PDA

Ver Versão Completa : Pesquisa p/ montar (ñ construir) uma GAIOLA



RONIE_VALIM
27/12/2008, 16:29
Eae pessoal blz, gostaria de contar com a ajuda de todos na montagem (não construção) de uma gaiola, montagem pois já decidi que vou usar um kit COLELLA, apenas tenho algumas dúvidas antes de começar...

Antes de mais nada gostaria de informar que entendo muito pouco de mecânica, por isso se a galera que for dar as dicas puder usar um pouco menos de liguagem técnica eu agradeço!

Já pesquisei bastente com a ajuda da busca aqui do fórum, porém sempre senti falta de dicas mais detalhadas pois não entendo muito, ou não entendo nada! rs

A MOTORIZAÇÃO pretendida será um AP até o momento pelo que sei o mais fácil é usar uma flange e um semi-chassi, me corrijam se tiver um meio mais fácil e recomendado. E por favor, todas dicas serão bem vindas!

A principal dúvida é se compensa usar a traseira da VARIANT II, gostaria de usá-la pelo fato de não fazer o conhecido " \ / ", e qual câmbio seria o mais recomendado para colocar? Não preciso que seja reduzido, eu procuro mais é uma mecânica que não apresente muitas quebras posteriormente... (outra dúvida é se as homocinéticas apresentam mais quebras comparando com FUSCA, BRASÍLIA ETC...) Junto com essa dúvida, gostaria de informar que pretendo usar freio à disco na traseira, por isso gostaria de informações sobre isso também para preparar a montagem desde o início com o freio.

Quanto a comparação da suspensão da VARIANT II com a do FUSCA E BRASÍLIA.

No meu conhecimento apenas sei que a suspensão do FUSCA não tem o avanço das barras de torção para fora, assim sendo, não prejudicando o uso de pneus maiores, porém ouvi dizer também que é mais fraco que a BRASÍLIA, que por sua vez tem o tal avanço que prejudica o uso de pneus maiores.

Não sei até qual ponto atrapalha o uso de pneus maiores, e também não pretendo exagerar nos pneus, apenas quero pneus funcionais, nada muito grande.

Que fique claro que tenho apenas preferência pela VARIANT II, e que não necessáriamente vou usá-la, até porque se eu optar usar FUSCA ou BRASÍLIA fica bem mais fácil, é esse tipo que vem no kit COLELLA, podendo assim já encomendar tudo com eles...

Onde eu moro tem um mecânico especializado em motores e câmbios de fuscas e devivados, com isso, mediante as dicas aqui mencionadas, posso conversar com ele sobre isso também..

Se puderem indicar um mecânico em SP (Sou de Guarulhos) fica mais fácil, posso até empreitar a montagem princiapal e depois vou fazendo os acertos do meu jeito.

Dependendo de como for pretendo legalizar a documentação também, se puderem dar dicas agradeço.



Espero poder contar com a ajuda do pessoal!



Obrigado desde já!

rocemberg_cf
28/12/2008, 18:16
Comprei uma Cronus Crotallus em péssimo estado, toda parte tubular estava podre. Como eu queria esta gaiola para usar na praia resolvi refazê-la. Refiz todos os tubos em galvanizado, troquei o fundo e laterais de ferro em fundo de fibra transparente, as laterais e teto em fibra escura pintada com tinta PU, modifiquei a suspensão traseira de mola de Fiat 147 para facão Volkswagem, pintei a caixa e suspensão dianteira em cinza metálico, troquei todos os parafusos para inox, coloquei também par de bancos Procar. Agora esta gaiola está muito linda.

http://www.infoclub.rec.br/images/fotos/DSC02096.JPG

RONIE_VALIM
29/12/2008, 01:07
Realmente merece parabéns pelo serviço! Só em galvanizar tudo e colocar parafuso de inox em tudo, como você disse já é um grande passo em uma reforma, na minha opinião!

leobnaval
29/12/2008, 12:58
RONIE quanto ao câmbio o melhor que pode utilizar é o da kombi mexicana nem precisa de flange para o AP é só encaixar alem de ser muito robusto mas é raro e caro.
Mas pode utilizar o do fusca 1200 (que é reduzido) ou da brasilia que é bom mas tem a relação mais longa neste casos o semi eixo é rígido (mais resistente porem a suspenção \ / ).
O da kombi com homocinética seria excelente moderno reduzido acha-se fácil o problema é a susp. muito dura já que é para carga. (com o AP não sei como fica)

O da variant 2 é melhor pelo fato de a susp. ser no ponto certo e possuir homocinética.

