PDA

Ver Versão Completa : Mais um novato precisando de ajuda

paraujo98
27/12/2008, 16:53
Pessoal,

Realizei um grande sonho e comprei o meu primeiro Jeep. É um CJ5 1975. Desde criança sempre sonhei em ter um, mesmo sendo um design de mais de 40 anos pra mim continua super atual e muito, muito bonito.

Ele está com motor e câmbio originais e pelo que pesquisei no Fórum, de cara já há algumas modificações que acredito serem necessárias. A idéia é começar por itens de segurança, colocar freios a disco nas 4 e arrumar a direção que está com uma senhora folga, uns 90º no volante. Também quero fazer uma revisão geral mecânica, ver como está a motor, câmbio, suspensão etc. E depois pintá-lo, pois está com um vermelho metálico meio esquisito que mais parece cor de salmão com hepatite.. hehehehe

Sou leigo em mecânica e entendo que pedir ajuda não é vergonha, e assim, humildimente, gostaria que vocês opinassem no que devo estar atento e PRINCIPALMENTE, SE ALGUÉM PUDER INDICAR UM BOM MECÂNICO PARA JEEP EM SP.

Acredito que peças eu encontro na português4x4 e na paulista4x4.

Gostaria que os amigos também opinassem nos tópicos abaixo, se possível,com estimativas de custo, levando em consideração que a idéia é usar o jeep no dia a dia e colocá-lo em trilha leves, como passeios pela areia.

1 - Vale trocar o motor originnal por um de opala 6cc?
2 - Pedaleira suspensa vale a pena certo?
3 - Mesmo que meus eixos estejam em bom estado, vale a pena trocá-los?
4 - Câmbio se estiver bom, manter ou vale um upgrade?
5 - Direção? Qual melhor se adapta ao CJ5?

Obrigado a todos desde já,

Um Abraço

Paulo.

joão k. chikui
27/12/2008, 17:05
Sou leigo em mecânica e entendo que pedir ajuda não é vergonha, e assim, humildimente, gostaria que vocês opinassem no que devo estar atento e PRINCIPALMENTE, SE ALGUÉM PUDER INDICAR UM BOM MECÂNICO PARA JEEP EM SP.

Acredito que peças eu encontro na português4x4 e na paulista4x4.

Gostaria que os amigos também opinassem nos tópicos abaixo, se possível,com estimativas de custo, levando em consideração que a idéia é usar o jeep no dia a dia e colocá-lo em trilha leves, como passeios pela areia.

1 - Vale trocar o motor originnal por um de opala 6cc? Optaria por Opala 4 cil.
2 - Pedaleira suspensa vale a pena certo? SIM
3 - Mesmo que meus eixos estejam em bom estado, vale a pena trocá-los? Não , apenas revise-os.Instale disco na dianteira , inicialmente.
4 - Câmbio se estiver bom, manter ou vale um upgrade? Mantenha até quebrar. Depois , um Clark vai bem.
5 - Direção? Qual melhor se adapta ao CJ5? DH de Opala/Omega

Nas lojas, acrescente o Josewal, Jipebras ....

Obrigado a todos desde já,

Um Abraço

Paulo.[/quote]

wcas
27/12/2008, 17:10
Fala paraujo98, beleza.
Uma boa dica para começar é usar a pesquisa aqui do forum, se não achar nada aqui, vai pelo google que ele acha muitas paginas daqui do forum.
Tente por exemplo: pedaleira suspensa, direção cj5, ...vai por ai que voce acha muita coisa que ja foi discutida por aqui. :concordo:

paraujo98
27/12/2008, 17:14
João, Valeu pela dica das lojas....

wcas, valeu vou pesquisar no fórum, mas e mecânico em SP, tenho medo de pedir pra loja indicar e sairem me enfiando um bando de custo que não preciso...

matrakaum
27/12/2008, 17:29
Amigo, como vc. pediu conselho, vamos lá.
Vc. quer um bom mecânico? Então olhe-se no espelho. Pois é, se quer algo bem feito, faça-o.
Pesquisa aqui no fórum e verá que a esmagadora maioria faz seus próprios consertos. Incluindo aí o que vos fala.
Eu, como vc., sou leigo no assunto, quer dizer, de DFV 228 eu já me viro. A parte elétrica do Caroço foi inteirinha eu quem fez...claro que copiei o esquema no Wcas.
E, acredite, vc. vicia em fazer vc. mesmo. Eu tinha pavor de graxa. Agora..hehehe...

Um abraço,

EduMendes
27/12/2008, 19:03
Paulo,

Passei por isto algum tempo atras, reformei toda a mecanica do meu Jeep.
Algumas coisas fiz eu mesmo, mas a maioria foi em um mecanico.

Aconselho como mecanica o Josewal. Fizeram um trabalho nota 10 na caranga.
Para peças, algumas eles tem lá, mas se procurar bem voce acha mais barato em algum lugar.

