PDA

Ver Versão Completa : Ponto de Apoio



Marcelo
24/06/2003, 21:32
Pessoal,

Estou precisando colocar pontos de apoio no Jeep (que vergonha não ter nenhum, né?! :oops: ) e não sei qual é o mais apropriado?
Pensei em colocar aqueles que são presos no pára-choque, mas estive olhando e acho que a furação ainda é original (pelo menos acho?) pois ele está arrebitado ao chassis, num único e gigante arrebite. :shock:
Como devo colocar os pontos de apoio, furando o pára-choque próximo as longarinas do chassis? Corro o risco de arrancar o pára-choque quando rebocado? E na traseira, qual seria o mais indicado? :?:

Obrigado e abraços,

Marcelo

Carlos
24/06/2003, 21:58
Caro Marcelo,
Acho que o que vc viu não é um "arrebite gigante" e sim um parafuso.
Olhe por baixo do mesmo e vera que tem uma porca.
Acho que um bom lugar para colocar os pontos é na própria longarina, na parte de cima, entre a grade e pára-choque.
Carlos.

__________
CJ5 73 original

Cássio
25/06/2003, 00:12
O pára-choque original do Jeep é rebitado nas longarinas, um na parte de cima e outro por baixo. É um bom lugar para fixar ganchos. Na parte traseira o ponto ideal é no centro, onde há a furação original do puxador, no centro da travessa.

Marcelo
25/06/2003, 08:32
Carlos e Cássio,

Eu pensei em colocar esse tipo de apoio (aqueles em forma de ganho) mas não queria furar as longarinas, por isso pensei naquele tipo argola ou alça que são fixados junto ao pára-choque. O meu receio é prendê-los no pára-choque e, quando precisar debocar o jeep, o bicho desprender da carroceria. :cry:
Corro esse risco? Se furar o pára-choque próximo às longarinas do chassis e fixar o ponto no próprio pára-choque é seguro? Ou o mais ideal são os ganchos nas longarinas? :?: :?:

Desculpa as mil perguntas, mas como podem ver sou mirim (tanto no fórum como em jeep). :P

Abraços,

Marcelo

monge
25/06/2003, 11:58
Fala Marcelo, blz? :)

Já vi quebrar 3 parachoques que foram usados com ponto de apoio.
E 1 gancho.

1 dianteiro e 2 traseiros. :?

1 dos 2 traseiros infelizmente foi o meu, e olha que o meu ponto de apoio é justamente no final do chassis, ontem tem os 4 furos, bem no meio, achei que era o lugar mais forte e me lasquei.... :cry:

O gancho também é do meu jeep, está lá até hoje, ele simplesmente levantou. Está parecendo um pino, e chegou a rasgar o chassis próximo a travessa do radiador. :cry: :cry: :cry:

Já vi gente fazer ponto de apoios nos eixos, eles pegam um grampo daqueles que prendem os feixes de mola e soldam no meio do eixo. :)

Não sei se funciona bem, mas já vi muita gente fazer isso.

[]'s

Eugênio

Marcelo
25/06/2003, 16:06
Oi Eugênio,

É... realmente acho que não há lugar seguro para adaptação desses pontos de apoio. :roll:

Vou avaliar se coloco no pára-choque ou no chassis.

Obrigado pelas dicas!
[]s

Marcelo

fpandur
25/06/2003, 17:20
Bem, vai aí a experiência que tive ... inicialmente, instalei na dianteira um gancho fixaxo por cima da longarina, entre a grade frontal e o parachoque. Tudo "ia bem" até que um dia tive que ser puxado com um "pouco" mais de força e as condições não eram as ideais, logo o cabo ficou um pouco de lado (e não frontal ao Jeep, como seria melhor). Resultado: o gancho ficou firme e forte, mas a longarina .... :roll: como a força foi feita no sentido da abertura da longarina, acabou levantando ela. Retirei o gancho, rebati a longarina p/ baixo e instalei o gancho na parte traseira. Meu Jeep tem a barra de tração traseira (aquela cheia de furinhos), então fiz 2 furos bem na direção do final da longarina traseira e fixei o gancho na barra de tração. Tem funcionado bem e até hoje não me deu problemas.

Quanto à frente, eu instalei dois ganchos no suporte do tow-bar. Estão bem nas pontas das longarinas dianteiras e nunca me deram problema algum.

Espero ter ajudado

Abraços

Mauricio Mei
25/06/2003, 20:09
Na frente, instale duas anilhas no suporte do tow-bar..no meu ficaram otimas.

Atras, eu coloquei a bola de engate e dois ganchos (originais do Toyota e Troller), um em cada ponta daquela travessa original cheia de furinhos...nao sei o nome daquilo. :oops:

Espero ter ajudado

Abraco

Mauricio

monge
26/06/2003, 00:56
Fala Maurício :D

Aquilo que vc nào sabe o nome que está na traseira do jeep e conhecida como arado... pelo menos este foi o nome que o pessoal me passou quando eu fui comprar o meu... :D :D

[]'s

Eugênio

Marcelo
26/06/2003, 15:34
Pessoal,

Obrigado pelas dicas. Vou colocar aqueles pontos que já vem com anilhas. :lol:

[]s

Marcelo

Giovani
29/06/2003, 23:17
1 dos 2 traseiros infelizmente foi o meu, e olha que o meu ponto de apoio é justamente no final do chassis, ontem tem os 4 furos, bem no meio, achei que era o lugar mais forte e me lasquei.... :cry:
O gancho também é do meu jeep, está lá até hoje, ele simplesmente levantou. Está parecendo um pino, e chegou a rasgar o chassis próximo a travessa do radiador. :cry: :cry: :cry:
Já vi gente fazer ponto de apoios nos eixos, eles pegam um grampo daqueles que prendem os feixes de mola e soldam no meio do eixo. :)


:D Olá Eugênio e PessoALL!

