Ver Versão Completa : 1 link
Gilbertojipeiro38
29/12/2008, 22:08
tenha acompanhado a tempos topicos do pirate sobre a suspensao 1 link conforme fotos abaixo alem da facilidade de fabricaçao gostaria da opiniao dos colegas sobre vantagens deste sistema
samukanvas
29/12/2008, 23:18
Wishbone invertido :mrgreen:
imho - briga de caster que aconteceria com 2 lowers e o AS do movimento.
Abs
Marcelo A. Marchiodi
30/12/2008, 01:10
A suspensão original dos Unimogs pode ser considerada "1link"? :pensativo:
Marisco Off Road
30/12/2008, 08:15
Gostei do esquema.
Mas tem que ser "O" terminal rotular na ponta deste link heim!
Fiquei pensando sobre a rotação do eixo mas vi numa foto que exisstem as barras superior e inferior que se juntam no link que vai direto ao ponto de fixação.
BILLLLLLLLLLLL?
Abraço,
equipeminas4x4
30/12/2008, 11:28
tenha acompanhado a tempos topicos do pirate sobre a suspensao 1 link conforme fotos abaixo alem da facilidade de fabricaçao gostaria da opiniao dos colegas sobre vantagens deste sistema
Panhard tb é considerada link.
[]´s
Gilbertojipeiro38
30/12/2008, 13:11
eu sei que ela nao eh 1 link mas os caras chamam assim
amortecedor tambem nao eh link?
Rodrigo Baratti
30/12/2008, 13:14
Gilberto,
Tem um mecanico em Caraguatatuba que faz essa adaptação. Tem pelo menos uns 4 jeeps rodando assim por lá.
Os braços do link ficam iguais da 3ª foto e a fixação no chassi igual da 4ª foto com as molas helicoidais, exatamente o mesmo esquema.
Estou indo para lá hj e vou tentar arrumar algumas fotos e informações sobre o sistema e o terminal rotular que ele utiliza.
Sei que fica bem macia e falaram que fica bom na trilha, mas o bom é sempre relativo!!
[]
equipeminas4x4
30/12/2008, 13:37
eu sei que ela nao eh 1 link mas os caras chamam assim
amortecedor tambem nao eh link?
link é o que sustenta o eixo na posição q ele deve trabalhar. Amortecedor nunca foi considerado link, pelo menos até inventarem alguma coisa nova.
[]´s
link é o que sustenta o eixo na posição q ele deve trabalhar. Amortecedor nunca foi considerado link, pelo menos até inventarem alguma coisa nova.
[]´s
Po Leo... é da necessidade que surge a oportunidade.... para de copiar e inventa algo aí, demorou.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Brincadeira a parte.... suspensão como esta aí nunca tinha visto...... vou acompanhar o assunto....:pipoca:.
[]´s
Osmir
essa não é igual a suspensão do JPX?
abs
Elmer_Jeep
30/12/2008, 16:09
Também ainda não tinha visto o esquema das primeiras fotos.
Essa aqui parece mais com a do JPX pois tem os links inferiores:
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=124449&stc=1&d=1227588754
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=124451&stc=1&d=1227588898
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=124979&stc=1&d=1228277027
http://www.jeeperos.com/foros/showthread.php?t=61967&page=6
[]'s
Marisco Off Road
30/12/2008, 16:34
Acho que do JPX é uma 3 link não?
dois links inferiores e o triangulo superior.
Por aqui já vi muito engesa tirar a panhard e fazer o triangulo com pivo de caminhão em cima do eixo.
T+
Gilbertojipeiro38
30/12/2008, 16:53
tenho mais uma porrada de fotos no notebook la em casa a noite eu posto
opsss:oops::oops::oops::oops::oops::oops:
falei merda!
vcs têm razão.
abs
Acho que do JPX é uma 3 link não?
dois links inferiores e o triangulo superior.
Pode chamar isso o que quiser, mas é um 3-link. Só porque os links triangulados estão soldados juntos não faz com que não sejam dois links. O terceiro link é a panhard.
É uma opção viável, barato e fácil de construir. É melhor que o 3-link do Engesa ou Troller porque os links nascem no centro do chassi, elimonando o "efeito barra establilizadora" presente nestas suspensões. Porém, axle steer e anti-Squat são absurdos se o triângulo for muito fora do horizontal, por este motivo que se vê pouco aplicado este conceito.
Em tampo, pelo mesmo racocínio a dianteira do JPX é um 4-link.
Abraços,
Bill
samukanvas
30/12/2008, 20:47
MDI, a que vc postou é 3-link wishbone.
Eu sou fã de 3link (com o terceiro simples e no meio do eixo) c/ panhard + 4link double tri. Não com esse link fedorento em y :mrgreen:
Por isso que a minha suspa dianteira vai deixar de ser radius pra virar uma true 3link com os fux - Aliás, os fux são demais ao vivo... Recomendo! Depois de testar eu vou recomendar mais. Os bichinhos prometem ;)
Abs
Gilbertojipeiro38
31/12/2008, 21:11
Bill
a facilidade de construçao e pucas peças paraquebrar sao paramim a grandes vantagens
vou tentar fazer umas esperiencias
Saco nada dessa porra de 1, 2 ou 3 links, mas, para o que se destina, não seria mais eficiente e durável um eixo com bucha na ponta do "Y"?????? :pensativo:
Bill
a facilidade de construçao e pucas peças paraquebrar sao paramim a grandes vantagens
vou tentar fazer umas esperiencias
Pois é, cada um tem sua situação. Esta suspensão é relativamente fácil de construir sim, mas não tento ao ponto de ser um fator de decisão no meu caso, já que tenho equipamento para fazer algo mais sofisticado.
Mas o ponto sobre poucas peças para quebrar, esse aí tenho que descordar. Por mais simples ou complicado que seja uma suspensão, ela tem que ser projetado para não quebrar, ponto final. Não importa se tem 01 ou 99 pontos de articulação, cada um tem que fazer o seu papel.
Feliz ano novo.
Abraços esperando a mulé se aprontar para ir à praia,
Bill
Rodrigo Baratti
02/01/2009, 10:31
Como o Bill falou é realmente simples a suspensão.
Conversei com o Junior (meca de Caragua) ele adaptou a suspensão na dianteira da F75 que utiliza no dia a dia na oficina e para trilha.
O terminal rotular, não é um terminal, são duas borrachas utilizadas na F 4000, realmente não entendi exatamente o que são, os mais entendidos devem identificar pelas fotos.
