha da Silva
Volkswagen Caminhões e Ônibus

Pedrinha
26/01/2009, 13:25

Foi um procedimento para levantamento do acréscimo do consumo de gasolina com velas gastas, filtro de ar entupido, pneus murchos, etc.

Seguem os resultados:

Velas Gastas
As velas originais foram substituídas por unidades com 20.000 km rodados em outro motor idêntico, mas que jamais haviam sido limpas nem reguladas. Estavam com abertura menor que a especificada.

Filtro de ar obstruído
O filtro de ar original foi trocado por outro que rodara também 20.000km em outro carro igual, sem jamais ter sido limpo.

Rodagem em "banguela"
Todos os testes foram efetuados em dinamômetro. Foi simulada a rodagem em descidas com o carro engrenado e desengrenado. Em carros com injeção eletrônica o consumo em "banguela" é ligeiramente maior que engrenado.

Pneus murchos
Essa é para quem tem preguiça de medir a pressão dos pneus uma vez por semana, ou quando o tempo esfria. Foi feita a avaliação com 6 libras a menos em cada pneu (e pensar que tem gente que roda com 10 libras a menos).

Janelas abertas
Esse teste não foi em dinamômetro (obviamente), por isso o resultado não pode ser comparado diretamente com os demais, mas serve como referência. O carro rodou em pista plana, em velocidade constante, com as duas janelas totalmente abertas.

Carro com 4 passageiros
Simulou-se o peso de mais 3 passageiros (225kg). Claro que é melhor rodarem 4 pessoas em um Uno do que 4 pessoas em 4 carros separados. Mas isso serve para aqueles que "esquecem" a tralha da pescaria no porta-malas, ou que carregam uma baita caixa de ferramentas no porta-malas.

Tudo junto
Esse teste foi feito por curiosidade, não fazia parte do experimento. Primeiro rodei sozinho pelo CENPES, com uma bureta presa na janela do passageiro e ligada diretamente na bomba elétrica. Depois, instalamos as velas gastas, o filtro sujo (pegamos de volta no lixo), esvaziamos os pneus em 6 libras, entramos em 4 no carro e abrimos as 4 janelas. Saímos passeando por dentro do CENPES, mais ou menos pelo mesmo circuito.

É isso aí! Agora o pessoal que fica na dúvida porque seu carro faz 8 km/l enquanto o do vizinho faz 11 já pode fazer sua avaliação.

Atenciosamente,

Alex Noronha da Silva

Muito boa reportagem. :pipoca:

[]s. :concordo:

Asaraujo971
02/02/2009, 21:33
Olá pessoal boa noite,
como tenho percebido a galera tá afiada nas respostas, mas e no caso do GV automático, como fica o consumo, alguém já pesquisou?:pensativo:

abraço a todos..

Sergio Andrade
02/02/2009, 21:52
Estou muito feliz.... a tracker faz uma média melhor que o meu Astra, e vai onde o astra não pensava em passar....

Joao Baeta
02/02/2009, 21:58
Estou muito feliz.... a tracker faz uma média melhor que o meu Astra, e vai onde o astra não pensava em passar....
:arrow:Sérgio
Qts km/l faz o Tracker e o Astra?

Sergio Andrade
02/02/2009, 22:02
:arrow:Sérgio
Qts km/l faz o Tracker e o Astra?

Viatura------Tracker------ Astra
Cidade --------10----------- 9
Estrada--------12-----------10
Off road Não Importa Não passava

:dance::dance::dance::dance::dance::dance:

Joao Baeta
02/02/2009, 22:12

:arrow:Exelente!!!!
:palmas: :dance:

Marco-Maga
02/02/2009, 22:25

Pois é, Sergio!!
A minha GV, faz 8.5 na cidade, faz 9.7 na estrada e 7 quando uso o 4x4 e a reduzida.

Abs.

Pedrinha
03/02/2009, 06:52
Pois é, Sergio!!
A minha GV, faz 8.5 na cidade, faz 9.7 na estrada e 7 quando uso o 4x4 e a reduzida.

Abs.

Caro Marco,

Meu Tracker tb faz estas médias! Estou satisfeito!

iwakura
03/02/2009, 06:58
Caro Marco,

Meu Tracker tb faz estas médias! Estou satisfeito!

Putz, como é que vcs dois conseguem calcular média de consumo utilizando a reduzida??? :pensativo::pensativo:

[]
Mário.

Pedrinha
03/02/2009, 07:06
Putz, como é que vcs dois conseguem calcular média de consumo utilizando a reduzida??? :pensativo::pensativo:

[]
Mário.

Olá Mário,

Andas sumido. Viagens? Se for, depois poste as fotos.

Qt às médias...fico só com as primeiras...nunca calculei consumo usando reduzida, pois qd a utilizo, é só por muito pouco tempo. :mrgreen:.

iwakura
03/02/2009, 07:10
Olá Mário,

Andas sumido. Viagens? Se for, depois poste as fotos.

Qt às médias...fico só com as primeiras...nunca calculei consumo usando reduzida, pois qd a utilizo, é só por muito pouco tempo. :mrgreen:.

Não, só falta de assunto interessante para palpitar... Viagem só agora em março, vamos ver se o Hélio não se perde em SP, depois de tanta dica... hehehe

[]
Mário.

Pedrinha
03/02/2009, 07:23
Não, só falta de assunto interessante para palpitar... Viagem só agora em março, vamos ver se o Hélio não se perde em SP, depois de tanta dica... hehehe

[]
Mário.

...poizé...tb achei o fórum sem assunto, mas parece que agora entrou uma safra nova de "felizes proprietários de GM Tracker". Vamos ver se as discussões melhoram. Tenho tb acompanhado o tópico do GV JIII com bastante interesse, pois pretendo partir para o "Up-grade" assim que o gerente do meu banco deixar. :mrgreen:
...qt à viagem do Hélio, penso que ele só quis "polemizar" um pouco, pois de engarrafamentos, ele já está escolado...no mais, as marginais são muito bem sinalizadas...não dá para errar a entrada da Régis.

VOVÔ DO TROLLER
03/02/2009, 20:52
Consumo do Tracker (média)

cidad estrada
Tracker (original)........................................ .................................................. ...8,0 km/l..até 10

Tk (com prot. inferiores,calço de 2" e pneus 235/70/16 A/T Toyo Open Country)............7,5......até 9,5

TK (c/ prot. inferi., calço de 2" e pneus 235/70/16 BF All Terrain..................................7,0...... até 9,0

Obs. com velocidade entre 90 e 110 Km/h

Sergio Andrade
03/02/2009, 21:45
Consumo do Tracker (média)

cidad estrada
Tracker (original)........................................ .................................................. ...8,0 km/l..até 10

Tk (com prot. inferiores,calço de 2" e pneus 235/70/16 A/T Toyo Open Country)............7,5......até 9,5

TK (c/ prot. inferi., calço de 2" e pneus 235/70/16 BF All Terrain..................................7,0...... até 9,0

Obs. com velocidade entre 90 e 110 Km/h

Citação:
Postado originalmente por Sergio Andrade http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=801480#post801480)

O que importa é o prazer de ter uma viatura, que ao menor sinal de chuva, pedra, barro, lama, etc... você continuará tranquilo...
Eu não tinha essa tranquilidade com o Astra...
Um abraço,

VOVÔ DO TROLLER
04/02/2009, 15:54
O que importa é o prazer de ter uma viatura, que ao menor sinal de chuva, pedra, barro, lama, etc... você continuará tranquilo...
Eu não tinha essa tranquilidade com o Astra...
Um abraço,
Maior tranquilidade do que esta, apenas com o Ecosport 4WD ( que o teto não me caia na cabeça).

Sergio Andrade
04/02/2009, 21:43
Maior tranquilidade do que esta, apenas com o Ecosport 4WD ( que o teto não me caia na cabeça).

Enloqueceu, foi?:discordo:

OLIVEIRA
20/02/2009, 18:56
Realmente, a minha tem variado entre 8 a 9km por litro, mas tenho feito uma salada danada, asfalto (rápido), terra devagar e médio, enfim uma variedade muito grande de terrenos e tipos de pilotagem. (com ela original), vamos ver agora após as alterações.

Abraço a todos.8)

OLIVEIRA
20/02/2009, 18:59
Que velocidade média manteve para conseguir 10,5 em estrada, achei interessante e gostaria de saber.
Abraço a todos. :-|

Ola amigos, sou novo por aqui, mas proprietário de um Tracker 2.0 2008

Concordo com o amigo sobre consumo na cidade - 8 km/l
Na estrada não consegui ainda nada melhor que 10,5 km/l
Off-road não tenho dados de consumo.

Grande abraço

OLIVEIRA
20/02/2009, 19:06
Acho que ninguém quis se arriscar opinando acerca dos pneus....rs
Vou opinar pois tenho procurado me inteirar sobre questões de pneus.
Acredito que sim pois acho que o esforço na transmissão de força aos pneus menores será consequentemente menor, o que acontece é que perde-se em estabilidade e dependendo do terreno pode até surtir efeito contrário, ou seja, gastar mais (na areia por exemplo). Minha opinião de leigo.

Abraço.:putz:

Pessoal,

Abraços

OLIVEIRA
20/02/2009, 19:08
E qual foi sua velocidade na estrada para termos uma noção melhor?

Abraços.:-D

Tenho um GV 2000 2.0 16v...

O consumo na cidade fica entre 7.5 - 8 km/l
na estrada, voltando agora do sul foi 10 km/l..

Valeu..

OLIVEIRA
20/02/2009, 22:47
Nagata, fiquei impressionado com os resultados. Achei muito interessante as avaliações considerando cada fator. Parabéns por trazer tais dados aqui no forum. Abraço.

Seguem os resultados:

Velas Gastas

Filtro de ar obstruído

Rodagem em "banguela"

Pneus murchos

Janelas abertas

Carro com 4 passageiros

Tudo junto

Atenciosamente,

Alex Noronha da Silva

Mitsubixo Pará
04/03/2009, 23:47
Acho quepneu influencia muito, e o pé do piloto também...uma coisa a ser levada em consideração é a cidade do piloto...tem transito muito amarrado em que se anda em segunda e terceira...isso aumenta o consumo...mas a média eh essa que o foristas falam mesmo, a variação eh muito pouca!!!

carlucio
05/03/2009, 00:09
Bem turma comprei um tracker e o meu está com 2200 km rodados e medi seu consumo na cidade e na estrada e em uso misto,ficando assim:
city:7,2
Estrada:9,0(velocidade de cruzeiro de ap.110 km)percurso de 900km,
misto:8,2.Contando com ums passeios na areia e algumas dunas.

Kava
20/04/2009, 12:10
Nagata, fiquei impressionado com os resultados. Achei muito interessante as avaliações considerando cada fator. Parabéns por trazer tais dados aqui no forum. Abraço.
Excelente matéria.
Gostei das dicas e vou conferir o estado da viatura.

No final de semana da Pácoa, andei 1.373,6 km, gastei 134,745 litros, R$ 306,42 e uma média de consumo de 10,194 km/L.
Andei 10% off roud (leve - até 80km/h) e ar desligado à noite, e no asfalto => andando em média de 100km/h com picos de 120 a 140km/h, só pra ultrapassagem.
Minha Tracker é 2007, com 23.900km rodados.
Gostei do consumo, sem contar que ela simplesmente ignora a estrada de terra. Muito estável.
Abraços.

Kava
20/04/2009, 12:28
Pessoal,

Ano:
- Off-Road:

Obrigado!

Abraços!
Eu comprei um Tracker no final do mês de março, ainda estou na fase de fazer médias de consumo. Meu carro é 06/2007, com 22mil km rodados. Fiz 3 viagens obtendo os seguintes resultados:
- viajem de 350km, 100% asfalto, ar ligado, velocidade de 110, 120 e picos de 140km/h => média de 8,7 km/L;
- viajem de 350km, 100% asfalto, ar desligado, velocidade de até 100km/h => média de 10,9 km/L;
- viajem de 320 km, 20% na terra(estrada boa -andando a 85km/h), velocidade até 100 km/h, ar deslidado (vijem noturna) - consumo 11,1 km/L.
- cidade, consumo de 7,4 km/L, andando sem muito "peso" no pé.

foxvieira
21/04/2009, 21:03
Tenho uma 2007 com 50 mil rodados , e manutenção básica em dia.
a 2 semanas atrás eu fui do RJ para Vitória e voltei no dia seguinte, foram 1080 km e gastei 106 litros de gasolina.
o carro vive com o AR ligado e a estrada andei bastante a 110 km/h , nosso carro quando anda mais rápido do que isso fica muito perigoso.
agora minha média aqui na cidade indo para o centro é de 7 a 7,5 km/l no máximo.

R1C4rdo
22/04/2009, 21:59
Estou com uma Tracker 06/07 desde março.
Atualmente encontra-se com 40k rodado.
Ainda não viagei com este carro, portanto tenho apenas informações de rodagem em cidade.
Estou fazendo cerca de 9,0km/l, mas também estou dirigindo com muuuuuito pé em cima e pego muitas avenidas grandes.
Abraços

OLIVEIRA
24/04/2009, 11:26
Kava, sua Tracker está excelente pois de fato é uma média muito boa a que fez. O fato é que o consumo vai depender de vários fatores conforme vimos na máteria trazida aqui pelo nosso colega, ademais disso vai depender muito da forma de dirigir a viatura e do percurso que é feito.
Abraço a todos.:)

Excelente matéria.
Gostei das dicas e vou conferir o estado da viatura.

No final de semana da Pácoa, andei 1.373,6 km, gastei 134,745 litros, R$ 306,42 e uma média de consumo de 10,194 km/L.
Andei 10% off roud (leve - até 80km/h) e ar desligado à noite, e no asfalto => andando em média de 100km/h com picos de 120 a 140km/h, só pra ultrapassagem.
Minha Tracker é 2007, com 23.900km rodados.
Gostei do consumo, sem contar que ela simplesmente ignora a estrada de terra. Muito estável.
Abraços.

gtavalanche
30/04/2009, 09:53
Dentro da cidade só tenho abastecido depois de 700Kms rodados, tenho conseguido médias de 11,5km/litro, andando como uma velhinha, bem devagar e aproveitando todas as banguelas.

Ja na estrada não consigo nada melhor que 9,5km/litro andando a 110km/h.

Agora se pisar, tipo 130, 140 km/h vai pra 7,5Km/litro.

andre veiga
30/04/2009, 10:30
Tenho um gv 2.0 16v 03 portas, achava que ele gasta muuuuito, mas pelo visto está na média.
Dificilmente faço acima de 10km/l na estrada, dificilmente ando abaixo de 100km/h

Mas o fato de ser o modelo 3 portas, manual, e pesar uns 150kg a menos, não seria para gastar menos?

Há alguns meses o carro literalmente parou, era o catalizador destruido e fechou completamente o escape.
Tirei todo o miolo, e o barulho ficou até interessante, mas o consumo continua ruim, existe alguma coisa a fazer?
Não vale pagar a fortuna que cobram num catalizador novo.:mrgreen:

Pedrinha
30/04/2009, 12:57
Tenho um gv 2.0 16v 03 portas, achava que ele gasta muuuuito, mas pelo visto está na média.
Dificilmente faço acima de 10km/l na estrada, dificilmente ando abaixo de 100km/h

Mas o fato de ser o modelo 3 portas, manual, e pesar uns 150kg a menos, não seria para gastar menos?

