PDA

Ver Versão Completa : Como construir sua própria gaiola...



dourado gpi
25/12/2008, 17:12
Devido a quantidade de pedidos de procura de projetos de gaiolas aqui no forum, vou tentar passar um pouco que aprendi na construção da minha a quem está com essa carência, que também fiquei quando resolvi começar. Dessa gaiola que eu fiz já existem aqui na minha cidade 14 cópias, com algumas variações. Portanto vou postar fotos do passo a passo da construção com as dicas mais importantes, e conforme forem surgindo as dúvidas eu e o pessoal aqui do forum juntos vamos tentar resolvê-las para ajudar a quem está buscando esse sonho que é a construção do seu próprio brinquedo.

dourado gpi
25/12/2008, 17:25
Já vi vários tipos e formatos de chassis, mas para quem está começando eu acho mais prudente e seguro procurar um bom chassis de brasília (tarefa nada fácil), porque da brasilia: já vem com freio a disco na frente e a suspensão trazeira e mais resistente, possui barras de torções maiores e consequetemente suportam mais peso, iso para quem quer motor AP. Se não achar brasilia vai de fusca mesmo, mas depois teremos que adicionar molas extras do gol na traseira.
Resolvido essa pequenina tarefa, vamos para o passo seguinte que é encurtar o famigerado chassis: deve ser feita atraz um pouco do freio de mão uns 30 cm. Porque diminuir o chassis: pra encurtar o entreixo para ganhar mais agilidade para transpor obstáculos e diminuir peso. Olha as fotos....

dourado gpi
25/12/2008, 17:37
Depois de alinhado e devidamente soldado o chassis vamos parafusar o eixo dianteiro e dobrar os primeiros canos fixando o eixo trazeiro e o dianteiro e já soldando também o assoalho que no meu caso usei chapa 13 bem resistente ficando com 55 cm de cada lado do tunel e com 1,20 de largura na altura dos bancos. Olhe as fotos.....

dourado gpi
25/12/2008, 17:57
Vc tem que ter uma boa morça ou uma calandra (maquina de entortar canos), como a maioria como eu só tem morça e nela que vamos focar. Tem que estar bem firme em uma base bem pesada para suportar o repuxe das dobradas dos canos. O cano utilizado na construção dessa gaiola foi o de uma polegada e meia com chapa 13, mas também pode ser utilizado chapa 14.
Faça uma rolha de madeira para um dos orifícios do cano, encha o cano com areia lavada seca e peneirada, dê leves pancadas no cano (c/ o cuidado de não amassa-los é claro) para que a areia se compacte o máximo possível e arrolhe do outro lado do cano, depois faça um molde do ângulo que vc pretende curvar (geralmente feito com uma barra de ferro dessas finas). Sempre corte o cano um pouco maior do desejado para não cair em erro, e se ficar maior, corte o excedente. Observe que após prender o cano na morça a curva se apresentará uns 10 cm após a mordida da morça.
Então aqueça com o queimador de aranha com o fogo azul no local a se curvado até ficar vermelho, depois disso é so dobrar até o angulo desejado conferindo com o molde ateriormente feito, eu gastei um botijão de gás todo na construção...... Ohe as fotos....

dourado gpi
25/12/2008, 18:16
Agora começa o créu 2... Esse cano é considerado o mais importante da gaiola, pois transpõe ela em toda a sua extenção, geralmente se pega uma barra inteira de 6 metros e corta ao meio e se faz as duas partes, começa o que se chama peças gêmeas, São feitas duas peças idêntica e soldadas do eixo dianteiro (onde se solda uma barra de apoio desta) até sair no para choques trazeiro. Olhe as fotos.....

dourado gpi
25/12/2008, 18:38
Começa o créu 3...... O parabrisas e gigante central é bem dificil de se dobrar devido ao seu angulo bem fechado, deve-se aquecer bem nos lugares das curvas e depois conferir se não está desalinhado, colocando o mesmo em uma superficie plana pra ver se as duas pontas encostão no chão caso contrário vc deve desenpená-lo antes de soldá-lo e verifique o ângulo em relação ao volante para não inclinar demais ou demenos. Nessa fase vc já tem que ter os bancos no lugar para ter noção da altura dos dois em relação a vc. Olhe as fotos....

dourado gpi
25/12/2008, 18:53
Começa o créu 4..... Depois dessa etapa, só restam os canos do teto, do para choques, dos para lamas e da trazeira para serem dobrados, o resto e cano reto que é mais fácil de fazer, que é só cortar e fazer as bocas e soldar (cuidado p/ não cortar curto demais)..... Olha as fotos......

dourado gpi
25/12/2008, 19:07
Créu 5..........O tanque que utilizei foi o do fusca fixado na frente do motor e atraz do x de sustentação central, procure um sem aquela saida de gasolina na parte de baixo e sim aquele que o combustível sai direto do pescador na parte de cima. Veja fotos.......

leobnaval
26/12/2008, 12:13
dourado qual a amperagem que você utilizou para soldar os tubos com o eletrodo 46?

