Ver Versão Completa : Engesa no Atacama
OTTO HEITZMANN
25/12/2008, 19:36
Olá colegas Engeseiros, estou saindo para mais uma expedição com o Engesão.
Estou indo dia 27 para o Atacama e se possivel, me encontrar com o Rally Dakar, de preferencia no meio do deserto, ......acho vai ser o unico Engesa......no Atacama
Bom agora é colocar em pratica e testar alguma dicas que peguei com vocês no Forum.
Um abraço a todos....
Don Otto
Otto,
Têm fotos de seu engesa aqui no fórum?
Qual a ficha técnica do bicho?
Sucesso na expedição e aproveite bastante!
OTTO HEITZMANN
26/12/2008, 11:07
Oi Caveso...ja tem algumas fotos...ai espalhadas..
Meu é um Engesa F1 1986, motor Maxion ST4 Turbinado, como você pode ver nas fotos.....ele esta cheio de cicatrizes de trilhas....não facilito a vida do bichinho não.... é meu unico carro.....viagem, trabalho, trilha......
Já fiz diversas expedições longas.....nunca deu nenhum problema mais grave, o danado vai que é uma beleza....e digo mais.....com bastante conforto.
O Engraçado é ver a cara dos gringos.....quando veem a engesa.....é só estacionar.......que sempre aparece um pescoção.....
Um abraço
Bernardo Hoelz
26/12/2008, 11:31
Otto, que Engesa lindo!
Sou louco por um destes, to juntando umas latinhas pra poder comprar um, boa viagem cara, tomara que os gringos fiquem de queixo caido ao ver esse jipão.
Parabéns!
PS: soube que os engensas não possuem redução, é verdade isso? não prejudica em trilhas mais severas?
Grato.
Abraços.
OTTO HEITZMANN
26/12/2008, 11:53
Então...Bernardo, até uns dois anos atras a minha engesa usava a caixa original sem reduzida, e não sentia falta, agora que coloquei a caixa da toyota.....acho dificil de imaginar na trilha sem a reduzida!!!!!, ou seja.....ela vai tranquila sem reduzida....mas com reduzida é muito melhor....
Abraço
heartland
26/12/2008, 12:23
Tambem nao é pra menos, é lindo o engesa!
Parabens e boa viagem, abraços
Lindo mesmo seu engesa! :palmas:
Sou doido com um S4T plus no meu....
Ainda farei uma expedição como a sua....
heartland
26/12/2008, 13:56
Otto bota uma foto do motor aí! :concordo:
OTTO HEITZMANN
26/12/2008, 18:51
..... Heartland.....ai vai as fotos do motor, mas não é o plus.....é o S4 turbinado.....teve ter uns 120CV enquanto o plus acho que passa dos 150CV
Bom....agora to indo, vou sair hoje de madrugada....
Um abraço a todos
até
É isso mesmo: o S4T plus dá 150 cv...
Aproveite a viagem e a paisagem!!!!!!!!!
Vá com Dios!!!!
Caro OTTO HEITZMANN!
Estava me preparando para uma viagem assim, queria "andar" pelo sul da marica do sul.
Mais meus planos mudaram um pouco, estou sem engesa no momento.
O seu está muito bonito, gostei particularmente do bagageiro no teto!:concordo:
Boa viagem e, se possível, vá postando fotos de sua viagem.
Abraços.
Kim.
Boa aventura. Este também é o meu objetivo quando minha viatura ficar pronto (só Deus sabe quando). E como este parece ser o sonho de muitos engeseiros, quem sabe num futuro possamos organizar uma expedição atraves do forum. Seria legal. Boa sorte.
heartland
26/12/2008, 23:06
Muito bom o motor, bem organizado
Bernardo Hoelz
27/12/2008, 12:10
Mto bom mesmo o motor.
boa Aventura. Este Também é O Meu Objetivo Quando Minha Viatura Ficar Pronto (só Deus Sabe Quando). E Como Este Parece Ser O Sonho De Muitos Engeseiros, Quem Sabe Num Futuro Possamos Organizar Uma Expedição Atraves Do Forum. Seria Legal. Boa Sorte.
Eu Topo!!!!!!!!!!!!!!
heartland
27/12/2008, 20:04
Eu Topo!!!!!!!!!!!!!!
Infelizmente nao tenho Engesa, porém adoro esse jipe, podem me chamar também rss vou de Troller mesmo!
Infelizmente nao tenho Engesa, porém adoro esse jipe, podem me chamar também rss vou de Troller mesmo!
Você poderá ir sim, só mantendo uma certa distância do comboio de engesas..... :mrgreen:
heartland
27/12/2008, 22:39
Você poderá ir sim, só mantendo uma certa distância do comboio de engesas..... :mrgreen:
kkkkkkkk como vc é do mal mesmo :putz::lol:
Caro heartland!
Não se preocupe, acho que te acompanho com minha Ranger 4x2:shock:.
Dai terei alguem para me puxar!:mrgreen:
Boa viagem e que aproveite muito bem o passeio !! :concordo:
Depois se puder postar fotos e relatos, seria muito legal. ;-)
Pretendo fazer viagem semelhante com a Camper 4x4 em 2010 ou 2011.
heartland
29/12/2008, 21:31
Caro heartland!
Não se preocupe, acho que te acompanho com minha Ranger 4x2:shock:.
Dai terei alguem para me puxar!:mrgreen:
hehehhehe então tá bom. A gente vai como a equipe dos desenturmados!
hehehhehe então tá bom. A gente vai como a equipe dos desenturmados!
Valewwww:concordo:
OTTO HEITZMANN
29/12/2008, 22:16
Olá companheiros, até agora nenhum problema, no primeiro dia rodei 1300 km de Sao Joao da Boa Vista, Serra Negra, Sorocaba, Ourinhos e Foz de Iguacu, sem nenhum problema com a mèdia de 9,8 km litro diesel.
