Ver Versão Completa : andar com o parabrisa rebatido pode???
brun0bin0
02/01/2009, 11:04
pessoal tenho um amigo que teve problemas com os omi(pm) quando andava com o parabrisa rebatido
exeste alguma lei que proiba isso ???
obrigado desde jah
joão k. chikui
02/01/2009, 12:58
Bruno
Pode ser que eles tenham razão . Acho que ,por bom senso , para usar em auto-estrada com o para brisas rebatido , deveria estar usando capacete com viseira ou oculos de motocross . Já imaginou tomar uma mamangava ou mesmo abelha no olho a 90 km/h??
heartland
02/01/2009, 13:42
Eu ia falar isso mesmo, o impacto de um inseto (nem precisa ser a 90 km/h), a 50 já faz um estrago enorme.
Já atendi pacientes no Pronto Socorro que tiveram lesões graves no olho por andar de moto sem óculos de proteção.
Sorte do seu amigo que o policial tinha bom senso. Desconheço se tem alguma lei para isso, mas acredito que deva ter sim.
tio_mica
02/01/2009, 16:00
Bruno
Pode ser que eles tenham razão . Acho que ,por bom senso , para usar em auto-estrada com o para brisas rebatido , deveria estar usando capacete com viseira ou oculos de motocross . Já imaginou tomar uma mamangava ou mesmo abelha no olho a 90 km/h??
Hehehehe pior que esses bixo vem sempre na cara da gente, parece que é de proposito, tu ouve aquele barulhão e derrepente aquela coisa preta vindo em ti.
enio chagas
02/01/2009, 18:50
Parece que sim:
http://www.datadez.com.br/content/legislacao.asp?id=48689
Vejam o Art. 3º, §2º:
§ 2º Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, conforme ilustrado no anexo desta resolução:
I - a área do pára-brisa, excluindo a faixa periférica de serigrafia destinada a dar acabamento ao vidro e à área ocupada pela banda degrade, caso existente, conforme estabelece a NBR 9491;
Tudo bem, a resolução estabelece requisitos para os vidros, e regulamenta películas, adesivos, etc. Não diz se é obrigatório usar o parabrisa ou não. Alguém pode dizer "Ah, meu vidro tá de acordo. Ele só tá rebatido". Mas seu guarda provavelmente vai dizer que se o parabrisa é indispensável à dirigibilidade do veículo, tem que ser usado. Não tiro a razão. Pelo menos na cidade/estrada.
Abraços!
cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 00:00
assim como o cinto de segurança, tem que ter parabrisa... a diferença é que se o parabrisa estiver rebatido não é infração tipificada no código de trânsito, como não usar o cinto... mas é recomendável usar capacete para evitar se incomodar com os gambé... ja me disseram que em curitiba é, ou ao menos era, obrigatório o uso de capacete em buggy...
Cezar candelaria
06/02/2017, 10:26
Dando um up no tópico..alguem sabe se tem a venda o grampo que prende o parabrisa no capo quando rebatido para frente ou tem alguma ideia para não ficar batendo quando anda?
eu amarrava (agora o quadro é fixo) como uma dessa cintas de capota, no capô tem uma alma (daquelas de prender as tiras da capota no traseira do jeep) igual a do centro do quadro de parabrisas, passa uma cinta de uma a outra
[]´s
Cezar candelaria
11/02/2017, 12:56
A ideia é boa.. e para não arranhar o capô ?
xibiu!!!
11/02/2017, 21:31
Dando um up no tópico..alguem sabe se tem a venda o grampo que prende o parabrisa no capo quando rebatido para frente ou tem alguma ideia para não ficar batendo quando anda?
Caro Cezar candelaria.
Essas peças são encontradas à venda em lojas Off Road especializadas.
Alca / Gancho / Cavalete / Fecho da Capota Iron Parts para Jeep Willys - Jogo com 5 Unidades (http://www.gama4x4.com.br/cavalete-da-capota.html)