Ver Versão Completa : Visconde de Mauá - Itamonte
Olá pessoal,
de tanto que falei, acabei fazendo esse passeio (3º vez :roll:) pela região porque é uma trilha bem gostosa, muita beleza, paisagens lindas, vida selvagem, etc.
dessa vez eu gravei todo o trajeto em GPS (garmin) e se alguém quiser posso postar aki.
A Trilha.
A trilha é bem leve, praticamente não tem obstaculos e em apenas um ponto é necessário o uso da reduzida, (mas para poupar a embreagem do que pela dificuldade). É um passeio muito prazeroso que pode ser acompanhado por crianças pequenas, grupo de amigos, cachaceiros (menos o motorista!!!!), Eco turismo total.
O Trajeto.
O trajeto começa entre Visconde de Mauá e Maringa, pega-se a estrada que vai para a cachoeira do acantilado, Mirantão, Santo Antônio, cruzando o Parque do Itatiaia até a Serra da Mantiqueira até Itamonte/MG.
é isso aí pessoal, seguém algumas fotos.
Abraço a todos.
Mais fotinhas..... repare que o começo é bem leve, e sem dificuldades, o que torna o passeio bem agradável com família, amigos, e criançada.
Atenção,
não é porque a trilha é muito leve que vc vai dar uma de otário !!!!!, a partir de um certo treicho, praticamente não há civilização, e se o seu super 4x4 der algum problema, lembre-se que vc vai acabar morando por lá.... pois não há sinal de celular!!! e tbm não tem como manobrar o carro (morro de um lado, abismo do outro). por isso faça um pequeno checkup no seu carro, antes de pegar a trila, pois ela é bem longa!!! são 70km de puro off road ecológico!!! :mrgreen:
Daniel Engelbrecht
30/12/2008, 15:53
Alguém vai encarar esse passeio no feriadão de fim de ano?
Abraço a todos!
fala ae Mad Dog, eu fiz VdM em agosto 2008 com a galera do baetas-off-road, mas voltei com um amigo que achei por lá, e, realmente o lugar é lindo, pretendo voltar lá mais vezes e explorar mais trilhas.Vc fez um caminho que vai de Penedo até Itamonte? to querendo fazer essa trilhazinha, parece ser legal.abs.
fala ae Mad Dog, eu fiz VdM em agosto 2008 com a galera do baetas-off-road, mas voltei com um amigo que achei por lá, e, realmente o lugar é lindo, pretendo voltar lá mais vezes e explorar mais trilhas.Vc fez um caminho que vai de Penedo até Itamonte? to querendo fazer essa trilhazinha, parece ser legal.abs.
Sim, foi essa mesma,
passeio bem tranquilo, se bobear dá até para esticar até alagoa onde tem caichoeiras maravilhosas.
Tem umas trilhasinhas no meio do caminho bem legais, mas é hard core!!! como eu estava a passeio, fazendo track-log, e com a chefa, acabei passando direto.
Abç.
:concordo:
Joao Baeta
30/12/2008, 17:24
:arrow:Sow o lugar!!!!!
:palmas:
Beleza essa trilha cara! Dá pra ir com o carro sem preparação numa boa? Abç
Sim,
eu usei a 4x4 apenas 1 vez (mais para poupar a embreagem, do q pela dificuldade). :concordo:
Allan Nielsen
31/12/2008, 00:59
Se não estiver chovendo qualquer carro passa. Veja em Trilhas On-Road que tem bastante informação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=585380#post585380
abs
Omar Negreiros Morais
31/12/2008, 20:36
Mad Dog, eu gostaria de fazer esta trilha, o negocio é combinar o dia
e tudo mais .....
Eduardo Tescarollo
02/01/2009, 12:24
Olá pessoal,
de tanto que falei, acabei fazendo esse passeio (3º vez :roll:) pela região porque é uma trilha bem gostosa, muita beleza, paisagens lindas, vida selvagem, etc.
dessa vez eu gravei todo o trajeto em GPS (garmin) e se alguém quiser posso postar aki.
A Trilha.
A trilha é bem leve, praticamente não tem obstaculos e em apenas um ponto é necessário o uso da reduzida, (mas para poupar a embreagem do que pela dificuldade). É um passeio muito prazeroso que pode ser acompanhado por crianças pequenas, grupo de amigos, cachaceiros (menos o motorista!!!!), Eco turismo total.
O Trajeto.