Depois entre na ficha do meu Jeep (link na minha assinatura) e veja as reformas que fiz.
Se precisar de algo estamos aí.

Abraço
Eduardo

folgado
27/12/2008, 19:10
Mas não há uma boa mecânica de jeep aí no Rio? Por que vir até São Paulo?

Trocar o motor seria uma ótima, porque o motor original do Jeep é muito gastão, fica inviável utilizá-lo no dia-a-dia. Além do motor 4 cilindros do Opala, há também os motores AP, que também são muito usados em Jipe.

Freio a disco e pedaleira suspensa são itens fundamentais.

[]s

paraujo98
27/12/2008, 19:14
Valeu Edu, vou conversar com o pessoal da Josewal. Olhei a ficha do seu Jeep ficou mto bonito, parabéns!! Um dia eu chego lá. O motor novo ficou legal? Não tenho idéia de $$$$ qto custaria pra adaptar um 4.1 e trocar câmbio. Outra coisa que gostei foi a suspensão... O carro fica mais firme e mais alto é isso?

Abraço,

Paulo

paraujo98
27/12/2008, 19:19
Valeu folgado, eu sou um carioca "expatriado" em SP.... Já vi muita discussão entre a turma que usa ap e opala, mas não cheguei a nenhuma conclusão sobre qual seria melhor para o meu perfil de uso ....

paraujo98
27/12/2008, 20:14
......................

Milton Quindim
27/12/2008, 21:24
Concordo com o detalhe do faça vc mesmo...é viciante e muito prazeiroso.
Aqui em casa eu e minha esposa fazemos tudo no nosso jipe, as ultimas foram reforma completa da reduzida e cambio 3 marchas originais, e mudança de gasolina para alcool com direito a injetor de gasolina para partida a frio e tudo...tudinho aprendido aqui no fórum e batendo a cabeça de vez enquando.
Se vc é um cara que não tem tempo para isso, então venda seu jipe pois se não pode cuidar dele tbm não vai poder andar com ele nos finais de semana...alias toda semana trilha enjoa , as vezes é mais gostoso ficar em casa mechendo no jipe....hehehe
Abraços e seja bem vindo.

PS*:
Quanto as modoficações inicia com a direção e depois vai para freios e somente depois pensa em otor cambio eixos etc....primeiro tira esta folga pois com ela nem adianta motorzão, cx mágica e freio a disco nas 4 rodas. Quando vc precisar mesmo deles sua direção já vai ter te ferrado antes.

tio_mica
27/12/2008, 22:12
1 - Vale trocar o motor originnal por um de opala 6cc? Se voce tem grana pra gasolina bota um 6 caneco de opala, se não um 4 cil vai bem, mas tira o original.
2 - Pedaleira suspensa vale a pena certo? Necessaria!
3 - Mesmo que meus eixos estejam em bom estado, vale a pena trocá-los? Só revisa.
4 - Câmbio se estiver bom, manter ou vale um upgrade? Deixa ele se tiver bom.
5 - Direção? Qual melhor se adapta ao CJ5? No meu tenho de maverick, mas com certeza tem opções mais barata

Coloca disco só na frente, não vale a pena gastar com disco traseiro assim logo de cara, usa esse dinheiro pra comprar uma caixa de ferramentas super completa, se já não tiver.
abraços

paraujo98
28/12/2008, 13:40
Obrigado Milton e tio mica... vou tirar umas fotos do Jeep pra postar... Abraço

Baria
28/12/2008, 13:43
Carioca,

Sou paulista e tenho pouco tempo para fuçar no Jeep, por isso comprei ele em Osasco, reformei em São Carlos, ficou de novo parado em SP na minha casa, depois foi para Guarulhos e no final encontrei um bom mecânico em Mairiporã. Nas minhas últimas férias eu mesmo fiz a manutenção do cardã dianteiro, troca da espiga, foi bem simples mas a falta de prática fez com que esta simples tarefa consumisse quase 04 dias. No último investimento no Jeep coloquei vários itens de melhoria, que já li aqui no fórum ser uma boa, como disco nas quatro rodas, feixe de Toyota, amortecedor à gas da Ranger, mantive o motor OHC e câmbio 4 marchas, guincho 12000 elétrico, e mais alguns itens. Caso optar em fazer vc mesmo também acredito ser a melhor saída.
Já fiz bastante coisa no Jeep, algumas mudanças acertadas e outras nem tanto, mas a gente vai aprendendo com o tempo e boas dicas de pessoas bem intencionadas, e quanto às peças tenho comprado bastante na Garra e não tenho tido problemas com as peças deles, é vedade que as vezes são mais caras mas já tenho a confiança e se der algum problema não tenho dúvida que irão assumir o prejuízo.

Abraços.

EduMendes
28/12/2008, 23:57
Valeu Edu, vou conversar com o pessoal da Josewal. Olhei a ficha do seu Jeep ficou mto bonito, parabéns!! Um dia eu chego lá. O motor novo ficou legal? Não tenho idéia de $$$$ qto custaria pra adaptar um 4.1 e trocar câmbio. Outra coisa que gostei foi a suspensão... O carro fica mais firme e mais alto é isso?

Abraço,

Paulo

Paulo,

Resolvi investir tambem porque já sou um fã de Jeep a muito tempo, e hoje utilizo o meu para ir trabalhar e tudo mais....

O custo desta reforma que fiz foi alto, deixei várias latinha com o pessoal da Josewal..... Mas valeu a pena. Rodar com um 4.1 embaixo do capo é adrenalina pura...

Sim, a suspensão ficou bem melhor, mas ainda não esta como gostaria, pois esta raspando a roda traseira. Tem fotos deste problema na ficha do Jeep. Postei hoje.

Talvez uma boa ideia seria voce começar pelos itens básicos de segurança e dirigibilidade (direção e freios) e depois, se começe a fazer algumas alterações voce mesmo e se realmente gostar da brincadeira..... parta para uma mudança mais radical.:evil::evil::evil:

Se for conversar com o pessoal do Josewal, procure o Jose Nailton, é um excelente mecanico. Pode falar que eu indiquei (Eduardo do Jeep Verde), quem sabe rola um desconto:concordo:

Se precisar de algo, estamos aí....

Abraço

paraujo98
31/12/2008, 19:54
Pessoal,

Tirei algumas fotos do Barão Vermelho (é... vai ser esse o nome do meu Jeep). resolvi dar esse nome, pois comprei-o em Bananal, estância turística histórica dos barões do café no Vale do Paraíba e é claro, ele é vermelho. Para minha surpresa.... passei o fim de semana com ele rodando no alfalto e fiz uma trilha muito leve na Serra da Bocaina (divisa entre RJ e SP) e ele não me deixou na mão em nenhum momento. O motor é original e nas subidas senti muita falta de potência já que este possui 60cv. Outra coisa que me incomodou um pouco foi o fato de o jeep estar jogando muito para os lados... reparei que os jumelos são bem altos.... tem tb o problema da folga na direção. De resto o Barão foi só alegria. Os freios são a lona, mas estão bem direitinho.

Bom, as primeiras mudanças que vou efetuar são: colocar freio a disco nas 4, trocar/arrumar a direção, instalar pedaleira suspensa e arrumar o sistema de suspensão.

É isso pessal, assim tiver novidades, mando um post aqui. Deve demorar um pouco já que vou viajar uma semana.

Abraço a todos,

Paulo.

PS: Acabei ganhando um presente: um amigo que não usava mais seu rádio px, resolveu fazer uma doação.. hehehe... acabei me dando bem!!!!

Milton Quindim
31/12/2008, 23:40
Parabéns...o seu Jipão é lindo...pena não ser amarelo pois jipe amarelo é o mais bonito de todos...kkk

paraujo98
01/01/2009, 01:51
Mister Quindim... concordo plenamente, mas como já tenho uma pickup amarela....

paraujo98
01/01/2009, 01:55
Olha ela ae Quindim.... diz se não é linda.....

heartland
01/01/2009, 09:31
paraujo

Parabens pelo jipe. parece que está bastante conservado! Quase me matei de rir qdo vc falou da cor salmão com hepatite kkkkkkk

Voce queria saber se vale a pena torcar o motor ne? Bom, eu acho que vale a pena qualquer motor desde que seja zero, se puder comprar um.....

Eu pelo menos faria isso, eu não suporto motor problemático, embora isso não seja um problema pra maioria aqui pois o pessoal entende muito de mecanica. Eu já não entendo muito (ainda....)

paraujo98
01/01/2009, 18:49
Fala Heartland,

O pior é que depois que vi ao vivo gostei da cor dele... Não é meu tom de vermelho favorito, mas como to focado em mecânica, essa mudança de cor deve esperar um pouco mais. Uma coisa que achei bem legal foi uns jeeps configurados com opala 6cc e câmbio automático de 4 marchas.... vou estudar mais sobre o assunto, mas a idéia é montar esse esquema.

Abraço.

Milton Quindim
02/01/2009, 10:18
É sim...parabéns pela compra dela e do jipe...será mais um no clube...logo vc nem vai querer andar de L200 somente de jipe..onde vc para é sensação com ele.
Abraços e felicidades.