Quanto a adptação do AP tem muitos kit`s no mercado é só escolher assim como o reforço de chassi que pode ser comprado ou feito com tubos e solda.

Lembrando que é sempre possivel modificar a rel. de diferencial adequando a gaiola para o off-road e para o pneu a ser utilizado o que envolve em alguns casos um serviço de torno.

Na susp. da brasilia (mais ref. que a de fusca) o pneu que pode se utilizar sem raspar na barra é o 255/75 R15 ou 31 x 10,5 R15 são pneus bem grandes, pode se utilizar outras medidas e aros desde que não ultrapasse estas medidas (aí é só calcular).

O freio a disco na tras. pode adaptar depois que estiver andando ou utilizar o disco diant. (na brasilia) no eixo tras. com a pinça que preferir no caso de kadett, tempra e outros que ja possuem feio a disco na tras. jé tem o sistema para freio de estacionamento se não terá que adaptar algo, quanto a flange qualquer mecânico bom sabe fazer.

Resumindo qualquer que seja sua escolha tem seu lado bom e ruim, agora falta só você optar pelo que te agrada mais.

Abraços, Leo

leobnaval
30/12/2008, 00:30
Veja as posibilisdades de mudança de relação do câmbio neste site não sei preços, mas os serviços são referência no mercado.

Tem blocante de dif. 70%
Mudanças de engrenagem da 1ª e 2ª marcha, etc.

http://www.sapinhocambios.com.br/pecaseservicos.asp

RONIE_VALIM
30/12/2008, 01:19
LEOBNAVAL

Primeiramente obrigado pelas dicas… Já estão abrindo a mente!

Essa Kombi mexicana por acaso é a diesel? Se for eu conheço uma fama de ser caro e ruim de achar mesmo, e a propósito, qual suspensão se usa?

Vi no site que você indicou sobre montar um cambio reduzido, achei interessante em usar um cambio convencional mesmo e dar uma “tunada” para ficar bom... Vou decidir qual usar e ligar para ver oq eles tem para oferecer.

Você mencionou que os semi-eixos dos câmbios de fusca/brasília são mais resistentes, e falando sobre varianti II, como será que é a questão de resistência e de peças de reposição, uma vez que a suspensão é difícil achar, peças de reposição também são... imagino!

E o kombi com homocinética, vc se refere a Kombi atual? E como fica a suspensão?

Quanto ao motor, estou vendo bastente comentários positivos em relação a flange, será que ninguém tem algum negativo sobre isso? Se puderem ajudar neste quesito ficarei grato!

E sobre pneus estou tranqüilo então, uso atualmente BF A/T 31x10,5 r15 na minha frontier e acho bacanas, na gaiola pretendo colocar pneus deste medida porem com outros desenhos, talvez frontiera ou os conhecidos “cross”, isto não é problema.... vai ser no finalmente!

Freio também não é problema, pelo que eu vi é comum a transformação de panela para disco, então como vc mesmo disse vou montando pensando nas panelas mesmo, dependendo de como for apenas troco pelo disco e faço as devidas alterações...



Obrigado desde já pela atenção, e todas sugestões serão bem vindas!

leobnaval
30/12/2008, 12:58
LEOBNAVAL

Primeiramente obrigado pelas dicas… Já estão abrindo a mente!

Essa Kombi mexicana por acaso é a diesel? Se for eu conheço uma fama de ser caro e ruim de achar mesmo, e a propósito, qual suspensão se usa?

Creio que o câmbio da diesel e da mexicana seja iguais ou bem parecidos.
Se utilizar o câmbio da kombi diesel não precisa da flange e poder usar a embreagem original do motor ap.

Vi no site que você indicou sobre montar um cambio reduzido, achei interessante em usar um cambio convencional mesmo e dar uma “tunada” para ficar bom... Vou decidir qual usar e ligar para ver oq eles tem para oferecer.

O legal seria montar um câmbio com as 2 primeiras marchas bem curtas funcionando como uma reduzida no off-road.

Você mencionou que os semi-eixos dos câmbios de fusca/brasília são mais resistentes, e falando sobre varianti II, como será que é a questão de resistência e de peças de reposição, uma vez que a suspensão é difícil achar, peças de reposição também são... imagino!