O trajeto começa entre Visconde de Mauá e Maringa, pega-se a estrada que vai para a cachoeira do acantilado, Mirantão, Santo Antônio, cruzando o Parque do Itatiaia até a Serra da Mantiqueira até Itamonte/MG.
Abraço a todos.
Realmente este passeio é muito bonito. Voçê seguiu para Itamonte pela estrada que leva a Alagoa ou foi pela parte alta do parque do Itatiaia.
Se não foi pelo parque é uma bela estrada vale apena fazer. Se voçê ainda não conhece va tambem para Alagoa e depois Aiuruoca e muito bonito lá.
Blz
A Parte Alta do parque não tem acesso a Itamonte. torna-se area militar sem estradas. Fui pela que leva a Alagoa, na metade da estrada vc sobe (Alagoa) ou segue em frente (Itamonte). Abraço :concordo:
Eduardo Tescarollo
02/01/2009, 14:38
A Parte Alta do parque não tem acesso a Itamonte. torna-se area militar sem estradas. Fui pela que leva a Alagoa, na metade da estrada vc sobe (Alagoa) ou segue em frente (Itamonte). Abraço :concordo:
Tem sim, depois da fazenda monte belo, sobe até a estrada de entrada no parque, passa pelo campo redondo, frágaria, serra negra e poudasa dos lobos, é uma estrada bem divertida, em dias de chuva é até perigoso.
Abs
Olá pessoal,
Dog, pode enviar o tracklog da trilha pra mim? Tambem tenho um garmin, depois podemos trocar duvidas e dicas! ;)
Quando voce for de novo envia uma PVT pra ver se dá certo de eu ir junto!8)
Abraço!
Allan Nielsen
04/01/2009, 23:54
Nada disso :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:
A parte alta do parque so tem acesso de carro pelo lado de Itamonte. Pelo acesso principal na Garganta do Registro ou pelo outro lado passando por Campo Redondo, Fragaria e Serra Negra.
Area militar é em Resende e não tem nada com o parque.
Olá pessoal,
A Trilha.
O Trajeto.
Abraço a todos.
Por pouco que não nos encontramos na estrada, no dia 31.12 eu fiz o trajeto Matutu/Nogueira/Fragária , passando por parte do trajeto percorrido por você! De fato, este roteiro, que já percorri algumas vezes, é muito bonito e, dependendo da época do ano, pode ser feito com um carro comum (4x2). Aliás, quando eu o percorri pela primeira vez, em 1988, estava de carro, um Dodge Polara GLS 81, percorrendo o roteiro "São Paulo - Rio por estradas de terra" que havia sido publicado pela revista 4 Rodas (vide fotos anexas, tiradas em outras etapas da viagem), e, apesar das péssimas condições em alguns trechos (hoje estão melhores), passei sem problemas, apenas tive que ir devagar em alguns trechos que tinham enormes pedras aflorando na estrada. Estes trechos também foram melhorados (aterrados?), fazendo com que o tempo de percurso do roteiro fosse bastante reduzido. Repetindo: o roteiro vale uma visita!
Tem sim, depois da fazenda monte belo, sobe até a estrada de entrada no parque, passa pelo campo redondo, frágaria, serra negra e poudasa dos lobos, é uma estrada bem divertida, em dias de chuva é até perigoso.
Abs
Essa não e a parte alta, a parte alta não tem estrada, cidade, civilização, somentre trilhas de caminhada, é Area de Preservação Ambiental, e volta e meia tem treinamento militar e o acesso fica proibido. veja o mapa.
Abç
Dog, pode enviar o tracklog da trilha pra mim? Tambem tenho um garmin, depois podemos trocar duvidas e dicas! ;)
Quando voce for de novo envia uma PVT pra ver se dá certo de eu ir junto!8)
Abraço!
Ok ,
escreve p/ mim fvm1936@yahoo.com.br
Nada disso :discordo: :discordo: :discordo: :discordo:
A parte alta do parque so tem acesso de carro pelo lado de Itamonte. Pelo acesso principal na Garganta do Registro ou pelo outro lado passando por Campo Redondo, Fragaria e Serra Negra.
Area militar é em Resende e não tem nada com o parque.
Olha a confusão.....
Resende tem academia Militar q não tem nada a ver com o parque. A Parte alta do parque ocorre frequentemente TREINAMENTO MILITAR e quando isso ocorre fica fechao o acesso.