.:WC:.
02/01/2009, 22:30
Eeeta, ae Paulo, sua história é quase igual a minha, :mrgreen: heheheh acabei de adquirir um cj5 1975. Só que o meu tá bem mais "cru" que o seu e eu sou apenas um minino no assunto :neutral: e tô juntando grana pros acessórios. Sô bem pobrinho...hahah mas no lugar de arrumar uma mulher, resolvi arrumar um jeep pq jeep não fala e nem reclama, né?...brincaderinha

Abraço pra tds

Milton Quindim
03/01/2009, 00:04
Ha, eu tb!
Eeeta, ae Paulo, sua história é quase igual a minha, heheheh acabei de adquirir um cj5 1975. Só que o meu tá bem mais "cru" que o seu e eu sou apenas um minino no assunto e tô juntando grana pros acessórios. Sô bem pobrinho...hahah mas no lugar de arrumar uma mulher, resolvi arrumar um jeep pq jeep não fala e nem reclama, né?...brincaderinha
Abraço pra tds

Pobre vc não é...talvez seja mais um desprovido de recursos financeiros como a maioria dos jipeiros.
Eu também sou, tanto é que fundei um grupo chamado QUEBRADOS NA LAMA, o quebrados é de finanças e não de estragados, escangalhados ou detonados...heheeh

Somos um grupo enorme que tivemos até mesmo d efazer uma convenção pois tamanho era o número de associados, estou pensando agora em inventar uma espécie de pirâmide finaceira para custear as reformas dos jipes do pessoal, assim cada um daá um pouco por mês e dentro de algum tempo todos estaremos andando com os jipes iguais ao do Folgado ou quem sabe do Leopoldo...ou até mesmo mandando montar um novo na X4 com direito a plaquinha de exclusividade e tudo...kkk
Enquanto isso vou levando na minha e montando e fazendo rolo colocando o que der quando der ou mesmo arrumando tempo de aprender a fazer para economizar uns trocados para poder comprar mais uns badulaques para deixar o jipão filé.
Seja mais um membro do grupo de jipeiros felizes e financeiramente desprovidos...hauhuhauhau
E seja muito bem vindo amigo.

paraujo98
13/01/2009, 17:25
Fala Pessoal,

Voltei das férias e estou louco para começar as reformas do Barão. Ele ainda está na fazenda de um amigo (ainda tenho que fazer a burocracia do detran) e não veio pra SP. Assim que resolver a burocra trago ele e começa o que considero a parte crucial da reforma: a busca por um bom mecâncio de jeep (nunca mexi com mecânica, moro em apto e não tem a menor chance de eu fazer este carro sozinho). Já vi uns dois ou três tópicos falando de um de Sr. Julio aqui em SP e ele é minha primeira opção. Ainda não o contactei, pois quero estar com o carro aqui. Acho que não faz sentido falar com um mecânico sem ter o carro pra mostrar. No entanto, continuo aberto a sugestões de mecâncios, ou vou acabar fazendo com uma das grandes (Josewal, Garra, Gama).

Como só penso no Jeep (minha namorada tá ficando maluca) fiz uma lista de peças que pretendo comprar, lógico sob supervisão de mecânico nos caso necessários:

1 - motor 4cc ou 6cc opala
2 - cambio clark 4 marchas
3 - direção hidráulica opala
4 - coluna escamoteavel opala
5 - Amortecedor de Direção
6 - Freios a disco diant
7 - Freios a disco tras
8 - Ped Susp. Completa
9 - Susp Toyota
10 - Amortecedor Ranger
11 - Par de Bancos Concha
12 - Eixos de Rural
13 - Alargador de Páralamas 15cm
14 - Capa Estepe Jeep
15 - Fazer Pintura
16 - Suporte Estepe e Galão
17 - Bagageiro
18 - Retrovisores Wrangler c/ suporte
19 - Protetor de Parabrisa
20 - Ignição Eletrônica
21 - Vidro Pára-brisa
22 - Galão Militar 20L
23 - Porta Copos Dobrável 2
24 - Acendedor Cigarro
25 - Som Pioneer
26 - Caixas de Som
27 - Buzina Marítima

E ae galera, sugestões de mecânicas ou melhorias?

Um Abraço,

Paulo.

megadeth
13/01/2009, 18:14
Já vi uns dois ou três tópicos falando de um de Sr. Julio aqui em SP e ele é minha primeira opção. Ainda não o contactei, pois quero estar com o carro aqui. Acho que não faz sentido falar com um mecânico sem ter o carro pra mostrar. No entanto, continuo aberto a sugestões de mecâncios, ou vou acabar fazendo com uma das grandes (Josewal, Garra, Gama).
Cara, se vc não fizer nesse Júlio, faça no Mauro da Superbreak, na Avenida do Cursino. Cara caprichoso tb, não tenho o que reclamar dele.

Como só penso no Jeep (minha namorada tá ficando maluca) fiz uma lista de peças que pretendo comprar, lógico sob supervisão de mecânico nos caso necessários:

1 - motor 4cc ou 6cc opala
GM151, 4cc tá de bom tamanho na minha opinião. Álcool original, de preferência.

