Conectar

Ver Versão Completa : GM Tracker 2.0 16v - Consumo

Páginas : 1 [2]

Octavio
23/03/2012, 10:30
Ricardo,

é verdade, não dá para confiar nesses equipamentos ( ou nos profissionais que os manipulam) dessas lojas, o último alinhamento que fiz foi no centro automotivo da Porto Seguro, vc. acredita que perguntei para o mecânico se eles faziam alinhamento de Jimny ( do meu sobrinho ) e ele me perguntou que carro era esse?????
No ano retrasado, fiz um lift de um Vitara que tinahcom o Daniel no Brooklin ele me indicou uma empresa de alinhamento próxima a ele, vou ver se dou uma passada lá, ou então, aguardo indicações aqui pelo tópico!

Abs!

R1C4rdo
23/03/2012, 13:17
Ricardo,

é verdade, não dá para confiar nesses equipamentos ( ou nos profissionais que os manipulam) dessas lojas, o último alinhamento que fiz foi no centro automotivo da Porto Seguro, vc. acredita que perguntei para o mecânico se eles faziam alinhamento de Jimny ( do meu sobrinho ) e ele me perguntou que carro era esse?????
No ano retrasado, fiz um lift de um Vitara que tinahcom o Daniel no Brooklin ele me indicou uma empresa de alinhamento próxima a ele, vou ver se dou uma passada lá, ou então, aguardo indicações aqui pelo tópico!

Abs!
Eu fiz alinhamento com aquela oficina, perto do Daniel também, ficou bom.
Ainda mais se é recomendado pelo Daniel. Ai já pede pra deixar convergência "zero".

Abraços!

mas.marco
24/03/2012, 17:15
Octavio... você abastece sempre no mesmo posto SHELL?
Experimente trocar....

BR somente se for PODIUM
IPIRANGA = Jamais

Esso = ah que saudade dos anos 90....

Só pra constar, rasguei um dinheiro agora e enchi com a PODIUM pra ver no que dá....

Se ficar (amém) acima do que estou fazendo com a V-Power (9,9 km/l) na cidade...

Octavio
26/03/2012, 09:35
Mas.marco,

abasteço nesse posto desde que era Esso, aí trocou de bandeira e reparei que a gasolina piorou....depois disso, já tentei um um Ipiranga ( até que gostei do consumo ) mas o melhor foi um ALE....vai entender!!!!!!
Hoje vou abastecer e tentar uma podium para ver o que dá!!!!!

Octavio
26/03/2012, 09:36
Ricardo,

então, vou ver se essa semana dou uma passada lá no Brooklin para ver o alinhamento.....não entndi esse lance da convergência.....me explica melhor!!

Abs!

R1C4rdo
26/03/2012, 13:47
Ricardo,

então, vou ver se essa semana dou uma passada lá no Brooklin para ver o alinhamento.....não entndi esse lance da convergência.....me explica melhor!!

Abs!
Olá Octavio,
Dá uma olhada no esquema anexo.
Acho que isso ajuda a entender um pouco melhor.
Se um destes alinhamentos estiverem fora, além de gastar o pneu de forma irregular, vc perde em estabilidade e em consumo.
Faça o alinhamento e logo na sequencia faça os testes de consumo, pra saber se deu diferença. Se der, realmente era o alinhamento que estava causando um excesso de consumo de combustível.
Espero ter ajudado.
Abraço338249

Octavio
26/03/2012, 14:44
Ricardo,

Opa, entendi sim, e com certeza, em um carro pesado como a Trcker, isso tem muito a ver com consumo!! Vou dar uma passada lá na empresa de alinhamento e depois posto como estava!

Obrigado pela ajdua!

Abs!!

Octavio
30/03/2012, 10:07
Atualizando:
Meu último tanque foi com Shell aditivada e o consumo 100 % cidade com ar 50% do tempo foi 7,5 km/l.....horrível! Abasteci agora com ALE Aditivada e vou ver como se comporta!

Abs!

mas.marco
30/03/2012, 22:23
Atualizando:
Meu último tanque foi com Shell aditivada e o consumo 100 % cidade com ar 50% do tempo foi 7,5 km/l.....horrível! Abasteci agora com ALE Aditivada e vou ver como se comporta!

Abs!

Muito baixo mesmo.....
Essas gasolinas estão terriveis...

Bem, chegando no posto novamente pra encher de PODIUM.

Deu dó da grana indo embora MAS... estão sentados?

Meu consumo saltou de 9,9km/l para 10,2km/l - 100% urbano e 100% ar condicionado!!!!

O carro deu várias engasgadas por causa da podium (limpeza geral).

Na próxima semana trocarei o filtro de combustivel (preventiva). Aí sim, farei uma nova aferição.

Lembrando que meu GV é o 1.6 16v manual.

R1C4rdo
01/04/2012, 01:21
Atualizando:

Abs!
Caraca!!! 7,5 km/l é pouco mesmo!
Vc já chegou a fazer o alinhamento?
Lembrando que a forma de conduzir influencia e muito.
Esses número que eu chego (9km/l) é andando que nem a vovozinha, com paciência de monge tibetano preso aposentado. Bem na manha e usando de redução direto.
Abraços!

R1C4rdo
01/04/2012, 01:24
Muito baixo mesmo.....
Essas gasolinas estão terriveis...

Bem, chegando no posto novamente pra encher de PODIUM.

Deu dó da grana indo embora MAS... estão sentados?

Meu consumo saltou de 9,9km/l para 10,2km/l - 100% urbano e 100% ar condicionado!!!!

O carro deu várias engasgadas por causa da podium (limpeza geral).

Na próxima semana trocarei o filtro de combustivel (preventiva). Aí sim, farei uma nova aferição.

Lembrando que meu GV é o 1.6 16v manual.

Eae Marco,
Um amigo meu tinha um GV 1.6, mas pelo que ele falava o consumo era bem parecido com o meu Tk 2.0.
Agora tbm não sei se é pq o carro dele já estava meio rodado.
Eu ainda não tive coragem de rasgar dinheiro e colocar gasolina podium, ainda mais agora de pois de quase 90k km rodado...
Abraços

mas.marco
01/04/2012, 20:13
POis é...

Eu acho que o meu consumo está excelente!!
Se a média está em 8 km/l estou BEM acima disso.

Ainda não peguei estrada pra ver quanto ficará em velocidade de cruzeiro. To apostando em 12,5 km/l talvez 13km/l

R1C4rdo
01/04/2012, 23:49
POis é...

Eu acho que o meu consumo está excelente!!
Se a média está em 8 km/l estou BEM acima disso.

Ainda não peguei estrada pra ver quanto ficará em velocidade de cruzeiro. To apostando em 12,5 km/l talvez 13km/l

Opa! Sem trapassas hein! Nada de desligar o motor na descida e empurra na subida. Tem que ir dirigindo...eheheheh
Brincadeiras à parte, quando tiver os dados, posta ai pra gente saber.
Abraço

mas.marco
02/04/2012, 15:59
ahaha
pode deixar.

to com planos de pegar uma tracker 2008.
na viagem que farei, aproveitarei para ver a trk.

depois do dia 13 eu posto aqui o relato de consumo com a podium na estrada.
abs!

Octavio
03/04/2012, 15:49
Ricardo,

fui ver o alinhamento em 2 lugares e está ok, dentro das especificações, então já descartei esse ponto.
Esse novo tanque foi de Ale comum e pasmem, estou entre 3/4 e reserva com 412 km rodados, quer dizer, o consumo foi bem melhor !!!! No próximo tanque estou inclinado a colocar Ale aditivada para ver o que acontece....minha idéia era colocar Podium, mas como o mas.marco falou, estou com medo das engasgadas, pois troquei na semana retrasada meu filtro de gasolina !
Quanto ao tipo de condução, sei que influencia bastante, de casa para meu escritório são apenas 7 km mas tem ladeiras ( Pinheiros - Vila Madalena) e isso acaba fazendo o consumo aumentar e muitas vezes não incorporei o espírito do MONGE TIBETANO rsrssrsrsrrssrrsrsrsrs

Abs!!

VRODRIGUES
03/04/2012, 20:59
Eu ando tendo bastante problema com meu GV em relação a consumo... Dei uma passadinha rápida em outro mecânico perto de casa e o prognóstico não é muito bom... Provavel que a bomba e o esquema que marca o nível do combustível no tanque estejam apresentando defeito... Sem contar o filtro que deve estar nas últimas...

R1C4rdo
05/04/2012, 02:00
Ricardo,

fui ver o alinhamento em 2 lugares e está ok, dentro das especificações, então já descartei esse ponto.
Esse novo tanque foi de Ale comum e pasmem, estou entre 3/4 e reserva com 412 km rodados, quer dizer, o consumo foi bem melhor !!!! No próximo tanque estou inclinado a colocar Ale aditivada para ver o que acontece....minha idéia era colocar Podium, mas como o mas.marco falou, estou com medo das engasgadas, pois troquei na semana retrasada meu filtro de gasolina !
Quanto ao tipo de condução, sei que influencia bastante, de casa para meu escritório são apenas 7 km mas tem ladeiras ( Pinheiros - Vila Madalena) e isso acaba fazendo o consumo aumentar e muitas vezes não incorporei o espírito do MONGE TIBETANO rsrssrsrsrrssrrsrsrsrs

Abs!!
Eae Octavio,
Se for um problema de posto, isso é bem fácil de resolver.
Assim que tiver mais dados, posta ai pra compartilhar estas informações.
Eu que estou precisando levar a viatura pra fazer alinhamento. Me parece que o pneu dianteiro esquerdo está comendo por dentro.
O pior de tudo é ouvir de uns caras que se dizem alinhadores que comer pneu por dentro é normal.
Estou há 3 anos com o carro, nunca fez isso...e de repente é normal...
Tenho que ir lá perto do Daniel.
Vamos ver se sobra um tempo na próxima semana.
abraços!

R1C4rdo
05/04/2012, 02:03
Eu ando tendo bastante problema com meu GV em relação a consumo... Dei uma passadinha rápida em outro mecânico perto de casa e o prognóstico não é muito bom... Provavel que a bomba e o esquema que marca o nível do combustível no tanque estejam apresentando defeito... Sem contar o filtro que deve estar nas últimas...

Puts cara...o filtro...preciso trocar o filtro de combustível tbm.
Onde posso encontrar filtro para Tracker gasolina em SP e Grande SP?
Alguém tem alguma sugestão.
Abraços,

Chuva
05/04/2012, 07:16
Olá Ricardo,

Parece que o filtro é do corsa
Lista Peças Substitutas Equivalentes Grand Viatara Suzuki (http://pt.scribd.com/doc/83221912/Lista-Pecas-Substitutas-Equivalentes-Grand-Viatara-Suzuki)

Octavio
05/04/2012, 09:59
Ricardo,

Bom dia!

Olha a diferença, com a gasolina ale comum, fiz 8,25 km/l nos mesmos percursos, não vou dizer que a Shell é ruim, mas nos postos que coloquei Shell não volto mais, agora vou de Ale aditivada ou Podium para ver o que dá!
Com certeza, quem precisa de um bom alinhamento é esse alinhador que disse que é comum comer o pneu por dentro, garanto que no carro dele isso não acontece!!!

Quanto ao filtro, comprei na Suzukar há umas 3 semanas e paguei R$ 46,00, vc mora em que região de SP?

Abs,

R1C4rdo
05/04/2012, 13:15
Ricardo,

Bom dia!

Olha a diferença, com a gasolina ale comum, fiz 8,25 km/l nos mesmos percursos, não vou dizer que a Shell é ruim, mas nos postos que coloquei Shell não volto mais, agora vou de Ale aditivada ou Podium para ver o que dá!
Com certeza, quem precisa de um bom alinhamento é esse alinhador que disse que é comum comer o pneu por dentro, garanto que no carro dele isso não acontece!!!

Quanto ao filtro, comprei na Suzukar há umas 3 semanas e paguei R$ 46,00, vc mora em que região de SP?

Abs,
Ólá Octavio!
Bom saber que achou uma solução (simples até) para o problema do consumo.
O filtro acho que vou ter que ir até a Suzucar também. Sou aqui do ABC, mas não é tão complicado assim ir até lá.
Será que dá pra trocar sozinho? Ou vou ter que levar no mecanico?
Abraço

Octavio
05/04/2012, 13:54
Ricardo,

realmente foi fácil, agora já sei em que postos não entro mais!
Quando fui comprar o filtro, cotei na Suzukar, Mercado car ( Barra Funda ) , Acioly ( Centro ) e Alternativa ( Santana) e todos estavam praticamente o mesmo preço, comprei na suzukar pois era meu caminho para o sítio.
Levei em um auto center do Embu para trocar, mas não tem segredo, se não me engano, vc. só precisa de uma chave 10 mm e não ter medo de se sujar de gasolina, pois quando vc. tira o filtro, voa gasolina pra todo o lado, o mecânico que trocou tomou um belo banho de gasolina aditivada!!!! Ah, e preste atenção no lado correto de colocar no suporte , do contrário, vc. tem que desmontar de novo.
Não deixe de trocar o filtro, ele dá uma bela diferença no consumo além de ajudar a não ir sujeira para o motor, na Tracker não lembro o intervalo de troca, mas tenho como base trocar no máximo a cada 15000 km, acho que é um investimento que vale a pena, além das velas e filtro de ar.
Abs!!

R1C4rdo
08/04/2012, 00:44
Ricardo,

realmente foi fácil, agora já sei em que postos não entro mais!
Quando fui comprar o filtro, cotei na Suzukar, Mercado car ( Barra Funda ) , Acioly ( Centro ) e Alternativa ( Santana) e todos estavam praticamente o mesmo preço, comprei na suzukar pois era meu caminho para o sítio.
Levei em um auto center do Embu para trocar, mas não tem segredo, se não me engano, vc. só precisa de uma chave 10 mm e não ter medo de se sujar de gasolina, pois quando vc. tira o filtro, voa gasolina pra todo o lado, o mecânico que trocou tomou um belo banho de gasolina aditivada!!!! Ah, e preste atenção no lado correto de colocar no suporte , do contrário, vc. tem que desmontar de novo.
Não deixe de trocar o filtro, ele dá uma bela diferença no consumo além de ajudar a não ir sujeira para o motor, na Tracker não lembro o intervalo de troca, mas tenho como base trocar no máximo a cada 15000 km, acho que é um investimento que vale a pena, além das velas e filtro de ar.
Abs!!

Octavio,
Vou acabar tentando trocar por conta...ai aproveito e aprendo um pouco.
Todos os itens eu faço a manutenção/troca periódica, mas o filtro da gasosa eu realmente esqueci... orelhada...
Obrigado pelas informações. Assim que eu trocar e fizer algumas mediçòes de consumo eu posto aqui pra ver de quanto foi a melhoria...
Abraço e Boa Páscoa!

Octavio
09/04/2012, 10:00
Ricardo,

ok, posta depois a diferença do consumo, acho que vc. vai er uma grata surpresa, seu carro vai ficar mais econômico!

Abs e ótima Páscoa ( atrasada, rssrs) !!

Biodiversidade
10/04/2012, 11:01
Qual a diferença de consumo entre o GV com câmbio manual e com câmbio automático?

mas.marco
14/04/2012, 18:48
ahaha
pode deixar.

to com planos de pegar uma tracker 2008.
na viagem que farei, aproveitarei para ver a trk.

depois do dia 13 eu posto aqui o relato de consumo com a podium na estrada.
abs!

Como prometido....

Peguei a estrada fui de ar ligado 100% do tempo e velocidade média de 85 km/h com picos de 100 km/h para algumas ultrapassagens. Resultado: 12,7 km/l

Na volta, sem ar ligado e tbm com a mesma velocidade. Resultado: 13,2 km/l

Achei EXCELENTE !

Gasolina BR PODIUM
Filtro de combustivel novo, trocado antes de pegar a estrada.
Aviso: A Shell comprou a Esso....

A quem tiver interesse, estou com uma Tracker 2007 à vista e venderei em breve o GV.

Fil-JM-SC
14/04/2012, 19:10
ola galera minha trk 09 na Br 101 de floripa a criciúma,com vel. de 120km fez média 9km/L
em maio farei outra viajem de Bal. Gaivota a Farol de Sta. Marta (SC) toda pela beira da praia, só utilizo gasolida aditivada conforme manual.
abçs

cézão_MTB
14/04/2012, 22:32
ola galera minha trk 09 na Br 101 de floripa a criciúma,com vel. de 120km fez média 9km/L
em maio farei outra viajem de Bal. Gaivota a Farol de Sta. Marta (SC) toda pela beira da praia, só utilizo gasolida aditivada conforme manual.
abçs
a minha 2007/2008 2.0 16V gasolina fica INVARIAVELMENTE entre 8~9 KM/litro, tanto na cidade quanto na estrada. Evito passar de 130 KM/H e passar o conta-giros de 4000 RPM, só em caso de necessidade; ar-condicionado raramente.

Octavio
26/04/2012, 09:40
Pessoal,

Depois que troquei filtros e velas, tive uma grata surpresa: andando 95 % do tempo em trânsito pesado ( congestionamento ) e a maior parte do tempo com ar ligado, minha TK fez 8,01 km/l com gasolina aditivada ALE, consegui aumentar quase 1,5 km/l em comparação com a média anterior.........

Abs!

R1C4rdo
27/04/2012, 16:58
a minha 2007/2008 2.0 16V gasolina fica INVARIAVELMENTE entre 8~9 KM/litro, tanto na cidade quanto na estrada. Evito passar de 130 KM/H e passar o conta-giros de 4000 RPM, só em caso de necessidade; ar-condicionado raramente.
Caraca Cezão!
8 a 9 tanto na cidade como na estrada? Na estrata deveria fazer um pouco mais, se bem que a 130 km/h eu já acho rápido demais para uma Tk.
Se bem que eu não sou referencia para velocidade...
Falo isso pq na estrata faço em de 10,5 a 11 km/l, e na cidade 9 a 9,5.
Abraço!

R1C4rdo
27/04/2012, 17:03
Pessoal,

Depois que troquei filtros e velas, tive uma grata surpresa: andando 95 % do tempo em trânsito pesado ( congestionamento ) e a maior parte do tempo com ar ligado, minha TK fez 8,01 km/l com gasolina aditivada ALE, consegui aumentar quase 1,5 km/l em comparação com a média anterior.........

Abs!

Fala ae Octavio,
Bom saber que conseguiu melhorar o consumo da sua viatura.
Nas condições que vc anda (SP não podia ser diferente) tá bem.

No começo desta semana troquei o filtro de combustível, vamos ver se dá alguma diferença.
Aproveitei e troquei todos os lubrificantes (motor, cambio, Tcase e diferenciais). Aff que paulada ($$$), mas melhor assim a dar problema no futuro.
Abraços!

Octavio
28/04/2012, 10:24
Ricardo,

E aí, tudo blz?

realmente, para SP e nas condições que mencionei também achei muito bom, principalemnte levando -se em conta que em meu carro anterior, um Cerato mecânico, fazia entre 10-10,5 km/l nas mesmas situações.
E a troca do filtro, foi fácil? Vc. mesmo fez?
Na próxima semana também quero trocar todos os óleos como vc. fez, vc. pode me informar onde fez, quantos litros trocou de câmbio, t-case de diferenciais e quanto gastou?

Abs!!

R1C4rdo
02/05/2012, 14:23
Ricardo,

E aí, tudo blz?

realmente, para SP e nas condições que mencionei também achei muito bom, principalemnte levando -se em conta que em meu carro anterior, um Cerato mecânico, fazia entre 10-10,5 km/l nas mesmas situações.
E a troca do filtro, foi fácil? Vc. mesmo fez?
Na próxima semana também quero trocar todos os óleos como vc. fez, vc. pode me informar onde fez, quantos litros trocou de câmbio, t-case de diferenciais e quanto gastou?

Abs!!

Ola Octavio,
Desculpe a demora na resposta.
O filtro de combustível foi trocado pelo pessoal que trocou o óleo, já que o cara estava de baixo do carro...:angel:
Os óleos eu troquei em uma oficina que chama "Rei do Oleo" (ó o nome...:putz:) e eu segui o que estava no manual do Tracker quanto a quantidade e especificação do óleo.
Toda essa brincadeira saiu uns R$350:freaking:!! mas tem que fazer, pios a manutenção corretiva com certeza é beeem mais cara...

Um ponto pra tomar um pouco de atenção é com relação ao tipo de óleo que vc vai colocar no diferencial e no cambio//T-case, pois não estão descritos no manual.
No cambio e T-case vc deve usar o óleo de especificação 80W90 GL4.
Nos diferenciais vc deve usar o óleo de especificação 80W90 GL5.

Dá uma olhada neste tópido (
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/3347-oleo-para-cambio-e-diferencial-2.html) que lá tem uma discussão sobre isso.)
Qualquer dúvida dá um grito!
Abraço!

Octavio
02/05/2012, 18:45
Ricardo,

e aí tudo bem?

Conheço o rei do óleo do Jaguaré, trocava o óleo de um Vitara que tinha até o ano passado com eles..........até conhecer a Mercado Car, que é bem mais barata, porém só faz o básico, que é troca de óleo do motor e filtro, nem imaginam o que é trocar o óleo de câmbio......
Acho que vc. gastou pouco, levando-se em conta que trocou TODOS os óleos, eu irei trocar o óleo e filtro do motor na Mercado Car ( R$ 10,50 o litro do Mobil 20w50 SM e 27,50 o filtro ) e vou trocar os do câmbio , diferencial e t-case na rei do óleo ( vc. pode me passar a quantidade de óleo em cada caixa e diferencial que vc. usou e qual a filial que vc. levou ?)
Desculpe o monte de perguntas e obrigado!!

Abs!!

R1C4rdo
04/05/2012, 13:17
Ricardo,

e aí tudo bem?

Conheço o rei do óleo do Jaguaré, trocava o óleo de um Vitara que tinha até o ano passado com eles..........até conhecer a Mercado Car, que é bem mais barata, porém só faz o básico, que é troca de óleo do motor e filtro, nem imaginam o que é trocar o óleo de câmbio......
Acho que vc. gastou pouco, levando-se em conta que trocou TODOS os óleos, eu irei trocar o óleo e filtro do motor na Mercado Car ( R$ 10,50 o litro do Mobil 20w50 SM e 27,50 o filtro ) e vou trocar os do câmbio , diferencial e t-case na rei do óleo ( vc. pode me passar a quantidade de óleo em cada caixa e diferencial que vc. usou e qual a filial que vc. levou ?)
Desculpe o monte de perguntas e obrigado!!