Por ter uma junção flexível a menos em teoria é pra ser mais robusto já que trata-se de uma unica peça de aço transmitindo o torque da caixa diretamente para a roda, mas depende muito do uso, do motor, dos pneus que vai utilizar.
A susp. IRS que é a susp. da variant 2, kombis mais novas tem a vantagem de as rodas ficarem sempre perpendiculares ao solo isto se traduz em mais estabilidade e facilidade para aumentar a distância do solo na tras. (erguer ela).

E o kombi com homocinética, vc se refere a Kombi atual? E como fica a suspensão?

Tem dois tipos de IRS uma que utiliza cardã e a outra que utiliza junta homocinética (mais confiável).
A susp. IRS que é a susp. da variant 2, kombis mais novas tem a vantagem de as rodas ficarem sempre perpendiculares ao solo isto se traduz em mais estabilidade e facilidade para aumentar a distância do solo na tras. (erguer ela). a susp. não faz isso \ / , fica sempre assim [ ] em relação ao solo.
Quanto a manutenção não posso ajudar mas concerteza é mais caro pelo fato de mais peças envolvidas....

Quanto ao motor, estou vendo bastente comentários positivos em relação a flange, será que ninguém tem algum negativo sobre isso? Se puderem ajudar neste quesito ficarei grato!

É uma adaptação bastante efetuada tem se um ganho exelente de potência e torque além de já possuir filtro de óleo, ignição eletrônica ser refrigerado a água resumindo uma mecânica bem mais atual que a ar e o único contra é o maior peso do motor deslocado fora do entre-eixos com isso perde dirigibilidade e pode-se empinar facilmente o veículo, tornando difícil fazer curvas, mas pode se corrigir isto com uma reorganização de cargas tipo deslocando maior peso possível para a diant. (como bateria, estepe, pará-choque de aço com parede grossa, guincho, etc.)

E sobre pneus estou tranqüilo então, uso atualmente BF A/T 31x10,5 r15 na minha frontier e acho bacanas, na gaiola pretendo colocar pneus deste medida porem com outros desenhos, talvez frontiera ou os conhecidos “cross”, isto não é problema.... vai ser no finalmente!

Só tome cuidado com a espessura da recapagem mas aí pode se utilizar um 235/75 R15 ou 255/75 R15.

Freio também não é problema, pelo que eu vi é comum a transformação de panela para disco, então como vc mesmo disse vou montando pensando nas panelas mesmo, dependendo de como for apenas troco pelo disco e faço as devidas alterações...

Tambem penso assim vou montar e depois mudo de freio a tambor para disco se sentir necessidade.



Obrigado desde já pela atenção, e todas sugestões serão bem vindas!


Que AP pretende utilizar?

Abraços, Leo

andre veiga
30/12/2008, 19:02
Ronie,

Acho que sua idéia de comprar um chassis pronto é a melhor saida, muitas vezes as que são feitas em casa não oferecem a segurança que uma Collela ou outra ja testada e aprovada pode oferecer, e quem paga o pato é o "piloto".

Já tive algumas gaiolas, e posso falar com autoridade de quem já sofreu muito com elas, mas também se divertiu demais.

Receita basica, eu não faria nada muito diferente, mas gosto é pessoal e experiência cada um adquire com o tempo e uso especifico.

- Susp. traseira de Variant II se enviar para a Colella provavelmente eles a colocam na montagem da sua gaiola.
- Motor ap. injetado.
- Cx de kombi diesel.
Eu não teria uma sem esses 03 itens nem que me pagassem muito $.

Considerações:

- A cx da (c)karat (kombi mex.) é rara e não quebra, inclusive conheço gaiolas (pareparadas para correr o rally dos sertoes) com ap 2.0 Mi, turbinado e com essa cx. Mas é tão cara quanto rara.

- Mesmo com a cx da kombi (diesel ou não) que acredito ser a mais reduzida, pneus muito grandes farão perder muito na relação final, ficando frouxa sem força e exigino 1a marcha em qualquer lugar, tem gente colocando uma redução de kombi antiga nas rodas mas não sei se compensa.

- Motor ap. se for 1.8 ou 2.0, é quase certo de haver quebra da cx. de marchas, (a não ser a da karat) eles geram muita força e quebra mesmo.