Há alguns meses o carro literalmente parou, era o catalizador destruido e fechou completamente o escape.
Tirei todo o miolo, e o barulho ficou até interessante, mas o consumo continua ruim, existe alguma coisa a fazer?
Não vale pagar a fortuna que cobram num catalizador novo.:mrgreen:

Caro André,

São inúmeros fatores que colaboram para o aumento de consumo. Dentre eles, destaco os tradicionalmente maiores culpados: velas velhas ne sujas, filtors de ar e combustível sujos, pneus maiores (mais largos) e/ou vazios, pé pesado, esticar demasiadamente as marchas, andar na estrada de vidros abertos, combustível de baixa qualidade, etc...etc...etc... Resta ao amigo, checar se alguns destes fatores podem estar comprometendo o consumo de seu carro. Já o seu carro sendo umGV 3D, se for câmbio mecânico e se estiver com tudo que foi dito acima ok, acho que deveria estar com um consumo médio melhor do que os das Trackers e GVs 5D.

robertoamv
04/05/2009, 10:17
Bem, a minha está cada vez mais econômica. Na última medição passou fácil dos 12,5 na estrada. Alguns dados interessantes:

1 - Uso uma calibragem um pouco mais alta, 28 PSI nos 4 pneus;

2 - Troquei agora o óleo do motor, uso o Lubrax Celera 5w30;

3 - Ando a no máximo 90 km/h, nesse momento o carro está a cerca de 2500 rpm;

4 - Não estico as marchas, dirijo com suavidade;

5 - Em descidas íngremes, engato uma marcha mais reduzida, assim o motor corta a alimentação;

6 - Nunca ando com o tanque completamente cheio, não carrego peso à toa;

7 - A última viagem que fiz foi de Petrópolis a Juiz de Fora, andei cerca de 280km, consumindo por volta de 20 litros de gasolina.

Como já disse: Jipeiro não corre, aprecia a paisagem.

VOVÔ DO TROLLER
04/05/2009, 14:28
Bem, a minha está cada vez mais econômica. Na última medição passou fácil dos 12,5 na estrada. Alguns dados interessantes:

1 - Uso uma calibragem um pouco mais alta, 28 PSI nos 4 pneus;

2 - Troquei agora o óleo do motor, uso o Lubrax Celera 5w30;

3 - Ando a no máximo 90 km/h, nesse momento o carro está a cerca de 2500 rpm;

4 - Não estico as marchas, dirijo com suavidade;

5 - Em descidas íngremes, engato uma marcha mais reduzida, assim o motor corta a alimentação;

6 - Nunca ando com o tanque completamente cheio, não carrego peso à toa;

7 - A última viagem que fiz foi de Petrópolis a Juiz de Fora, andei cerca de 280km, consumindo por volta de 20 litros de gasolina.

Como já disse: Jipeiro não corre, aprecia a paisagem.
Parabéns Roberto pelo belo exemplo. Além de curtir a paisagem faz economia de dinheiro. Realmente, noa carros altos pesados e 4x4, como o Tracker, acima de 100 km/hora é suicídio (principalmente com o carro modificado). Abs.Válter

andre veiga
05/05/2009, 10:23
Caro André,

São inúmeros fatores que colaboram para o aumento de consumo. Dentre eles, destaco os tradicionalmente maiores culpados: velas velhas ne sujas, filtors de ar e combustível sujos, pneus maiores (mais largos) e/ou vazios, pé pesado, esticar demasiadamente as marchas, andar na estrada de vidros abertos, combustível de baixa qualidade, etc...etc...etc... Resta ao amigo, checar se alguns destes fatores podem estar comprometendo o consumo de seu carro. Já o seu carro sendo umGV 3D, se for câmbio mecânico e se estiver com tudo que foi dito acima ok, acho que deveria estar com um consumo médio melhor do que os das Trackers e GVs 5D.

Pedrinha,
Agradeço as dicas, mas...

Acredito que onde estou "errado" é...
1 - Pneus 225*70 com 26 libras, não é Tão maior assim, não?
2 - Não gosto de ar condicionado, sempre estou com os vidros abertos.
3 - Meu pé é meio pesado mas apenas em ultrapassagens, procuro ficar o manor tempo possivel na contramão.

Com relação à manutenção do carro, está sempre em ordem, inclusive as velas e filtro de ar/gasolina ainda não fizeram 2mil km.
Gasolina... é dificil saber exatamente o que ele esta bebendo, mas nunca notei diferença, tipo engasgar perder força etc.

Tá dificil não?:confused:

Pedrinha
05/05/2009, 12:30
Pedrinha,

Acredito que onde estou "errado" é...
1 - Pneus 225*70 com 26 libras, não é Tão maior assim, não?
2 - Não gosto de ar condicionado, sempre estou com os vidros abertos.
3 - Meu pé é meio pesado mas apenas em ultrapassagens, procuro ficar o manor tempo possivel na contramão.

Com relação à manutenção do carro, está sempre em ordem, inclusive as velas e filtro de ar/gasolina ainda não fizeram 2mil km.
Gasolina... é dificil saber exatamente o que ele esta bebendo, mas nunca notei diferença, tipo engasgar perder força etc.

Andre,

Seu problema deve ser o pneu maior. Sempre que se muda o tamanho dos pneus, dá diferença no odômetro...logo, vc deve estar calculando o consumo pelo odômetro sem compensar o % de diferença do tamanho do pneu. Para vc entender melhor, consulte o Site www.trilha4x4.com.br (http://www.trilha4x4.com.br). Lá tem um tutorial onde vc aplica o tamanho do pneu original e do pneu aplicado, que calcula a diferença %. A diferença apurada, vc desconta no cálculo do consumo.

ivolunguinho
18/06/2009, 11:37
Alguém tem ou já colocou GNV em seu tracker?
É recomendável?

Abraços.

R1C4rdo
19/06/2009, 22:12
GNV? Bom, eu nunca vi. Mas será que ele não fica muito "fraco" não?

fhilipe
20/06/2009, 00:17
pelo que li no forum, o MAF queima facil, não lembro onde li que daria para colocar usando o de ultima geração + algumas peças que simulam o MAF do carro algo desse tipo, mais a maioria desaconselha o uso de GNV no tracker como tambem alcool.

R1C4rdo
20/06/2009, 00:34
Puts! Álcool seria ótimo (no caso Flex), ainda mais com o preço que está agora. Pelo menos aqui em SP é preço do álcool está muito vantajoso.

CAMPOSW
21/06/2009, 19:30
Pedrinha,

essa é fácil de responder !
se vc estiver rodando muito no centro de ouro preto tá explicado ! ali nenhum carro faz média bacana , morro atrás de morro :pipoca:kkkkk kkkk
outra , só pra estacionar no centro duas voltas extras no quarteirão pra achar vaga .
quando vou no centro de moto , já cheguei a arredar varias vezes outras motos pra caber a minha .:shock:

abraço !

Bruno Max
03/08/2009, 17:45
Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?

Alguem tem estes pneus na tracker? Quais outros modelos de pneus eu poderei usar para ter o mesmo desempenho dos All Terrain da BF?

Agradeço a Atenção de todos

Att; Bruno Max

TMorais
03/08/2009, 17:51
Boa Tarde! Adquirir recentemente uma Tracker 08/08, o to querendo deixar o visual dela mais agresiva, com uns pneus maiores, deixando assim ela mais alta. Os originais dela são 225/60 R16, e pesquisando aqui no site, vi que o limite de tamanho pra ela, pra não precisar mexer em suspenção é o 235/70 R16. E tenho pensado em por o All Terrain deste tamanho, mais este modelo de pneu vai alterar em muito o consumo do meu veículo?

Alguem tem estes pneus na tracker? Quais outros modelos de pneus eu poderei usar para ter o mesmo desempenho dos All Terrain da BF?

Att; Bruno Max

O tam. original é 235/60 R16. Sem mexer na suspensão vc pode usar o 225/70 R16. O 235/70 já se faz necessário levantá-la.

Marco Maga de SP usa o 225/70... veja com ele.

R1C4rdo
04/08/2009, 00:20

Att; Bruno Max

Boa Noite Bruno!
Para que você tenha um comportamento no veículo mais próximo possível do original acredito que você deva tentar manter o mesmo perímetro do pneu original. Qualquer alteração que se faça em qualquer veículo é muito possível ocorrer mudanças de comportamente, inclusive consumo.
Como o TMorais falou, consulte as pessoas que utilizam o mesmo tipo de pneu que você quer utilizar.
Forte abraço!

Daniel Castanho
04/08/2009, 23:35
Há dois dias troquei os originais pelos 235x70x16 BF All Terrain. O carro ficou outro! Deixou de ser uma "Belina" para virar um Jipe! Rssssss!

Achei que eu fosse sentir um pouco de perda de força em subidas devido ao "alongamento" da relação com os pneus maiores, mas do que pude perceber até agora nada mudou. O comportamento do carro ficou o mesmo. As diferenças que notei é que ficou mais macio quando passo em buracos, que com os vidros abertos agora se ouve o rolar dos pneus e que em movimentos bruscos na direção acima de 50Km/h o carro é um pouco menos estável dando a impressão de"sambar" sobre os pneus ... mas esta sensação é muito pequena e não altera em nada a estabilidade e a dirigibilidade do Tracker... é só uma sensação!

Ainda não medi o consumo, mas acredito que pelo comportamento não deverá mudar. Só é importante lembrar que o odômetro marcará menos quilometragem com o pneu maior, sendo assim devemos calcular este acréscimo quando for fazer a conta do consumo. Acredito que o erro deve ser de uns 6%, mas inad anão calculei. Alguém já fez esta conta?

Ainda não fiz o lift de 2" e o pneu não pegou em nada ... o único detalhe é que eu só andei sozinho (sem peso) e não torci a suspenção em erosões, etc ...

Ainda nesta semana estarei fazendo o lift. Depois postarei fotos.

Abraço,
Daniel

R1C4rdo
05/08/2009, 00:20
ehehehe...interessante a comparação... o pior é que deu pra ter um boa idéia de belina pra jipe...
Bom,fazendo uma conta de padeiro (com todo o respeito da profissão), se o perímetro do pneu original (235 60 16R) é de 2161,4 mm e você roda 10km no odômetro, então se você utilizar um pneu maior (235 75 16R) que tem perímetro de 2312,2 mm, (7% a mais), teoricamente o odômetro deve indicar 9,34km, para os 10 km rodados.
Visto esta diferença, acredito que seria importante tomar cuidado não só com o consumo mas também com relação às manutenções, por exemplo, troca de óleo.

Se eu falei alguma bobagem aqui, por favor me digam!

abraços!

Marco-Maga
05/08/2009, 00:41
ehehehe...interessante a comparação... o pior é que deu pra ter um boa idéia de belina pra jipe...
Bom,fazendo uma conta de padeiro (com todo o respeito da profissão), se o perímetro do pneu original (235 60 16R) é de 2161,4 mm e você roda 10km no odômetro, então se você utilizar um pneu maior (235 75 16R) que tem perímetro de 2312,2 mm, (7% a mais), teoricamente o odômetro deve indicar 9,34km, para os 10 km rodados.
Visto esta diferença, acredito que seria importante tomar cuidado não só com o consumo mas também com relação às manutenções, por exemplo, troca de óleo.

Se eu falei alguma bobagem aqui, por favor me digam!

abraços!

Tudo bem R1C4rdo

E para um pneu 225/70/16, qual seria a diferença?

Abs.

VOVÔ DO TROLLER
05/08/2009, 22:19
Há dois dias troquei os originais pelos 235x70x16 BF All Terrain. O carro ficou outro! Deixou de ser uma "Belina" para virar um Jipe! Rssssss!

Achei que eu fosse sentir um pouco de perda de força em subidas devido ao "alongamento" da relação com os pneus maiores, mas do que pude perceber até agora nada mudou. O comportamento do carro ficou o mesmo. As diferenças que notei é que ficou mais macio quando passo em buracos, que com os vidros abertos agora se ouve o rolar dos pneus e que em movimentos bruscos na direção acima de 50Km/h o carro é um pouco menos estável dando a impressão de"sambar" sobre os pneus ... mas esta sensação é muito pequena e não altera em nada a estabilidade e a dirigibilidade do Tracker... é só uma sensação!

Ainda não medi o consumo, mas acredito que pelo comportamento não deverá mudar. Só é importante lembrar que o odômetro marcará menos quilometragem com o pneu maior, sendo assim devemos calcular este acréscimo quando for fazer a conta do consumo. Acredito que o erro deve ser de uns 6%, mas inad anão calculei. Alguém já fez esta conta?

Ainda não fiz o lift de 2" e o pneu não pegou em nada ... o único detalhe é que eu só andei sozinho (sem peso) e não torci a suspenção em erosões, etc ...

Abraço,
Daniel
Boa noite Daniel . Tome cuidado que eu quase estraguei os dois pneus traseiros ( 235/70/16) sem o lift de 2". Mesmo sozinho, se você passar numa lombada ou depressão mais "violenta" , com certeza irá cortar os pneus. Abs.Válter.

p.s. com relação À DIFERENÇA NO ODÔMETRO TEM QUE CALCULAR + 6,6 %

foxvieira
05/08/2009, 23:34

Abraço,
Daniel

Camaradinha ,tome cuidado agora nos pardais heim !!!, não passe na faixa limite , fique sempre um pouco abaixo para não ter problemas,

quanto estão custando esses pneus ai no paraná ?

Abraços.

R1C4rdo
06/08/2009, 00:44
Tudo bem R1C4rdo

E para um pneu 225/70/16, qual seria a diferença?

Abs.
Olá Marco,
O seu pneu tem um diâmetro de 722mm, sendo que o original tem 688, portanto o seu pneu é maior em 4,94%.

Apenas como informação adicional eu peguei estas informações nos catálogos de fabricantes de pneu.

E só lembrando que devido a esta diferença seria bom ficar de olho na manutenção da viatura, e como o fox vieira comentou , nos radares também.

Forte abraço!

Marco-Maga
06/08/2009, 01:21
Olá Marco,
O seu pneu tem um diâmetro de 722mm, sendo que o original tem 688, portanto o seu pneu é maior em 4,94%.

Apenas como informação adicional eu peguei estas informações nos catálogos de fabricantes de pneu.

E só lembrando que devido a esta diferença seria bom ficar de olho na manutenção da viatura, e como o fox vieira comentou , nos radares também.

Forte abraço!

Obrigado, R1C4rdo,

Mas não devo me preocupar com radares pq estou com menos velocidade do que esta marcando o velocimetro com esses pneus certo?

Alias amanhã vamos no Pacaembu, não quer aparecer por lá? Tem encontro 4X4.

Qualquer coisa me ligue e nos encontramos lá, vão outros amigos daqui tb.

Vou mandar meu tel via MP.

Abs.