Já montou mais 2 dessas nos jeeps daqui do litoral, eles não são muito "radicais" tanto que nunca fez SPOA e os amortecedores são de kombi, mas o conceito tá aí.
Espero ter ajudado.
[]
1 - mola e amortecedor
2 - "panhard" com terminais de direção
3 - "terminal rotular"
4 - Fico imaginado spoa, molas e amortecedores maiores
5 - regulagem das molas
Rodrigo Baratti
02/01/2009, 10:36
Mais algumas fotos da F75 e de uma suspensão completa para jeep.
As molas podem ter diferentes pontos de fixação.
Para esse jeep foram fixadas por baixo da longarina do chassi, diferente do sistema da F75.
A qualidade da foto tá ruim pois bati foto de foto.
tanto que nunca fez SPOA e os amortecedores são de kombi, mas o conceito tá aí
Não entendi essa
Biiiiiiiiiiiuu :mrgreen:
Pois é Rodrigo, mas pelo pouco que sei, SPOA é relativo à feixes de mola por cima ou por baixo dos eixos, e se ainda assim fosse usar o termo, essa mola está sim sobre o eixo, então está SPOA, não é?
Ou o que você quer dizer é passar aquele link que está debaixo do eixo para cima e aumentar o tamanho da mola?
[]'s
Rodrigo Baratti
02/01/2009, 11:36
Ou o que você quer dizer é passar aquele link que está debaixo do eixo para cima e aumentar o tamanho da mola?[]'s
Nesse caso foi isso que eu quis dizer. Realmente confundi tudo, valeu pela correção. :oops:
Mas de qualquer maneira embora eles façam varias adaptações, são bastante caprichosos, perguntei sobre SPOA e feixes de toy e eles nunca fizeram.
Gilbertojipeiro38
02/01/2009, 18:00
Rodrigo
muito bem feito o serviço so falta radicalizar um pouco
as borrachas da f1000 so iguais ao sistema do engesa
como ficou a estabilidade e balanço?
quando eu fizerr farei com airfox
samukanvas
02/01/2009, 21:26
Bom... Pelo menos esse filme de terror tem alguma parte boa... :rolleyes:
Rodrigo Baratti
02/01/2009, 21:39
Gilberto,
Andei em um CJ3A que foi o protótipo ele é muito macio, não parece jeep, ficou muito perigoso nas curvas, está sem panhard e regulagem nas molas.
A regulagem na mola e a panhard montadas na F75 melhoraram bastante a estabilidade, acho que um amortecedor regulável deixaria o sistema mais firme para os deslocamentos no asfalto.
Mas não podemos esquecer que a F75 só tem esse sistema na frente atrás está com feixes originais.
Rodrigo Baratti
02/01/2009, 22:04
:concordo::concordo:
Milton Quindim
03/01/2009, 00:55
Pensando de maneira racional, a fixação do sistema deverá proporcionar rotação no eixo e movimento acima abaixo...
Assim sendo faço a pergunta que me veio a cabeça correndo o risco de ser apedrejado desconjurado e chacoteado...poderíamos ao invés de usar buchas de borracha como nas fotos da adaptação da F75 acima, usar um T com fixação nas laterais igual ao usado nas cruzetas e no eixo do link? Não seria mais seguro? Ou seria mais um ponto de quebra?
Gilbertojipeiro38
03/01/2009, 09:49
Bom... Pelo menos esse filme de terror tem alguma parte boa... :rolleyes:
nem todos sao tao inteligentes e humildes como voce
Gilbertojipeiro38
03/01/2009, 09:51
Pensando de maneira racional, a fixação do sistema deverá proporcionar rotação no eixo e movimento acima abaixo...
Assim sendo faço a pergunta que me veio a cabeça correndo o risco de ser apedrejado desconjurado e chacoteado...poderíamos ao invés de usar buchas de borracha como nas fotos da adaptação da F75 acima, usar um T com fixação nas laterais igual ao usado nas cruzetas e no eixo do link? Não seria mais seguro? Ou seria mais um ponto de quebra?
as montagens que eu vi no pirate usam rotulas esfericas de 2.5" que permitem grandes articulaçoes vou achar as fotos
samukanvas
03/01/2009, 12:24
nem todos sao tao inteligentes e humildes como voce
Isso aqui é hardcore... Não vem com mimimi... :odedo:
Fico preocupado em saber que usam essas uniballs de 2,5" sendo que nos links do meu carro, por ex, são 2,5 por link (total 8 ).
Uma vez eu entrei numa discussão no pirate sobre 3link com JJ de 2" no superior e tomei foi muita porrada por lá... O mínimo é 2,5.
Se eu fosse vc, faria coisa mais forte.
Abs
Milton Quindim
03/01/2009, 15:15
as montagens que eu vi no pirate usam rotulas esfericas de 2.5" que permitem grandes articulaçoes vou achar as fotos
Digo seguro colocar um T pois ele parece evitar deslocamentos laterais no sistema, e a rótula? Tem algum dispositivo que evita isso proporcionando os movimentos necessários de abaixo acima e rotacional?
Meu medo é somente que o eixo se desloque para esquerda ou direita deixando a dirigibilidade nula durante uma trilha.
Digo seguro colocar um T pois ele parece evitar deslocamentos laterais no sistema, e a rótula? Tem algum dispositivo que evita isso proporcionando os movimentos necessários de abaixo acima e rotacional?
Meu medo é somente que o eixo se desloque para esquerda ou direita deixando a dirigibilidade nula durante uma trilha.
E a panhard tá lá para fazer o que???
Abraços,
Bill
Gilberto,
Andei em um CJ3A que foi o protótipo ele é muito macio, não parece jeep, ficou muito perigoso nas curvas, está sem panhard e regulagem nas molas.
Sem panhard não é para sair nem do cavalete!!!!.........:discordo::parede:
E na frente ainda, PQP. Sem noção mesmo!!!!:roll:
Abraços,
Bill
Rodrigo Baratti
03/01/2009, 20:41
Bill,
E quanto a usar terminais de direção na panhard, isso funciona?
Milton Quindim
03/01/2009, 20:42
Sem panhard não é para sair nem do cavalete!!!!.........:discordo::parede:
E na frente ainda, PQP. Sem noção mesmo!!!!:roll:
Abraços,
Bill
Era isso que eu queria saber...não vi a panhard nas fotos por isso fiz a pergunta sobre o T.
Valeu...abraços
Bill,
E quanto a usar terminais de direção na panhard, isso funciona?