2 - cambio clark 4 marchas
Pq não o 5 marchas? Se for fazer um deslocamento mais longo, vai ficar doido com a quarta gritando no seu ouvido... Mas eu aguentaria um tempo, se sua caixa estiver boa, com a que tem hoje.

3 - direção hidráulica opala
Bom ponto a ver. Essencial.

4 - coluna escamoteavel opala
Se a sua está boa, nem vale a pena de início, vai gastar um bom dinheiro agora com o principal.

5 - Amortecedor de Direção
Isso é bem legal. Shimmy é soda nas viaturas, e perigoso.

6 - Freios a disco diant
Fundamental.

7 - Freios a disco tras
Eu prefiro disco na dianteira e servo. O meu está assim e ancora que é uma beleza.

8 - Ped Susp. Completa
Importante tb pra conforto... pesquise por aí pois além da famigerada do Opala, tem kits específicos pra Jeep no mercado.

9 - Susp Toyota
Está nos meus planos tb, mas se não for usar pneus maiores que 31, não precisa de imediato...

10 - Amortecedor Ranger
Upgrade bom.

11 - Par de Bancos Concha
Se for usar só pra trilha e tal, blz. Mas se pretende vez ou outra usar pra viagens, prefira os de carro de passeio mesmo. Bancos fazem uma putza diferença nesses trajetos longos.

12 - Eixos de Rural
Acho que mais importante que isso é o flutuante traseiro. Segurança acima de tudo colega.

13 - Alargador de Páralamas 15cm
Caraca... que pneus pretende equipar a viatura?

14 - Capa Estepe Jeep
Frescura.

15 - Fazer Pintura
Frescura 2.

16 - Suporte Estepe e Galão
Importante, mas não prioridade... de novo: minha opinião né...

17 - Bagageiro
Depende do uso da viatura né... o que pretende carregar na bagaça? Só visual? Se for, frescura 3.

18 - Retrovisores Wrangler c/ suporte
Bacana, mas não prioridade.

19 - Protetor de Parabrisa

20 - Ignição Eletrônica
Importante... bom ponto esse.

21 - Vidro Pára-brisa
Tá sem?

22 - Galão Militar 20L

23 - Porta Copos Dobrável 2
Prioridade 1.

24 - Acendedor Cigarro
Tá sem? (2)

25 - Som Pioneer
Frescura 4.

26 - Caixas de Som
Frescura 4,5 - por depender da acima.

27 - Buzina Marítima
Sério mesmo?

E ae galera, sugestões de mecânicas ou melhorias?
Paulo, a receita inicial que te indicaria seria o GM151 álcool com clarkette 5 marchas, flanges deeptec, ignição, flutuante traseiro (mas decida o par de eixos primeiro).

Rode bastante, pesquise aqui no fórum mais ainda e terá idéia do que é realmente importante fazer após isso.

Siga o conselho da galera mais antiga que manja muito, pra não gastar duas vezes ou gastar com algo secundário.

[]s e seja bem vindo.
Caio

wcas
13/01/2009, 19:20
Nossa, voce ta querendo fazer tudo isso de uma vez ????
Se for isso, vai ficar mais de ano sem andar com ele e pode preparar uma grana violenta porque vai gastar.

paraujo98
13/01/2009, 20:09
E ae Caio tudo bem? Obrigado, pelos comentários. Uma coisa que gosto muito deste fórum é que as pessoas são muito participativas e sempre tentam contribuir na medida do possível. Vi as fotos do seu jeep e gostei muito da cor. Minha L200 é amarela tb, acho bem legal.

Aproveitando os seus comentários gostaria que você falasse um pouco mais do seguinte:

1 - GM151, 4cc tá de bom tamanho na minha opinião. Álcool original, de preferência. Pq não gasolina, álcool é mais potente? e o consumo? colocando ignição eletrônica realmente minimizo meus problemas para fazer o jeep pegar?

2 - Pq não o 5 marchas? Se for fazer um deslocamento mais longo, vai ficar doido com a quarta gritando no seu ouvido... Mas eu aguentaria um tempo, se sua caixa estiver boa, com a que tem hoje.
A caixa até está boa, mas pelo o que li o clark é muito mais forte, não vai quebrar por nada pro meu perfil de uso. A de 5 marchas aguenta legal? Meu uso será urbano + trilhas moderadas.

3 - Susp Toyota.
A princípio não pretendo colocar pneus enormes. Estou mais preocupado com conforto e estabilidade.

4 - Bancos Concha
ok, bom ponto, meu uso não será tão grande em trilhas. Vc recomenda algum de carro de passeio q se adapte bem no CJ5? Não sou nenhum gigante, mas seria mto bom se pudesse ajustá-lo não só na inclinação qto na distância dos pedais e volante.

5 - Acho que mais importante que isso é o flutuante traseiro. Segurança acima de tudo colega.
Desculpa a ignorância... mas me explica como funciona e como aumenta a segurança.