Pedrinha
06/08/2009, 07:06
...Mas não devo me preocupar com radares pq estou com menos velocidade do que esta marcando o velocimetro com esses pneus certo?

Marcão, é justamente o contrário. Quanto maior o pneu, em relação aos originais, maior a velocidade real, em relação ao marcado no velocímetro. Para calcular o impacto, veja tutorial no site www.trilha4x4.com.br (http://www.trilha4x4.com.br)

foxvieira
06/08/2009, 11:02
Marcão, é justamente o contrário. Quanto maior o pneu, em relação aos originais, maior a velocidade real, em relação ao marcado no velocímetro. Para calcular o impacto, veja tutorial no site [/URL][url]www.trilha4x4.com.br (http://www.trilha4x4.com.br)

isso ai !!!

Specification Sidewall Radius Diameter Circumference Revs/km Difference 235/60-16 141mm 344mm 688mm 2163mm 462 0.0%
235/70-16 164mm 368mm 735mm 2310mm 433 6.8%

quando o seu odômetro estiver a 100km/h , o seu carro estará a 106.8 km/h

então você estará na berlinda para ser fotografado !!! que o limite é 7 km/h eu acho .

venho ainda resaltar que nossos odômetros são bem reais quanto a velocidade, pois já conferi a velocidade estantânea com um gps, e era bem parecida !! com menos de 4% de erro , enquanto em meu outro carro um Fiat Strada a diferença do odômetro para o gps era de quase 10% !!!

Daniel Castanho
06/08/2009, 12:19
Ehh Valter, como voce já tinha alertado realmente pega! Ontem passei em uma depressão forte um pouco mais rápido e a pegada aconteceu. Sem prejuizos mas fiz um pequeno corte superficial no pneu e a moldura da porta traseira se desprendeu da porta. Por sorte não quebrou nada e foi só encaixar novamente sem dano algum. Estou só aguardando o kit chegar para instalar com urgência.

Foxvieira,
Paguei 470,00 em cada pneu aqui em Londrina. Depois de muita pesquisa e fechando um pacote de 17 pneus para o pessoal aqui do Jeep Clube de Londrina.

Abraços,
Daniel

foxvieira
06/08/2009, 17:36
Ehh Valter, como voce já tinha alertado realmente pega! Ontem passei em uma depressão forte um pouco mais rápido e a pegada aconteceu. Sem prejuizos mas fiz um pequeno corte superficial no pneu e a moldura da porta traseira se desprendeu da porta. Por sorte não quebrou nada e foi só encaixar novamente sem dano algum. Estou só aguardando o kit chegar para instalar com urgência.

Foxvieira,
Paguei 470,00 em cada pneu aqui em Londrina. Depois de muita pesquisa e fechando um pacote de 17 pneus para o pessoal aqui do Jeep Clube de Londrina.

Abraços,
Daniel

putz !! preção esse ai heim !! ,aqui no RJ eu arrumei por 660 !!!
alguem ai sabe onde é mais barato ?

Ai Daniel , arruma ai o tel por favor desse lugar que eu só capaz de comprar ai.

Abraços.

Marco-Maga
07/08/2009, 00:24
Marcão, é justamente o contrário. Quanto maior o pneu, em relação aos originais, maior a velocidade real, em relação ao marcado no velocímetro. Para calcular o impacto, veja tutorial no site www.trilha4x4.com.br (http://www.trilha4x4.com.br)

Pois é pedrinha,

Ai é que eu fico com a pulga atras da orelha, pq depois que troquei os pneus pra 225/70/16 quando passo a 40 km num radar ele marca 36 km p/h, quando antes marcava 40km p/h com os 235/60/16.

Logo que troquei os pneus corri num radar de velocidade que ao lado de casa e percebi essa diferença para menos... kkkkk.

Abs.

R1C4rdo
09/08/2009, 00:34
Obrigado, R1C4rdo,

Mas não devo me preocupar com radares pq estou com menos velocidade do que esta marcando o velocimetro com esses pneus certo?

Alias amanhã vamos no Pacaembu, não quer aparecer por lá? Tem encontro 4X4.

Qualquer coisa me ligue e nos encontramos lá, vão outros amigos daqui tb.

Vou mandar meu tel via MP.

Abs.
Marco-Maga,
Primeiramente quero agraceder o convite para o encontro no Pacaembu, mas infelizmente eu vi a mensage somente hoje.
Fica para uma próxima vez.
Quanto a velocidade no radar, você tem razão, tem que tomar cuidado com o pessoal explicou.

Forte abraço

Daniel Castanho
09/08/2009, 21:26
putz !! preção esse ai heim !! ,aqui no RJ eu arrumei por 660 !!!
alguem ai sabe onde é mais barato ?

Ai Daniel , arruma ai o tel por favor desse lugar que eu só capaz de comprar ai.

Abraços.

Comprei os pneus na Roger Pneus. Tel 43-3323-2478. Fale com a Eliete.
As lojas por aqui estavam pedindo por volta de R$ 520,00. Consegui mais desconto pelo pacote de 17 pneus.
()s
Daniel

afs
15/08/2009, 21:52
Cidade (Rio): 7 a 7,5 km/l
Estrada (Rio - Juiz de Fora, 2 pessoas, ar ligado) : 9,5 km/l

Meu Pathfinder 1995 V6 fazia na estrada a mesma coisa. O GV 2.0 a gasolina é bêbado.. 4 cilindros 2.0 com consumo de 6 cilindros 3.0 ...

Já a minha GV TD 2.0 motor RHZ faz 12,5 na cidade e 18 na estrada =)

R1C4rdo
16/08/2009, 15:02
Cidade (Rio): 7 a 7,5 km/l
Estrada (Rio - Juiz de Fora, 2 pessoas, ar ligado) : 9,5 km/l

Meu Pathfinder 1995 V6 fazia na estrada a mesma coisa. O GV 2.0 a gasolina é bêbado.. 4 cilindros 2.0 com consumo de 6 cilindros 3.0 ...

Já a minha GV TD 2.0 motor RHZ faz 12,5 na cidade e 18 na estrada =)

Nossa hein!
9,5 eu faço na cidade.
Tá certo que andando beeeem na manha...
Abraços!

Daniel Castanho
18/08/2009, 21:51
Fiz a minha primeira viagem com os pneus maiores (235x70x16).
O consumo foi de 8,1 km/l, com 4 pessoas e andando a 110/120Km/h, considerando que o trecho tinha muita subida e descida o que sacrifica o Tracker devido ao torque fraco em 5º nesta velocidade.
Já fiz este mesmo trecho com médias de 9km/l com o pneu original. Acho que esta diferença no consumo foi devido ao pneu.

Quanto as diferenças de odômetro e velocímetro comentadas neste tópico, fiz esta viagem com um GPS para a aferição. Concluí que o odômetro está marcando 4,6% menos que o real e que o velocímetro marca 2% a menos que a velocidade real.
Na prática aconteceu o seguinte:
-100Km/h no velocímetro = 102Km/h real ... o que é quase imperceptível, portanto não temos tanto o que se preocupar em relação a radares. É só não andar super encima da velocidade limite.
-100Km no odômetro = 104,6Km rodado real.

Abraço,
Daniel

Pedrinha
19/08/2009, 07:43
Fiz a minha primeira viagem com os pneus maiores (235x70x16).
O consumo foi de 8,1 km/l, com 4 pessoas e andando a 110/120Km/h, considerando que o trecho tinha muita subida e descida o que sacrifica o Tracker devido ao torque fraco em 5º nesta velocidade.
Já fiz este mesmo trecho com médias de 9km/l com o pneu original. Acho que esta diferença no consumo foi devido ao pneu.

Quanto as diferenças de odômetro e velocímetro comentadas neste tópico, fiz esta viagem com um GPS para a aferição. Concluí que o odômetro está marcando 4,6% menos que o real e que o velocímetro marca 2% a menos que a velocidade real.
Na prática aconteceu o seguinte:
-100Km/h no velocímetro = 102Km/h real ... o que é quase imperceptível, portanto não temos tanto o que se preocupar em relação a radares. É só não andar super encima da velocidade limite.
-100Km no odômetro = 104,6Km rodado real.

Abraço,
Daniel

Caro Daniel,

Comparar a distância percorrida num GPS com o odômetro não é a melhor maneira de aferir o mesmo. Se vc reparar seu GPS quando se faz muitas curvas fechadas, muitas vezes ele está indicando uma curva suave. O mesmo serve para o velocímetro, pois a velocidade média de um percurso de GPS é medida pelas distâncias plotadas no GPS, o que nem sempre é a correta, pois temos que levar em consideração as curvas do caminho percorrido. A melhor forma de calcular a diferença de consumo após substituição de pneus com medidas diferentes é fazermos o cálculo que pondera a circunferência da cada pneu. Aí, não tem erro. No nosso caso, pois eu tb utilizo pneus 235/70R16 a diferença é de 6,39 % a menos de consumo. Quanto à velocidade real, eu não me atrevo a dizer que a diferença é a mesma, pois não confio na perfeita aferição de nossos odômetros e velocímetros. Isso é com o Inmetro.

Daniel Castanho
19/08/2009, 19:21
Olá Pedrinha,

Concordo contigo e por isso fiz esta aferição nos 300 Km da Castelo Branco, que é "quase" uma reta. Fiz o cáculo a cada 100Km e depois com a distância total percorrida e os números variaram entre 4,5 e 4,8%. Acredito que a diferença entre os 6,4% calculado e os 4,5% aferido no GPS se deve a algum erro já do odômetro original.

Infelizmente não fiz esta medição com os pneus originais, assim poderíamos comparar os dados e chegar nos 6%.

Quanto a diferença no velocímetro, penso que não tem o que discutir com o GPS. A diferença ficou só em 2% porque normalmente o velocimetro original já marca uns 4 a 5% a mais mesmo, o que somando dá os 6% calculado.

Bom, para encurtar a história, o jeito e arredondar para 5 ou 6% na hora das contas de consumo e manutenção e pronto! Afinal a diferença não é tão grande assim!

Abraços,
Daniel

Alcyr Pereira
16/10/2010, 14:47
Amigos, estou entrando agora para a turma dos trackers. Acabo de comprar uma Tracker 2007, em uma revenda Suzuki aqui no Rio de Janeiro e não queria ficar nas mão deles ou das autorizadas Chevrolet para manutenção. Algum de vocês que é do Rio utiliza outras oficinas? Poderiam me informar quais são? Agradeço sua ajuda. Um abraço. Alcyr

JAIME
16/10/2010, 21:14
Acho que o ZEZUKI deve mecher no seu carro. Ele é o expert em Suzuki aqui no Rio. Entre no Site dele e pegue o telefone. www.zezuki.com

zavarize
24/10/2010, 21:59
Acho que o ZEZUKI deve mecher no seu carro. Ele é o expert em Suzuki aqui no Rio. Entre no Site dele e pegue o telefone. www.zezuki.com (http://www.zezuki.com)

Completando a informação acima ,Mes passado deixei minha Tracker aos cuidados do Zezuki e voltou 100%.
Paguei R$414 e fiz check injeção;troca de velas e ainda troquei coxins da barra estabilizadora que estavam danificadas.
O motorista dele pegou aqui em casa e trouxe no dia seguinte sem problemas.eu recomendo
Abraços

VOVÔ DO TROLLER
24/10/2010, 23:23
Amigos, estou entrando agora para a turma dos trackers. Acabo de comprar uma Tracker 2007, em uma revenda Suzuki aqui no Rio de Janeiro e não queria ficar nas mão deles ou das autorizadas Chevrolet para manutenção. Algum de vocês que é do Rio utiliza outras oficinas? Poderiam me informar quais são? Agradeço sua ajuda. Um abraço. Alcyr
Você também poderá encontrar peças em vários locais fora das autorizadas como na www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br) e na www.acciolygm.com.br (http://www.acciolygm.com.br) (aí no Rio tem uma loja). Abs.Válter

camelo4x4
25/10/2010, 17:59
Amigos,

adquiri meu primeiro 4x4 e ele é um TRACKER 2.0 16v PRETO 2009 Gasolina ainda todo original!!!
estive olhando pneus YOKOHAMA A/T s (50% on/50% off) para o TRACKER.
as medidas originais sendo mantidas, o fato de os pneus serem 50% para asfalto e 50% para terra influenciam num possível aumento de consumo de combustível?
agradeço a colaboração dos companheiros jipeiros.
grande abraço.

Ronaldo.

JOFRAN
25/10/2010, 18:58
Amigos,

adquiri meu primeiro 4x4 e ele é um TRACKER 2.0 16v PRETO 2009 Gasolina ainda todo original!!!
estive olhando pneus YOKOHAMA A/T s (50% on/50% off) para o TRACKER.
as medidas originais sendo mantidas, o fato de os pneus serem 50% para asfalto e 50% para terra influenciam num possível aumento de consumo de combustível?
agradeço a colaboração dos companheiros jipeiros.
grande abraço.

Ronaldo.

Caro Ronaldo,:mrgreen:.:concordo:
Tenho uma TKR 07/08 2.0 gas. que está com 50 mkms.Pneus Yokohama Avs decibel.Só uso a viatura socialmente em viagens longas e no dia dia,eventualmente pego estradas de "chão", como dizem nossos amigos do Sul.
Cheguei agora de uma viagem de 2.000 kms pela ER .
Fiz uma média de 10,5 a 11,8 kms/lt.
Uso Oleo 10/40 semi-sintético da Mobiloil e só uso gas. comum da BR. A cada 2.000 kms coloco aditivo ACDELCO para gasolina.
O motor está tinindo de redondo e com boa retomada.
O carro dá muita segurança. e não quebra.
Abs. JOFRAN

Felipe RS
18/12/2010, 18:03
Tracker 2008

Consumo:
Cidade 8,5 km/l
Estrada 10 km/l
Off road - sem dados suficientes para medir.

Marco-Maga
19/12/2010, 23:41
Tracker 2008

Consumo:
Cidade 8,5 km/l
Estrada 10 km/l
Off road - sem dados suficientes para medir.

Felipe,

É isso ae, vc consegue até fazer 9 na cidade e uns 10,7 na estrada..:concordo:

thiagovsaraiva
28/12/2010, 00:35
amigos, em fortaleza, qual oficina para tracker de confiança?
obrigado
abraços

edy_cl
07/01/2011, 09:23

Foxvieira,

Abraços,
Daniel

Daniel como vc mora no parana eu tenho uma duvida que talvez vc possa me ajudar
eu quero saber se NÃO VALE A PENA IR ATÉ O PARAGUAI e la no paraguai TROCAR OS PNEUS POR LA?

eu moro em floripa e estou com essa ideia na cabeça mas eu nunca fui no paraguai tenho medo até de ser roubado por la :cry:

valeu
EDY

nandoprestes
09/01/2011, 16:45
A minha Tracker (2008) ta fazendo 6,5 KM/L (Cidade) e 11,0 KM/L (estrada).
Acho o consumo bem razoável em se tratando do porte, pois meu Polo fazia 7,0 (alcool/cidade) e 11,0 ( gasolina/estrada)

Marco-Maga
09/01/2011, 20:00
Daniel como vc mora no parana eu tenho uma duvida que talvez vc possa me ajudar
eu quero saber se NÃO VALE A PENA IR ATÉ O PARAGUAI e la no paraguai TROCAR OS PNEUS POR LA?

eu moro em floripa e estou com essa ideia na cabeça mas eu nunca fui no paraguai tenho medo até de ser roubado por la :cry:

valeu
EDY

Daniel,

Eu ja fui de São Paulo a Foz do Iguaçu de carro, entrei no Paraguay e Argentina sem problemas, mas fique esperto e de olho em tudo...