Abs!!

Octavio,
Vou ver no manual pq não lembro de cabeça. Assim que eu achar eu posto as informações.
Você tá sem o manual da viatura?
Abraço!

cézão_MTB
04/05/2012, 22:14
Dia 25/01/2012 fez 7,35 KM/Litro. 430,5 KMs / 58,523LTs.

Hoje fez 8,23 KM/Litro. 338,5 KMs / 41,1 LTs = 8,23.

Acho que depois daquela denúncia que a bomba de combustível manda menos gasolina que marca na máquina surtiu efeito.

Gasolina comum R$2,789 aqui em Brasília, SQS 115 Eixo W (Esso).

Octavio
08/05/2012, 13:02
Ricardo,

BOm dia!

tenho sim o manual do carro ( inclusive com as revisões em concessionária), porém te perguntei sobre a quantidade pois queria ter uma idéia sobre os valores....e que unidade do Rei do óleo vc. trocou?

Abs!

-Eduardo-
10/05/2012, 11:39
Qual a diferença de consumo do Grand Vitara 2.0 com câmbio manual para automático?

R1C4rdo
11/05/2012, 13:58
Ricardo,

BOm dia!

tenho sim o manual do carro ( inclusive com as revisões em concessionária), porém te perguntei sobre a quantidade pois queria ter uma idéia sobre os valores....e que unidade do Rei do óleo vc. trocou?

Abs!

Octavio,
To bem ausente do forum ultimamente.
Cara, os valores por litro dos óleos eu não sei. Pelo que me lembro o valor do cambio/diferencial era algo em torno de uns R$16/l.
Do motor, foi em torno de uns R$20/l
Troquei na unidade de SBC.
Só voltando um pouco no assunto consumo. Tirei até uma foto do painel do carro, 271km com 1/2 tanque. Os ponteiros não são tão confiáveis assim, por isso prefiro encher o tanque e comprar com km rodado, mas normalmente gira em torno de 9km/l.
Abraço
346879

Lauro Michel
11/05/2012, 20:15
Olá pessoal, gostei desse tópico e vou procurar acompanhar, até porque comprei uma Tracker 2008 na semana passada mas ainda não sei quanto ela está consumindo, enchi o tanque assim que comprei e zerei o odômetro parcial para controlar mas ainda não reabasteci pela segunda vez, mas pretendo sempre encher o tanque e anotar a quilometragem para ver quanto está consumindo, assim que tiver os índices de consumo de minha Tracker vou postar aqui.
Abraços a todos
Lauro Michel

Octavio
12/05/2012, 10:47
Ricardo,

Obrigado pelas informações, essa semana pretendo trocar os óleos e vou na unidade do jaguaré.

Minha última média com gasolina ocmum da BR foi de 8,23 km/l com 90% urbano com ar, achei uma média boa!

Abs!

Chuva
12/05/2012, 18:20
Olá pessoal,

Na minha busca do limite do brinquedo, mais uma média oficial depois de testar alguns tanques nas seguintes condições:

- Pneus: 28 libras (tá errado, eu sei, o carro pula mais e tal mas desce ladeira sem acelerar.. hehehe);
- A/C: fez frio esses dias em SP e ficou direto desligado (só ligo 1x / semana pra rodar o gás por 5 min);
- Gasolina: aditivada Shell (xoxa) sem muita mistura estranha (queima bem/posto honesto!) a R$ 2,849;
- Velocidade máxima: 110 km/h estrada em 5a marcha (estilo monge tibetano);
- RPM: sem passar dos 3.500 giros e na maioria das trocas a 2.500 giros (estilo preguiçoso e lerdo de dirigir);
- Velas: originais;
- Filtro de ar: bem sujo (ainda tô procurando um bom baratinho);
- Óleo do motor a 60kkm: recém colocado semi-sintético 5w30 Mobil suv. Mais fino e clarinho (abaixo da especificação, mas não fumou e não grilou nas subidinhas. Não é indicado pra motor muito velho);
- Percursos: 70% estrada e 30% cidade trânsito neurótico de SP a 10km/h;
- Kms rodados: 613;
- Tanque: cheio com 60 litros (sobra 1 litro na reserva pra chegar no posto, outro dia cheguei em casa falhando! Eta bomba de combustível boa que não queima!);

- Média: 10,21 km/L!! Que marravilha!! A jabiraca pesada tá bebendo menos que o astra maledeto nas mesmas condições! rsrsrs

[ ]s

Lauro Michel
12/05/2012, 21:07
- Pneus: 28 libras (tá errado, eu sei, o carro pula mais e tal mas desce ladeira sem acelerar.. hehehe);
- Óleo do motor a 60kkm: recém colocado semi-sintético 5w30 Mobil suv. Mais fino e clarinho (abaixo da especificação, mas não fumou e não grilou nas subidinhas. Não é indicado pra motor muito velho);
- Média: 10,21 km/L!! Que marravilha!! A jabiraca pesada tá bebendo menos que o astra maledeto nas mesmas condições! rsrsrs

[ ]sTrês perguntinhas:
1- Qual é a pressão dos pneus que vocês estão usando na Tracker de vocês?
2- Qual é a especificação das velas?
3- Qual é o tipo de óleo do motor mais recomendado para a Tracker?

Chuva
13/05/2012, 08:03
Oi Lauro,

A pressão oficial são 26 libras e não sei se deve variar muito dependendo do tipo de pneu mais ou menos parecido do original, talvez nada.
Quanto ao óleo o manual é bem cretininho. Dei uma varrida nele e há 3 lugares descrevendo o mesmo.
Em um deles diz que o original de fábrica é o 10w30, e pelo texto não consegui saber se era natural ou semi-sintético, já que há carros japoneses que usam o mineral 10w30. Pela quilometragem limite de troca (10kkm) posso subentender que é semi então.
em outro ponto diz que o óleo pode ser qquer um com viscosidade entre 10w30 e 20w50 (cita muitos no meio).
Já no final do manual, num super resumo, diz que o óleo é o 20w50!

Resumindo, há muito assunto sobre o tipo de óleo e o mais comum usado é o 20w50, pra não ter dúvida que seu motor não vai dar problema. Um mecânico pode avaliar melhor o estado do motor para indicar o mais interessante para cada caso. Tive um mecânico que dizia que óleo era tudo igual tb.. eu não acredito mais nele.. rsrs

As velas eu não lembro o código..

[ ]s

mas.marco
13/05/2012, 10:55
Atualizando:

Mais uma vez com BR PODIUM. Liguei o ar condicionado por 2 vezes por causa da chuva, por uns bons quilometros.

BR 040
Média de 95-100 km/h
Consumo: 13,2 km/l

Chuva
13/05/2012, 18:46
Caraca!

Que gasolina ninja hein?!! Quanto ta custando o litro?

R1C4rdo
13/05/2012, 21:18
Olá pessoal,

Na minha busca do limite do brinquedo, mais uma média oficial depois de testar alguns tanques nas seguintes condições:

- A/C: fez frio esses dias em SP e ficou direto desligado (só ligo 1x / semana pra rodar o gás por 5 min);
- Gasolina: aditivada Shell (xoxa) sem muita mistura estranha (queima bem/posto honesto!) a R$ 2,849;
- RPM: sem passar dos 3.500 giros e na maioria das trocas a 2.500 giros (estilo preguiçoso e lerdo de dirigir);
- Tanque: cheio com 60 litros (sobra 1 litro na reserva pra chegar no posto, outro dia cheguei em casa falhando! Eta bomba de combustível boa que não queima!);

[ ]s

Caraaaaca Chuva!!
Se 110km/h é estilo monge tibetano, eu que vou a 90km/h na estrada sou o caroço do angu para outros motoristas...
Será que é por isso que outro dia passou um Uno mille falando que tinha um cachorro mijando na minha roda???rsrsrs
Brincadeiras a parte, parabens pelo ótimo consumo!
Abraços!

R1C4rdo
13/05/2012, 21:20
Atualizando:

Mais uma vez com BR PODIUM. Liguei o ar condicionado por 2 vezes por causa da chuva, por uns bons quilometros.

BR 040
Média de 95-100 km/h
Consumo: 13,2 km/l

Puuutss!!
Não é possível! Vcs estão desligando o motor na descida e empurrando o carro com o motor desligado em trânsito pesado...:chorandoderir:

R1C4rdo
13/05/2012, 21:23
Ricardo,

Obrigado pelas informações, essa semana pretendo trocar os óleos e vou na unidade do jaguaré.

Minha última média com gasolina ocmum da BR foi de 8,23 km/l com 90% urbano com ar, achei uma média boa!

Abs!

Fala ae Octavio!
Quando der, se der, faz o teste do consumo sem usar o ar. Só pra ter como base de comparação.
Mas os 8,23 é uma média razoável. Apesar que você viu ai que tem uns caras ai que fazem milagre...rsrsrs

R1C4rdo
13/05/2012, 21:39
Três perguntinhas:
1- Qual é a pressão dos pneus que vocês estão usando na Tracker de vocês?
2- Qual é a especificação das velas?
3- Qual é o tipo de óleo do motor mais recomendado para a Tracker?

Lauro,
Respondendo as suas perguntas:
1-Eu uso como o Chuva, 27 a 28 lb.
2-As velas eu uso da NGK ( a especificação está no Manual). É a mesma vela usada no Fit antigo (até 2008). No tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara.html) vc pode encontrar várias informações deste tipo, inclusive sobre as velas.
3-Eu uso mineral 20W50 e troco a cada 5k km.
Espero ter ajudado.
Abraço

Chuva
13/05/2012, 22:31
Valeu Ricardo!!

Acho q qquer valor acima de 8km/l ja ta bom, ne? Já q como parametro pra um carro 2.0 pesado ta na media.

Mas agente tem q tentar tirar mais leite dessa pedra e compartilhar a fórmula!! ehehhe

[ ]s

R1C4rdo
13/05/2012, 23:24
Valeu Ricardo!!

Acho q qquer valor acima de 8km/l ja ta bom, ne? Já q como parametro pra um carro 2.0 pesado ta na media.

Mas agente tem q tentar tirar mais leite dessa pedra e compartilhar a fórmula!! ehehhe

[ ]s

Concordo!!!
Já que o governo não ajuda a reduzir o preço dos combustíveis, temos que nos desdobrar para não gastar tanto assim...
Vamos compartilhar informações!!
Abraços!

Octavio
14/05/2012, 10:39
Chuva,

média realmente muito boa, tenho certeza que se vc. trocar o filtro de ar, ainda dá uma melhorada, eu comprei o meu na Suzukar por R$ 46,00.

MAs.marco, realmente teu bichinho tá muito econômico, parabéns pela façanha!!

Ricardo,

vou trocar o óleo essa semana e acho que o consumo vai melhorar, vou tentar não usar o ar para ver como fica!

Abs!!

mas.marco
14/05/2012, 14:31
Octavio,

Não tem segredo: É cuidar da manutenção preventiva.
Trocar o que tiver que trocar, no tempo ou antes dele.

Como não faço trilhas, não levo o carro ao limite.... acho que isso, em questoes de desgastes, facilita tambem.

Chuva
14/05/2012, 20:51
Pessoas,

Olha só que mundinho estranho..

Tõ procurando a um tempo um filtro de ar Tracker BBB = bom, bonito e barato.

Tava quase comprando a uns R$ 50 pilas aqui na minha cidade mesmo. Tenho visto na internet na faixa de R$ 65 e alguns sites viajantes a ~R$ 80 pilas..

Hoje, andando meio perdido pelas ruas da Pompéia, próximas ao hospital são camilo, achei uma lojinha de auto-peças. Pensei.. "aa.. vai que tem .. só pra ter uma idéia de preços por essas redendezas..".

Não é que tinha? Filtro de ar Wega JFA-0897 a R$ 36 reais pagando a vista.. nem acreditei..

Enfim, quem tiver por essas bandas e quiser a loja chama-se Irmãos Maturo e o endereço é R.Desembargador do Vale, 731, pompéia, SP/SP. Tel 11 3871-3301

[ ]s

Rudgero
15/05/2012, 18:33
Pois é pessoal o carro é bom mesmo!

Vcs não vão acreditar mas fiz uma média na minha Tracker 08 (A primeira delas) de 12,2km/l! Juro que não é mentira não. A questão é que moro em brasília e não pego engarrafamento nenhum. O trajeto foi misto estrada e cidade. Rodei 325km com 27l de gasolina!!! O detalhe é que acabei de trocar o óleo. E a viagem de 160km, uns 80 para ir e 80 na volta foi na base dos 80a 90km/h. Beeeemmm devagar e na cidade só a a 60km/h de 5 marcha em vel constante. Mas deu isso, igualzinho ao meu antigo corsa 1.8 SS andando rápido por aí rsrsrs.

Abraço!

Olá pessoal,

[ ]s

Lauro Michel
16/05/2012, 11:31
Lauro,
Respondendo as suas perguntas:
1-Eu uso como o Chuva, 27 a 28 lb.
2-As velas eu uso da NGK ( a especificação está no Manual). É a mesma vela usada no Fit antigo (até 2008). No tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara.html) vc pode encontrar várias informações deste tipo, inclusive sobre as velas.
3-Eu uso mineral 20W50 e troco a cada 5k km.
Espero ter ajudado.
AbraçoObrigado Chuva e R1C4rdo pelas respostas. Quanto ao óleo do motor o mecânico que fez a revisão de entrega de minha Tracker também disse que o óleo indicado é o mineral 20W50, a dúvida é justamente porque o manual é meio confuso, como o Chuva constatou. Estou pensando em por o Lubrax SJ que é 20W50 mineral para 5000 km.

R1C4rdo
16/05/2012, 13:06
Obrigado Chuva e R1C4rdo pelas respostas. Quanto ao óleo do motor o mecânico que fez a revisão de entrega de minha Tracker também disse que o óleo indicado é o mineral 20W50, a dúvida é justamente porque o manual é meio confuso, como o Chuva constatou. Estou pensando em por o Lubrax SJ que é 20W50 mineral para 5000 km.

Eu uso exatamente desta especificação, e troco o filtro do óleo a cada 10.000km, isto é, a cada duas trocas de óleo.
Abraço!

Octavio
24/05/2012, 12:40
Pessoal,

BOm dia!

Mais uma média de consumo com BR COMUM, SEM AR, 95 % cidade - 8,93 km l - tá melhorando!!

Estou fazendo algums comparações entra comum e aditivada da ALE e da BR, e embora não goste de usar comum, reparei que ela é ligeiramente mais econômica, porém ,pela diferença de $$ e pelos benefícios da aditivada, mesmo que consuma mais, ainda vou optar sempre pela aditivada.
Semana que vem vou trocar os óleos do carro e vou arriscar uma BR SUPRA ( ai meu bolso ) só para fazer uma comparação de consumo.

Abs a todos!

Octavio
24/05/2012, 13:15
Ricardo,

agora que consegui ler o link que vc. postou sobre as diferenças dos óleos para câmbio e eixos, é MUITO IMPORTANTE a observância da diferença do GL 4 para o GL 5 , pois diz que pode haver desgaste prematuro e arranhões nas trocas de marchas.

Obrigado,

Abs!

R1C4rdo
24/05/2012, 13:27
Ricardo,

agora que consegui ler o link que vc. postou sobre as diferenças dos óleos para câmbio e eixos, é MUITO IMPORTANTE a observância da diferença do GL 4 para o GL 5 , pois diz que pode haver desgaste prematuro e arranhões nas trocas de marchas.

Obrigado,

Abs!

Opa! Estamos ai!
O fórum existe justamente para isto. Para troca de informações e conhecimentos.
Abraços!!

Lauro Michel
01/06/2012, 15:47
Olá pessoal, volto aqui agora com os dados de consumo de minha Tracker 2008 depois de um mês de uso e dois tanques de gasolina consumidos sendo o primeiro transitando na cidade e o segundo em viagem.
Usei a pressão dos pneus (originais) em 28 psi.
Consumo em cidade: 9,84 km/litro.
Consumo em estrada: 12,22 km/litro rodando entre 80 e 90 Km/h (reais, pelo velocímetro de meu GPS Garmin, porque o da Tracker indica 5 km/h a mais). Também peguei dois engarrafamentos, um na saída e outro na chegada em Florianópolis.

Octavio
02/06/2012, 10:35
Pessoal,

BOm dia a todos!

Não tem jeito, gasolina boa é outra coisa..........coloquei Br Podium no último abastecimento e fiz uma média de 9,26 km/l na cidade, é uma grande diferença, além de sentir o carro um pouco mais esperto ( não sei se é psicológico!!) . Nessa semana também troquei o óleo , coloquei Mobil 20w50 SM e filtro, e semana que vem vou trocar os óleos do câmbio, t-case e diferencial em outro local que encontrei o GL4 para o câmbio ( é meio difícil encontrar o GL 4, o pessoal diz que está sendo deixado de fabricar ) e colocar Militec no motor.
Encontrei um posto ALe próximo do escritório que tem Gasolina ALe Premium, que é a "podium " deles, vou experimentar colocar para ver o resultado, pois é mais barata que a Podium da Br ( R$ 3,09 contra R$ 3,39 !!) .

abs!!

Lauro Michel
02/06/2012, 13:25
Olá pessoal, volto aqui agora com os dados de consumo de minha Tracker 2008 depois de um mês de uso e dois tanques de gasolina consumidos sendo o primeiro transitando na cidade e o segundo em viagem.
Usei a pressão dos pneus (originais) em 28 psi.
Consumo em cidade: 9,84 km/litro.
Consumo em estrada: 12,22 km/litro rodando entre 80 e 90 Km/h (reais, pelo velocímetro de meu GPS Garmin, porque o da Tracker indica 5 km/h a mais). Também peguei dois engarrafamentos, um na saída e outro na chegada em Florianópolis.Esqueci de mencionar mais esses detalhes com relação ao consumo:
Usei sempre gasolina comum (Ipiranga) e no consumo urbano 90% do tempo rodei sozinho e na viagem havia três pessoas no veículo.

mas.marco
02/06/2012, 13:32
Isso ae Octavio. Apesar do absurdo do valor da PODIUM, é outro nível.

E fica mais esperto sim.
Eu, durante anos, boicotei (e convenci a todos a familia) a BR. Em todos os carros que tive, JAMAIS parei na BR e de 2 anos pra cá, fiz o mesmo com a IPIRANGA (agora, da BR).

Com isso, fidelizei a V-Power porém, tenho notado uma mudança significativa no comportamento do carro com a V-Power. Em resumo, estou deixando de lado. Tive de me contorcer e partir para a PODIUM ou, 'comum' nos postos ALE.

O consumo do meu GV sempre foi invejavel. Com manutenção rigorosamente em dia, fiz na última viagem 13,2 km/l.

Daqui a 2 semanas, vou antecipar outras manutenções e dessa vez, incluirei o filtro de ar e velas. Tenho certeza CRISTALINA que mais uma vez, vou me surpreender com o consumo.

Sobre os oleos de CAIXAS (tração, cambio e diferenciais) bati um papo com o mecanico (ex-suzuki) e o recomendando no manual, na verdade, não é muito 'saudavel' pras engrenagens.

Ele recomendou semi-sintetico 75w90 gl5 como unico oleo pras caixas... Ele inclsuive me deu vários exemplos sobre isso, na propria concessionaria. Tamanho da bronca (7 litros): R$ 525,00 (R$ 75 o litro).

Não vou encarar dessa vez pois troquei todos os oleos (de acordo com o manual) tem menos de 2.000 km. Mas na próxima, vou quebrar o porquinho e 'experimentar'.

Elisson
02/06/2012, 16:33
Só pra catalogar hj troquei o filtro de combustivel da vtr. O krro tava ruim de pegar e afogando na primeira e segunda. Nesses dois anos quando tirei o filtro pra minha surpresa o mEsmo já Era de corsa 1.6. Quando o trocador virou o filtro pra tirar o resíduo saiu uma gasolina marrom misturada a detritos que mais parecia ferrugem ou barro ou sei lá o que. Troquei por outro filtro compativel com meriva 1.8. Corsa 1.6 entre outros e já deu uma melhorada bem significativa pois antes eu pisava de primeira e o carro saia se afogando e agora piso no acelerador e ele sai cantando pneu. O filtro foi 12 reais e com certeza vai influenciar no consumo. E só pra detalhar o posto que abasteci foi um BR. Em breve fotos do filtro velho por dentro e da caixa do novo!!!

Octavio
04/06/2012, 10:35
Mas.marco,

realmente existe uma falha no manual,pois eles não especificam se é GL 4 ou GL 5, apenas que é 80w90.....bom , existe um post anterior que o Ricardo comentou e que tem um link falando exatamente sobre essa queatão, e achei bem pertinente, inclusive estive no sábado conversando com um pessoal de uma loja especializada em óleos e me disseram que alguns caminhões usam o GL 3 exatamente pela questão de ser pouco aditivada, por que do contrário, as marchas escapam e o câmbio fica ruidoso.
No link, existe inclusive essa questão de arranhar as marchas com o GL 5 colocado no câmbio.
Na última troca, que especificação vc. colocou?

mas.marco
04/06/2012, 11:10
Mas.marco,

realmente existe uma falha no manual,pois eles não especificam se é GL 4 ou GL 5, apenas que é 80w90.....bom , existe um post anterior que o Ricardo comentou e que tem um link falando exatamente sobre essa queatão, e achei bem pertinente, inclusive estive no sábado conversando com um pessoal de uma loja especializada em óleos e me disseram que alguns caminhões usam o GL 3 exatamente pela questão de ser pouco aditivada, por que do contrário, as marchas escapam e o câmbio fica ruidoso.
No link, existe inclusive essa questão de arranhar as marchas com o GL 5 colocado no câmbio.
Na última troca, que especificação vc. colocou?

Tanto no manual do meu antigo Samurai quanto no do GV possuem sim a informação sobre GL4 e GL5.

Acho difícil de acreditar que os engenheiros que projetaram isso tenham errado MAS o dia a dia traz adversidades e justo por isso, o mecanico falou sobre o assunto.