Por último concordo com vc tem algumas frescuras.... mas estas ficaram por último...

Um Abraço,

Paulo.

eniomurara
13/01/2009, 21:05
Eu li numa das ultimas edições da 4x4 e Cia, um cara reformou completo um CJ (branco e laranja) muito bonito o resultado final e lá ele comenta que aumentou o tamanho do parabrisa (quadro) em quase 10 cm (cortou e emendou) pois ele tinha mais de 1,80 e dirigindo ficava tendo que baixar a cabeça para olhar pelo vidro dianteiro, não sei sua estatura, mas eu tenho esse problema e estou pensando nessa mexida em meu CJ. Pra quem ta dando uma geral na viatura vale a pena o comentário. Abraço...ENIO

paraujo98
13/01/2009, 23:32
wcas,

Será que demora tudo isso? Câmbio e motor e suspensão realmente deve demorar, mas o resto é mais tranqüilo, não?
Não quero ficar este tempo todo sem o jeep, Deus me livre. Mas quero fazer aos poucos por causa do $$$.

Abraço,

Paulo.

paraujo98
13/01/2009, 23:37
Ênio,

Tem também um párabrisa pronto que é maior e com 3 limpadores. Tem pra vender na paulista4x4.

Um abraço,

Paulo.

megadeth
14/01/2009, 10:58
Paulo,

1 - O álcool pq é mais barato mesmo. Até tem uns cavalos a mais que o a gasolina, mas o principal seria o valor do litro.

2 - O clarkette é tão bom quanto seu original Willys de 4 marchas. Como seu uso é urbano, ambos seriam de quase nenhum risco de quebra (considerando ambos em boas condições). A quinta marcha é pra deslocamento longo, com a quinta sendo overdrive (menor giro do motor e maior velocidade final). Lembre-se: requer flanges caras e trabalho muito bem feito.

3 - Se está preocupado com conforto e estabilidade, isso é um ítem fundamental então. Mas prepare-se: por menos de 3 mil, vc não faz esse serviço. Depois é só alegria.

4 - Não é só banco. Mande recortar a caixa de roda e ganhará uns 15-20 cm de recuo no banco. Instale bancos de Kadett, Tipo ou algum de carro de passeio que não seja muito alto, com trilho. Se for muito alto, a moldura do parabrisas vai te atrapalhar em semáforos, e talvez os pedais não fiquem da melhor maneira.

5 - Eixo flutuante é um assunto muito discutido por aqui, veja esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915
Eu tive um acidente que por muita sorte (leia-se Deus) não prejudiquei terceiros, nem me machuquei.

Não saia fazendo o que der na telha, seja paciente e troque idéias com o pessoal antes. Contenha sua ansiedade. Amanhã mesmo tem encontro no Pacaembu, aparece por lá.
Organize-se, estude muito esse fórum, ande mais ainda com a viatura, frequente ferro-velho (sempre de roupa esculaxada), priorize seus upgrades e... haja dinheiro...

[]s
Caio

paraujo98
14/01/2009, 13:32
Valeu Caio, mais uma vez obrigado.

Itens 1,2 e 3 estou de pelo acordo.
4 - Sou contra cortar a carroceria, espero que o trilho resolva
5 - Li o tópico... depois de tantos casos de acidente, fiquei um pouco assustado. To preferindo não colocar.

O encontro é no estádio, em que portão?

Um Abraço,

Paulo

megadeth
14/01/2009, 15:01
4 - Sou contra cortar a carroceria, espero que o trilho resolva
Eu tb era contra, mas não muda em nada na aparência externa e dá uma baita diferença no final, em termos de conforto.

O encontro é no estádio, em que portão?
Bem defronte o estádio, um pouco para a esquerda. Tem uma barraca de pastel, o pessoal daqui do fórum fica moscando por lá.

[]s

EduMendes
14/01/2009, 17:03
Paulo,

Tenho acompanhado esta discussão. Voce esta sendo muito bem assessorado pelo megadeth..... Se eu tivesse esta ajuda quando fiz a reforma do meu teria mudado a ordem das coisas.

Colocar eixo flutuante, preferencia Ensimec, atras é fundamental. Esta é minha meta de deveria ter priorizado antes.

Outra coisa, voce tem ideia de quanto vai/quer gastar nesta sua reforma:shock::shock::shock:

Quando fiz a primeira visita na oficina, tinha uma lista do tamanho da sua.... Hoje não fiz metade da lista e ja gastei mais de 3x o que imaginava. Não por erro, mas por desconhecimento do preço/impacto das coisas quando montei a lista..... Sem falar que tudo tem custo da mão-de-obra que não é baixo.

Apenas para voce ter uma ideia, toca de motor e cambio vai na faixa dos 8mil, somado ai a troca do radiador, escapamento, carburador, etc.... (se for um GM 4cc e cambio 5M). Para um 6cc, vai mais de 10mil.

