PDA

Ver Versão Completa : Vitara 96 3Portas com um berbicacho daqueles



Shaysaaben
31/12/2008, 18:42
Boas Pessoal,

Tenho um Vitara de 96 e estou com um problema espero que alguém me ajude.

O que se passa é que quando ando dentro da cidade especialmente com muito transito a dada altura a embraiagem deixa de funcionar.

A primeira vez que tal aconteceu estava no shopping á procura de estacionamento e estava com a tracção ás 4 (4H) ligadas, pois estava de chuva, e ao fim de uma meia hora de procura la encontrei um lugar, no entanto quando tento colocar as mudanças para finalmente estacionar não consigui. Sucedido isto desliguei o carro e as velocidades com o carro desligado entraram normalmente, assim sendo engatei a marcha-atrás e la estacionei. Fui dar umas voltas pelo shopping e quando regressei, já consegui engrenar as velocidades. Posto esta situação parti para o que me parecia mais óbvio a embraiagem estaria a pedir a "reforma", assim sendo fui ao meu mecânico usual e contei o sucedido este apontou que também seria a embraiagem.

Assim sendo este substitui-me a embraiagem.


No seguimento desta mudança o carro ficou a funcionar bem, isto até hoje Mad , 3 semanas depois. Hoje andei na cidade e apanhei novamente chuva e transito liguei a tracção ás 4(4H), e quando chego a casa desengatei o carro para estacionar e nenhuma velocidade entrava nem marcha-a-trás nem primeira nem quinta nem coisa nenhuma.


Se alguém me poder dar uma ajuda na resolução deste problema, fico agradecido, pois já estou com arrependido da compra deste carro. Imaginem só que nem carro vou ter para poder ir à passagem de ano, lá se vão as reservas para a disco.

Bom Ano Novo para todos

andre veiga
31/12/2008, 18:59
Shaysaaben,

Acredito que o problema pde estar em usar 4x4H, no asfalto e em especial para se fazer manobras.
O 4x4 e em particular o H é específico para terrenos com pouca aderência e mesmo com chuva no asfalto ainda há muita aderencia para ele.
Esperimente andar e em especial manobrar apenas em 4x2. Pelo que conheço do vitara não é oara ter nada disso ao usar o 4x2.
Moro numa cidade onde só tem morro, e calçamento de paralelepido (sem neve!! rs) e nunca precisei, mesmo com muita chuva, usar 4x4 para subir nenhuma ladeira.

Se for às festas de carro não poderás beber..., va te taxi, tome todas e deixe o vitara para passeios no fim seemana nas trilhas e caminhos que vcs tem por ai que são ótimos!!!!

O vitara é só alegria, não desista dele por isso, será feliz com certeza...

Feliz 2009 e parceria com um carrinho que é pura satisfação para todos que o tem...

ANDRÉHUFF
31/12/2008, 19:02
Ao meu ver seu carro não tem problema de embreagem, o que deve estar causando isso é vc estar andando com a tração 4x4 ligada em piso firrme, andar em percursos urbanos com o 4x4 engatado (4H) por causa de chuva é um procedimento bom para carros que tem diferencial central (Nivas, Land Rovers e grande parte dos Suv's mais modernos) esse diferencial central compensa a diferença de rotação dos eixos dianteiros e traseiros, note que quando vc manobra o carro a diferença de rotação dos eixos faz com que haja diferenças de raio e velocidade, mesmo que pequenas, entre os dois eixos, sendo assim o Vitara que não é provido de tal diferencial cria esforços no sistema de tração que na minmha opinião estão causando esse tipo de ocorrencias no teu veiculo, experimente desligar a tração 4x4 em lugares como estacionamentos e ou percursos mais travados, tenho certeza de que isso não ocorrera mais

Um feliz ano NOVO:concordo:

ANDRÉHUFF
31/12/2008, 19:06
Que coisa heim, dois Andrés respondendo ao mesmo tempo a mesma coisa, só prova uma coisa, todo André é um cara legal e muito inteligente:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

andre veiga
31/12/2008, 19:36
Oi Xará,

Nos fazemos parte da elite... rsrs

Feliz 2009 para todos!!!

Shaysaaben
02/01/2009, 08:09
Obrigada pelas dicas, mas de facto uso o 4x4, mesmo em tempo de chuva pois foi esse o concelho que todo a gente me deu quando comprei este carro.

Vou seguir o vosoo concelho e experimentar se funciona.

Morcego
02/01/2009, 21:23
Pela sua narrativa, está parecendo que a alavanca da T-CASE está entrando em "N", com isto entra todas as velocidades mas a viatura não sai do lugar. Verifique quando ocorrer isto novamente se a alavanca voltou para a posição 4x2 corretamente, ou se existe algum problema com ela.

Outra coisa, usar tracção 4x4 em Alcatrão não é um procedimento correcto nos Vitaras, mesmo com chuva.

Shaysaaben
04/01/2009, 21:05
Obrigado pela dica, mas o problema é que as mudanças não entram.

Shaysaaben
17/01/2009, 16:25
Boas pessoal,

Segui o vosso concelho e deixei de andar com as 4x4 ligadas. Acontece assim que hoje apanhei transito e "pumba!!" lá estão as mudanças a não entrarem. Penso que o problema vem do facto de eu dar mais uso à embraiagem, nestas altura como é natural no "para e arranca" do transito tenho mesmo que usar mais a embraiagem.

Alguma alma caridosa, que me dê uma ajuda.