Na ultima troca, foi GL4 nas caixas e GL5 nos diferenciais.
Antes de experimentar o que o mecanico falou esperarei um pouco pois ta muito recente essa troca.

O mecanico, alias, falou que por diversas vezes chegavam carros la com ruidos no diferencial, com dificuldades de engate... etc etc... e, verificaram que apos trocar os oleos pelo semi-sintetico 75w90, os problemas desapareceram.

Vi que o pessoal tem dificuldade de encontrar os GL4... nunca tive problemas. Na rede ipiranga tem de sobra.

Octavio
05/06/2012, 14:09
Mas.marco,

No manual da Tracker não tem a informação sobre a especificação do GL( secão 12-8 ) , apenas que pode ser óleo 80w90 e que o que sai de fábrica é o 75w90, mas aí realmente fica válida a informação do mecânico sobre o 75 w 90, agora, se a diferença é apenas na viscosidade fria, isso não daria problemas em ruídos e dificuldade de engate quando quente, apenas quando frio.Em um post anterior, o Ricardo colocou um link sobre uma discussão sobre os óleos de câmbio e a especificação para o 75w90 é o GL 4, como vou trocar essa semana, vou ver se acho esse óleo e também estou pensando em colocar um MOlykote Fc, que já ouvi muita gente dizer que é bom!

Abs!

mas.marco
05/06/2012, 16:32
Mas.marco,

No manual da Tracker não tem a informação sobre a especificação do GL( secão 12-8 ) , apenas que pode ser óleo 80w90 e que o que sai de fábrica é o 75w90, mas aí realmente fica válida a informação do mecânico sobre o 75 w 90, agora, se a diferença é apenas na viscosidade fria, isso não daria problemas em ruídos e dificuldade de engate quando quente, apenas quando frio.Em um post anterior, o Ricardo colocou um link sobre uma discussão sobre os óleos de câmbio e a especificação para o 75w90 é o GL 4, como vou trocar essa semana, vou ver se acho esse óleo e também estou pensando em colocar um MOlykote Fc, que já ouvi muita gente dizer que é bom!

Abs!

Então isso do manual deve ser pela 'importação' dos hermanos.... pois nos manuais dos GVs constam a informação.

Sobre a discussão no outro tópico, eu li e concordo com a utilização dos GL4 mas mesmo assim, farei com o GL5.

Um upgrade não tem sentido se for prejudicial. É o caso dos oleos de freios DOT4 e o novissimo DOT5. O DOT5 é mais caro, mais raro, mais novo e suporta temperaturas maiores do que o DOT4. O que prejudica em relação ao DOT4? Absolutamente nada. Ele somente entrará em ação quando a temperatura ultrapassar o limite do DOT4. Ou seja, o que o GL5 (temperatura e 'detergentes') prejudicaria as engrenagens em relação ao GL4? O preocupante são os detergentes nas engrenagens? Acho que não...

O que estiver sujo e precisando de ação de limpeza, tem que ser feita com ou sem Detergentes. Senão, não é limpeza é 'tapar o sol com a peneira'. Se todo o sistema estiver LIMPO, o detergente não fará a menor diferença.

Esse é o meu pensamento em relação às inovações.

Lauro Michel
05/06/2012, 17:53
Eu, durante anos, boicotei (e convenci a todos a familia) a BR. Em todos os carros que tive, JAMAIS parei na BR e de 2 anos pra cá, fiz o mesmo com a IPIRANGA (agora, da BR).A Ipiranga só é da BR nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no Sul e Sudeste ficou pertencendo ao Grupo Ultra.
Cade aprova compra de postos Ipiranga pela Petrobras - economia - geral - Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/economia,cade-aprova-compra-de-postos-ipiranga-pela-petrobras,307720,0.htm)
Folha Online - Dinheiro - Petrobras, Ultra e Braskem compram Ipiranga por US$ 4 bilhes - 19/03/2007 (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115304.shtml)

Octavio
05/06/2012, 19:01
Mas.marco,

com certeza foi erro na tradução, inclusive no site da GM que disponibiliza os manuais também não consta a informação completa...
Concordo em parte com vc. com relação a usar uma especificação melhor em determinadas situações como o fluído do freio, que tem a diferença justamente no maior ponto de ebulição do dot 5 em relação ao dot 4 e este em relação ao dot 3, mas no caso de óleos lubrificantes para câmbios fico na dúvida, pois se já existia o gl 5 e o recomendado para determinado equipamento foi o gl 4, alguma explicação deve ter.
No caso dos óleos lubrificantes para motor também acho que quanto melhora e especificação melhor, pois possuem mais aditivação, mas nem por isso deve-se trocá-los em maior kilometragem, pois o que vale é o projeto do motor que foi exaustivamente testado pelo fabricante.
Enfim, fica a dúvida, mas acho que vou procurar um óleo 75 w 90 gl 4 que é o que o fabricante coloca no carro 0 km e acompanhar o resultado!

Abs!

mas.marco
05/06/2012, 20:52
A Ipiranga só é da BR nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, no Sul e Sudeste ficou pertencendo ao Grupo Ultra.
Cade aprova compra de postos Ipiranga pela Petrobras - economia - geral - Estadão (http://www.estadao.com.br/noticias/economia,cade-aprova-compra-de-postos-ipiranga-pela-petrobras,307720,0.htm)
Folha Online - Dinheiro - Petrobras, Ultra e Braskem compram Ipiranga por US$ 4 bilhes - 19/03/2007 (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u115304.shtml)

Essas informações são de 2007 e de 2009.
Suspeito MUITO de que esse quadro já tenha mudado.
A BR domina o RJ. A unica que bate de frente é a Shell (que já comprou a Esso).

Saudade de quando a TEXACO atuava por aqui.
E pensar que no Japão só existe 1 tipo de gasolina....

mas.marco
05/06/2012, 20:57
Octavio,

Se o recomendando no manual é GL4 e GL5 então aquele tópico fica incoerente. Concorda?

Eu sou daqueles que segue cegamente o manual. Se está lá é pq algum engenheiro chegou numa solução ideal. O único porém, é a utilização diária em adversidades constantes. Isso é que abre caminho para as inovações tecnológicas.

Acredito que justamente por isso, o pessoal (de 2 concessionarias Suzuki) detectou esse 'detalhe' nos diferenciais e caixas com o uso do óleo recomendado no manual. Eles recomendaram outro e afirmaram que o problema desapareceu.

Problema = ruidos, quebra de engrenagens, dificuldade no acoplamento das marchas, etc.

Mas é isso que você comentou: Tem que acompanhar o comportamento, né? Senão somos cegos conduzindo outros cegos. E de nada adianta. ehehe

O único posto ALE que tinha aqui perto fechou e agora tá com outra bandeira.... tô ficando sem saída.

Octavio
06/06/2012, 10:27
Mas.marco,

também concordo, mas que óleo caro esse 75w90 gl5 , hein! Vou pensar bem para ver o que fazer!

Antigamente, gostava muito do Texaco, agora acho que só dá para pôr Podium e também vou testar a da Ale, vou ver o que dá!

Abs!

Octavio
29/06/2012, 10:32
Após uns dias fora, venho atualizar o consumo :
com aditivada ALE - 100 % cidade com uns 20 % de ar condicionado : 8,27 km/l;
com aditivada BR - 100 % cidade sem ar : 8,78 km/l.

Também fiz o Controlar e passou com louvor, depois posto os valores!

Abs!!

mas.marco
29/06/2012, 11:28
Não acho aqui no RJ essa aditivada da "premium' da ALE....

Eu troquei tudo agora (manutenção preventiva) e vou tirar nova prova nas próximas semanas.

Já que no seu caso, ALE e BR ficaram com o consumo igual, vale abastecer no de menor valor.

Eu só estou usando BR também (infelizmente me rendi por não ter opção).

cézão_MTB
29/06/2012, 13:02
7,99 KM/Litro na última média gas comum com pneu 225/70 e 26 PSI , cidade , sem ar-cond.

Chuva
29/06/2012, 13:33
Q estranho galera,

Esse ALE pra mim não funciona, o carro fica grilando..

Enfim, uma informação importante:

Há alguns posts sugeri um posto do Mercado Extra em SCS/SP na av Goias com gasolina boa. Infelizmente fui lá outro dia e além de terem subido o litro de para 2,52 antes do aumento geral ainda o carro ficou grilando.. ou seja, não é mais aquela.. vou testar de novo, mas por hora to abastecendo num shell xoxo do interior e o carro não grila! Pena o preço de R$ 2,689.. comum.

[ ]s

Octavio
30/06/2012, 13:04
Mas.marco,

Aqui em SP também é difícil de achar essa ALE Premium, pouquíssimos postos a tem, mesmo em vias de grande movimento.
Achei um posto BR que cobra R$ 2,69 a aditivada, é nesse que estou colocando e o motor não grila e consome pouco, mas o ideal seria colocar SEMPRE a PODIUM!!!!!

Abs!!

mas.marco
30/06/2012, 19:43
aqui no RJ a PODIUM tá, na maioria, por R$ 3,60
é de chorar!

Fazendo o balanço, na outra semana, aviso aqui.

Abs,

Rafael Cardoso
30/06/2012, 22:00
Consumo:

9,78 km/l na cidade, com algumas incursões por estradas tipo Linha Amarela e Linha Vermelha.

Gasolina aditivada Petrobras.

Tracker 2008/2008, 27.500 km rodados

Elisson
02/07/2012, 15:20
Q estranho galera,

Esse ALE pra mim não funciona, o carro fica grilando..

Enfim, uma informação importante:

Há alguns posts sugeri um posto do Mercado Extra em SCS/SP na av Goias com gasolina boa. Infelizmente fui lá outro dia e além de terem subido o litro de para 2,52 antes do aumento geral ainda o carro ficou grilando.. ou seja, não é mais aquela.. vou testar de novo, mas por hora to abastecendo num shell xoxo do interior e o carro não grila! Pena o preço de R$ 2,689.. comum.

[ ]s

Tá achando caro a gasosa de 2,689 aí fio??? Vem abastecer aqui em Arapiraca-Alagoas de R$ 2,85 a COMUM!!!! huashusauhasuhuhasuhasuhasuhsauhuhs....pense numa terra de bandido é Alagoas...e Arapiraca então nem se fala!

Chuva
02/07/2012, 15:39
heuhuehuehu é triste a safadeza nesse Brasil.. "povinho besta sô! Tá longe a guerra civil?" hehehuehueu

Chuva
06/07/2012, 11:25
Olá pessoal,

Última média nas seguintes condições:

- Pneus: 26 libras original pra colar no chão;
- A/C: sempre desligado;
- Gasolina: aditivada Ypiranga a R$ 2,689;
- Velocidade máxima: 130 km/h - estilo qsf;
- RPM: passando dos 3.000 giros fácil devagar e na estrada;
- Velas: novas de iridium;
- Filtro de ar: novo original;
- Óleo do motor com troca de filtro: colocado semi-sintético a pouco tempo 5w30 Mobil suv;
- Filtro de combustível zero;
- Percursos: 50% estrada e 50% cidade SP;
- Kms rodados: 591;
- Tanque: cheio com 61 litros.

- Média: 9,68 km/L!! Menos que a última mas pelo estilo de dirigir proporcionado não acho que a diferença é significativa.

[ ]s

cézão_MTB
08/07/2012, 16:22
pneus 225/70 e LIFT 2", pneus traseiros hard terrain e dianteiros all terrain.
A/C raramente;
pneus 25 PSI;
100% cidade (Brasília);
gasolina comum shell;
KMs: 502,2;
Lts: 57,942 X R$ 2,789;
Consumo: 8,66 KM/Lt; e
2.0L 16V gasolina.
Hoje!

mas.marco
09/07/2012, 18:57
Ae pessoal,

13,6 km/l com BR PODIUM, sem ar condicionado, entre 80-100km/h

Foi a 1a comparação com as velas novas.

Pneus a 26psi

Estarei fora do RJ até 14 de Julho.
Saudações!

cézão_MTB
09/07/2012, 19:43
meu NUNCA passou de 9,3 KM/litro. :cry:

Rubens Linhalis
10/07/2012, 10:00
mas.marco... tira uma foto do seu motor e posta, acho que vc colocou um fire 1.0 no lugar do 1.6..rsrs. Consumo otimo!

Estou com a minha viatura a exatos 2 meses! Pura felicidade! :)
Consumo na cidade 8,3 km/litro e estrada 10,5 km/litro, sem ar condicionado. Ontem fiz a troca de oleo (Shell HX7 - 10W-40) e filtro de oleo (Fram PH2951), tambem coloquei um aditivo no tanque. Ainda essa semana troco o filtro de ar, velas e filtro combustivel. Pneus sempre com 26psi. Depois posto como ficou o consumo.

Esse mes ainda devo trocar oleo da caixa e diferencias..

Abraços

Chuva
10/07/2012, 10:19
Karaca Marco,

Q legal bixo! Tá bem economico hein!!

Aqui na minha cidade vi um posto BR novo anunciando a podium a R$ 3,399 o litro.. vou fazer um teste com 50 conto. Pelas minhas contas tem q fazer pelo menos 150km. Espero que faça mais.. depois posto.

[ ]s

mas.marco
10/07/2012, 17:11
Tá mega econômico.

Agora com tudo novinho, ficou melhor ainda.

Tô em MG. Viagem boa.

Isso tudo se dá também pela rigorosa manutenção preventiva. O carro tá pouco rodado também, então sofreu menos com donos desatentos. Sou o 3º quase 2º.

Se não conseguir a Tkr com o meu amigo da Ranger, desisto de vender o GV.

Agora, sobre a Podium, tá um absurdo no RJ. Quase R$ 4. Doi só de entrar no posto. R$ 200 e blau pra encher o tanque.
MAS é a melhor, de longe.... isso que é fods...

Dudagordon
15/07/2012, 12:10
Blz rapaziada!!Novo na area dos Tracker!!!
Estou completando minha primeira média e tô feliz!!
Completando minha primeira média com a Tracker com aprox. 10,5km/l sendo destes 630 km com um tanque de +- 360km de estrada boa(Bandeirantes)!
E não usei pódium não hem!!
Lembrando que sempre de pé leve(90/100).

Abraço

Duda

Chuva
11/08/2012, 13:00
Olá pessoal,

Acho que já cheguei no limite do carro respeitando os itens praticamente "originais".

- Pneus: 26 libras-
- A/C: 50% ligado no mínimo;
- Gasolina: aditivada BR podium a R$ 3,339;
- Velocidade máxima: 120 km/h - estilo mais ou menos economico;
- RPM: só passando dos 3.000 giros para ultrapassar na estrada;
- Velas: semi novas de iridium;
- Filtro de ar: semi novo original;
- Óleo do motor: semi-sintético 5w30 Mobil suv;
- Filtro de combustível: praticamente zero com boa vazão;
- Percursos: 50% estrada e 50% cidade SP;
- Tanque: cheio com 60 litros.

- Média: 10,21 km/L.

Concluo que a gasolina aditivada ipiranga hoje para mim é a melhor opção na relação custo x beneficio. Bem mais barata ( R$ 2.77/L) que a BR aditivada ou podium. A podium aliás não fez efeito algum, o carro andou igual a ypiranga aditivada. No meu caso só joguei dinheiro fora. Também pudera, a taxa de compressão do carro é 9:3:1.. podium só faz bom efeito em carro que tenha acima de 10 de compressão, não é?

Enfim, testei e fica ai a dica da configuração.

OBS: detalhe q eu ia esquecendo, acho q já postei isso mas lá vai: depois das velas e talvez pelos itens novos de manutenção o carro tá mais espertinho q o original. Na estrada a galera não curte ficar a tras de nós, acho q tampa a visão sei la... Dou passagem sempre que necessário, mas como o carro tá andando bem, nas subidas e retomadas deixo muito carro "novo" e potente descolando da bunda.. Carro mil então fica longe na subida e vou no embalo, nem piso no acelerador..

[ ]s

cézão_MTB
12/08/2012, 10:43
Ipiranga foi comprada pela BR.
Monopolização da Petrobrás e utilização da marca Ipiranga para fins lucrativos que pode até servir de lavagem de dinheiro de corrupção, uma vergonha!

mas.marco
27/09/2012, 19:14
Galera, mudei de viatura!

Agora tô com a Tracker completa 2007 com APENAS 22.000 km !

De cara, já senti diferença no consumo.

350 km de estrada.
Gasolina PODIUM BR
Ar condicionado 100%
Vel. Máxima: 115 km/h
Consumo: 10,2km/l

Chuva
27/09/2012, 21:41
ae marco!! parabens!! [ ]s

R1C4rdo
28/09/2012, 13:25
Galera, mudei de viatura!

Agora tô com a Tracker completa 2007 com APENAS 22.000 km !

De cara, já senti diferença no consumo.

350 km de estrada.
Gasolina PODIUM BR
Ar condicionado 100%
Vel. Máxima: 115 km/h
Consumo: 10,2km/l

Parabéns!
Inclusive estes números são mais conhecidos para mim. Só que eu faço esse consumo com gasolina aditivada, não a pódium. Que aliás...é caropagarai...

Tiagobel
28/09/2012, 14:28
Eu faço de 10 a 10,5km/l com gasolina aditivada aqui em Brasília. Minhas piores médias foram na estrada puxando o barco no reboque e com o ar-ligado: fez 7km/l. Pra mim está ótimo.

mas.marco
28/09/2012, 18:02
Eu faço de 10 a 10,5km/l com gasolina aditivada aqui em Brasília. Minhas piores médias foram na estrada puxando o barco no reboque e com o ar-ligado: fez 7km/l. Pra mim está ótimo.

Eu faço 13 com o GV com pneus originais. Cheguei a fazer 12 e pouquinho com os 205.

Ja ter um impacto de 10 com a Tracker não foi animador...rsrs...

Acredito que vá melhorar pois tem manutenções preventivas à vista, como: velas + filtros + alinhamento, etc...

Agora, o bicho parece uma barca! ahahaha O GV é todo justinho... deve ser pq é menor. Ainda vou acostumar.

cézão_MTB
28/09/2012, 19:17
aqui em Brasília minha melhor média ficou em 9,49, mas quase sempre na casa dos 8 KM/Litro gas comum. Estou sentindo o carro mais solto usando 28PSI, antes usava 25PSI no asfalto.

CRISIVAN
29/09/2012, 12:03
Marco,

no último domingo fui ao RJ (sou de Friburgo) para testar duas viaturas: uma TK, 2007, com 53 mil km, segunda dona e sem nenhuma manutenção preventiva (preço: 29,5k) e um GV, 3p, 99/00, com 178 mil km, com histórico de manutenção e tudo (preço: 20k). Tive a mesma impressão q vc: que barcaça! Gostei muito mais de andar no GV 3P. No entanto, o custoxbenef da tk me faz matricular num curso de marinheiro....rs
Parabéns e poste fotos da nova viatura aí.

Abç.

Eu faço 13 com o GV com pneus originais. Cheguei a fazer 12 e pouquinho com os 205.

Ja ter um impacto de 10 com a Tracker não foi animador...rsrs...

Acredito que vá melhorar pois tem manutenções preventivas à vista, como: velas + filtros + alinhamento, etc...

Agora, o bicho parece uma barca! ahahaha O GV é todo justinho... deve ser pq é menor. Ainda vou acostumar.

mas.marco
29/09/2012, 15:24
Estranhei demais na estrada aquela coisa balançando.... ahahah mas deve ser costume mesmo.

180K ? Motores Suzuki são conhecidos pela longa vida DESDE QUE sejam bem cuidados....

EU nao compraria. Repito: EU.

No mais, é me acostumar com o consumo e o balançar.

gtavalanche
29/09/2012, 15:29
Marco,no último domingo fui ao RJ (sou de Friburgo) para testar duas viaturas: uma TK, 2007, com 53 mil km, segunda dona e sem nenhuma manutenção preventiva (preço: 29,5k) e um GV, 3p, 99/00, com 178 mil km, com histórico de manutenção e tudo (preço: 20k). Tive a mesma impressão q vc: que barcaça! Gostei muito mais de andar no GV 3P. No entanto, o custoxbenef da tk me faz matricular num curso de marinheiro....rsParabéns e poste fotos da nova viatura aí.Abç.Lendo vcs falarem sobre o comportamento do tracker parecer uma barca me lembra um pouco de quando meu carro tinha suspensao original, balancava a trazeira pulava demais os amortecedores originais sao pessimos so vim saber o potencial da viatura depois de alterada a suspensao realmente ele original e muito fraquinho parece um barco mesmo.

mas.marco
29/09/2012, 15:40
Fato.

Tenho em mente alguma futuras modificações.
Como está praticamente ZERO não mexerei em nada por enquanto.

O lance é que sempre fui fã, gostei e tive carros curtos, 2 portas. Só peguei a Tck pela oportunidade.
Outra coisa que reparei foi o acabamento.... A diferença do GV é bem visível.

Chuva
30/09/2012, 08:30
Que engraçado, cada um vê o carro de um jeito.

Eu achava o astra perua uma barca.. a tracker acho curta. Barca acho a XL7.. hehehe

A minha tb tá original e só de trocar os amortecedores traseiros pelos do opala já mudou muito, ficou mais dura e não chacoalha. Na estrada lembro que qquer oscilação de valeta no asfalto parecia que o carro entrava no chão e saia meio rebolando.. agora não mais.

Agora só falta "coragem" para comprar os amortecedores dianteiros.. queria algo mais em conta que os off-shox mas superiores aos monroe.. vi uns Kybs no ml mas já foram..

[ ]s

Edjr
30/09/2012, 16:42
Que engraçado, cada um vê o carro de um jeito.

Eu achava o astra perua uma barca.. a tracker acho curta. Barca acho a XL7.. hehehe

A minha tb tá original e só de trocar os amortecedores traseiros pelos do opala já mudou muito, ficou mais dura e não chacoalha. Na estrada lembro que qquer oscilação de valeta no asfalto parecia que o carro entrava no chão e saia meio rebolando.. agora não mais.

Agora só falta "coragem" para comprar os amortecedores dianteiros.. queria algo mais em conta que os off-shox mas superiores aos monroe.. vi uns Kybs no ml mas já foram..