Funciona sim, mas tem maneiras melhores e mais baratas de montar a panhard. E outra. se não fizer o furo cônico de forma correta, vai ficar uma bosta....
Abraços,
Bill
Era isso que eu queria saber...não vi a panhard nas fotos por isso fiz a pergunta sobre o T.
Valeu...abraços
O seu T teria que ser ABSURDAMENTE ENORME para aguentar as forças que existiriam sem a panhard. Impraticável....
Abraços,
Bill
Milton Quindim
03/01/2009, 20:54
O seu T teria que ser ABSURDAMENTE ENORME para aguentar as forças que existiriam sem a panhard. Impraticável....
Abraços,
Bill
Em comparação com aquele parafuso soldado ali nem seria tanto...hehhe
To falando em substituição daquele parafuso soldado e aparafusado com borrachas de calço de f1000 daquela F75...e do tal cj3 protótipo do colega.
E eu estou falando de sem uma panhard, NADA VAI FUNCIONAR DIREITO!!!
Capiche??
Abraços,
Bill
Milton Quindim
03/01/2009, 21:06
E eu estou falando de sem uma panhard, NADA VAI FUNCIONAR DIREITO!!!
Capiche??
Abraços,
Bill
Capisco...hehehe
Neste caso. como eu uso os eixos originais do cj5, devo colocar a panhard sobre as bolas do diferencial? Como naquela foto do colega?
Isso seria para não forçar a cruzeta e evitar a quebra da cx de transferencia?
Rodrigo Baratti
03/01/2009, 22:23
Milton,
Vc está confundindo as coisas.
O protótipo (CJ3A) que andei e que não é meu estava sem panhard e ficou uma merda e super perigoso.
Depois o cara corrigiu isso e montou uma F75, com panhard e com um sistema de regulagem de molas manual e a estabilidade ficou boa.
Olhe a foto que vc acha a panhard.
[]
Capisco...hehehe
Neste caso. como eu uso os eixos originais do cj5, devo colocar a panhard sobre as bolas do diferencial? Como naquela foto do colega?
Isso seria para não forçar a cruzeta e evitar a quebra da cx de transferencia?
Uma panhard convencional funfa muito bem.
Para manter o eixo debaixo do carro, caraio!!!:parede:
Abraços,
Bill
Milton Quindim
03/01/2009, 22:48
Uma panhard convencional funfa muito bem.
Para manter o eixo debaixo do carro, caraio!!!:parede:
Abraços,
Bill
Porra...eu vou fazer este treco e quero fazer direito, achei bem fácil e bem de acordo com o que eu quero sem aquelas viadagens todas de isso e daquilo e quero fazer certo para não me ferrar...então quero saber se aquele desenho que mostra os treco encima das bolas está certo ou não e sei que é para reter os eixos debaixo ous...hehehe
Pode ser ?
Milton Quindim
03/01/2009, 22:49
Milton,
Vc está confundindo as coisas.
O protótipo (CJ3A) que andei e que não é meu estava sem panhard e ficou uma merda e super perigoso.
Depois o cara corrigiu isso e montou uma F75, com panhard e com um sistema de regulagem de molas manual e a estabilidade ficou boa.
Olhe a foto que vc acha a panhard.
[]
Opa vendo outras fotos que tinham e eu num tinha visto antes percebi a panhard lá...:concordo:
Gilbertojipeiro38
04/01/2009, 13:12
tai mais fotos
esta junta esferica da para fabricar brincando
Gilbertojipeiro38
04/01/2009, 13:25
Isso aqui é hardcore... Não vem com mimimi... :odedo:
Fico preocupado em saber que usam essas uniballs de 2,5" sendo que nos links do meu carro, por ex, são 2,5 por link (total 8 ).
Uma vez eu entrei numa discussão no pirate sobre 3link com JJ de 2" no superior e tomei foi muita porrada por lá... O mínimo é 2,5.
Se eu fosse vc, faria coisa mais forte.
Abs
mimimi o c@r@io
aqui onde eu moro educaçao e respeito sao fundamentais principalmente com quem voce nao conheço
hardcore so na tecnica nao nos modos
samukanvas
04/01/2009, 13:56
Mimimi de novo?
Larga a mão de ser moça.... Se não guenta, não enche o saco... Vai visitar um fórum de vinhos pra pedir educação, seu mala!
Educação eu tenho. Quem não tem alguma coisa aqui é vc e é capacidade de compreender o que os outros dizem. Burro pacaraio... :putz:
nbtmqsf
Sergio Rocha
04/01/2009, 14:23
mimimi o c@r@io
aqui onde eu moro educaçao e respeito sao fundamentais principalmente com quem voce nao conheço
hardcore so na tecnica nao nos modos
gilberto
Não se trata de falta de educação.Leia desde o início o link abaixo, que vc vai entender que essa área aki foi criada com intuito de ser técnica, e que o tratamento por aki seria diferente de todo o fórum.
Se vc não gosta do tipo de tratamento, procure outra área do fórum para postar.:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48947
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49515 em especial o post 4.
[]'
equipeminas4x4
04/01/2009, 19:41
Porra...eu vou fazer este treco e quero fazer direito, achei bem fácil e bem de acordo com o que eu quero sem aquelas viadagens todas de isso e daquilo e quero fazer certo para não me ferrar...então quero saber se aquele desenho que mostra os treco encima das bolas está certo ou não e sei que é para reter os eixos debaixo ous...hehehe
Pode ser ?
ou vc estuda mais o assunto ou paga pra alguém que sabe fazer, pois achar q vai fazer alguma coisa q presta olhando fotos vai ser um pouco difícil.
[]´s
equipeminas4x4
04/01/2009, 19:42
tai mais fotos
esta junta esferica da para fabricar brincando
junta esférica é caro e não gira tanto quanto um bom parafuso.
[]´s
Milton Quindim
04/01/2009, 22:47
ou vc estuda mais o assunto ou paga pra alguém que sabe fazer, pois achar q vai fazer alguma coisa q presta olhando fotos vai ser um pouco difícil.
[]´s
Não sou burro...to estudando e tirando as dúvidas antes de me meter a fazer...pagar é para quem tem grana ou é preguiçoso...prefiro o faça vc mesmo.
Gilbertojipeiro38
05/01/2009, 08:55
junta esférica é caro e não gira tanto quanto um bom parafuso.
[]´s
ela gira 42 graus e custa U$ 250,00, vou ver com os caras que tem torno CNC quanto fica fazer um lote de 10 pçs
Gilbertojipeiro38
05/01/2009, 09:07
Mimimi de novo?