- Documentação, guarde NFs de tudo que comprar, até de parafusos, de toda a MO, e os docs impecáveis do motor, terá que fazer um laudo no Inmetro, pedir autorizaçao ao detran, ter um bom despachante muita paciência e uns R$ 4.000,00 (em BH ha uns 2 anos), desisti e vendi minha gaiola por não ter paciência para isso... Por isso as emplacadas são tão mais caras que as outras se for comprar usada.

PS - O uso que fazia da gaiola era exclusivamente trilha, o pessoal que usa em praia ou pista pode ter uma durabilidade de componentes diferente do que eu estou acostumado.

Espero ter ajudado um pouquinho e desejo boa sorte, e não se esqueça apresenta-la ao Forum quando estiver pronta.

Abraços

RONIE_VALIM
30/12/2008, 20:03
LEOBNAVAL

pretendo usar um 1.8, pensava em um carburado por "achar mais simples" mas não decidi isso ainda.

ANDRE VEIGA

a suspensão da variant não costuma quebrar mais? e as peças de reposição, não são dificeis de achar?

a caixa da kombi diesel não é a mesma da mexicana, entendi certo?

e essa caixa da diesel, é fácil achar??? não dá problema?

e quanto a quebra, como assim "é quase certo de haver quebra da cx. de marchas" como vc mencionou?

e por último, a caixa da diesel é perfeitamente adaptável na suspensão da variant II?

estava pensando em comprar o chassi convencional com susp. de brasília mesmo, assim é só encomendar! mas deixo claro que só estaqva pensando por ser mais fácil, mas pretendo fazer da melhor forma possível...

o quanto mais poderem ajudar agradeço!

todas as dicas são bem vindas... literalmente!

obrigado até o momento, estão ajudando muito...

cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 20:22
a uns 2 anos atrás eu vi umas gaiolas com motor e câmbio de astra... o chassi era feito numa oficina do município catarinense de são josé... mas se eu fosse montar uma gaiola hoje usaria motor, câmbio e eixos da kombi 1.4 totalflex e talvez cortasse o monobloco para montar a estrutura tubular por cima do assoalho e aproveitar a numeração do chassi original, fazendo a mudança para buggy no documento...

leobnaval
30/12/2008, 21:38
a suspensão da variant não costuma quebrar mais? e as peças de reposição, não são dificeis de achar?

a caixa da kombi diesel não é a mesma da mexicana, entendi certo?

e essa caixa da diesel, é fácil achar??? não dá problema?

e quanto a quebra, como assim "é quase certo de haver quebra da cx. de marchas" como vc mencionou?

e por último, a caixa da diesel é perfeitamente adaptável na suspensão da variant II?

estava pensando em comprar o chassi convencional com susp. de brasília mesmo, assim é só encomendar! mas deixo claro que só estaqva pensando por ser mais fácil, mas pretendo fazer da melhor forma possível...



Agora é que o bixo pega, essas dúvidas de qual utilizar qual melhor custo/benefício são nossas também....

Quanto a quebra da caixa a frase "quebra mesmo" se deve ao fato de o AP tem mais torque que o motor ao qual o câmbio foi projetado, fora que o uso em trilha é uma condição desfavoravel quanto a durabilidade dos componentes.

Na minha pretendo utilizar chassi de brasilia e mecânica dela mesmo: câmbio original, motor 1600 carb. dupla (pode ser que mude para carb. simples).

Acho que a melhor coisa para você RONIE é andar em algumas gaiolas e ver o que te agrada mais. porque as melhorias vem com o tempo sempre vai trocando uma peça ou outra.

Abraços, Leo

andre veiga
01/01/2009, 12:09
Acho que a melhor ideia até agora foi dada pelo Leo.
Antes de gastar o suado $$, ande no maior número e variedade de configurações possivel para que ai vc tenha "certeza" do que fará para vc.

A maior vantagem de se usar uma cx com homocinéticas, (Var. II e kombi) é pelo fato de poder levanta-la sem perder o contato da banda de rodagem inteira dos pneus com o chão, o que se traduz em tração e estabilidade.
Qdo ela esta assim /-\ e vc entra numa curva rápida, ou precisa tracionar numa subida, apenas uma parte do pneu realmente tem tração.

A cx da kombi diesel não é a mesma da mexiacana, não é facil de encontrar mas nada impossivel, e qdo encontrar manda dar uma revisada e troque qq coisa que achar mais ou menos...

