PDA

Ver Versão Completa : Que peça é esta?



Fabiano-SL
26/09/2004, 20:52
Olá amigos!

Gostaria de saber qual a finalidade da peça marcada nas fotos...parece um cabo... pra que serve...

As fotos são de um jeep 1942 MB, mas o meu CJ3B 1954 tb tem os suportes, mas está sem o "cabo"....

[]´s curiosos

andretomasi
26/09/2004, 22:08
Não é pro cabo do freio de mão?

[ ]´s

Fabiano-SL
26/09/2004, 22:19
Fala KEKO!

Não é não...olha na foto abaixo o cabo do freio de mão...e a porca no "cabo" que não sei pra que serve....

[]´s curiosos ainda....

andretomasi
27/09/2004, 02:13
Fabiano, de onde vem a outra ponta desse suporte? Do motor?

[ ]´s

Marcos ET
27/09/2004, 02:16
Puutz, estou absolutamente certo de que esta peça é o cabo de acionamento da embreagem do jeep, aquela que fica entre o garfo de acionamento e o balancin, mas nao entendi tbem oq ela tá fzendo ligando "nada a cosa alguma" (veja na fig. 1, parece que ela tá fixada num balancin de embreagem, mas nao é da embreagem pq dá pra ver o verdadeiro cabo entrando na capa seca pelo orifício logo acima...)

Tou vendo que este jeep tá usando a capa seca igual dos motores Continental 442 "GoDevil" nao eh? mas mesmo assim, parece que existe uma flange, ou uma chapa que fecha na capa-seca, então este "cabo de embreagem" pode estar servindo pra fixar melhor ele pois, olhando as fotos, parece que ela foi instalada lá como uma espécie de tirante pra estabilizar o conjunto, impedindo que eles (motor e cambio) se movimente para frente... mas isso nao acontece, então a incógnita continua... (fui olhar no meu jeep, um CJ3A 1951 e vi q a chapinha com um furo tá lá tbem, mas sem o cabo... (tenho meu jeep desde 1979 e estou certo d q ele NUNCA teve este cabo por lá...)

agora outra pergunta: que "diacho" de freio de mão é este instalado (no cardan) no jeep?? meu jeep tbem tem freio d mao (inoperante) instalado lá, mas é totalmente diferente...

olha, assim q vc descobrir oq aquele cabo de embreagem está fzendo lá... tbem quero saber! hehehe

falowz! grande []

leopoldo
27/09/2004, 05:13
Esse era o aspecto dos primeiros freios de mão do jeep.

Com certeza é um GPW ou MB.

O cabo de aço que conecta a caixa seca à travessa do cambio, que inclusive veio no meu CJ5 1958 também, que eu me lembre tinha por função firmar o conjunto motor/cambio.

Aparentemente isso era devido o desenho (projeto) dos coxins do motor e cambio, para o conjunto não "correr" para frente.

Marcos ET
27/09/2004, 11:04
puutz, entao eu nao tava assim tao errado, era mesmo um tirante! hehe

Mas Leopoldo, meu CJ3A nao tinha este tirante, será que nos modelos "mais novos" o desenho do coxim mudou e o conjunto ficou mais estável ? ou eu sempre corri o risco de ter o radiador atropelado pelo motor no caso de uma "batidinha" frontal??

ainda tenho o cabo antigo de acionamento, acho que vou instalar...

Valeu Leopoldo! :lol:

grande abraço pro 6

Mauro B.
27/09/2004, 15:05
(...) que eu me lembre tinha por função firmar o conjunto motor/cambio.

O cj3A 1949 do meu pai tbm tem esse cabo aí. Eu ia esperar ele voltar da oficina pra responder depois de ter observado melhor, mas é exatemente para esta função que eu achei que ele servia. :D



Fabiano, de onde vem a outra ponta desse suporte? Do motor?

Nesse jipe da foto tá me parecendo fixar-se numa orelha da flange que eu acho que não existe na flange do cj3A do meu pai, apesar dele ser todo original tbm (motor Continental e etc...). No nosso caso, ele está fixado no lugar de um parafuso que fixa a capa-seca na flange. Se não for este lugar que ele está fixado, escrevo novamente dizendo a posição correta quando ele voltar da oficina! :wink:

[]'s

Fabiano-SL
27/09/2004, 15:58
Acho que está "matada" a questão...

Será que tem uma função crítica.... em outras palavras devo colocar?

Como fazer esta peça (acho que não vai ter à venda), tem que ser cabo??medidas, espessura??? sugestôes???

[]´s

TRARBACH
27/09/2004, 18:31
Não sei o que é ,mas nunca ví um JEEP tão limpo.