[ ]s

Me responda uma coisa, esse amortecedor do opala na traseira necessita alguma adaptação para ser instalado na traseira do GV? De qual versão do opala é esse amortecedor?

Obrigado!

cézão_MTB
30/09/2012, 19:33
Marco,

no último domingo fui ao RJ (sou de Friburgo) No entanto, o custoxbenef da tk me faz matricular num curso de marinheiro....rs
Abç.

Carro no tamanho ideal! Nem comprido demais de muito compacto. Entra nos estacionamentos e não atrapalha ninguém que vai passar por trás do carro como esses sedans enormes que estão à venda no mercado. Vantagens do carro alto, como ele é grande para cima, não tem que ser muito alongado para ter um bom espaço interno.
O GV 5P e Tracker não são "barcas" de jeito nenhum.

cézão_MTB
30/09/2012, 19:36
[ ]s
O carro com a pressão de pneus 26~28 PSI na estrada de terra fica complicado de manter o carro na trajetória, baixei para 22 PSI (tenho um medidor digital que funciona a energia solar) e o carro ficou muito firme na terra, e olha que as estradas na Chapada são...

Chuva
01/10/2012, 09:15
Oi Edjr,

Nadas de adaptação. Para vc ter uma idéia eu mesmo fiz na garagem de casa e de um lado com a prática do outro eu nem tirei o pneu..

Coloquei detalhes da sequencia das arruelas mesclando as velhas com as novas do kit do amortecedor do opala num post antigo. Tá bem detalhado, mas acho q o amortecedor era o gbl1015 é de vários anos do opala. Externamente ele não é igual mas o cumprimento dos cursos e o funcionamento são.

Ele é mais duro que o original e o uso de dois batentes de corsa ajudam bastante tb.

[ ]

mas.marco
01/10/2012, 10:58
cézão,

'barca' não é algo negativo! só é, inegavelmente, maior que o GV 3p e com isso, há sim a sensação de balançar, inclusive como outros colegas comentaram.

não há problema em assumirmos isso! são as nossas viaturas, com suas maravilhas e dores de cabeça!

pra quem SEMPRE dirigiu e ADORA carros curtos, FATO que vai estranhar qualquer centímetro a mais na carroceria. percebe-se cada balançada a mais. NEM POR ISSO, tira a alegria de SABER o carro que tem em mãos.

qualquer sedan pode ser uma barca em relação a um ford ka. assim como a dodge ram pode ser uma barca em relação a qualquer sedan.

:concordo:

importante mesmo é saber que o consumo da minha 'barca' vai melhorar com as próximas manutenções preventivas! espero!

Edjr
01/10/2012, 14:47
Oi Edjr,

Nadas de adaptação. Para vc ter uma idéia eu mesmo fiz na garagem de casa e de um lado com a prática do outro eu nem tirei o pneu..

Coloquei detalhes da sequencia das arruelas mesclando as velhas com as novas do kit do amortecedor do opala num post antigo. Tá bem detalhado, mas acho q o amortecedor era o gbl1015 é de vários anos do opala. Externamente ele não é igual mas o cumprimento dos cursos e o funcionamento são.

Ele é mais duro que o original e o uso de dois batentes de corsa ajudam bastante tb.

[ ]

Ohh Chuva,

Procurei o post mas não achei.

Você manteve as molas originais?

Tenho um GV 3 portas e gostaria de deixá-lo mais "firme". Acho que vou nessa sugestão!

Amigo, obrigado pela explicação!

Chuva
01/10/2012, 15:53
vou procurar depois coloco aqui o link..

Chuva
01/10/2012, 16:48
Achei, usei as molas originais, não troquei, mas se colocar novas ou a do opala vai ficar melhor ainda.

Não lembro bem, mas há dois modelos de molas do opala o de 4cc e o de 6cc. As de 6cc são mais duras e em ambos os casos vc tem que cortar, parece que duas voltas para ficar do tamanho da mola original da tracker. Calços do opala tb são bem vindos, mas se informe melhor sobre as molas pq eu não lembro bem.

[ ]

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/48822-pecas-substitutas-paralelas-genericas-para-o-tracker-grand-vitara-67.html

Edjr
01/10/2012, 17:11
Maravilha, Chuva!!!

Valeu pela força!

cézão_MTB
01/10/2012, 20:22
achar que um Tracker é grande é coisa de mulherzinha acostumada a dirigir ford Ka, Kia Picanto, Fiat Uno e Chery QQ, sem sacanagem!

Hoje dirigi um Renault MEGANE lá no serviço, aquilo sim é complicado de manobrar na cidade, mas a dirigibilidade do carro é ótima, o problema é não saber direito onde o carro termina ao manobrar em estacionamentos e etc, coisa que NÃO acontece com o Tracker.

Tiagobel
02/10/2012, 07:26
Tracker é grande?! hahaha só diz isso quem nunca dirigiu um opala, omega ou qualquer uma dessas pickups cabine dupla da vida...

mas.marco
02/10/2012, 10:49
kkkkk

pessoal é só questão de parametro, exatamente como dei os exemplos acima. não vou repetir pra não desfocar o topico. ford ka > tracker > dodge ram > caminhão e assim vai.

Ae Tiago, eu tive um diplomata! era impossível estacionar na minha vaga atual, assim como impossível não dar uma porradinha no pneu da parede...rsrs

Atualizando o consumo:

100% urbano
SEM ar condicionado
Gasolina comum SHELL
7,8 km/l

Chuva
02/10/2012, 11:08
Caraca,

Essa gasolina shell tá um lixo aqui na minha cidade.. a do br tb.. coloquei ontem br aditivada num posto que tava jóia e o carro começou a grilar..

Esses postos maledetos devem ficar revezando qualidade de combustivel pra ficar enganando a gente.. sem saída msm.. pqp..

[ ]s

Felipe RS
02/10/2012, 21:12
Atualizando as médias de consumo: Tk 2008, gasolina 2.0, 63000 km - Estrada 10 km/l, cidade 8,5 km/l, circuito misto 9,3 km/l. Posto genérico, gasolina comum.

R1C4rdo
03/10/2012, 00:33
Atualizando as médias de consumo: Tk 2008, gasolina 2.0, 63000 km - Estrada 10 km/l, cidade 8,5 km/l, circuito misto 9,3 km/l. Posto genérico, gasolina comum.

Eae tche!
Tá bem dentro da média a tua viatura.
Já cheguei a fazer 11km/l na estrada (máximo que consegui), mas também até caramujo tava pedindo passagem...:violao:
Abraços

acupunturista
03/10/2012, 20:28
Última medição: 603 km com 54,8 litros (aditivada petrobrás) 11 km/L.
15% do tempo com ar ligado. Brasília (muitas retas mas também muitos sinais de trânsito). Mas é o seguinte; pé leve o tempo todo, aceleração forte dó quando realmente necessário.
Tem um app para Iphone chamado consumo da visiotec. É com ele que vou fazendo minhas médias. Maior consumo registrado 9,85 Km/L, menor consumo: 11,47 Km/L. média geral desde 28/10/ 11 até hoje: 10,74 Km/L.
Não dá para reclamar.

mas.marco
04/10/2012, 11:13
app?

o consumo real é medido na bomba!

mas de qualquer forma....
abracos,

Felipe RS
04/10/2012, 21:07
Última medição: 603 km com 54,8 litros (aditivada petrobrás) 11 km/L.
15% do tempo com ar ligado. Brasília (muitas retas mas também muitos sinais de trânsito). Mas é o seguinte; pé leve o tempo todo, aceleração forte dó quando realmente necessário.
Tem um app para Iphone chamado consumo da visiotec. É com ele que vou fazendo minhas médias. Maior consumo registrado 9,85 Km/L, menor consumo: 11,47 Km/L. média geral desde 28/10/ 11 até hoje: 10,74 Km/L.
Não dá para reclamar.

Cara, isto prá mim é um sonho! Com todas as providências que já tomei nunca consegui chegar sequer aos 11 km/l, mas pelo jeito ainda há esperança! O dia que eu conseguir 11.4 na minha Tracker vou dar uma festa! :brinde:

De fato minhas melhores médias foram obtidas com a técnica de tirar o pé do acelerador sempre que possível, e sempre usar o 'freio motor'. O duro é se controlar prá não acelerar!! :zzz:

Murillus
04/02/2013, 16:03
15% do tempo com ar ligado

O dia que eu conseguir 11.4 na minha Tracker vou dar uma festa! :brinde:

Sem condições de economizar arcondicionado por aqui... no nordeste isso só seria possivel se passasse somente a andar na madrugada...

To muito "feliz" com meus 9 km/l...

R1C4rdo
05/02/2013, 00:29
Fala Murillus!
Realmente Fortaleza é uma cidade bem quente. Há alguns (bons) anos atrás fui visitar Fortaleza a turismo, mas fui num período de muito frio, pois fui próximo ao inverno. Peguei aproximadamente 30 graus C...rsrsrs
Verão então...
9km/l tá de bom tamanho.
Eu faço essa média aqui em SP tbm, e normalmente quando o consumo aumenta, é pq alguma coisa tá errada...
Abraço!

chicok
05/02/2013, 12:15
Ultima média: 8,9. 90% urbano, 10% off,
Anterior: 10,3km/l. 100% estrada, ar ligado, com serra e duas bikes no teto.
Achei excelente, mas foi pé de monge saindo de férias, super tranquilo.

Murillus
05/02/2013, 18:37
A minha experiencia (e relatos) é que dificilmente baixa de 8km/l para uso urbano... Mesmo com pé de chumbo e tranqueira de transito... Mas o problema maior é botar na areia frouxa da praia, pois o consumo vai para os 4km/l facilmente... O ideal mesmo pra economizar combustivel (que esta carrissimo) é seguir umas orientações bem chatas como:

Pense duas vezes antes de sair procurando o posto mais barato. Se você tiver que andar 15 km para economizar R$ 0,10 por litro, provavelmente terá gasto todo seu “lucro” no caminho. Faça as contas!
Pise no acelerador de forma suave. Quanto mais você pisa no acelerador maior é a quantidade de gasolina que você envia para o motor.

Prefira andar com o caro de janelas fechadas. Nestas condições você melhora a aerodinâmica do carro que se refletirá em economia para você.

Preste atenção no trânsito. Não adianta acelerar se você vai ser o primeiro a chegar no sinal fechado!

Uma boa dica para saber se você anda pisando demais no acelerador é analisar se você pisa demais no freio. Além de gastar sua pastilha de forma desnecessária, todo seu esforço para atingir a velocidade é perdida. Pé leve no freio e no acelerador!

Respeite seu conta-giros. Trocar marchas antes ou depois da hora gasta mais combustível. O ideal é que você fique na rotação de torque máximo do seu carro (no manual do fabricante você descobre isso).

Verifique quando deve trocar oléo e filtros de ar, e troque sempre de acordo com o manual do fabricante.

Retire o bagageiro do carro quando não for utilizado. Ele piora a aerodinâmica aumentando o consumo.

Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

Quando atingir a velocidade desejada, alivie o pé. O ideal é que seu pe pressione o acelerador apenas o necessário para manter a velocidade.

Otimize sua rota! Antes de sair de casa pense qual o melhor trajeto a percorrer, evitando andar mais que o necessário.

Faça sempre a revisão do seu carro. Um motor desregulado pode aumentar em 60% seus gastos com combustível (além de poluir o meio ambiente).

Sempre que possível vá a pé. É limpo, melhora sua saúde e te economiza no carro, academia e no médico!

Carregar peso aumenta o consumo. Então nada de levar compras para passear! Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo, sem considerar o desgastes dos freios, suspensão, pneus…

Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos

Porque não utilizar transportes coletivos? Economiza dinheiro, evita estresse de dirigir no trânsito congestionado das grandes cidades e muitas vezes é mais rápido! Procure conhecer as opções para seu dia-a-dia.

Se o carro para você é indispensável, procure outras pessoas que fazem o mesmo trajeto que você. Vocês podem revezar!

O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobrás realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100km/h confrontados com outros que não passavam dos 80km/h.

Assim como é importante você anotar seus gastos para ter controle da sua vida financeiro, é importar anotar o consumo do seu carro para saber como ele anda! Tenha uma planilha onde você anota o valor percorrido e quantos litros você consumiu. Mas lembre-se, para funcionar, você deve sempre completar o tanque.

Evite andar com o carro na reserva! Além de correr o risco de parar no meio do caminho, você força a bomba de combustível (que irá queimar com o tempo) e irá consumir mais combustível. Sim, seu carro é mais econômico com o tanque cheio.

Matenha seus pneus sempre calibrados. Alguns psi a mais ou menos podem fazer uma boa diferença no final do mês.

Esta não é segredo. Em dias frios, desligue o ar condicionado.

Hoje em dia carro não precisa mais ser esquentado! Evite perder um tempo precioso dentro de casa (mas sim, conforme o motor aquece o carro fica mais econômico).

Esta é para você que mora nos grandes centros urbanos. Não perca tempo procurando a vaga perfeita nas ruas. A experiência mostra que você irá dar voltas e mais voltas em busca de vagas.

Para shopping lotados, entre em um corredor e desligue o carro até encontrar alguém saindo.

Você já possuí habilitação! Então pare de treinar rampa em subida e utilize os freios!

Não descanse seu pé nos pedais. Ainda que leve, o pé sobre o pedal do freio irá diminuir a velocidade do carro.

Mesmo em descidas, desça engrenado. Os carros atuais consomem mais gasolina em descida no ponto morto.

Antes de abastecer, veja qual posto tem a gasolina mais barata do seu bairro. Na sessão combustíveis do site você encontra o preço de todos os postos de todas as capitais brasileiras e ainda pode ler e deixar comentários sobre seus postos favoritos ou mais suspeitos.

PHMello
05/02/2013, 23:45
Falou e disse Murillus!
A maneira de dirigir influi diretamente no consumo.
Aki em Brasília tenho um horário de trabalho diferente e não pego tanto engarrafamento. Posso dizer que sigo estas regras e consigo fácil 10km/l na cidade.
Abç.

R1C4rdo
06/02/2013, 00:58
Falou e disse Murillus!
Aki em Brasília tenho um horário de trabalho diferente e não pego tanto engarrafamento. Posso dizer que sigo estas regras e consigo fácil 10km/l na cidade.
Abç.
Realmente, 10km/l na cidade é meu sonho de consumo (literalmente)...
Se bem que, em Brasilia as avenidas parecem mais rodovias que avenidas.
Aqui em Sampa tbm temos avenidas grandes...todas trancadas...ai o consumo...:curtir_nao:

Varela
07/02/2013, 16:05
A minha rodou 602,3 km com 57 litros...

Prof. David
16/04/2013, 21:19
Realmente, 10km/l na cidade é meu sonho de consumo (literalmente)...
Se bem que, em Brasilia as avenidas parecem mais rodovias que avenidas.
Aqui em Sampa tbm temos avenidas grandes...todas trancadas...ai o consumo...:curtir_nao:

Olá, pessoal pego minha tracker amanhã, mas estou morrendo de medo do custo d manutenção. O que poderiam me dizer a esse respeito? Grato. Prof. David

Chuva
16/04/2013, 21:34
2 anos +/- de carro, manutenção básica periódica preventiva de manual. O resto mais complicado vai depender do estado de conservação do carro.

A maioria das peças são da Grand Vitara II e não são tão caras assim. E muitas outras coisas são adaptáveis de outros carros.

[]

glsoledade
16/04/2013, 22:00
O meu tá completando 8 meses... sem queixas por enquanto

Manutenção preventiva em dia, lift de 2" instalado e tudo bem

Estrada fiz até 10km/l, na cidade está oscilando entre 8 e 8.5

Felipe RS
16/04/2013, 23:53
Falou e disse Murillus!
Abç.

Mesmo não circulando em hora de pico, portanto sem tranqueiras, e ainda por cima considerando que 70% do trajeto do trabalho prá casa não tem sinaleira, jamais consigo chegar sequer aos 9 km/l na cidade. Se chegar a fazer 10 km/l pago churrasco prá todos meus amigos e parentes!! :cool::torcendo::drunk::pular: kkk 10 km/l é o que consigo andando com o carro à meia carga em estrada de planície a 100 km/h.

Felipe RS
16/04/2013, 23:58
Olá, pessoal pego minha tracker amanhã, mas estou morrendo de medo do custo d manutenção. O que poderiam me dizer a esse respeito? Grato. Prof. David
É o meu nono carro, e o de manutenção mais barata, pois é só a preventiva, não dá oficina. A maioria dos outros que tive eram do tipo "popular".
Podes deixar o medo (preconceito) de lado!:concordo:

chicok
17/04/2013, 19:48
Atualizando, primeira média com BF AT 235/70. Fez 8,66, já corrigido o erro do odometro. Considerando que fiz varios testes com o carro, forcei pra lá, forcei para cá, subi escada e barranco para levar a supensão no limite e testar se não raspava, acho que está bom.
Com pneu original fazia sempre entre 9,2 e 9,8 na cidade, com as ladeiras e o transito de curitiba. O melhor consumo urbano foi 10,2 e o melhor rodoviario foi 11km/l, andando a 90km/h, com2 bikes no teto.

Chuva
17/04/2013, 20:25
Oi Chicok, com a diferença do odometro marcando menos com os pneus maiores, qual a formula que usou para o ajuste do calculo?

É q to fazendo umas contas tb mas sei q não estão corretas e tb tava querendo compensar os +/- 5% a mais de alcool no carro comparando com os tanques anteriores.

[ ]

Prof. David
17/04/2013, 21:33
Mesmo não circulando em hora de pico, portanto sem tranqueiras, e ainda por cima considerando que 70% do trajeto do trabalho prá casa não tem sinaleira, jamais consigo chegar sequer aos 9 km/l na cidade. Se chegar a fazer 10 km/l pago churrasco prá todos meus amigos e parentes!! :cool::torcendo::drunk::pular: kkk 10 km/l é o que consigo andando com o carro à meia carga em estrada de planície a 100 km/h.

Olá Felipe, esta é minha primeira experiência com tracker; mas para um motor desse porte acredito que desempenho tá mais que bom, meu ex carro, uma parati 1.6 motor ap, tava fazendo 11.5, a 100 km/h.

BTMEC
17/04/2013, 21:44
Oi Chicok, com a diferença do odometro marcando menos com os pneus maiores, qual a formula que usou para o ajuste do calculo?

É q to fazendo umas contas tb mas sei q não estão corretas e tb tava querendo compensar os +/- 5% a mais de alcool no carro comparando com os tanques anteriores.

[ ]

Olá pessoal,

segue uma planilha que consegui na net a um tempão atrás e já fiz algumas modificações, eu tenho um Vitara 5P mas para comparar pneu é tudo igual.

Chuva
18/04/2013, 07:31
Oi BTMec,

Obrigado pela planilha, vou ver com calma essa noite.

[ ]

andre_monteiro
18/04/2013, 14:13
aqui tem uma calculadora para ver a diferença
Tire size calculator (http://www.miata.net/garage/tirecalc.html)
Baseado nisso, fiz minha planilha de consumo:

Data
Preço
R$
Litros
Km Real
Consumo Km/L
Km Hodometro

09/02/13
2,99 R$/L
R$ 161,00
53,85 L
485,56 km
09,02 Km/L
454,50 km

10/02/13
3,00 R$/L
R$ 169,05
56,30 L
475,62 km
08,45 Km/L
445,20 km

15/02/13
3,03 R$/L
R$ 173,00
57,11 L
429,04 km
07,51 Km/L
401,60 km

16/02/13
2,99 R$/L
R$ 173,38
57,99 L
505,32 km
08,71 Km/L
473,00 km

20/02/13
3,00 R$/L
R$ 206,82
68,96 L
637,26 km
09,24 Km/L
596,50 km

07/03/13
3,00 R$/L
R$ 238,68
79,59 L
801,14 km
10,07 Km/L
749,90 km

19/03/13
3,00 R$/L
R$ 176,64
58,90 L
599,66 km
10,18 Km/L
561,30 km

05/04/13
3,00 R$/L
R$ 176,79
58,95 L
585,98 km
09,94 Km/L
548,50 km

18/04/13
3,00 R$/L
R$ 180,06
60,04 L
610,13 km
10,16 Km/L
571,10 km

*Os valores com mais de 65L eu acabei fazendo um abastecimento menor no intervalo, normalmente completo o tanque no mesmo posto até o automático da bomba
** Os menores consumos foram em estrada, entre 8 e 7km/l, na cidade é mais economica.

Aqui esta as médias antes do Lift

Data
Preço
R$
Litros
Km
Consumo Km/L
R$/dia

18/09/12
2,83 R$/L
R$ 158,62
56,05 L
592,20 km
10,57 Km/L
12,20 R$/Dia

01/10/12
2,73 R$/L
R$ 246,83
90,41 L
831,60 km
09,20 Km/L
17,63 R$/Dia

11/10/12
2,83 R$/L
R$ 165,81
58,59 L
621,70 km
10,61 Km/L
15,07 R$/Dia

25/10/12
2,83 R$/L
R$ 221,11
78,13 L
832,90 km
10,66 Km/L
14,74 R$/Dia

11/11/12
2,72 R$/L
R$ 158,96
58,44 L
616,20 km
10,54 Km/L
08,83 R$/Dia

01/12/12
2,85 R$/L
R$ 168,81
59,23 L
628,16 km
10,61 Km/L
08,04 R$/Dia

11/12/12
2,85 R$/L
R$ 163,56
57,39 L
608,70 km
10,61 Km/L
14,87 R$/Dia

21/12/12
2,88 R$/L
R$ 167,01
57,99 L
610,00 km
10,52 Km/L
15,18 R$/Dia

andre_monteiro
18/04/2013, 15:19
406586
Para ajudar mais o topico to mandando o grafico de consumo desde que comprei o carro 0km até hoje, tem algumas distorções, como já disse quando não abasteço no mesmo posto ou nao encho o tanque, mas da para se ter uma ideia do consumo global... como sempre os piores são na estrada.

Chuva
18/04/2013, 20:42
Putz.. to triste.. kkk

Meu resultado oficial saiu de média geral de 10,5km/l para 8,6km/l. Média de asfalto e barro em praticamente 50%, sem AC.

Antes o carro estava original e agora está com o lift + pneus bf mud km2 235 70.

Diversão tem seu preço...