Garganta do registro está muuuuuito longe da parte alta. Vc está falando da BR 465 ????
Por pouco que não nos encontramos na estrada, no dia 31.12 eu fiz o trajeto Matutu/Nogueira/Fragária , passando por parte do trajeto percorrido por você! De fato, este roteiro, que já percorri algumas vezes, é muito bonito e, dependendo da época do ano, pode ser feito com um carro comum (4x2). Aliás, quando eu o percorri pela primeira vez, em 1988, estava de carro, um Dodge Polara GLS 81, percorrendo o roteiro "São Paulo - Rio por estradas de terra" que havia sido publicado pela revista 4 Rodas (vide fotos anexas, tiradas em outras etapas da viagem), e, apesar das péssimas condições em alguns trechos (hoje estão melhores), passei sem problemas, apenas tive que ir devagar em alguns trechos que tinham enormes pedras aflorando na estrada. Estes trechos também foram melhorados (aterrados?), fazendo com que o tempo de percurso do roteiro fosse bastante reduzido. Repetindo: o roteiro vale uma visita!
Deve ser irado ir de Dodge Polara,
meu tio já foi p/ Ushuaia de Passat em 1981, :concordo:
Allan Nielsen
05/01/2009, 18:22
Olha a confusão.....
Resende tem academia Militar q não tem nada a ver com o parque. A Parte alta do parque ocorre frequentemente TREINAMENTO MILITAR e quando isso ocorre fica fechao o acesso.
Garganta do registro está muuuuuito longe da parte alta. Vc está falando da BR 465 ????
So existem dois caminhos para se chegar de carro a parte alta das Agulhas Negras, ambos no municipio de Itamonte. O principal começa na garganta do Registro que é a parte mais alta da BR 354 (ligação de Engenheiro Passos a Itamonte). O segundo é pelo interior do municipio de Itamonte, no caminho q vc fez, em Monte Belo vc sai a esquerda e passa por Fragaria e Serra Negra, chegando em Vargem Grande já na parte alta. Veja os croquis aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...380#post585380 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=585380#post585380) que vc vai entender.
Algumas vezes o exercito acampa na parte alta das Agulhas Negras, como faz tambem no Garrafão, Papagaio e Gavião.
Com relação a area militar, em Resende tem a Academia Militar e nos fundos dela uma area militar enorme que vai até a base da serra, mas é fora do parque. Diga-se de passagem a maior parte do parque é apenas virtual, pois nunca foi desapropriado; são propriedades rurais que continuam com suas atividades normais. Toda a região é area de proteção ambiental e pertence a APA da Mantiqueira que abrange algumas dezenas de municipios.
So existem dois caminhos para se chegar de carro a parte alta das Agulhas Negras, ambos no municipio de Itamonte. O principal começa na garganta do Registro que é a parte mais alta da BR 354 (ligação de Engenheiro Passos a Itamonte). O segundo é pelo interior do municipio de Itamonte, no caminho q vc fez, em Monte Belo vc sai a esquerda e passa por Fragaria e Serra Negra, chegando em Vargem Grande já na parte alta. Veja os croquis aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...380#post585380 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=585380#post585380) que vc vai entender.
Algumas vezes o exercito acampa na parte alta das Agulhas Negras, como faz tambem no Garrafão, Papagaio e Gavião.
Com relação a area militar, em Resende tem a Academia Militar e nos fundos dela uma area militar enorme que vai até a base da serra, mas é fora do parque. Diga-se de passagem a maior parte do parque é apenas virtual, pois nunca foi desapropriado; são propriedades rurais que continuam com suas atividades normais. Toda a região é area de proteção ambiental e pertence a APA da Mantiqueira que abrange algumas dezenas de municipios.
Viche, está tudo confuso, e acho que, em parte se deve ao fato de que cada um tem a sua idéia do que seja a parte alta do PNI. No meu entender, embora haja APAs ao redor do PNI, a parte alta do mesmo começa na sua portaria, embora esta esteja localizada após a divisa "oficial" que fica próxima ao Alsene.
Há três caminhos para se chegar a esta portaria, a saber:
Via Garganta do Registro (que não fica looooonge da portaria, e sim a cerca de 16 Km da mesma): esta é a denominação dada ao topo da serra, na estrada que liga Engo. Passos a Itamonte. É o local onde ficam as barracas que vendem produtos mineiros, tais como mel, pinhões, doce de leite, cachaça, etc... Há também um chafariz no local, e um pequeno bar. Neste local, está a entrada "oficial" para se chegar à portaria da parte lata do PNI.
