Ver Versão Completa : Pressão de Pneus
Roberto - Hulk 70
27/09/2004, 20:43
Pessoal, tenho um Jeep Willys 1970, o Hulk e atualmente estou usando nele pneus 7.50-16 Power Torque Trail da Goodyear, por sinal um belo pneu. Como é uma polêmica a questão da pressão de ar deles, ou seja, uns falam pra usar 18 lbs, outros 20 e outros 15 lbs. O q vcs usam/ sugerem que eu use.
Abraços
Roberto
Roberto - Hulk 70
27/09/2004, 20:56
A propósito e desculpem, gostaria de me apresentar ... comprei o Hulk (ele é verde..) a +/- 2 meses por influencia de amigos e do trabalho e até agora, tirando pequenos problemas com mecânico - só alegria!!!
Entrei no fórum algumas vezes e fiquei admirado pela organização e a possibilidade de estar trocando informações e fazendo amizades com jipeiros de todo Brasil é bastante interessante..
Se precisarem de alguma coisa aqui em BH ... tamos às ordens.
Abraços
Roberto
Grande Roberto,
Bem-vindo ao Clube!!! :P :P :P
Eu costumo usar assim:
- Na estrada: 22 lbs - por ter menos buraco
- Na cidade: 19 lbs - por causa dos buracos. Assim o jeep fica um pouco mais macio
- Trilha: 14 lbs - o pneu fica bem mais macio e se "molda" melhor nos obstáculos
Tem jipeiro que abaixa até pra 8 lbs na trillha, mas corre o risco de "destalonar" o pneu da roda. :? :?
Acho que é isso. :roll:
[s] calibrados,
ja q o assunto e pneus , me tirem uma duvida , eu tenho no meu cj akeles pneus rodo-ruais , q são os originais da rural . 750x16 se n me engano , qual a calibragem ideal ? eu uso 28 neles , calibragem de carro normal . alguem pode me dar uma luz , ou melhor , um ar ? hehehe
Santoro,
Quem determina a pressão dos pneus é o veículo/aplicação e não o tamanho dos pneus/modelo dos pneus. :D
Você pode seguir os mesmo parâmetros que descrevi. :wink:
[s]
valeu marcelo , eu rodo com 28 lbs , estou rodando mais na cidade msm , acho q vou dar uma baixada neles . acredito q com 22 lbs ja fica bom ne ? pelo menos da uma melhorada nos trancos . :P
aliais . o teu jeep e igualzinho o meu praticamente .
Santoro,
Os jeeps tem a cor bem parecida, a diferença é que o seu tá zerado de lata, já o meu... :?
No manual do jeep fala de 23~24 lbs. Eu acho muito. :? Às vezes coloco 22 lbs mesmo na cidade. Mas quando você colocar umas 18~19 lbs vai perceber uma boa diferença. Dá um boa aliviada nos trancos. 8)
Faz uns testes, é a melhor coisa. :wink: :wink:
[s]
Roberto - Hulk 70
28/09/2004, 21:44
Marcelo,
Valeu a informação. Estou usando hoje 23 lbs e realmente tá dando muitos trancos, provocando muito desconforto.
Abraço
Roberto
FlavioBenedetti
01/02/2008, 12:14
Bem vindo ao forum, estou querendo colocar esses pneus no meu jeep, você pode informar o valor que vc pagou?
Abraços
T BOM C VCS?..OLHA NEM VOU FALAR MUITOI .APENAS UMA REGRA Q EU USO......CUANDO VOU CALIBRAR.....NUM POSTO OU EM OUTRO ..OU ATE NA MINHA OFICINA......SEMPRE CALIBRO OS 4 DE VES...MELHOR AINDA ENTRE POSTOS DIFERENTES....SEMPRE O 4 .....UM POSTO EOUTRO A CALIBAREGM PODE SER DIFERENTE.....ENTAO ..SEMPRE OS 4......ESPERO Q MINHA OBSERVASAO SEJA UTIL:concordo:
Amigos,
amanha vou instalar pneus Genius 1001 235-85/16 em meu CJ-5.
Acreditoq ue o Jeep pese cerca de 1250 Kg, e estou em dúvida quanto à pressão que devo calibrar esses pneus.
Alguém sabe me dizer ?
Abraços a todos...
Pablo.pinto2007
25/09/2009, 18:18
Amigos qual a regra que diz a calibração certa de qualquer pneu, seja lá qual for a aplicação, o tipo, o tamanho?
São vários os fatores, como peso, uso, caracteristicas do veículo, mas apenas uma regra deve ser usada.
