Ver Versão Completa : jipe português umm
cRiPpLe_rOoStEr
23/12/2008, 06:06
não é só o brasileiro que não dá a atenção devida à indústria automotiva genuinamente nacional, parece até que é uma herança maldita dos colonizadores portugueses... uma empresa de lá, a união metalo-mecânica produziu jipes durante bastante tempo mas a produção foi encerrada a menos de 8 anos (não me recordo da data certa)... isso sem falar na famel, na casal, na anfesa e na motalli, fabricantes de motocicletas e triciclos, e a motalli, uma das últimas remanescentes junto da ajp e da fundador, chegou até mesmo a fabricar uns microcarros e pickups subcompactas... seguem umas fotos do umm...
aqui vai uma foto do UMM:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/8e/Umm-alter-00.jpg
História do UMM:
http://valedoumm.artinova.pt/flash/historiadoumm.php (http://valedoumm.artinova.pt/flash/historiadoumm.php)
Características do UMM:
http://valedoumm.artinova.pt/flash/caracteristicasumm.php (http://valedoumm.artinova.pt/flash/caracteristicasumm.php)
leo cabral
26/12/2008, 01:38
Porque será que eu sempre acho bonito esses estilos de 4x4 quadradões??:rolleyes::rolleyes:
Sergio Rocha
26/12/2008, 18:51
Até que era simpático.
[]'
Quem se interessar pelo jipe, e quiser saber mais, veja este fórum:
http://forumm.forumco.com/ (http://forumm.forumco.com/)
http://i2.photoblog.com/photos8/52293-1211322133-10.jpg
JEFFCATUNDA
27/12/2008, 23:15
Ele é parente do JEG?????????????
É tão feio quanto......
cRiPpLe_rOoStEr
29/12/2008, 16:42
feio mesmo é o gm amigo, que foi produzido na fábrica da opel em azambuja... mas esse eu acho que não teve versão 4x4, usava mecânica vauxhall...
Ele é parente do JEG?????????????
É tão feio quanto......
Irmão mais velho!!!!
cRiPpLe_rOoStEr
29/12/2008, 17:40
vejam a motalli city carga... tem ainda uma versão de 3 rodas, com um único farol central na frente...
Joao Baeta
30/12/2008, 13:46
:arrow:Já coinheço esse jipe Umm...
Pois é jipe 100% portugues..... Mas é extremo robusto!!!
E o motor é TD 2.8 de 110 cv...Acho eu!
:concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
30/12/2008, 19:33
E o motor é TD 2.8 de 110 cv...Acho eu!
:concordo:
era isso que eu queria saber mas não sabia a quem perguntar...
Joao Baeta
31/12/2008, 23:43
era isso que eu queria saber mas não sabia a quem perguntar...
:arrow:Dauma pesquisada no fórum se PT..... Lá tem maiores informacoes!
cRiPpLe_rOoStEr
01/01/2009, 03:26
eu andei vendo na wikipedia que o motor dos últimos umm era 2.1td...
Joao Baeta
01/01/2009, 14:29
eu andei vendo na wikipedia que o motor dos últimos umm era 2.1td...
:arrow:Era esse msm...Pois eu errei a cc do motor!!!!
:putz: :concordo:
cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 05:44
será que a cournil, fabricante original do enterpreneur, ainda existe? assim como o jpx era um projeto francês, o mesmo aconteceu com o umm...
Conheci ele em Angola. Não sei qual motor, mas é extremamente robusto..... e feio pra caraca! E lento, mas muito espaçoso.
Achas este UMM feio?
http://img99.imageshack.us/img99/138/09012009325pb2.jpg
e este?
http://i3.photoblog.com/photos5/52293-1227400106-21-l.jpg
e este?
http://img442.imageshack.us/img442/2271/fotos042lj1.jpg
Aqui temos um tópico chamado Frota 4x4.
Lá cada usuário posta fotos do seu jipe, e fala das qualidades dele, das modificações feitas, etc.
