Ver Versão Completa : Cambio auto, 3 ou 4 marchas??
Jack Jipeiro
29/12/2008, 14:02
Pessoal, estou querendo mudar o powertrain do CJ, to pretendendo colocar motor Opala 6cc com cambio auto do mesmo, mas to na duvida de qual cambio é melhor para trilhas pesadas, o de 3 ou 4 marchas??
As relações são iguais, qual é mais robusto??
Toda ajuda será bem vinda, visto que não entendo quase nada de Cambios Autos...
Abraços...
Já ouvi dizer que o o câmbio auto na trilha é um espetáculo - por motivos óbvios.
O de 3 contra o de 4... dos originais dizem que o de 3 é muito mais resistente. Genericamente, um câmbio de 4 marchas é melhor em termos dos escalonamentos. Bom mesmo seria um câmbio de 5 marchas... um hipótese que você não está considerando. Ainda mais com esse motor, um 5a marcha longa ficaria muito bem para os deslocamentos em estrada.
São coisas que eu aprendi aqui nno fórum...
Abraços a todos...
cRiPpLe_rOoStEr
29/12/2008, 17:44
os câmbios de 3 marchas são normalmente mais "pesadões", mas o que prejudica mais o consumo é o conversor de torque...
Jack Jipeiro
29/12/2008, 20:37
Julinot, não considero os deslocamentos, pois meu CJ não da para ir para muito longe, então eu prefiro mesmo, um mais robusto, além do que todos cambios autos tem o overdrive, que é como se fosse uma quinta marcha...
Mas é isso ai pessoal, vamos me ajudando nessa empreitada...
Abraços...
cRiPpLe_rOoStEr
29/12/2008, 23:49
tenho curiosidade de saber como se comporta um câmbio cvt na trilha, mas com excessão de alguns sport-utilities nipônicos não sei de nenhuma experiência nesse sentido...
Jack Jipeiro
30/12/2008, 00:05
Também nunca ouvi falar, mas ainda são raros os cambios CVTs em veiculos 4x4, não são??
Abraços...
Jack... eu não sabia que os câmbios automáticos têm um overdrive. Você tem certeza ?
Abraços a todos...
Julinot, não considero os deslocamentos, pois meu CJ não da para ir para muito longe, então eu prefiro mesmo, um mais robusto, além do que todos cambios autos tem o overdrive, que é como se fosse uma quinta marcha...
Mas é isso ai pessoal, vamos me ajudando nessa empreitada...
Abraços...
Eugenio Risovas Pirata
30/12/2008, 14:19
Estou colocando um 6 cilindros com câmbio automático de 3 marchas....mas não está pronto, por isso não testei e não posso dizer nada...Mas...dizem que vai ficar "animal"....
[ ]
Também nunca ouvi falar, mas ainda são raros os cambios CVTs em veiculos 4x4, não são??
Abraços...
Acho que cvt só em carros modernos, como audi e honda.... fora que.... é caro para caramba.... tempos atras um colega teve problema no cambio do fit e na honda não vendem peça para reparo desse cambio... ou seja... troca direto... ai imagina a paulada né....
Segundo a concessionária, era para manter a qualidade do produto - carro.
[]´s
não são todos os CAs que tem overdrive, mas o do opala 4marchas se não me engano tem sim, o 3m certeza que não tem
Já ouvi dizer que o o câmbio auto na trilha é um espetáculo - por motivos óbvios.
O de 3 contra o de 4... dos originais dizem que o de 3 é muito mais resistente. Genericamente, um câmbio de 4 marchas é melhor em termos dos escalonamentos. Bom mesmo seria um câmbio de 5 marchas... um hipótese que você não está considerando. Ainda mais com esse motor, um 5a marcha longa ficaria muito bem para os deslocamentos em estrada.
São coisas que eu aprendi aqui nno fórum...
Abraços a todos...
Ainda ninguém comprovou qual é mais forte, mas o três marchas saia no chevette e no suzuki e no opala 4 cilindros, já o 4 marchas, que tem overdrive, sai nos opalas 6cc e muitos outros v6, l6, v8, audi, bmw,jaguar,range rover...
No meu 6cc vou de 4 marchas!
Abs
cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 19:30
Acho que cvt só em carros modernos, como audi e honda....
o nissan murano e o xtrail usam cvt... a propósito: o cvt multitronic da audi é bastante usado em conjunto com o sistema quattro... alguém sabe que câmbio a q7 usa?
Jack Jipeiro
31/12/2008, 00:25
Jack... eu não sabia que os câmbios automáticos têm um overdrive. Você tem certeza ?
Abraços a todos...
Se são todos não sei, mas a maioria tem, a da minha XJ tem, do opala 4 sei que tem, só não sei no 3 se tem...
Alguém saberia informar as relações da marchas do CA do opala??
Abraços...
Deninson
31/12/2008, 07:20
Tava pensando em colocar um tres marchas na minha band, mas qual se adptaria ?
Se passar dentro da agua ... to em duvida
Normalmente os de 3 marchas mecânicos não têm overdrive!
Os de opala tem over e bloqueio de conversor, que o três marchas também não tem!
Abs
Jack Jipeiro
31/12/2008, 13:31
Zepi, pra que serve o bolqueio de conversor??
Mas overdrive em mecanicos só mesmo os mais modernos, mas em CA é normal, a maioria tem...
Abraços...
cRiPpLe_rOoStEr
31/12/2008, 15:03
o bloqueio do conversor serve para aumentar a velocidade do acoplamento do motor ao câmbio, reduzindo o consumo de combustível...
Jack Jipeiro
02/01/2009, 12:34
Não to lembrando para que serve, mas acho que não foi isso que escutei não...Vou dar uma pesquisada...
Abraços....
Overdrive em câmbio auto só se for de 4 marchas pra cima. Três marchas acredito não existir, senão teríamos a relação 1:1 (ou próximo disso) na segunda marcha, o que deixaria um buraco imenso entre a 1ª e a 2ª.
Pode até ser que exista, mas deve ser raro o que descarta qualquer adaptação.
[s]
Jack Jipeiro
02/01/2009, 19:34
Eu não sei o funciomento do CA, mas ele faz uma overdrive na ultima marcha, não é que a 4 ja seja uma overdrive, ela entra primeiro, acredito que 1:1, e depois entra o overdrive. Na cherokee é assim, por isso eu não descarto a possibilidade de haver cambios auto 3 marchas overdrive. Mas o do opala não é...
Abraços....
Felipe,
Para um câmbio ter relação overdrive ele precisa de uma marcha desmultiplicadora, ou seja, uma relação inferior a 1:1, como por exemplo 0,85:1. Eu não sei o conversor de torque consegue alguma coisa tecnicamente para desmultiplicar a marcha, mas acredito que não. De qualquer forma, nunca será igual a um câmbio com uma marcha overdrive.
A Cherokee funciona o overdrive porque ela tem uma caixa de 4 marchas.
[s]
Jack Jipeiro
02/01/2009, 21:01
Pois é Marcelo, mas andando com ela e contando as marchas que ela vai pondo, eu conto ela vai até a 4ª, mas mesmo em 4 chega um momento (mais ou menos 100KM), que a rotaçao abaixa e ela continua na mesma velocidade, como se engate uma overdrive... Eu acho que o conversor de torque que faz esse serviço, assim como ele também aumenta a potencia da primeira qdo necessario...
Abraços...
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.