Larga a mão de ser moça.... Se não guenta, não enche o saco... Vai visitar um fórum de vinhos pra pedir educação, seu mala!
Educação eu tenho. Quem não tem alguma coisa aqui é vc e é capacidade de compreender o que os outros dizem. Burro pacaraio... :putz:
nbtmqsf
mes que vem completo 25 anos de industria e oficina mecanica, de putaria ignorancia e baixaria ja sei tudo. gosto muito de vinhos, nao sou mala
vai cuidar do seu topico e nao enche o saco no meu, se voce acha que o forum eh seu enfia ele no c*, se nao tem nada de util a postar fique quieto
ela gira 42 graus e custa U$ 250,00, vou ver com os caras que tem torno CNC quanto fica fazer um lote de 10 pçs
Gilberto,
Só não esquece que a esfera com a rosca precisa ser forjada... Usinada não vai aguentar...
Abraços de quem já procurou estas esferas prontas e não encontrou no tamanho desejado.
Dirceu :pipoca:
equipeminas4x4
05/01/2009, 10:52
Gilberto,
Só não esquece que a esfera com a rosca precisa ser forjada... Usinada não vai aguentar...
Abraços de quem já procurou estas esferas prontas e não encontrou no tamanho desejado.
www.rpl.com.br (http://www.rpl.com.br)
[]´s
Gilbertojipeiro38
05/01/2009, 11:10
vou tentar fazer de 4340 para compensar
tem uns terminais de direçao de trator bem grandes com rosca de 40 mm que verei tambem
www.rpl.com.br (http://www.rpl.com.br)
[]´s
Marcel,
Valeu pelo link :concordo:.
vou tentar fazer de 4340 para compensar
tem uns terminais de direçao de trator bem grandes com rosca de 40 mm que verei tambem
Gilberto,
Mesmo em 4340 não vai aguentar...
A opção de achar alguma coisa de prateleira no mercado continua sendo a melhor opção, como por exemplo, esta de trator que você citou.
Abraços,
Dirceu
Gilberto,
Porque não vai aguentar??
Abraços,
Bill
Porque não vai aguentar??
Abraços,
Bill
O problema é que quando você usina uma esfera de uma barra trefilada, você corta a orientação interna da estrutura das fibras, enfraquecendo o material
Já no processo de forja, as mesmas somente são reorientadas, não causando tal enfraquecimento. (Veja a ilustração na foto)
Para a aplicação desejada, todo o esforço sofrido pela suspensão traseira deverá ser suportado apenas por este pino esférico + panhard...
Tá bom, alguém vai dizer que isso é só teoria, mas não pode ser descartada...
Abraços,
Dirceu
samukanvas
05/01/2009, 13:13
Quem deveria saber isso é o gilberto que diz ser fodão com 1000 anos nas costas e até hoje não aprendeu porra nenhuma.
Que merda deve ser passar a vida dizendo que sabe e tomar uns puxões de orelha da molecada do fórum....
Ta aí ô paiaço giba, esse sistema é uma merda, quando vc fizer vai continuar sendo uma merda, qualquer mobral com máquina de solda e metro de pedreiro faz (deve ser por isso que vc se qualifica pro projeto) e não adianta polir merda que ainda vai ficar com cheio e aparência... (Polir merda quer dizer fabricar juntas com material caro. Pra vc entender, já que tá difícil...)
Tá bom pra vc? Já acrescentei coisa demais nesse tópico. Vc que é burrão e continua a não entender.
nbtmqsf
:lol:
O problema é que quando você usina uma esfera de uma barra trefilada, você corta a orientação interna da estrutura das fibras, enfraquecendo o material
Já no processo de forja, as mesmas somente são reorientadas, não causando tal enfraquecimento. (Veja a ilustração na foto)
Para a aplicação desejada, todo o esforço sofrido pela suspensão traseira deverá ser suportado apenas por este pino esférico + panhard...
Tá bom, alguém vai dizer que isso é só teoria, mas não pode ser descartada...
Abraços,
Dirceu
Concordo com o que disse agora, mas isso é muito longe de dizer que uma peça usinada em 4340 não vai aguantar.........
Abraços,
Bill
Quem deveria saber isso é o gilberto que diz ser fodão com 1000 anos nas costas e até hoje não aprendeu porra nenhuma.
Que merda deve ser passar a vida dizendo que sabe e tomar uns puxões de orelha da molecada do fórum....
Ta aí ô paiaço giba, esse sistema é uma merda, quando vc fizer vai continuar sendo uma merda, qualquer mobral com máquina de solda e metro de pedreiro faz (deve ser por isso que vc se qualifica pro projeto) e não adianta polir merda que ainda vai ficar com cheio e aparência... (Polir merda quer dizer fabricar juntas com material caro. Pra vc entender, já que tá difícil...)
Tá bom pra vc? Já acrescentei coisa demais nesse tópico. Vc que é burrão e continua a não entender.
nbtmqsf
Rodrigo, faz mal segurar estes sentimentos dentro de você, diz pra gente o que você realmente pense do assunto...........:mrgreen:
Agora, uma coisa é verdade. Se esta suspensão fosse boa, teria sido muito mais praticada e divulgada. Não se vê muito dela simplesmente porque tem muito defeito.
Abraços,
Bill
Gilbertojipeiro38
05/01/2009, 13:42
nbtmqsf
kkkkk pisei no calo da boneca
Gilbertojipeiro38
05/01/2009, 13:48
Marcel,
Valeu pelo link :concordo:.
Gilberto,
Mesmo em 4340 não vai aguentar...
A opção de achar alguma coisa de prateleira no mercado continua sendo a melhor opção, como por exemplo, esta de trator que você citou.
Abraços,
Dirceu
vi aqui no comercio uns terminais da linha MF usados na traçao ZF 359 eles ligam o cilindro da direçao as rodas fazer virar um pneu 28" a força que o cilindro faz eh +- 9000 kgf e eles demoram muito a quebrar, o unico inconveniente e o angulo maximo de articulaçao de 30 graus. o preço e R$ 100,00
vi aqui no comercio uns terminais da linha MF usados na traçao ZF 359 eles ligam o cilindro da direçao as rodas fazer virar um pneu 28" a força que o cilindro faz eh +- 9000 kgf e eles demoram muito a quebrar, o unico inconveniente e o angulo maximo de articulaçao de 30 graus. o preço e R$ 100,00
E não vai durar 02 meses que terá uma folga enorme. Terminais agrícolas são de péssima qualidade.........