Tem fotos perto da pedaleira, cilindro mestre, e como encurtou os cabos (embreagem, freio de estacionamento, acel. etc)

Abraços, Leo

dourado gpi
26/12/2008, 23:57
Quando vc vai soldar canos chapa 13 regule a máquina de solda em 140 ou 150 para eletroldos 3,25, se for eletroldo 2,5 regule para 100. Agora quanto aos cabos de embreagem e acelerador foram cortados os canos internos proporcionalmente e emendados com mangueiras pra unir e alinhar as duas pontas, eu não uso freio de mão, meu freio trazeiro é a disco por isso vou instalar um freio de mão hidraulico, que consiste em colocar um cilindro de freio atras da alavanca do freio de mão e soldar uma haste que vai acional o cilindro mestre ligado ao sistema de freio trazeiro passando a pressão toda pras duas rodas de traz não interferindo nas dianteiras (imagine freio de mão hidráulico o tanto que vai ficar filé). O meu pedal de acelerador é do gol suspenso, só o do freio e da embreagem é o do fusca, ficou muito bom e macio... veja...

leobnaval
27/12/2008, 11:13
dourado ficou show mesmo obrigado pelas dicas de solda!

Tenho em mente a mesma idéia pretendo utilizar a pedaleira do chevette que é suspença com cilindro mestre duplo do gol e com válvulas para controlar a frenagem diant. e tras..
Porém quanto a utilizar este sist. hidráulico como freio de estacionamento não é muito recomendado pelo fato de a linha inteira do freio ficar pressionada podendo ocorrer rompimento tanto da tubulação como dos flexiveis de freio, mas funciona perfeitamente eu acho que você tem que acertar a pressão dada para segurar o carro para não comprometer os outros componentes do freio.

E dicas do freio a disco tras. como qual disco, pinça e flange?

Abraços, Leo

dourado gpi
27/12/2008, 16:24
Vc compra os discos de freios dianteiros da brasilia, manda o torneiro tirar o cubo do meio dele até ficar só na base, uns 08 mm e ai passa uma broca maior nos furos dos parafusos da roda, e faz um saduiche com aquele cubo central pequeno do roda trazeira (aquela que segura o espelho do freio trazeiro), corta o suporte dos pistão do freio onde vai encaixada as lonas do freio trazeiro pra ficar só a báse do cubo, faça o suporte e fixe as pinças da brasilia mesmo ou se preferir usar freio de mão a pinça do golfe, tempra, cadette, qualquer carro que tenha freio a disco atraz, tenha o cuidado de colocar o sangrador do freio para cima se não vc não consegue tirar a entrada de ar do sistema. Veja as fotos.....

leobnaval
27/12/2008, 18:56
Valeu mesmo em dourado!!!!!

Mais fácil do que eu pensava acho que vou por na minha.

Já cortei o chassi da minha e graças as suas dicas to progredindo...

Abraços, Leo

negreira
27/12/2008, 20:27
:-P:-Pessa me falaram que só anda dentro de um condominio:-P:-P

rocemberg_cf
28/12/2008, 18:47
Comprei uma Cronus Crotallus em péssimo estado, toda parte tubular estava podre. Como eu queria esta gaiola para usar na praia resolvi refazê-la. Refiz todos os tubos em galvanizado, troquei o fundo e laterais de ferro em fundo de fibra transparente, as laterais e teto em fibra escura pintada com tinta PU, modifiquei a suspensão traseira de mola de Fiat 147 para facão Volkswagem, pintei a caixa e suspensão dianteira em cinza metálico, troquei todos os parafusos para inox, coloquei também par de bancos Procar. Agora esta gaiola está muito linda.

http://www.infoclub.rec.br/images/fotos/DSC02096.JPG
http://www.infoclub.rec.br/images/fotos/DSC02099.JPG

Marcio samuca
29/12/2008, 08:37
Quando vc vai soldar canos chapa 13 regule a máquina de solda em 140 ou 150 para eletroldos 3,25, se for eletroldo 2,5 regule para 100. Agora quanto aos cabos de embreagem e acelerador foram cortados os canos internos proporcionalmente e emendados com mangueiras pra unir e alinhar as duas pontas, eu não uso freio de mão, meu freio trazeiro é a disco por isso vou instalar um freio de mão hidraulico, que consiste em colocar um cilindro de freio atras da alavanca do freio de mão e soldar uma haste que vai acional o cilindro mestre ligado ao sistema de freio trazeiro passando a pressão toda pras duas rodas de traz não interferindo nas dianteiras (imagine freio de mão hidráulico o tanto que vai ficar filé). O meu pedal de acelerador é do gol suspenso, só o do freio e da embreagem é o do fusca, ficou muito bom e macio... veja...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/image.php?u=16231&dateline=1201880054 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=16231)Marcio samuca (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=16231) http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/statusicon/user_online.gif
Membro
Junior
Data de Entrada: Dec 2007
Local: BH-MG
Mensagens: 115