Segundo dia uns 100 km em Foz para visitar as atracoes e uma escapadinha na Argentina,
Terceiro dia (hoje), uma passadinha en Cidade del leste no Paraguai,e depois direto para Posadas na Argentina uns 350 km.
Total de 1750km sem nenhum problema,
Ok
abraco a todos
.
Entre Ourinhos (terra da caninha Oncinha) e Foz do Iguaçu, passou por Londrina e Maringá?
Se sim, é como se fosse o quintal de casa!!!!
Se avisar, podemos nos encontrar na sua volta, dependendo de seu roteiro!
Abraços.
Kim.
dalmo cruz torres
03/01/2009, 23:35
Otto, como está a viagem? Caramba, nós somos de cidades vizinhas, aliás eu estive ontem em São João para buscar umas peças para o meu carro, lá no china. Depois dei aquuela voltinha básica para ver como a cidade estava. Eu estudei na Fundação em 92/93, foram dois anos muito legais, chopadas, gremio recreativo, clube palmeiras. Tenho um amigo da época de São João, o Alemão(reginaldo batateiro), e ele é jipeiro, conhece?
Otto, manda notícias da sua viagem para nós, e boa viagem claro!
Cara, boa sorte na expedição!!!
Recomendo o hotel TakaTaka em San Pedro de Atacama, na rua Caracoles. Bom e barato.
Poste fotos!!!
abraços
OTTO HEITZMANN
11/01/2009, 02:12
Ola Dalmo, sim eu conheço o Alemão, ou pelo menos um cara parecido com esse alemão....hahahah.
Marcio......ja passei por São Pedro do Atacama, a cidadezinha...é muito louca, acabei ficando em outra pousadinha, essa que você recomendou.....estava lotada......
Ja Rodei 6000km com o Engesão e nenhum problema...o jipe esta beleza, a Land que esta me acompanhando esta apresentando problemas de super aquecimeto.
As Temperaturas variam muito, de +48°C a -7°C, as altitudes tambem, desde o nivel do Mar até 4970m de altitude.
Assim que possivel vou enviando algumas fotos
Abraço a todos
heartland
11/01/2009, 22:22
OTTO
Voce está salvando o tracklog dessa viagem?
OTTO HEITZMANN
24/01/2009, 00:13
Depois de Rodar 11000km em 24 dias, 3 paises, estou de volta.
O Engesão foi show de bola, nenhum problema mecanico, não precisou de nem uma gota de oleo, apenas o filtro de ar foi trocado em Santiago (peguei muita poeira no Atacama), ainda reboquei uma s10 de uns chilenos por 80km no Atacama, com subidas gigantescas.....o Jipão fez uma media de 9km por litro de diesel.
Nós estavamos em três, eu e dois passageiros, apesar das grandes distancias e de muitas horas dentro do jeep e da variação de temperatura.....de -2 a 48ºC,e de altitude 0 a 4980m, todos elogiaram o conforto do jeep.
Me encontrei com a caravana no Dakar por varias vezes, a populacão me confundia como participante do Dakar..., em Valparaiso uma chuva de flash.....em Buenos Aires.....as pessoas me paravam na rua para desejar boa sorte...como se eu fosse do Dakar.....até mesmo a policia Agentina e os Carabineiros do Chile, nos davam prioridade e nos desejavam boa sorte ........!!!!!!!! hahahahaha
OTTO HEITZMANN
24/01/2009, 00:59
mais algumas fotos do Engesão
Dará um bom livro....... :palmas:
Marcelo Cunha
24/01/2009, 08:34
Otto parabéns pela aventura e pelo Engesa; é de jipeiros com atitude como você que se faz o verdadeiro Off Road.
Desjo que realizes outras empreitadas como esta.
Abraços.
paulohflyra
24/01/2009, 09:07
Otto !!
Parabéns, muito show sua aventura. Tive um Fase 1 por quase 5 anos, o MUA3833, que vendi para um colega paulista, o Sergio em 2003. O Engesa além da mecânica robusta e simples possui na NMHO o melhor desing em 4x4. Tenho é vontade de simplesmente meter a corroceria do F2 na mecânica da minha Camper. Por sinal qual a relação do diferencial trazeiro do seu F1, quais médias de velocidade percorreu ? Uso o original 3.07 o que deixa muito solta e a vontade na estrada mas em trilha travada é problema, penso em trocar pelo menos pelo 3,54.
dalmo cruz torres
24/01/2009, 21:03
Otto, lindas fotos da viagem, vc me encorajou a fazer uma viagem dessas . Manda mais fotos pra gente!
OTTO HEITZMANN
25/01/2009, 13:37
Otto !!
Parabéns, muito show sua aventura. Tive um Fase 1 por quase 5 anos, o MUA3833, que vendi para um colega paulista, o Sergio em 2003. O Engesa além da mecânica robusta e simples possui na NMHO o melhor desing em 4x4. Tenho é vontade de simplesmente meter a corroceria do F2 na mecânica da minha Camper. Por sinal qual a relação do diferencial trazeiro do seu F1, quais médias de velocidade percorreu ? Uso o original 3.07 o que deixa muito solta e a vontade na estrada mas em trilha travada é problema, penso em trocar pelo menos pelo 3,54.
Paulo, eu estou usando a relação 3:54, que é original da D20 com esse tipo de motor e cambio e tambem porque, acho que é a mais facil de encontrar para o Dana 30 ( relacão igual a do Opala 4 cc).