Abraços,
Bill
samukanvas
05/01/2009, 14:04
Rodrigo, faz mal segurar estes sentimentos dentro de você, diz pra gente o que você realmente pense do assunto...........:mrgreen:
Agora, uma coisa é verdade. Se esta suspensão fosse boa, teria sido muito mais praticada e divulgada. Não se vê muito dela simplesmente porque tem muito defeito.
Abraços,
Bill
Ahhh... Bill.... Vc estragou a brincadeira :lol: O giba apertou o botão da discórdia e eu tava cheio de cartas na manga... Vc sabe que meu esporte preferido é discutir na internet :odedo:
samukanvas
05/01/2009, 14:05
kkkkk pisei no calo da boneca
Será? Ou o contrário? Paiaço giba...:twisted:
Tentando recuperar a discussão....
Gilbertojipeiro38
05/01/2009, 14:06
E não vai durar 02 meses que terá uma folga enorme. Terminais agrícolas são de péssima qualidade.........
Abraços,
Bill
tem marcas boas e ruins
os originais da zf sao otimos
tai o link do pirate
www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=235977
Marcelo A. Marchiodi
05/01/2009, 14:09
Tava olhando um catálogo da Termiparts que tenho, algumas séries de terminais vão até 80 mm, cada um pode pesar até 13 kg... só pra ter idéia do tamanho!
Estou gostando deste tópico...
Daqui a pouco sai uma nave espacial com arado acoplado, mas o link da suspensão vai continuar no papel. :twisted:
Abraços esperando para ver no que vai dar. :pipoca:
samukanvas
05/01/2009, 21:31
Envio mais uma opção... essa bem fácil de fazer heim....
Pra fazer o furo no PU é só pedir pra qualquer sorveteiro com colher de sorvete na mão. Dá o tarugo de pu que eles fazem uma bola certinho!!! Escolhe um pino de reboque com rosca longa e solda no triângulo de tubo quadrado com parede de 1/4 e pronto!!! Ah, vc tb pode colocar uma ponta pra engraxar o conjunto. Fica xiiiique dimais!!! :pipoca:
Bill, tô te enviando a cherokee branca semana que vem pra trocar minha suspa da clayton por um par desses triângulos, ok? Chega de queimar a cabeça com fórmulas de 4link triangulado e cad lindão!! A prata tá na garantia ainda? Posso trocar? Eu tenho uns dias pelo código do consumidor :odedo: :lol:
Só quero ver se vai fazer mesmo ou se foi só pra postar alguma coisa em hardcore.... Se bem que essa suspa não é hardcore :pensativo: :odedo:
equipeminas4x4
05/01/2009, 21:38
Puta gambi do caráleo. Com a experiência q a galera temem fabricação, vai ter nego se matando com essa merda e vc será o responsável.:odedo:
Pelo menos fala q a esfera num pode passar pelo furo da chapa, pra nego num fazer merda.
VSF
Sergio Rocha
05/01/2009, 21:48
Não sei aonde ele arranja essas fotos.
[]':pipoca:
equipeminas4x4
05/01/2009, 21:54
Vamos pra 1 dica simples e eficaz. Pra que todos esses mega hiper super sistemas de articulação, se a barra pode e vai girar nesse parafuso q aparece na ponta da barra???
Sergio Rocha
05/01/2009, 21:58
Vamos pra 1 dica simples e eficaz. Pra que todos esses mega hiper super sistemas de articulação, se a barra pode e vai girar nesse parafuso q aparece na ponta da barra???
Pra dar uma puta folga.
[]':odedo:
Caramba...parece peça de cadeira de escritório!!!!!!!!!
Milton Quindim
05/01/2009, 22:21
Não sei aonde ele arranja essas fotos.
[]':pipoca:
Isso foi o começo das gambis do Samukanvas...não sabe que ele ficou retardado assim de tato dar porrada nas gaiolas quando quebrava as gambis?????
samukanvas
05/01/2009, 22:47
Olha que eu vou ficar puto e vou agredir todo mundo.... Não falem mal do meu brinquedo :odedo:
Essa junta é da nth degree... Já foi muito testada pelos piores animais nos eua.
bjs
Senhores Moderadores,
Favor mudar este tópico para o "GAMBICORE 4X4".
Ainda aguardando para ver onde isso vai dar... :putz:
samukanvas
05/01/2009, 22:55
Vc está certo, amor...
O problema é que do jeito que vc quer vai funcionar e vai ser muito mais barato de fazer... :mrgreen:
bjs
Falando sério agora...podem até zoar, sei que vão. Existem juntas rotulares que usamos na industria para grandes esforços, acredito que em veículos não seria diferente. Quanto ao esforço não vejo problema a maior limitação seria o curso angular.
http://www.skf.com/portal/skf/home/products?lang=pt&maincatalogue=1&newlink=3 (http://www.skf.com/portal/skf/home/products?lang=pt&maincatalogue=1&newlink=3)
Abs,
Milton Quindim
06/01/2009, 00:06
Hum...se é sério que o parafusão funfa belezinha então vou de parafusão uai...
Um dia tinha que mudar a suspensão as molas tão travando um pouco nas erosões...
Isso que aqui elas nem são tão grandes...vide fotos
Senhores Moderadores,
Favor mudar este tópico para o "GAMBICORE 4X4".
Ainda aguardando para ver onde isso vai dar... :putz:
Cuidado aí.... Este conceito não é sinónimo de gambi não, deita debaixo de um Unimog para ver este sistema funcionando muito bem. A questão é a execução, mas isso se aplica à qualquer suspensão.
Se for bem projetado e bem montado, este 1-link vai funcionar bem, dentro dos limites impostos pelo conceito. Nunca funcionará tão bem quanto um 4-link bem-feito, mas pode ser que o usuário não precisa de toda daquela performance....
Abraços,
Bill
Milton Quindim
06/01/2009, 12:18
Cuidado aí.... Este conceito não é sinónimo de gambi não, deita debaixo de um Unimog para ver este sistema funcionando muito bem. A questão é a execução, mas isso se aplica à qualquer suspensão.
Se for bem projetado e bem montado, este 1-link vai funcionar bem, dentro dos limites impostos pelo conceito. Nunca funcionará tão bem quanto um 4-link bem-feito, mas pode ser que o usuário não precisa de toda daquela performance....