Meus caros amigos, estou desenvouvendo um sistema em minha gaiola muito simple e acho que vai dar certo,
A intenção de um diferencial blocado a cabo ou a ar ou a oleo, e sempre a mesma, bloquear somente quando for utilizar correto,
Então, eu bloquei os freios trazeiros, como,
A minha gaiola tinha freio a disco na frente e tambor a traz, era uma bosta, freava a frente e a trazeira nada,
Quando fui fazer este blocante de freios, da primeira vez ele nao fucionou,porque, os freios trazeiros nao eram eficaz,
Ai testei na frente, ele trava as duas rodas e no asfalto e o motor empura,
Solução...
Saida dianteira do cilindro, unica ,com um valvula corretora de frenagem, e dividida para as pinças dianteiras, ou seja a frente feia menos,,,
Duas saidas de cilindro para trazeira,
Freios as discos na trazeira, com piça de gol quadrado,,,,ou seja a trazeira freia mais...
AGORA O SEGREDO....(NÃO CONTE PARA NINGUEM)
Nos conduches de oleo que vao para trazeira, enterompao com volvulas (abre e fecha) cada um deles com uma vouvula,,, quando quiser travar uma roda pise no freio ate o talo, feiche a volvula correspondente a roda que quiser parar, e em seguida solte o freio, a volvula nao vai deixar o oleo voltar,,,
Ai o diferencial faz o resto.
OBS..
Sistema ainda nao testado acho que vai dar certo.

Equipe Mec Off Road
29/12/2008, 13:04
Dourado
Poderia postar fotos da construção da traseira da gaiola? Queria ver como e onde foram soldados os tubos além do sistema que permite retirar os tubos que bloqueiam o motor.

dourado gpi
30/12/2008, 10:31
A primeria coisa que vc tem q fazer quando vai iniciar a trazeira é soldar uma cantoneira no final da agulha que segura o câmbio, desta vai sair os canos que seguram os calços do motor e que segura as agulhas que é fixada na estrutura do chassis da gaiola em cima para elas não cederem como acontece nos fuscas e nas brasilias, sendo todas parafusadas para facilitar a retirada do câmbio e também do motor. veja as fotos.....

Equipe Mec Off Road
30/12/2008, 11:49
Dourado
Vc fez algun reforço no começo da agulha (conhecia como Garfo)na intercessão com o eixo? É que na minha estrutura esta parte já veio rompida.

dourado gpi
31/12/2008, 11:10
Não, no meu caso as agulhas estavam perfeitas quanto a rompimentos e quanto ao seu ângulo, pois tem casos que com o peso do motor elas empenam, já ví delas que ficam retas e as coifas dos semieixos ficam atritando com as agulhas e tem sua vida últil reduzida, aconselho vc a verificar essa angulação e se estiver correta soldar e reforçar no encaixe.
No caso da estrutura da minha gaiola, não tem mais esse problema pois esses canos ligados nessa cantoneira não deixa as agulhas cederem para baixo acabando com esse defeito que existe no fusca e na brasília, onde todo o peso do motor fica concentrado nas pontas da agulhas, na combi é diferente e ja vem com esse reforço de fábrica.

eduulhiana@hotmail.com
31/12/2008, 17:18
Bom ficou muito legal!
Vc teria como passsar as medidas

dourado gpi
03/01/2009, 09:19
Tem sim, conforme vc for construindo a sua e surgir as dúvidas eu te passo todas as medidas com as fotos junto, porque depois que vc corta o chassis e faz o assoalho, coloca os bancos, a gaiola vai ser construida de modo que se molde nas caixas de roda, na sua altura em relação ao teto, nas distancias dos bancos em relação a estrutura externa que geralemente fica em torno de 1,20 de lagura total na altura dos bancos, é muita coisa, só fazendo é que vc vai saber realmente com precisão o que perguntar e aí nós aki do forum vamos fazer o possível para te ajudar ok...Boa sorte.

eduulhiana@hotmail.com
03/01/2009, 20:07
Ai Dourado Agradeço a atenção eu já tenho o chassis ja fiz o corte agora vou fazer o assoalho para começar a puxar os tubos, mais uma duvida vc fez o assoalho de uma certa chapa correta qual a medida dessa chapa, mais uma vez obrigado pela atenção.....

leobnaval
03/01/2009, 21:40
Depois de alinhado e devidamente soldado o chassis vamos parafusar o eixo dianteiro e dobrar os primeiros canos fixando o eixo trazeiro e o dianteiro e já soldando também o assoalho que no meu caso usei chapa 13 bem resistente ficando com 55 cm de cada lado do tunel e com 1,20 de largura na altura dos bancos. Olhe as fotos.....

Edu a resposta está na 1ª pág. deste tópico.....

chapa 13 pra quem não sabe corresponde a 2,25 mm de espessura, você pode utilizar de 1,5; 1,9 até 2,25 mm.