:D Que é isso companheiro??? Vc arrebenta todo seu jeep puxando ou sendo puxado??? Deve ser resultado daqueles cabos de aço... Já comprou uma boa cinta???
:D Outra: usar molas ou suportes dos feixes de mola, jumelos e eixo como ponto de ancoragem, é pedir pra levar... É preferível perder um pára-choque do que a suspensão, não acham???
:idea: 1º: Tenham um pára-choque forte, feito com chapa de 5mm no mínimo. 2º Fixem ele com parafusos de aço 8.8 de 1/2", com pelo menos 3 em cada ponta da longarina, um em cima, um no meio e outro embaixo.
3º Só aí ponham um ponto de ancoragem no pára-choque, tipo manilha ou olhal, fixado com parafusos de aço. Uso assim no meu Jeep.
Dessa forma, mesmo se for puxado de lado, a longarina não "abre"!!!
:arrow: Aquele gancho fixado em cima da longarina dianteira é ótimo! Um dos melhores pontos de ancoragem que existe. Se o seu gancho "abriu", tem motivo. Ou ele era da Toyota, que não é lá essas coisas (o da Warn é melhor), ou o gancho que foi usado nele era muito grosso, fazendo força só ponta do gancho e não na parte interna dele. Ou ainda uma combinação desses dois com uma puxada lateral... :wink:
Na traseira, o "arado" (aqui no sul também chamamos assim) que foi projetado para se engatar implementos agrícolas, sendo firmemente fixado no chassi, é um ótimo ponto de ancoragem. Eu, assim como muitos, retirei ele por questões de ângulo de saída... Nesse caso, os furos originais do gancho G, bem no meio do chassi, são o melhor ponto. É claro que o chassi deve estar em ordem, confiram se não há trincas ou corrosão. Fixem ganchos ali, ou então o prórpio gancho G, que é sem dúvida o melhor para se ter na traseira do Jeep!
No meu Jeep, além do "G", voltei a pôr o arado, só que retirei todos os suportes dele, ficando só com a cantoneira cheia de furos, que parafusei direto da travessa traseira do chassi, não atrapalhando o ângulo de saída e ainda dispondo de várias opções de ganchos, que podem ser montados sobre ele. :wink:

TUTU filho
26/07/2009, 19:45
Salve galera... entaum... comprei um gancho de apoio, para rebocar...

eu ia colocar ele na longarina dianteira... mais puts.. pensei... corro o risco de desalinhar o chassis se tiver que fazer muita foça, pois esta de um lado só..... naum é???

ai peguei uma chapa de mais ou menos 10 mm, cortei na medida de uma longarina até a outra, e da carroceria até o parachoque (como se fosse uma mesa para guincho)... furei e coloquei o gancho no meio......
sera que vai prestar??????????

Rafaminc
27/07/2009, 09:04
Deve ter ficado até super dimensionada essa chapa.
Uma idéia que me surgiu seria colocar dois olhais na dianteira, próximo a travessa do radiador e passar um cabo de aço 3/8" entre eles formando um arco. Com isso o esforço fica dividido em dois pontos do chassi e vc pode limitar o esforço pela espessura do cabo.

Pablo.pinto2007
28/07/2009, 11:35
Salve galera... entaum... comprei um gancho de apoio, para rebocar...

eu ia colocar ele na longarina dianteira... mais puts.. pensei... corro o risco de desalinhar o chassis se tiver que fazer muita foça, pois esta de um lado só..... naum é???

ai peguei uma chapa de mais ou menos 10 mm, cortei na medida de uma longarina até a outra, e da carroceria até o parachoque (como se fosse uma mesa para guincho)... furei e coloquei o gancho no meio......
sera que vai prestar??????????

O meu é assim, eu nunca precisei ao extremo... até por que não preciso ser puxado em trilhas, afinal de contas tenho um CJ-3A - famoso imbatível...
Mas vamos deixar de tolices... o meu é como está na foto, agora o que você fez deve ser como fiz só que instalou na chapa bem no centro do veículo é isso?
Agora com uma diferença, a chapa que coloquei é daquelas tipo piso de ônibus... espessa, a que você colocou com certeza é bem mais forte.... agora eu não acho que esteticamente ficou bonito... não sei se ficou resistente... mas se fosse mudar, mudaria para anilhas nos próprios pára choques em frente as longarinas, pois assim o esforço seria bem distribuído entre a logarina, não forçando a abrir as mesmas como corro o risco de acontecer ao meu!!!

Abraços!

Pablo
CJ-3A - 1951 motor AP 1.8 álcool + câmbio niva + pneus Oligator!
www.renegadosoffroad.com.br

leopoldo
31/07/2009, 19:02
adicione às ideias:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13022