Ver Versão Completa : relação longa f75
lasaromilagres
31/12/2008, 21:14
Caros companheiros estou finalizando a reforma da minha f75 e estou achando ela andando muito pouco, gostaria de saber de voçes qual a relação que poderia estar colocando pra ter uma velocidade maior, considerando que ando mais no asfalto e que tenho um conjunto de motor diesel Q20B e cambio de 4 machas (da c20 nao tenho certeza), ela custa a chegar em 60km/ph.
Denilsom
01/01/2009, 01:04
Caros companheiros estou finalizando a reforma da minha f75 e estou achando ela andando muito pouco, gostaria de saber de voçes qual a relação que poderia estar colocando pra ter uma velocidade maior, considerando que ando mais no asfalto e que tenho um conjunto de motor diesel Q20B e cambio de 4 machas (da c20 nao tenho certeza), ela custa a chegar em 60km/ph.
Colega se voce usar a relaçao 47/11 vai ficar otimo eu tenho na minha Rural com motor maxiom HS e cx 4 M da c20, chega 110km sem urrar agora meu colega tem O Q20 B com essa Relaçao 47/11 porem cambio de C 20 5 M ficou melhor ainda.Feliz 2009
dalmo cruz torres
01/01/2009, 23:03
Lásaro, tudo bem? Eu estou colocando 11x45 na minha F75, que usando pneus 750x16 vai dar uma velocidade de cruzeiro na casa dos 100Km/h, que eu acho ótimo para o veículo. O cambio é de cinco marchas mas a 5° é direta, não sobre marcha.
lasaromilagres
01/01/2009, 23:31
Obrigado Denilso/Dalmo, estive vendo na plaquetinha do cambio e ele é o 260F, é um bom cambio? existe relação 46X13? esta ficaria mais longa ainda nao? é que um rapaz me ofereceu mais nao sei se da na minha f75.
RogérioNunes
02/01/2009, 10:44
Lásaro, tb tenho uma F75 com Q20B e câmbio clark2215.Na minha opinião e levando em consideração que vc a usará mais no asfalto,sugiro uma relação 41/11 ou 13/46.Já usei 11/47, 11/45 e 13/46 sendo a última a que mais me agradou pq deixa o motor trabalhar bem solto diminuindo o nível de ruído o que pra um deslocamento mais longo faz mta diferença, sem falar na economia de combustível.O motor tem torque de sobra pra essa relação.
Qual a relação que usa atualmente?
Mediu essa velocidade de 60km/h na própria viatura?
A relação 46/13 dá sim,mas tem que vir com a caixa satélite completa.
abraço
Obrigado Denilso/Dalmo, estive vendo na plaquetinha do cambio e ele é o 260F, é um bom cambio? existe relação 46X13? esta ficaria mais longa ainda nao? é que um rapaz me ofereceu mais nao sei se da na minha f75.
RogérioNunes
02/01/2009, 10:48
Denilsom, pra um motor de alta rotação como o seu, 11/47 fica ótimo mas pro Q20B fica devendo um pouco na final mesmo com 5º drive.Já ando a 4 anos com a minha e a melhor relação que já usei pra essa configuração foi a 46/13, creio que até mesmo a 11/41 fique até melhor.
Colega se voce usar a relaçao 47/11 vai ficar otimo eu tenho na minha Rural com motor maxiom HS e cx 4 M da c20, chega 110km sem urrar agora meu colega tem O Q20 B com essa Relaçao 47/11 porem cambio de C 20 5 M ficou melhor ainda.Feliz 2009
lasaromilagres
02/01/2009, 18:08
Roger obrigado pela dica, olha como ja tinha mencionado meu cambio é 4 machas 260f entao talves com uma relação mais longa de uma folga ao motor, nao é isso? sobre a minha relação vou ter que abrir pra ter certeza porque o antigo dono disse ser bem reduzida mais nao sabe numeros, sobre a velocidade foi medido na f75 mesmo certo, o pneus que uso é 31x10,5 r15, qual porque da cx de satelite ter que vir junto? obrigado e desculpem minha ignorancia.
RogérioNunes
05/01/2009, 14:06
Lásaro, to só imaginando aqui a sua satisfação de ver sua "cria' andando!!!
Exatamente, com uma relação mais longa o motor trabalha com rotação mais baixa pra uma velocidade superior.
Se mediu essa velocidade no velocímetro original ela está errada.Qdo se muda câmbio, relação de diferencial e diâmetro dos pneus a velocidade registrada não condiz com a real.
Sobre a caixa satélite, qdo se usa relação 47/11,47/12 45/11 por exemplo , a caixa satélite é de uma forma e qdo se usa 46/13 ou mais longa a caixa satélite tem dimensão mais reduzida para compensar o pinhão maior.
Então se comprar a 46/13, tem que usar uma cx satélite compatível.
abraços
Roger obrigado pela dica, olha como ja tinha mencionado meu cambio é 4 machas 260f entao talves com uma relação mais longa de uma folga ao motor, nao é isso? sobre a minha relação vou ter que abrir pra ter certeza porque o antigo dono disse ser bem reduzida mais nao sabe numeros, sobre a velocidade foi medido na f75 mesmo certo, o pneus que uso é 31x10,5 r15, qual porque da cx de satelite ter que vir junto? obrigado e desculpem minha ignorancia.
lasaromilagres
05/01/2009, 18:24
Ok. Roger, quer dizer entao que tenho que trocar as cx satelites, hoje eu abri o meu diferencial e a relação que estava la é 53x9, por isso que nao andava né, onde trocou as suas nao deve ter mais? ou sabe onde posso encontrar?
danilo kid
05/01/2009, 22:11
lazaro, respondi sua mp e vai aqui uma dica: anuncia que vc quer trocar essa relação 9x53 que vai chover neguinho querendo ela..eu mesmo troquei as minhas por uma dessas....se tivesse chegado antes.....as minhas estão com o Nazir de São Carlos....ele é aqui do fórum e tem muita peça pra vender e/ou trocar...fala com ele que certamente achará coisa boa....ainda tenho um par de 13x43 aqui comigo que tirei do eixo dianteiro, com a satélite completa inclusive....não é casal, mas pra dianteira me serviu muito bem durante e quando estava usando....se te interessar troco com vc por sua 9x53....me manda mp qualquer coisa e boa sorte...ah...essa 13x43 é a relação das f1000 e galaxie....acha com certa facilidade....tinha ótima velocidade final...mas não era o que eu queria...queria muita força e encontrei na 9x53!!!