Abraços, Leo

eduulhiana@hotmail.com
04/01/2009, 10:45
Valeu Leo!!!!!!!!!!

gabriel_pandora
31/01/2009, 21:41
http://lh6.ggpht.com/_KZJfLEGMMVk/SYTcPkHn8mI/AAAAAAAAAFE/sHj-6v0bYls/s400/PDB_1.JPG


http://lh4.ggpht.com/_KZJfLEGMMVk/SYTb1zgk2tI/AAAAAAAAAE4/Pv9x0Xv8s_k/s400/PDB__2.JPG

Patoloko
02/02/2009, 21:07
Dourado, a minha eu dobrei usando a calandra. Acho que o fogo vc compromete um pouco as propriedades do tubo (tem um tópico no forum a respeito disso, não me lembro o nome).
Muito legal essa sua iniciativa de compartilhar com todos aqui o passo a passo.
Parabéns pela sua gaiola, muito bonita. Precisa aparecer aqui em Palmas pra gente dar umas voltas. Semana Santa tem uma moçada que tá combinando de ir pro Jalapão. Bora lá!! :concordo:

dourado gpi
09/02/2009, 10:10
Eu tô organizando com os gaioleiros aki de Gurupi pra gente ir com os colegas de Porto Nacional que vieram correr aki e nos convidaram pra ir no jalapão agora em abril. Más é o seguinte, quando for em novembro vcs vem aki pra gente ir junto na ilha do bananal ok. Na última viagem em novembro passado fomos em 96 pessoas, 54 motos, 10 gaiolas e 12 troller.

Patoloko
09/02/2009, 22:37
Eu tô organizando com os gaioleiros aki de Gurupi pra gente ir com os colegas de Porto Nacional que vieram correr aki e nos convidaram pra ir no jalapão agora em abril. Más é o seguinte, quando for em novembro vcs vem aki pra gente ir junto na ilha do bananal ok. Na última viagem em novembro passado fomos em 96 pessoas, 54 motos, 10 gaiolas e 12 troller.

Provavelmente é a mesma turma que eu vou pro Jalapão. Quanto a ilha do bananal, convite aceito!!! deve ser bom demais esse passeio.

duduboy
02/03/2009, 13:00
oi
iai blz?
eu estou qrendo construir uma gaiola, mas estou na dulvida de qual chassi usar: o de fusca, o de brasilia ou o de varianti 2, vcs saberiam me indicar qual deles seria melhor
pq eu fuiquei sabendo q o de brasilia seria melhor, mas tbm me falaram q a suspensão e o motor da varienti 2 seria melhor
qual vocês me indirariam?
obrigado

Patoloko
02/03/2009, 13:50
O chassi de fusca e brasília é praticamente o mesmo. A vantagem de usar o de brasília é que ele já vem com freio a disco na frente (pode ser que vc ache um de fusca com os freios a disco). O da Variant II, a suspensão traseira é IRS, muito melhor que o de facão do fusca/brasília.
Já tive uma com chassi de brasília e adorei, mas agora estou fazendo uma com suspensão traseira da kombi (mesmo esquema da variant, porém mais forte) e o chassi é todo tubular. Dá uma olhada nela se vc quiser em www.gaiolas.4x2.net
Ainda não sei como vai ficar, mas de outros amigos que tem e que usam esta receita, é excelente o resultado.

golfe
30/04/2009, 07:21
bom dia galera, sou novato aki no forum, estou com uns projeto de iniciar minha propria gaiola, tenho um gol 86 ap, algun dos amigos podem me ajudar a sai do chão. Fico grato desde agora, parabens pelo companherismo de vcs...
:-)

leobnaval
30/04/2009, 22:51
golfe o que você pode aproveitar do gol é o motor, alguma coisa de freio e suspenção, direção, bancos e algo mais...

Acho mais fácil você comprar uma brasilia, fusca ou variant para começar uma gaiola é muito mais simples ou uma caixa de câmbio e susp. tras. de vw a ar, mas terá um bom trabalho para fazer a gaiola.

Abraços, Leo

dourado gpi
20/09/2009, 14:30
Pra galera que tava com dúvida na construção de sua gaiola o tópico é esse, qualquer dúvida posta aki que estarei a disposição, boa sorte.....




golfe o que você pode aproveitar do gol é o motor, alguma coisa de freio e suspenção, direção, bancos e algo mais...

Acho mais fácil você comprar uma brasilia, fusca ou variant para começar uma gaiola é muito mais simples ou uma caixa de câmbio e susp. tras. de vw a ar, mas terá um bom trabalho para fazer a gaiola.