Acredito que não haja nenhum problema com o casamento susp. var. ii e cx kombi, vc tem a opção de usar a susp. da kombi mas a gaiola fica muito dura, a barra de torção da kombi é bem mais grossa, devido à necessidade de carga.

O Leo disse tudo com relação às quebras, o uso da gaiola não será exatamente o que foi projetado p a cx, ai o pessoal poe rodas imensas acelera tudo que pode e com a força dos ap 1.8 e 2.0, por isso acho que o ap 1.6 Mi é o melhor, e com a falta de peso ela fica realmente interessante, e com menos risco de quebra.
Tem que verificar o diam. dos pneus... é talvez mais importante para o desempenho do que cx/motor. O pessoal em BH usa na maioria 195x75x15 na traseira.
A minha ultima tinha 225x75x15 com motor a ar bem afiado e cx de kombi, e qdo se precisave de torque... haja embreagem.

A principal vantagem da injeção em relação ao carburador, é que o motor estara sempre alimentado, seja numa subida/descida forte, ou numa pista com piso muito irregular, com os pulos, por mais regulada q estiver a carb. terá momentos de falha ou excesso na alimentação.

Está me dando vontade de ter outra... rs

Abraços e feliz 2009 poara todos

RONIE_VALIM
04/01/2009, 23:44
Obrigado a todos até o momento..

Semanda passada tentei entrar em contato com algum pessoal de gaiola inclusive com quem faz a estrutura colella e pelo motivo da virada do ano não consegui.

Essa semana agora vou ver certinho a possibilidade de montar com a susp. traseira da variant II, dependendo de como for vou sair atrás de uma para iniciar o projeto, caso não ache muita vantagem vou ver se encaro a de brasilia mesmo.

Todas as informações estão atendendo perfeitamente as espectativas, espero poder continuar contando com a galera

Até o momento acredito que não tenho muitas dúvidas cruéis..

Assim que tiver uma posição da escolha coloco aqui para o conhecimento ok

Feliz ano novo para todos!!!

RONIE_VALIM
08/01/2009, 18:52
Boa tarde amigos..

Bom, por enquanto estou animado em montar a gaiola com susp. de brasília mesmo.. Ainda não decidi, apenas achei mais simples, menos dor de cabeça..

Uma pessoa que me falou que possui mais de 10 anos no meio de gaiola..

Me aconselhou a montar um bom motor de kombi ao invés de um AP..

Pelo peso e possíveis quebras, principalmente, que no motor AP é sempre pior esses quesitos...

Me surgiu uma dúvida..

No meu caso, o uso vai ser praticamente diversão perto de casa mesmo nos fins de semana, muito dificil sair para trilhas mais pesadas, devido ao serviço...

Será que realmente compensa adaptar um AP?

Sei que um bom motor a AR é meio caro, porém ao meu ver é "PAU PRA TODA OBRA" ou estou enganado??

Eis a questão!!!

Opnem por favor!!!

Agradeço a todos!

leobnaval
08/01/2009, 19:14
RONIE então estará seguindo quase a mesma receita que eu....

chassi de brasilia, motor a ar 1600...

Quanto ao câmbio não vou mecher agora mas o bom seria você trocar a relação do diferencial para ficar adequada para trilha e pneus grandes.

Quanto ao motor a ar ser caro, não sei não ! acho bem mais em conta do que um AP.
Um bom motor a ar não custa caro e mesmo que precise arruma-ló não fica tão caro.

No mais é achar um bom motor acertar a carburação e a ignição e pronto terá diversão sem dor de cabeça por um bom tempo.

Vale a pena revisar o carburador e instalar uma ignição eletrônica.

O motor a ar é um motor de manutenção extremamente barato, simples e eficiente.

E outra qualquer coisa depois se achar necessário pode por um AP.

Abraços, Leo

gdonadel
17/03/2011, 00:35
Novidades??? vou adotar este topico! já q esta abandonado a mais de 1 ano.
Comecei a planejar a mesma coisa que o Ronnie.
vou comprar esse kit collela (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174953914-_JM) (R$4.800 + 400 do frete do KIT Collela)

Quero fazer um estimativa de qtos reais no minimo e no máximo eu vou gastar.
Com mais quantos reais voces acham q é possivel colocar essa gaiola na trilha?

motor 1600 +
caixa fusca 1200 (100% bloqueado) +
sistema de freios traseira tambor, dianteira disco +
amortecedores +
parte eletrica +
2 pneus biscoito +
mao de obra +
= R$ ?

ps: doq mais eu esqueci? :pensativo:

leobnaval
17/03/2011, 16:13
bancos, cintos, bateria, revisão desses componentes que você comprará usados, entre inúmros itens que acabam aparecendo...

