PDA

Ver Versão Completa : ventoinha do radiador



osmargeraldo@yahoo.com.br
01/01/2009, 14:17
amigos das sportages mais uma vez gostaria da explicção de vcs quanto ao funcionamento da ventoinha, por exemplo pela manhã com a viatura fria no momento que for ligado o motor eu tenho q consegui parar a mesma, se possivel me expiquem este funcionamento.
grato

Nava
04/01/2009, 14:08
Qdo eu ligo a minha ela tá desacoplada. Dai uns 5 s ela liga, fica uns 30 s e desliga em seguida. Isso é normal do funcionamento.

O teste pode ser feito conforme o manual KIA diz: com ela desligada verificar se ela está firme ou gira livremente.
Desmontar e ver se há vazamento na frente da mola. Se estiver vazando é indício de que ela tá indo pro pau.

Qdo vc rodar com ela depois de quente, rode com ela forçando um pouco, vc vai ouvir o ronco dela qdo acoplada e depois de um tempo o barlho diminui. Se isso acontece, tá tudo ok.

Outra coisa é a manutenção da temperatura. Se nunca mexeu o ponteiro, ou se ele sobe 1 mm e acopla e depois volta ao normal, entao ta tudo ok.

O esquema é ficar d eolho e se ela for muito rodada, troque por segurança, pq senao ou ferve ou acontece o que aconteceu comigo: tive de parar as onze da noite no meio da estrada pra jogar água no radiador...

Paguei na kia a minha 270. Verifique se não consegue a ventoinha do clarus da hiundai, pois é a mesma. Leve a sua na loja. Sao 4 parafusos facinho de tirar e recolocar.