Em quinta macha .....as vezes acho que falta uma macha mais longa, mais mesmo assim, da pra viajar a 100, 110 km/h tranquilo.
dalmo cruz torres
25/01/2009, 15:19
Otto, queria te perguntar uma coisa, é que eu estou com muita vontade de comprar um engesa, mas nunca cheguei a ver um de perto. Então, será que eu poderia ir um dia até São João para conhecer o seu Engesa?
paulohflyra
26/01/2009, 19:16
Paulo, eu estou usando a relação 3:54, que é original da D20 com esse tipo de motor e cambio e tambem porque, acho que é a mais facil de encontrar para o Dana 30 ( relacão igual a do Opala 4 cc).
Em quinta macha .....as vezes acho que falta uma macha mais longa, mais mesmo assim, da pra viajar a 100, 110 km/h tranquilo.
Opa Otto !
Grato pela dica, atualmente uso a original das Camper Diesel 3.07 e talvez a 3.54 seja a pedida certa.
Cilon Carlos Heck
26/01/2009, 19:59
Eu tenho a 13x46 e acho a ideal para viagens e trilhas. Só uma dica: ao comprar, nunca diga que é para jipe. Fala que está arrumando um opala :concordo: velho pois se disser que é para Engesa, a relação simplesmente dobra de preço.:parede::parede:
Bernardo Hoelz
26/01/2009, 21:51
Fodas as fotos, parabéns Otto.
Abraço
caros amigos
na edição da revista planeta offroad que tem um samurai v6, tem uma matéria de uma viagem acho que era Chile ou atacama nem lembro mais, que aparece um engesa branco. Alguém tem mais detalhes e fotos deste engesa?
abraços
Otto,
você realizou o meu sonho. Parabéns pela aventura!
OTTO HEITZMANN
29/01/2009, 20:39
Otto, queria te perguntar uma coisa, é que eu estou com muita vontade de comprar um engesa, mas nunca cheguei a ver um de perto. Então, será que eu poderia ir um dia até São João para conhecer o seu Engesa?
Oi Dalmo me desculpe pela demora em responder......mas é claro, fico a sua disposição.....anota ia meu telefone (019) 9778-7921.
Eu Gosto muito de Poços, vire e mexe....eu sempre estou ai...
Até
dalmo cruz torres
30/01/2009, 11:48
Otto, já tá anotado.
tava la no shopping em pocos sabadao????
loco demais o jippe heim
[]'ss
OTTO HEITZMANN
12/02/2009, 00:58
tava la no shopping em pocos sabadao????
loco demais o jippe heim
[]'ss
..era eu mesmo....hahahaha, como disse para Dalmo, vira e mexe estou em Poços, é vizinha da minha cidade São João da Boa Vista e gosto muito de Minas.
Se viu, o meu Engesão, ele ainda esta do mesmo jeito que chegou da viagem do Atacama....ainda não lavei.......só depois do Carnaval....vou fazer trilha em Campos do Jordão.....bom... ele não é muito bonito não, esta cheio de cicatrizes das trilhas......a ultima reforma foi em 2000, ja se foram quase 10 anos e 400000 km, esse ano estou pensando em reforma-lo, para não ficar parado muito tempo acho que vou comprar uma carroceria nova ( lata ou fibra) ainda não decidi......
dalmo cruz torres
12/02/2009, 10:52
Otto, eu estive em São João na segunda, até pensei em te ligar, mas fui correndo só para despachar umas peças pela transportadora, e como tinha que estar em poços antes das 9;30 da manhã não ia dar tempo mesmo. Mas quando vier a poços me liga para nos encontrarmos. Minha patroa também gosta de passear no shoppin.
Anota aí o meu telefone(035)3714-2330
Otto,
Os gringos ficaram curiosos com o engesa? Perguntaram muito sobre? rsss
Olá Otto, somos amigos do Jânio Japonês Toyota vermelha do Bonfiglioli, já estivemos juntos algumas vezes no antigo encontro do Pacaembú, e estou vendo que o seu Engesa continua a mesma coisa, só colocou este bagageiro que antes não tinha. E tbm me surpreendeu bastante este seu passeio que deve ter sido impar, com situações inusitadas. Foi bom te encontrar por aqui e fica meu abraço.
[ ]'ss
OTTO HEITZMANN
03/03/2009, 12:23
Oi Toninho, tudo bem....me lembro sim de você......cadê as fotos autografada da feiticeira e da tiazinha.......hahahahaha......puxa!!!!!! as duas ja até se aposentarem....hahahahah .....o tempo passa mas as engesas continuam....hahahahaha!!!!!!t.....continuo andando com o Janio, no carnaval fomos fazer trilha em Campos de Jordão,........fizemos uma trilha bem pesada e o japa enfiou aquele trombolho da toyota na trilha....pode!!!! o japones continua meio doido...hahahahah.
Ja fiz varias viagens com a meu Engesa ( Ushuaia, Bolivia/Peru, Uruguai pela estrada do inferno RS, Serra Gaucha, Jalapão, fora as trilhas....Roberta Close, Pinheirinho, Buraco do Camel, Cachorro Loco,.........afinal são 12 anos de trilha e estrada......e o jipão ta aguentando.....esse ano to com vontade de reforma-lo.....
Um abraço......
Otto
OTTO HEITZMANN
03/03/2009, 14:11
Otto,
Os gringos ficaram curiosos com o engesa? Perguntaram muito sobre? rsss
Oi Cavesso....desculpe a demora em responder....., então o engesa chama muito a atenção das pessoas ele é bem diferente dos outros jipes, todo lugar que parava para reabastecer.....sempre a mesma pergunta....que jipe é esse????...
Mais o que mais me chamou a atenção nesta viagem é...... como tem jiperio nesse mundo, esse negocio de jipe esta se tornando uma "confraria", no uruguai o guarda da imigração era jipeiro, no chile o guarda da vilancia sanitaria tambem, e como o engesa desperta curiosida.....por se diferente....ja começa o assunto sobre jipe....e sempre facilita a nossa vida.