Beto Samurai 94
17/01/2009, 22:16
Salve Galera

Vái uma dica.
Já tive um problema desse tipo no Vitara. Cabo de Embreagem.
Meu Vitara andava normal no dia a dia. Quando ia pra trilha, começava a ceder a embreagem até que não engatava mais as marchas e tinha que voltar pra casa no maior sufoco, sem embreagem. No dia seguinte o carro estava normal (engatando todas as marchas sem nenhum problema. Até o dia que estava na trilha e fui atravessar um rio com pedras e arrebentou tudo. Foi quando entrei por baixo do carro e descobri o problema.
Eu não percebi que o cabo de embreagem saiu de sua posição onde é preso abaixo do defletor da ventuinha e a polia do motor ficou raspando no cabo. Com esse atrito a polia cortou a capa condutora do cabo. Com o calor excessivo do motor, a capa que já estava cortada, cedia e o carro perdia embreagem.
Troquei o cabo e os problemas acabaram.

Espero que minha dica possa ajudar.
Abraços
Beto.

Shaysaaben
18/01/2009, 20:42
Salve Galera

Vái uma dica.
Já tive um problema desse tipo no Vitara. Cabo de Embreagem.
Meu Vitara andava normal no dia a dia. Quando ia pra trilha, começava a ceder a embreagem até que não engatava mais as marchas e tinha que voltar pra casa no maior sufoco, sem embreagem. No dia seguinte o carro estava normal (engatando todas as marchas sem nenhum problema. Até o dia que estava na trilha e fui atravessar um rio com pedras e arrebentou tudo. Foi quando entrei por baixo do carro e descobri o problema.
Eu não percebi que o cabo de embreagem saiu de sua posição onde é preso abaixo do defletor da ventuinha e a polia do motor ficou raspando no cabo. Com esse atrito a polia cortou a capa condutora do cabo. Com o calor excessivo do motor, a capa que já estava cortada, cedia e o carro perdia embreagem.
Troquei o cabo e os problemas acabaram.

Espero que minha dica possa ajudar.
Abraços
Beto.

Obrigado pela dica!!

De facto o meu mecânico esta ultima vez acusou que também poderia ser esse o problema. Na altura ele não quis trocar, disse que que iria passar por óleo para que deslizasse melhor e iria afinar este. Isto a titulo de teste para ver se resultava. Em caso de esta situação não resultar que me trocaria o cabo definitivamente.

Mais uma vez obrigado por a sua dica provavelmente deve ser essa a situação, vou falar nisso ao mecânico a ver se resulta desta vez.

Shaysaaben
19/01/2009, 21:23
Salve Galera

Vái uma dica.
Já tive um problema desse tipo no Vitara. Cabo de Embreagem.
Meu Vitara andava normal no dia a dia. Quando ia pra trilha, começava a ceder a embreagem até que não engatava mais as marchas e tinha que voltar pra casa no maior sufoco, sem embreagem. No dia seguinte o carro estava normal (engatando todas as marchas sem nenhum problema. Até o dia que estava na trilha e fui atravessar um rio com pedras e arrebentou tudo. Foi quando entrei por baixo do carro e descobri o problema.
Eu não percebi que o cabo de embreagem saiu de sua posição onde é preso abaixo do defletor da ventuinha e a polia do motor ficou raspando no cabo. Com esse atrito a polia cortou a capa condutora do cabo. Com o calor excessivo do motor, a capa que já estava cortada, cedia e o carro perdia embreagem.
Troquei o cabo e os problemas acabaram.

Espero que minha dica possa ajudar.
Abraços
Beto.


Bem obrigado pela dica. De facto o meu mecânico já me tinha dito que poderia ser do cabo o problema e desta ultima vez ele afinou este para ver se resultava em ultimo recurso disse-me que me trocava o cabo. Com a tua dica provavelmente terei a solução para o meu problema.

Obrigado

Shaysaaben
06/03/2009, 19:22
Salve Galera

Vái uma dica.
Já tive um problema desse tipo no Vitara. Cabo de Embreagem.
Meu Vitara andava normal no dia a dia. Quando ia pra trilha, começava a ceder a embreagem até que não engatava mais as marchas e tinha que voltar pra casa no maior sufoco, sem embreagem. No dia seguinte o carro estava normal (engatando todas as marchas sem nenhum problema. Até o dia que estava na trilha e fui atravessar um rio com pedras e arrebentou tudo. Foi quando entrei por baixo do carro e descobri o problema.
Eu não percebi que o cabo de embreagem saiu de sua posição onde é preso abaixo do defletor da ventuinha e a polia do motor ficou raspando no cabo. Com esse atrito a polia cortou a capa condutora do cabo. Com o calor excessivo do motor, a capa que já estava cortada, cedia e o carro perdia embreagem.
Troquei o cabo e os problemas acabaram.

Espero que minha dica possa ajudar.
Abraços
Beto.


Boas,

Segui o teu concelho e pumba!!! nem mais o cabo estava estragado.

Deixo aqui algumas fotos para que possam ver.


http://img10.imageshack.us/img10/8863/dscn3010.th.jpg (http://img10.imageshack.us/my.php?image=dscn3010.jpg)

http://img13.imageshack.us/img13/5516/dscn3011c.th.jpg (http://img13.imageshack.us/my.php?image=dscn3011c.jpg)

http://img13.imageshack.us/img13/1018/dscn3012p.th.jpg (http://img13.imageshack.us/my.php?image=dscn3012p.jpg)

http://img7.imageshack.us/img7/9817/dscn3013t.th.jpg (http://img7.imageshack.us/my.php?image=dscn3013t.jpg)