PDA

Ver Versão Completa : Rolamento do munhão dao Samurai

Ney
26/09/2004, 12:27
Valeu galera, já comprei os rolamentos da roda, agora par que vou ter que trocar os rolamentos de um tal de munhão, não procurei ainda, sera que alguem tem um dica?

Periquitooffroad
27/09/2004, 08:19
30202J nas boas casas de rolamentos.

Ney
27/09/2004, 23:10
A agilidade com que voces respondem chega a me assustar, obrigado pela atenção.

p.s.: este forum não é algum tipo de sociedade secreta na qual se vende a alma num contrato assinado com sangue, é?

Wagner JF
28/09/2004, 17:05
Contrato assinado com sangue acho que não dá, mas se for com graxa, podem contar comigo. :D :D :D
Abraços tracionados.
Wagner Classer
www.jeepclubjf.com.br

marcelopmoura
19/12/2006, 02:18
30202J nas boas casas de rolamentos.

Caro Periquito,

Que marca se trata essa referência que voce deu pro rolamento do munhao do samuka 97 do Ney? Também estou com o mesmo problema, mas agora já não sei se a folga da roda (vertical e fazendo barulho em buracos) vem do rolamento da roda ou do munhão!! Obrigado

lorenzo santangelo
19/12/2006, 22:20
essa numeraçao é p todos samukas?
o meu é 91...
qual seria?
abraço

MUTS
04/01/2007, 10:31
Pretendo essa semana dar uma geral na suspenção dianteira do samuca. Além de trocar a bucha (ou coxim) da barra estabilizadora, pretendo trocar os rolamentos, mas ainda estou com algumas dúvidas::pensativo:

1º) São quantos rolamentos em cada lado??? (1 roda 1 munhão??)
2º) É necessário desmontar a homocinética??
3º) Prescisa substituir alguma junta ou retentor??

Agradeço

[]´s mechanicos:mrgreen:

ricardo sabóia
04/01/2007, 10:45
"Muts": 1)São dois rolamentos de cada lado.2)Tem que desmotar tudo:roda livre,rolamento da ponta do eixo,homocinética e semi-eixo.3) Você vai ter que trocar o retentor do munhão e o feltro, o retentor da ponta do eixo só precisa se estiver vazando óleo do diferencial.Só mais um detalhe:confie esse serviço a alguém que saiba ajustar corretamente a "pré-carga" dos rolamentos dos munhões, dando o aperto necessário senão você vai gastar grana à toa, pois seu jipe pode ficar com shimmy e os rolamentos vão se estragar de novo rapidinho!

Abs, Ricardo.

MUTS
04/01/2007, 11:16
"Muts": 1)São dois rolamentos de cada lado.2)Tem que desmotar tudo:roda livre,rolamento da ponta do eixo,homocinética e semi-eixo.3) Você vai ter que trocar o retentor do munhão e o feltro, o retentor da ponta do eixo só precisa se estiver vazando óleo do diferencial.Só mais um detalhe:confie esse serviço a alguém que saiba ajustar corretamente a "pré-carga" dos rolamentos dos munhões, dando o aperto necessário senão você vai gastar grana à toa, pois seu jipe pode ficar com shimmy e os rolamentos vão se estragar de novo rapidinho!

Abs, Ricardo.

Isso que chamo de resposta!!:concordo: Valeu mesmo Ricardo!!

Tava pensando em fazer em mesmo, mas já to mudando de ideia...:pensativo:

Abraços

ricardo sabóia
04/01/2007, 14:08
Beleza !!! Cara só adianta você mexer se tiver com folga ou c/ shimmy,se tá tudo Ok não tem porquê mexer no que tá quieto.Também tem um detalhe: se v. faz muita trilha,anda muito dentro d`água,lama,etc....,tem que sempre dar uma olhada na graxa dos munhões e aí não tem jeito, tem que abrir mesmo !

Abs, Ricardo.

MUTS
04/01/2007, 14:17
é.... tá com folga sim.... por isso que vou desmontar... mas não esta vazando óleo.

Meu medo é danificar a homocinética, porque para achar outra...:putz: :shock:

Abs

ricardo sabóia
04/01/2007, 20:23
Trocar esses rolamentos, não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.Apenas você tem que achar "o cara" que saiba ajustar direitinho,se for desse jeito não tem porquê dar errado.Eu mesmo quando tinha o samurai, troquei duas vezes os dois lados e dei sorte de não estragar nada,apertei na intuição e ficou legal.No jimny precisei trocar também e como não tinha tirado a RL que é à vácuo(não sabia como era por dentro), fiquei olhando o mecânico trocar e a única diferença dele para o samurai é a RL;os rolamentos,retentores,feltro e o ajuste são iguais.

Abs, Ricardo.

MUTS
05/01/2007, 07:30
Esses rolamentos são prensados??? ou apenas encaixados??