Via Fragária/Vargem Grande: estas localidades podem ser alcançadas por dois caminhos:
Saindo-se de Itamonte para Alagoa, entrando-se à direita na estrada que leva a Monte Belo/Santo Antonio do Rio Grande, depois novamente à direita, na localidade denominada Berta, sobe-se a serra, chegando-se a Campo Redondo, de onde se vai até o bairro de Fragária. Deste, segue-se para Vargem Grande, de onde se continua, passando pela Pousada dos Lobos, até se chegar à estrada que vem da Garganta do Registro, na altura do Brejo da Lapa;
Saindo-se de Visconde de Mauá ou de Maringá, seguindo-se até Mirantão, depois até Santo Antonio do Rio Grande, de onde se acessa a estrada para Monte Belo. De Monte Belo, segue-se até Capivara, e depois até a Fragária, onde se segue pelo percurso citado acima.
Os dois últimos percursos são mais precários, e em certa épocas do ano, podem não dar passagem.
Os mapas anexos irão dar uma idéia melhor de tudo que escrevi acima.
[ ]s
Joao Baeta
05/01/2009, 18:52
:arrow:Interessante o percurso!!!
:palmas: :palmas:
So existem dois caminhos para se chegar de carro a parte alta das Agulhas Negras, ambos no municipio de Itamonte. O principal começa na garganta do Registro que é a parte mais alta da BR 354 (ligação de Engenheiro Passos a Itamonte). O segundo é pelo interior do municipio de Itamonte, no caminho q vc fez, em Monte Belo vc sai a esquerda e passa por Fragaria e Serra Negra, chegando em Vargem Grande já na parte alta. Veja os croquis aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...380#post585380 que vc vai entender.
Tá explicada a confusão....
a parte alta a que eu me refiro é Serra de Sto. Agostinho, que ocifialmente axo que nem faz parte do parque de Itatiaia, e sim serra da mantiqueira, essa parte q me refiro fica a uns 40km da garganta do registo, e só tem acesso a pé...fica depois da usina dos braga, bem pra frente, depois de Morro Grande.
o Parque (demarcação oficial) termina aprox. na BR 465, daí a confusão...
Joao Baeta
05/01/2009, 23:45
:arrow:Mag Dog,
Coloca a rota do pecurso pois a gnt está querendo ir a Itamonte a VM no carnaval!!!!
:concordo:
Allan Nielsen
06/01/2009, 00:12
a parte alta a que eu me refiro é Serra de Sto. Agostinho, que ocifialmente axo que nem faz parte do parque de Itatiaia, e sim serra da mantiqueira, essa parte q me refiro fica a uns 40km da garganta do registo, e só tem acesso a pé...fica depois da usina dos braga, bem pra frente, depois de Morro Grande.
Eta ferro, acho melhor vc ligar seu GPS pra ficar menos perdido :mrgreen:
A BR 465 fica no suburbio do Rio, passando por Seropedica.
Proximo a represa dos Bragas, fica a Capetinga que vc tem acesso a partir da usina, ou na parte mais alta que é o Garrafão com acesso pela estrada que liga Itamonte a Alagoa. Esta região esta em mais um parque virtual, que existe apenas no papel que é o Parque Estadual da Serra do Papagaio.
Infelizmente este é o Brasil dos demagogos de escritorios com ar condicionado, cria-se parques virtuais em terras particulares, e não é capaz de criar uma rede de esgoto ou fossa, matando toda a agua produzida nesta região.
Realmente, já estive na estrada de Morro Grande, é uma bonita região, mas nada tem a ver com o PNI, ficando bastante distante do mesmo. Só não sei onde fica o morro São Domingos, dá para você explicar com mais detalhes?
Eta ferro, acho melhor vc ligar seu GPS pra ficar menos perdido :mrgreen:
A BR 465 fica no suburbio do Rio, passando por Seropedica.
Proximo a represa dos Bragas, fica a Capetinga que vc tem acesso a partir da usina, ou na parte mais alta que é o Garrafão com acesso pela estrada que liga Itamonte a Alagoa. Esta região esta em mais um parque virtual, que existe apenas no papel que é o Parque Estadual da Serra do Papagaio.
Infelizmente este é o Brasil dos demagogos de escritorios com ar condicionado, cria-se parques virtuais em terras particulares, e não é capaz de criar uma rede de esgoto ou fossa, matando toda a agua produzida nesta região.