Seria muito bom se você abrisse lá um tópico para o seu UMM, com várias fotos.
Vai ser bem-vindo.
Lá também tem um tópico com o meu "jipinho".
Um abraço.
tzzlopes
23/05/2009, 20:56
Boa noite.
Vejam bem o que dizem dos UMM's!!! Conheço vários que atingem bem mais que os 129km/h, com GPS ou sem GPS! Eehehehhehe...
Os UMM's são maquinas de nacionalidade Portuguesa, a empresa que os fabricou faliu, mas os UMM's continuam em força.
Podem ver alguns exemplos:
http://i99.photobucket.com/albums/l306/WoodsinFunchal/001-2009-TRIAL-PRAZERES/TTPrazeres20091Prova136.jpg
http://dl.getdropbox.com/u/929899/forumm/trial_camp/trial_campanario03.JPG
E podem ver alguns vídeos!
YouTube - UMM - Brutus na Mata Nacional IV
YouTube - UMM - Brutus na Mata Nacional IX
Cumprimentos.
Tozé.
Boa noite.
Vejam bem o que dizem dos UMM's!!! Conheço vários que atingem bem mais que os 129km/h, com GPS ou sem GPS! Eehehehhehe...
Tozé, esse jipinho UMM parece que não atinge 129 Kmh, pois a velocidade máxima é de 120 kmh:
http://valedoumm.artinova.pt/flash/caracteristicasumm.php (http://valedoumm.artinova.pt/flash/caracteristicasumm.php)
Também não podia ser diferente, já que o motor tem míseros 67 CV...
Pois é, além de feio, é fraquinho...
Thunder_ot
24/05/2009, 00:12
Olha só, não querendo polemizar... mas esse jipe é feio pra kct, bate fácil a feiúra do javali :).
Se o motor tem 67 cavalos é bem compatível com o eixo D30 e deve rodar como um samurai ou um vitarinha originais ( eu disse ORIGINAIS, no máximo com um up na suspa e um pneuzinho mud...não estou levando em conta uns samurays e vitaras vitaminados aqui do fórum).
Em relação a velocidade final, não dou mais de 120 no meu troler nem a pau! Se fosse pra correr eu montava um opalão.
É um carro feio da porra mas vai saber né? Aqui na terrinha tem uma gorda monstra dizendo que é "feia mas tá na moda" e ainda consegue fazer sucesso...
Abraços.
Thunder, há apenas uma versão do UMM que tem um motor diesel com 110 cv, mas continua parecendo uma Defender que capotou 5 vezes...:mrgreen:
Renato Fraga
24/05/2009, 00:39
Vamos aos números: (extraídos do vale do UMM http://valedoumm.artinova.pt/flash/caracteristicasumm.php)
Potência: 67cv a 4500RPM
Torque: 13,5Kg/m e 2200RPM
Peso: Tara 1550kg + 200kg (comb+motorista+1passageio)= 1750kg peso em ordem de marcha
Relação do diferencial: 5,38:1
Relação da última marcha: 1:1
Relação Tcase: 0,966:1
Pneu utilizado: 700/16 = 30 pol de diâmetro
Relação final: 0,46metros/RPM levando em consideração todas as medidas anteriores.
Portanto se o veículo conseguir chegar a 4500RPM na sua última marcha realmente conseguirá a incrível marca de 2,07Km/minuto o que é equivalente aos 120km/h.
Mas estamos contabilizando apenas a relação final desconsiderando relação peso/potência, penetração aerodinâmica (que deve ser "excelente"), e demais resistências ao movimento que certamente vão impedir de o motor atingir seu limite de rotação na última marcha.
Assim, pensando agora como ser racional, um carro consegue andar confortavelmente em velocidade de cruzeiro numa rotação do motor próxima ao seu momento de torque máximo. Então aplicando as mesmas contas, a 2200RPM o veículo estará a 60Km/h.
