Ver Versão Completa : Junta cabeçote do BF queimou - como testar o bloco
Edison - Mp3
27/12/2008, 22:32
Salve pessoal
A junta do meu BF-161 queimou entre o cilindro 4 e 5 :cry::cry::cry:
Quando começou a escapar compressão pelo carbura, parei a nave.
Vou mandar o cabeçote pra retifica, mas, como posso eu "um simples mortal", verificar se é preciso também mandar o bloco. Existe algum teste a fazer?
Abr
Edison - MP3
Caro Edison - Mp3!
Para saber sobre o bloco do motor, as retíficas tem uma régua de metal para verificar empenamentos.
Quando levar o cabeçote, converse com o pessoal, peça para eles olharem para vc.
Particularmente, acho que não terá problema com o bloco, mais com o cabeçote, é um pouco mais comum.
Mande verificar as sedes de válvulas do cabeçote também, vale a pena.
Caso precise, tenho 3 cabeçotes aqui, sendo um completo.
Sobre a junta, coloque junta SABO, outras marcas não agüentam.
Abraços.
Kim.
Edison - Mp3
27/12/2008, 23:13
Boa noite Kim
Valeu pela pronta resposta, já fiquei mais tranquilo com a noticia que deve ser só o cabeçote, vou leval em uma retifia aqui em Poa na segunda cedo. Ainda queria levar o Skoll para o litoral na virada de ano.
Nesta trilha é que ocorreu o fato, mas ele se comportou bem e não maltratei a viatura, voltou de carona os 250 km até a capital.
Grande abraço
Edison - MP3
Tive um CJ 5 que queimou a junta a 40 km de casa, vim rodando! (não tinha outra opção)
Não aconteceu nada com o cabeçote (mandei verificar), só coloquei a junta nova, peguei a chave de torque, e fiz o serviço.
Retirei de manhã, e atarde estava passeando com o valente.
Só não esqueça, tem que ser sabó!
Boa sorte na sua empreitada!:concordo:
Abraços.
Kim.
leopoldo
28/12/2008, 19:54
Esses blocos/cabeçotes de FoFo não costumar detonar de vez.
Se vc estiver com sorte, será só a troca de junta; porém, o que necessita ser verificado é o motivo da "queima" .... se foi por um simples acaso, se foi por superaquecimento ou se foi defeito de montagem anterior.
Isso para vc não montar uma nova junta e voltar no guincho daqui 1 mês.
Se existe algum teste a fazer no local? SIM
Existem duas inspeções que vc pode fazer ao remover o cabeçote: uma inspeção visual na junta, no cabeçote e no bloco e uma por partículas magnéticas no cabeçote e no bloco.
A visual (com lupa) pode esclarecer se a junta tinha defeito ou tem algo não desejável no cabeçote ou no bloco, tipo ranhura, queimado, rachado, corroído, juntamente aonde tem a passagem que não deveria.
A por partículas, com um Yoke, vai determinar se tem uma microfissura que se expande ao aquecer, e complementa a visual.
O problema é que vc precisa saber o que procurar e ter os equipamentos para tal.
Edison - Mp3
28/12/2008, 21:18
Leopoldo
Ao retirar a tampa encontrei exatamente no orifácio da água entre os dois cilindros, um arame com +/- 5mm de diametro de ferrugem. Acho que este foi o bandido. Nem aqueceu. Só iniciou o barulho.
Grato pela dica. Na segunda quero montar a viatura pra aproveitar a folga de ano novo já q não tenho férias. Tenho comércio em Shopping Center, ai já viu né....
Abr
Edison - MP3
Vamos ativar esse tópico que tem a ver com meu caso.
O meu CJ queima junta direto. Meu mecânico na época trocou umas 4 em menos de 3 meses. Pode ser que passou do ponto na retífica quando fiz o motor?, foi depois da retifica que começou o pesadelo.
Procurei cada vez a melhor junta, mas, como já tem 4 anos que cansei de mexer (fiz o motor completo e ficou na garagem), não sei se uma das juntas foi a SABO.
Estou com a idéia de retomar (na realidade, a pressão da patroa é forte para meu CJ-5 ir embora como lata velha se não roda), é questão de dignidade... :-), aliás, meus filhos torcem por eu conseguir voltar a dar vida ao brinquedo.
A última junta nem chegou a estourar, mas nem rodei um dia com ele por um problema elétrico que me fez para até instalar encendido eletrônico.
Como pretendo retomar, gostaria de saber o torque, e se esse motor precisa de re-torquear após uns 1000km. Ainda que não rodou, pretendo verificar o torque... existe alguma técnica especial (apertar mais e soltar para dar o valor, por exemplo)?.
Alguma dica antes de rodar o motor, ou e só virar a chave?
Abs.
leopoldo
17/03/2010, 19:42
A junta queima principalmente se tem empenamento ou má instalação (tipo bater o cabeçte na junta, ou arrastar um cabeçote em cima da junta) ou superaquecimento.
Sem saber a causa, e isso deve ser determinado por investigação minuciosa, não vai ter fim.
Na 1 queimada já era caso de superinvestigação....
Edison - Mp3
17/03/2010, 20:27
Grengo
Segue a risca as dicas do Mestre Leopoldo. Fiz exatamente o que ele postou e rodo até hoje sem problemas no Skoll. A minha primeira troca de junta durou exatos 30 minutos. falta de precisão ao torquear os parafusos e principalmente, parafusos velhos. Troquei todos os parafusos, chamei um macanico com torquimetro de verdade, apertou tudo na sequencia que está no manual de mecanica do BF, após uns 200 km torquimetro nele de novo pra conferir e foi só alegria. Tenho certeza que com os parafusos velhos ia dar problemas de novo. Pergunto: já trocaste os parafusos?
No meu caso adiantou.
Abrs
Edison - MP3
Pedrão B.
17/03/2010, 20:29
All,
Quando comprei meu CJ, por negligência, nem me preocupei em verificar o estado do radiador, só fiz uma limpeza caseira e mandei bala e nem do marcador de temperatura.
Passados quase um ano, tive uma junta de cabeçote queimada:parede:
Mandei o CJ para o mecanico, e o radiador para um especialista, e um marcador mecanico novo na mão.
Agora ele trabalha bonito, sem superaquecer!
E.T.: Uso válvula termostática de corcel na mangueira.
[]`s
Edison - Mp3
17/03/2010, 21:12
Em tempo, me referi tambem ao Mestre Kim
Luciano - CJ5
18/03/2010, 19:18
Alguém já usou a junta cobreada? Pois a junta original do BF-161 por mais que vc tenha todo o cuidado, raramente dura muito tempo.
Rafaminc
19/03/2010, 09:20
Eu já acho que ela até dura muito tempo, se for instalada corretamente. O problema é que o pessoal não faz o reaperto do cabeçote após o primeiro aquecimento do motor, daí fud... Tem que montar, fechar a tampa das válvulas, aquecer o motor e depois abrir a tampa para o reaperto.
Já cansei de abrir meu cabeçote, remontar com a mesma junta, e andar por anos sem esquentar a cabeça.
Acredito que o tema é o reaperto, cansei de falar com mecânico botado a sabido e obter como resposta que isso é coisa do passado... O problema é que meu brinquedo é do passado mesmo!!!.
Essa de trocar os parafusos não tinha ouvido.
Vou ter que botar bateria, instalar platinado, condensador novo, mais um desses aparelhos Fed10 ou Mtonello que pessoal diz que melhora o motor mantendo a originalidade. Logo vou reapertar, e ligar... Em cidade litorânea, será que preciso fazer alguma coisa a mais para evitar algum possível dano no motor, que após a retífica 4 anos atrás só rodou uns 100 kms (4 anos parado)?.
Obrigado pelas postagens. Vamos ver se consigo ressuscitar o brinquedo.
