PDA

Ver Versão Completa : Problemas no motor 4.0 da Ranger



Vinicius Hauagge
24/12/2008, 15:50
Pessoal, boa tarde. To com um problema no motor da minha Ranger e não consigo descobrir. Meu mecânico viajou e se eu nao conseguir resolver até sexta, vou ter que viajar com outro carro. É o seguinte:
Após dois meses de reforma a camionete ficou pronta. Desmontei ela inteira, mudei a frente para a da 2005, abri o motor, troquei as juntas, retifiquei o cabeçote, limpei os bicos, troquei velas, cabos de velas, limpei os bicos,coloquei bomba de combustível nova, mandei o módulo para a Funari em São Paulo para converter para o álcool... (ps - coloquei as velas ngk indicadas para o motor 4.0).
Mas ela não ficou boa. Parece que tem um cilindro falhando ou tá com falta de combustivel. Já verifiquei os cabos e as velas e ao que parece estão queimando direito. Ela dá lenta perfeita, parada o motor eleva o giro muito bem, mas quando anda, fica uma porcaria.
Funcionou um bom tempo parada (quase 2 horas) e dai rodei uns 50 km para ver se ela se acertava e nada. Antes de viajar o mecanico me disse que deixou 4 bar de pressao de combustivel.
Não acendeu a luz da injeção. Alguem pode ter uma idéia do que pode ser?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius.

Edintruder
24/12/2008, 20:27
Os bicos foram ajustados para aumentar o volume de injeção ou o módulo está fazendo a compensação correta? Para acertar, tem que ligar um notebook e acompanhar o funcionamento e falhas enquanto está rodando.

elmestizo
24/12/2008, 23:50
roda com gasolina e veja como fica..

Vinicius Hauagge
25/12/2008, 14:35
Edintruder, os bicos não foram modificados, foi feita apenas a reprogramação do módulo. Elmestisio, vou colocar gasolina e ver como fica! Já tinha pensado nisso!
Obrigado,
Vinicius!

SergioPB
25/12/2008, 21:47
Se mandou reprogramar o módulo, ele já está "mandando" aumentar o tempo de injeção.
Se colocar gasolina, vai dar excesso em baixa rotação e aí a coisa vai complicar.
Peça para seu mecânico verificar se em altas rotações a mistura está correta, ou seja, se não está pobre. Pelo comportamento da sonda consegue-se essa resposta.
A conversão sem alterar os bicos complica quando se utiliza o carro buscando sempre potência. É que até determinada rotação(na Ranger +- 3000Rpm) o tempo de abertura alterado consegue alimentar bem o motor. À partir daí complica, pois não se consegue aumentar mais o tempo de injeção, com os bicos já 100% do tempo abertos. É quando a mistura vai ficando cada vez mais pobre e o motor indo pro saco.
Em utilização "calma" essa alteração funciona.

Abraços !

Edintruder
25/12/2008, 23:05
Experimenta abastecer 50% de cada combustível.

Vinicius Hauagge
26/12/2008, 16:12
Infelizmente o problema nao foi sanado. Como viajarei amanhã, terei que deixar para resolver em 2009!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
07/01/2009, 13:26
Pessoal, boa tarde. Voltei de viagem e o problema persiste. Coloquei gasolina (50%) e ficou na mesma.
Vou mandar o módulo e o sensor de ar novamente para a Funari, eles disseram que irão deixar com a programação original.
Eu tenho um motor 4.9 parado e fui ver o módulo do mesmo. Esse é um tal de ecv IV e o da ranger é o ecv V(ou III e o da ranger IV). Será que funciona?
Se os pinos forem iguais, vou tentar ligar para ver o que dá...
Abraço,
Vinicius.
PS - Tenho uma dúvida. Será que realmente eles conseguem instalar o programa original?