Abraços, Leo

genhero
20/09/2009, 18:10
bom dia galera, sou novato aki no forum, estou com uns projeto de iniciar minha propria gaiola, tenho um gol 86 ap, algun dos amigos podem me ajudar a sai do chão. Fico grato desde agora, parabens pelo companherismo de vcs...
:-)

ola amigo, para usar o máximo os componentes que tem vai ae umas fotos dos nossos amigos aqui do forum....

daniel matte
20/09/2009, 20:15
Quando vc vai soldar canos chapa 13 regule a máquina de solda em 140 ou 150 para eletroldos 3,25, se for eletroldo 2,5 regule para 100. Agora quanto aos cabos de embreagem e acelerador foram cortados os canos internos proporcionalmente e emendados com mangueiras pra unir e alinhar as duas pontas, eu não uso freio de mão, meu freio trazeiro é a disco por isso vou instalar um freio de mão hidraulico, que consiste em colocar um cilindro de freio atras da alavanca do freio de mão e soldar uma haste que vai acional o cilindro mestre ligado ao sistema de freio trazeiro passando a pressão toda pras duas rodas de traz não interferindo nas dianteiras (imagine freio de mão hidráulico o tanto que vai ficar filé). O meu pedal de acelerador é do gol suspenso, só o do freio e da embreagem é o do fusca, ficou muito bom e macio... veja...

e ai blz??
so uma perguntinha????
essa ideia de por um sistema de freio de mao hidraulico ja tive tbm, mas so vai funcionar se vc tiver uma valvula instalada no sistema como se fosse um diodo na parte eletrica ta ligado???
se não quando vc acionar o freio de mão vai frear as 4, ou entao estourar o outro cilindro mestre q vc tem instalado porque ele nao e projetado para receber tal carga entend?
eu tenho um sistema de freio de mao hid. instalado no pedal com uma trava, afinal ela so tem freio na traz mesmo.
mas se tua ideia funcionar vou querer saber o jeito que fez. OK?
abraço!!

df-matte@brturbo.com.br

oliveiraideal
29/09/2009, 21:03
Ae galera, voltei.. ;D
Assim, muito legal a sua gaiola! :D

eu comprei um fusk ano 83, com documento e td..
assim.. o motor funciona normalmente mas ela tá com uns probleminhas de suspensão.. vou ter que desmontar toda..
o chassis tá ótimo (pelo que vi) caixa de marcha não tá roncando, mas não sei o que é..tá meio difícil de passar marcha.. tem que pegar a manha :P e assim..
eu to com dúvida numa coisa..

eu to pensando é em comprar uma esmerilhadeira pra literalmente destruir o fusket.. tá tudo enferrujado (carroceria e tal..) e não estou conseguindo desmontar com boa vontade.. >.<

tem uma porta que nao sai e etc~

daí, é bom sair cortando tudo?
e outra coisa..
o motor é um de fusca mesmo, 1400 ou 1500.. não sei bem.. sei que não é 1300..
dá bom para o começo, né?
é bom mecher em algo? melhorar alguma coisa, por algum carburador ou algo do tipo? ou é melhor construir logo, ajeitando o que der e depois ir arrumando?

abração! :D

leobnaval
01/10/2009, 11:34
oliveira, se vc vai fazer uma gaiola pode comprar uma esmerilhadeira angular porque vc vai usar muito...lembre de comprar uns discos de corte tambem e usar EPI`s: luva de raspa, óculos de segurança é o mínimo.

Motor de fusca 1400 eu nunca vi, deve ser o 1500 então.

Posta umas fotos do fusca pra nóis.

Abraço, Leo

oliveiraideal
04/10/2009, 02:17
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=996298#post996298 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=996298#post996298)

ae galera, eu criei um tópico aqui no fórum.. pra postar as fotos, andamento da gaiola e etc~ >.<
abração! :D

marcelo_inmetro
05/10/2009, 09:32
Nesse fim de semana dei mais uma avançada no projeto.

retirei a carcaça da brasa e encurtei o chassi em 36cm.

As duvidas são as seguintes:

- solda eletrica no tunel aguenta? devo fazer algum reforço ?
- encurtar o varao da caixa na mesma medida q foi retirado e soldar?
- as tubulação ( freio mão, acelerador e embreagem ) tbm foram cortadas
o q fazer? Abrir outra janela apos soldar o tunel ?
- a diferença em relação ao entre eixo de um lado para o outro tem alguma tolerancia ? ( um maior q o outro )

Agradeço desde já....

leobnaval
05/10/2009, 13:58
Nesse fim de semana dei mais uma avançada no projeto.

retirei a carcaça da brasa e encurtei o chassi em 36cm.

As duvidas são as seguintes:

- solda eletrica no tunel aguenta? devo fazer algum reforço ?
- encurtar o varao da caixa na mesma medida q foi retirado e soldar?
- as tubulação ( freio mão, acelerador e embreagem ) tbm foram cortadas
o q fazer? Abrir outra janela apos soldar o tunel ?
- a diferença em relação ao entre eixo de um lado para o outro tem alguma tolerancia ? ( um maior q o outro )

Agradeço desde já....

Solda elétrica aguenta desde que seja bem soldado por alguem experiênte.

Sim encurtar o varão na mesma medida que foi encurtado o chassi tome cuidado para não virar o varão na hora de soldar se não não conseguirá engatar as marchas deve ser marcado para obter o mesmo alinhamento de antes. (tem gente encurtando e soldando porca dos 2 lados e regulando com parafuso depois travando com contra porca, da uma pesquisada no fórum)

As tubulações devem ser emendadas com buchas ou mangueiras (tem no fórum explicando tambem)

Quanto a alinhamento de chassi vc poderá consultar o site do planetabuggy lá ensina passo a passo, não é tolerado muita diferença de medidas pode ser que sua gaiola fique pessima de dirigir depois dependendo da dif. de medidas.