Abraços,
Bill
Acredito ser este o meu caso...custo benefício...eu uso o jipe no dia a dia e nas trilhas muitas pesadas e outras mais ainda...com muia lam erosão e tal, mas não participo de nenhuma competição e tbm não quero meu jipe muito fora das caracteristicas dos jipes dos meus colegas senão acabarei sozinho nas trilhas como muitos que conheço e que agora voltaram a montar um jipinho ao invez de um monstrinho.
Se este sistema é isso o que o Bill disse para mim está excelente.
Seus problemas em trilha serão anti-squat e axle steer, se conseguir conviver com estes inconvenientes, ficará satisfeito....
Abraços,
Bill
Milton Quindim
06/01/2009, 12:36
Seus problemas em trilha serão anti-squat e axle steer, se conseguir conviver com estes inconvenientes, ficará satisfeito....
Abraços,
Bill
Te adoro...acho vc um cara que manda muito bem no que faz mas por favor, comigo fale em Português.Sou péssimo em me adaptar a linguas estrangeiras e já demorei o suficiente para aprender o portugues se misturar ingles fica ruim demais.
Abraços.
Milton, é só dar uma busca que aqui no fórum tem material sobre anti-squat e axle steer, leitura interessante bagarai.
:concordo:
Abraços
Gilbertojipeiro38
06/01/2009, 12:45
Te adoro...acho vc um cara que manda muito bem no que faz mas por favor, comigo fale em Português.Sou péssimo em me adaptar a linguas estrangeiras e já demorei o suficiente para aprender o portugues se misturar ingles fica ruim demais.
Abraços.
mandou bem!
traduz para gente
Elmer_Jeep
06/01/2009, 12:51
Abraços.
Tá fudido então, esses termos são padronizados no meio off-road dai é mais negócio vc se adequar caso queira aprender algo de verdade.
:odedo:
Gilbertojipeiro38
06/01/2009, 12:57
Milton, é só dar uma busca que aqui no fórum tem material sobre anti-squat e axle steer, leitura interessante bagarai.
:concordo:
Abraços
sorry ja pesquisei e achei
Abraços.
Bill,
Em nenhum momento falei que as soluções apresentadas são as GAMBI...
As dúvidas é que vão fazer delas umas GAMBI...
Responde: O que veio primeiro: O ovo ou a galinha... :twisted:
Abraços,
Dirceu
Abraços.
huahuahuahu ROLOU AMOR AIII eehehehhe
olha vou concordar... eu trabalho com termos em ingles o tempo todo (aliás o sistema operacional dos servidores que configuro, Macs e etc sãot odos em inglês e não usaria de outra forma, já que foram criados originalmente com essa lingua, me adaptei).
Mas que o português (Brasileirês na real) está abandonado as traças e temos uma invasão de outras linguas principalmente inglês... o mais foda é quando nego pega uma frase em ingles e abrasileirando ela tipo o cara que anda com o carro "DRIFTANDO" é de morrer...
Eu sou mais um que nem português sei direito e o inglês as vezes zica, mas que o inglês é mais fácil que o português e que o alemão (minha segunda lingua por origem e sei mais falar do que escrever...) aaahhh num tenha dúvidas meine freund!
Ich habe nicht verstaden! ahuahuahuahu
Virou tópico de linguística....... :odedo:
Gilbertojipeiro38
08/01/2009, 14:00
eh vamos encerrar este topico, porque abri ele pensando que ia aprender alguma coisa, mas dele nao se aproveitou nada
equipeminas4x4
08/01/2009, 14:15
eh vamos encerrar este topico, porque abri ele pensando que ia aprender alguma coisa, mas dele nao se aproveitou nada
Gilberto,
Vc precisa entender melhor as entrelinhas.
[]´s
Gilberto,
Vc precisa entender melhor as entrelinhas.
[]´s
Pois é, se não conseguiu aproveitar nada deste aqui, só posso concluir que o Samukanvas tem razão..... Leia o tópico novamente, que tem muita coisa boa....
Abraços,
Bill
equipeminas4x4
08/01/2009, 14:40
Pois é, se não conseguiu aproveitar nada deste aqui, só posso concluir que o Samukanvas tem razão..... Leia o tópico novamente, que tem muita coisa boa....
Abraços,
Bill
dá muito trabalho fazer isso. Vc poderia fazer um resumo e explicar detalhadamente cada ítem??
Obrigado.
samukanvas
08/01/2009, 16:06
dá muito trabalho fazer isso. Vc poderia fazer um resumo e explicar detalhadamente cada ítem??
Obrigado.
X2!!!!!
E se puder colocar uns links em inglês e depois traduzir pra gente comprovando suas explicações pra termos certeza do que vc está falando seria legal.
Abs :mrgreen:
Milton Quindim
08/01/2009, 22:41
kkk...eu pedi para explicar os termos em ingles somente para poder entender...por exemplo se ele me diz axle steer...eu posso concluir que seria uma torção nas axilas ou nas articulações...mas se ele me disser que axle steer é a rotação da rpotula do alpendre da vovó donalda eu já saberei quando ver o termo novamente...hehehe
Eu, como sou burrinho e sei de porra nenhuma, acabei aprendendo bastante aqui....
FernandoRisso
09/01/2009, 01:13
Gilberto,
Vc tem alguma habilidade para construir coisas, simples e funcionais. Se quer usar um 1link em um carro para trilhas está perfeito, mas vc vai ter muito movimento da sua suspensão pulando (axle wrap) e não indo ao lugar que vc deseja (axle steer), justamente pela construção dela. O pq já foi explicado algumas vezes pelo Bill e por outros aqui no forum, pesquise!
Além do fato que se aquela única junção da suspensão com o chassis ou estrutura tubular falhar, logo vc terá seu eixo voando alguns metros, se isso não te incomoda OK, mas continue andando aí na Bahia, sem atrapalhar.
Quindim, vá estudar um pouco e depois poste aqui. Comece pelo 4link calculator e depois alguns bons tópicos de jeeps construídos, como o Devasso, XJ do Samukanvas, Samurai Preto Véio e o BoB!
Qq dúvida inteligente, volte aqui!
[]'s estudiosos!
Milton Quindim
09/01/2009, 14:27
Gilberto,
Vc tem alguma habilidade para construir coisas, simples e funcionais. Se quer usar um 1link em um carro para trilhas está perfeito, mas vc vai ter muito movimento da sua suspensão pulando (axle wrap) e não indo ao lugar que vc deseja (axle steer), justamente pela construção dela. O pq já foi explicado algumas vezes pelo Bill e por outros aqui no forum, pesquise!
Além do fato que se aquela única junção da suspensão com o chassis ou estrutura tubular falhar, logo vc terá seu eixo voando alguns metros, se isso não te incomoda OK, mas continue andando aí na Bahia, sem atrapalhar.
