PDA

Ver Versão Completa : Bebendo muita agua.



Hilário Bigiunas
29/12/2008, 08:18
Bom dia a todos.
Estou com um problema na minha spotage TBDI-2000, perde a água do radiador a cada cem quilometros aproximadamente. Notei que ao completar o nível, muita espuma está sendo gerada,estou em viagem e não da pra completar com aditivo a cada 100 Km, (haja bolso), então tenho colocado somente água. Não há vazamento aparente, pelo que percebí toda a agua está sendo eliminada através do respiro do reservatório. Também não falha do motor e nem agua no oleo. Retirei a válvula termostática e praticamente não teve efeito, o motor rodou um pouco mais frio no início apenas.
Estou imaginando que de alguma forma, pelo cabeçote talvez, ar esteja sendo admitido no sistema de refrigeração e expulsando a agua(é um chute). Alguém tem idéia do que possa ser::pensativo:
Aguardo.

jgneves
29/12/2008, 12:35
Bom dia a todos.
Estou com um problema na minha spotage TBDI-2000, perde a água do radiador a cada cem quilometros aproximadamente. Notei que ao completar o nível, muita espuma está sendo gerada,estou em viagem e não da pra completar com aditivo a cada 100 Km, (haja bolso), então tenho colocado somente água. Não há vazamento aparente, pelo que percebí toda a agua está sendo eliminada através do respiro do reservatório. Também não falha do motor e nem agua no oleo. Retirei a válvula termostática e praticamente não teve efeito, o motor rodou um pouco mais frio no início apenas.
Estou imaginando que de alguma forma, pelo cabeçote talvez, ar esteja sendo admitido no sistema de refrigeração e expulsando a agua(é um chute). Alguém tem idéia do que possa ser::pensativo:
Aguardo.

Hilário, depois de quebrar bastante a cabeça:parede:o meu caso era mais simples do que podia imaginar. A mangueira que sai do radiador e vai ao reservatório expansor estava trocada. A água qaundo saía do radiador ia direto para o solo e quando a temperatura baixava não tinha nada para retornar para o radiador. Veja no outro tópico. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48608

EDuarte
30/12/2008, 10:51
Pode ser a tampa do radiador, como o motor quente cria pressão no sistema, se a tampa estiver ruim solta agua com mais facilidade pro reservatorio.
[]s
(DU)

Nava
30/12/2008, 12:13
Veja nos topicos exclusivos...la tem muita dica.

Hilário Bigiunas
04/01/2009, 01:36
Obrigado pelas dicas.
Neste caso era a junta do cabeçote mesmo, estava danificada fazendo com que parte do ar da compressão no cilindro escapasse para o sistema de arrefecimento.
Engraçado que o tipo de dano que ocorreu na junta não permitia que a agua fosse para a camara de combustão na admissão, somente permitia a saida do ar, para o sistema de refrigeração, estava funcionando praticamente como uma válvula. Trocada a junta, tudo resolvido.:concordo:
Abraço.

Marlo
04/01/2009, 05:25
Bom dia a todos...........

Só para constar pois seu caso, como disse, foi resolvido. Na minha, sinais muito parecidos. Aquecimento, água saindo pelo reservatório e muita preocupação. Mas no meu caso o radiador estava todo entupido. FOi varetado e remontado e ficou tudo OK!:concordo:

Robinho da Jaguatirica
06/01/2009, 15:44
Minha viatura continua bebendo meio litro a cada 500km, e não consigo perceber onde está a caca, nem com pressão no sistema, nem no olhômetro, tampa do radiador funcionando perfeitamente (voltando a água quando esfria), sem sinal de junta queimada( água no óleo, vareta e tampa de óleo), sem vapor na descarga, sem perda de rendimento, sem super-aquecimento, etc... estou esperando a maldita mangueira acabar de estourar para resolver... é pra acabar mesmo...:evil:


Boa lama!


Robinho

Júlio C. A. Santos
06/01/2009, 20:37
Robinho,

Há alguns meses eu tive um problema parecido, apesar de nossos motores serem um pouco diferentes (diesel aspirado x turbo diesel). Vazava água atrás daquela "tampa" onde fica a válvula termostática. Com o motor ligado a água escorria atrás da tampa e imediatamente evaporava no bloco do motor, e com o motor desligado parava de vazar porque essa tampa fica em lugar alto do sistema de arrefecimento, aí sem pressão nem circulação de água não se enxerga nada mesmo. Mas com uma lanterna e muita paciência, descobri um escorrido de água atrás da tampa da válvula termostatica, era coisa mínima, até mesmo o mecânico já tinha visto, mas disse que não era água. Esses mecânicos não aprendem mesmo... :shock:

Abraço

Robinho da Jaguatirica
07/01/2009, 12:30
Robinho,

Há alguns meses eu tive um problema parecido, apesar de nossos motores serem um pouco diferentes (diesel aspirado x turbo diesel). Vazava água atrás daquela "tampa" onde fica a válvula termostática. Com o motor ligado a água escorria atrás da tampa e imediatamente evaporava no bloco do motor, e com o motor desligado parava de vazar porque essa tampa fica em lugar alto do sistema de arrefecimento, aí sem pressão nem circulação de água não se enxerga nada mesmo. Mas com uma lanterna e muita paciência, descobri um escorrido de água atrás da tampa da válvula termostatica, era coisa mínima, até mesmo o mecânico já tinha visto, mas disse que não era água. Esses mecânicos não aprendem mesmo... :shock:

Abraço


Oi Júlio,

Tenho dúvidas quanto a esta tampa também, mesmo pq a minha tem uma fissura que foi tampada com silicone, o que vou fazer é colocar um litro de Paraflú, quando ele vaza deixa um rastro branco, daí dará pra perceber onde é a caca.

Boa lama!


Robinho

j andré
26/01/2018, 10:52
Robinho,

Há alguns meses eu tive um problema parecido, apesar de nossos motores serem um pouco diferentes (diesel aspirado x turbo diesel). Vazava água atrás daquela "tampa" onde fica a válvula termostática. Com o motor ligado a água escorria atrás da tampa e imediatamente evaporava no bloco do motor, e com o motor desligado parava de vazar porque essa tampa fica em lugar alto do sistema de arrefecimento, aí sem pressão nem circulação de água não se enxerga nada mesmo. Mas com uma lanterna e muita paciência, descobri um escorrido de água atrás da tampa da válvula termostatica, era coisa mínima, até mesmo o mecânico já tinha visto, mas disse que não era água. Esses mecânicos não aprendem mesmo... :shock:

Abraço



Que tampa é essa? Estou com um vazamento que escorre abaixo da VT.

j andré
27/01/2018, 15:04
Descobri. No meu caso o vazamento e no corpo da valvula termostatica.
Esta tampa que se referiu acima deve ser um selo do bloco que tem ali na regiao, mas o meu esta bom ainda.

Djalma colombo
01/02/2018, 10:05
Provavelmente é vazamento na bomba d´água, deve ser minimo por isso não aparece!