BTMEC
18/04/2013, 22:01
Putz.. to triste.. kkk

Meu resultado oficial saiu de média geral de 10,5km/l para 8,6km/l. Média de asfalto e barro em praticamente 50%, sem AC.

Antes o carro estava original e agora está com o lift + pneus bf mud km2 235 70.

Diversão tem seu preço...

Chuva,

mas essa média de 8,6 já está com a correção dos pneus...?

Chuva
18/04/2013, 22:26
OI BTMec,

Realmente não me ative a defasagem!! E refiz o cálculo!!

Usando a super planilha e aceitando o percentual de 6,8% de diferença o cálculo ficou assim com os pneus maiores:

Consumo Real

KM
KM Real
Litros
Consumo
Consumo Real

512,3
547,2769
59,5
8,610084
9,197931142

Curiosidade: se vc usasse esses 9,19 km/l de média, como vc faria o ajuste dos ~5% adicionais de alcool na nossa "gasolina"?

Uma outra coisa: velocimentro!! Analisando o cálculo abaixo da planilha...

(Lembrar que a colocação de pneus com maior diâmetro fazem os medidores apresentar medidas menores que as reais)

Portanto, ao trocar o pneu original por um de maior diâmetro,

uma velocidade indicada no velocímetro de
120
km/h, na realidade, representa

uma velocidade real de
128,2
km/h

Para andar a uma velocidade REAL de

120
km/h, você deve manter seu velocímetro em
112,3
km/h

Olha que doidera: a questão é que com os pneus maiores a velocidade do gps bate direitinho com o velocimetro!!
E testei com dois completamente diferentes, um foston com igo 8.3 e outro conceituado emprestado garmin nuvi 40.

Acha que isso furaria os cálculos de velocidades e acentua a idéia de que as montadoras fazem o velocimetro mostrar mais do que o real ou os gpss estão furados? kkkkkk

[ ]s

Rubens Linhalis
19/04/2013, 08:29
(Lembrar que a colocação de pneus com maior diâmetro fazem os medidores apresentar medidas menores que as reais)

Portanto, ao trocar o pneu original por um de maior diâmetro,

uma velocidade indicada no velocímetro de
120
km/h, na realidade, representa

uma velocidade real de
128,2
km/h

Para andar a uma velocidade REAL de

120
km/h, você deve manter seu velocímetro em
112,3
km/h

[ ]s

Chuva..

Entao, com base nessa planilha, quando no outro forum vc relata que depois do lift é seguro anda até 120km/hr... na realidade esta andando a quase 130km/hr . Entao a velocidade real segura seria os 130km/hr ou 120km/hr no velocimetro. Certo ?

abraços

Chuva
19/04/2013, 09:00
Então.. acho q a velocidade final segura então seria os 120, já que estou me baseando que o gps está certo.. mas será? É mais um dilema... kkkkk

Caberia a alguem que tem conhecimento em velocimetro automotivo para validar se os nossos velocimetros estão certos ou marcam realmente a mais nos carros originais..

[ ]s

andre_monteiro
19/04/2013, 11:05
Todo velocimentro marca a menos cerca de 5%, qualquer carro é assim... Um tipo de medida virtual de segurança, com trocas dos pneus maiores o velocimentro fica mais proximo da realidade... O Hodometro passa a marcar com erro e o velocimetro correto.

Chuva
19/04/2013, 11:15
oi Andre, vc tá me confundindo!! kkkkkkkkkk brincadeira..

Vc escreveu que marca a MENOS, não seria a mais?

Um outro exemplo: das multas que ja tomei na vida reparei que quando vinha o bendito FLASH na traseira no veiculo e, digamos por exemplo que o carro estava a 120 onde o limite era 90, a multa veio com um numero quebrado, tipo 109km/h.. acho q mais uma para acreditar que o velocimetro marca a mais, não seria?

[ ]

BTMEC
19/04/2013, 12:30
oi Andre, vc tá me confundindo!! kkkkkkkkkk brincadeira..

Vc escreveu que marca a MENOS, não seria a mais?

Um outro exemplo: das multas que ja tomei na vida reparei que quando vinha o bendito FLASH na traseira no veiculo e, digamos por exemplo que o carro estava a 120 onde o limite era 90, a multa veio com um numero quebrado, tipo 109km/h.. acho q mais uma para acreditar que o velocimetro marca a mais, não seria?

[ ]

Pessoal,

vou dizer oque acontece com a minha viatura...

antes dos pneus maiores nunca marquei nada, a verdade é que quando o velocímetro está marcando 120Km/h, no GPS marca 112Km/h, e em viagens sempre ando a 120km/h no velocímetro e pronto.

No caso do original sempre acreditei que o velocímetro marca mais que a velocidade real.

Elias Soares
19/04/2013, 12:38
bom dia,
comprei um tracker 2008, gasolina, e deparei que a luz do óleo estava piscando no painel, minutos depois a mesma fixou acesa, parei e conferi o óleo estava normal um pouca acima do máximo fui ate um posto próximo e troquei filtro e o óleo por um período de tempo a luz não acendeu, mais logo voltou a piscar, visto que o óleo não abaixa, permanece no nível, o que pode ser?

Chuva
19/04/2013, 12:47
Olá Elias,

Esse carro vai muito óleo, talvez seja falta de oleo ainda ou alguma cebolinha de óleo.

Veja uma parte do manual.

[ ]

CAPACIDADES DE LUBRIFICANTES E FLUIDOS

Cárter do motor (sem o filtro de óleo) 5,4 litros

Filtro de óleo 0,2 litro

Transmissão mecânica 1,5 litros

Sistema de arrefecimento (inclusive radiador) 6,5 litros

Caixa de transferência 1,7 litros

Eixo traseiro 1,9 litros

Eixo dianteiro (4x4) 1,1 litro

Sistema de freio 0,33 litro

Sistema do lavador de pára-brisa 2,8 litros

Sistema de direção hidráulica 0,65 litro

Tanque de combustível 66 litros

Reserva do tanque de combustível 5 litros

Sistema do condicionador de ar 0,45 kg

Murillus
19/04/2013, 18:57
Da um resetada no modulo de comando... basta retirar a bateria por algum temp... mais ou menos de 1 hora acho... se aparecer novamente a luz, ai deve ser como o colega ja comentou ou o nivel do oleo ou algum sensor...

chicok
19/04/2013, 19:13
Chuva, eu acrescentei 7%. Eu via que passando no radar de 40km/h a 40 no velocimetro marcava 37. Agora marca 41 ou 42.
Assim, antes ele marcava uns 5% a mais, agora marca 2% a menos.

Prof. David
19/04/2013, 22:05
Da um resetada no modulo de comando... basta retirar a bateria por algum temp... mais ou menos de 1 hora acho... se aparecer novamente a luz, ai deve ser como o colega ja comentou ou o nivel do oleo ou algum sensor...

Olá, pessoal!!! Nas primeiras hora com meu Tracker já fiquei feliz!!! Puxa... sem mencionar a competência desse forum que vocês promovem; do qual também quero fazer parte postando meus relatos.

Um abraço galera!!

Chuva
20/04/2013, 07:16
Olá Prof David,

Segue o link do manual do carro para vc baixar e ver. É do a gasolina, ok (2007,2008 e 2009)?

ultrashare.NET - Simple Free File Hosting (http://ultrashare.net/hosting/fl/2bb588cb87/Manual_Tracker_2007)

Tanto o eixo dianteiro quanto traseiro pede para se trocar os óleos a cada 30kkm em condições normais, em severas a cada 20kkm.. mas eu nunca troquei.. o carro nunca tinha sido usado para trilhas.. é neurose de manual ou tem q trocar mesmo?

[ ]s

mas.marco
20/04/2013, 18:48
Chuva,

Levante o carro, tire o parafuso e veja com o dedo o nível e a coloração.

Baixo, complete. Escuro, troque. Baixo e escuro, troque.

Chuva
21/04/2013, 07:47
Valeu Marco!!

Fiz isso num posto uma vez e o cara disse q os óleos tavam lindos e não troquei, mas vou ver de novo.

[ ]s

Ale-X
21/04/2013, 08:26
Na maioria dos carros, originalmente o velocímetro registra uma velocidade MAIOR do que a real. [ ]'s.

Murillus
21/04/2013, 15:16
Na maioria dos carros, originalmente o velocímetro registra uma velocidade MAIOR do que a real. [ ]'s.

Bem... É por questão de segurança... Primeiramente... Os velocímetros calculam a velocidade em função da rotação das rodas... As montadoras calibram o velocímetro para marcar sempre um pouco a mais que o real... Note que todo aparelho tem erros de precisão e ao fazer o ajuste acima (em geral de 3…8% a mais) também cobre o erro do equipamento... A difrerença entre a velocidade real e a indicada no mostrador varia de modelo para modelo, de unidade para unidade e até em um mesmo automóvel durante sua vida útil... O simples desgaste dos pneus ou a variação de sua pressão de enchimento pode produzir diferenças na indicação... Em regra, porém, os velocímetros marcam cerca de 5% a mais que a velocidade real...

Bem... E aquela marcação no mostrador do painel que vai muito além da real... É por marketing... Montadoras procuram passar a impressão de alto desempenho do veiculo ao adotar um velocímetro cuja grafia vai muito além da velocidade máxima efetiva...

Por conta dessa diferença de valores na marcação do odômetro do carro (que geralmente é mecânica) e a marcação do gps, que é sempre precisa, sempre prefira confiar no GPS...

Chuva
21/04/2013, 17:34
Valeu Alex, Murillus!!

Quer dizer então que posso confiar no meu GPS xingue lingue!! kkkk brincadeira!

A gente suspeita, tem outros fatos, faz contas, mas o legal mesmo é o feedback!

Brigadão pelas opiniões!

[ ]s

Prof. David
21/04/2013, 23:46
Olá Prof David,

Segue o link do manual do carro para vc baixar e ver. É do a gasolina, ok (2007,2008 e 2009)?

ultrashare.NET - Simple Free File Hosting (http://ultrashare.net/hosting/fl/2bb588cb87/Manual_Tracker_2007)

Tanto o eixo dianteiro quanto traseiro pede para se trocar os óleos a cada 30kkm em condições normais, em severas a cada 20kkm.. mas eu nunca troquei.. o carro nunca tinha sido usado para trilhas.. é neurose de manual ou tem q trocar mesmo?

[ ]s
Olá chuva, boa noite. Ontem eu fui à chácara com minha tracker pela primeira vez, ne estrada de chão, produziu-se rangido, parecendo um pintinho novo piando, na parte do painel e lá atrás, na região do porta-malas, isso é normal? Tem como eliminar esse tipo de barulho ou; tem que conviver com isso em nome do amor pelo tracker? Que por sua vez é simplesmente lindo. Desde já obrigado.

Chuva
22/04/2013, 08:49
Pode ser a tampa do porta malas. Há relatoa aqui no forum sobre isso mas eu não tive esse rangido (ainda).

Parece ser simples de resolver, dê uma procurada em algo sobre a fechadura traseira, tampa, plasticos, etc

[ ]

Prof. David
28/04/2013, 07:14
Pode ser a tampa do porta malas. Há relatoa aqui no forum sobre isso mas eu não tive esse rangido (ainda).

Parece ser simples de resolver, dê uma procurada em algo sobre a fechadura traseira, tampa, plasticos, etc

[ ]

Valeu Chuva Obrigado!! Queria fazer um relato do meu tracker; todo mundo diz que é impossível o que vou vos dizer agora, eu consegui fazer 12 km/L na estrada, com velocidade oscilando entre 80 e 120km por hora. Abraços a todos do forum.

Chuva
28/04/2013, 07:39
Se a gasolina for ótima, o carro estiver original e com ótima manutenção mecânica acredito que fa sim essa kilometragem!!

Parabéns pela viatura!!

[ ]

Prof. David
05/05/2013, 22:43
Se a gasolina for ótima, o carro estiver original e com ótima manutenção mecânica acredito que fa sim essa kilometragem!!

Parabéns pela viatura!!

[ ]

Olá chuva, estou adorando a viatura, entretanto, ainda tenho receios a futuros gastos com manutenção. Faz quanto tempo que você roda no seu Tracker? E quais os problemas que já teve?

Grato,
Prof. David

Chuva
06/05/2013, 07:56
Olá David,

Tenho a +/- dois anos e se não tivesse feito nada acho q o carro estaria igualzinho, exceto a performance de combustível.

Apenas troquei o básico (todos os filtros, alguns óleos e velas) e ajustei o resto. Fiz o lift e troquei os pneus a pouco tempo mas não são essenciais. O carro fica mais alto, mais gostoso de dirigir e mais agressivo para o barro.

A única coisa que gastei uma grana até agora mas foi por hagada de mecânicos foi com o ar condicionado. De tanto por gás fuleiro/sujo e de tanto mexerem no sistema de AC do carro com o antigo proprietário conseguiram colocar tanta sujeira no sistema que entupiu a colméia absurdamente e tive que trocar. Com mão de obra chorando ficou em mil dilmas.

Claro que se vc perder um retrovisor ou alguma perfumaria fica caro, mas mecanicamente o carro é bem parrudo e se cuidar não deve quebrar fácil como um carro comum.

[ ]s

Chuva
06/05/2013, 08:01
Aproveitando, fiz a última média com uso principalmente em estrada:

Descrição
KM/Litro

Lt.Gas.Adt:
2,990

Custo R$:
194,35

KMs:
575,00

Lts.Tanque:
65,00

Km/Litros:
8,85

Essa gasolina foi nesse final de semana e gastei um tanque inteiro da BR aditivada praticamente inclusive a reserva numa viagem.
O carro tava bem xoxo (gasolina uma bósnia/batizada de estrada) e acho q bebeu demais pela média de 8,85.

O carro deu uma falhada boa na estrada e andei mais 2km pra chegar num posto.

Rubens Linhalis
06/05/2013, 08:37
Aproveitando, fiz a última média com uso principalmente em estrada:

Descrição
KM/Litro

Lt.Gas.Adt:
2,990

Custo R$:
194,35

KMs:
575,00

Lts.Tanque:
65,00

Km/Litros:
8,85

Essa gasolina foi nesse final de semana e gastei um tanque inteiro da BR aditivada praticamente inclusive a reserva numa viagem.
O carro tava bem xoxo (gasolina uma bósnia/batizada de estrada) e acho q bebeu demais pela média de 8,85.

O carro deu uma falhada boa na estrada e andei mais 2km pra chegar num posto.

É.. 8,85 é o cosumo do carro original na cidade.. mas com pneus maiores e gasolina batizada.. nao da pra esperar muito melhor..rs

Chuva
06/05/2013, 08:57
É q tava fazendo 9.3, ou algo assim.. tem alguns postos br novos que vc acha q são bons mas os caras batizam do mesmo jeito.. q m..

Vou por hj num shell caro a 3 a aditivada.. vou viajar de novo e quero ver se faz mais de 600 com um tanque. E nesse frio nem liguei o AC..

[]s

Prof. David
06/05/2013, 17:29
É q tava fazendo 9.3, ou algo assim.. tem alguns postos br novos que vc acha q são bons mas os caras batizam do mesmo jeito.. q m..

Vou por hj num shell caro a 3 a aditivada.. vou viajar de novo e quero ver se faz mais de 600 com um tanque. E nesse frio nem liguei o AC..

[]s

Oi Chuva, obrigado pelo relato, mas o que vc quer dizer com "perfumaria"? Mas essas mudandças todas que vc fez, isso deve ter aumentado o consumo, não?

Chuva
06/05/2013, 17:35
só o pneu deve aumentar um pouco sim, mas o resto não. mas mesmo assim não era pra tanta mudança..

Hj coloquei num shell a vpower e aparentemente está melhor. acho q era a gasolina mesmo.

[ ]

Prof. David
07/05/2013, 16:16
só o pneu deve aumentar um pouco sim, mas o resto não. mas mesmo assim não era pra tanta mudança..

Hj coloquei num shell a vpower e aparentemente está melhor. acho q era a gasolina mesmo.

[ ]

Olá Chuva, eu só uso a shell vpower, ela é boa mesmo. Mas não deixe esclarecer o termo "perfumaria" sobre o Tracker, lembra-se?
Eu falei que fiz 12km/L, mas deixei de mencionar que aproveito todas a banguelas, sem menacionar que aqui em Brasília e adjacências não tem subidas acentuadas, mas de qualquer forma, eu estou muito feliz com a viatura, só espero que ela não goste de oficina como muitos dizem nesse forum. Um abraço.

Chuva
07/05/2013, 17:10
Oi David,

Para mim perfumaria seria principalmente recolocar pedaços de plástico do parachoque e saias, calotinhas, retrovisores e lanternas.

Alguns desses itens acima são caros e dependendo do caso pode-se dar um tapa ou fazer uma gambi ao invés de comprar novo. Digo comprar novo mais caro se tiver que recorrer a alguma concessionária, o que temos que fugir.

Outras coisas não tão perfumarias mas que dependendo do tipo encarecem e vc pode precisar trocar seriam luzes de farois alternativas ou mais fortes, tapetes diferentes, rádios/modulos/falantes, etc. Eu tive que trocar as lampadas xenon que já vieram no carro pq eram muito fortes, os tapetes de pano eu não aguentei usar pq esfarelavam, o rádio original não tocava mp3, os falantes originais eram de radinho de pilha.. e por ai vai.

O rústico da mecânica em geral não achei nada fora da realidade. Como a suspensão: amortecedores e molas. Peças para o motor de manutenção não são tão caras tb. Custo parecido com algum carro bom do mercado.

Agora peças mais complexas de motor, diferenciais, vidros ou alguma porta que não se possa recuperar, aí sim sai caro.

Eu tive muito tempo um carro mico. Era muito difícil achar peças. Modéstia a parte sou bom motorista e muitos carros que tive nunca bati. Mas esse carro mico só faltou eu bater a porta traseira direita... kkk o resto, até o teto eu consegui bater.. como o carro era mico eu não me preocupava nada com ele. Não tinha seguro, ninguem roubava, até motoboy desviava.. uma maravilha.. só que bebia demais.. usava principalmente para fazer entrega em clientes (o carro valia muito menos do que eu carregava e não chamava atenção).

Achei lanternas na inglaterra (um camarada trouxe) a um preço igual a lanternas de monza. Achei vidro, capo, map, catalisador, sonda lambida, cabo de embreagem, coletor, reservatório de água, radiador completo, grades e perfumarias, como adesivos para as portas. Muitas peças do vectra antigo e ipanema. O carro era um Astra SW importado.

Resumindo, vivi bem com esse carro, que me trouxe muitas alegrias e o vejo até hoje rodando nas ruas. E mesmo sabendo que a Tracker é um carro fora do padrão de mercado e sem facilidades em se achar peças, tudo o que procurei já achei, mais facilmente que o Astra 95.

Por isso meu caro, não acho q vc deve se preocupar com manutenção pesada no seu carro. Se vc é um bom motorista, não esfola o carro e tem consciência do que é caro, não deve gastar muito com a manutenção a longo prazo.

Eu tenho outro carro, mas mesmo esse preparado para trilhas, tenho a preocupação de deixa-lo mais parrudo para não quebrar alguma coisa cara num momento mais crítico em alguma trilha ou passeio mais complicado.

Acho que o carro já é robusto e bem construído (como parametro vc pode pegar o barulho interior: se comparar com muitos carros nacionais que com 10kkm viram um chocoalho) e agora mais alto, com melhor suspensão e botinhas mais sapecas o carro virou um tanque de guerra.. kkk

Carro nacional zero barato como um celta, palio, gol, etc (sem querer ofender quem tenha pelo amor de Deus) não são carros projetados para mais de 200kkm. O motor da Tracker eu acredito que seja (tem muito GV2 por ai com quase 200km e nem fuma!), assim como de outro carro de tecnologia japonesa, como Toyota, honda, etc. Há uma sequencia do melhor para o pior e vai de gosto, mas com certeza esse projeto japonês é superior a muito carro bonitinho e reluzente que a gente vê na rua.

Acho que é isso.. espero que ajude. Despreocupe-se um pouco e leve num mecânico super bom para dar uma olhada sem compromisso no motor ou o que achar caro que acredita ter algum problema. Se acharem pelo em ovo, vá em outro e pesquise. Tá cheio de espertinhos tentando tirar grana da gente se não conhecer um pouquinho de mecânica.

[ ]s

Rubens Linhalis
07/05/2013, 18:26
.... Despreocupe-se um pouco e leve num mecânico super bom para dar uma olhada sem compromisso no motor ou o que achar caro que acredita ter algum problema. Se acharem pelo em ovo, vá em outro e pesquise. Tá cheio de espertinhos tentando tirar grana da gente se não conhecer um pouquinho de mecânica.

[ ]s

Chuva disse tudo !

So um detalhe.. nao leve em mecanicos que só mexem em palio, uno e gol.. se nao vai acontecer o que aconteceu comigo, o cara vai te falar p comprar um Ecosport 4wd que é muito melhor em trilha e pouca manutenção..

Boa sorte e vai com fé. Te muito..muita Tracker boa, pouco rodada e barata!

Erick_Chibanca
08/05/2013, 10:17
fala galera.... blz?

Vou dar o relato da minha primeira medição de consumo com a Chibanca.

Tracker 2008/2008 tudo original, 79k km

andando 70% cidade (velocidade na manha, mesmo pq peguei ela esse fim de semana e a tocada dela é diferente do meu siena 1.8 flex) e 30% rodovia ( poucas vezes chegando aos 120km/h mantendo mais os 100km/h mesmo)

consumo de 9,9 km/L (só uso gasolina comum, usava no carro anterior e continuo abastecendo a Chibanca com comum ainda, porém somente em postos confiáveis, 2 aqui na minha cidade)

Imagino que se andar só em rodovia esse consumo diminua pra no minimo 11 km/L e somente cidade deva subir pouco mais de 9 km/L

Chuva
08/05/2013, 10:21
Caraca, tá ótimo pra gasolina comum, hein!?

Quem me dera tivesse um posto decente por aqui.. kkk

Quando abasteci, conversando com o dono de um posto shell, o cara me disse o seguinte:

A gasolina v-power tem na fórmula componentes que visam a limpeza dos componentes do motor, não octanagem como o BR e o Ypiranga.. alguém já ouviu falar disso?

[ ]

Erick_Chibanca
09/05/2013, 13:58
Caraca, tá ótimo pra gasolina comum, hein!?