Quindim, vá estudar um pouco e depois poste aqui. Comece pelo 4link calculator e depois alguns bons tópicos de jeeps construídos, como o Devasso, XJ do Samukanvas, Samurai Preto Véio e o BoB!
Qq dúvida inteligente, volte aqui!
[]'s estudiosos!
Como eu disse ...dinehiro deixa os caras preguiçosos...kkk:odedo:
FernandoRisso
09/01/2009, 23:37
Milton, VSF! Montei a suspensão do BoB de cabo a rabo sem ajuda de ninguém. Sei como botar a mão na massa, vc devia fazer o mesmo e aprender um pouco!
Dinheiro é o que mais me falta, mas não vou abrir mão de performance fazendo algo tosco, se te agrada vá em frente!
Boa sorte na empreitada!
[]'s
Milton Quindim
10/01/2009, 10:43
Milton, VSF! Montei a suspensão do BoB de cabo a rabo sem ajuda de ninguém. Sei como botar a mão na massa, vc devia fazer o mesmo e aprender um pouco!
Dinheiro é o que mais me falta, mas não vou abrir mão de performance fazendo algo tosco, se te agrada vá em frente!
Boa sorte na empreitada!
[]'s
Ei cara...parabéns por seu empenho no BOb ficou lindo mesmo...mas creio que vc deveria se portar comno uma pessoa menos arrogante...vc teve muuuuiita ajuda si senhor e creio que deveria reconhecer isso.
Técnica, de muitos aqui do fórum que quebraram suas cabeças antes para fazer o que vc copiou e financeira com seu mano bancando tudo e técnica com seu pai e seu mano ajudando tbm...se isso não for ajuda o que é então...o que vc começou a fazer lá a anos atras eu estou começando a fazer agora...especulando e metendo a cara fazendo perguntas idiotas como vc fez no seu começo para ver se as coisas são respondidas e tiram duvidas ou vc esqueceu de o quanto vc ralou atras do que fazer...o que estou fazendo é a mesma coisa...e pelo que eu i até agora vc não teve o desprazer de encontrar uns malas arrogantes que ficavam querendo tripudiar em cima de vc porque sabiam que leles mesmos já ahaviam passado por isso também então se vc não tem respeito pelas duvidas dos outros pelo menos respeita aqueles que um dia tiveram a paciencia de te ensinar como chegar onde vc chegou...modestia e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguem...
Abraços e vou continuar atras dos pergaminhos...que eu considero estudo.
Antes que esqueça...:odedo:
FernandoRisso
10/01/2009, 11:13
Milton, ponha a mão na massa e mostre aqui depois. Tente copiar e vejamos o resultado.
[]'s
Alexandre Souto
10/01/2009, 13:51
Ei cara...parabéns por seu empenho no BOb ficou lindo mesmo...mas creio que vc deveria se portar comno uma pessoa menos arrogante...vc teve muuuuiita ajuda si senhor e creio que deveria reconhecer isso.
Técnica, de muitos aqui do fórum que quebraram suas cabeças antes para fazer o que vc copiou e financeira com seu mano bancando tudo e técnica com seu pai e seu mano ajudando tbm...se isso não for ajuda o que é então...o que vc começou a fazer lá a anos atras eu estou começando a fazer agora...especulando e metendo a cara fazendo perguntas idiotas como vc fez no seu começo para ver se as coisas são respondidas e tiram duvidas ou vc esqueceu de o quanto vc ralou atras do que fazer...o que estou fazendo é a mesma coisa...e pelo que eu i até agora vc não teve o desprazer de encontrar uns malas arrogantes que ficavam querendo tripudiar em cima de vc porque sabiam que leles mesmos já ahaviam passado por isso também então se vc não tem respeito pelas duvidas dos outros pelo menos respeita aqueles que um dia tiveram a paciencia de te ensinar como chegar onde vc chegou...modestia e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguem...
Estamos na AREA HARD-CORE Milton....
Como "combinado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48947)" antes...
aki nao tem mimimi... e vc ta mimizando desduCUmeço.
Pesquise (GOOGLE TB EH PESQUISA, tem fotos e letras e tb tradutor), faça a suspa e nos relate seu parecer sobre sua experiencia e serviço feito, pra isso ki tamu aki amigo....
Por isso LEIO e APRENDO :odedo:
[]'s tudibao na sua construção!!!
Ps.: esta foi minha primeira msg aki na HARD-CORE :concordo:
Continue fazendo perguntas inteligentes que demostram iniciativa própria e estudo, vou continuar te ajudando....:concordo:
Abraços,
Bill
Milton Quindim
11/01/2009, 00:38
Continue fazendo perguntas inteligentes que demostram iniciativa própria e estudo, vou continuar te ajudando....:concordo:
Abraços,
Bill
Obrigado mesmo...valeu Bill...:concordo:
Gilbertojipeiro38
12/01/2009, 08:49
[QUOTE=Milton Quindim;782217]Ei cara...parabéns por seu empenho no BOb ficou lindo mesmo...mas creio que vc deveria se portar comno uma pessoa menos arrogante...vc teve muuuuiita ajuda si senhor e creio que deveria reconhecer isso.
Antes que esqueça...:odedo:[
X2
Fernando vou continuar pesquisando o topico www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639 e digamos assim incomclusivo
Fernando vou continuar pesquisando o topico www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3639) e digamos assim incomclusivo
Gilberto,
Nem sempre a conclusão de um assunto esta correlacionado a apenas um tópico aqui no forum... PESQUISE EM TODO O FORUM :concordo:.
Tenta somar as informações do link acima com o link abaixo e tire suas próprias conclusões sobre anti squat e anti dive.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10266&highlight=link+calculator (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=10266&highlight=link+calculator)
Abraços,
Dirceu
Milton Quindim
12/01/2009, 11:12
Estamos na AREA HARD-CORE Milton....
Como "combinado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48947)" antes...
aki nao tem mimimi... e vc ta mimizando desduCUmeço.
Pesquise (GOOGLE TB EH PESQUISA, tem fotos e letras e tb tradutor), faça a suspa e nos relate seu parecer sobre sua experiencia e serviço feito, pra isso ki tamu aki amigo....
Por isso LEIO e APRENDO :odedo:
[]'s tudibao na sua construção!!!
Ps.: esta foi minha primeira msg aki na HARD-CORE :concordo:
Creio que alguns estão confundindo alhos com bugalhos...