Markito Amato
30/09/2004, 20:59
Olha, eu pensei a mesma coisa. Nunca tinha visto um jipe tão limpo e tão bem conservado. Muito legal mesmo! :D


Abraços,

leopoldo
30/09/2004, 23:12
Caros colegas que possuem jeep antes de 1970.....é esse o ano que melhoraram a porcaria.....agora já sei (obrigado Mauro).

O problema é o seguinte:

É necessário colocar o cabo lá sim, se tiver com o motor ORIGINAL, tanto 6 cilindros super hurricane como 4 cilindros hurricane e o continental 4 FLAT.

Os coxins antigos, aqueles retos, não eram do tipo "parafuso" passante e no caso de romper os coxins, numa brecada, o conjunto motor e cambio gira sobre o parafuso da reduzida - esse sempre foi passante - rompendo também o coxim do cambio, caindo tudo dos suportes sobre o eixo dianteiro e arrastando o radiador e outras coisas.

Na melhor das hipóteses, ficaria tudo com uma baita folga, forçando tudo que esta atrelado.

Quando a ford mudou o tipo do coxim, que era aquele do suporte inclinado de motor, essa peça não se fez mais necessária.

No meu jeep , ano 1958 o cabo era montado ao contrário do que nos modelos da foto.........

A rosca era fixa à caixa seca e a esfera engatava na forquilha da travesa da reduzida.

Este cabo de aço parece com o cabo da embreagem mas, a espessura do cabo é o dobro. E a esfera é quase do tamanho de uma bola de gude !

Mauro B.
01/10/2004, 00:40
Oi Leopoldo !!! :D

Segundo esta página (http://www.netstore.com.br/agromotor/produtos.asp?pid=4351EB215BE743CA8D31FA74F45FC4B32 0110422&subid=&ctg=18&page=7&prt=0) do site da Agromotor, os coxins do motor com parafuso não-passante foram até o ano de 68, e de 69 em diante usaram com parafuso passante. :)

Leopoldo, meu cj5 1960 usa esse tipo não-passante. Me interessei em colocar esse cabo. Já que tu disseste que não é o cabo da embreagem, teria alguma dica de algum cabo pra usar-mos ou teremos que fabricar mesmo??? :cry:

Um abraço

leopoldo
01/10/2004, 07:45
Obrigado Mauro,

já acertei lá em cima.

Se não tiver na jipebras ou na agromotor...............

Vazques da Br116.....quem sabe, ou

Talvez um cabo de embreagem de caminhão ! quem sabe.

Marcos
01/10/2004, 10:32
Gente, não daria para trocar os tais coxins antigos pelos que usam o parafuso passante?

leopoldo
01/10/2004, 12:02
Lógico que dá:

Desmonte a parte da frente do seu motor e troque o suporte do motor.....
aquela placa de aço que vai de lado _à_lado do motor.

Se achar as peças são 8 horas de seviço.

Depois troque os suportes do motor...aqueles soldados......corte com disco de corte e solde suportes novos, os inclinados .

Mais umas 4 horas de serviço.

:shock:

Fabiano-SL
01/10/2004, 12:03
Fala Mauro!

Tche, se tu conseguir esta peça ou adaptar algo, posta aqui...
Será que tem aí em Porto Alegre???

Tb estou interessado em colocar no meu jeep, já que é um cj-3b todo original....mas estou sem tempo para pesquisas de campo....

[]´s

Mauro B.
02/10/2004, 02:13
Tche, se tu conseguir esta peça ou adaptar algo, posta aqui...
Será que tem aí em Porto Alegre???


Cara, sair para procurar exclusivamente esse cabo acho que não vou fazer. Vou aproveitar e peguntar sobre ele quando for comprar algo!Eu acho que é quase impossível existir um negócio desses para venda. Só adaptando.... :cry:

Mas Fabiano, se tu quiseres eu retiro do cj3A do meu pai e te empresto por uns tempos pra tu dares uma procurada....um cabinho desses na mão acho que ia facilitar às ganha! :D

[]'s

Fabiano-SL
02/10/2004, 23:08
Mas Fabiano, se tu quiseres eu retiro do cj3A do meu pai e te empreto por uns tempos pra tu dares uma procurada....um cabinho desses na mão acho que ia facilitar às ganha!

Valeu amigo!! mas nao vou pegar emprestado, pois nao saberia quando iria te entregar... vou ter que segurar um pouco nos gastos com o jeep, senão nao tem natal.... :D

Se tu achar algo parecido... que tu achas que dá para adaptar, posta aqui, ok!

[]'s