Se for encaixado, acho que eu mesmo vou trocar:putz: ....

ricardo sabóia
05/01/2007, 08:26
São encaixados.Conselho de amigo:se você nunca mexeu,é melhor você levar p/alguém fazer e ficar prestando atenção.Não é um serviço demorado,deve demorar umas 2 horas cada lado,foi assim que vi como desmontar e montar de novo.Se você já gosta de mexer no seu jipe (como eu gosto) por puro prazer ,de outra vez v.faz numa boa! Muita besteirinha eu sempre fiz nos dois samurais que tive e também faço no jimny,tanto aprendemos como economizamos grana,afinal hoje em dia qualquer bobagem o cara te cobra 30,40 paus e com essa grana dá p/ tomar "algumas" latinhas de cerveja!!!!

Abs, Ricardo.

MUTS
08/01/2007, 15:21
All

A viatura tá no mecânico....

mas não são apenas 2 rolamentos de cada lado não... são dois rolamentos de roda e dois no munhão (sup e inferior). Nesses rolamentos do munhão vai um pino por dentro dele... e tá gasto devido a folga..

Dúvida: alguém sabe se existe esses pinos e o feltro para vender??? é esse o kit munhão??

Joao Baeta
08/01/2007, 15:27
:arrow:Eu troquei o rolamento do munhão do Jimny, pode ser o msm do Samurai ou não.....????
Abssssssssssssssssss

MUTS
09/01/2007, 07:06
Os rolamentos acho que consigo achar... o díficil vai ser esses pinos.. Vão 2 em cada lado, dentro do rolamento do munhão a pelo que vi serve para travar a homocinética

Veja fotos:

ricardo sabóia
09/01/2007, 10:00
Cara tem alguma coisa errada aí ! Esse pino é preso na tampa do munhão (tanto em cima como embaixo) por uma chapa, na qual forma uma peça única com o pino presa por quatro parafusos;então como saiu só o pino ?Já tive um samurai 94,outro 97 (helicoidal), tenho um jimny e todos são iguais ! Pode ser ignorância minha,mas nunca vi sair só o pino !!

Abs, Ricardo.

MUTS
09/01/2007, 12:19
Realmente esses pinos são soldados junto a tampa do munhão (sup e inf)... pra vc ver como que o meu estava ruim... consegui achar um usado, mais em perfeito estado..

Comecei a cotar os preços das peças e resolvi dar uma geral.... estou trocando todos os rolamentos, retentores, feltros, etc. Já que esta desmontado, vou fazer bem feito... poderia trocar somente os rolamentos ruins, mas :discordo:

Segue orçamento para os amigos aqui terem uma noção de preços e o que prescisa:

R$ 55,00 de retentores: 4 retentores de roda (2 de cada lado) e 2 retentores do diferencial (1 de cada lado)
R$ 125,00 de rolamentos de roda: 4 rolamentos (2 de cada lado, 31,25 cada rolamento)
R$ 140,00 total: de rolamentos do munhão: 4 rolamentos (sup e inf 2 de cada lado, 35 cada rolamento)
R$ 70,00 feltro do munhão: (2 de cada lado R$ 35,00 cada)
R$ 40,00 anel de borracha que vai junto ao feltro (2 de cada lado, 20,00 cada)
R$ 80,00 dos pinos do munhão (usados, vão 2 de cada lado, r$ 20,00 cada)
R$ 12,00 oleo de diferencial (2 lts)

TOTAL: R$ 542,00:shock: :putz:

Afinal o samuca merece !!!!!:concordo:

ricardo sabóia
09/01/2007, 13:41
Realmente, é melhor mesmo trocar tudo.Só não esquece do ajuste de pré-carga dos munhões,senão vai "matar" os rolamentos.E a M.Obra, quanto o cara te cobrou ?

Abs, Ricardo.

MUTS
10/01/2007, 11:28
A mão de obra ficou na faixa :dance: .. o cara é meu brother e me devia uma... mas perguntei se fosse cobrar disse que um serviço desses ficaria em R$ 150,00..

O serviço ficou perfeito... não há mais nenhuma folga na roda dianteira!!!

VALEU !!!

ricardo sabóia
10/01/2007, 14:40
Foi esse valor que paguei, quando troquei os do jimny em Julho do ano passado.Você usa que pneu no samuca? Você sabe que quanto maior o pneu,menor vai ser a durabilidade dos rolamentos!

Abs, Ricardo.

MUTS
11/01/2007, 09:03
to usando pneus 225/70/15 BS Colway... acho que não vão forçar os rolamentos pois não são muito maiores que os originais..

Valeu pelas dicas!!:concordo:

ricardo sabóia
11/01/2007, 09:20
É, não vai forçar muito !

Abs, Ricardo.

rlaranjo
01/02/2007, 00:21
Cara, perdoe a intromissão, mas poderia me passar o contato desse teu mecânico?