PDA

Ver Versão Completa : Tração travando a direção.



jmarcos1
29/12/2008, 08:48
Pessoal, sou novo neste fórum e agora posso participar como membro. Tenho uma Sportage Grand 2003 (diesel) e ja leio bastante sobre alguns assuntos, mas tenho uma dúvida em especial.
Quando giro a direção toda e estou na tração, as rodas dianteiras travam, nunca reparei se acontece na lama mas com certeza travam em piso duro e seco.
Já testei no elevador e não acontece.
Ja fui na KIA e eles me disseram que não há nada de errado, mas o mecânico ficou de pesquisar e verificar o que pode ser :parede:.
No manual mostra que isso pode acontecer, mas travar já é demais!
Será que alguém já passou por isso e pode me orientar?

ALEXANDRE MIETTI
29/12/2008, 10:07
Pessoal, sou novo neste fórum e agora posso participar como membro. Tenho uma Sportage Grand 2003 (diesel) e ja leio bastante sobre alguns assuntos, mas tenho uma dúvida em especial.
Quando giro a direção toda e estou na tração, as rodas dianteiras travam, nunca reparei se acontece na lama mas com certeza travam em piso duro e seco.
Já testei no elevador e não acontece.
Ja fui na KIA e eles me disseram que não há nada de errado, mas o mecânico ficou de pesquisar e verificar o que pode ser :parede:.
No manual mostra que isso pode acontecer, mas travar já é demais!
Será que alguém já passou por isso e pode me orientar?

Camarada, beleza, isso tá acontecendo no asfalto?
Tb sou novato, tive problemas com a minha roda livre e acabei trocando pelas avm, manuais, tive a mesma dúvida, pois testei no asfalto, o pessoal me explicou, que´pelo tipo do diferencial da Sportage, quando acionamos a tração dianteira, as duas rodas giram igual, e quando fazemos uma curva, a roda de dentro vira menos do que a de fora, ou seja, vai travar mesmo, tem até o perigo de arrebentar o diferencial, muito cuidado, use o 4x4 apenas na terra ou na lama, pois assim a roda de dentro "escorrega" e não tem problema, em pisos de forte aderencia, ela agarra mais no chão.
No elevador isto não acontece, pois não tá fazendo força.

Procure no tópico "motor e transmissão" que tá tudo bem explicado, este fórum é muito bom, já tirei muitas dúvidas com o pessoal.

Até mais.:concordo:

Marcos Vaz
29/12/2008, 10:50
Marcos, é exatamente isso que o colega explicou.
Não faça mais isso em piso rígido como asfalto e cimento pois você corre o risco de quebrar o diferencial, ai já viu né.

Grande abraço,

jmarcos1
29/12/2008, 20:49
Valeu Alex Miet e Marcos Vaz pela orientação! também dei uma olhada no tópico de transmissão e descobri outras coisas.
Vou verificar novamente na KIA e em breve devo ter uma solução para postar.

Realmente este fórum está cheio de explicações e com certeza vai me ajudar muito daqui pra frente.

Um abraço.

jmarcos1
30/12/2008, 13:02
Encontrei um colega que tem 4x4 e ele me disse que pode ser uma regulagem no diferencial dianteiro.
Esta regulagem é possível? Será que esta regulagem poderia estar travando as rodas dianteiras?
sds,

Nava
30/12/2008, 15:10
Colega, nao existe regulagem no diferencial para resolver isso.

Se o tal travamento que vc se refere é o arrato de pneus em curvas qdo estiver 4x4, isso é normal, poi sa sport nao tem o 3 diff que faz a compensação destas forças, como mit, land e niva.

Agora se vc ta falando de outro tipo de travamento, esclareça.

jmarcos1
30/12/2008, 16:02
Nava,
Vc acaba de me mostrar que não existe uma regulagem para resolver o problema, obrigado!
E eu não estou falando de outro tipo de travamento. Vou aguardar um retorno da KIA.
sds,

Nava
04/01/2009, 13:58
Entao ta tudo certo!

JEFFCATUNDA
04/01/2009, 16:50
Nava,
Vc acaba de me mostrar que não existe uma regulagem para resolver o problema, obrigado!
E eu não estou falando de outro tipo de travamento. Vou aguardar um retorno da KIA.
sds,
Se eu fosse você tomava muito cuidado com o que a "KIA" vai te responder...muitos colegas já disseram de que se trata...NÃO SE ACIONA TRAÇÃO EM SOLOS DE GRANDE ADERÊNCIA, VULGO: A S F A L T O.

O acionamento pode provocar a quebra da tração dianteira pois não permite que, nestes solos, se faça curvas com angulos maiores que 15 graus..............

Se a sua viatura tá rodando bem, tudo bem ainda não quebrou...se travou, fudeu, quebrou....

Se tá rodando, procure um terreno arenoso e teste a tração dianteira acionando-a e verificando se ela está tracionamdo...e se não apresenta nemhum barulho diferente....
Se estiver tracionando a dianteira ele vai arrastar, isso é Tipo "cantar" os pneus dianteiros em uma arrancada brusca tracionado e EM TERRENO ARENOSO.....

Morcego
04/01/2009, 17:10
Todo 4x4 "Part Time" não pode ser acionado a tração 4x4 em piso de muita aderência.