Quem me dera tivesse um posto decente por aqui.. kkk

Quando abasteci, conversando com o dono de um posto shell, o cara me disse o seguinte:

A gasolina v-power tem na fórmula componentes que visam a limpeza dos componentes do motor, não octanagem como o BR e o Ypiranga.. alguém já ouviu falar disso?

[ ]

Ja ouvi falar isso da V-Power sim Chuva, diferente da Podium do BR, que é que tem maior octanagem para melhor explosão, a V-Power seria uma gasolina aditivada, talvez mais poderosa.
Ja estou terminando de gastar o tanque cheio dela, estou em 550 km rodados e acho que roda mais uns 100 km antes de chegar na reserva, dai eu completo de novo pra tirar mais uma média de consumo. Lembrando que esse é o consumo do primeiro tanque que abasteci peguei ela sem mexer em nada, ainda não troquei filtro nenhum, mas aparentemente esta tudo ok, o antigo dono era bem cuidadoso e mantinha a manutenção toda em dia. mas não sei com q tipo de gasolina ele rodava.

Prof. David
09/05/2013, 21:47
Oi David,

Para mim perfumaria seria principalmente recolocar pedaços de plástico do parachoque e saias, calotinhas, retrovisores e lanternas.

Alguns desses itens acima são caros e dependendo do caso pode-se dar um tapa ou fazer uma gambi ao invés de comprar novo. Digo comprar novo mais caro se tiver que recorrer a alguma concessionária, o que temos que fugir.

Outras coisas não tão perfumarias mas que dependendo do tipo encarecem e vc pode precisar trocar seriam luzes de farois alternativas ou mais fortes, tapetes diferentes, rádios/modulos/falantes, etc. Eu tive que trocar as lampadas xenon que já vieram no carro pq eram muito fortes, os tapetes de pano eu não aguentei usar pq esfarelavam, o rádio original não tocava mp3, os falantes originais eram de radinho de pilha.. e por ai vai.

O rústico da mecânica em geral não achei nada fora da realidade. Como a suspensão: amortecedores e molas. Peças para o motor de manutenção não são tão caras tb. Custo parecido com algum carro bom do mercado.

Agora peças mais complexas de motor, diferenciais, vidros ou alguma porta que não se possa recuperar, aí sim sai caro.

Eu tive muito tempo um carro mico. Era muito difícil achar peças. Modéstia a parte sou bom motorista e muitos carros que tive nunca bati. Mas esse carro mico só faltou eu bater a porta traseira direita... kkk o resto, até o teto eu consegui bater.. como o carro era mico eu não me preocupava nada com ele. Não tinha seguro, ninguem roubava, até motoboy desviava.. uma maravilha.. só que bebia demais.. usava principalmente para fazer entrega em clientes (o carro valia muito menos do que eu carregava e não chamava atenção).

Achei lanternas na inglaterra (um camarada trouxe) a um preço igual a lanternas de monza. Achei vidro, capo, map, catalisador, sonda lambida, cabo de embreagem, coletor, reservatório de água, radiador completo, grades e perfumarias, como adesivos para as portas. Muitas peças do vectra antigo e ipanema. O carro era um Astra SW importado.

Resumindo, vivi bem com esse carro, que me trouxe muitas alegrias e o vejo até hoje rodando nas ruas. E mesmo sabendo que a Tracker é um carro fora do padrão de mercado e sem facilidades em se achar peças, tudo o que procurei já achei, mais facilmente que o Astra 95.

Por isso meu caro, não acho q vc deve se preocupar com manutenção pesada no seu carro. Se vc é um bom motorista, não esfola o carro e tem consciência do que é caro, não deve gastar muito com a manutenção a longo prazo.

Eu tenho outro carro, mas mesmo esse preparado para trilhas, tenho a preocupação de deixa-lo mais parrudo para não quebrar alguma coisa cara num momento mais crítico em alguma trilha ou passeio mais complicado.

Acho que o carro já é robusto e bem construído (como parametro vc pode pegar o barulho interior: se comparar com muitos carros nacionais que com 10kkm viram um chocoalho) e agora mais alto, com melhor suspensão e botinhas mais sapecas o carro virou um tanque de guerra.. kkk

Carro nacional zero barato como um celta, palio, gol, etc (sem querer ofender quem tenha pelo amor de Deus) não são carros projetados para mais de 200kkm. O motor da Tracker eu acredito que seja (tem muito GV2 por ai com quase 200km e nem fuma!), assim como de outro carro de tecnologia japonesa, como Toyota, honda, etc. Há uma sequencia do melhor para o pior e vai de gosto, mas com certeza esse projeto japonês é superior a muito carro bonitinho e reluzente que a gente vê na rua.

Acho que é isso.. espero que ajude. Despreocupe-se um pouco e leve num mecânico super bom para dar uma olhada sem compromisso no motor ou o que achar caro que acredita ter algum problema. Se acharem pelo em ovo, vá em outro e pesquise. Tá cheio de espertinhos tentando tirar grana da gente se não conhecer um pouquinho de mecânica.

[ ]s
Olá Chuva, obrigado pela informação; tive a sorte de encontrar um tracker muito bem cuidado, embora ele seja 2008 e com 76000 km rodados ta bom demais. Paguei 30,000,00 reais, acho que tá na média. Só eu dirijo o carro e ele não roda muito, pq tenho outros veículos aqui em casa. Mas eu fiquei muito preocupado com o que vc me disse em relação as "perfumarias" que até fiz um seguro para rodar mais tranquilo. Agora seja o que Deus quiser. Tenho um amigo que entende muito de mecânica ele me disse que seguramente rodarei 500, 000 kms sem problemas, não faço trilhas e nem farei, talvez rode mesmo, pois eu já rodei 300, 000 kms em um del rey 82 só fazendo a manutenção básica, ainda passei ele pra frente com bastante saúde, acho que farei o mesmo com o tracker... espero. E quanto ao cambio do Tracker, o que me diz sobre esse tipo de cambio? Um abraço a todos do forum.

chicok
09/05/2013, 22:03
O cambio da tracker é normal, como assim que tipo? Posso te dizer que os engates são um pouco duros, especialmente de manha quando esta bem frio, mas é uma caixa que pode durar muitos e muitos anos.

Prof. David
10/05/2013, 07:39
O cambio da tracker é normal, como assim que tipo? Posso te dizer que os engates são um pouco duros, especialmente de manha quando esta bem frio, mas é uma caixa que pode durar muitos e muitos anos.

Olá chicok, sou leigo em termos de mecânica, ele pareceu com cambio de caminhão em tamanho reduzido, daí, o porquê da pergunta. mas creio que vc já tenha respondido minha pergunta. Um rapazeada.

andre_monteiro
10/05/2013, 10:05
Vou dar pitaco sobre manutenção... Afinal comprei a minha zero em 2009, chegando aos 83 mil km. Gastei muito com revisão quando tava na garantia, o carro com menos de 1 mes deu um problema serio no cambio, mas a garantia cobriu. Cada revisão era por volta de R$1000 na época, cabou a garantia passei a fazer fora. Troquei correias, pastilhas, velas, filtros e oleo nada alem disso. De anormal somente o ponto do motor que se perdeu Pneus rodaram ate os 80 mil com sulcos ainda. Os filtros não são caros nem são dificeis de achar, Oleo acho caro porque vai bastante, mas nada absurdo e prefiro gastar com Oleo melhor. Fiz o Lift e coloquei os All Terrain e coloquei os bancos de couro
Consumo sempre por volta de 9 a 10 as vezes 11
Desisti de trocar o carro, prefiro comprar outro e manter a Tracker, paguei 53 mil na epoca , se vender acho que pego 30 mil vou comprar o que? Celta 2 portas 1.0? Nao tem nada parecido no mercado hoje, acho que no máximo uma Pajero ou vitara novo na casa dos 80..90... iria investir mais de 50 mil para dar meu carro e pegar outro desses.
Enfim vou amnter a Tracker por muito tempo

Prof. David
10/05/2013, 15:06
Vou dar pitaco sobre manutenção... Afinal comprei a minha zero em 2009, chegando aos 83 mil km. Gastei muito com revisão quando tava na garantia, o carro com menos de 1 mes deu um problema serio no cambio, mas a garantia cobriu. Cada revisão era por volta de R$1000 na época, cabou a garantia passei a fazer fora. Troquei correias, pastilhas, velas, filtros e oleo nada alem disso. De anormal somente o ponto do motor que se perdeu Pneus rodaram ate os 80 mil com sulcos ainda. Os filtros não são caros nem são dificeis de achar, Oleo acho caro porque vai bastante, mas nada absurdo e prefiro gastar com Oleo melhor. Fiz o Lift e coloquei os All Terrain e coloquei os bancos de couro
Consumo sempre por volta de 9 a 10 as vezes 11
Desisti de trocar o carro, prefiro comprar outro e manter a Tracker, paguei 53 mil na epoca , se vender acho que pego 30 mil vou comprar o que? Celta 2 portas 1.0? Nao tem nada parecido no mercado hoje, acho que no máximo uma Pajero ou vitara novo na casa dos 80..90... iria investir mais de 50 mil para dar meu carro e pegar outro desses.
Enfim vou amnter a Tracker por muito tempo

Olá André, obrigado pelo pitaco. Mas o que vc quis dizer quando disse: "De anormal somente o ponto do motor que se perdeu..." issso foi sério? O que fez pra consertar? Foi caro? Apesar do meu receio em torno da manutenção que possa vir, o carro é fantástico, isso é irrefutável !!! Um abraço e um grande obrigado para a rapazeada desse forum pela troca de inforrmação, interação, cordialidade e por aí vai.... Valeu!!!!

andre_monteiro
13/05/2013, 09:54
Olá André, obrigado pelo pitaco. Mas o que vc quis dizer quando disse: "De anormal somente o ponto do motor que se perdeu..." issso foi sério? O que fez pra consertar? Foi caro? Apesar do meu receio em torno da manutenção que possa vir, o carro é fantástico, isso é irrefutável !!! Um abraço e um grande obrigado para a rapazeada desse forum pela troca de inforrmação, interação, cordialidade e por aí vai.... Valeu!!!!

O motor tava com barulho estranho metalico, pensei que era alguma chapa solta, levei no mecanico e ele falou "é o ponto", mexeu no distribuidor, continuava o barulho andou com carro mexeu mais um pouco cabou o barulho, "quando foi?" "R$20!" Problema resolvido.
Esse final de semana aconteceu algo novo, as portas so travavam se estivessem todas fechadas, nao sei porque agora trava mesmo com elas abertas.

Erick_Chibanca
13/05/2013, 10:34
Bom gente, sequei o primeiro tanque completo da Tracker, algumas informações para comparação.

Tracker 2008 - 80.000 km rodados
Tanque cheio com gasolina comum
rodou 70% cidade 30% rodovia
enchi o tanque e rodei até a reserva (como não tem luz indicando a reserva, rodei até a cor branca do lado esquerdo do ponteiro não ser vista, bem no comecinho da reserva mesmo)

627,3 km
62,4 litros de Gasolina comum
consumo: 10,05 km/L

Prof. David
15/05/2013, 00:53
Bom gente, sequei o primeiro tanque completo da Tracker, algumas informações para comparação.

Tracker 2008 - 80.000 km rodados
Tanque cheio com gasolina comum
rodou 70% cidade 30% rodovia
enchi o tanque e rodei até a reserva (como não tem luz indicando a reserva, rodei até a cor branca do lado esquerdo do ponteiro não ser vista, bem no comecinho da reserva mesmo)

627,3 km
62,4 litros de Gasolina comum
consumo: 10,05 km/L

Olá pessoal, gente, esses barulhos que os plásticos geram aqui e acolá, tem como tirar? Parabéns Chibanca, a viatura ta bem econômica!! Gente, eu ví alguém comentando aqui no forum, que, se, colocar amortecedores de opala na traseira do Tracker, fica melhor do que os originais, isso procede?? Um abraço a todos.

Chuva
15/05/2013, 07:54
Oi David,

Sim, eu coloquei os gbl 1015 e funcionam muito melhor que os originais.

Tirei pra fazer o lift e coloquei os gbl 1024 (suprema) mas os do opala estao zerados com mais de um ano de uso parecem zero (digo pela compressão e funcionamento, não pela a aparecia, apesar desta tb estar zerada).

[ ]

Elias Soares
19/05/2013, 20:39
pode ser isso, vou levar para fazer revisão, pois desconfio que seja a bomba de oleo que esteja fraca!!
valeu

Prof. David
26/05/2013, 10:59
Oi David,

Sim, eu coloquei os gbl 1015 e funcionam muito melhor que os originais.

Tirei pra fazer o lift e coloquei os gbl 1024 (suprema) mas os do opala estao zerados com mais de um ano de uso parecem zero (digo pela compressão e funcionamento, não pela a aparecia, apesar desta tb estar zerada).

[ ]

Olá Chuva, eu não entendi muito bem, esse gbl 1015, é mesmo do Opala? Caso não seja, seria de qual carro? Eles funcionam melhor do que os originais em que aspecto? Desde já, muito obrigado!!

Chuva
13/07/2013, 17:27
olá, David, sim esse gbl1015 é do opala. Deixam a traseira do carro mais estável ao se passar em valetas e depressões em estrada em alta velocidade.

Chuva
13/07/2013, 17:55
Pessoal, fiz algumas contas usando as últimas médias de consumo e, apesar da prática parecer desanimadora, na teoria os numeros são interessantes.

Considerando que com os pneus maiores existe um ajuste do odômetro onde tanto a velocidade e a kilometragem percorrida diferem das condições normais do carro, fiz alguns testes com o GPS e usei então sua velocidade mais precisa.

Em mais de um aparelho GPS e em diversas velocidades o ajuste de velocidade de antes (carro original) para agora se aproxima muito do ajuste do diâmetro dos pneus maiores. Ou melhor, agora o GPS bate com a velocidade do hodômetro, contrariando os fabricantes que então deixam o marcador mostrando sempre uns 10km/h a mais do que realmente estamos.

No quadro abaixo os numeros em laranja e vermelho são inseridos e os em azul são o resultado pesquisado. As colunas 2 e 4 mostram o valor dos kilometros percorridos com um litro de gasolina nas duas situações: com pneu original 235 x 60 x 16 e com pneu maior 235 x 70 x 16 (o percentual de ajuste distancia percorrida calculado numa planilha de medidas de pneus adquirida nesse forum resulta numa variação de 6,8274%).

421531

As colunas 3 e 5 são meros testes para se saber quanto o carro roda com uma nota da oncinha.

Como a kilometragem média original (9,54km/l) acontecia antes da Dilma mudar de 21 para 25 o percentual de água, ops álcool, na gasolina, o valor de 8,73km/l na verdade pode ser ajustado para 9,08km/l.

Fica então a diferença de aproximandamente singelos 460m de consumo a mais se vc colocar pneus maiores.

Não sei se posso considerar os parâmetros assim para fazer esse cálculo (me corrijam se esqueci algo) mas foi a forma que encontrei para explicar os valores irreais do hodômetro. Assim não tô achando que o carro bebe tanto com pneus maiores como acreditava.

OBS: outra coisa interessante é que a kilometragem do carro a partir da mudança vai ser sempre uns 7% a menos que o marcado no painel... eeeeba!

Prof. David
19/07/2013, 01:18
olá, David, sim esse gbl1015 é do opala. Deixam a traseira do carro mais estável ao se passar em valetas e depressões em estrada em alta velocidade.

Valeu Chuva, já rodou quantos quilômetros em sua Tracker? um abraço.

Chuva
19/07/2013, 08:17
Rodaram pouco,pq logo em seguida fiz o lift, mas ao tira-los estavam como novos.

DiêgoÁxel
01/12/2014, 21:26
Caramba, o meu tracker 2008 tá original e só faz 6km/l, socorram-me.

sabato
22/01/2015, 20:21
Olá Pessoal, seguem os dados do primeiro teste com minha da viatura:

Tracker 07/08
Km: 64.000
Pneus: Toyo Open Country 235/70/16 + Lift Carroceria 1"
Calibragem: 26 PSI
Percurso: Urbano
A/C: Ligado
Combustível: Gasolina Aditivada Petrobrás Grid
Consumo: 6,625 km/L

Editado: Como o Chuva mencionou, com estes pneus meu velocímetro está marcando praticamente o mesmo valor dos radares que passei em BH/MG (sem a tradicional "folga" de 10%).

sabato
25/01/2015, 12:09
Olá novamente. Seguem os dados da primeira viagem:

Tracker 07/08
Percurso: Estrada
A/C: Desligado
Combustível: Gasolina Comum Petrobrás
Consumo: 10,059 km/L
OBS: Velocidade de cruzeiro - 100 km/h a 3000 RPM

DiêgoÁxel
10/02/2015, 00:26
Tracker 2008
Km: 86.000
Pneus: Maxxis HT 750 235/70/16 + Lift suspensão 2"
Calibragem: 28 PSI
Consumo cidade: 6,3 km/l a 7,4 km/l
Consumo estrada: 7 km/l a 7,6 km/l a 140 km/h

R1C4rdo
10/02/2015, 23:40
Olá novamente. Seguem os dados da primeira viagem:

Tracker 07/08
Percurso: Estrada
A/C: Desligado
Combustível: Gasolina Comum Petrobrás
Consumo: 10,059 km/L
OBS: Velocidade de cruzeiro - 100 km/h a 3000 RPM
Ola Sabato,
A minna viatura seta com 121k rodados e ainda fazendo algo em torno de 10 na estrada tbm, mas nas mesmas condições, isto é, 100km/h, sem ar e na paz.
Quero só ver na hora em que aumentarem a quantidade de álcool na gasolina. Deve desandar tudo...
um forte abraço!

R1C4rdo
10/02/2015, 23:46
Tracker 2008
Km: 86.000
Pneus: Maxxis HT 750 235/70 (tel:750 235/70)/16 + Lift suspensão 2"
Consumo cidade: 6,3 km/l a 7,4 km/l
Consumo estrada: 7 km/l a 7,6 km/l a 140 km/h
Fala aí Diego! A viatura ta que nem boêmio...só bebendo..kkkk
Mas normal: pé em baixo + ar ligado = consumo alto.
Isso vale pra qualquer carro.
abraco!

DiêgoÁxel
06/03/2015, 11:46
Pois é Ricardo. Essa semana irei levá-la a uma oficina que mexe com injeção pra passar o scanner e dar uma checada, pois estou sentido um forte cheiro de gasolina nos gases de escape. Já troquei velas, limpei corpo de borboleta, verifiquei a sonda lambda e etc...

Como minha cidade é muito quente não tem como andar sem o ar ligado nem a noite, então por enquanto eu tô aproveitando tudo que é banguela :mrgreen:

Fala aí Diego! A viatura ta que nem boêmio...só bebendo..kkkk
Mas normal: pé em baixo + ar ligado = consumo alto.
Isso vale pra qualquer carro.
abraco!

ROMERITO
09/03/2015, 20:05
Pessoal, fiz algumas contas usando as últimas médias de consumo e, apesar da prática parecer desanimadora, na teoria os numeros são interessantes.

Considerando que com os pneus maiores existe um ajuste do odômetro onde tanto a velocidade e a kilometragem percorrida diferem das condições normais do carro, fiz alguns testes com o GPS e usei então sua velocidade mais precisa.

Em mais de um aparelho GPS e em diversas velocidades o ajuste de velocidade de antes (carro original) para agora se aproxima muito do ajuste do diâmetro dos pneus maiores. Ou melhor, agora o GPS bate com a velocidade do hodômetro, contrariando os fabricantes que então deixam o marcador mostrando sempre uns 10km/h a mais do que realmente estamos.

No quadro abaixo os numeros em laranja e vermelho são inseridos e os em azul são o resultado pesquisado. As colunas 2 e 4 mostram o valor dos kilometros percorridos com um litro de gasolina nas duas situações: com pneu original 235 x 60 x 16 e com pneu maior 235 x 70 x 16 (o percentual de ajuste distancia percorrida calculado numa planilha de medidas de pneus adquirida nesse forum resulta numa variação de 6,8274%).

421531

As colunas 3 e 5 são meros testes para se saber quanto o carro roda com uma nota da oncinha.

Como a kilometragem média original (9,54km/l) acontecia antes da Dilma mudar de 21 para 25 o percentual de água, ops álcool, na gasolina, o valor de 8,73km/l na verdade pode ser ajustado para 9,08km/l.

Fica então a diferença de aproximandamente singelos 460m de consumo a mais se vc colocar pneus maiores.

Não sei se posso considerar os parâmetros assim para fazer esse cálculo (me corrijam se esqueci algo) mas foi a forma que encontrei para explicar os valores irreais do hodômetro. Assim não tô achando que o carro bebe tanto com pneus maiores como acreditava.

OBS: outra coisa interessante é que a kilometragem do carro a partir da mudança vai ser sempre uns 7% a menos que o marcado no painel... eeeeba!

Boa noite, chuva e pessoal do clube.

Parabéns pela tabela.
Muito inteligente de sua parte.

Porém a conversão dos 8,73 para 9,08 em função da concentração de etanol tem um pequeno erro.
Para cada 1% a mais de etanol o consumo aumenta 0,4% e não 1% como você calculou.
Ou seja, se a concentração de etanol varia 4% (de 25% para 21%) o rendimento varia 1,6%.
Então o consumo de 8,73 km/litro (que você mediu quando o etanol estava em 25%) vai para 8,87 km/litro (quando o etanol estiver em 21%) .

Dai a variação entre um pneu 235/60 para um 235/70 gerou um aumento de consumo de 9,54km/litro para 8,87km/litro.
Ou seja um aumento de 7,5%.
São 44km rodados a menos por tanque por causa de 1,2cm de raio a mais.
Um tremendo aumento no meu ponto de vista!!

Pergunto-lhe: Suas medições práticas são nos mesmos trajetos (ou equivalentes ao menos)?
Não me parece muito lógico um aumento de consumo superior a 7,5% apenas por causa do diâmetro do pneu.

Outra coisa. Qual o seu pneu 235/70? É o Mud?
Pergunto sobre o tipo de pneu pois se acredito que o diâmetro não influencia tanto assim no consumo, não tenho tanta certeza quanto ao tipo de desenho do pneu.