O meu companheiro de viagem tem uma Land....ele ficava furioso ( brincadeira Ricardo)...que as pessoas tiravam fotos do Engesa e vinham falar comigo....e o povo nem ai para a Land....hahahahah
Uma vez no Uruguai(2006), um gringo (americano)....veio do lado pediu para que nosso comboio parasse ( dois engesas e um toller ), so para tira fotos das engesas, o meu amigo do troller foi mostrar o Troller e o gringo.....menosprezou o Troller...dizendo que era uma cópia do Wangler.....hahahahaa......e continou tirando fotos dos Engesas.....e disse que queria comprar para levar para os EEUU.......quando falei do preço....acho que ele desanimou.....hahahahaha.
Tambem na Bolivia (2004)....na balsa em Tikina, sobre o Titicaca, o balseiro não cobrou a porque ele gostou do jeep.....( Muy hermoso...el coche...)
OTTO,
Após 3 anos de reforma, estou sentindo a nível local o que você passa a nível global: onde paro com meu engesa é aquele batalhão de fotos e perguntas! :mrgreen:
RogérioNunes
03/03/2009, 20:03
Parabéns Caveso!!!
Vai treinando pra dar(ui) muita entrevista sem esquecer nenhum detalhe!!
A satisfação e o orgulho de ver a "cria de pé" tem preço...e valhe cada centavo!
OTTO,
Após 3 anos de reforma, estou sentindo a nível local o que você passa a nível global: onde paro com meu engesa é aquele batalhão de fotos e perguntas! :mrgreen:
paje_tapuya
03/03/2009, 22:26
Oi Caveso...ja tem algumas fotos...ai espalhadas..
Meu é um Engesa F1 1986, motor Maxion ST4 Turbinado, como você pode ver nas fotos.....ele esta cheio de cicatrizes de trilhas....não facilito a vida do bichinho não.... é meu unico carro.....viagem, trabalho, trilha......
Um abraço
Amigo, sua t-case é original? Procurei no tópico todo e não vi nada sobre isso. A minha original ja deu umas quebradinhas e não confio muito nela. Parabés pelas fotos e pela viagem. Um dia eu tb farei uma dessas.
Abração
Parabéns Caveso!!!
Vai treinando pra dar(ui) muita entrevista sem esquecer nenhum detalhe!!
A satisfação e o orgulho de ver a "cria de pé" tem preço...e valhe cada centavo!
Grande Rogério!!!!!!!!
Tá sumido!
Satisfação é tamanha mesmo, amigão!
Valeu pelos elogios!
Cara, por acaso tá sabendo de algum motor diesel 4 cil.(Q20B, S4T ou mwm sprinT) dando sopa aí em campos?
Tô precisando de um pro meu..
Abração!
OTTO HEITZMANN
06/03/2009, 13:46
Amigo, sua t-case é original? Procurei no tópico todo e não vi nada sobre isso. A minha original ja deu umas quebradinhas e não confio muito nela. Parabés pelas fotos e pela viagem. Um dia eu tb farei uma dessas.
Abração
Ola companheiro, minha engesa esta com caixa de tranferencia de Toyota Bandeirantes desde 2004, ficou perfeito, ou quase, bate um pouquinho na carroceria, tive que deslocar o conjunto motor/cambio, e a alavanca de acionamento da embreagem bate na carroceria....mas só as vezes...o que faz um barulhinho quando forço o jeep, mas não incomoda, com relacao a robustes ,se comparado com a original....da muito mais confiança....alem de não roncar....
Acabei de receber por e-mail a foto de uma engesa que esta a venda acho que é a sua...., é uma bela maquina
abraço
Otto
paje_tapuya
06/03/2009, 18:05
Acabei de receber por e-mail a foto de uma engesa que esta a venda acho que é a sua...., é uma bela maquina
abraço
Otto[/QUOTE]
Esse mesmo, é o hulk. Vivo pensando em vender pq não tenho mais tempo p trilha, e neste quesito ele é imbatível. Por isso muitas vezes eu desisto. hahahaha
Apareceu uam t case de jpx e eu ja to pensando em não vender mais...
Esse fds estarei em Ibitipoca com ele, se tiver algum amigo fazendo trilha por lá é só chamar.
Abraços
Pajé,
Procure pelo Eduardo (é guia em Ibitipoca), pois ele sempre gui os jipeiros por lá. O cara conhece todas as trilhas, é super-gente-boa e prestativo (ajudou-nos com todo empenho) quando um engesa de um amigo nosso quebrou por lá.
Tem um areião muito bacana e outras trilhinhas legais...
RogérioNunes
06/03/2009, 21:45
Pois é caveso, to sumido mas to de olho nos tópicos, sempre acompanhando...
Meu amigo, no momento não tem nenhum motor em vista, se aparecer algum falo contigo.
Vai curtindo a viatura do maneira que está,mas não deixando de corrigir o que puder mas sem mta pressa e qdo menos esperar ela estará em dia. Motor diesel pra quem conhece e gosta não tem comparação e se um dia puder coloque um desses garanto que não vai se arrepender.
Qualquer dia desses apareço aí na sua cidade ok?
abraços!
Grande Rogério!!!!!!!!
Tá sumido!
Satisfação é tamanha mesmo, amigão!
Valeu pelos elogios!
Cara, por acaso tá sabendo de algum motor diesel 4 cil.(Q20B, S4T ou mwm sprinT) dando sopa aí em campos?
Tô precisando de um pro meu..
Abração!
Opa, quando quiser e vier é só avisar!!!!!!
paje_tapuya
10/03/2009, 11:31
Pajé,
Procure pelo Eduardo (é guia em Ibitipoca), pois ele sempre gui os jipeiros por lá. O cara conhece todas as trilhas, é super-gente-boa e prestativo (ajudou-nos com todo empenho) quando um engesa de um amigo nosso quebrou por lá.