Portanto, mesmo que consiga manter uma velocidade de 80Km/h, o motor estará trabalhando bem acelerado, gastando mais combustível que o ideal, e sobrecarregando o motor.
E a 120 Km/h, bielas voando pra todo lado, hehehehehe !!!!!!!!!!
Agora essa tese toda é só pra acabar com esse papo furado de QUEM CORRE MAIS. Jeep não foi feito pra correr. E 100km/h já é um feito bem valioso. A questão é se essa velocidade é obtida com conforto ou com sacrifício.
Falando então diretamente do UMM, particularmente a aparência é de DOER !!!!!!!!! De gosto bem duvidoso !!!!!!!!!! E mesmo que tivesse um motorzão, não tem relação pra andar o que falam que anda.
Abraços a todos
Boas
sem entrarmos em discussões nem ofensas que nada têm a ver com o assunto inicial, tenho de esclarecer algumas coisas que me parecem que não o estão.
sim, o jipe não é bonito mas já vi piores, mas será que esse aspecto influencia as suas caracteristicas 4x4?
o UMM é dos 4x4 que na sua história, melhores performances teve. Todos os que participaram no Paris-Dakar começaram e acabaram a prova, e bem classificados. Ainda hoje participam em provas TT e não ficam para trás, muitas vezes discutem o pódio.
Quanto á motorizaçao e velocidades é que tenho visto aqui algumas falhas graves. Já vi que sabem calcular esforços do motor 2.5D de 67 cv, mas falta o 2.5 TDI de 110, que por acaso tenho 1 todo de origem, que sem esforço atingiu os 147 Km/h, o mesmo motor preparado para a versão Troféu com 130 cv, o PRV V6 a gasolina que equipavam as equipes de fábrica e alguns Teams no Campeonato de TT e que chegavam a velocidades bem engraçadas, o 2.5 TDS de 147 cv da BMW que saiu em algumas versões. Existem tambem as motorizções de 2.1D e 2.3TD com performances muito parecidas com o 2.5D e 2.5TD respectivamente. Espero os ter elocidado para uma melhor avaliação do veículo em causa
tzzlopes
24/05/2009, 07:13
Bom dia.
No site do vale do UMM, tem lá as caracteristicas dos UMM's versão normal e a versão turbo.
A versão normal atinge a velocidade máxima de 120km/h, verdade! A versão turbo atinge os 140km/h.
UMM Alter II Diesel Atmosférico • Diesel Turbo Intercooler
PERFORMANCES
Velocidade máxima
120 Km • 140 km
MOTOR
4 cilindros em linha arrefecida a água
Diâmetro x curso 94x90 mm
Cilindrada 2498
Taxa de compressão 23/1 • 21/1
Potência máxima 76 (66.7) às 4500 rpm • 110 (102) às 4150 rpm
Binário máximo 15.1 (14.2) às 2500 rpm • 24.4 (21.6) às 2000 rpm
cUMMprimentos.
Prieto 4x4
25/05/2009, 14:28
Jipe tem que ser eficiente.
Quer um carro "bonitinho"???
Compre um Jimny, uma Eco,...(não desmerecendo a vocação de cada projeto)
Uma empresa do sul do país tentou um projeto parecido, mas infelizmente não deu certo. A Matra veículos. Fabricavam uma pick up 4x4, feia pra KCT, mas diziam que era muito boa e extremamente resistente. Dizem que as grandes montadores pressionaram os fornecedores de auto peças (que eram comuns) a não fornecer mais para eles e consequentemente..........a fábrica fechou....
Se é verdade ou é lenda, não sei. O F&#@ é que é difícil vingar um projeto legal de um 4x4 pra encarar a pauleira mesmo, por aqui....
abs
Cesar
Prieto 4x4
25/05/2009, 14:40
Se liga aí que "bonitinho"....
