PDA

Ver Versão Completa : Que bobina usar no OHC com ignição eletrônica?!

roger_caldas
27/09/2004, 11:38
Saaaaaaalve rapaziada! :lol: :lol: :lol:

Finalmente irei instalar a ignição eletrônica no Jiponga (uhuuuuuuu!) e gostaria da ajuda de vocês pra saber que bobina eu devo comprar pra fazer esta troca.

Trata-se de um OHC 4 cilindros ainda com o sistema de ignição original (mecânico).

Pelo que eu ouvi, é uma bobina de alta potência, mas gostaria de saber as especificações/referências pra comprar o modelo certo.

Tem alguma adaptada de carros mais recentes que possam ser usadas?

Um grande abraço,

Rogério

megadeth
27/09/2004, 13:50
Fala amigo!

Não vou poder te ajudar com as especificações técnicas :( , mas eu precisei comprar uma bobina para a mesma finalidade que a sua, e foi só perguntar pela tal bobina vermelha "forte" :twisted: pra ignição que o vendedor já sabe. Esta peça não tem muito erro na compra não :D . Vai na fé e taca a Jiponga no barro!!! :D :D

[]s

Caio

roger_caldas
27/09/2004, 13:56
precisei comprar uma bobina para a mesma finalidade que a sua

Graaaaaande Caio! 8) 8) 8)
E ponha "mesma finalidade" nisso... heheheh :lol: :lol: :lol:

Em tempo, O Jiponga! Não o deixe ouvir que você o chamou de A Jiponga, por que corre o sério risco do seu muro amanhecer mijado de óleo.... heheheh

O A você deixa pras TravEcosports da vida... hehehe

Abraço,
Rogério

megadeth
27/09/2004, 14:04
:lol: :lol: :lol:
TravEcosport foi a melhor!!!
:lol: :lol: :lol:

[]s

roger_caldas
28/09/2004, 10:22
Meus caros,
alguém que tenha ignição eletrônica no OHC pode dar uma luz?
De que carro eu posso usar a bobina?

Um abraço,
Rogério

Aurélio
28/09/2004, 10:48
Rogério,

Como está o bolso?
Se estiver forrado, com aquelas notas sobrando, compra logo bobina e cabos de 8,8mm Accel.
Se não der, vai de Bosh mesmo. Pode pedir a bobina para ignição eletrônica usada no Maverick ou na F100.

[]'s

roger_caldas
28/09/2004, 11:40
Graaaaaande Aurélio! :lol:

Como está o bolso?

Cumpadji, o bolso tá sempre furado... http://smileys.smileycentral.com/cat/10/10_12_8.gif

Essa do Maverick/F-100 que você comentou não é equivalente a nenhum outro carro? Pergunto isso por que no bairro onde pretendo comprar não devem haver muitas opções para os carros citados.

Um abraço,
Rogério

Aurélio
30/09/2004, 10:33
Rogério,

Qualquer bobina de alta porência para carro com motor de 4 cilindros e ignição eletrônica.

[]'s

Sukys
01/10/2004, 00:31
...compra logo bobina e cabos de 8,8mm Accel

Cabos de 8,8 mm prá quê?

Se for prá ficar com um visual "amarelinho" no motor, tudo bem :lol: caso contrário não haverá diferença nenhuma considerando cabos originais em bom estado de conservação.

Aurélio
01/10/2004, 10:08
Cabos de 8,8 mm prá quê?

Se for prá ficar com um visual "amarelinho" no motor....

Ô amigão.
Não é só por causa da boniteza não. Quanto maior for o diâmetro do isolante melhor será aproteção contra choques ou correntes de fuga ainda que não haja nenhuma melhora na qualidade da faísca.

[]'s

roger_caldas
01/10/2004, 11:58
Ôpa ôpa! :D :D :D
Eu não sei a especificação da bobina mais barata que devo comprar pro Jiponga, porém sobre condutividade vou dar o meu pitaco técnico:

A segunda lei de Ohm nos diz que a resistência de um condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua seção transversal. Ou seja:
R = r . l / S, onde:
R - Resistência
r - Resistividade (constante para cada material)
l - Comprimento do condutor
S - Área da seção transversal

Ou seja, para cabos feitos do mesmo material r (normalmente cobre) e com o mesmo comprimento l, o que tiver a maior seção transversal S (vulgo espessura) apresentará a menor resistência R.

Chamando a primeira lei de Ohm, temos: V=Ri ou i=V/R, onde:
V - DDP (Voltagem)
i - Corrente
R - Resistência (já vista acima)

Ou seja, como a DDP V é definida pela bobina (~60kV nas Accel Super Coil), quanto menor for a resistência R, maior será a corrente i, o que necessariamente implica em maior eficiência da centelha na vela.

Bonito, né?! :lol: :lol: :lol:
Pena que um conjunto de bobina e cabos desse custa tããão caro.... :evil: :evil:

[]´s acadêmicos,
Rogério

Sukys
02/10/2004, 00:21
Quanto maior for o diâmetro do isolante melhor será aproteção contra choques ou correntes de fuga ainda que não haja nenhuma melhora na qualidade da faísca.

Diâmetro de cabo, Aurélio, nem sempre significa melhor isolação, o que importa é tipo de material utilizado como isolante, e a corrente de fuga geralmente acontece nos pontos de união (cabo/tampa do distribuidor, cabo/chupeta da vela e cabo/bobina de ignição) ou na tampa do distribuidor. Dificilmente isto ocorre na extensão do cabo porque geralmente ele está distante de pontos aterrados, e para que isto aconteça a isolação tem que estar bem danificada e/ou a tensão ser bem acima da máxima recomendada para o cabo em questão.
Cabos originais ou de boa marca dão conta do recado sem que haja a necessidade de gastar umas cinco vezes mais com cabos da Accel, desde que os cabos realmente sejam da Accel porque o que mais se vê por aí são falsificações baratas fabricadas na Ásia.

Hoje em dia já existem bons cabos nacionais para alta tensão com dupla isolação (alma em silicone) em diversas cores à escolha do freguês (preto, vermelho e amarelo) e que podem ser encontrados (vendidos à metro) em lojas da região da Santa Efigênia (SP) que trabalham com alta tensão ou até na Av. Duque de Caxias, onde se encontram também terminais e chupetas de boa qualidade.
Com um pouco de trabalho consegue-se uma grande economia na confecção dos cabos, sem deixar nada a dever quanto à durabilidade e eficiência, mesmo quando comparado à produtos importados de boa qualidade.

Abraços,

Sukys
02/10/2004, 00:37
...(~60kV nas Accel Super Coil)

Se você está se referindo a Aceel Super Coil P/N 140002, sinto muito em lhe informar :lol: :? mas na melhor das hipóteses sai de lá 45.000 volts, com um pico de corrente de 160 mA e com uma duração estimada para a faísca de 420 uS. Uma bobina "vermelhinha" da Bosch não fica muito longe disso e custa menos que 100 merrecas! :lol:

Já que você gosta da Lei de Ohm :) com estes valores poderá checar o desperdício de cobre que existe na maioria dos cabos de vela. :lol:

Abraços,