Mas é tranquilo lá, e a entrada e saida tb, mas não comprei peças e nem pneus..

Só badulaque..kkkk

higatetsuo
18/02/2011, 10:51
Consumo da TK 2.0 em São Paulo:

1a medição, com trecho misto estrada (Imigrantes) e cidade (andando beeeeem na manha), com pneus originais, sem alinhar, nem nada: +-7,5 km/l. Assustador!

2a medição com Yoko G012 mesma medida, alinhado, misto,com bons trechos livres nas marginais, viagem por S.Francisco Xavier pela dutra, até joanópolis pela terra e até SP pela fernão dias, com chuva: +- 7,8 km/l. O carro é meio gastão mesmo!

O TK de vcs tem um pouco de fuligem na ponteira do escapamento? A minha tem, aquela fuligem negra e seca. Pq no Corolla pode passar o dedo que não tem nada...

Marco-Maga
18/02/2011, 21:54

1a medição, com trecho misto estrada (Imigrantes) e cidade (andando beeeeem na manha), com pneus originais, sem alinhar, nem nada: +-7,5 km/l. Assustador!

2a medição com Yoko G012 mesma medida, alinhado, misto,com bons trechos livres nas marginais, viagem por S.Francisco Xavier pela dutra, até joanópolis pela terra e até SP pela fernão dias, com chuva: +- 7,8 km/l. O carro é meio gastão mesmo!

O TK de vcs tem um pouco de fuligem na ponteira do escapamento? A minha tem, aquela fuligem negra e seca. Pq no Corolla pode passar o dedo que não tem nada...

Eduardo,

A minha Gv ainda com os pneus originais e sem o lift, fazia na cidade de 8.5 a 9.3, e na estrada fazia 10.6.

Agora ainda não medi depois do lift e pneus maiores.

R1C4rdo
18/02/2011, 21:58

7,5km/l???
Ou eu faço a medição errada ou o seu carro tá bebendo mesmo.
Costumo fazer cerca de 9,0 km/l em circuito misto...bom...nem preciso falar que ando devagar...beeeem devagar...
Tenho o mesmo pneu que o seu G012 só que 235/70 16.
Já chegou a ver filtros, velas, cabos, etc, etc...
Abraços!

higatetsuo
21/02/2011, 09:03
to com as velas novas p/ instalar, vamo ve se melhora. os filtros, oleos, etc... são novos.

R1C4rdo
21/02/2011, 14:26
to com as velas novas p/ instalar, vamo ve se melhora. os filtros, oleos, etc... são novos.

Tá com pé pesado então hein!!:mrgreen:
Bom, espero que melhore o consumo trocando as velas, é que estou achando o consumo de 7,5 um tanto quanto alto mesmo.

Aproveitando, os valores que consumo que eu consegui fazer é sem o ar condicionado ligado. Pra ser sincero ainda não fiz o teste com o ar ligado...
Abraço!

higatetsuo
21/02/2011, 15:17
eu ando beeeeem devagar!
sou muito pão duro! rs!

tá brincando que com estas tardes de 35 graus vc não liga o ar????
eu uso no máximo! alias o ar da TK é um pouco sub-dimensionado, o ar dos Corollas são bem mais gelados!

Tá com pé pesado então hein!!:mrgreen:
Bom, espero que melhore o consumo trocando as velas, é que estou achando o consumo de 7,5 um tanto quanto alto mesmo.

Aproveitando, os valores que consumo que eu consegui fazer é sem o ar condicionado ligado. Pra ser sincero ainda não fiz o teste com o ar ligado...
Abraço!

Andre Sousa
21/02/2011, 18:55
Alô galera que tem pneus maiores que os originais. As medições precisam sem ajustadas para representarem a realidade. Exemplo 235/60/16 tem diâmetro de 68,84 cm enquanto que o 235/70/16 tem 73,54 cm (cerca de 7% de diferença).

Portanto, acrescente essa diferença a qualquer medição. Se você rodou 100 Km, na verdade rodou 107. Se está com velocímetro marcando 80 Km p/h, na verdade está a quase 86 km p/h.

André

R1C4rdo
21/02/2011, 20:49
Alô galera que tem pneus maiores que os originais. As medições precisam sem ajustadas para representarem a realidade. Exemplo 235/60/16 tem diâmetro de 68,84 cm enquanto que o 235/70/16 tem 73,54 cm (cerca de 7% de diferença).

Portanto, acrescente essa diferença a qualquer medição. Se você rodou 100 Km, na verdade rodou 107. Se está com velocímetro marcando 80 Km p/h, na verdade está a quase 86 km p/h.

André

Eaee André,
Você tem razão, existe sim esta diferênça:concordo:.
Os números de consumo que passei acima, já estão com esta compensação.
Quanto a velocidade, eu tento tomar cuidado, principalmente com os radares. Mas estive fazendo uma comparação com o GPS o velocimetro ficou mais parecido com as velocidades que o GPS registra.
O bom que até agora não tomei nenhuma multa...:mrgreen:

Abraço!

R1C4rdo
21/02/2011, 20:53
eu ando beeeeem devagar!
sou muito pão duro! rs!

tá brincando que com estas tardes de 35 graus vc não liga o ar????
eu uso no máximo! alias o ar da TK é um pouco sub-dimensionado, o ar dos Corollas são bem mais gelados!

Acabo não usando muito o ar pq os horários em que saio de carro o Sol não está tão quente.
Mas vc tem razão quanto a ser sub-dimensionado. Em dias muito quentes não gela muito não...mas dá pro gasto...:mrgreen:

Abraço!

Eder Bonesi
21/02/2011, 21:27
Acabo não usando muito o ar pq os horários em que saio de carro o Sol não está tão quente.
Mas vc tem razão quanto a ser sub-dimensionado. Em dias muito quentes não gela muito não...mas dá pro gasto...:mrgreen:

Abraço!

Olá Ricardo, estou me adaptando a Tracker, mas já tenho algumas médias de consumo, com pneus originais. Ela tem agora 31k km e comprei com 29 k km. Tenho feito 8,3 km/l em trecho misto e 9,4 na estrada. Acho que consome bastante sendo uma média ruim na estrada, abaixo de 10 km/l. Uso o ar condicionado com moderação, mas acho gela muito e rápido.
Uso também o 4x4 sempre que chove e em Curitiba tem chovido muito.
Mas você tem razão quando diz que está feliz, de Tracker. São divertidas mesmo. Abraço

Newton Guerra
22/02/2011, 08:10

Abraço!

Olhem se o filtro do ar-condicionado está bom. Troquei o do meu no sábado, passei frio depois :mrgreen:. Experimentem tirar o filtro e usem um pouco sem ele pra testar.

Abraços

higatetsuo
22/02/2011, 09:35
Cuidado ao usar o 4x4 no asfalto, pois a TK não tem terceiro diferencial, e força o sistema. Em curvas fechadas e manobras, principalmente.

Olá Ricardo, estou me adaptando a Tracker, mas já tenho algumas médias de consumo, com pneus originais. Ela tem agora 31k km e comprei com 29 k km. Tenho feito 8,3 km/l em trecho misto e 9,4 na estrada. Acho que consome bastante sendo uma média ruim na estrada, abaixo de 10 km/l. Uso o ar condicionado com moderação, mas acho gela muito e rápido.
Mas você tem razão quando diz que está feliz, de Tracker. São divertidas mesmo. Abraço

higatetsuo
22/02/2011, 09:37
Newton, troquei o filtro (graças ao seu tutorial), mas ainda acho o ar da TK bem mais fraco que o do Corolla, mas muito melhor que os do Clio.
Quando ligo o ar, faz um barulho tipo "psiiiiiiiiii", isso é normal?

Olhem se o filtro do ar-condicionado está bom. Troquei o do meu no sábado, passei frio depois :mrgreen:. Experimentem tirar o filtro e usem um pouco sem ele pra testar.

Abraços

fhilipe
22/02/2011, 10:14
olha só um chara de sobrenome ...
Fhilipe Higa.

o barulho de psiiiii ao ligar é normal, e para em +- 2 segundos. ... o meu ao ficar muitos dias sem ligar faz ate um barulho + longo uns 4 segundos e meio diferente, depois para.

R1C4rdo
22/02/2011, 13:38

Eaee Eder,
Acredito que você deve saber, mas o que o Edu Higa disse em alguns posts atrás é importante. Diferentemente das TR4 o Tracker não tem diferencial de acoplamento viscoso e pode forçar o sistema se usado de forma indevida. Desculpe-me se estou falando algo óbvio para você, mas como o intuito aqui é um ajudar o outro, fica aqui a dica:concordo:.
Quanto ao consumo...não sei o que dizer, ou eu ando realmente devagar (pior que o Edu:shock:) ou estou fazendo as contas erradas...mas eu faço uns 9,0 em trecho misto.
Forte abraço!

R1C4rdo
22/02/2011, 13:58

Abraços

Olá Newton,
O filtro é novo, troquei no final do ano passado.
Ele funciona bem, mas quando pega uns dias de calor "brabo" que demora um pouco pra gelar.
Vou tentar fazer o teste pra ver o que acontece.
Abraço!

Eder Bonesi
22/02/2011, 14:20
Eaee Eder,
Acredito que você deve saber, mas o que o Edu Higa disse em alguns posts atrás é importante. Diferentemente das TR4 o Tracker não tem diferencial de acoplamento viscoso e pode forçar o sistema se usado de forma indevida. Desculpe-me se estou falando algo óbvio para você, mas como o intuito aqui é um ajudar o outro, fica aqui a dica:concordo:.
Quanto ao consumo...não sei o que dizer, ou eu ando realmente devagar (pior que o Edu:shock:) ou estou fazendo as contas erradas...mas eu faço uns 9,0 em trecho misto.
Forte abraço!

Higa e Ricardo, é sempre bom ouvir quem já está no "ramo" a mais tempo. Mas no manual fala-se em piso molhado / escorregadio. Eu entendo que se numa rodovia (asfalto) molhada, o correto é usar o 4x4. Vocês nunca engatam o 4X4 quando chove? Me avisem se o meu entendimento estiver errado. Muito obrigado. Abração.

higatetsuo
22/02/2011, 15:15
Eder,
O escorregadio é beeem escorregadio mesmo. Na terra, ou lama. Piso alfaltico mesmo molhado ainda é bem aderente, senão os carros 4x2 não poderiam trafegar na chuva, certo?

O fato é que os carros com tração traseira, numa curva, o eixo que traciona, puxa o carro p/ fora da curva, enquanto que o eixo dianteiro puxa para o interno. Por isso que tração dianteira ou 4x4 são melhores nas curvas, tanto seco quanto molhado. A Tração traseira tem vantagem no grip em subidas, ou arrancadas fortes, enquanto que uma dianteira patinaria.

No caso da TK, o negócio é ir na manha na chuva (asfalto) e não acelerar muita nas curvas (sai de traseira).

Usar 4x4 em terra, areia e lama, sim!

As viaturas que podem andar em 4x4 no aslfato:
Defener, TR4, Pajero, SW4, Prado, e outros...

Os que não podem rodar 4x4 no asfalto:
Tracker, G.Vitara, picapes em geral...

Higa e Ricardo, é sempre bom ouvir quem já está no "ramo" a mais tempo. Mas no manual fala-se em piso molhado / escorregadio. Eu entendo que se numa rodovia (asfalto) molhada, o correto é usar o 4x4. Vocês nunca engatam o 4X4 quando chove? Me avisem se o meu entendimento estiver errado. Muito obrigado. Abração.

nanito
22/02/2011, 15:47
Me parece que o novo Gran Vitara também tem 4 wheel drive...

Newton Guerra
22/02/2011, 15:57
Me parece que o novo Gran Vitara também tem 4 wheel drive...

Tem sim. E na terra pode-se bloquear o diferencial central.

Na chuva 'braba" eu uso o 4x4, tanto no Vitarinha quanto no Tracker. Já peguei várias vezes a Fernão Dias com tempestades e pista com muita água. O carro é outro, bem mais na mão. Até hoje, nenhum problema.

Abraços

Eder Bonesi
22/02/2011, 16:22
Tem sim. E na terra pode-se bloquear o diferencial central.

Na chuva 'braba" eu uso o 4x4, tanto no Vitarinha quanto no Tracker. Já peguei várias vezes a Fernão Dias com tempestades e pista com muita água. O carro é outro, bem mais na mão. Até hoje, nenhum problema.

Abraços
Olá Newton, eu ando firme também na chuva e de 4x4 sempre engatado. Acho que o carro fica muito "a vontade" na água e me lembra um Subaru...tão colado que fica. Na minha antiga Ranger 4x4 (07/07), o Gerente da Ford me disse: "se avistar agua na pista, vá sempre com o 4x4 ligado. É feito para isso". Por isso adotei o mesmo uso na Tracker e reafirmo. Na agua ela fica muito boa...excelente de baixa, média e alta.
Moçada, obrigado por postarem as suas opiniões. O Forum é para isso mesmo. Mas vou ler mais sobre o assunto, pois não quero danificar nada na Tracker que está em estado de ZERO km. Abração.
Que tal abrirmos um tema novo, sobre USAR OU NÃO O 4X4 NA CHUVA??

Marco-Maga
22/02/2011, 23:54

Eder,

Vc ta certo..

Tb uso o 4x4 na chuva, e como disse o Newton, vc sente melhor o carro e não corre tanto risco e até hoje tb nunca tive problemas..:lol:

higatetsuo
23/02/2011, 09:09
Acho que com aderencia baixa e fazendo curvas mais abertas, não deve quebrar, somente aumentar um pouco o desgaste.

na Fernão Dias, que é cheia de poças de água e óleo, realmente a aderencia é baixa.

Eder,

Vc ta certo..

Tb uso o 4x4 na chuva, e como disse o Newton, vc sente melhor o carro e não corre tanto risco e até hoje tb nunca tive problemas..:lol:

Newton Guerra
23/02/2011, 09:14
Acho que com aderencia baixa e fazendo curvas mais abertas, não deve quebrar, somente aumentar um pouco o desgaste.

na Fernão Dias, que é cheia de poças de água e óleo, realmente a aderencia é baixa.

Eu só uso quando a coisa está feia mesmo, muita água e sinto o carro mais solto. Em chuvinhas normais não uso o 4x4.

Abraços

R1C4rdo
23/02/2011, 23:00
Eu só uso quando a coisa está feia mesmo, muita água e sinto o carro mais solto. Em chuvinhas normais não uso o 4x4.

Abraços
Bom...como sou muito inexperiente no quesito 4x4 não tenho como dar muita opinião, mas também não uso o 4x4 em qualquer chuva não.
Aliás eu uso tão pouco com medo de fazer m...da :putz:.
...mas vou aprendendo.
Abraço!