Imaginem um carro desses modificado pra trilha....:evil::evil::evil:
Aliás, este aí está à venda na cidade de Bauru, no Mercado Livre.
abs
(sem comissão):mrgreen:
wflolaria
25/05/2009, 16:21
Estive em Portugal recentemente e vi um jipe desses em Coimbra. Parece que a idéia do fabricante era atender aos agricultores das terras altas portuguesas, onde o terreno é uma droga, com muitas pedras.
O jipe não é muito valorizado (pode-se comprar um por pouco mais de 5000 euros), mas todos dizem que é resistente e de fácil manutenção.
JEFFCATUNDA
27/05/2009, 17:13
é um agrale da vida!
é um agrale da vida!
Por que um "agrale" da vida? Comparar MARRUÁ com UMM é até sacanagem..... Nada a ver. Conheço (e já usei) os dois, e sei que a diferença é muito grande, à favor do "agrale"....
Esses jeep's "UMM's" chegaram a vir pro Brasil?
cRiPpLe_rOoStEr
05/06/2009, 01:31
Esses jeep's "UMM's" chegaram a vir pro Brasil?
só se alguma representação diplomática tivesse trazido... mas a princípio não...
Prezados amigos transatlânticos,
Numa viagem pela net passei por este tópico que me despertou curiosidade. Sou portuga, sou dono de um UMM e apaixonado pela Máquina.
O nosso país é governado por ladrões. Daí que voces já devem ter visto nos noticiarios a vergonha que estamos a passar a ter de pedir dinheiro à Europa toda. Não porque não produzimos, mais pelo que o nosso governo rouba...Eu ja tive prazer de viver aí e não sei se não volto..
Quanto ao UMM, era um jipe de produção portuguesa com motor francês. Os motores que equipam as máquinas são peugeots. Tem o 2100 nos primeiros (ainda mais feios, UMM cournil) e 2300, 2500 com caixa de 4 velocidades nos segundos modelos, e nos últimos modelos AlterII turbo, motores 2500TD com caixa de 5velocidades.
Os UMM equipavam todos os serviços nacionais. Bombeiros, companhia das águas, da Luz, dos telefones, exército, GNR (policia), etc.. e ainda eram vendidos ao público!!
Imaginem que só a produção para os serviços estatais assegurava a produtividade da fábrica!! a venda a particulares era quase um extra...
o que fez o nosso governo?? Encerrou a União Metalo Mecânica e foi buscar Patrois!!! For dar dinheiro aos Japas...
Alguém ganhou com esse negócio... não foi o povo portugues, muito menos os 1400 desempregados da UMM!!
É pena mas é o meu país...
vou tentar enviar foto da minha maquina para verem que nem todos sao tao feios 296055
Hilario Alencar
06/06/2011, 12:26
Prezados amigos transatlânticos,
Numa viagem pela net passei por este tópico que me despertou curiosidade. Sou portuga, sou dono de um UMM e apaixonado pela Máquina.
O nosso país é governado por ladrões. Daí que voces já devem ter visto nos noticiarios a vergonha que estamos a passar a ter de pedir dinheiro à Europa toda. Não porque não produzimos, mais pelo que o nosso governo rouba...Eu ja tive prazer de viver aí e não sei se não volto..
Quanto ao UMM, era um jipe de produção portuguesa com motor francês. Os motores que equipam as máquinas são peugeots. Tem o 2100 nos primeiros (ainda mais feios, UMM cournil) e 2300, 2500 com caixa de 4 velocidades nos segundos modelos, e nos últimos modelos AlterII turbo, motores 2500TD com caixa de 5velocidades.
Os UMM equipavam todos os serviços nacionais. Bombeiros, companhia das águas, da Luz, dos telefones, exército, GNR (policia), etc.. e ainda eram vendidos ao público!!
Imaginem que só a produção para os serviços estatais assegurava a produtividade da fábrica!! a venda a particulares era quase um extra...
o que fez o nosso governo?? Encerrou a União Metalo Mecânica e foi buscar Patrois!!! For dar dinheiro aos Japas...