Rogério Barthy
23/04/2010, 16:39
Minha viatura após a retífica, andou uns 800 Km e em uma trilha, começou a embolar e perder força e assim, voltei me arrastando e no dia seguinte ao chegar no posto para lavar, fui alertado que um líquido esverdeado estava saindo pelo escapamento (líquido de arrefecimento). Reboque e limpeza da face do cabeçote (recem retificado), medida abaixo do mínimo de altura, com a queima entre o 5º e o 6º cilindro, o mecânico detectou que ele estava muito taxado ou com o cabeçote muito rebaixado e assim, providenciei (mandei fazer uma junta sob medida) (mais grossa) , já rodei uns 8.000 Km sem problemas, rodando em alguns dias 400 km de manhã até a noite, em trilhas, subindo e descendo morros. De quebra ainda possuo o cabeçote do 3,000, coletor de admissão, carburador e filtro seco de ar guardado para qualquer eventualidade.
Rogério
kiko ribeiro
23/04/2010, 22:03
joga fora esse motor que NÃO PRESTA e coloque um do opala 4 ou 6 cilindros e bom divertimento
Edison - Mp3
25/04/2010, 16:44
Bah Kiko, que seira do azul se todos gostasem do vermelho....
Meu BF é um torpedo, e rodo numa boa com ele. É tudo questão de gosto..
Abr
Edison
Leco1974
25/04/2010, 22:33
E aí caro Edison? Td beleza?
E o motor zero do Opala 4cc? Deletou a idéia?
Em tempo, comprei as rodas e os 33" do Paulista4x4. Bem bom o preço deles, daqui uns dias tá no "Portinho".
A minha viatura ainda tá de molho, acho que o mecânico gostou tanto que não quer me devolver. Vou ter que definir com ele. Ou me compra o CJ e me paga pra eu poder comprar outro pra mim ou termina os consertos de uma vez. Hehehe :twisted:
Abs.
Alex
michel_poa
24/06/2013, 13:13
Minha viatura após a retífica, andou uns 800 Km e em uma trilha, começou a embolar e perder força e assim, voltei me arrastando e no dia seguinte ao chegar no posto para lavar, fui alertado que um líquido esverdeado estava saindo pelo escapamento (líquido de arrefecimento). Reboque e limpeza da face do cabeçote (recem retificado), medida abaixo do mínimo de altura, com a queima entre o 5º e o 6º cilindro, o mecânico detectou que ele estava muito taxado ou com o cabeçote muito rebaixado e assim, providenciei (mandei fazer uma junta sob medida) (mais grossa) , já rodei uns 8.000 Km sem problemas, rodando em alguns dias 400 km de manhã até a noite, em trilhas, subindo e descendo morros. De quebra ainda possuo o cabeçote do 3,000, coletor de admissão, carburador e filtro seco de ar guardado para qualquer eventualidade.
Rogério
ROGERIO BARTHY, consegue me passar o contato da empresa que fabrica esta junta metalica para o bf ??
att,
Rogério Barthy
25/06/2013, 10:53
Casa Satelite Juntas Rua Figueira de Melo, 357-B Bairro de São Cristovão Tel. 21-2589-0881, sendo que tem que informar o motor, modelo, espessura da junta. Normalmente pedem o molde da junta. O preço é por volta de $70,00 / 80,00
Comprei uma junta destas lá em São Cristovão há um ano + ou - .... não lembro se foi nesta mesma loja, pois há umas 3 pertinho uma da outra......custou R$110,00 o material parecia ser bem resistente....
Arlindo Costa
21/09/2014, 19:00
preciso saber a sequencia de torqueamento do cabeçote motor bf 161 6cc o meu passou agua pro oléo, preciso do arquivo
eliasFerreira
22/09/2014, 10:00
preciso saber a sequencia de torqueamento do cabeçote motor bf 161 6cc o meu passou agua pro oléo, preciso do arquivo
Infelizmente a imagem está pequena, mas já ajuda.
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