Por ser Hardcore não seria permitido perguntas ididotas não relacionadas aos tópicos e não para simplesmente pisar emcima daqueles que estão aqui para aprender com quem já fez.
Se querem uma area para dar porrada deveriam ter pedido uma área ARENA e não de preparção pesada.
Mesmo no PIRATE existe rwespeito entro os foristas quando o assunto é sério..mas quando realmente é bobagem sou a afvor do massacre sim...pois isso além de desviar o assunto do tópico faz com que ele vire uma bagunça.
Como um infeliz que perguntou o que é T-case num outro tópico aqui da área...isso é digno de apedrwejamento mas estamos aqui querendo aprender para um dia poder ensinar a quem , como nós se coloca nesta posição hoje...hehehe
Abraços não mimimizados...:dance:
Alexandre Souto
12/01/2009, 12:43
Creio que alguns estão confundindo alhos com bugalhos...
Por ser Hardcore não seria permitido perguntas ididotas não relacionadas aos tópicos e não para simplesmente pisar emcima daqueles que estão aqui para aprender com quem já fez.
Se querem uma area para dar porrada deveriam ter pedido uma área ARENA e não de preparção pesada.
Mesmo no PIRATE existe rwespeito entro os foristas quando o assunto é sério..mas quando realmente é bobagem sou a afvor do massacre sim...pois isso além de desviar o assunto do tópico faz com que ele vire uma bagunça.
Como um infeliz que perguntou o que é T-case num outro tópico aqui da área...isso é digno de apedrwejamento mas estamos aqui querendo aprender para um dia poder ensinar a quem , como nós se coloca nesta posição hoje...hehehe
Abraços não mimimizados...:dance:
Vc ta correto, mas pesquisa eh a alma do ensino auto didata. :mrgreen:
Se nao sabe oque significa tal termo em ingles, que ajuda bastante a entender do que se trata o assunto, procure no forum, pesquise tb no Google... nao existe soh o forum. :D
Eu faço assim, para nao fazer perguntas que pode ser muito banal para uns ou irei esculhambar o topico, procuro antes entender o basico do assunto e depois me impenho no topico tirando as demais duvidas.
Nao to falando que vc ta fazendo errado, cada um eh cada um. :concordo:
Quaaaaaaaaando eu quero muito saber do assunto, eu faço isso, que nao eh tanto o caso daqui.
A todos, obrigado e descupa qquer coisa!!!
[ ]'s!!!
PAZ
samukanvas
12/01/2009, 14:43
Parabens ao pessoal pela grande conquista!!!
http://asiansinamerica.typepad.com/photos/uncategorized/2008/06/24/raising_gay_flag82113550_std.jpg
Se não fosse vcs esse tópico seria cheio de técnica e teria alguma construção.
Moderas, se puderem, limem esse tópico daqui tb!! Ou pelo menos as trocas de carinho...
Abs :odedo:
Murisoca
27/05/2010, 14:17
iae
alguem fez essa suspenção de 1 link:?:.
Rodrigo Baratti
27/05/2010, 21:50
iae
alguem fez essa suspenção de 1 link:?:.
Tem um pessoal do Jeep Clube Tamoios de Caraguatatuba que é fã dessa suspensão, desde que postei as primeiras fotos lá atras eles não param de montar essa suspa.
Deve ter uns 15 jeeps andando com ela por lá, inlcusive uma Hilux.
Se é boa ou não tem muita informaçao na bagunça desse tópico.
[]`s
Gilbertojipeiro38
01/06/2010, 19:35
rodrigo vc tem fotos desses jeep pra gente ver
tstapazzoli
01/06/2010, 23:20
Senhores,
"
Se for bem projetado e bem montado, este 1-link vai funcionar bem, dentro dos limites impostos pelo conceito. Nunca funcionará tão bem quanto um 4-link bem-feito, mas pode ser que o usuário não precisa de toda daquela performance...."
Partindo das palavras do mestre em suspensões, é verdade dizer que está suspensão é indicada para raid/ rally (regularidade obviamente). Caso negativo, quais as sugestões?
Abraços,
Thiago.
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
02/06/2010, 00:07
Essa suspensão, que na base é o mesmo conceito da do Mog, é tão eficiente que é a mesma desde da década de 50 nos Unimogs...os Mogs 0Km saem com o mesmo tipo de suspensão...praticamente não mudou nada nesses mais de 60 anos de fabricação.
Nos Mogs dá pra se dizer que é 2 link pois um link é a panhard e o outro link é o tubo que liga o eixo a caixa do Mog...no Unimog esse tubo é um tubo que "encapa" o cardã...numa ponta ele é aparafusado no diferencial e na outra ponta ele encaixa em uma "baita" rótula que vai aparafusada na caixa.
Segue em anexo fotos que eu tirei dos Unimogs que tenho e que mostra bem esse link que encapa o cardã e a rótula que é presa na caixa.
Abaixo tem um vídeo que eu consigo torcer bastante a suspa de um Mog 401 com as molas originais da caçamba do Mog que são duras pra caraio pois a caçamba aguenta levar até 1 tonelada...com uma mola mais flexível a suspa deve torcer ainda mais :twisted:
http://www.youtube.com/watch?v=HEb7hgQzW6c
http://www.youtube.com/watch?v=BcjEvm1PC6A&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=PU2GVjwLTuI&feature=related
[ ]'s
Chuck - EQUIPE JEEPBOM
02/06/2010, 00:16
A primeira fotos saiu errada...era para ser esta abaixo:
[ ]'s
FernandoRisso
02/06/2010, 11:58
Uma pergunta que não quer calar, o Quindim ou o Gilberto montaram uma dessas ou continuam desenhando? :odedo:
[]'s
Milton Quindim
02/06/2010, 20:00
Uma pergunta que não quer calar, o Quindim ou o Gilberto montaram uma dessas ou continuam desenhando? :odedo:
[]'s
Nem desenhando ...hehehe
Rodrigo Baratti
02/06/2010, 21:17
rodrigo vc tem fotos desses jeep pra gente ver
As fotos que tinha já postei no topico. :concordo:
fabiano carraro
11/09/2010, 00:51
SE DIMINUIR E INVERTER ESTE "MEGA CANBAL"E ENFIAR MAIS DOIS LINKS VIRA A SUSPA DOS LAND......
muito mais eficiente e facil de copiar pra o que fazemos por aq.:mrgreen:
ainda prefiro uma coisa que o samuka me diç uma vez......"enfia mais 3 links que vai ficar EXCELENTE".:palmas:
t +