Tem um areião muito bacana e outras trilhinhas legais...
Valeu as dicas Mano, mais trilha de jipe não foi meu objetivo lá desta vez. Fiz só ima meia trilha que foi o caminho da Janela do Céu por baixo. Tava bem bonzinho (para nós), alguns facões e uma laminha escorreguenta, mais só tracionei o hulk na volta que era subida e para ter mais segurança. Aliás o Hulk fez sucesso lá.
Essa semana se tudo der certo eu compro a t-case de jpx e não vendo mais ele. hehehehehe (mais volúvel que mulher!)
Abração
Pajé, Otto e demais engeseiros e amigos: estamos começando a organizar o segundo encontro nacional de engesas. O mês escolhido foi o de Julho, os lacais prováveis Ibitipoca ou Mauá e a data ainda está a ser confirmada...
Estamos tratando aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38123 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38123)
Boa oportunidade de conhecermos vocês e suas incríveis máquinas...
paje_tapuya
10/03/2009, 16:25
Pajé, Otto e demais engeseiros e amigos: estamos começando a organizar o segundo encontro nacional de engesas. O mês escolhido foi o de Julho, os lacais prováveis Ibitipoca ou Mauá e a data ainda está a ser confirmada...
Estamos tratando aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38123 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38123)
Qualquer um desses lugares tem minha presença garantida. Mesmo que seja de mochila nas costas em vez de no bagageiro... rsrsrsrsrs. Não conheço Mauá ainda mais sei que é muito show, inclusive tem uma trilha legal entre Mauá e Itamonte. Esta ultima eu ja conheci e curti muito. Vai ser legal esses meses que estará maior frio. P vcs terem ideia de como isso rola, esse fds passei em Ibitipoca, saí do Rio com 35° e lá a noite estava 13°. No inverno vai ter engesa deslisando naquele barrinho fino...
Abraços e contem comigo.
OTTO HEITZMANN
11/03/2009, 21:09
Ok.....Caveso...to esperando a data...é bem provavel que eu vá, to curioso para ver essa sua Engesa com frente de Marrua.....pelas fotos ficou muito bom......e tambem Engesa extendida do Paje.......
até...
Ralado/SP
12/03/2009, 17:48
Quem sabe esse ano dá pra eu ir ????
acho que seria legal reativar o tópico do encontro do ano passadoou um específico pra ees ano, pra que não vire bagunça nesse aqui....
Abraçones
Ralado
Opa grande Ralado!
Já está reativado e rolando a data!
O linck está 2 posts acima.
Abraços.
Kim.
Fabinho_4x4
15/03/2009, 22:50
Otto Parabéns pela empreitada realizada :palmas:!!!
( estou lendo o tópico com um pouco de atraso ... )
Estive lá no Chile-Atacama em maio de 2008 e infelizmente pelo tempo reduzido de férias desisti de realizar a viagem com o meu Engesa partindo de SP :cry:
Acabei indo de avião até Santiago e aluguei lá um Vitarinha para subir até o Atacama , a viagem foi show o local é muito bonito e diferente ... porém senti falta de não ter realizado o projeto completo com o bruto... mas com certeza haverão outras oportunidades para realizar esta expedição ( incluindo agora Machu Pichu tbem )
Abraço e mais uma vez parabéns pela expedição realizada
OTTO HEITZMANN
10/01/2011, 16:18
Oi Pessoal, estive de novo no Atacama agora no final de 2010 e começo de 2011. Desta vez atravessei o Salar Uyuni, na Bolivia, é simplemente fantastico. la fizemos alguns filminhos......e este filme do Engesa acho que ficou legal.
http://www.youtube.com/watch?v=WRU1AuSy6OE
fguerreiro
10/01/2011, 17:28
Muito legal, parabéns!
Otto Parabéns pela empreitada realizada :palmas:!!!
( estou lendo o tópico com um pouco de atraso ... )
Estive lá no Chile-Atacama em maio de 2008 e infelizmente pelo tempo reduzido de férias desisti de realizar a viagem com o meu Engesa partindo de SP :cry:
Acabei indo de avião até Santiago e aluguei lá um Vitarinha para subir até o Atacama , a viagem foi show o local é muito bonito e diferente ... porém senti falta de não ter realizado o projeto completo com o bruto... mas com certeza haverão outras oportunidades para realizar esta expedição ( incluindo agora Machu Pichu tbem )
Abraço e mais uma vez parabéns pela expedição realizada
Fabinho,
Estou querendo ir pra santiago no próximo dia 19.
Quanto tempo se leva de santiago a atacama num vitara desses que alugou?
Abs
Fabinho,
Estou querendo ir pra santiago no próximo dia 19.
Quanto tempo se leva de santiago a atacama num vitara desses que alugou?
Abs
Caveso,
estive por lá no inicio do ano passado a distancia é proxima à 1500km, depende de quanto você dirigi por dia mas em 2 dias andando bem dá pra chegar numa boa.
Outra alternativa bacana se for para Santiago é entrar na Argentina e visitar o Aconcagua e Punte del Inca que estão à aproximadamente 350km de Santiago, porem com carro alugado, não sei o que precisa para sair do Chile.
abs
joão
wilsonvaccaro
11/01/2011, 21:38
Meu........!!!! Parabéns.......isso é maravilhoso......parabéns....
Vamos as perguntas: Me fala quais são esses instrumentos que vc ta usando pra navegar ???? Um é um GPS de carta cartográfica ?????? E aquele que fica na direção ??? Me manda uma foto ??? Quais rádios de comunicação vc tá usando ????? E onde eles estão ????? Me manda fotos ????? Cara.... to montando meu Engesa... devagar lógico com a intenção de fazer isso.... vc é meu ídolo ...rsrsrsrs.
Em Abril vou para a Argentina,,,,, comprei os ingressos para ver o U2 ,,, quero sair de Santos...Br116...... Chui......Uruguai pelo litoral...Punta..., Montevideo....e Buenos Aires. Mas vou com o Punto da minha esposa,,,,,meu Engesa ainda não está a diesel......Se tiver dicas desse trajeto ficaria agradecido..... wilsonvaccaro@hotmail.com (agradecido.....wilsonvaccaro@hotmail.com)
Vc faria algo diferente com o conjunto motor e transferencia toyota ????
Desculpa tantas perguntas ......................mas a vontade é grande.....
Ola Otto,
Pegando uma xepa com o amigo Wilson... Estou querendo trocar os bancos do meu F1 (ainda são originais). Qual você recomenda???
Abraço
OTTO HEITZMANN
12/01/2011, 14:32
Oi Wilson, para navegar estou utilizando GPS V+ NoteBook programa garmin mobile pc, mapas baixados de viajeiros.com.ar (na realidade quem cuida disso é minha noiva), e um segundo GPS comum, no notebook tenho um monte de informação (Hotéis, Postos de Combustiveis, Restaurantes....etc), eu gosto de usar tambem o Google Maps, gosto de ver possiveis caminhos e ver as cidades que vou visitar.(fotos 1 e 2)
Nesta ultima viagem, estrei o PY que tive que colocar embaixo do painel, por falta de espaço, ja tinha um PX no console no teto (foto 3), nesse filminho da escutar a conversa minha com o Troller no Salar a 120 km/h, com o PY, a qualidade do som é muito superior ao PX.
http://www.youtube.com/watch?v=8mUTO4GMyGA
Quando ao Uruguay e Argentina, é bem tranquilo, pode ir sem problema. o melhor é entrar por Chuy( um bom lugar para fazer compras), Punta, Montevideo, Colonia, e pegar o Ferry Boat (quando a documentação, somente Carta Verde, esquece aquela historia do Cambao,2 Triangulos.....eles não pedem nada).
Quanto ao Motor, talvez trocasse por um mwm 2.8 por causa da fumaça.......mas o Maxion S4 nunca me deixou na mão e tambem impoe respeito, a caixa da Toyota é perfeita.....isso não troco.
Paulo Cesar
12/01/2011, 14:38
Otto.
Onde foi que vc comprou esse console de teto??
abs. e parabens pela viagem e viatura..
Paulo
OTTO HEITZMANN
12/01/2011, 14:44
Ola Otto,
Pegando uma xepa com o amigo Wilson... Estou querendo trocar os bancos do meu F1 (ainda são originais). Qual você recomenda???
Abraço
Então, quando comprei a minha Engesa a 12 anos atras, não tinha muita opção de Bancos então comprei o Rally eram bem mais barato, hoje acho muito caro, com o tempo troquei a capa por couro e depois coloquei descanço para os braços.
Hoje acho que tem muitas opçoes de Bancos, qualquer Banco de preferencia Couro ou de qualquer caminhote serve.
Ok, até.
OTTO HEITZMANN
12/01/2011, 15:04
Algumas fotos da ultima viagem
OTTO HEITZMANN
12/01/2011, 15:07
Otto.
Onde foi que vc comprou esse console de teto??
abs. e parabens pela viagem e viatura..
Paulo
Mandei fazer sobre medida aqui na minha cidade num rapaz que tuna carros, ficou perfeito, paguei 400,00 R$
Newton Guerra
12/01/2011, 15:38
Caveso,
estive por lá no inicio do ano passado a distancia é proxima à 1500km, depende de quanto você dirigi por dia mas em 2 dias andando bem dá pra chegar numa boa.
Outra alternativa bacana se for para Santiago é entrar na Argentina e visitar o Aconcagua e Punte del Inca que estão à aproximadamente 350km de Santiago, porem com carro alugado, não sei o que precisa para sair do Chile.
abs
joão
Fala Caveso! Estou aqui me metendo no forum dos engeseiros, hehehe.
Como o João disse, dá pra ir na boa e a estrada é ótima. O problema é: quanto tempo você vai ficar no Chile? É que próximo a Santiago e para o sul tem muita coisa boa para ver, e é bem mais perto que o Atacama. Acho que para o Atacama vale uma viagem exclusiva.
Para ir à Argentina com o carro alugado é só pedir (e pagar :mrgreen:) um "permisso", com umas 48 horas de antecedência.
Tem muita informação legal no site feito pelo Jeison e outros aqui do fórum:
http://www.viajantes4x4.com.br/
Minha última viagem ao Chile foi com carro alugado também, tem o relato aqui:
http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=408
Abraços e boa viagem
wilsonvaccaro
12/01/2011, 22:02
Obrigado Otto..........
Valeu pelas dicas,,,,,,,,,,,masssss as dúvidas continuam......
Qual é esse instrumento que vc tem próximo ao volante com os visores vermelhos ???????? Para que serve ??????
Qual aparelho vc usa para conectar a internet do PC fora do Brasil ??????
E a última ....... por enquanto..... vc tem alguma dica para conseguir a ..... Carta Verde .....
Valeu Otto....
OTTO HEITZMANN
12/01/2011, 22:59
Obrigado Otto..........
Valeu pelas dicas,,,,,,,,,,,masssss as dúvidas continuam......
Qual é esse instrumento que vc tem próximo ao volante com os visores vermelhos ???????? Para que serve ??????
Qual aparelho vc usa para conectar a internet do PC fora do Brasil ??????
E a última ....... por enquanto..... vc tem alguma dica para conseguir a ..... Carta Verde .....
Valeu Otto....
O instrumento é um velocimetro digital, da compass, foi o primeiro acessorio que comprei, ja faz um bom tempo, utilizei muito em Raid, hoje utilizo para saber qual é a autonomia do que posso rodar com o Engesão(em média 450km com margem de segurança) cada vez que abasteço, zero a quilometragem.
