Conectar

Ver Versão Completa : Ignição eletrônica no motor BF 161

Vinicius_4x4
27/09/2004, 14:15
Fala gurizada!!

Andei pesquisando e encontrei pouca coisa sobre o assunto.
Eu conheço um cara (Maurício) que colocou ignição eletronica em seu maverick 6 cilindros e ele me recomendou que fizesse o mesmo com o meu jeep. Já até encomendei o meu distribuidor com ignição eletronica (com um outro cara), porém o Maurício me disse que eu deveria trocar a bobina e o modulo também. Eu não consigo falar com ele (está viajando) e não sei de que carro que deve ser este módulo e a bobina, será que alguém sabe de que carro dá para utilizar, ou se tiver mais de um, qual o melhor?
Ah, essa ignição eletronica é feita com o braço (se é assim que se chama) do distribuidor original e a cabeça, avanço e mesa do distribuidor do opala 6 cilindros.

Valeu.

Ainda não peguei o distribuidor, pois ele vai ser feito em tramandaí, porém se alguém quiser posso colocar a foto dele quando estiver feito, só por curiosidade.

Abraços.

Danniel Pizatto
27/09/2004, 14:26
Se vc usar o distribuidor do Opala, dá pra usar o módulo dele, do chevette.... Vários carros da GM usaram o mesmo módulo de ignição...

Se precisar dá um alô que vejo o número da peça aqui..

Danniel Pizatto
27/09/2004, 14:41
Já olhei..

94.623.323

aplicação:
Opala/caravan
Chevette
Kadett

Pavani
27/09/2004, 15:12
Aí Vinicius....
QUanto vc pagou?!?
Valeu....
Pavani

Vinicius_4x4
27/09/2004, 16:42
À princípio vai ser 200 reais com o módulo e a bobina e as outras peças que ele vai utilizar.
E eu não toquei no assunto "instalação" mas eu acho que se eu levar o jeep lah ele instala também.

Vinicius_4x4
27/09/2004, 16:44
Ah!! tinha me esquecido.
Valeu Danniel! :D

Tatão
02/10/2004, 15:10
o bom da ignição eletronica é que depois de bem testado e regulado vc pode fazer uma boa vedação com silicone e outos "esquemas" porque vais fica um bom tempo sem ter q mexer no danado...

Eldo
08/10/2004, 16:55
Aproveitando o assunto, estou colocando ignição eletrônica no meu CJ5 61 e já adaptei o eixo do BF no distribuidor do Opala 6cil e tenho alguma dúvida sobre a inversão do avanço. Observando, percebi que ao inverter em 180 graus o avanço, a furação para parafusá-lo não combina com os originais e assim, deverei refazê-los. Ao encaixar o avanço no pino, quando encostamos o avanço no distribuidor, a bobina que fica embaixo dos pinos que giram(não sei se é isso mesmo) que tem dois pinos p/ fios fica fora de sua posição original. Embaixo deste tem 3 parafusos e aí que vem a pergunta: Eu retiro estes parafusos e giro a bobina para que fique na posição original? Alguém saberia responder ou quem sabe, detalhar melhor esta parte da adaptação?

Espero ter sido claro. Obrigado.

Eldo - DF
CJ5 61

HuGo
20/10/2004, 15:47
Pessoal

Aproveitando o tópico tbem, estou comprando uma ignição eletronica para adaptar no meu motor 3000 de maverick, estive olhando o distribuidor de opala que foi adaptado com o "pé" do distribuidor do jeep....... aí é que vem a parte estranha, o "pé" do distribuidor é movel, ou seja, na junção do eixo da para perceber que tem um tipo de pino fixo, aí o eixo balança ............. o cara disse que existe o eixo móvel e eixo fixo......... oq vcs acham :?:

Obrigado

HuGo

Eldo
20/10/2004, 16:15
Olá Hugo!

Acabei de adaptar a ignição eletrônica no meu CJ e acredito que este detalhe do eixo não deve ter problema, pois o ponto de solda no eixo do distribuidor do Opala fica na parte interna da cuba do distribuidor. Logo, se a parte móvel estiver abaixo da cuba, voce poderá mantê-la sem problemas.

Eldo - DF

Pavani
20/10/2004, 19:41
Quanto sai + ou - pra fazer essa adaptação no motor?!?
Isso eu vou querer fazer mais pra frente com certeza...
Abraço..
Pavani

cristiano
21/10/2004, 07:53
Acho que eu vi essa ignição para vender em algum site, não me lembro qual agora... pronta para adaptar, e não chegava em 200 reais...