Alguém ganhou com esse negócio... não foi o povo portugues, muito menos os 1400 desempregados da UMM!!
É pena mas é o meu país...
vou tentar enviar foto da minha maquina para verem que nem todos sao tao feios 296055
x2!
Concordo totalmente, aliás, como disse nosso patrício/colonizador acima, o nosso país também é governado por ladrões, em especial, os que estão no Congresso Nacional.
Diz-se que o exemplo vem de cima, não fossem vocês nossos colonizadores a praticar desde as primeiras horas em que por aqui chegaram, a política extrativista, ou seja, o meu primeiro, salve-se quem puder, peguem e levem o que aguentar, política essa que adotamos em prol do nosso próprio umbigo, mais recentemente chamada (historicamente falando) de jeitinho brasileiro...estaríamos também em situação melhor.
Sempre penso se Maurício de Nassau tivesse ganho a invasão holandesa e tivéssemos sido colonia holandesa em vez de portuguesa...estivéssemos agora falando holandes nordestino, penso que seria um país melhor, ou frances, quem sabe, enfim, apenas conjecturas...o fato é que somos vítimas de uma colonização que não veio para construir mas sim para tirar nossas riquezas e levar para a Côrte...depredar, destruir e nós infelizmente, tá no sangue, herdamos esse comportamento destruidor e assim seguimos arruinando esse país, maravilhoso por sinal. Até quando?
Voltando ao UMM, considerando antes que beleza é um conceito personalíssimo, por exemplo, eu acho o Hyundai IX35 a coisa mais feia do mundo, outros acham o Galloper horrível, mesmo sendo ele um ex-Pajero antigo, enfim, acho esse UMM da foto que você colocou, muito bonito e feroz. Gosto de jipes de verdade, com personalidade no design, até um Javali bem arrumado com bom gosto, pode ficar agradável no visual. O problema é isso, ou seja, o que é bom gosto como valor absoluto? É pessoal, individual.
Para encerrar, só para dizer que lamento o fim estúpido da produção dos UMMs e também o fato de não existir um único exemplar em terras brasilis.
Amigo portuga, nada pessoal, apenas um desabafo histórico.
Boas trilhas com seu UMM e se voltar pro Brasil, seja bem vindo e traga o UMM para cá. Vai fazer sucesso, pois será o único.
Hilario Alencar.
portuga4x4
07/06/2011, 13:25
bla, bla, bla ...... mi, mi, mi
é muito fácil por a culpa de todas as m..... que acontecem no Brasil na colonização Portuguesa. Cita o nome de um país colonizado pela França que tenha uma economia desenvolvida, ou da Holanda, Inglaterra!
Para de por a culpa nos outros e nas próximas eleições vota em políticos que não sejam ladrões.
Amigo brazuca, nada pessoal, apenas um desabafo histórico.
URSO 4X4
07/06/2011, 14:12
Amigo portuga 4x4.
sem desvirtuar o interesse q são os jipes;.mais paises colonizados por inglaterra tem AUSTRALIA.NOVA ZELANDA.EUA por exemplo que no meu humilde ponto de vista estão um pouco mais evoluidos que as colonias portuguesas.um forte abraço aqui de floripa.QUOTE=portuga4x4;1457352]bla, bla, bla ...... mi, mi, mi
é muito fácil por a culpa de todas as m..... que acontecem no Brasil na colonização Portuguesa. Cita o nome de um país colonizado pela França que tenha uma economia desenvolvida, ou da Holanda, Inglaterra!
Para de por a culpa nos outros e nas próximas eleições vota em políticos que não sejam ladrões.