Abraços, Leo

oliveiraideal
06/10/2009, 23:26
Quanto pesa sua gaiola e qual o motor que você colocou nela? (quantos hp ele tem?)
att :D

leobnaval
07/10/2009, 00:04
Bela pergunta, até eu quero estas resposta hehehehe

Ainda não está pronta minha gaiola tenho uma certa noção pra te responder peso acho que por volta de 600kg após pronta irei leva-la em uma firma que compra sucata de metal lá o veiculo é pesado (antes de descarregar e descarregado) a balança lá tem precisão de 10Kg.Aí saberei te responder

Quanto ao motor creio que terá por volta de 70 a 75 cv e torque 13 kgf.m
motor 1600 carb. dupla, escapamento dimensionado, filtro de ar redimensionado, ign. eletrônica com bobina do gol mi, cabeçote rebaixado e uns detalinhos.

Falta tempo$$$$$ pra termina hehehehe

Abraços, Leo

marcelo_inmetro
08/10/2009, 18:57
Seguinte...

dei mais um passo na construção da gaiola, encurtei o chassi em 36cm, no qual ficou com entre eixos de 2,08m. o proximo passo é a construção da estrutura tubular e o assoalho, só q estou com uma duvida referente a "montagem"...

fica mais facil de começar a estrutura com o conjunto pneu/roda no lugar ou não?

queria tambem usar as rodas que vieram na brasa ( modelo gaucha 4x100 aro 15 ) é
indicado ? tambem pensei em usar as aro 15 do fusca na dianteira ( por serem mais estreitas )
Ficam ai asminha duvidas, se puderem me ajudar agradeço desde já ......

Há ja tinha me esquecido... galera, trabalho com inspeção veicular, se tiverem duvidas a respeito de legalização referente a gaiolas,bajas e afins , estou de protidão para ajuda-los. Valeu....

leobnaval
09/10/2009, 10:50
Seguinte...

dei mais um passo na construção da gaiola, encurtei o chassi em 36cm, no qual ficou com entre eixos de 2,08m. o proximo passo é a construção da estrutura tubular e o assoalho, só q estou com uma duvida referente a "montagem"...

fica mais facil de começar a estrutura com o conjunto pneu/roda no lugar ou não?

queria tambem usar as rodas que vieram na brasa ( modelo gaucha 4x100 aro 15 ) é
indicado ? tambem pensei em usar as aro 15 do fusca na dianteira ( por serem mais estreitas )
Ficam ai asminha duvidas, se puderem me ajudar agradeço desde já ......

Há ja tinha me esquecido... galera, trabalho com inspeção veicular, se tiverem duvidas a respeito de legalização referente a gaiolas,bajas e afins , estou de protidão para ajuda-los. Valeu....


Marcelo vc poderá usar as rodas que vieram 4x100 aro 15" pelo jeito já esta com a furação de roda adaptada né?

Mudar a roda diant. depende do pneu que ira utilizar se for largo não precisa mudar a roda pra roda do fusca que possui tala menor.

Eu acho mais facil montar a estrutura com pneus montados só ponteia as soldas desmontar denovo a gaiola e aí sim soldar.
Porque assim vc terá uma noção de aonde ficará os pneus lembre-se de fazer o assoalho deixando espaço suficiente para fazer curvas mais fechadas sem o pneus rasppar (ainda mais se vc for usr pneu maior).

Marcelo e quanto a inspeção eu gostaria daqui 1 ano mais ou menos para documentar minha gaiola, então fui em um local credenciado pelo inmetro para ver o que era preciso, e me mandaram um eng. pra falar comigo ele disse que até 2008 emplacava gaiola, triciclo, etc. mas hoje não emplaca mais, achei estranho...

gostaria de saber se consigo emplacar a gaiola pois tenho nota fiscal de todas as peças trocadas e de motor, câmbio, tubos de aço, chapa, etc.
Ele me falou que só seria possivel emplacar com um projeto assiando por um eng. mecânico como estou no 3º ano de eng. quando acabar pretendo emplacar ela.

Abraços, Leo

marcelo_inmetro
09/10/2009, 11:29
Leo, dá sim para emplacar a gaiola, desde q o detran aprove o seu projeto.

Para isso vc deve ter os seguintes itens:

- notas fiscais ( motor ( ou documentação ), peças e mão-de-obra )

- planta do projeto assinada pelo engenheiro ( no caso seria vc )

- e o CAT ( certificado de aprovação tecnica ) que é o maior problema...
esse deve ser de uma empresa registrada ( homologada ) com cnpj com a aprovação
assida pelo engenheiro responsável pela empresa e junto com a nota fiscal da mão de obra e a planta.

Tambem vc não poderá usar TODO o chassi de outro veiculo ( fusca, brasilia, etc ) por motivo de vc adquirir outro n° de chassi para sua gaiola.