Marco-Maga
24/02/2011, 00:06

Abraços

Newtão,

X2 é isso aeee....

Imagina eu aqui na serra de Campos do Jordão nessas chuvas que tem caido com aquela agua fazendo onda na estrada...kkkk :shock:

cézão_MTB
05/03/2011, 23:13

Vi uns relatos sobre o carro no site Best Cars e fiquei decidido a comprá-lo, fechei negócio ontem!!!
Tinha visto depoimentos do consumo de 10 KM/L na cidade, isso que me animou mais.
Praticamente o mesmo consumo de meu Gol G3 Turbo 2002 , um carro muito rápido mas pouco seguro, sem ABS, sem Air Bag, enfim, só a brutalidade do motor mesmo, mas fiquei 8 anos com o carro e hoje em dia com tanta fiscalização e estradas precárias eu decidi partir para o Utilitário Esportivo (SUV).

Deixe seu relato lá também, ajuda a divulgar o carro e mantê-lo com bom preço de revenda! http://www2.uol.com.br/bestcars/testleit-relatos.htm

César Ribeiro, moutain biker , firefighter e agora jipeiro.:lol:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=5064832341350670065

cézão_MTB
05/03/2011, 23:33
A pressão correta dos pneus com carro vazio é mesmo 26 PSI???

http://pt.wikipedia.org/wiki/PSI_%28unidade%29

higatetsuo
14/03/2011, 12:35
Nova medição hoje, somente uso no centro de São paulo, ou seja, só primeira e segunda... 7,2 km/l.

cézão_MTB
14/03/2011, 14:02
http://astroxtc.multiply.com/photos/album/29/29

Marco-Maga
15/03/2011, 01:12
Nova medição hoje, somente uso no centro de São paulo, ou seja, só primeira e segunda... 7,2 km/l.

Edu,

Por rodar em 1° e 2° tá bom...:pensativo:

Mas ainda acho que pode melhorar...!!!

higatetsuo
18/03/2011, 16:29
esse overbumper é legal!

http://astroxtc.multiply.com/photos/album/29/29

acupunturista
25/05/2011, 18:37
Tenho um Tracker 07/08 e moro em Brasília (muitas pistas retas, algum congestionamento casual dependendo da hora do dia) e consegui fazer 11.72 km/l na cidade. Mas a média mesmo é algo entre 10.5 e 11 km/l. Na estrada não é muito diferente. 4 pessoas e bastante bagagem.

cézão_MTB
25/05/2011, 19:55
Será que com pneus 225/70-R16 o consumo aumentará muito???

Mês que vem vou comprar dois Firestone Destination A/T para a dianteira. A minha primeira média de consumo ficou em 9,3 KM/litro Urbano.

higatetsuo
26/05/2011, 10:16
Na pascoa fui p/ a região dos lagos RJ. Foram 14 hs p/ ir e 12 hs p/ volta. O consumo ficou em 8,9 km/l. Não sei se conta como consumo urbano ou rodoviario. O ar condicionado não dava conta do calor!!!! estava quase todo o tempo na velocidade 3 e as vezes 4, e pendurando uma toalha na janela p/ tapar o sol.

cézão_MTB
26/05/2011, 13:36
Na pascoa fui p/ a região dos lagos RJ. Foram 14 hs p/ ir e 12 hs p/ volta. O consumo ficou em 8,9 km/l. Não sei se conta como consumo urbano ou rodoviario. O ar condicionado não dava conta do calor!!!!

ar-condicionado aumenta em uns 20% o consumo.

higatetsuo
31/05/2011, 09:32
Aumenta bem o consumo, mas 20% não chega... quanto a calibragem dos pneus, na viagem usei 28 p/ diminuir op atrito, mas o carro fica desconfortável, em SP estou usando 26 que é o que está indicado no manual do prop. p/ veículo vazio. Qual pressão vcs usam? Meus pneus são AT 235/60 r16.

cézão_MTB
31/05/2011, 14:41
Aumenta bem o consumo, mas 20% não chega... quanto a calibragem dos pneus, na viagem usei 28 p/ diminuir op atrito, mas o carro fica desconfortável, em SP estou usando 26 que é o que está indicado no manual do prop. p/ veículo vazio. Qual pressão vcs usam? Meus pneus são AT 235/60 r16.

Não chega a 20%????

Acho que sim heim...

Mas varia de carro para carro, tem carro que não "sente" muito o ar-condicionado, já um 1.0...

O Tracker que é multiválvulas acho que no trânsito urbano deve aumentar muito o consumo, falta torque em baixa rotação (nota-se facilmente principalmente com o ar ligado), já na estrada TALVEZ não.

a pressão dos pneus é 26 mesmo.

R1C4rdo
01/06/2011, 00:17
Até um tempo atrás (uns 2 meses atrás) o consumo estava legal, por volta de 9,0~9,5. Por alguma razão o consumo caiu para uns 7,5 a 8,0. Isso tudo na cidade.
Acabei de trocar o filtro de ar, que aliás estava meio podre. As velas são novas. Pneus calibrados.
A única diferença é que passei a pegar menos vias principais, pegar mais vias locais...sendo assim... masi trânsito.
Vou caçando outros itens que podem impactar o consumo...vamos ver.

higatetsuo
01/06/2011, 10:48
Japa, agora fico contente pq não é so a minha TK que está gastona!

Até um tempo atrás (uns 2 meses atrás) o consumo estava legal, por volta de 9,0~9,5. Por alguma razão o consumo caiu para uns 7,5 a 8,0. Isso tudo na cidade.
Acabei de trocar o filtro de ar, que aliás estava meio podre. As velas são novas. Pneus calibrados.
A única diferença é que passei a pegar menos vias principais, pegar mais vias locais...sendo assim... masi trânsito.
Vou caçando outros itens que podem impactar o consumo...vamos ver.

R1C4rdo
01/06/2011, 13:16
Japa, agora fico contente pq não é so a minha TK que está gastona!

kkkkkkkkk!
Agora faço parte do clube dos beberrões!
Vou continuar investigando. Se nada der certo, vou começar a desligar o motor em semáforos e decidas...kkkkkkkkk!
Abraços!

cézão_MTB
01/06/2011, 13:28
kkkkkkkkk!
Agora faço parte do clube dos beberrões!
Abraços!

troca pela TR4 que você vai ver o que é economia. kkkkkkkkkkk

R1C4rdo
02/06/2011, 00:30
troca pela TR4 que você vai ver o que é economia. kkkkkkkkkkk
kkkk!!
E ae cezão!
Então, o pior é que ia mesmo pegar uma TR4, mas três fatores me fizeram mudar de idéia:
Preço de manutenção;
Preço de seguro;
consumo

Esse último foi o que mais pesou...mas eu acho uma baita viatura da hora.
Wabrass!!

cézão_MTB
02/06/2011, 20:54
kkkk!!
E ae cezão!
Então, o pior é que ia mesmo pegar uma TR4, mas três fatores me fizeram mudar de idéia:
Preço de manutenção;
Preço de seguro;
consumo

Esse último foi o que mais pesou...mas eu acho uma baita viatura da hora.
Wabrass!!

Estava trocando óleo dos diferenciais ontem e o mecânico da Ômega Super Troca disse que o TR4 também tem um problema crônico de baixa de óleo. Disse que clientes após trocarem o óleo depois de poucos dias voltam reclamando que o mecânico não tinha trocado no nível certo, pois não era possível baixar o óleo tão rápido. Então agora quando ele troca óleo de TR4 ele chama o cliente para mostrar que o óleo está no nível certo. Mais um defeito da TR4 que eu não sabia.
Ele ficou elogiando os suspiros que têm nos diferenciais para não entrar água em alagamentos ou ao atravessar com água um pouco mais acima, até eu fique impressionado com a qualidade da mecânica da Tracker. É um carro que é muito mais do que parece!

Elisson
03/06/2011, 11:25
Estava trocando óleo dos diferenciais ontem e o mecânico da Ômega Super Troca disse que o TR4 também tem um problema crônico de baixa de óleo. Disse que clientes após trocarem o óleo depois de poucos dias voltam reclamando que o mecânico não tinha trocado no nível certo, pois não era possível baixar o óleo tão rápido. Então agora quando ele troca óleo de TR4 ele chama o cliente para mostrar que o óleo está no nível certo. Mais um defeito da TR4 que eu não sabia.
Ele ficou elogiando os suspiros que têm nos diferenciais para não entrar água em alagamentos ou ao atravessar com água um pouco mais acima, até eu fique impressionado com a qualidade da mecânica da Tracker. É um carro que é muito mais do que parece!

É muito verdade Cézão...nesses dias de chuva então, quem tem um carro mais alto é que sabe o verdadeiro valor que ele tem!!!! Em viagem à capital, pois moro no interior, peguei a cidade alagada, e o resultado é que das três poças de água que peguei até uma acompanhando um ônibus quem tentou me acompanhar de gol e equivalentes já sabem o final que tiveram!!!! E eu cheguei no destino feliz e contente com a minha viatura sem ter que interromper a viagem. E olhe que é um carro com 90 mil rodados e 11 anos de uso!!!! :dance:

Ahhh...a propósito, tenho percebido meu GV mais solto e menos beberrão que o Tracker do meu pai 2009 com 30 mil rodados...:semideia tou pensando em trocar os filtros e velas de ambos...o meu por preventiva...e o Tracker pra ver se melhor o consumo!!! :cool:

Chuva
05/07/2011, 15:25
9,35 kms/litro, ou 570kms com os 61 litros.. mas são 61 ou 66 nunca entendo isso..

Essa média de 9.35 foi usando na cidade e estrada, meio a meio praticamente.. batei issoduas vezes..

Já os pneus são iguais aos originais em medidas mas o desenho tem vários sulcos para água, então acho q podem ser 90% para aslfalto, certo?

Viram q sou novato, né? ehuehuehu mas ta aí a estatística.

[ ]s

cézão_MTB
05/07/2011, 18:55
a média do mês de junho, tanque até quase acender a luz da reserva, foi de 8,1 KM/Litro sendo 100% cidade e andando rápido.

acupunturista
05/07/2011, 20:02
a média do mês de junho, tanque até quase acender a luz da reserva, foi de 8,1 KM/Litro sendo 100% cidade e andando rápido.

O meu continua fazendo um pouco mais de 11 km/litro na cidade, andando sempre na boa. Dessa vez foi 11.6 Km/Litro. A meta é fazer 12 por litro, mas eu acho que é realmente muito acima da média. 11 tá de bom tamanho! Aliás, que luz é essa de reserva? O meu não tem luz de reserva de combustível.

R1C4rdo
05/07/2011, 21:38
O meu continua fazendo um pouco mais de 11 km/litro na cidade, andando sempre na boa. Dessa vez foi 11.6 Km/Litro. A meta é fazer 12 por litro, mas eu acho que é realmente muito acima da média. 11 tá de bom tamanho! Aliás, que luz é essa de reserva? O meu não tem luz de reserva de combustível.
Faz muitos anos que não vou para Brasilia, mas até onde me lembro existem muitas grandes avenidas onde consegue-se andar em velocidade constante, e isso ajuda muito no consumo.
Aqui em São Paulo o trânsito é caótico. Daqui a pouco vão cobrar IPTU dos carros de tanto que fica parado...mas 11km/l é bom mesmo hein! Eu estava fazendo 9km/l e estava feliz...
E quanto a essal luz reserva??
Abraços!

cézão_MTB
05/07/2011, 21:43
todo carro que eu tive ATÉ hoje tinha luz de reserva de combustível. Nem tinha notado que o Tracker não tem isso! Vou ver isso amanhã.

https://picasaweb.google.com/cesar.turbo/NovaMaquinaOffRoad

Chuva
06/07/2011, 07:36
eh msm.. eu perguntei sobre essa luz da reserva em outro tópico e me disseram q não tem msm.. buaaa
[ ]s

Paulo King
13/07/2011, 11:51
O meu faz em Salvador 9,8km/l a10,3km/l trecho de avenida sem, ladeira pouco tráfego 70km/h Itapuã/Pituba +/- 16km
Na estrada Salvador/Feira de Santana 11,9km/l a 12,2km/l a 90/100km/h.
Obs: pneu calibrado com 30 libras, sem acelerar nas descidas e com carro engatado, só vidro dianteiro aberto e apenas 10 a 15cm

cézão_MTB
13/07/2011, 14:26
minha última média, de três dias atrás, foi de 8,4 KM/litro com 40 litros de gasolina.
100% cidade.
2.0 16V 2007/2008.

deglmann
13/07/2011, 14:57
Aew Cezão, o lance mesmo é deixar a Tracker na garagem e curtir a Bike....kkk
Economiza $$$, emagrece e a Saúde agradece.
Vamos investir na Astro...kkk

Abraço

cézão_MTB
13/07/2011, 15:10
Aew Cezão, o lance mesmo é deixar a Tracker na garagem e curtir a Bike....kkk
Economiza $$$, emagrece e a Saúde agradece.
Vamos investir na Astro...kkk
Abraço

o consumo de 8~9 KM/Litro até que era esperado, mesmo assim acho que podia ser melhor.
agora é uma Haro Shift : https://lh5.googleusercontent.com/-CRgLi4RAFaQ/Td7cVCm6ahI/AAAAAAAABsU/Lstwv3V7574/s800/Haro%252520Shift%25252008.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-KRkJrnmE8z4/Td7tVBJKzWI/AAAAAAAABsU/d-wsSfaTEhI/s800/Haro%252520shift%25252000219.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-qgQK5EiZ88U/Td7tfhzzT8I/AAAAAAAABsU/yfrM7hiX51s/s576/Haro%252520shift%25252000220.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-by6e7pnb5wo/Td7tkNGOmWI/AAAAAAAABsU/yNT3YKs83ZM/s800/Haro%252520shift%25252000221.jpg
para asfalto é uma aro 700C: https://lh6.googleusercontent.com/-_2_qUIk3-a8/TXjoFWPoBFI/AAAAAAAABhk/XfVtG1ks3CU/s800/DSC00038.jpg

Bruno Max
13/07/2011, 16:43
Tracker 2008/2008

42.000km, Com pneus BF goodrich All Terrain 235/70, mais lift 2" da alternativa 4x4;

Estrada: 9

Off.....bebeeeeee

Qndo original fazia;

Estrada 10

Off Road: sempre é relativo a maneira que é usada.

cézão_MTB
13/07/2011, 19:21
Tracker 2008/2008

42.000km, Com pneus BF goodrich All Terrain 235/70, mais lift 2" da alternativa 4x4;

Off.....bebeeeeee

Qndo original fazia;

Estrada 10

Apenas com o lift 2" será que resolvia o problema do assoalho baixo???

E com as medidas originais de pneus acho que o consumo ficaria o mesmo, ou não???

O problema do lift de 2" , eu acho, é que se bater o carro e danificar alguma parte da suspensão o kit lift terá que ser removido, senão o carro não ficará alinhado. Meio arriscado esse investimento!

R1C4rdo
14/07/2011, 21:43
o consumo de 8~9 KM/Litro até que era esperado, mesmo assim acho que podia ser melhor.
agora é uma Haro Shift : https://lh5.googleusercontent.com/-CRgLi4RAFaQ/Td7cVCm6ahI/AAAAAAAABsU/Lstwv3V7574/s800/Haro%252520Shift%25252008.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-KRkJrnmE8z4/Td7tVBJKzWI/AAAAAAAABsU/d-wsSfaTEhI/s800/Haro%252520shift%25252000219.jpg
https://lh4.googleusercontent.com/-qgQK5EiZ88U/Td7tfhzzT8I/AAAAAAAABsU/yfrM7hiX51s/s576/Haro%252520shift%25252000220.jpg
https://lh5.googleusercontent.com/-by6e7pnb5wo/Td7tkNGOmWI/AAAAAAAABsU/yNT3YKs83ZM/s800/Haro%252520shift%25252000221.jpg
para asfalto é uma aro 700C: https://lh6.googleusercontent.com/-_2_qUIk3-a8/TXjoFWPoBFI/AAAAAAAABhk/XfVtG1ks3CU/s800/DSC00038.jpg
Ae Cezão, essa bike tá muito limpinha hein!eheheh:cool:
O deglmann tá certo, pedal economiza e faz bem pra saúde. Vou retomar às minhas trilhas de bike, já que de Tracker eu ainda tô devagar...:bye:

R1C4rdo
14/07/2011, 21:45
Tracker 2008/2008

Off.....bebeeeeee

Qndo original fazia;

Estrada 10

Bruno,
Uma vez instalado pneus maiores a quilometragem marcada no hodometro deve cair uns 6%, e esta diferença deve ser considerada no cálculo do consumo.
Abraço!

deglmann
14/07/2011, 23:53
Aew...
Estou vendo que tem apaixonados por MTB e Tracker's (não deixa de ser SZK)...
Abs
Mario

R1C4rdo
18/07/2011, 13:26
Aew...
Estou vendo que tem apaixonados por MTB e Tracker's (não deixa de ser SZK)...
Abs
Mario
Eae Mario!
Pedal é muito bom mesmo. Tô beem longe de ser atleta, mas só o fato de sair da cidade e andar no meio da mata (seja de jipe ou bike) já é muuito bom.
Forte abraço

Chuva
18/07/2011, 16:01
Ae pessoas!

Fiz mais uns testes esse final de semana. Andei pacas em SP (Diadema, Interlagos, Cerqueira Cesar) instalando máquinas nos clientes então fiz várias kilometragens para testar. Puz uns 20 litros em cada percurso de posto.

Com gasolina Esso aditivada fez 9,35 km/l

Com gasolina Ipiranga comum fez 10,4 km/l

Com gasolina Shell comum fez 9,5 km/l

To achando mto estranho pq com outros carros a gasolina aditivada rende mais.

Alguem mais percebeu isso que a gasolina aditivada não rende bem nesse carro (2.0 gasolina)

Grato

Chuva
18/07/2011, 18:51
Nossa.. coloquei + R$ 20 hoje de gasolina comum BR (petrobrás).. fez 7,5 km/l .. que meleca!

R1C4rdo
18/07/2011, 22:15
Nossa.. coloquei + R$ 20 hoje de gasolina comum BR (petrobrás).. fez 7,5 km/l .. que meleca!
Há alguns posts atrás, eu comentei que a minha viatura estava bebendo um pouco mais de uns tempos para cá, e eu estava usando gasolina comum de outros postos. Voltei a colocar a gasolina aditivada do posto que costumava colocar e me parece que está melhor.
Ainda preciso encher e rodas mais algumas vezes para comprovar.

Me diz uma coisa, como vc faz os cálculos de consumo colocando R$20 picados?

Abraço!

Chuva
19/07/2011, 07:49
Olá!

Com uma caneta de cd fina "risquei/desenhei" um limite perto da reserva para me ater a posição física do ponteiro no plano.

Coloco o valor e qdo o ponteiro chega nesse ponto faço o cálculo dividindo a km total (+/- 72km dependendo do posto) pela qtdade de litros q coloquei (= R$20 / R$ 2,599).

Claro q tdo mais cheio e maior a quilometragem mais perfeito é o cálculo, mas depois de 3 tanques cheios e 3 usando essa marca a diferença da leitura nesse ponto que fiz não foi significativa, então e possível usar menos combustível para fazer o cálculo.

Acho q com uns 5 litros já deu tempo da sonda lâmbida se acostumar com o novo combustível. Se eu estiver errado por favor digam ai..

[ ]s

Giovanni Morano
19/07/2011, 09:12
Nao consigo fazer mais que 7 com um litro... :neutral:

R1C4rdo
19/07/2011, 14:05
Olá!

Com uma caneta de cd fina "risquei/desenhei" um limite perto da reserva para me ater a posição física do ponteiro no plano.

Coloco o valor e qdo o ponteiro chega nesse ponto faço o cálculo dividindo a km total (+/- 72km dependendo do posto) pela qtdade de litros q coloquei (= R$20 / R$ 2,599).
Interessante...

Claro q tdo mais cheio e maior a quilometragem mais perfeito é o cálculo, mas depois de 3 tanques cheios e 3 usando essa marca a diferença da leitura nesse ponto que fiz não foi significativa, então e possível usar menos combustível para fazer o cálculo.

Acho q com uns 5 litros já deu tempo da sonda lâmbida se acostumar com o novo combustível. Se eu estiver errado por favor digam ai..

[ ]s

Interessante...:pensativo:
Eu completo o tanque e calculo com a km.
No final das contas da na mesma...:)

Anderson BH LOCAÇÃO
19/07/2011, 15:31
Tenho um GV Gold Eiditon, 2002, automática, vindo de Brasilia pra Belo Horizonte deu 7,39km/l, média de 130km/h, e no mesmo trajeto no GV do meu pai também automatica, deu 8,26lm/l. Dentro de BH, a minha está em torno 6,2km/l e do meu pai 7,4km/l.

Vou fazer novas medições e ver o que melhora.....

Chuva
19/07/2011, 15:39
Legal pessoal!

Mas descrevam o tipo de gasolina que usam, se é aditivada ou comum e a bandeira se possível.

[ ]s

R1C4rdo
19/07/2011, 22:02
Tenho um GV Gold Eiditon, 2002, automática, vindo de Brasilia pra Belo Horizonte deu 7,39km/l, média de 130km/h, e no mesmo trajeto no GV do meu pai também automatica, deu 8,26lm/l. Dentro de BH, a minha está em torno 6,2km/l e do meu pai 7,4km/l.

Vou fazer novas medições e ver o que melhora.....
Caraca!! Tá bebeeendo hein!
Se bem que andar a 130km/h o consumo tá dentro.
Pra ser econômico tem que cultivar a paciência de monge tibetano aposentado e andar a 80~90km/h no máximo.:pipoca:

Anderson BH LOCAÇÃO
20/07/2011, 07:03
Posto Shell..........

Não foi falta de paciência, foi excesso de pressa, tinha uma reunião BH....

cézão_MTB
20/07/2011, 10:13
2.0L 16V gasolina comum, 100% cidade, ar-condicionado raramente.
1ª média) 9,3 KM/litro
2ª média) 8,1 KM/litro
3ª média) 8,4 KM/litro (julho 2011).

Chuva
20/07/2011, 11:50
Caraca!! Tá bebeeendo hein!
Se bem que andar a 130km/h o consumo tá dentro.
Pra ser econômico tem que cultivar a paciência de monge tibetano aposentado e andar a 80~90km/h no máximo.:pipoca:

Hahhaahah monge tibetano foi power!

Ando assim como monge tb.. bem na boa.. não passo dos 100.

E qto ao ar condicionado que o Cezao disse tb influencia tudo..
Quase nunca uso.. nesse frio em SP tb nem tem como.. só ligo uma vez por semana na estrada durante 1 min para circular o gás.

[ ]s

R1C4rdo
20/07/2011, 13:54
Posto Shell..........

Não foi falta de paciência, foi excesso de pressa, tinha uma reunião BH....

Puts, sei como é isso... Tem dia que a coisa aperta e temos que dar uma "apertada" no pedalzinho da direita...o único problema é ponteiro do comb. que vai bem mais rápido pra esquerda....eheheh
Abraço

R1C4rdo
20/07/2011, 13:59
Hahhaahah monge tibetano foi power!

Ando assim como monge tb.. bem na boa.. não passo dos 100.

E qto ao ar condicionado que o Cezao disse tb influencia tudo..
Quase nunca uso.. nesse frio em SP tb nem tem como.. só ligo uma vez por semana na estrada durante 1 min para circular o gás.

[ ]s

Mukirana do que jeito que eu sou tbm não passo dos 100km/h.

cézão_MTB
31/07/2011, 15:27
última média de consumo, 8,499999999 KM/litro.

2.0 16V gasolina 100% cidade sem ar-condicionado, dia 29/07/2011.

Meu carro NUNCA fez menos de 8,1 KM/litro.

Elisson
31/07/2011, 19:36
última média de consumo, 8,499999999 KM/litro.

2.0 16V gasolina 100% cidade sem ar-condicionado, dia 29/07/2011.

Meu carro NUNCA fez menos de 8,1 KM/litro.

Média normal..a 120 por hora na pista com o ar ligado no do véio eh 7,5....no meu rodei 350 km.....sendo 130 a 90 por hora (correia froxa gritando que só) e na volta fiz 110,120 e a média foi isso ae...8,5.....

cézão_MTB
01/08/2011, 11:02
na estrada tbm não passo de 120 KM/H.:cool:

Chuva
21/08/2011, 12:12
última média:

9,75 km/l

gasolina aditivada Esso

sem passar de 100km/h

estilo monge tibetano

[ ]s

cézão_MTB
21/08/2011, 14:52
423,2 KMs
50,14 Lts.
8,4403669724770642201834862385321 KM/litro

2.0L 16V gasolina, hoje, 100% cidade, sem ar-condicionado.

Chuva
24/08/2011, 20:58
hehehe.. olha essa..

falei prum camarada sobre esse forum legal e tal, sobre carros altos, 4x4, galera unida, falei do consumo e o cara me disse..

desculpe sair do foco, ja que o carro abaixo foge do estilo, mas achei o fim do fim.. nao acreditei.. será que é verdade?

uma captiva 2.4 faz 15km /l na gasolina? affe

[ ]s

Gabriel 1979
24/08/2011, 21:13
Peguei um Tracker 2009 com 28 000 km há menos de 1 mês — aliás, este é meu 1º post!! Fiz duas médias até agora: 60% estrada (110-120 km/h) 40% cidade: 10,5 e 10,4 km/l. Tô feliz pra caramba!

R1C4rdo
25/08/2011, 00:20
hehehe.. olha essa..

falei prum camarada sobre esse forum legal e tal, sobre carros altos, 4x4, galera unida, falei do consumo e o cara me disse..

desculpe sair do foco, ja que o carro abaixo foge do estilo, mas achei o fim do fim.. nao acreditei.. será que é verdade?

[ ]s

Acho que se o cara desligar o motor em "todas" as descida e empurrar o carro no anda/para da cidade (com o carro desligado, é claro) , talvez o consiga chegar perto disso.
Brincadeiras à parte, eu acho difícil, mesmo pq os valores divulgados em mídia são bem diferentes destes.
Dá uma olhada nesse link. No mínimo é igual ao Tk.
Abraços!

Chuva
25/08/2011, 07:59
Peguei um Tracker 2009 com 28 000 km há menos de 1 mês — aliás, este é meu 1º post!! Fiz duas médias até agora: 60% estrada (110-120 km/h) 40% cidade: 10,5 e 10,4 km/l. Tô feliz pra caramba!

Parabens e bem vindo!! O carro é um tesaozinho msm!! [ ]s

Gabriel 1979
25/08/2011, 20:48
Parabens e bem vindo!! O carro é um tesaozinho msm!! [ ]s

Valeu Chuva!!

Pedroso
26/08/2011, 15:19
423,2 KMs
50,14 Lts.
8,4403669724770642201834862385321 KM/litro

2.0L 16V gasolina, hoje, 100% cidade, sem ar-condicionado.

É, a minha média deu praticamente identica a sua. Aqui deu 8,22 também só cidade, pisando normal e a/c quente um ou outro dia de noites frias.

Acho que já podemos entrar em um consenso que a média dela em cidade é na casa dos 8km/litro

hehehe.. olha essa..

[ ]s

rsrs de jeito nenhum né cara? Eu tinha um Palio 2000 1.3 fire que era econômico o bixinho, eu pisava leve e ele chegava a fazer 13, repito, TREZE km/L. Imagina 2400cm cúbicos de combustão fazendo 15 kilometros com um litro de gasosa. Jamais hehe.

cézão_MTB
01/09/2011, 16:51
Economia mesmo até hoje só tive com Fiat Uno 2005 (tirei novo) FIRE Flex que fazia 17 KM/Litro na gasolina e 12 KM/litro com álcool (comprado na CVP (Fiat).
Tive um Ford KA zetec rocam que fazia 13~14 KM/litro de gasolina (comprado na Concessionária Slaviero Ford).
Tive um Gol 1.0L 16V Turbo (original de fábrica) 2001/2002 que fazia 11~12 KM/litro (comprado na Concessionária SAGA ( VW ).

Esses três carros citados eu comprei zero KM.

higatetsuo
05/09/2011, 09:49
estas ultimas semanas estou com tanta presa que esta fazendo só 6 km/l!

cézão_MTB
05/09/2011, 13:23

6 KM/litro é de lascar! Com certeza algo errado.
O meu o mínimo que já fez foi 8,1.

Estou aumentando , aos poucos , os pneus para 225/70-R16, tomara que o consumo não aumente tbm.

Pedroso
05/09/2011, 16:39

ando dando umas aceleradas ultimamente e o ponteiro ta descendo rapido imagino que esteja fazendo uns 7klm/l. se eu tivesse com 235/70 acho que ficaria nesse patamar também.

Choppao
05/09/2011, 18:19
Olá pessoal...

a minha faz 6,5km/l ar ligado cidade

agora na estrada tá fazendo 11km/l

Tracker 07 2.0

cézão_MTB
06/09/2011, 09:34
100% cidade , ar-condicionado desligado, 2.0L 16V gasolina.
446,6 KMs dividido por 53,891 LTs = 8,28 KM/litro.
06/09/2011.
Posto Itamaraty R$2,789 litro gasolina comum.

Costalonga
07/09/2011, 11:14
Amigos, sei que não é assunto do tópico, mas qual óleo que vocês estão usando no Tracker de vocês?

No manual tem uma pancada de óleo.
Eu tinha uma Montana 1.8 em usava um 15W40 API SL, pode usar também no Tracker?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

cézão_MTB
07/09/2011, 17:15
Amigos, sei que não é assunto do tópico, mas qual óleo que vocês estão usando no Tracker de vocês?

No manual tem uma pancada de óleo.
Eu tinha uma Montana 1.8 em usava um 15W40 API SL, pode usar também no Tracker?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

API SL é ótimo.
Óleo Motul 4000 15W40 - Emb. eco.