Amigo brazuca, nada pessoal, apenas um desabafo histórico.[/QUOTE]
URSO 4X4
07/06/2011, 20:45
Amigo portuga 4x4.
o nosso interesse são os jipes;mais sem criar polemica;eu humildemente acho que por exemplo Nova
Zelanda.Australia.EUA.diga se de passagem colonias inglesas;estão um pouco mais evoluidas que qualquer colonia portuguesa e que Portugal em si.
repito es minha impressão;não sou dono da verdade;es simplesmente a minha opinhão.
um abraço daqui de Floripa.QUOTE=portuga4x4;1457352]bla, bla, bla ...... mi, mi, mi
Amigo brazuca, nada pessoal, apenas um desabafo histórico.[/QUOTE]
portuga4x4
07/06/2011, 20:58
Isso mesmo Urso, aqui é lugar de falar de jipes e não de fazer "desabafos históricos".
E falando em jipes, quando morava em Portugal lembro-me de andar em 2 UMM que estavam na serraria do meu pai, um azul e um vermelho todos de origem, não me lembro de mais deltalhes, foi a minha primeira experiência off road.
PS. Muito bonita a tua terra, já estive aí algumas vezes e gostei muito.
Abraço
Hilario Alencar
08/06/2011, 18:05
bla, bla, bla ...... mi, mi, mi
Amigo brazuca, nada pessoal, apenas um desabafo histórico.
Pois então vamos falar de jipes:
Portugal = UMM
Brasil = Gurgel, Candango DKW, Wyllis, Ford, Jeg, Javali, Nissin, Engesa, Marruá, TAC, Troller, ...
Mesmo você não tendo gostado do meu desabafo histórico, ele é fato, não é apenas a minha opinião não!
E mesmo com a sua colonização, apesar dela, não estamos pedindo dinheiro aos vizinhos não, pelo contrário, estamos bombando...
A respeito de sua indigitada e desproporcional reação ao meu texto, você é parente de Pedro Alvares Cabral?
bla bla bla, mi mi mi = ou você é gago, ou é bobo ou tá chamando um gatinho?
Respeito rapaz, antes de ficar histérico, vai estudar história vai!?
Falar de jipes não significa ser ignorante nem é proibido neste site se falar de algo mais abrangente ainda que indiretamente ligado ao tema principal.
Você é fascista?
Em que mundo você tá?
Se oriente rapaz!
Até que se parece um pouco com o engesa...rsssss
bacana o jipe portuga!
URSO 4X4
08/06/2011, 20:09
Eu particularmente acho que se parece mais com um javali.
Agora uma vez vi no Uruguai uma camioneta fabricada la que se parecia de mais com o UMM;o nome do veiculo em questão INDIO.
Retomando o tópico.
O jipe portuga é feio pra KCT. O Matra nacional lembra muito o UMM, sempre achei.
Quanto ao problema da colonização isso é assunto para os sociologos, mas creio que houve má influência portuga sim.
A corrupção institucionlaizada é muito parecida nos 2 países.
icojavali2009
03/10/2011, 12:27
Muito legal essas maquinas...umm!!!!!
Penso num Javali de paletó e gravata......
Muito boa informação.
Parabéns...
icojavali2009
03/10/2011, 12:34
Epa!!! meu Javalí é horrivelmente lindo hehehehe.....
muito bom o bate papo!!!
Michael Krueger
09/09/2017, 12:48
Pois então vamos falar de jipes:
Portugal = UMM
Brasil = Gurgel, Candango DKW, Wyllis, Ford, Jeg, Javali, Nissin, Engesa, Marruá, TAC, Troller, ...
Mesmo você não tendo gostado do meu desabafo histórico, ele é fato, não é apenas a minha opinião não!
E mesmo com a sua colonização, apesar dela, não estamos pedindo dinheiro aos vizinhos não, pelo contrário, estamos bombando...
A respeito de sua indigitada e desproporcional reação ao meu texto, você é parente de Pedro Alvares Cabral?
bla bla bla, mi mi mi = ou você é gago, ou é bobo ou tá chamando um gatinho?
Respeito rapaz, antes de ficar histérico, vai estudar história vai!?