Pois é, Allan, a estrada do Morro Grande à qual o Mad Dog se refere passa justamente por aquilo que você conhece por Capetinga (e eu conheço como Alto do Capetinga), creio que são dois nomes para o mesmo lugar.
O que eu não sabia é que esta região da Capetinga também faz parte do PE do Papagaio (aliás, como você bem comenta, um parque de papel, assim como os outros dois parques da região, que ainda não saíram do plano virtual).
Será que esta região realmente faz parte do PE do Papagaio? Ela fica bastante distante de Aiuruoca e da serra do Papagaio, faria mais sentido pertencer a algum parque do qual o Garrafão fosse o principal foco.
Quanto ao seu último parágrafo, salvo raras exceções, é, infelizmente, a pura verdade, na maioria dos casos.
Allan Nielsen
06/01/2009, 10:30
Pois é, Allan, a estrada do Morro Grande à qual o Mad Dog se refere passa justamente por aquilo que você conhece por Capetinga (e eu conheço como Alto do Capetinga), creio que são dois nomes para o mesmo lugar.
O que eu não sabia é que esta região da Capetinga também faz parte do PE do Papagaio (aliás, como você bem comenta, um parque de papel, assim como os outros dois parques da região, que ainda não saíram do plano virtual).
Será que esta região realmente faz parte do PE do Papagaio? Ela fica bastante distante de Aiuruoca e da serra do Papagaio, faria mais sentido pertencer a algum parque do qual o Garrafão fosse o principal foco.
Quanto ao seu último parágrafo, salvo raras exceções, é, infelizmente, a pura verdade, na maioria dos casos.
Pois é Girti, até vc que não conhece os detalhes locais questiona pela distancia da serra do Papagaio até o Garrafão, e pior ele não para ai, tem a intenção de ir até o pico da Boa Vista que é o limite virtual do PNI. A "lenda" é que na duplicação da rodovia Fernão Dias foi exigido uma compensação ecologica, e sairia uma grana para a criação deste PE. Dai os demagogos e "interessados" no uso da verba viajaram.
Eu sou um defensor da natureza, mas tem que ter criterio e viabilidade senão vira roubalheira, demagogia ou utopia. Apenas como exemplo, legalmente vc não pode cortar um eucalipto, mas pode colocar gado em qualquer lugar, e não tem nada que destroi mais que o pisoteio do gado. Pra quem conhece as areas florestais na Scandinavia mantidas por madeireiras entende o que estou dizendo.
A topografia da região já favorece a preservação pela inviabilidade economica de atividade agricola, portanto se investir na educação ambiental, infra de subsistencia e preservação vc transformará toda a região em um enorme parque com vocação ecologica e turistica.
Cansei de ver ecochatos com discursos bonitos e zero de ação, ou acabavam com ações ideologicas politicas ou religiosas.
Ultimamente tem alguns testes baseados em modelos americanos e alemães com verba publica e privada para "aluguel" ou "compra" de preservação de aguas, que em minha opinião tem grande chance de sucesso, pois é apoiado em resultado financeiro de que é mais barato não sujar do que limpar. O mesmo conceito é sabido na saúde, onde a medicina preventiva é mais barata e eficiente que a corretiva, mas infelizmente poucas ações são efetivamente tomadas neste sentido.
Abs
Joao Baeta
13/04/2010, 22:31
:arrow:A gente vai fazer esse trajeto já nesse feriadao!!!! :dance:
Alguém habilita ir conosco? :pensativo:
Luiz Castilho
28/09/2010, 21:15
Amigos
Vou fazer esse trajeto Mauá/Itamonte nesse fds.
Acontece que está chovendo a semana toda. Será que a estrada dá passagem depois de tanta chuva? Seremos 3 carros, sem guincho mas com cintas.
Agradeço dicas e fica desde já o convite a quem quizer se juntar a nós.
Abs
Amigos
Vou fazer esse trajeto Mauá/Itamonte nesse fds.
Acontece que está chovendo a semana toda. Será que a estrada dá passagem depois de tanta chuva? Seremos 3 carros, sem guincho mas com cintas.
Agradeço dicas e fica desde já o convite a quem quizer se juntar a nós.
Abs
Poxa esse fds não vai dar, mas tô afinzasso de fazer esse roteiro. Em outra ocasião tô dentro.
Abs