O GPS V tambem antigo é bem limitado de memoria, o programa que uso no NoteBook, utilza apenas a antena do GPS V. O NoteBook funciona como um GPS com a vantagem da tela grande e bem detalhada,atualizada e com muita memoria.
Eu utilizo meu Note Book normal, a Internet (wi fi) é bem comum na Argentina, Uruguay, Chile, a maioria dos postos de gasolina (YPF argentina, Copec chile) tem internet, quando das paradas, aproveito para acessar a internet.
A Carta Verde pode ser feita na Fronteira, sempre tem alguem que faz (em Chuy tem varios escritorios que fazem, é só se informar), o melhor lugar e mais barato é Aduna da São Borjas RS, no complexo do Mercosul, ja no territorio Argentino. lá tem tudo em um só lugar (Casa de Cambio, Carta Verde, Aduana, Receita Federal, fiz por 20,00 R$ por 15 dias), mas fora de la, pagara uns 85 reias +ou- por 15 dias.
Fala Caveso! Estou aqui me metendo no forum dos engeseiros, hehehe.
Como o João disse, dá pra ir na boa e a estrada é ótima. O problema é: quanto tempo você vai ficar no Chile? É que próximo a Santiago e para o sul tem muita coisa boa para ver, e é bem mais perto que o Atacama. Acho que para o Atacama vale uma viagem exclusiva.
Para ir à Argentina com o carro alugado é só pedir (e pagar :mrgreen:) um "permisso", com umas 48 horas de antecedência.
Tem muita informação legal no site feito pelo Jeison e outros aqui do fórum:
http://www.viajantes4x4.com.br/
Minha última viagem ao Chile foi com carro alugado também, tem o relato aqui:
http://www.viajantes4x4.com.br/relatos?ac=ver&ref=408
Abraços e boa viagem
Fala Newton!
Você é sempre bem vindo por aqui! rssss
Ficarei 7 dias em santiago (e redondezas), chegando dia 24 de madruga e voltando dia 31 cedo.
Alguma dica de passeios por perto e onde posso alugar um jipinho?
É preciso carteira de habilitação internacional pra dirigir por lá ou com cnh daqui rola?
Levo dolares ou troco reais por peso como na argentina?
Ressalto que é a primeira vez que vou ao chile, ou seja, tenho que dedicar uns dias aos passeios shopianos com a namorada...kkkkk
Obrigado!
Otto e o engesa que conhece mais partes do mundo,
os pneus que está usando são os BF mUD km2?
O que está achando do desempenho deles no asfalto e terra?
Abs
OTTO HEITZMANN
12/01/2011, 23:54
Otto e o engesa que conhece mais partes do mundo,
os pneus que está usando são os BF mUD km2?
O que está achando do desempenho deles no asfalto e terra?
Abs
Troquei antes de Viajar, rodei só 8.000 km, ainda não coloquei no barro pra valer, mas no asfalto o que mais me chamou a atençao foi com muita chuva, eles se sairam muito bem, transmitem muita segurança, não ocorreu aquaplanagem, mesmo com muita agua na pista
Newton Guerra
13/01/2011, 00:13
Fala Newton!
Você é sempre bem vindo por aqui! rssss
Ficarei 7 dias em santiago (e redondezas), chegando dia 24 de madruga e voltando dia 31 cedo.
Alguma dica de passeios por perto e onde posso alugar um jipinho?
É preciso carteira de habilitação internacional pra dirigir por lá ou com cnh daqui rola?
Levo dolares ou troco reais por peso como na argentina?
Ressalto que é a primeira vez que vou ao chile, ou seja, tenho que dedicar uns dias aos passeios shopianos com a namorada...kkkkk
Obrigado!
Caveso, perto de Santiago (e em Santiago) tem muita coisa bonita. As estações de esqui, mesmo sem neve nessa época são legais para ver a imponência dos Andes. Cerca de uma hora de Santiago, para o sul, tem o Cajón del Maipo. Tem umas termas e o Embalse el Yeso, uma represa que abastece a cidade. Chega a quase 4000 metros, é muito legal de conhecer se você for ficar só por Santiago mesmo.
Tem as vinícolas, a Concha y Toro é na grande Santiago.
Mas com 7 dias é uma tentação descer até Villarica. A visão do vulcão é maravilhosa. São 800 km por uma autopista perfeita. Se for, pode se hospedar em Villarica ou Pucon, uma cidade fica a 30 km da outra. Lá pertinho em as termas geométricas, um lugar super gostoso. Se você tiver o pique de dirigir, eu ficaria uns 2 dias em Santiago, iria até Villarica ficaria outros 2 dias, e voltaria a Santiago.
O litoral, com Viña del Mar e Valparaiso é legal, mas os vulcões chamam mais atenção para nós.
Não precisa de carteira internacional, a nossa vale. O trânsito é bem civilizado: todos param para pedestres, nas esquinas com placa "pare" tem que parar, mesmo que não venha ninguém. A multa é cara!
Levar reais nem pensar, eles não aceitam. Dólar eles também não curtem muito, é como aqui. O melhor é ou trocar dolar numa casa de câmbio, pagar com cartão de crédito internacional ou sacar direto dos caixas eletrônicos. Eu só usei o cartão de crédito e fiz saques com o meu cartão de débito. Conforme o banco, tem que liberar o uso, pergunte para o seu gerente. Usei do Itaú e Bradesco. A taxa por saque é pequena, vale a comodidade.
Você aluga 4x4 em qualquer locadora, desde os pequenos Grand Vitara 2 portas (são 4x2) até as pick-ups. Alugar pela internet sai mais barato, mesmo na Hertz, Avis. Tem uma muito legal lá, chama Econorent. Pode confiar.