:: Omega Super Troca :: (http://www.omegasupertroca.com.br/)

Felipe RS
09/09/2011, 11:50
Variação bem grande a tua. A minha viatura (Tk 2008 2.0) faz sempre em torno de 8,5 Km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com ou sem ar. Tô procurando um jeito de melhorar esta média!!

Olá pessoal...

a minha faz 6,5km/l ar ligado cidade

agora na estrada tá fazendo 11km/l

Tracker 07 2.0

R1C4rdo
09/09/2011, 13:41
100% cidade , ar-condicionado desligado, 2.0L 16V gasolina.
446,6 KMs dividido por 53,891 LTs = 8,28 KM/litro.
06/09/2011.
Posto Itamaraty R$2,789 litro gasolina comum.

Caraaaaca Cezão! Esse preço eu estou pagando na gasolina aditivada aqui em SP e já estou achando um absurdo de caro!:shock:
Você que está mais perto dos "homi", pede pra baixar o preço da gasosa só um pouquinho...:freaking::cool:

Chuva
11/09/2011, 08:46
Ultima média:

Estilo boy nervosinho (cidade e estrada entre 2.5 e 4 mil giros), quinta quase nunca:

No peugeot 1.4 da minha mulher se andar tuchado assim o carro bebe bem mais que andando como monge.

Assim a teoria se comprova: se andar com mais motor a tracker bebe menos.. não entendo.. alguem explica?

[ ]s

Descrição KM/Litro
Lt.Gas.Adt: 2,699
Custo R$: 157,00
KMs: 604,00
Lts.Tanque: 58,17
Km/Litros: 10,38

BTMEC
11/09/2011, 11:40
Chuva,

uma vez eu li em algum lugar que os motores 16V são mais pesados pra girar então se vc andar com giro alto a inércia já foi vencida a muito tempo e vc anda com o giro mais na faixa de torque máximo.

o peugeot da sua esposa provavelmente possui um torque máximo em baixa rotação.

Tenho um Vitara 16V e só troco de marchas acima dos 3000rpm (torque máximo a 4000rpm)

Na Tracker ou GV o torque máximo é aos 2900rpm se não me engano, sendo melhor ainda pois passando dos 3000rpm quando a marcha seguinte for engatada o giro volta quase na faixa de torque máximo perdendo pouco rendimento.

Não sou expert mas eu entendo desta maneira, se alguém tiver mais alguma opinião se manifeste.

Até mais.

cézão_MTB
11/09/2011, 15:38
Caraaaaca Cezão! Esse preço eu estou pagando na gasolina aditivada aqui em SP e já estou achando um absurdo de caro!:shock:
Você que está mais perto dos "homi", pede pra baixar o preço da gasosa só um pouquinho...:freaking::cool:

Aqui no Distrito Federal existe um CARTEL de postos de combustíveis que o preço é ditado por eles e a variação é MÍNIMA! Nesse dia os outros 90% dos postos estavam com o preço em R$2.839 para a gasolina comum; esse R$2.789 achei com uma pesquisa na comú "Combustível barato em Brasília" do Orkut; por sorte o Posto fica aqui do lado de casa.

Chuva
11/09/2011, 16:44
Opa!

Valeu Btmec! Acho q é isso msm!

[ ]s

Pedroso
14/09/2011, 15:11
interessante esse teu depoimento Chuva porque eu tenho trocado religiosamente entre 2000 e 2500 giros como manda o manual e aqui a coisa não passa dos 8,5Km/L não. Essa média foi com qual porcentagem cidade/estrada? Tem bastante sinaleira e para/anda na tua cidade?

Quanto ao torque maximo da Tracker, ele é conseguido a 4300 rpm (17,7 kgfm). Os 127 cv são conseguidos a 4900 rpm se não me falha a memória.

Chuva
14/09/2011, 15:37
Foi tudo medido no asfalto. Apesar de morar numa cidadezinha do interior e ter muito barro por aqui. Foi cidade e estrada bem meio a meio msm.. moro longe do centro de sp então pego uma estrada para chegar na região da paulista.

Digamos que uns 300 km na estrada e uns 300 km na cidade, parado no transito, 1a e segunda, as vezes terceira. Regiao metropolitana de sp. Um dia medi e rodei mais de 150 km entre paulista, interlagos e santo andre, não sei se conhece.

Os pneus são normais e bem novos, uns 5k km.. 28libras nos 4. O desenho é de 100% alsfalto.. tem uns 3 sulcos para agua de chuva, mas ate hoje, nesse inverno seco tb ne, nunca peguei chuva com ela.

Tenho trocado a marcha sempre um pouco antes dos 3 mil giros e vou manter assim visando a economia.

Acho q as condições de desgaste do motor influencia. Peguei o carro de uma pessoa que tomava mais conta do que eu... então parece estar ok msm..

Fiz essas médias para ter uma idéia do estado geral do motor, para ver qto eu ia gastar a mais se tivesse uma manutençao... além de trocar o óleo a primeira coisa q eu ia fazer se a média fosse baixa era trocar as velas.. parece que são bem padrão.. honda fit acho..

Não sou mechanico mas talvez as velas possam ser essa diferença no seu.

Outra coisa, o carro tá com 54kkm originais. Eu tinha um astra antigo e, como todo mundo chora que o carro é beberrão, eu tb reclamava.. Mas não havia reparado como usuário normal que só coloca gasolina e troca o óleo que ao longo dos 17 anos o carro foi bebendo cada vez mais..

Depois q fiz o motor e tudo ficou mais ajustadinho percebi a economia e comecei a me interessar pelo assunto e a fazer essas contas. Sei que o cara só mexeu na parte de cima desse motor, trocando, aneis, retificando os pistões, válvulas, mas o caro e que era a "parte debaixo" ele não fez.. não manjo muito mas o carro não bebia mais tanto. Ele era 2.0 e fazia 6km/l.

Agora comparando o astra com a Tracker, claro que a tracker é mais pesada e tal e demora para responder, mas acho a tracker por ter um motor potente podia ter um pouco mais de saída.. (116cv astra x 127cv tracker) acho o meu carro muito xôxo.. talvez por isso não beba muito.. nao sei..

Não que esteja reclamando do carro, tb pq nem dá vontade de correr com ela de tão confortável, mas podia ter um pouco mais de saída, né?

[ ]s

Felipe RS
16/09/2011, 23:29
Bem, finalmente tenho os primeiros dados de consumo com os pneus 225/60R 16, sendo que surgiu uma diferença entre a quilometragem aferida pelo hodômetro e o GPS:
Quilometragem aferida: GPS - 347.7 Km e Hodômetro 334,9
Número de litros do reabastecimento: 37,65 L
Médias calculadas: GPS - 9,23 Km/l * Hodômetro - 8,62 Km/l
O trajeto foi misto, sendo 60% urbano e 40% estrada.

cézão_MTB
25/09/2011, 18:39
rodando com 30 PSI nos pneus o consumo não diminuiu, ficou praticamente a mesma coisa.
309,3 KMs com 38,2 Litros.
8,0936804919534214313751144838414 KM/litro, 100% cidade, ar-condicinado desligado.
R$2,789 gasolina comum, Posto Itamaraty - SHC/SUL 115.

Elisson
30/09/2011, 19:27
Vamos lá: GV 99/00 gasolina pneus 235/70 r16 28 psi 120. Km percorridos com 48 reais a 2.835 resultando num consumo de 17 litros/ 7.15 de consumo a 120/130 com ar ligado.:violao: próximo teste eh fazer a 100/hora....

Pedroso
04/10/2011, 11:15
caramba, 7.15 na estrada é rock'n'roll! curioso pra ver se o consumo fica mais praticável à 100km/h, porque esse resultado pode ser um determinante para eu colocar ou não os pneus 235/70 visto que to pra fazer uma viagem grande final do ano. Se for o caso adio os pneus pro ano que vem.

Elisson
04/10/2011, 11:18
Pedroso, com o carro original, pneu 235/60 R16 conseguia 9/litro. Só que agora tou com cabeçote rebaixado devido a uma trinca no cabeçote anterior e empeno nesse que achei. Então tem mais esse agravante, acredito eu, para que ele esteja fazendo essa média. No tracker do meu pai o consumo não passa de 7,5 ou 8,0 / litro. Mas é como ele disse, se você quiser carro que beba menos pegue um 1.0 esse carro tem que beber pelo que ele anda e o prazer que proporciona!!1 :D Meu pai é bruto!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

cézão_MTB
04/10/2011, 13:12
Vamos lá: GV 99/00 gasolina pneus 235/70 r16 28 psi 120. Km percorridos com 48 reais a 2.835 resultando num consumo de 17 litros/ 7.15 de consumo a 120/130 com ar ligado.:violao: próximo teste eh fazer a 100/hora....

235/60-r16 eu conseguia 8,5 ~09 KM/litro na cidade, com 225/70-r16 consigo 8,05 KM/litro.

Vitor Monteiro
07/11/2011, 23:18
Tive que ir de Macaé a Niterói hoje a tarde e acabei pegando um engarrafamento de meia hora na Niterói-Manilha por conta de obras na pista, na volta quando parei para abastecer no posto do Carrefour já havia rodado 197Km e para minha surpresa só coube 18,87 litros no tanque dando a incrivél média de 10,44Km/l. Estou utilizando pneus BFgoodrich 235/70R16 e ontem resolvi calibrar com 32 libras (Não ficou desconfortável e nem batendo tudo, antes que perguntem.), óleo 10w40, gasolina Supra Petrobras e atingi velocidades entre 120-130 Km/h com trocas de marcha entre 5000 e 6000 Rpm ar ligado e sem descontar o tempo parado no engarrafamento. Resolvi calibrar os pneus desta forma baseando-me pelo manual das GM's S-10 e Blazer que utilizam a mesma medida de Pneu e o peso da S-10 cabine simples que é próximo ao da Tracker.

Chuva
08/11/2011, 06:28
Opa! tb fiz uma conta e esqueci de postar:
Fiz 610 km com um tanque cheio de aprox. 61 litros, assim fez ~10km/litro, certo? Gasolina Esso aditivada a 2,69.
Percusos mistso com estrada e cidade ligando bastante o ar condicionado.
Trocando marcha sempre acima de 3000 rpm. Na descida e onde é possivel nunca acelero.
Detalhe usei muito o ar para testar pq ñ estava gelando nada. Levei para carregar e fio normal de novo.
Qdo peguei o carro o antigo proprietário disse que acabara de recarregar (março 2011). É normal perder tanto gás tão rápido?
[ ]s

Elisson
08/11/2011, 10:04
Tive que ir de Macaé a Niterói hoje a tarde e acabei pegando um engarrafamento de meia hora na Niterói-Manilha por conta de obras na pista, na volta quando parei para abastecer no posto do Carrefour já havia rodado 197Km e para minha surpresa só coube 18,87 litros no tanque dando a incrivél média de 10,44Km/l. Estou utilizando pneus BFgoodrich 235/70R16 e ontem resolvi calibrar com 32 libras (Não ficou desconfortável e nem batendo tudo, antes que perguntem.), óleo 10w40, gasolina Supra Petrobras e atingi velocidades entre 120-130 Km/h com trocas de marcha entre 5000 e 6000 Rpm ar ligado e sem descontar o tempo parado no engarrafamento. Resolvi calibrar os pneus desta forma baseando-me pelo manual das GM's S-10 e Blazer que utilizam a mesma medida de Pneu e o peso da S-10 cabine simples que é próximo ao da Tracker.

Eita Vitor, vou fazer esse teste. Tou com 235/70 R16 General Grabber, acredito eu que seja o mesmo desenho do BF que você está usando. Só não sei se vou ter a coragem de passar as marchas entre 5 e 6 mil!!!! huuhhuhuhuhuhuhu

Elisson
08/11/2011, 10:05
Opa! tb fiz uma conta e esqueci de postar:
Fiz 610 km com um tanque cheio de aprox. 61 litros, assim fez ~10km/litro, certo? Gasolina Esso aditivada a 2,69.
Percusos mistso com estrada e cidade ligando bastante o ar condicionado.
Trocando marcha sempre acima de 3000 rpm. Na descida e onde é possivel nunca acelero.
Detalhe usei muito o ar para testar pq ñ estava gelando nada. Levei para carregar e fio normal de novo.
Qdo peguei o carro o antigo proprietário disse que acabara de recarregar (março 2011). É normal perder tanto gás tão rápido?
[ ]s

Perfeitamente Chuva. Agora, qual a calibragem e medidas dos pneus para que agente possa fazer uma breve comparação. ;)

cézão_MTB
08/11/2011, 15:26
8,065 KM/litro.
Pneus 225/70-R16.
Usei a 4x4-H hoje.
Jarjour 206 norte.
www.postojarjour.com.br (http://www.orkut.com.br/Interstitial?u=http://www.postojarjour.com.br/&t=AAv21ZEVyXEuhT9PXkPUj1CB9pbNPybpTRVF6BHPOhTLLepk cou6qJpV89btnA5JBcIcq4CgFTjFWubyjMexdr4Egu0z4qwcLw AAAAAAAAAA)
2,430 gasolina comum em Brasília-DF.

Chuva
08/11/2011, 19:06
Então, o pneu é o padrão 225 r16, mas as estrias são para 99% asfalto, no barro acho q nem o 4x4 ajuda.. já veio assim..
Assim q o pneu acabar vou por o misto..
A calibragem está em 28 nos 4.

MAs achoq minha alegria de economia vai acabar.. o posto esso mandrake que colocava gasolina aqui na cidadezinha mudou a bandeira para BR.. ja enchi o tanque e estou medindo.. o carro tá andando menos, parece estar economizando mais ainda mas um problema que me deixa na neura: o carro começa a grilar na subida..

Até hj eu nunca tinha ouvido esse carro grilar.. q m de BR! (nunca gostei e não sei como muita gente aprova)

[ ]s

tazinho
08/11/2011, 20:26
Minha Tracker está com os pneus originais ainda, a vela tambem é original, costumo abastecer num posto bremem, a R$ 2,59 o litro da aditivada (o mesmo preço da comum nesse posto) e meu uso é 70% cidade e 30% estrada normalmente, Minhas médias ficam em torno de 8 a 8,5 km por litro. Detalhe tenho andado igual madame, trocando as marchas antes de 2,5 mil rpm. Apartir do próximo abastecimento vou seguir as dicas de alguns companheiros trocando entre 3 e 4 rpm, pra ver no que dá.

cézão_MTB
09/11/2011, 15:49
Minha Tracker está com os pneus originais ainda, a vela tambem é original, costumo abastecer num posto bremem, a R$ 2,59 o litro da aditivada (o mesmo preço da comum nesse posto) e meu uso é 70% cidade e 30% estrada normalmente, Minhas médias ficam em torno de 8 a 8,5 km por litro. Detalhe tenho andado igual madame, trocando as marchas antes de 2,5 mil rpm. Apartir do próximo abastecimento vou seguir as dicas de alguns companheiros trocando entre 3 e 4 rpm, pra ver no que dá.

troca até 3000 RPM na cidade, estrada um pouco mais , mas geralmente só nas subidas. Caso contrário é gastar gasolina à toa, desperdício.

cézão_MTB
09/11/2011, 15:51
Então, o pneu é o padrão 225 r16, mas as estrias são para 99% asfalto, no barro acho q nem o 4x4 ajuda.. já veio assim..
Assim q o pneu acabar vou por o misto..
A calibragem está em 28 nos 4.
[ ]s

Os próximos pneus que vou comprar são 225/70-R16 Firestone Destination ALL terrain; calibragem sempre 26 PSI, como manda o manual.

