PDA

Ver Versão Completa : Marcador temperatura Horasa no OHC - sensor temp

Dodger
19/12/2008, 16:27
Buenas Senhores!!!

Seguinte, tou com um marcador marca Horasa de temperatura aqui, véio porem novo de estoque antigo e tava querendo colocar ele no OHC do meu Maverick.
Pra quem num sabe, no Maverick o sensor de temperatura no motor é só para acionar uma luz espia que serve para te indicar quando a junta do cabeçote queimou a exatos 3 minutos atrás.:parede:

Pois bem, qual sensor eu acho facilmente para instalar no OHC e usar com este marcador??? A rosca dele parece ser 16mm(5/8)

marcador com rosca de 16mm eu achei uns 3 diferentes nos catalogos da MTE de Fiat da decada de 70 a 90 e outros de Volvo de 5/8 mas estes nem vou procurar...

Alessandro Henrique
19/12/2008, 17:32
Existe um tópico em que já se falou bastante sobre os instrumentos e sensores.
De qualquer forma, gostaria de mencionar dois pontos à serem observados;

Questão mecânica:
Procure pelo modelo de sensor utilizado no OHC do Jeep (Verifique compatibilidade da rosca);

Questão elétrica:
Relação física de resistência ôhmica x temperatura do sensor (termístor) em relação ao instrumento Horasa que tens.

Resumindo, o instrumento(indicador) é calibrado/construído para um modelo específico de sensor. Esta é uma questão a ser observada pois um determinado arranjo destes componentes pode fornecer indições aproximadas ou muito erradas...
Já houve muita gente acabando com motor por causa deste pequeno detalhe.

Sds.

Dodger
19/12/2008, 21:19
Existe um tópico em que já se falou bastante sobre os instrumentos e sensores.
De qualquer forma, gostaria de mencionar dois pontos à serem observados;

Questão mecânica:
Procure pelo modelo de sensor utilizado no OHC do Jeep (Verifique compatibilidade da rosca);

Questão elétrica:
Relação física de resistência ôhmica x temperatura do sensor (termístor) em relação ao instrumento Horasa que tens.

Resumindo, o instrumento(indicador) é calibrado/construído para um modelo específico de sensor. Esta é uma questão a ser observada pois um determinado arranjo destes componentes pode fornecer indições aproximadas ou muito erradas...
Já houve muita gente acabando com motor por causa deste pequeno detalhe.

Sds.

Poisé Alessandro, eu até li uns 5 ou 6 tópicos sobre o assunto, mas ninguém falou nada sobre motores OHC.

A questão parce ser esta mesma, usar um sensor que encaixe no motor OHC e que tenha resistencia adequada ao marcador, mas aí vem o problema(ou problemas):
Primeiro que os marcadores Horasa não são mais fabricados a muito tempo apesar de terem vindo de série ou peça paralela em inumeros carros nacionais da decada de 60/70 e consequentemente num achei mais informação sobre estes instrumentos. Segundo que nos catalogos dos fgabricantes de sensores não se fala em resistencia especifica de cada um, somente rosca e aplicação por veiculo. E para Piorar no Sensor original do OHC do maverick é só um interruptor que "fecha" em 118ºC e acende a luz espia do painel te avisando que pode levar o carro pro mecanico que pelo menos a junta do cabeçote já era...

O que eu posso e vou fazer se num achar alguma dica sobre isso é comprar um sensor que dê encaixe no OHC e testar o funcionamento dele com o marcador em bacada pra ver se fica compátivel.