Falar de jipes não significa ser ignorante nem é proibido neste site se falar de algo mais abrangente ainda que indiretamente ligado ao tema principal.
Você é fascista?
Em que mundo você tá?
Se oriente rapaz!
Sou novo neste site e dei com isto por acaso. Estamos em 2017 e este debate já tem barbas, mas gostava de dizer que quase todos os brasileiros metem as culpas nos portugueses para todos os males que têm, infelizmente. Não deve ser assim, porque colonizações sempre foram, são e serão processos contra a humanidade. Quanto aos países ex-colónias dos ingleses, todos eles só evoluíram depois dos ingleses terem saído. Se eles conseguiram, vocês também deveriam ter conseguido. Até porque quando foram campeões do mundo de futebol em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 não os ouvi a louvar a colonização portuguesa. Aliás, se fossem colonizados por outro país, se calhar nunca teriam sido campeões do mundo, veja-se o caso dos EUA, Nova Zelândia e Austrália. Nós, eu não me incluo mas é uma maioridade estúpida que temos cá, temos a mania de dizer que devíamos ser espanhóis. Não se deve pensar assim. Só por sermos espanhóis ou colonizados por outro país não altera a realidade que vivemos actualmente. Temos, o povo, é de lutar diariamente para que possamos fazer algo de útil em prol da nossa sociedade e não por as culpas neste ou naquele. Uma vez, há alguns anos, trabalhei com um brasileiro e este contou-me que o Brasil é como é porque os portugueses colonizaram com criminosos. É verdade, mas ele disse também que se fossem colonizados por outro país, e deu o exemplo dos espanhóis, se calhar estavam piores porque os espanhóis exploraram e depois cagaram nos seus colonos. Não digo que somos os melhores nem os piores, só que não podemos ser o bode expiatório de todo o mal do Brasil. Não sou senhor da razão, só defensor das minhas ideias.
Relativamente a jipes, que é o que interessa, gosto do UMM Alter II, é mesmo o meu jipe favorito. Gosto também do Troller e do Javali. Acho que discutir quais são os melhores nunca haverá consenso, pois como se costuma dizer: «O melhor jipe é o meu!» Seja ele qual for. É pena a UMM ter acabado, para mais da forma como foi, pois tinha potencial para ser uma marca bem sucedida. Veja-se o caso do prototipo UMM Alter III que nunca viu a luz do dia, embora exista um modelo que nasceu de 3 protótipos, Last Prototype UMM Alter 3.wmv - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=AtR0yPj5KQ4) e Alter.....Nao ha II sem III (http://www.clubeumm.pt/v3/index.php?option=com_content&view=article&id=142), que foi a base do Land Rover Freelander. Reconheço que a industria automóvel brasileira, a nível de TT, seja maior que a portuguesa, que agora nem existe, e tenho pena de não haver comercialização dessas marcas na Europa, nomeadamente Portugal, porque tenho a convicção de que iam fazer sucesso no mundo do TT. O pessoal quer é carne para canhão e não coisas fofas. Quem é o maluco, e há, que mete um Defender IV ou um Land Cruiser 150, por exemplo, a partir e desbravar caminhos de cabras?
Por isso, amigos brasileiros, vamos deixar o passado, vergonhoso, para trás e vamos é falar e trocar ideias no mundo TT/4x4.
Saudações!
cRiPpLe_rOoStEr
10/09/2017, 01:24
Agora uma vez vi no Uruguai uma camioneta fabricada la que se parecia de mais com o UMM;o nome do veiculo em questão INDIO.
o indio uruguaio usa toda a mecânica do chevette brasileiro
Pedromelo123
14/03/2019, 13:31
Sou proprietário dum belo umm, já muitos brasileiros se divertiram a andar nos umm's made in Portugal. E agora que temos recebido muitos muitos brasileiros no nosso pequeno país espero que comecem a admirar ainda mais a famosa máquina 4x4 e não só!
Umm, devagar mas com estilo!