Em condições normais, ou seja, em estradas, rodovias, cidades, etc. Calibração conforme o "bucho" que o pneu faz, já que nos nossos veículos fica difícil adotar o que o manual do jeep diz, pois geralmente com as adaptações e modificações, o jeep ou perde ou ganha peso, o meu por exemplo acho que ficou bem mais leve por causa da fibra de vidro, assim, teremos que seguir o diagrama abaixo, no primeiro pneu, ele está cheio demais, no do meio está calibrado correto e no terceiro vazio demais.
Agora, para uso em determinadas situações, como por exemplo, na praia ou areia muito frouxa, utilizamos a pressão mais baixa, conforme o pneu toma formato de bucho, assim aumenta a área de contato e faz com que o carro "flutue" na areia, e não enterre.
Em caminhos com pedras, geralmente se mantém a pressão de estrada, mas há quem diga que é bom dar um leve aumento na pressão, assim quando o pneu for de encontro com pedras não chegue a cortar.
Em lama, por aqui a gente deixa do jeito que roda na estrada também.
É claro que o pneu faz toda a diferença seja lá o seu uso e modelo, por exemplo, tenho dois jogos de pneus, um militar 600x16 firestone, e um jogo recapado na ost do modelo oligator 255/70 r15, assim como todos sabem o primeiro é convencional e o segundo radial, ou seja a estrutura do primeiro contém lonas de nylon e no segundo de aço, o que faz do aço, por ser mais resistente a ter menos camadas, e assim um pneu mais mole, maleável, consequentemente mais confortável, assim quando uso os dois jogos, não há diferença, todos os pneus com 15 libras, pra rodar na estrada e na areia baixo geralmente para 8 o radial, já o convencional não adianta baixar, ele não faz bucho, coloco às vezes 6 libras, ou até menos (o meu calibrador só marca de 6 em diante), e o pneu nem aí... porém quanto mais baixo, qualquer pneu que seja, mais fácil destalonar, sendo que os convencionais que utilizam câmaras de ar, não corre esse risco. E muitos que correm em indoor, utilizam um artifício simples que se acontecer pode tirar o cara da competição que é destalonar um pneu, assim utiliza-se câmaras de ar nos pneus radiais e ainda por cima colocam uma abraçadeira na valvula de ar, para este com o movimento feito pelo pneu não entrar para dentro do aro, impedindo assim o seu esvaziamento...
É isso, tudo que sei sobre pneus e espero ter ajudado a esclarecer alguma dúvida dos leitores.
Abraços
SHERE KHAN
25/09/2009, 19:52
Quando o Jeep estava com os 235/85/16, usava calibragem 21psi na cidade e 17psi no fora de estrada, sem problemas. O Jeep ficava macio no asfalto e bem aderente no off road, nunca tive problema de furos, destalonamento, etc.
obrigado.
instalei ontem e comecei testando 25 mas pretendo baixar um pouco. vai ficar aí nessa faixa que você também usou.
abraços a todos...
Quando o Jeep estava com os 235/85/16, usava calibragem 21psi na cidade e 17psi no fora de estrada, sem problemas. O Jeep ficava macio no asfalto e bem aderente no off road, nunca tive problema de furos, destalonamento, etc.
SHERE KHAN
27/09/2009, 07:30
obrigado.
instalei ontem e comecei testando 25 mas pretendo baixar um pouco. vai ficar aí nessa faixa que você também usou.
abraços a todos...
25 no meu caso Julinot o Jeep pulava muito, mas ficava um pouquinho mais econômico. 21, ficava macio, o pneu começava a querer formar aquela "barriga" embaixo, foi o melhor meio termo que eu encontrei.
Não tive muito tempo para brincar com a pressão dos novos pneus Genius 1001. Como disse, meti 25, mas penso em baixar para 20 e encontrar um meio termo. Pular o bicho pula, mas não é por causa dos pneus... somente. Molas muito duras ! Com essa pressão de 25 na areia muito fofa de Saquarema afundou um pouco. Só consegui sair com a reduzida mas... trata-se de uma areia muito fofa, mesmo, então, acho que não foi mal. Vai depender de muitos fatores - consumo, por exemplo, mas acho que vai ficar tipo uns 22 no asfalto.
Abraços a todos...
25 no meu caso Julinot o Jeep pulava muito, mas ficava um pouquinho mais econômico. 21, ficava macio, o pneu começava a querer formar aquela "barriga" embaixo, foi o melhor meio termo que eu encontrei.