Suspensão mais uns 3,5mil, somando amortecedor, jumelos, calços de carroceria.

Eixo flutuante traseiro uns 2,5mil

vixe..... ainda nem começamos a falar da lista....

Na minha opinião, se o motor e cambio funcionam, continue com eles. Priorize freios, pedaleira suspensa e dir hidraulica, depois procure com calma motor e cambio.....

Eixo? Porque trocar os Dana 44? Um par de deixo, com os diferenciais e tud mais vai para mais de 6mil...

Se voce mora em predio e o Jeep for ficar na garagem do predio fique atento com a suspensão, pois pode não passar nos portões caso fique muito alto.

Enfim, não sei quanto voce pretende gastar, mas começe a ver valores....

Se for fazer uma reforma deste tamanho mesmo vale ir conversar com o pessoal da X4, Spider ou oficinas que são mais especializadas em projetos grandes. De uma olhada no Jeep do Folgado (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487) feito na X4, ficou muito bom.

De uma olhada tambem nas revistas 4x4 & Cia, pois tem valores de reformas desta proporção.

Abraço
Eduardo

paraujo98
14/01/2009, 17:33
Edu, mais uma vez obrigado pela força. O Caio realmente está sendo bem legal comigo. Qualquer dia desses temos que marcar uma reunião da galera pra tomar um chopp.

Eu estimei o custo da reforma em 18k, sendo que os principais custos seriam motor+câmbio+suspensão. Dado a quantidade de itens que eu listei, vc acha que estou subestimando ou é isso mesmo?

Uma coisa que já tirei da minha cabeça, foi fazer tudo de uma vez. Eu não estou nem um pouco a fim de esperar pra poder rodar com o carro. A não ser que financeiramente compense muito (se houver um senhor desconto, pela quantidade de serviços que quero fazer), minha meta é fazer as alterações ao longo de 3 anos. ou seja 6k por ano é grana, é! Mas diluindo e apertando um pouco o orçamento, acho que dá pra fazer.

Então por enquanto a reforma está dividida em:

1 - Freios, direção pedaleira e suspensão.

2 - Câmbio, motor, ignição eletrôcia etc

3 - Frecuras em geral / acabamento.

O que vc acha?

Abraço,

Paulo

EduMendes
14/01/2009, 18:06
Edu, mais uma vez obrigado pela força. O Caio realmente está sendo bem legal comigo. Qualquer dia desses temos que marcar uma reunião da galera pra tomar um chopp.

Eu estimei o custo da reforma em 18k, sendo que os principais custos seriam motor+câmbio+suspensão. Dado a quantidade de itens que eu listei, vc acha que estou subestimando ou é isso mesmo?

Uma coisa que já tirei da minha cabeça, foi fazer tudo de uma vez. Eu não estou nem um pouco a fim de esperar pra poder rodar com o carro. A não ser que financeiramente compense muito (se houver um senhor desconto, pela quantidade de serviços que quero fazer), minha meta é fazer as alterações ao longo de 3 anos. ou seja 6k por ano é grana, é! Mas diluindo e apertando um pouco o orçamento, acho que dá pra fazer.

Então por enquanto a reforma está dividida em:

1 - Freios, direção pedaleira e suspensão.

2 - Câmbio, motor, ignição eletrôcia etc

3 - Frecuras em geral / acabamento.

O que vc acha?

Abraço,

Paulo

Paulo,

Vale fazer junto aquilo que tem relação e minimiza o retrabalho, por exemplo motor+cambio+ignição.....

O que voce pode fazer é uma revisão geral, sem trocas, isto lhe dará mais segurança.

Concordo com sua priorização, e o valor, para o item 1, acho que dá.
Se for rodar com pneus acima de 31", não esqueça dos flutuantes.

Dependendo da mecanica da para fazer umas trocas, fica bom. Parcelam bastante tambem.

Tem encontro no Pacaembu toda quinta, fui poucas vezes, pois não conheço muita gente ainda. Tanto lá, como nas oficinas de Jeep, é um bom lugar para voce ter ideia do que fazer no Jeep.

Vamos marcar um dia e tomamos uma gelada por lá.

Grande abraço
Eduardo

paraujo98
14/01/2009, 18:22
Paulo,

Concordo com sua priorização, e o valor, para o item 1, acho que dá.
Se for rodar com pneus acima de 31", não esqueça dos flutuantes.

Os 18k eram para a reforma inteira. Vc acha que Freios, direção pedaleira e suspensão, devem ficar em qto?

paraujo98
14/01/2009, 18:24
Paulo,

Tem encontro no Pacaembu toda quinta, fui poucas vezes, pois não conheço muita gente ainda. Tanto lá, como nas oficinas de Jeep, é um bom lugar para voce ter ideia do que fazer no Jeep.

Vamos marcar um dia e tomamos uma gelada por lá.