Pavani
21/10/2004, 15:56
Preço bom....
É uma coisa que ainda vou por no meu, mas antes tem diferenciais, etc etc etc.....hahah
Se alguém souber de mais preços...
ABraço...
Pavani

Vinicius_4x4
22/10/2004, 08:30
Infelizmente alegria de pobre dura pouco :cry: O distribuidor do opala 6 cilindro tah muito difícil de se achar, tomei um laço pra achar, percorri por vários ferros-velhos e achei um só, o qual tinha recém chegado lah e o cara me enfiou a faca 250 reais pelo distribuidor + módulo + bobina.
Aí foram 70 reais pra montar a peça. No fim das contas vai sair por 320 reais. :evil:
Ainda não testei o jeep pois a peça não tah pronta. Vou tentar buscar hoje pra usar o jeep no fim de semana. :D Coitado do jeep quando tiver andando que eu não aguento mais ver ele parado.

Danniel Pizatto
22/10/2004, 14:37
Aqui me pediram 300 pelo distribuidor, modulo, bobina e chicotes...

Ainda por cima era sob encomenda...

Diether_
26/11/2004, 08:48
Eu primeiramente pensei em eu modificar um distribuidor mas depois complicou, ñ tem mais pçs do Opala 6 (rotor e stator são difíceis de achar e aind tinha de terzeirisar um torneiro).
Optei por um kit pronto de distribuidor (prato do Monza, pesos e parte elétrica do Opala, corpo e eixo modificados da Bosch, orig do Jipe) e ficou muito bom. Pagei 350,-.

Agora teve de mecher nas velas, pois c/ mais enegria comporta uma centelha (1mm) maior que melhora o acesso a mistura na camera, depois de aumentar a centelha até a lenta ficou mais alta e redonda, agora ele faz 6,2 (mot. azulão do Maveco) na cidade, penso que c/ centelha dupla faria mais ainda, ficou mais forte t.b.

Vinicius_4x4
26/11/2004, 10:49
Eu não fiz ainda no meu jeep, mas um amigo meu disse que no seu maverick ele aumentou a centelha da vela e ficou bem melhor mesmo. A adaptação que nós dois temos nos distribuidores é o do opala com a haste do original do jeep.
Quem não aumentou ainda a centelha é bom fazer, eu to só esperando esse meu amigo ter um tempinho pra poder fazer pra mim, pois não sei ao certo o quanto aumentar.

Abraço!

Diether_
26/11/2004, 11:16
Isto vai na tentativa e no ovido até conseguir uma lenta mais redonda t.b. mechendo no parafuso da mistura, depois faz um test drive e veja como se comporta.

Eu deixei c/ 1mm entre os eletrodos, (se a centelha ficar grande de mais pode apagar por falta de enegria e o motor falha).
Mistura pobre precisa de muito mais energia p/ inflamar a mistura (por isto afolgador c/ motor frio, pois uma grande parte condesa na parede interna do coletor de admissão e assim a mistura chega muito pobre a camera de combustão)

Achei a vela orig. do Jipe muito recuada (difícil acesso ao gás, ainda geração antigua de vela), a do fusca anlizei num cabezote desmontado e a rosca, que é mais comprida nesta vela, ñ tem perigo te passar e ficar exposta e carbonisar depois.

Esta vela tem um eletrodo mais exposto a mistura e pode dar melhor queima da mistura, centelha dupla, tripla etc.. ñ tentei ainda problema é que são + $$$.
Um colega colocou esta velha dupla no motor AP num Passat e diz que agora faz 1 km + /ltr.
abraço

Vinicius_4x4
29/11/2004, 08:53
Esse fim de semana tive problemas com o jeep, devido ao distribuidor. Não o distribuidor propriamente dito.
O problema foi o seguinte: colocava ele no ponto e o jeep andava uma que era uma alegria soh, tava puxando pra caramba. Porém com o tempo ele ia saindo do ponto e começava a engasgar e ficar mais fraco. O cara parava o jeep ajeitava denovo o ponto e ele ia bem denovo, até sair fora do ponto denovo.
Agora vem a parte da solução: o cara coloca no ponto, e aí a peça que eu uso para fixar o distribuidor no lugar com o parafuso é a usada em um distribuidor do motor AP (uma espécie de um Y) que firma o distribuidor para baixo podendo fixar na carcaça do motor, ou melhor no mesmo esquema do original do jeep, porém ao invés de o parafuso ir embaixo da carcaça do distribuidor vai nessa peça do motor AP e então fixa o distribuidor.
Será que alguém tem alguma idéia melhor pra fazer. O que é que vocês usam para esta finalidade?
Valeu! Abraço!