Alessandro Henrique
19/12/2008, 22:32
Por isso te recomendei o sensor do OHC que foi utilizado no Jeep, pois deve servir no seu motor. Se servir, então será uma questão de tentar ajustar/compensar a leitura deste instrumento que tens;
Realmente uma lâmpada não te diz muita coisa e pode te informar quando a coisa já tá feia. Pior ainda se a lâmpada está queimada, desencaixada do soquete ou simplesmente o fio do sensor está solto/rompido... nunca irá acender.
Esta é uma vantagem do indicador com ponteiro, você tem chance de observar o comportamento dele ao longo da escala.
A adoção de uma lâmpada piloto é uma solução porca adotada por alguns fabricantes de modo a reduzir custo em alguns modelos pé-de-boi.
As informações fornecidas pelos fabricantes realmente ficam a desejar porém, neste caso devemos entender que para mercado de reposição é o suficiente. Quando queremos fugir do "Standard" e partir para projetos próprios ou adaptação é que a coisa complica. Alguns fabricantes fornecem a resistência do sensor para uma dada temperatura, normalmente duas pois o comportamento da resistência elétrica em função da temperatura não ser puramente linear.
Como você já percebeu, instrumento e sensor constituem um par-casado.
Posso estar falando bobagem, mas você já verificou o sensor que vai na Ford Ranger com motor OHC?
Cosidere a possibilidade de utilizar sensores com rosca de diâmetros menores e um adaptador torneado (redução).

Boa sorte na procura.

Sds.

Dodger
20/12/2008, 08:26
A primeira opção seria o sensor do Jeep OHC mesmo, mas num achei, acha fácil só pro BF. Unico lugar que que eles tinham isso foi na Donatti, mas apesar de constar no site deles, não tem isso em estoque. Em catálogos tbém não tem nada, por isso parti logo pra encontrar um outro qquer que seja compativel

Obrigado pela ajuda!

turboroe
21/12/2008, 14:14
Felipe, se não me engano ja li em algum lugar que o sensor do uno mille entra (não faço idéia qual motor).

Também vou precisar de um desses pro meu, mas ainda não comecei a procurar...

Dodger
21/12/2008, 14:24
Turbo,

Fiz pedido dumas peças de elétrica esta semana e junto um destes sensores de Fiat pra testar, acho qe foi uns 15,00.
Se der certo posto o resultado aqui.

rubensx
21/12/2008, 14:59
dodger

procur ao sensor da RANGER

;-)

vou dar uma olhada na recoford

Dodger
21/12/2008, 17:25
dodger

procur ao sensor da RANGER

;-)

vou dar uma olhada na recoford

O das Ranger tanto 4 como 6 cil é tipo plug eletronico se não me engano. É diferente

Dodger
05/01/2009, 19:12
Comprei e instalei o sensor de temperatura de Fiat. Tirar um e colocar o outro, só não testei o funcionamento com o marcador ainda por falta de tempo, mas pelo menos a rosca do sensor é a mesma. O codigo MTE-Thomsom do que comprei é 3042, mas tem outros de fiat que parecem servir no OHC tbém.
http://img511.imageshack.us/img511/6641/sensortemphs9.jpg

BLANCO
05/01/2009, 22:27
Grande Dodger , tambem tive o mesmo problema no meu jeep OHC , o motor nao aquecia na temperatura ideal de trabalho mas verificando que o sensor de temperatura nao era do carro :parede:, procurei mas nao achei entao parti para um de mercurio vendido BY PARAGUAY ou seja ele ja vem com um caplar que voce coloca no bloco e junto vem o relogio mostrador a unica coisa que fiz foi mandar um torneiro flangear um adaptador para a rosca do bloco pois a mesma que vem no capilar é diferente . 8-)
Olha funciona muito bem detalhe nao precisa de energia pois trabalha no mercurio e abandonei o original no painel e adaptei este outro ao lado . :dance::dance:

Dodger
06/01/2009, 17:23
Grande Dodger , tambem tive o mesmo problema no meu jeep OHC , o motor nao aquecia na temperatura ideal de trabalho mas verificando que o sensor de temperatura nao era do carro :parede:, procurei mas nao achei entao parti para um de mercurio vendido BY PARAGUAY ou seja ele ja vem com um caplar que voce coloca no bloco e junto vem o relogio mostrador a unica coisa que fiz foi mandar um torneiro flangear um adaptador para a rosca do bloco pois a mesma que vem no capilar é diferente . 8-)
Olha funciona muito bem detalhe nao precisa de energia pois trabalha no mercurio e abandonei o original no painel e adaptei este outro ao lado . :dance::dance:

Poisé cara, o negócio é que eu queria aproveitar os marcadores que tenho aqui. Senão o melhor era fazer como vc falou, comprar marcador mecanico e boa!

abraço

Dodger
06/01/2009, 20:24
Funcionou OK!!!
Coloquei lá agora a noite e funfou joia o marcador com o sensor de Fiat. Como tenho ventoinha elétrica com cebolinha de 86ºC na saida da bomba d'água deu pra conferir a temperatura quando acionou a ventoinha.

são estes aí na parte de baixo da foto, tem o logo Horasa no visor e no verso mas feitos pela VDO.
http://img152.imageshack.us/img152/4191/s6300104lw0.jpg

Dodger
07/01/2009, 07:14
Fica a dica aí então:
Sensor de temperatura d'água para OHC pode usar este de fiat anos 80 e 90 codigo da peça marca MTE-Thompson 3042 e custa 18,00 por ai. Plug&play, só dessatarrachar o velho e colocar este, sem adaptção. Pq vejo o pessoal cobrando 50 a 60 no original que ainda é dificil de achar ou tendo que adaptar rosca em outros sensores.

abraço e valeu pela força pessoal!

David Dener
08/01/2009, 01:02
tive esse problema e resolvi com um relogio de mercurio pois é mais exato na marcação quando o motor chega a 80º a venturinha aciona.
Agora a cebolinha do da preção do oleo esta vazando, tentei a do caravam mas ñ deu rosca,e pra ñ ficar na mão fechei está com durapox até acha uma que caiba. vou temtar no paralelo...

Dodger
08/01/2009, 10:53
tive esse problema e resolvi com um relogio de mercurio pois é mais exato na marcação quando o motor chega a 80º a venturinha aciona.
Agora a cebolinha do da preção do oleo esta vazando, tentei a do caravam mas ñ deu rosca,e pra ñ ficar na mão fechei está com durapox até acha uma que caiba. vou temtar no paralelo...

A cebolinha do óleo do teu é pra luz espia ou pra marcador(mecanico ou eletrico?)?

Se for só luz espia fabrica até hj pela 3-RH0. pro motor 4 cil ford OHC código 3322 ou 3324, este ultimo acho que é o mesmo do Ka, fiesta etc
qquer coisa dá uma olhada no site http://www.3rho.com.br/
http://www.3rho.com.br/adm/uploads/produtos_imagemp_172.jpg

Tenho um marcador de pressão de óleo aqui guardado, mas é mecãnico, e num tem os tubos e roscas pra ligação. nem sei se vale a pena tentar instalar, mais jogo comprar um novo completo...

turboroe
08/01/2009, 20:20
esse marcador do fiat também serve no 302 (o V8 do landau, maverick).

Ele usa o mesmo sensor de temperatura do OHC.
Se não me engano o do óleo é o mesmo também!

Vinicius Hauagge
09/01/2009, 09:53
No meu jeep eu coloquei um sensor de trator (acho que é do valmet)... Paguei baratinho pelo conjunto completo (sensor e reloginho) e se não me engano o funcionamento é com mercúrio.
Atenciosamente,
Vinicius.

Dodger
09/01/2009, 10:47
esse marcador do fiat também serve no 302 (o V8 do landau, maverick).

Ele usa o mesmo sensor de temperatura do OHC.
Se não me engano o do óleo é o mesmo também!

Isso mesmo, no catalogo de peças que tenho aqui do Ford Maverick consta o mesmo interruptor de temperatura para os motores 4cil OHC, 6 cil BF 184 e o V8 302.

Então este sensor de fiat deve servir em todos, só num sei se serve no BF-161 pq parece ter uns 3 tipos diferentes de rosca de sensor de temperatura. estes de fiat, dos OHC e outros do Maverick tem 16 mm.

tarcizio jose siqueira
30/01/2009, 19:16
O das Ranger tanto 4 como 6 cil é tipo plug eletronico se não me engano. É diferente
8-) fiquei lendo o que vcs estavão comentado sobre temperatura e tambem estou no mesmo dilema comprei a uns dois meses um jeep com motor ohc e nao tem marcador de combustivel e nem temperatura ...agora ja sei o caminho das pedras ........... hiihihih para temperatura o marcador de combustivel eu tenho uma madeira graduada os frentista ficão so olhando quando vão abatastecer porque eu fasso a minha medição antes...