Como já gastou uns 5mil na estrutura, eu chuto que vai gastar mais uns 5 pra terminar ela, inteira revisada e bem feita e com bastante componente novo.

[]s

andre lameu
17/03/2011, 17:53
complementado...
Farois de milha, lanterna traseira e um bom alternador pra não ficar sem partida!:razz:


bancos, cintos, bateria, revisão desses componentes que você comprará usados, entre inúmros itens que acabam aparecendo...

Como já gastou uns 5mil na estrutura, eu chuto que vai gastar mais uns 5 pra terminar ela, inteira revisada e bem feita e com bastante componente novo.

[]s

RONIE_VALIM
17/03/2011, 18:02
Pessoal, desisti da gaiola e posteriormente comprei um quadriciclo.

Mas não deixo de lado meu amor por gaiola, um dia ainda terei uma :concordo:

digobrazil
17/03/2011, 19:52
lembre-se de fazer uma gaiola descente logo na 1ª vez para não ter que ficar gatando R$$$$$ consertando as gambiarras.

Jogo de pneus com rodas + ou - R$ 1.300,00
Motor completo com nota + ou - R$ 2.500,00 (tanto faz AP ou AR)
Cambio revisado + ou - R$650,00
e por ai vai: disco de freio, pinças, campana, cilindro meste, amortecedores, caixa de direção e barras, volante, bateria, chicote, farois, lanternas, interruptores, tanque de gasolina, bateria, cinto de segurança, parafusos diversos, entre outras coisinhas...........

andre veiga
17/03/2011, 20:27
Compre um fusca, brasilia, variant ii, kombi...

Desde que esteja documentado e rodando bem vc terá tudo às mãos, em especial os docs do motor.

Dê baixa do carro que comprar, e com docs em mãos vc legaliza a gaiola.

Com ela "rodando" com as peças do doador vc vai trocando e adaptando o que achar melhor.
Ainda faz um troco vendendo para o FV o que sobrar...

Tenho cx e susp. de kombi, além de pneus lameiros ideais para a frente se interessar envia uma MP.
Abraços

RONIE_VALIM
17/03/2011, 20:49
Compre um fusca, brasilia, variant ii, kombi...

Desde que esteja documentado e rodando bem vc terá tudo às mãos, em especial os docs do motor.

Dê baixa do carro que comprar, e com docs em mãos vc legaliza a gaiola.


Boa noite, tenho uma dúvida...

Entendi que é bom ter algum dos carros citados com docs em dia em meu nome, ai dou baixa e depois consigo documentar novamente? Como?! :mrgreen:

Deve dar um trabalhão, não?

Abs!

gdonadel
17/03/2011, 21:26
Olá pessoal algumas coisas que voces citaram o kit Colella já traz, segue abaixo oq eu ja tenho.

Chassis Volkswagen
Estrutura em tubo de aço norma SAE / Solda MIG/ Argônio
Suspensão traseira c/ barras de torção e facão originais Volkswagen
Suspensão dianteira com barras de torção e pivôs oscilantes originais VW freio a disco
Pintura em P.U. eletrostático cor a escolher (Branca, Preta, Azul, Amarela, Verde, Vermelha, Laranja, Verde militar).
02 bancos tipo concha modelo sparco sem forração com suportes
Trilho regulável banco motorista
Towbar para transporte/ mão automática
Tanque de combustível tipo Kombi 45 litros
Pedaleiras
Apoio pé esquerdo motorista e passageiro
Suporte para fixação de bateria
Coluna + barras de direção
Painel para receber instrumentos
Suporte para lanternas traseiras
Suporte para faróis no teto
Suporte para faróis dianteiros/ traseiros
Suporte para espelho retrovisor
Suporte para suporte do extintor de incêndio
Suporte para filtros de ar
Suporte para antena
Proteção traseira do motor com suporte de engate
Pára-choque dianteiro

isso por 5.200 ja aqui em casa.