Agora vamos à pior parte: compras :mrgreen:. Eletrônicos não vale muito à pena, preços como os nossos. Mas roupas e calçados são bem mais baratos que em São Paulo. Shopping tem o Parque Arauto, no centro.
Tem uns outlets ao norte de Santiago:
http://www.futilish.com/2010/10/diario-de-viagem-outlets-em-santiagochile/
Materiais de caminhada e casacos de frio são bem mais baratos que aqui, mesmo nos shoppings. Vinho nem se fala, é covardia.
Se tiver algum problema por lá avise, tenho uma amiga brasileira que mora em Santiago.
Abraços
Newton,
Valeu pelas dicas!
Tô montando um roteiro aqui....
Indicaram para que eu fique em providência, onde achei esse hotel a 50 doletas: http://www.aparthotelcambiaso.cl/
Ainda não fechei (tô pesquisando as referencias dele no site mochileiros), mas parece bom.
O problema agora é saber quantos dias fico nesse hotel :parede:
Tem Itaú no chile?
Na argentina eu só troca dinheiro nele.
Abs e valeu!
Newton Guerra
13/01/2011, 09:15
Movido para http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=72454&page=8
wilsonvaccaro
13/01/2011, 21:58
Obrigado OTTO......
Valeu pelas dicas......
Eeeee parabéns,,,,de novo.....muito 10 .....
Se tiver mais fotos....vídeo não esquece de nós.............
Abraço.....
OTTO HEITZMANN
14/01/2011, 13:12
Mais um comentario, o Engesa continua um sucesso, ele chama muito a atenção, no minimo abri o capo umas quatro vezes para os curiosos, fotos então......nem se falar, até aqui no Brasil o pessoal tirava fotos do Engesão, a minha noiva morria de rir ao ver as pessoas virando o pescoço para acompanhar a Engesa passar, e olha que a minha Engesa não é das mais bonitas.....agora o Troller......passava totalmente despercebido, não vi niguem tirando fotos do Troller......por isso é legal viajar com o Engesão.
Desta vez peguei bastante estrada de terra, principalmente na Bolivia, o pessoal do Troller, L200 reclamavam bastante...."terra de novo, não tem um caminho melhor...hahahah".....ai a gente ve como a suspenção da Engesa é boa.....o bicho não bate de jeito nenhum....passa tranquilo nas costelinhas no final do dia a gente esta inteiro.
Outra coisa boa foi o ar condiconado, atravessar o charco do inferno na argentina, numa temperatura externa acima de 48ºc, foi tranquilo (na outra viajem eu não tinha ar condicionado), tambem é bastante util com chuva, os vidros não embaçam, e na poeira.....aumentou muito o conforto do jipe.
O unico senão, foi que acima de 3.800 metros, se forçasse o motor fervia a 80ºC, o que obrigava a tirar o pé, faltou adtivo no radiador, e acho tambem que a tampa do radiador não estava vedando bem, a L200, Troller e o Pajero tambem ferviam, mas como tinham vazo de espanção, não foi necessario repor a agua do radiador.......o Engesa, tinha que esperar esfria para completar a agua do radiador (umas quatro vezes)......da proxima vez, vou pesar em colocar um vazo de expanção.
wilsonvaccaro
19/01/2011, 01:07
Olá Otto....
Pergunta .... qual foi o problema mais cabeludo que vc ja teve nessas viajens e o que vc fez ???????
Valeu,, abraço.....
Se vier para Santos me avisa que tenho mais perguntas,,, além de te receber lógico....
Wilson
olá otto....
Pergunta .... Qual foi o problema mais cabeludo que vc ja teve nessas viajens e o que vc fez ???????
x 2 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OTTO HEITZMANN
19/01/2011, 22:19
Olá Otto....
Pergunta .... qual foi o problema mais cabeludo que vc ja teve nessas viajens e o que vc fez ???????
Valeu,, abraço.....
Se vier para Santos me avisa que tenho mais perguntas,,, além de te receber lógico....
Wilson
Cara!!!!! que me lembre somente uma vez......., em 2004 indo para a Ushuaia, abasteci com DIESEL batizado em Las Grutas (Argentina), andei mais uns 225 km e o jipe foi perdendo a força até parar no meio do Deserto, cara fiquei assustado!!!!! no meio do deserto com o motor apagado, por sorte logo em seguida passou uma Dakota com placa de Porto Alegre, parou e foi procurar ajuda, nesse meio tempo, passou uma Land me rebocou até o proximo posto (uns 8 km),tirei o filtro de Oleo Diesel e estava entupido com areia, mais tarde chegou o cara da Dakota junto com um mecanico numa F100 caindo aos pedaços (e seu ajudante um indio - igual aqueles filmes americanos....hahahah), depois de retirar o diesel batizado, trocar o filtro e completar com diesel novo o Engesao só funcionava em Alta, então ele me recomendou procurar um bombista bosch (cacique diesel) em Trelew (54km),mesmo estando na entrada da cidade de Puerto Madry (segundo o mecanico...... em Puerto Madry só tinha picaretae iam me esfolar), fiz o Engesão funcionar e continue a a travessia do deserto ate Trelew acelerando tudo, morrendo de medo para que o motor não parasse, chegando na cidade o motor morreu no meio do transito (nunca levei tanta buzinada) fiz funcionar e parei no tal cacique (a oficina é realmente muito boa, fizeram um serviço de primeira, fizeram a Bomba completa: trocaram bicos e um monte de peça e só combraram 400 R$), o mecanico parou o serviço nos outro carros que estavam na oficina dando prioridade para o meu, no dia seguinte ja a noite, la eles trabalham até 10:00 da noite o jipe ficou pronto, e pude continuar a viagem, até hoje não precisei mais mexer na bomba, depois disso, na argentina só abasteço nos YPF.