Vamos nos falando.
O assunto é muito interessante.

Chuva
09/03/2015, 22:27
Oi Romerito!!

Obrigado pelas dicas! Acho q só vc leu e entendeu o que escrevi.. kkk

É um cálculo estimativo e com certeza há muitas variáveis tanto físicas quanto numéricas a se interpretar.

Tentei refazer os números a partir daquela época, q não sei se estão corretos, e os coloquei numa outra tabela.

Estou considerando que os 4% de dif. de mistura de alcool etilico impactam na verdade 4% x 0,4 = 1,6%, como vc falou. Não sei a explicação disso mas estou imaginando que seja que existe uma combustão do alcool anidro no sistema a gasolina de forma mais eficiente que eu imaginava, correto?

Não tenho as últimas médias mas o consumo se mantém bem parecido das primeiras medidas. Sinto no bolso apenas os aumentos e algumas defasagens em postos ruins ou qdo tenho o azar de pegar algum lote de gasolina batizada, ou seja, nenhum posto é 100% honesto todo o tempo.

Um parêntesis: agora em 16-03 vai mudar de novo! de 25 pra 27% de alcool.. tadindos dos nossos motores e componentes suscetíveis a oxidação.. :sad:

Enfim, na nova tabelinha considerei os ultimos kms reais rodados com um tanque (536km anotados) e para chegar na mesma litragem de tanque coloquei um custo de R$ 203 dilmas para o cálculo reverso.

Considerando o novo percentual de aproveitamento do etanol em 1,6% podemos comparar com a época antiga uma taxa de consumo de 8,85 km/l, chegando no percentual de defasagem de 7,5% em relação ao carro original que mencionou.

Se considerarmos o tanque cheio original com 590km percorridos e compararmos isso com os 7,5% de defasagem temos realmente os 44,25km a menos rodados com os pneus maiores (590x7,5/100).

Mas não devemos considerar que na verdade o carro rodou efetivamente 572,59kms com a mesma litragem de tanque? Se sim a diferença são 17kms a menos com os pneus 70 mud. Enxerguei assim, mas não sei se está correto agora.. vc me confundiu kkk..

494995

Por favor me corrija de novo se estiver errado, façamos o cálculo o mais interessante o possível!!

Faço sempre os mesmos trajetos, principalmente no asfalto. Trilhas to fraco esse ano.. Qdo medi os pneus a diferença de altura entre o original e o mud era de 6 cms, assim talvez de para considerar um diâmetro de pouco mais de 3cm a mais pro mud. Tem uma foto comparativa da epoca pra vc ver a cara do pneu, seu tamanho e desenho.

Vou fazer a proxima média certinha e posto de novo.

Obrigado,

[ ]s

494994

Tabela de calculo de diametro: 494996

ROMERITO
12/03/2015, 12:59
Grande Chuva,

Vamos lá.

(1) Autonomia (Quilômetros rodados com um tanque de combustível ) do pneu original x pneu mud:

Realmente, considerando o aumento no consumo de 9,56km/litro para 8,85km/litro a diferença de rodagem com um tanque de combustível de 66 litros será de 46,9km.

Veja: 66litros x (9,56km/litro) - 66litros x (8,85km/litro) = 46,86km.

(2) Ajuste de consumo em função da dosagem de etanol:

A relação que lhe passei onde 1% a mais de álcool na gasolina gera um aumento no consumo (km/litro) 0,4% é resultado do cálculo entre o poder calorífico de 1 litro de gasolina pura de 87 octanas e 1 litro de etanol puro de 110 octanas, considerando ainda a presença de 7% de água no etanol comercial.

(3) Qual o real motivo do aumento de 7,5% no consumo:

Seus pneus antes e depois são EXATAMENTE os mesmos que os meus. E o aumento no consumo que você verificou foi muito parecido com o que verifiquei. Porém fiquei muito intrigado pois, segundos meus conhecimentos, quanto maior o diâmetro maior a economia na estrada. (Veja, por exemplo os pneus de bicicletas de corridas comparadas com as normais)

Pesquisei em sites europeus (pois em sites brasileiros é brabo) e confirmei.

Primeiro: entre 10 e 25% do consumo de combustível de um carro é devido aos pneus, mais exatamente ao parâmetro chamado resistência de rolagem. Tradicionalmente, em carros "comuns", 17% do combustível é gasto na "resistência de rolagem".

O parâmetro matemático que define a influência no consumo chama-se: resistência a rolagem e, numericamente varia entre 0,006 a 0,022. O menor valor (0,006) para os chamados pneus denominados "pneus verdes" e os maiores valores (0,025) para os mais parecidos com pneus de trator como os nossos:-) ...

O que faz um pneu aumentar ou diminuir o consumo é a resistência a rolagem do pneus frente ao piso.
A equação de resistência a rolagem é bem grande e com espoentes diferenciados (1, 1/2, 2) e leva em conta vários fatores como temperatura do piso (quanto maior melhor), tipo de solo, momento de inércia do Pneu, diâmetro do pneus, pressão do pneu, largura do pneu, dureza da borracha e tipo de desenho do pneu.

São vário fatores com pesos diferentes, alguns controláveis, outros não. Por exemplo não dá para controlar a rugosidade nem a temperatura do asfalto, mas dá para controlar a pressão do pneu (que, a propósito não colabora muito com a economia a partir de 32lb/ft2)

Para se ter uma idéia da influência da resistência a rolagem do pneu no consumo, no Japão e EUA os pneus vendidos são obrigados a divulgar junto o valor da RR com uma espécie de selo do INMETRO que vai de "A" até "G".

Neste "selo do Inmetro" o comprador fica sabendo quanto um pneu tipo "G" gasta a mais se comparado com o pneu classe "A" .

Consegui no site do "inmetro" deles um aplicativo chamado "Fuel savings calculator "onde você entra com os dados do pneu antes e depois e com os dados da viagem e ele calcula a diferença de consumo. (Só não esqueça que na europa eles medem consumo diferente, ao invés de km/litros é litros para rodar 100km, ou seja quanto menor melhor).

Vou anexar o site da planilha aqui para você olhar, mas simulei a situação para o nosso caso: saímos de um pneu original classe "B" e fomos para um pneu classe "G". Andando 40% na cidade e 60% na estrada e adivinha o resultado que a planilha gera?

==> 7,3% de aumento de consumo, muitíssimo próximo da sua medida

Resumo => O aumento do consumo não tem relação com o aumento do diâmetro mas sim com o desenho do pneu.
O preço a ser pago para andar com um MUD bonitão é de +R$16 por tanque.

Veja a "Fuel saving calculator" no site abaixo (fica bem no final da página)

http://ec.europa.eu/energy/en/topics/energy-efficient-products-and-labels/tyres

Elisson
12/03/2015, 15:15
Grande Chuva,

O parâmetro matemático que define a influência no consumo chama-se: resistência a rolagem e, numericamente varia entre 0,006 a 0,022. O menor valor (0,006) para os chamados pneus denominados "pneus verdes" e os maiores valores (0,025) para os mais parecidos com pneus de trator como os nossos:-) ...

O que faz um pneu aumentar ou diminuir o consumo é a resistência a rolagem do pneus frente ao piso.
A equação de resistência a rolagem é bem grande e com espoentes diferenciados (1, 1/2, 2) e leva em conta vários fatores como temperatura do piso (quanto maior melhor), tipo de solo, momento de inércia do Pneu, diâmetro do pneus, pressão do pneu, largura do pneu, dureza da borracha e tipo de desenho do pneu.

http://ec.europa.eu/energy/en/topics/energy-efficient-products-and-labels/tyres

Genial!!!! :palmas::palmas::palmas::palmas:

Chuva
12/03/2015, 18:33
Oi amigo!!

Putz, show de bola!! Que legais essas explicações!! Obrigado mesmo meu camarada!! Eu tb curto esses detalhes esclarecedores!!

Legal que vc tb se interessou pelo assunto talvez pelas mesmas condições que as minhas, pneus identicos!!

Quer dizer que eu até cheguei perto fazendo um cálculo caseiro!! kkk
Mas o custo então estava errado: há sim um gasto superior com o pneu mud pelo atrito.

De qquer forma, agora não percebo mais, mas no começo eu sentia o carro uma lagartixa. Gruda mesmo, dai uma referencia pro atrito.

Mudando um pouco de pato pra ganso: eu troquei o oleo do carro no meio do caminho antes de finalizar o teste do tanque.. :( e percebi uma diferença brutal na "xoxidão" da viatura. Mudei de 5w30 pra 10w40, parece que tô puxando reboque o tempo todo.. com certeza os cálculos de consumo serão afetados, mas vou postar depois..

[ ]s

ROMERITO
13/03/2015, 22:03
Puxa, eu sempre quiz usar 5w30 mas tive medo pois acredito que trata-se de óleo para países frios (do hemisfério norte).

A quanto tempo você usa o 5w30? Nenhum problema de desgaste nas bronzinas do girabrequim? A luz da pressão do óleo não liga na lenta quando o motor está quente?

Chuva
14/03/2015, 07:49
Oi amigo,

Então, um dia estava numa loja e vi esse óleo 5w30 da mobil.. acho a móbil a melhor...enfim.. tava escrito SUV, indicado nos finalmentes para motores de carros pesados e tal. Sei desse detalhe da temperatura mas fui com fé!

Fiz uma limpeza com flush e troquei o filtro antes de coloca-lo. Eu tinha testado tb um 20w50 que deixou o carro muito mais estranho do que esta agora, dai o flush.

O motor ta todo limpinho e acredito que por inteiro. Ja tirei uma vez aquela tampa de cima pra ver borras e carbonização.

O carro anda realmente bem com esse óleo e não fumava, não acendia nada de luz, uma tetéia.

O unico detalhe que sempre me atento é completar sempre o óleo pra cima da marca do meio da vareta.

Um detalhe: como ele é mais fino, aquele barulho de manhã ao ligar o carro acontece mais acentuadamente, já que o óleo não está no topo do motor.

Ja com o 10w40 o barulho sumiu completamente.

Nesse assunto de barulho da "primeira virada do motor do dia" pode ser tb a questão do nivel do óleo. Como troquei, esquecidamente essa semana por uma oportunidade de facilidade, acabei completando até 1 mm abaixo do nivel máximo da vareta, talvez por isso o barulho tenha sumido!!

Se seu carro não fuma, não bate nada e vc acredita que a mecanica está boa internamente, vai com fé! tenho certeza que no meu caso o carro andava mais e por tabela bebia menos, ja que qdo se precisava mais de motor eu pisava menos para ter o mesmo desempenho que preciso hj em alguns momentos.

Não vou me conter e acho q logo mais vou fazer outro flush e tirar esse oleo "grosso" e por 5w30 de novo! kkk

[ ]s

ROMERITO
19/03/2015, 10:36
Beleza!!

O carro da minha esposa, um Corsa 1.4, veio de fábrica com 5w30 e sempre foi trocado com 5w30.
Na próxima troca vou testar o 5w30.

Falta uns 3 meses (3.000km).

Chuva
20/03/2015, 08:40
Olá pessoal!!

Conforme previsto, o óleo mais grosso fez diferença sim!!

Viatura: Tracker 07
Kms: 80k
Pneus: BF MUD KM2 235/70/16 + Lift Suspensão 2"
Percurso: Misto (centro urbano 40%, estradas de asfalto 30% e terra 30%)
A/C: Sempre desligado (SP mato é tudo frio!)
Combustível: Gasolina Aditivada Ipiranga a R$ 3,299
Filtro de Oléo: zero
Filtro de AR: esportivo
Óleo: Mobil 10w40
% Alcool Anidro: 25% ainda

Consumo: 8,23 km/L

[ ]s

Chuva
10/04/2015, 07:05
Olá pessoal!!

Última média agora com gasolina 27% etanol..

Viatura: Tracker 07
Kms: 80k
Pneus: BF MUD KM2 235/70/16 + Lift Suspensão 2"
Percurso: Misto (centro urbano 40%, estradas de asfalto 30% e terra 30%)
A/C: Sempre desligado (SP mato é tudo frio!)
Combustível: Gasolina Aditivada Ipiranga a R$ 3,299
Filtro de Oléo: zero
Filtro de AR: esportivo
Óleo: Mobil 10w40
% Alcool Anidro: 27%

Consumo: 8,02 km/L

[ ]s

ROMERITO
12/04/2015, 20:15
Chuva, boa noite.

Desculpe minha ignorância, mas o que é "filtro de ar ESPORTIVO"?

É aquele redondo (cônico) com uma telinha metálica por fora?

Qual a referência para eu comprara um igual?

Pergunto isto pois coloquei Snorkel e tenho a impressão que o carro ficou mais "chocho" pela restrição imposta pelo novo caminho que o ar tem que percorrer, da estava pensando em mudar o filtro.... porém não conheço alternativas.

Chuva
12/04/2015, 20:42
Olá Romerito!

É um filtro com dimensões iguais ao original, talvez um pouco mais fino, só que deixa passar mais ar e funciona com um óleo para segurar as particulas.. apesar de não render muitos benefícios nesse carro, ele com certeza deixa entrar mais ar no motor, é esse aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-632818089-filtro-de-ar-kn-33-2155-suzuki-grand-vitara-xl7-tracker-_JM

O snorkel aumenta o caminho do ar, dai é interessante ter um modelo onde a entrada de ar seja voltada pra frente, aproveitando o vento da velocidade do carro. Dependendo do modelo do seu snorkel talvez esse filtro mais "bonito" não vá mudar nada.

Há um projeto bem legal na net, nao pro nosso carro mas pro Jimny q tem peças e espaço meio parecidos, onde por uma chave se comuta a posição da entrada de ar: ou por cima para trilha via snorkel, ou se pegando pela grade do carro um ar frio, esse aliás é o melhor. Ar quente dificulta.

Mudando de assunto, vc que gosta tb da questao do consumo, já viu esse esquema de se adicionar hidrogenio na combustão da mistura? Uns dizem q funciona, outros não. O q acha?

Esse abaixo é o mais completinho (gerador, reservatório, mangueiras e principalmente, o regulador de amperagem pra não aquecer/explodir), apesar de eu achar meio fraco pro carro 2.0.

https://www.youtube.com/watch?v=hgcGAe2Ib_w

Uma coisa decente teria que ter mais de 15 placas de aço 316 para uma eletrólise maior. Esse aqui seria o bicho, mas não se se superdimensionar o apetrecho para um motor apenas 2.0 renderia maior economia ou uma grande explosão...kkk

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-636737851-gerador-de-hidrognio-dc0031-kit-complefiepwm50acamp-_JM

OBS: o cara tem vários kits bons no ml, comparando com os outros meia boca, mas todos os anuncios dele estão pausados.. ou já furaram o olho do cara, ou ele não tá dando conta de produzir..

Observe que o combustível é gerado em tempo de execução/utilização do carro, não é armazenado num cilindro como os bujões de gás antigos nos chevetes ou os novos "homologados" amarelinhos dos kits gnvs..

https://www.youtube.com/watch?v=EBFCOfr7Q8c

Diga lá sua opinião sobre esse assunto..

Vlws

[ ]s

Hafen
08/05/2015, 22:33
Olá à todos!

Minha contribuição ao assunto consumo:

Veículo: Grand Vitara 2.0 16v 4p 2000/2000
Kilometragem: 235.000 km
Pneus: 235/70 r16 Goodyear Wrangler
Calibragem: 29 psi
Combustível: Gasolina comum Shell
Filtros de óleo, ar e gasolina conforme padrão de fábrica
Óleo: Lubrax Essencial SL 15W40

Consumo Estrada (s/AC): 10,5 km/l (média tanto na Fernão Dias qto na Pres. Dutra, trajeto ida e volta)
Consumo Estrada (c/AC): 8,5 km/l (idem acima)

Consumo Urbano (s/AC): 7,5 km/l (Itabira, Ouro Preto - MG. Cidades com muitas ladeiras e trânsito lento)

Consumo em área rural: infelizmente ainda não tive o cuidado de registrar...

Consumo de óleo: 0,5 litro a cada 1000 km

Observem que meu carro é bem rodado, mas o consumo não é muito diferente do que muitos tem postado aqui. É importante ressaltar que são valores médios, velocidade de trânsito em rodovia, sem dó de andar junto aos demais. A 80 km/l não se tem muita chance de sobreviver na Dutra ou na Fernão Dias em dias de movimento pesado...

O consumo de óleo a princípio me preocupou, mas todos os mecânicos com os quais conversei me disseram que consideram uma taxa normal para um GV 2.0 16v. Interessante que coincide com o consumo de óleo previsto no manual no caso de "aplicação pesada". Vai ver que este mundo de ladeiras que subo e desço todo dia é equivalente à esta tal de "aplicação pesada"... vai saber!

Sds,

Fernando

Chuva
17/06/2015, 16:58
Pra quem tb se interessa pelo assunto do hidrogênio, tá aqui mais uma etapa no meu "Lego"..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-52.html#post2287572 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/115224-aos-poucos-mas-vou-comecar-tracker-07-x-barro-52.html#post2287573)

ROMERITO
30/06/2015, 11:06
Chuva,

Ando meio sumido devido a compromissos profissionais e familiares.
Estou escrevendo para informar que coloquei hoje o óleo 10W30 e vou acompanhar o consumo já no próximo abastecimento.

Quanto ao hidrogênio .... assim que der um tempinho vou me aprofundar.
Estudo ciência dos materiais na UFRGS e tenho contato com um monte de físicos e químicos... quem sabe possa colaborar.

ROMERITO
05/09/2015, 00:03
Minha dúvida sobre consumo.

A minha tk era das que fazia 11 -12km/litro.
Comprei junto com meu primo e a dele também fazia está média tbem.

Ai um dia coloquei uma gadolina batizada e o carro ficou falando todo. Arrumei a falhacão com um tanque de podium.

Porém depos disto o consumo caiu para

8.75
8.70
8.22

Já troquei filtro de gasolina, velas, limpeza de bicos, stp preto, troquei por óleo 10W30, limpei a Maf. Nada funciona. Mesmo vazio, só estrada a 80km/h não passa de 9 - 9.2 km por litro.

Detalhe, meu primo continua fazendo 11.5km/l

Alguma dica? O que será que aconteceu?
Bomba de gasolina com pressao baixa pode ser?

Chuva
05/09/2015, 10:21
Minha dúvida sobre consumo.

A minha tk era das que fazia 11 -12km/litro.
Comprei junto com meu primo e a dele também fazia está média tbem.

Ai um dia coloquei uma gadolina batizada e o carro ficou falando todo. Arrumei a falhacão com um tanque de podium.

Porém depos disto o consumo caiu para

8.75
8.70
8.22

Já troquei filtro de gasolina, velas, limpeza de bicos, stp preto, troquei por óleo 10W30, limpei a Maf. Nada funciona. Mesmo vazio, só estrada a 80km/h não passa de 9 - 9.2 km por litro.

Detalhe, meu primo continua fazendo 11.5km/l

Alguma dica? O que será que aconteceu?
Bomba de gasolina com pressao baixa pode ser?

oi Romerito,

Então, já percebi diferenças de consumo até do mesmo posto.

Resumindo, nossa gasolina é um fiasco. Horas o dono do posto compra coisa boa, horas vagabundas, sabendo ou não.

Acho que pra voltar um bom consumo só mesmo a limpeza de bicos injetores, já que esses "aditivos" e solventes devem encrustrar nessas partes críticas.

Mas uma hora se vc colocar gasolina zuada no carro de novo, já era. Tanque sujo, filtro de combustivel tb podem interferir sem sabermos.

Um outro detalhe que mudou bem o consumo foram as velas de iridium e, principalmente, a limpeza dos malditos parafusos oxidados das bobinas. Uma boa limpeza nas molas dos supressores tb melhora.

No meu caso eu troquei esses parafusos por de aço q não enferrujam, mas quase me ferrei em uma bobina, já que o parafuso quebrou e tive que "usinar" uma nova rosca pro novo parafuso. Quase perdi a bobina R$350..

[ ]

Octavio
18/09/2015, 15:19
Pessoal,

boa tarde!

Minha tracker estava apresentando um consumo um pouco maior e resolvi trocar as velas e filtros, porém as velas antigas eram NGK bkr6e11 e o mecânico colocou NGK bkr7e11 ...... alguém sabe se pode haver algum problema ??

Obrigado!!

Alex SPI
23/10/2015, 11:50
Olá à todos!

Minha contribuição quanto ao consumo e também ajuda com o mesmo:

Veículo: Tracker 2.0 16v 4p 2007/2008
Kilometragem: 49.000 km
Pneus: 235/60r16 - Kumho kh17
Calibragem: 28 psi - conferido semanalmente
Combustível: Gasolina aditivada
Filtros de óleo, ar, velas novos
Filtro de combustível não troquei
Óleo: AC Delco 5W40 semi-sintético com 6.000km até o momento - vou trocar no início de novembro/2015

Consumo: aqui acho que está o problema.
Cidade e Estrada de Terra/cascalho (ar 70% do tempo): 5,84 km/l - melhor média até agora.

Consumo Estrada: ainda não fiz média correta, mas nas minhas contas não faz mais que 8,00 km/l, geralmente entre 90 e 100km/h.

Detalhes do Combustível: gasolina aditivada, posto sem bandeira, porque os que tem bandeira (testei todos) aqui na cidade, parecia que eu abastecia com água, de tanta água que sai do escapamento quando parado e percebi que andando também.
Já no posto sem bandeira, faz 4 semanas que abasteço e não sai nada de água no escapamento e o consumo melhorou quase 1km - não tava fazendo nem 5km/l e partir daí só abasteço nesse.

O ponto do carro está igual indicado no manual, aliás o mecânico já colocou 2 vezes no scanner e me mostrou, conforme o manual e está tudo OK.
Só não revisei o parafuso das bobinas pessoalmente, mas o mecânico disse que estão normais quando trocou as velas há uns 3 meses.

No trajeto geralmente a média fica em 50% cidade e 50% estrada de chão/cascalho.
Rotina na Cidade (dias úteis): poucas vezes o carro chega na temperatura normal, média de 5 a 6km por dia com várias paradas (levar filho na escola, ir pro trabalho, depois ir almoçar, retornar pro trabalho e ir pra casa).
Rotina estrada de chão/cascalho: ida à casa do sogro, em média 3 vezes por semana (15km ida e volta) e mais um
passeio no sábado ou domingo em média 20 a 25km rodados, sempre eu, esposa e filho pequeno.

Não consigo fazer as médias dos demais colegas e olha que ando com o pé leve.

Gostaria da opinião dos colegas, porque acho essa média muito baixa, e acredito que teria que ser pelo menos 7km/l cidade e 10km/l estrada, próximo aos demais que postaram nesse tópico.

Desculpem o tamanho do texto, mas gosto de repassar o máximo de detalhes que puder.

Sds,

Alex

RodrigoB
23/10/2015, 13:00
A minha esta com manutenção toda em dia também e uma única vez consegui uma média cidade/estrada 10km/l, depois só ficou entre 8,5 a 9km/l, sempre mesmo trajeto e sempre abastecida no mesmo posto.

Chuva
23/10/2015, 14:08
oi Alex,

Velas e bobinas influenciam muito, na minha opiniao!

Alem das velas de iridium serem melhores pra melhor explosão, ainda há a limpeza das molas dos supressores e parafusos das bobinas..

Quanto as velas, daqui pra frente dá pra vc ter uma ideia :
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-779.html

Sobre os parafusos das bobinas, isso é uma grande novela. Tenho tudo detalhada num post "Aos poucos, mas vou começar".. procure por tópico, que há fotos e situações para a limpeza desses malditos parafusos.

boa sorte,

Alex SPI
23/10/2015, 15:20
Blz RodrigoB.

Chuva, apesar da recente troca, vou olhar novamente as velas e principalmente as bobinas e os parafusos das mesmas.

Se estiverem ok, aí terei que considerar que minha tracker bebe igual a um V6, rsss
Vamos ver, assim que testar eu posto aqui.

Valeu
Alex

RockettGuilherme
24/10/2015, 12:48
Estou com a minha há 3 semanas e o consumo está ligeiramente melhor do que eu esperava. Está fazendo 8,5km/l em média na cidade. Na estrada ainda não fiz média. É ano 2007/08 e está com 43 mil km rodados.

guilhermejcp
25/10/2015, 19:53
Blz RodrigoB.

Chuva, apesar da recente troca, vou olhar novamente as velas e principalmente as bobinas e os parafusos das mesmas.

Se estiverem ok, aí terei que considerar que minha tracker bebe igual a um V6, rsss
Vamos ver, assim que testar eu posto aqui.

Valeu
Alex

Só não esqueçam de olhar os cabos de velas. São tão importantes quanto. A parati do meu pai cansou de trocar as velas e não parava de beber igual um V6. Foi só trocar os cabos que começou a andar mais e beber bem menos.

Alex SPI
26/10/2015, 09:01
Neste fim de semana, tive vários contratempos e não consegui mexer, estou programando para o próximo fds.

RockettGuilherme, quando a minha ficar igual a sua, vou ficar muito feliz, mas estou achando que o tipo de trajeto que faço na cidade (anda e para) influencia muito, mas, vamos ver.

Guilhermejcp, vou olhar os cabos também, valeu pela dica.

Obrigado

RodrigoB
27/10/2015, 14:40
Tracker nao possui cabos de velas... Seu sistema é de bobina individual

abluesados
28/10/2015, 23:08
Bem, eu acho que é a minha segunda postagem e eu, se tudo der certo, vou pegar uma Tracker 08/09 amanhã. Meu caso é curioso e eu tenho uma dúvida final. Eu trabalho a 600 mts de casa, vou e volto de mountain bike todos os dias e levo 15 segundos pra chegar no meu serviço apenas com uma pedalada. A minha chácara fica a 10 kms daqui de casa e eu costumo ir de bike de vez em quando, quando há alguém pra trazer a bike de volta (não pedalo de noite e nem bêbado). Minha namorada mora a 8 km aqui de casa e eu pego 90% de avenidas e há apenas 2 semáforos em percurso 80% plano. Praticamente só saio da minha região pra fazer uns shows de Blues de noite ou passear com a namorada. O Shopping fica no meio do caminho da minha casa pra casa dela. Lá sequer paga estacionamento. Eu já estou há 6 meses só na bike e honestamente, o carro do meu pai (saveiro cross cabine dupla 2015/16) atende nós dois muito bem quando há um compromisso. Enfim, odeio dirigir essa saveiro com medo de um roda dura acertar ela e/ou assaltos. Eu quero é viajar pelos interiores no fim de semana, ir pra chácara sem me preocupar com desalinhamento ou atoleiro, bater e não ser amassado dentro do carro... Enfim, mesmo com essa gasolina cara do Diabo e o álcool subindo do mesmo nível e EU que quase não gasto combustível, VALE A PENA COMPRAR A TRACKER? Até porque já me decidi por ela. VALE?

Chuva
29/10/2015, 13:38
Bules, vc é do Paraná? Conhece o Bluesman q jogava ut?? Kkk

Cara, na boa, apesar o centro de gravidade ruim do carro e ser fácil capotar, aliás o maior índice de PT dessa viatura, e um dos poucos carros q eu compraria praticamente de olhos fechados.

Digo praticamente pq o carro e robusto, longa vida útil ( a minha tá com 88kkm e as pastilhas e disco de freios são originais), vc acha sim todas as peças, a mecânica e tranquila, tem muita coisa boa e melhor adaptáveis,adaptáveis.

Sobre o dilema do carro não ser flex, claro q o consumo com anidro não é tão eficiente, mas dá para comprar sim..

Agora se na sua cidade todos os postos são picaretas, vc vai sofrer um pouco, já q o maior vilão do consumo, desgaste e bom estado do motor, além de ter q trocar e repor óleo ao longo do tempo, é o combustível.

Suzuki anda melhor com ipiranga. Shell fica mais xoxo ainda é br só se for podium, senão vai q nem água e não anda.

Abç e boa sorte com o brinquedo

DeMarco
02/11/2015, 21:20
Deixando aqui a minha contribuição para constar nos autos>>>
Tracker 2008
87mil km ja passaram por baixo dela

São Paulo capitar... 9km/l
estrada.........10-10,5km/l

Ja cheguei a 11,2km/l indo para Sao Jose do Rio Preto a 100km/h, sem forçar nada. Mas normalmente quero chegar logo e vou a 120 (eita cidade longe!) aí, fica em torno de 10km/l

Sobre a menina
está praticamente como original
pneus yokohama geolandar SUV
Óleo estou usando hx-7 da shell, porem o Mec sugeriu usar mineral 20w40 ou 50, e trocar a cada 5mil, porque os combustiveis andam tao ruins que investir em oleo sintetico/semi seria desperdício. Então na proxima troca vou fazer o teste e ver se muda alguma coisa.
abraços

Alex SPI
01/12/2015, 11:31
Neste fim de semana, tive vários contratempos e não consegui mexer, estou programando para o próximo fds.

RockettGuilherme, quando a minha ficar igual a sua, vou ficar muito feliz, mas estou achando que o tipo de trajeto que faço na cidade (anda e para) influencia muito, mas, vamos ver.

Guilhermejcp, vou olhar os cabos também, valeu pela dica.

Obrigado

Por falta de local adequado, ainda não vi as bobinas, mas tive que ir a outra cidade esses dias, enchi o tanque (tava quase cheio já, rsss) e parti com família dentro, ac 100% ligado, fiz percurso urbano de uns 4km e o total ficou em 172km ida e volta, andando entre 90 a 100km/h (não passei disso e usando 4a marcha em algumas subidas) e fiz a média de 10,81 Km/l.

Em resumo: acredito que meu mecânico esteja correto quanto ao meu consumo urbano diário pelo tipo de trajeto que faço:
"ligar o carro de manhã e andar 5 a 6 quadras, desligar, ligar novamente e andar mais umas 4 quadras e desligar, nem esquenta o carro e o sistema provavelmente não consegue reconhecer a qualidade do combustível, geralmente precisa estar na temperatura normal para o sistema fazer a leitura correta, pois isso ele consome mais e claro a qualidade do combustível influencia muito".

Quando comprei o carro já sabia que por ser um jeep e balançar de traseira era aconselhável andar até uns 100km/h por segurança, o que pra mim está ótimo, pois se quisesse correr teria comprado um vectra ou algo do tipo.

Ps. cada dia que passa adoro mais esse carro.
Abs à todos.

Alex

Felipe Tiago
01/12/2015, 20:14
Quando alguém diz que a Tracker faz mais de 10km/L eu fico totalmente incrédulo, sem ofensas pessoal, heheh... a minha está com 105 mil km e sempre foi abastecida com gasolina aditivada (quase sempre da Ipiranga, mas gosto da Shell também).

O consumo fica sempre entre 8,3 e 8,6 km/L, média estrada cidade... se for só cidade não muda muito, fica nos 8,3, e se for só estrada fica nos 8,6 km/L... tudo bem que eu ando sempre entre 100-120km/h e acelero bastante entre as trocas de marcha. Se eu andar a 80km/h consigo 9km/L.

Apenas quando minha namorada dirige a Tracker ela faz 10km/L na estrada, sendo que ela não passa de 80km/h, não faz ultrapassagens e acho que mal passa dos 2500 rpm, ou seja, não consigo imaginar a Tracker fazendo mais do que isso. Além disso, para um veículo 4x4 esse consumo é ótimo! Quanto fazem os "concorrentes", TR4, Duster, etc?

A Tracker apresenta o melhor custo benefício do segmento, na minha opinião, inclusive quanto ao consumo!

Tudo bem que minha cherokee 4.0 faz quase os mesmos 8 km/L, heheh

Alex SPI
02/12/2015, 00:03
Felipe,

Sei que é difícil acreditar e tive que fazer a conta mais de uma vez para ter certeza.
Não sei se ela fará esse consumo na estrada novamente, mas como relatei, não passei de 100Km/l e também não ultrapasso ninguém a não ser que esteja mas devagar que eu, rsss.

Se der certo, final do ano devo visitar o cunhado (1.800km) aí sim vou saber o real consumo dela na estrada, mas claro que vou andar como relatei antes, limite de 100km/h, mesmo porque vou à passeio e o pessoal aqui do fórum sempre aconselha a não abusar da velocidade.

Quanto ao caso do consumo na cidade, como pode ver num post anterior a este último que escrevi, meu carro não passa de 6 na cidade e o seu e dos demais ficam sempre acima de 7,5 na cidade.
Pelas condições de uso que eu tenho na cidade onde moro, tenho praticamente certeza que nunca farei uma média acima 7,5, talvez se eu mudar de cidade e mudarem minhas condições de trajeto, acredito que faça, mas hoje não.
Hoje acredito que cada carro tem sua particularidade, seja km rodada, tipo de pneu, tipo de trajeto, jeito de dirigir, região onde mora, etc.
Se a minha melhorasse o consumo na cidade, eu ficaria muito feliz, mas não vou transformar isso em meta, mesmo porque meu mecânico deve estar me achando louco de tanto que pergunto e tiro dúvidas com ele, rsss.

Em resumo, vou usar o carro e pronto. Quando me apertar (espero que não aconteça novamente) deixo na garagem por uns dias e vou de bike ou outro tipo de transporte para o trabalho.

Aproveitando uma pequena história minha sobre a velocidade num carro 4x4 que não corria e que se aplica, pelo menos pra mim, na tracker.

Eu tive um jeep 58 que infelizmente não está mais comigo e um dia eu e minha esposa retornando para casa (morávamos em outra cidade, 23km de distância) e andando com ele na rodovia entre 50 e 60km/h mais ou menos, um sedan (não lembro qual) que "voava baixo" teve que reduzir para poder ultrapassar, pois vinha outro carro e em seguida após ultrapassar deu várias buzinadas e foi visível ver a ira do cidadão, daí falei para minha esposa:
Olha esse cara, onde ele chega com pressa eu chego devagar, mas onde eu chego devagar ele não chega.

E agora com a tracker posso voltar a dizer isso novamente, kkkkkk.

Sei que tem hilux, S10 e etc que são 4x4 e correm bastante, mas não temos esses carros além do nosso (talvez alguém tenha) pra andar e passear e pra nossa realidade acho que tá ótimo.

Espero que continuemos nos ajudando, trocando idéias e compartilhando o que for possível para melhorar nosso jipinho, seja consumo ou qualquer outra coisa.
E continuo dizendo à todos que adoro esse carro e a cada dia que passa me surpreendo mais com ele.

Desculpem se escrevi demais, faz tempo que não escrevia no fórum.

[] à todos

Alex

Felipe Tiago
02/12/2015, 10:42
É verdade amigo, a Tracker é um ótimo carro, tanto que quando comprei a cherokee a ideia era vender a Tracker, mas ainda não consegui vender pois recuso todas as propostas. Aí me namorada disse: "tu não vai vender nunca desse jeito".. e quem sabe essa é minha intenção mesmo? heheh

Não consigo vender... cada dia descubro algo novo na Tracker que também me surpreende e me faz gostar ainda mais do carro, tipo aqueles pequenos detalhes que me fazem perceber que a Suzuki realmente fez um carro muito bem pensando.

Claro que eu queria um 4x4 que tivesse o desempenho de um corolla 2.0, com potência e baixo consumo, mas.... como você disse, nossa realidade (de quem tem Tracker pelo custo benefício) não é poder comprar uma Hillux diesel zero km....

Abraços!

Arildo MT
02/12/2015, 16:15
Consumo é algo muito relativo, já 13.8 km/l mijolina ''boa'' + 25% de usinol, viajem pegando rodovia duplicada, radares de 80 km, partes planas e longas descidas usando freio motor (até 1400rpm não injeta combustível), porem com mijolina meia boca + 30% de usinol + rodovia pista simples + relevo variado + pé no assoalho + estradas horrível do MT+ época de safra no MT (uns 40 caminhões, carretas, bitrem na pista p/ cada carro) muitas ultrapassagens = 8,5km/l, na cidade também varia muito, mijolina boa + 25% de usinol + ruas e avenidas longas e largas, sem quebra molas, transito livre, motor aquecido, 99% planície = incríveis 9.6 km/l, já em cidade pequena, nem esquenta o motor já para + mijolina ruim + avenidas longas 700 metros de comprimento + ruas de 100, 200 metros, quebra molas brutos a cada 50 metros, relevo misto = deprimentes 4,5 km/l, fiz toda manutenção preventiva, filtros, velas, bobinas, óleos, descabonização, flush, etc. ,etc. ,etc. e mais um monte de etc., e melhorou um 1km/l nas medias, pneus na medida original, depois olhando http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/139486-ponto-de-ignicao-da-tracker-com-menor-consumo-e-com-otimo-desempenho.html , recuperei a perca pela adição de usinol e mais , 0,5km/l, adiantei o ponto de ignição girando sentido horário o ''distribuidor'' uns 2 milímetros, fiz dezenas de testes atrasando e adiantando ponto do mínimo ao máximo (não grilou ou deu batida de pino em ponto algum) e este ficou melhor no meu caso, não grila (batida de pino), nisso os 30% de usinol ajudam pois diminui a pré ignição, o torque ficou bom em baixa, media e alta rpm, se atrasa muito baixa rpm, fica com bom torque em baixa, em media e alta fica uma M, se adianta muito também fica estranho, até o ronco muda e sobe a rpm, então é isso, mesmo modelo, motor, porem cada carro e um carro diferente, devido a vários fatores.

Munhozlu
03/12/2015, 10:27
Por incrível que pareça, moro em SP em meio ao caos e transito, trabalho longe aprox 40km, então rodo 80km diariamente.

O uso é sempre misto, já que pego transito e no final uns 10km de estrada.

Até o momento ainda dou sorriso de orelha a orelha pois a tracker chegou a fazer 11km/l nesse percurso e nunca ela fez menos que 8km/l

Nunca alterei nada, ela ainda é original apenas com as proteções inferiores, mais confesso que o consumo dela me surpreende.

Marcelo Camilo
13/09/2016, 07:29
eu comprei uma tracker 2009 e na primeira troca percebi q o dono tinha colocado 20w50 achei muito grosso pela quilometragem do carro ((54 mil km )) coloquei 10w40 da shell mas sempre usei em meu Vectra 5w30 e é como o amigo falou parece q o carro ta puxando reboque !! como ainda nao conheço bem o carro . deixei passae quanto ao consume esta fazendo uma media de 8.7 na cidade se bem q as vzs eu dou uma pisadinha em alguns trechos do rodoanel por onde passo . quanto ao consume acredito estar na media mas voltando ao oleo gostaria de saber mais sobre o 5w30 q o amigo usa .

Lrubim
08/12/2016, 22:04
ola companheiros...
estou olhando um tracker, 2008, com 180mil km, preço R$ 30 mil latinha.....com kit gás, ando por dia em torno de 200km, atualmente de troller/11, onde moro tem gás..andei no carro e me pareceu tudo em ordem, levei ao mecânico que faz a revisão no troller, o mesmo confirmou bom carro..os bancos, de couro, estão um pouco surrado, mas estou querendo por causa do kit gas..acham que vale a pena??

Arildo MT
08/12/2016, 22:48
A tracker gasolina é muito boa, frequentemente surgem a venda algumas entre 80/120.00 km e raramente algumas com 10/20/30/50.000 km, porem mais raros ainda são usuário de gnv na tracker, vi poucas citações sobre isso no fórum, mas não me lembro qual tópico especifico.

weco
09/12/2016, 08:16
ola companheiros...
estou olhando um tracker, 2008, com 180mil km, preço R$ 30 mil latinha.....com kit gás, ando por dia em torno de 200km, atualmente de troller/11, onde moro tem gás..andei no carro e me pareceu tudo em ordem, levei ao mecânico que faz a revisão no troller, o mesmo confirmou bom carro..os bancos, de couro, estão um pouco surrado, mas estou querendo por causa do kit gas..acham que vale a pena??

Cara, eu to achando o preço um pouco salgado hein!!! Aqui pelo Rio o pessoal tem tracker mais em conta e até mais fácil achar com kit GNV. Quando eu estava procurando, cheguei a olhar em BH e outras cidades de Minas e percebi que o carro é bem valorizado por ai.

Abcs e boa sorte

mendelbh
13/08/2018, 12:37
Boa tarde galera!

Lendo os comentários aqui e estou boquiaberto.... minha tracker tá com 85.000 km, 2.0, 16v, 08/09, e na cidade (Belo Horizonte), está na média de 6,7 km por litro.... estou assustado. Peguei ela há uns 5 meses e nao fiz revisões, pois era de um engenheiro mecânico, dono de uma loja de troca de óleo conceituada aqui na grande BH (me garantiu que o carro estava todo ok e revisado).

Qual a sugestão de vocês? O que devo olhar primeiro?

Abraços,
Leandro Mendel

sabato
14/08/2018, 19:53
Sou dono de uma Tracker 2007/2008 com 95.000 km e faço 7 a 8 km/L na cidade e 10 a 11 km/L na estrada. Eis minha opinião:

A questão é que consumo é muito relativo, muitas variáveis envolvidas. No meu caso:

1) O veículo está com pneus AT 235/70/16 BF/Goodrich na traseira e Toyo na dianteira + lift de 1";
2) Moro em cidade do interior, cidade pequena significa trajetos curtos normalmente com motor frio (isto é, uso pesado de acordo com o manual);
3) Na cidade a direção é controlada, sempre tentando fazer as trocas de marchas até os 3000 RPM, momento em que fui informado que o veículo abre as 16 válvulas, mas sei que o Tracker só desenvolve bem acima dos 3000;
4) Na estrada pego muito a BR-262 com trechos de aclive e pista simples e aí a ultrapassagem exige 4000 a 5000 RPM, mas a velocidade de cruzeiro e 3000 RPM a 100 km/h. Pegar uma rodovia Anhanguera duplicada e com várias pistas é outro consumo;
5) Não gosto muito de andar com o ar condicionado ligado na cidade, mas na estrada uso bastante.

Qualquer coisa entre 6 e 12 km/L eu acho que está dentro da realidade de consumo do veículo, depende de como está o seu carro e como você dirige. Entretanto, nada te impede de sempre verificar o básico: abastecer em posto de confiança, substituir filtro de gasolina, filtro de ar, filtro de óleo, óleo do motor, velas, limpar os bicos injetores... manutenção básica mesmo.

Makely
17/10/2018, 02:11
Olá a todos. Sou o feliz proprietário de um Tracker 2008 que adquiri há três meses com 97,5 mil km rodados. O carro estava com todas as revisões em dia, manual, chave e controle reserva. Carro todo inteiro. Troquei somente a bomba d`água e a polia auxiliar que estavam fazendo muito ruído. O antigo dono colocou protetor de cárter e motor, protetor de tanque e quatro pneus BF Goodrich 235/70-R16. Suspendeu uma polegada (lift) para comportar os novos pneus. O consumo dele aqui entre Belo Horizonte e Nova Lima (cidade e estrada) ficou entre 7 e 8 km/l. Recentemente fiz uma viagem mais longa de BH para Araçuaí (600 km) e a melhor média que consegui foi de 9 km/l dirigindo em um percurso plano, numa média de 100 km/h, com ar desligado. Não sei se os protetores do cárter, motor e tanque pesam muito e justificam esse consumo. Vou conferir também as velas e os parafusos da bobina. Lendo o tópico percebi que o cálculo da quilometragem pelo odômetro precisa ser adequado ao novo tamanho dos pneus, em torno de 6% maior. Ainda assim acho que o consumo está alto. Alguém tem outra sugestão para eu verificar? A propósito, eu já tive um Jimny e tenho um Cherokee Sport, então não sou um iniciante no mundo 4x4. Estou acostumado ao consumo dos jipes, mas esperava um consumo um pouco melhor do Tracker, pelo menos 10 km/l na estrada, como muitos relatos de proprietários aqui.

rafaelperafam
17/10/2018, 07:07
Makely, o consumo do Tracker é esse mesmo.
Tive um Tracker com as mesmas configurações do seu, e registrava o mesmo consumo na estrada. Me desfiz do Tracker por conta do consumo frente o alto preço da gasolina.

Makely
17/10/2018, 23:48
Valeu pelo retorno Rafael. Ainda tenho esperança de chegar pelo menos nos 10 km/l, nem que tenha de retirar os protetores de cárter e motor e voltar para os pneus originais. Vou insistir mais porque preciso de um jipe e a minha Cherokee não faz mais de 7 km/l na estrada.