Diether_
30/11/2004, 12:37
Já ví esta fixação do distr. num motor AP, é uma brisilha em forma "Y" c/ 2 garras nas pontas.
Verifique se as garras estão pegando no pé do distribudor, poderia ser que o "Y" esteja pegando na bifurcação dele deijando as garras no ar e sem função, assim só colocar um espaçador p/ ficar mais alto do lado do pf 5/16" no bloco ( ñ esquessa colocar um anel elástico ou arruela dentada p/ ñ perder torque).
T.b. existe uma junta entre pé do distr e bloco, ela ajuda um pouco c/ o atrito e claro evita vazar óleo.
Só dar um jeito de as garras fixarem ele no lugar e ñ afrochar.

Diether

Vinicius_4x4
03/12/2004, 09:59
Ontém resolvi o meu problema! Era uma cabo de ignição que estava meio detonado. Agora o jeep tah que é uma beleza. Mas um detalhe que reparei ao procurar cabos de vela pro jeep é que as marcas NGK e Bosch, não fazem mais cabos pro jeep. Só encontrei a Olimpic, que ao meu ver não é tão boa quanto as outras. O que eu vou fazer agora é colocar aquelas que são de silicone, aqui no sul tem um kit que custa 250 reais e o cara mesmo faz os cabos nos tamanhos que quizer só tem que dizer quantos cilindros são pra eles mandarem as ponteiras. Mas eu vi uma dessas e fica muito bom e um eletrecista falou que normalmente os cabos comuns aguentam 10 A, já esses cabos aguentam 60 A. Ai sim não vai ter problema. Outra coisa que vou fazer também é botar a bobina do kadett, ou do monza 2.0, que o meu mecânico falou que fica bem melhor do que a do próprio opala.

Abraço galera, e que esse fim de semana façam uma trilha cheia de atoleiros! :twisted:

Sukys
04/12/2004, 02:16
...e um eletrecista falou que normalmente os cabos comuns aguentam 10 A, já esses cabos aguentam 60 A.

Um pouco de elétrica e de matemática:

Uma bobina convencional fornece uma faísca com algo em torno de 30.000 Volts. Se esta faísca oferecer uma corrente de 10 Ampéres teremos um potencial energético da ordem de 300.000VA, o suficiente para acender com toda luminosidade (pelo breve período de tempo que dura a faísca) 5.000 lâmpadas de 60W. Só para exemplificar, 300KVA (300.000VA) é a capacidade de muito transformador de rede elétrica utilizado para fornecer energia para centenas de casas.

Uma faísca de ignição daquelas de matar elefante de tão parruda, gerada por módulo tipo CDI e bobina de alto desempenho não passa de 400~500 miliAmpéres (0,40~0,45 Ampére), o que dizer então de uma bobina convencional, e qualquer cabo de vela com núcleo de cobre - por mais vagabundo que seja - já aguenta vários Ampéres, então prá que um cabo com capacidade para agüentar 10 ou - pior ainda - 60 Ampéres?
Pretende usar a usina de Itaipú como módulo de ignição? :lol:

Numa boa, mas como você mesmo escreveu, o "eletrecista" não deve conhecer nada sobre o assunto ou está querendo te enrolar...

Abraços,

Vinicius_4x4
06/12/2004, 12:57
Pois é, soh que eu acredito que essa corrente de 60 A é a corrente de ruptura (ou de isolação) do cabo, não que vá passar 60 A por ele. E eu não tenho nem idéia de quantos ampères passa por esses cabos no momento de partida do motor.
Mas pode ser que realmente não precise ser utilizado esses tipos de cabos, mas sei lá, eu acho que vou botar do mesmo jeito, quando tiver mais grana é claro, porque pior não pode ficar.

ferramenta
15/02/2005, 23:44
vinicius eu tive este problema, so que o eixo do distribuidor estava gasto e torto na ponta, apos a troca não aconteceu novamente, de uma olhada.