Mário RED JEEP
19/06/2011, 00:33
Alguém sabe dizer qual o sensor que cabe no CJ5 OHC 2.3 4cc e que sirva pro relógio de tempetarura da água willtec?

antonio donizeti
19/06/2011, 13:58
nao sei se e o caso , vou colocar marcador temp. mercurio no meu cj5 motor bf161 ,ele ja vem com o bulbo (sensor) vou ter que colocar apenas um adptador de rosca , se nao me engano tem da marca willtec , inclusive amanha estarei indo a loja comprar , posso perguntar se tem no mesmo esquema para motor ohc.

Mário RED JEEP
19/06/2011, 16:58
Poxa Antonio seria muito bom!
Preciso saber qual sensor eles vendem para o marcador de temperatura willtec elétrico para Jeep Willys OHC.
Aí vou procurar por aqui.

sraposo
19/06/2011, 17:19
Não basta resolver a questão mecânica (compatibilidade da rosca). Necessário atentar para a questão elétrica também!
Desconheço que exista padrão da resistência elétrica para sensores de temperatura. Assim, a escala do instrumento é construída considerando a variação da resistência do sensor em função da temperatura, que também pode não ser linear, ou seja, um instrumento de indicação da temperatura ("relógio") é "casado" com um sensor ("bulbo"). A experimentar um sensor com um instrumento, deve-se verificar com um termômetro se sua coincide com a do termômetro. É pior um instrumento que dá indicação errada para menos (e não se sabe disso!) do que instrumento algum!

Não havendo como conferir, melhor comprar um instrumento novo com o respectivo sensor. Sairá mais barato do que o conserto de um motor que sofreu sobreaquecimento!

Abraço!

Mário RED JEEP
19/06/2011, 20:36
É galera após muita pesquisa parece que o sensor é o MTE-3023, rosca 17mm (tanto 4 ou 6 cilindros).
Este para marcadores originais!

rodrigo.hoffman
19/06/2011, 21:50
É galera após muita pesquisa parece que o sensor é o MTE-3023, rosca 17mm (tanto 4 ou 6 cilindros).
Este para marcadores originais!

E ai Mário..

Vc mesmo disse em outro tópico que o sensor compativel com o marcador da Willtec é o 3029.. Olha lá que eu tb tive que fazer uma adaptação igual vc terá que fazer :cool: .. http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys-cjs/69666-termometro-no-ohc-2-3-a.html

Referente ao sensor 3023 a rosca é bem diferente do 3042 que segundo o Felipe serve no OHC (mesma rosca) e é compativel com o marcador original..

[ ]´s

Aramir
28/12/2015, 15:38
Boa tarde, estou com problemas no medidor de temperatura(Horasa) do meu Jeep Willys 1958, coloquei um motor AP 1.8 MPI, porém, não sei o valor da resistência do medidor para poder colocar um sensor compatível. Gostaria de manter o medidor original, só preciso saber qual sensor colocar, já fui em 3 oficinas aquí em SP e não adiantou...

Grato.

Aramir

sraposo
28/12/2015, 16:42
Aramir, o caminho que me parece mais conveniente é você mandar um torneiro mecânico confeccionar uma peça para adaptar o sensor original para este instrumento Horasa no furo do bloco do motor AP.

A escala do instrumento foi confeccionada com base nos valores de resistência ôhmica do sensor em função de uma certa faixa de temperatura. Será uma sorte MUITO grande se existir (e, existindo, você descobrir qual é e onde existe para vender) um sensor que, ao mesmo tempo, encaixe-se no furo rosqueado do bloco *** E *** apresente os mesmos valores de resistência para cada temperatura na faixa de medição do instrumento.

Abraços e boa sorte!