Então resolvido o problema da documentação , a aprovação do detran sai em torno de 3 á 4 meses ai é só dar entrada junto ao mesmo para realizar a vistoria para adquirir a autorização para realizar a inspeção do CSV ( certificado de segurança veicular ) ( q é o q eu faço ) para poder emplacar a gaiola q na qual sai como
" veiculo de fabricação artesanal "

outro detalhe é os itens obrigatorios da gaiola ( pisca, farol, extintor, limpador, pára-lamas, etc...)

Pelo menos aqui no Sul funciona desta maneira, OK.

Procure pela resolução n° 63/98 do codigo de transito brasileiro.

Tendo mais duvidas fico a sua disposição.... Abraço

leobnaval
09/10/2009, 12:45
- notas fiscais ( motor ( ou documentação ), peças e mão-de-obra )

Tambem vc não poderá usar TODO o chassi de outro veiculo ( fusca, brasilia, etc ) por motivo de vc adquirir outro n° de chassi para sua gaiola.

Procure pela resolução n° 63/98 do codigo de transito brasileiro.

Tendo mais duvidas fico a sua disposição.... Abraço

Minhas dúvidas serião mão de obra eu que faço tudo, menos o serviço de retífica do motor (no qual eu paguei e tenho apenas um recibo), então não tenho nota fiscal de mão-de-obra, tenho cursos na área da mecânica automobilística, industrial e faço eng.

Outra coisa o que seria não usar TODO o chassi, eu usei o tunel central com as fixações pra susp. e motor, consigo emplacar assim ou teria que tirar o tunel central?

E a última como fica o IPVA, seguro obrigatório paga em cima de que valor?

Obrigado Marcelo pelos esclarecimentos.

marcelo_inmetro
09/10/2009, 13:16
A nota da M.O vc consegue junto a empresa q lhe fornecerá o CAT.

Em relação ao chassi vc teria q eliminar o cabeçote traseiro, devido a referencia de
posição e marcação do nº do chassi dos VW, mas c vc está usando somente o tunel central, não há problema....

Quanto ao IPVA, fica a critério da potencia e cilindrada do veiculo.

EX: veiculo artesanal com motor 1.6 com 75cv ano/modelo 2009/2010 = veiculo passeio até 100cv ano/modelo 2009/2010


Léo, referente as rodas q eu possuo:

elas possuem off set positivo e não poderei usa-las ? sera q o uso de um espaçador ajuda?

q rodas ou o q fazer com determinada roda para resolver essa parada? Grato desde já.

oliveiraideal
09/10/2009, 13:23
eu tenho uma dúvida.. mesmo se eu utilizar a parte que foi marcada pela wv brasil, na parte do chassis lá..
se eu usar um disco de desbaixe e apagar esta parte, e "soldar" uma placa de aço por cima de tudo.. tem problema?

marcelo_inmetro
09/10/2009, 13:57
Caro Oliveira, pra nos aqui no RS esta questão se enquadraria como alteração e/ou violação de um determinado modelo. Por isso , como citei no tópico antes, o posicionamento e local do nº do chassi dos vw já é definido naquele local com tal caracteristica ( " cabeçote traseiro junto a janela de ligação do varão da caixa de transmissão" )

leobnaval
09/10/2009, 16:09
Marcelo complementando a pergunta do Oliveira e se eu retirar todo este pedaço do chssi e refizer com tubos de aço e chapas, aí ficaria dentro da lei?

Obrigado desde já, Leo

leobnaval
09/10/2009, 16:16
elas possuem off set positivo e não poderei usa-las ? sera q o uso de um espaçador ajuda?

q rodas ou o q fazer com determinada roda para resolver essa parada? Grato desde já.

Se puder postar umas fotos da roda ajuda bastante a ter uma idéia de como é essas rodas.

Mas sem problemas poderá utiliza-lás mesmo com o off-set positivo, só tem que ver se não irá raspar em algum componente da suspenção se utilizar pneus grandes.

Eu estou utilizando rodas do ecosport 15" e elas tem o off-set positivo mas mesmo usando pneus 235/75 R15 na tras. não raspa (por pouco coisa de 2 cm no ponto mais crítico) eu não utilizo espaçador, mas caso queira poderá usar.

Só uma coisa a furação está adaptada para 4x100? (se estiver é fácil achar outras rodas aro 15".

Abraços, Leo

marcelo_inmetro
09/10/2009, 16:21
Léo, isso mesmo, c vc fizer a parte traseira não haverá problema...

quanto as rodas, vou providenciar as fotos e as medidas exatas, ok.

rfinha
17/11/2009, 01:28
você teria algumas medidas dos canos pra informar? os principais? outra coisa, quantos metros de canos vc usou mais ou menos? sou iniciante, só para ter uma base, eu gastaria quanto só de cano e solda (em media)

leobnaval
17/11/2009, 12:28
rfinha le este tópico desde a pag. 1 tem a maioria das suas dúvidas respondidas, em média 6 barras de 6m. tubos redondos com baixo teor de carbono (entre 1008 a 1020) de 1 1/2" com parede de 2,25 mm lógico que este é meio que o padrão mas depende muito do desenho, triangulação, qualidade de solda e dobras.