Pitombeira
15/11/2011, 09:28
Meu G.V 98 fazia a media de 8km/ na cidade e 10km/l na estrada...apos uma viagem pelo litoral o veiculo foi lavado e teve uma bobina de ignição queimada....fiz a substituição com trocas de vela e limpeza e regulagem de bicos...depois disso o só esta fazendo 6.5km/l na cidade e 8.5km/l na estarda...estou na duvida se teria que regular as válvulas por conta dele ter rodado alguns dias com a bobina com problema... alguém tem alguma sugestão

cézão_MTB
15/11/2011, 12:47
Meu G.V 98 fazia a media de 8km/ na cidade e 10km/l na estrada...apos uma viagem pelo litoral o veiculo foi lavado e teve uma bobina de ignição queimada....fiz a substituição com trocas de vela e limpeza e regulagem de bicos...depois disso o só esta fazendo 6.5km/l na cidade e 8.5km/l na estarda...estou na duvida se teria que regular as válvulas por conta dele ter rodado alguns dias com a bobina com problema... alguém tem alguma sugestão

novas velas, filtro de ar e filtro de combustível.

troca de óleo (antes usando aditivo para limpeza de cárter) e filtro.

Elisson
15/11/2011, 19:32

Regulagem de válvulas é????? Será que tem como e se influência em algo???

Chuva
16/11/2011, 09:24
Não sou mecanico, mas acho q válvulas e consumo estão relacionados sim.

Principalmente qdo a gasolina é ruim o carro bate válvulas. Na câmara de explosão isso é um sinal de que o combustível está sendo mal ou bem aproveitado. Ainda estou testando.. Mas acho q nenhum mecânico vai falar que bater válvula x combustível é um casamento normal.

Qto ao consumo, perguntei a um mecânico de anos e ele me disse q carros com o motor tipo o da tracker, que tem um ponto de desempenho com rotação mais alta, por causa da inércia, peso mais alto e outras coisas q ele disse q não me lembro, que o carro tem um ponto de consumo ideal por volta dos 3000 giros. Iso quer dizer q andar maciota com a Tracker não vai fazer o consumo diminuir, e até o contrário como já comprovei. Motor gasolina 2.0. A diesel eu não sei..

Algum mecânico de plantão para comentar sobre essa relação giros x consumo na tracker gasolina?

[ ]s

Deia Floripa
20/11/2011, 18:06
Essa ultima foto é fantastica. Belo registro. Parabens !

MAIS UMA

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=104163&d=1197681375

R1C4rdo
21/11/2011, 01:31
Não sou mecanico, mas acho q válvulas e consumo estão relacionados sim.

Principalmente qdo a gasolina é ruim o carro bate válvulas. Na câmara de explosão isso é um sinal de que o combustível está sendo mal ou bem aproveitado. Ainda estou testando.. Mas acho q nenhum mecânico vai falar que bater válvula x combustível é um casamento normal.

Qto ao consumo, perguntei a um mecânico de anos e ele me disse q carros com o motor tipo o da tracker, que tem um ponto de desempenho com rotação mais alta, por causa da inércia, peso mais alto e outras coisas q ele disse q não me lembro, que o carro tem um ponto de consumo ideal por volta dos 3000 giros. Iso quer dizer q andar maciota com a Tracker não vai fazer o consumo diminuir, e até o contrário como já comprovei. Motor gasolina 2.0. A diesel eu não sei..

Algum mecânico de plantão para comentar sobre essa relação giros x consumo na tracker gasolina?

[ ]s
Tem um termo chamado "Velocidade de cruzeiro", que é a maior velocidade com o menor consumo.
Fiz alguns testes rodando a 80km/h, 90/km/h e 100km/h.
De 80 pra 90 não notei mudanças no consumo, isto é, em estrada a minha viatura fez em torno de 10,5km/l, aproximadamente.
Rodando a 100km/h o consumo caiu para 9,5km/l aproximadamente.
Portanto eu acho que uma rotação econômica, seria menos de 3000 rpm, pois em estrada a 90km/h e em 5a marcha, o giro fica em torno de 2600~2700rpm.
Experimenta fazer alguns testes de consumo e posta aqui o seu parecer.
Um abraço

cézão_MTB
23/02/2012, 21:48
8,04091720940302 KMs\litro.
55,429 LTs
445,7 KMs.
Posto Itamaraty SQS 115 Asa Sul Brasília-DF
R$2,789 litro gasolina comum.

Giu Bernardon
25/02/2012, 17:59
Estou a pouco tempo com a minha Tracker (ano 2007, 90.000km), mas o que já pude notar do consumo de combustível é o seguinte:
Cidade (ar ligado, distâncias curtas):8 - 8,5 km/litro;
Estrada - dois ocupantes mais bagagem pesada (ar ligado, velocidade de cruzeiro 100km/h com ultrapassagens a 130km/h):
10,9 km/litro;
Estrada - dois ocupantes mais bagagem pesada (ar ligado, velocidade de cruzeiro 120km/h com ultrapassagens a 140km/h):
10,2 km/litro;
Estrada de terra, carregada, com leves subidas e eventual uso da tração a velocidades entre 30 e 80 km/h: 9,2 km/litro.

Abraço,
Giuliano.

Chuva
25/02/2012, 19:16
Legal Giuliano,

Só faltou dizer se a gasolina é comum ou aditivada e se faz diferença tb no seu carro.

[ ]

Giu Bernardon
26/02/2012, 14:29
Legal Giuliano,

Só faltou dizer se a gasolina é comum ou aditivada e se faz diferença tb no seu carro.
[ ]

Gasolina comum, velas e filtro de ar novos (ainda não troquei o filtro de combustível...)

Chuva
19/03/2012, 14:42
Olá pessoal, última média:

R$ 70 de gasolina comum Shell + R$ 80 R$ gasolina aditivada vpower shell.
Não lembro os valores dos litros, mas deu 60 virgula alguma coisa litros, ou seja, eu tinha 1L na reserva.. afe..

Rodei 591kms com esses 60 litros metade na estrada e metade na cidade. Andando normalmente por volta de 3000 rpms sempre com o AC ligado (pra testar tb, pq arrumei o AC a pouco tempo).

Então fez 9,85km/l.

[ ]s

Octavio
19/03/2012, 15:09
Pessoal,

Comprei minha Tk 09 há pouco tempo nos 2 primeiros tanques, aferi 10,2 km/l apenas na estrada, média de 100-110 km/h, gasolina aditiva BR e 7,3 km/l com a mesma gasolina apenas na cidade....achei muito gastão na cidade e na semana passada, troquei filtro de ar, filtro de gasolina e velas , enchi com Ipiranga comum + aditivo Octane booster e senti o carro mais esperto porém com a média de 7,8 km/l.....enchi o tanque na sexta-feira com aditivada da Shell e vou medir esse tanque para ver como fica o consumo, minha idéia era fazer no mínimo 8,5 km/l na cidade!!!!

Abs!!

Chuva
19/03/2012, 15:36
Oi Otavio,

A média alta q consigo é testando os postos. Os ESSO q existiam na minha cidade e onde as gasolinas não eram adulteradas eram boas, mas fecharam e viraram BR, ficaram uma bósnia.

É difícil achar gasolina com o percentual correto de álcool e sem muitas "tranqueiras" como água. Eu tento sempre nos postos mais novos, onde o cara ainda não pegou clientela e ainda trabalha direito, ou naqueles em q são mais caros (mas depois de colocar uns 20 reais pra testar antes).

Ontem achei um posto assim em Cotia. Um posto recem reformado, tudo novo e a gasolina comum a 2.89, muito além da média. Puz 10 reais só pra chegar em casa e testei. O carro andava mais livre e tem mais potencia. Mas se pisar vai tudo em bora.

O que percebo no posto shell é que o carro fica mais xoxo mas a gasolina dura mais.

Mas igual a ESSO de antigamente, pelo meno no interior de SP, acho q nunca mais vou ver.. buaaa. Ano passado a Cosan englobou e daí f...

[ ]s

Octavio
19/03/2012, 15:52
Chuva,

é verdade, antigamente gostava muito da ESSO, inclusive havia um aqui na Lapa, que sempre abastecia e era ótimo, há uns 2 meses virou Shell e estragou o consumo!!!!!!!!
Coloco também em um BR que conheço, o carro fica bom mas não melhora o consumo, vc. acredita que cheguei a colocar meio tanque de aditivada em um posto ALE no Morumbi e o carro ficou melhor que o Shell...........
Há um tempo atrás gostava da gasolina de um posto que tinha no Embu ao lado de onde vão construir a rodoviária, mas agora não vejo vantagem lá, pois está mais cara e fico em dúvida...........mas é o que vc. falou, acho que é preciso testar para encontrar uma gasolina boa ou pelo menos decente......
Justamente essa característica do caro ficar xoxo com Shell é que me desanima, a diferença é bem perceptível !!!
Morei um tempo no Nordeste e sempre abastecia com TEXACO, era a que melhor oferecia em termos de desempenho e economia, pena que não existe mais!

abs!!

cézão_MTB
19/03/2012, 18:12
saiu um teste certa vez na 4 rodas, das gasolinas aditivadas, as melhores eram Texaco e Ipiranga; mas agora a BR (da Dilma) comprou a Ipiranga e a concorrência foi por água abaixo; resultado: preço da gasolina cheio de impostos e o Eike Batista que tem contrato com a Petrobrás cada dia mais rico (já é o 5º mais rico do mundo!!!!) às custas do povo brasileiro!

mas.marco
19/03/2012, 20:24
saiu um teste certa vez na 4 rodas, das gasolinas aditivadas, as melhores eram Texaco e Ipiranga; mas agora a BR (da Dilma) comprou a Ipiranga e a concorrência foi por água abaixo; resultado: preço da gasolina cheio de impostos e o Eike Batista que tem contrato com a Petrobrás cada dia mais rico (já é o 5º mais rico do mundo!!!!) às custas do povo brasileiro!

Amigos, só pra informar que a 'melhor' gasolina no Brasil, ano passado, foi a BR Podium seguida pela Shell V-Power.
Esse cenário ficará assim por mais uns bons longos anos.

Não se iludam.

Gasolina boa é a do Japão. A 'comum' por lá é a Podium daqui. NÃO existe gasolina aditivada, nem ultra, nem power, nem mega. É uma só. E mais, custa R$ 1.37 já convertidos em Real.

Bem, meu GV marcou 9,9 km/l na cidade (arr full time). Na estrada, 12km/l.
Shell V-Power;

Abraços,

Chuva
19/03/2012, 20:43
hueheuhuhe Eike é foda.. vi um cara no youtube que inventou uma máquina q transforma plástico em gasolina PURA. 1Kg de plástico vira 1L de gasolina. Parece uma cafeteira elétrica.. mas claro q o cara vai ganhar milhoes para ficar quietinho na dele..

Chuva
19/03/2012, 21:40
Taí, achei! Vou começar a guardar plástico na laje de casa!! ehuehuehuhe
Homem inventa maquina que transforma plástico em óleo. Legendado em Português. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=INaiszJIwT4)

cézão_MTB
20/03/2012, 10:32
hueheuhuhe Eike é foda.. vi um cara no youtube que inventou uma máquina q transforma plástico em gasolina PURA. 1Kg de plástico vira 1L de gasolina. Parece uma cafeteira elétrica.. mas claro q o cara vai ganhar milhoes para ficar quietinho na dele..

Agora já sabemos o que fazer com as sacolas plásticas que são o "terror" dos ambientalistas e do meio-ambiente.

Octavio
20/03/2012, 10:50
É verdade, por isso que os supermercados e hipermercados vão parar de dar as sacolas, eles vão transformar em gasolina e vender nos postos da rede...rsrsrssrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Octavio
22/03/2012, 10:23
Só para informar: normalmente, minha tk chega no meio tanque com uns 210 / 220 km na cidade, coloquei Shel a última vez e ela chegou no meio tanque com 178 km.....vou desitir da Shel e procurar outra!!!!

Elisson
22/03/2012, 11:00
Só para informar: normalmente, minha tk chega no meio tanque com uns 210 / 220 km na cidade, coloquei Shel a última vez e ela chegou no meio tanque com 178 km.....vou desitir da Shel e procurar outra!!!!

Meu GV 99/00 é do mesmo jeito...já consegui chegar no meio com 250 só asfalto, agora partiu pra 4x4 aí o bixo pega!!!!

R1C4rdo
22/03/2012, 13:16

Caraaaca! 1/2 tanque com 210km!
E eu estava reclamando que eu estava chegando a 260km.
Dá uma olhada no seu alinhamento. Pelo menos no meu caso melhorou bastante. Fora que preservo mais os pneus.
Olha tbm filtros de ar, cabos de vela, velas, pressão dos pneus. A somatória da falha nestas peças pode dar um bom aumento de consumo.
Abraços

Octavio
22/03/2012, 13:51
Ricardo,

realmente também me assustou, pois sei que tem gente que faz a média que vc. falou, mesmo sabendo que muitos fatores interferem nessa média, como peso do pé, trajeto, tipo de gasolina, etc...
Peguei minha TK há menos de 3 meses e já troquei velas, filtros de gasolina e ar, fiz alinhamento e balanceamento e na semana que vem vou trocar óleos e correias, mas como falei acima, atribuo grande parte desse consumo à gasolina......quando tinha o Cerato, ele também apresentava um consumo alto com Shell, vai entender!!!
Obrigado pela dica do alinhamento, acho que vou voltar na loja e pedir para dar uma olhada pois está na garantia!

abs!

R1C4rdo
23/03/2012, 02:02
Ricardo,

realmente também me assustou, pois sei que tem gente que faz a média que vc. falou, mesmo sabendo que muitos fatores interferem nessa média, como peso do pé, trajeto, tipo de gasolina, etc...
Peguei minha TK há menos de 3 meses e já troquei velas, filtros de gasolina e ar, fiz alinhamento e balanceamento e na semana que vem vou trocar óleos e correias, mas como falei acima, atribuo grande parte desse consumo à gasolina......quando tinha o Cerato, ele também apresentava um consumo alto com Shell, vai entender!!!
Obrigado pela dica do alinhamento, acho que vou voltar na loja e pedir para dar uma olhada pois está na garantia!

abs!
Eaee Octavio,
Com relação ao alinhamento, eu já levei o carro em tanto lugar aqui em SP. É um lugar pior que o outro.
Teve caso de eu levar o carro em um final de semana para alinha em um lugar e no outro final de semana levar em outro e deu diferença de 1,5 graus na convergencia.
Apenas como sugestão (mais uma), procure os locais em que o equipamento de alinhamento faz a fixação no aro da roda e não no pneu. O pneu tem gravações, além de pode sofrer deformações mais fácil que o aro da roda. Enfim, alinha em função do aro é mais confiável.
Wabrass!