http://www.bycolella.com.br/internet/Kit2.2.jpg
______________________________

Lista do que ainda vou precisar:
escapamento 4x1
alternador
bateria
farois
volante
botoes de partida, botoes farol ( algo desse tipo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174884958-painel-c-boto-de-partida-chaves-caca-para-gaiola-off-road-_JM)
lanterna traseira/farol da ré
2 cintos 4 pontas
2 pneu biscoito
2 pneu agricola sulcos longitudinais
motor completo
cambio/diferencial/reducao
sistema de freio
amortecedores

to fazendo as contas, acho q vou comprar um fusca 1600 desses bem velhos e colocar tudo na gaiola. Depois com o tempo vou mudando a caixa (de kombi, ou 1200) amortecedores ( quero por molas ) etc...

to vendo q vou investir uns 10mil ou mais, o que me alenta é saber q ela vai ser uma Collela, dificilmente perderá valor. Ou estou enganado? oq vcs acham?

ps: segue foto de como eu estou imaginando que vai ficar a minha.http://www.geniustyres.com.br/pneus/cross_gaiola.gif

genhero
17/03/2011, 21:35
ola amigo,
o que decidiu montar? qual suspensão e motor vc usou???
quanto aos docs, não sei como funciona as leis ae em mg, mas aqui em SP não tem como fazer com notas e documentos antigos. o método mais facil é o nil, em 3 dias ta resolvido e ainda é mais barato e menos burocratico.

gdonadel
17/03/2011, 21:52
ola amigo,
o que decidiu montar? qual suspensão e motor vc usou???
quanto aos docs, não sei como funciona as leis ae em mg, mas aqui em SP não tem como fazer com notas e documentos antigos. o método mais facil é o nil, em 3 dias ta resolvido e ainda é mais barato e menos burocratico.

As fotos q eu postei são ilustrativas.
No momento não tenho nada, estou planejando, estudando viabilidade equipamentos necessarios e principalmente custos. Estimo que terminarei essa fase daqui 2 meses. Depois dessa fase de planejamento, saio as compras.

leobnaval
17/03/2011, 22:54
Pessoal, desisti da gaiola e posteriormente comprei um quadriciclo.

Mas não deixo de lado meu amor por gaiola, um dia ainda terei uma :concordo:

Ronie ainda faço uma gaiola pra você hehehe

Quanto a doc. não precisa comprar um veiculo documentado, pode comprar de leilão, em ferro velho com NF, comprar apenas a mecânica com NF e fazer o chassi tubular, tem inúmeras formas. Mas para doc. a gaiola o Nil nos ajuda...pois ele tem uma fabrica de buggy.

[]s

RONIE_VALIM
17/03/2011, 23:12
Ronie ainda faço uma gaiola pra você hehehe

Quanto a doc. não precisa comprar um veiculo documentado, pode comprar de leilão, em ferro velho com NF, comprar apenas a mecânica com NF e fazer o chassi tubular, tem inúmeras formas. Mas para doc. a gaiola o Nil nos ajuda...pois ele tem uma fabrica de buggy.

[]s

Leo, conhece alguém que já fez doc com o Nil? No tópico que tem esse assunto tem gente falando bem e falando que é conversa fiada...

Eu particularmente gostaria muito que fosse verdade, viabilizaria um futuro projeto :pensativo:

leobnaval
17/03/2011, 23:18
O cara é gente fina, acontece que ele não entra muito na internet e não responde todos os e-mails (tem que ligar). E essas muvucas sobre doc. só atrapalham.

Tô fazendo minha primeira gaiola ainda, mas se der certo quero começar a produzir kits e gaiolas (quanto a qualidade e fabricação será melhor que a do colella), pois estarei baseando em normas de competições.

Além de ter todo projeto e simulações da estrutura. E quem sabe fornecer com susp. próprias para off-road (nada de facão ou barras de torção) duplo "A" com coil-overs. Quem sabe...

[]s

RONIE_VALIM
17/03/2011, 23:26
O cara é gente fina, acontece que ele não entra muito na internet e não responde todos os e-mails (tem que ligar). E essas muvucas sobre doc. só atrapalham.

Tô fazendo minha primeira gaiola ainda, mas se der certo quero começar a produzir kits e gaiolas (quanto a qualidade e fabricação será melhor que a do colella), pois estarei baseando em normas de competições.

Além de ter todo projeto e simulações da estrutura. E quem sabe fornecer com susp. próprias para off-road (nada de facão ou barras de torção) duplo "A" com coil-overs. Quem sabe...

[]s

Blz Leo :concordo:

Sobre sua idéia de construir kits, vai fundo!