Abraços, Leo

rfinha
18/11/2009, 00:22
ok. vlw pela ajuda, mas quanto em media custa estas barras, só para ter uma base de quanto vou gastar na gaiola.. e a solda custa quanto(SÓ UMA BASE)



rfinha le este tópico desde a pag. 1 tem a maioria das suas dúvidas respondidas, em média 6 barras de 6m. tubos redondos com baixo teor de carbono (entre 1008 a 1020) de 1 1/2" com parede de 2,25 mm lógico que este é meio que o padrão mas depende muito do desenho, triangulação, qualidade de solda e dobras.

Abraços, Leo

oliveiraideal
18/11/2009, 01:41
cara, aqui na minha cidade o 1008 custa em torno de 50 reais.. 48 e pouco a barra de 1 1/2" parede 2mm e 57 +- a barra de 2" parede 2,65mm

é mais ou menos isso aí.. :P

a solda, depende do soldador ele te cobra mais ou menos..
no meu caso, preferi comprar uma máquina de solda, e eu mesmo soldar.. muito melhor.. 400 reais a máquina + uns 200 do óculos que fica preto automático (vou compra-lo essa semana se Deus quiser) + uns 100 e poucos de eletrodo.. além dos 300 dos canos e da conta de luz mais alta, das dobras dos canos e etc~ :)

espero q tenha ajudado.. mas só uma dica.. a maior parte do tempo se demora muito para responder não porque a galera seja chata ou alguma coisa do gênero, é mais porque agente cansou de escrever a mesma coisa.. procura que tem em vários tópicos.. abraços

rfinha
18/11/2009, 23:56
hehe.. mas juro que procurei aqui essas informaçoes mas nao tinha axado.. =( vlw cara, tu e o cara.. eu so fiz essa pergunta pq um amigo meu ta construindo uma, e disse q gata uns 1200 so de cano e solda.. axei meio demais... vlw. se pudesse me passar o msn ficaria muito grato.



cara, aqui na minha cidade o 1008 custa em torno de 50 reais.. 48 e pouco a barra de 1 1/2" parede 2mm e 57 +- a barra de 2" parede 2,65mm

é mais ou menos isso aí.. :P

a solda, depende do soldador ele te cobra mais ou menos..
no meu caso, preferi comprar uma máquina de solda, e eu mesmo soldar.. muito melhor.. 400 reais a máquina + uns 200 do óculos que fica preto automático (vou compra-lo essa semana se Deus quiser) + uns 100 e poucos de eletrodo.. além dos 300 dos canos e da conta de luz mais alta, das dobras dos canos e etc~ :)

espero q tenha ajudado.. mas só uma dica.. a maior parte do tempo se demora muito para responder não porque a galera seja chata ou alguma coisa do gênero, é mais porque agente cansou de escrever a mesma coisa.. procura que tem em vários tópicos.. abraços

leobnaval
19/11/2009, 01:04
Por aí tem gente que faz com menos de 500,00 mas tem tudo na mão, assim como tem gente que usa tubos e chapas de ferro-velho, vária muito mesmo vc pode gastar para uma boa gaiola dependendo do que tem de ferramnetas e conhecimento de R$800,00 a mais de R$3.000,00 tem gaiolas feitas com tubos de cromo molibdenio estes então fora de cogitação muito caro e muito dificil achar...

oliveiraideal
19/11/2009, 22:00
meu msn é matth_oliveira@hotmail.com

pode add lá.. não abro muito o msn mas manda e-mail para esse e-mail porque todo dia eu abro e respondo.. ;D

abração!

gelsino
05/02/2012, 21:10
como adaptar motor AP numa gaiola com chassi de fusca...e o que é preciso? leo

leobnaval
05/02/2012, 21:16
como adaptar motor AP numa gaiola com chassi de fusca... o que é preciso?
Seja bem vindo ao forum.
A 1ª coisa que você precisa é pesquisar, veja que já existem diversos tópicos abordando este assunto. Sempre que tiver uma dúvida digite no google que geralmente aparecem as páginas do forum:
Google:adaptação motor ap - Pesquisa Google (http://www.google.com.br/search?q=adapta%C3%A7%C3%A3o+motor+ap&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a#sclient=psy-ab&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=ifr&rls=org.mozilla:pt-BR%3Aofficial&source=hp&q=adapta%C3%A7%C3%A3o+motor+ap+em+fusca+forum+4x4&pbx=1&oq=adapta%C3%A7%C3%A3o+motor+ap+em+fusca+forum+4x4&aq=f&aqi=&aql=&gs_sm=e&gs_upl=927l3351l6l3885l10l10l0l0l0l0l305l1999l0.8. 1.1l10l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=1902f5c2764b2258&biw=1143&bih=702)

Resultados do forum:http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/68466-cambio-de-fusca-vs-motor-ap.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/86532-flange-de-fusca-para-ap-flange-tntspeedshop.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/39651-fabricando-flange-para-motor-ap-caixa-fusca.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/68070-esquentando-cabeca-fusca-ap.html

[]s