O que vc acha da quinta dia 22? Anota ae meu msn: paraujo98@yahoo.com

Abraço.

paraujo98
14/01/2009, 18:32
Por fim, nosso amigo Antonio "o Folgado" não tem um jeep tem um monstro. Não sei se vou chegar a tanto, vou ter que esperar um pouco mais $$$$$

wcas
14/01/2009, 21:58
wcas,

Será que demora tudo isso? Câmbio e motor e suspensão realmente deve demorar, mas o resto é mais tranqüilo, não?
Não quero ficar este tempo todo sem o jeep, Deus me livre. Mas quero fazer aos poucos por causa do $$$.

Abraço,

Paulo.

Depende,....pelo que li quem vai fazer a maioria dos trabalhos é algum mecanico, certo ? ai esta o problema,...ele nunca vai ter somente o seu jeep para arrumar, ai enrolada daqui, desmonta dali, quando voce ver, esta com o carro todo desmontado e nem da pra tirar mais da oficina porque ele esta todo em partes,.rssss.
Tenta fazer uma coisa por vez no mecanico, quando ele acabar um trabalho ai voce marca o outro, porque assim se ele te enrolar vai ser somente em uma tarefa.

Falo por experiencia propria de quem ja penou bastante na mão desses caras,.rssss.

EduMendes
15/01/2009, 10:56
Os 18k eram para a reforma inteira. Vc acha que Freios, direção pedaleira e suspensão, devem ficar em qto?

Paulo,
Qualquer valor que eu falar será um chute, pois não sei o estado do seu Jeep.

Se a suspensão esta boa, troque o valor que investiria em troca-la por uma revisão geral.

Eu faço tudo no Josewal, o pessoal agenda e cumpre datas. Como falei, nunca tive problemas por lá. Mas tambem, como nunca fui em outra mecanica não tenho referencia para comparar.

Sei que o pessoal da X4, Garra, Spider, tambem fazem um ótimo trabalho.

De uma passada lá e faça um orçamento.

Quanto a dia 22, vamos confirmar semana que vem, pois se continuar esta chuva fica ruim.

Abraço
Eduardo

Luciano Mariussi
21/01/2009, 11:13

Paulo,

Passei por tudo isso a 02 anos atrás qdo. adquiri meu CJ, mas hoje ja dou meus pulos, assim me permita indicar um mecânico excelente.......................

gde. abraço e bem vindo ao nosso loko mundo

luis61
21/01/2009, 11:49
DeepTec 4x4 tel : 5061 6584. Eles são os melhores

paraujo98
21/01/2009, 13:00

Paulo,

Passei por tudo isso a 02 anos atrás qdo. adquiri meu CJ, mas hoje ja dou meus pulos, assim me permita indicar um mecânico excelente.......................

gde. abraço e bem vindo ao nosso loko mundo

03 o senhor é um fanfarrão!!!

abs....

paraujo98
21/01/2009, 13:01
DeepTec 4x4 tel : 5061 6584. Eles são os melhores

Valeu Luis, vou falar com eles.

Julinot
21/01/2009, 13:15
Paulo,
a essa altura, o teu conhecimento já deve ter se multiplicado pelos menos por cinco. Isso é de suma importância... mesmo que tu não venhas a adquirir habilidades de mecânico, isto é, habilidades que te permitam mexer tu mesmo na mecânica, é importante adquirires conhecimentos sobre o "sistema" do Jeep. Aí estarás apto a discutir - principalmente com o teu mecânico, os upgrades necessários, os diagnósticos de problemas mecânicos, etc e tal. Portanto, nunca... eu disse NUNCA, faça qualquer coisa no teu Jeep apenas por orientação de terceiros. Leia o fórum sempre, diante de qualquer problema, e não sejas precipitado.

Abraços a todos...

Depende,....pelo que li quem vai fazer a maioria dos trabalhos é algum mecanico, certo ? ai esta o problema,...ele nunca vai ter somente o seu jeep para arrumar, ai enrolada daqui, desmonta dali, quando voce ver, esta com o carro todo desmontado e nem da pra tirar mais da oficina porque ele esta todo em partes,.rssss.
Tenta fazer uma coisa por vez no mecanico, quando ele acabar um trabalho ai voce marca o outro, porque assim se ele te enrolar vai ser somente em uma tarefa.

Falo por experiencia propria de quem ja penou bastante na mão desses caras,.rssss.

megadeth
15/04/2009, 12:10
Paulo Fanfarrão...

Amy Winehouse mode ON:
CADÊ A PORRA DO TÓPICO DO BARÃO NO FROTA?
Amy Winehouse mode Off

[]s
Caio

paraujo98
16/04/2009, 22:37
Calma Dr. Caio... Fica calmo que, amanhã, se Deus quiser o Mauro me entrega a Viatura. Aí eu posto fotos.... Fechado cerveja no sábado??