Ver Versão Completa : Inclinação
Portella
25/12/2008, 22:26
Eu comprei o meu Suzuki Samurai graças às dicas do pessoal aqui do fórum. Meu objetivo não era fazer trilha, mas sim usá-lo para subir rampas, pois pratico vôo livre. Estou muito satisfeito com o carro, que tem me servido muito bem.
Entretanto eu não possuo experiência em off-road e na semana passada acabei me encontrando em uma subida de rampa abandonada extremamente esburacada.
O primeiro obstáculo em frente ao qual hesitei foi superado depois de inclinar muito (ao menos na minha concepção) o carro lateralmente perto de um barranco, o que me assustou um pouco. Mas logo em seguida desisti diante de outro mais acentuado.
O problema é que não faço idéia da inclinação lateral que esse carro aceita. Sei que depende da localização do cg, mas mesmo que soubesse identificá-la, teoria seria de pouco valor para me dar confiança. Como não possuo horizonte artificial, não sei quanto o carro inclinou no primeiro obstáculo e, infelizmente, não tinha uma câmera à mão para registrar.
Gostaria de algumas dicas de como lidar com a inclinação lateral. Quais os limites que devo respeitar? Existe algum macete para identificar esse limite com a carga que levamos em um determinado momento?
Pensei em improvisar um medidor com bolha para ajudar, mas acho que não vou confiar na sua precisão.
Jaja o pessoal responde ai o quanto de inclinação.. porem seria bom vc comprar um enclinometro.. na donatti vende..
www.donatti4x4.com.br
Abraços,
Daniel Engelbrecht
26/12/2008, 10:15
As especificações que aparecem em vários sites na internet dão conta de que a inclinação lateral máxima suportada pelo samurai é de 47,5 graus, o que é bastante coisa. Lembre-se, no entanto, que esse ângulo varia dependendo das características de cada veículo (body lift, spoa, pneus maiores ou menores etc.).
O máximo que já fui foi 35 graus aproximadamente, e tive a nítida impressão que ia tombar. :?
Mas não tombou. :dance:
enio chagas
26/12/2008, 11:35
Só passei pra dar um abraço!
Também tenho um samuca, e sou uma negação total pra off-road, logo não tenho uma resposta pra sua pergunta. Me baseio no efeito adrena. Comecei a adrenar, não vou. E como eu adreno muito fácil, já viu... :mrgreen:
Além do inclinômetro, acho que o lance é você aproveitar os fds sem vôo pra fazer uns passeios com a galera off-road da tua região. (Coisa que eu ainda não fiz). Com gente mais experiente perto, deve ficar mais fácil vencer o instinto e aprender os limites.
Abraço, bons vôos, ótimos pousos e agora, boas trilhas!
Portela, o seu caso pode ser agravado se você tiver carregando peso no teto da viatura. Como você pratica vôo Livre, imagino que carregue o equipamento no teto ,ai com este peso, seu centro de graviade alterará consideravelmente diminuindo muito o angulo de inclunação.
Portella
27/12/2008, 00:20
Valeu pelas dicas pessoal. Pode até ser que ele agüente 47,5, mas acho que não tenho coragem pra isso.
Saber que você chegou à 35 já ajuda. Acho que não cheguei à isso no obstáculo pelo qual passei.
Quanto à asa... é verdade que ela altera o cg, mas sempre tenho a opção de tirá-la se precisa enfrentar um obstáculo maior.
Bruno Machado
27/12/2008, 09:47
Valeu pelas dicas pessoal. Pode até ser que ele agüente 47,5, mas acho que não tenho coragem pra isso.
Saber que você chegou à 35 já ajuda. Acho que não cheguei à isso no obstáculo pelo qual passei.
Quanto à asa... é verdade que ela altera o cg, mas sempre tenho a opção de tirá-la se precisa enfrentar um obstáculo maior.
Portella,
Peso no teto do Samurai altera muito o equilíbrio dele.
O melhor que vc faz é encontrar com os jipeiros aí do RJ e sair prás trilhas, vc vai se surpreender com o que um Samurai é capaz de fazer.
Tenho o meu desde 2001 e continuo me surpreendendo até hoje!
Massss... A suspa dele é muito dura, e prá deitar um samurai basta coincidir uma inclinação razoável, um degrauzinho de nada e uma dose errada de acelerador. Se deixar o carro quicar inclinado vai mesmo!
Quanto ao inclinômetro, vc vai ficar olhando prá ele enquanto o jipe vai deitando? É preferível olhar pro piso.
[ ]'s
... Me baseio no efeito adrena. Comecei a adrenar, não vou. E como eu adreno muito fácil, já viu... :mrgreen: ...
Hehehe... e eu pensando que era o único a ter este tipo de comportamento...:shock: Fico feliz em saber que não estou sozinho, quando fico "paralisado" ao ver meu Niva inclinando...inclinando... (será que vai capotar? :putz:).
Mesmo assim, prefiro continuar "adrenando" (não confundir com adernando! :mrgreen:), deste modo o prejuízo é menor! :mrgreen:
Tenho muito medo em tombar o meu jipe. Bom é tombar no jipe de outro!!!!:mrgreen:
Feliz Natal Junior!!!!..........:mrgreen:
Abraços,
Bill
Tenho muito medo em tombar o meu jipe. Bom é tombar no jipe de outro!!!!:mrgreen:
Feliz Natal Junior!!!!..........:mrgreen:
Abraços,
Bill
Graaande Bill, tudo bem por aí?
[ ]s, feliz 2009!
P.S.: não confundir towbar com tombar! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: