Conectar

Ver Versão Completa : Comprar ou não comprar?

Jorge Hiddekel
19/12/2008, 13:08
Salve!

Sempre apreciei as ações integradas da sociedade, por isto entrei para este grupo pedindo ajuda numa importante decisão que devo tomar.
Mudei-me para uma área no Rio de Janeiro considerada rural e tenho de passar por muitos buracos e lama para chegar até minha casa, fora isto pretendo fazer viagens off road, sem muito esforço inicialmente, e o VW GOL, 1.6, 97 - gasolina - que possuo já está pedindo água.
Gostaria de comprar um carro, pois não posso sustentar dois, para me locomover principalmente na cidade, com suspensão forte, que me permita um bom custo benefício ( economia de combustível e manutenção).

Amigos, enfim, que faço eu? Parto para um Suzuki, Troller, NIVA ou só me resta os altos preços dos Bandeirantes? Não entendo de mecânica e gostaria da ajuda de vocês que realmante são capacitados neste tema.
Obrigado pela atenção.

EduPuga
19/12/2008, 14:20
Jorge bem vindo,

Há muitos tópicos sobre este assunto com várias informações sobre os modelos suzuki, com muitas respostas para suas dúvidas, lhe adianto que não tenho o que reclamar e não ví até agora alguém fazer isto de qualquer modelo desta marca, acho que hoje no mercado é a opção de melhor custo x beneficio.

Abraços,

Morcego
19/12/2008, 14:43
Os Suzukis tem uma otima relação Custo/Beneficio e enfrentam qualquer parada. Os Vitaras levam uma vantagem sobre o Samurai no quesito conforto.
Dê uma lida neste topico. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29430 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29430)

Jorge Hiddekel
19/12/2008, 21:43
Salve!

Obrigado aos colegas Edu e Fernando pelas respostas. Vou levar em consideração e pesquisar na área apresentada.
Valeu.

alex-comex@hotmail.com
23/12/2008, 00:10
Jorge, tenho a mesma dúvida que vc, mas ainda com outra opção. O JPX! Motor diesel,Ar condicionado, conforto, boa suspensão e direção hidráulica de série. Só me disseram que o motor esquenta muito, tendo que ser analizado com frequencia.
Eu optei por um Samurai. Mais pelo estilo. Encontrei alguns com pouca quilometragem e bom estado geral, geral mesmo. Estes foram meus requisitos diferenciais. Achei bons JPX também. Estou há dois meses na procura, perto de andar no meu novo brinquedo. Moro no Rio também, Centro. Achei carrangos de R$ 15.000,00 à R$ 22.000,00 , dos dois carros.
Também tenho um Gol 97 1.6 com GNV.
Algumas agências estão aceitando ele na troca.
Se quiser te dou os contatos por email alex-comex@hotmail.com
23/12/08
Abraço e boa sorte

Girti
23/12/2008, 00:16
Salve!

Sempre apreciei as ações integradas da sociedade, por isto entrei para este grupo pedindo ajuda numa importante decisão que devo tomar.
Mudei-me para uma área no Rio de Janeiro considerada rural e tenho de passar por muitos buracos e lama para chegar até minha casa, fora isto pretendo fazer viagens off road, sem muito esforço inicialmente, e o VW GOL, 1.6, 97 - gasolina - que possuo já está pedindo água.
Gostaria de comprar um carro, pois não posso sustentar dois, para me locomover principalmente na cidade, com suspensão forte, que me permita um bom custo benefício ( economia de combustível e manutenção).

Amigos, enfim, que faço eu? Parto para um Suzuki, Troller, NIVA ou só me resta os altos preços dos Bandeirantes? Não entendo de mecânica e gostaria da ajuda de vocês que realmante são capacitados neste tema.
Obrigado pela atenção.

Jorge, o universo dos 4x4 é enorme, é necessário limitar a escolha, e para isto, é necessário saber, entre outras coisas:

- quanto você pode gastar?

- picape, SUV ou jipe? Para quantos passageiros? Com ou sem porta-malas?

- diesel ou gasolina?

Ao responder a estas questões, você estará focando melhor os seus objetivos, nos ajudando a ajudá-lo!

Jorge Hiddekel
26/12/2008, 21:48
Salve!

Gil de São Paulo, obrigado pela atenção neste fim de ano. Aí vai:
- Carro o mais econômico possível (com diesel?).
- Boa dirigibilidade (curvas, sem ser batedeira)
- Cinco passageiros nonáximo, sem ser pik up.
- Samurai - jpx - jimny - vitara.
- Manutenção baixa e possível, no nosso mercado.
- Uso predominantemente urbano, sem muitas viagens, que encare buracos e lama - suspensão alta (confiavel).
- Valor do meu gol, dando além mais ou menos uns 10.000.

Jorge Hiddekel
26/12/2008, 21:53
Salve!

Obrigado pela atenção meu conterrâneo, Alex.
Estou colocando aqui um endereço que talvez lhe seja útil.

http://jpx.4x4brasil.com.br/html/inicial.html (http://jpx.4x4brasil.com.br/html/inicial.html)

Vou te mandar um e-mail para correspondência.
Abraços.

Girti
26/12/2008, 21:59
Salve!

Gil de São Paulo, obrigado pela atenção neste fim de ano. Aí vai:
- Carro o mais econômico possível (com diesel?).
- Boa dirigibilidade (curvas, sem ser batedeira)
- Cinco passageiros nonáximo, sem ser pik up.
- Samurai - jpx - jimny - vitara.
- Manutenção baixa e possível, no nosso mercado.
- Uso predominantemente urbano, sem muitas viagens, que encare buracos e lama - suspensão alta (confiavel).
- Valor meu gol mais ou menos uns 10.000.

Quanto vale, mais ou menos, o seu Gol (para sabermos qual o valor total disponível)?

Lembre-se que, em se tratando da compra de um carro usado, vocêr deve separar uma parte deste dinheiro para as primeiras despesas (transferência, seguro, revisão e reparos, etc...)

Os veículos a diesel são, em sua grande maioria, picapes, e bastante caros. Pelo que você escreve, acho que a sua escolha deve se restringir ao Vitara. O Samurai é apertado e sua suspensão é bastante dura, tornando-o uma opção desconfortável para o uso diário. O mesmo vale para o Jimny que, embora menos duro, é raríssimo, o que pode tornar a busca por peças problemática. O JPX é ótimo, mas é um jipe, sem porta-malas, bastante rústico e, por estar fora de produção há vários anos, fica difícil achar um em bom estado e que esteja configurado para uso normal (não de trilha).

Jorge Hiddekel
26/12/2008, 22:07
Salve!

Meu caro Gil, o gol deve chegar a uns 11.000.

Tenho procurado em fóruns e o vitara parece ser muito caro, mas me disseram que os valores por SP são melhores que no RJ, é verdade?
Até quanto pode chegar +/- o IPVA e seguro desse carro?
Quem dirige como eu um gol básico não se importa muito com "desconforto", desde que seja com segurança.
Valeu.

Girti
26/12/2008, 23:11
Salve!

Meu caro Gil, o gol deve chegar a uns 11.000.

Tenho procurado em fóruns e o vitara parece ser muito caro, mas me disseram que os valores por SP são melhores que no RJ, é verdade?
Até quanto pode chegar +/- o IPVA e seguro desse carro?
Quem dirige como eu um gol básico não se importa muito com "desconforto", desde que seja com segurança.
Valeu.

Realmente, com R$20.000 fica difícil comprar um Vitara, ou mesmo um Jimny! Por este valor, você consegue um Samurai, resta saber se ele vai atender às suas necessidades... Se eu fosse você, experimentava alguns Samurais, para ver se ele lhe agrada!

Quanto ao IPVA e seguro, não sei lhe informar, eu tenho um Niva, os valores são diferentes!

Outra pergunta: tendo em vista que o uso vai ser mais urbano, por que você quer que seja um 4x4? Um carro 4x2 um pouco mais alto não serviria?

Jorge Hiddekel
26/12/2008, 23:38
Desculpe a demora.

Gil, onde moro realmente as ruas são muito ruins e quando chove...
Sempre gostei do seu jeep, mas toda vez que me assanhava alguém dizia ser um problema, principalmente para mim que pouco entendo de mecânica. Ele seria ideal para mim, mas estou preferindo arriscar num outro carro.
Na sua opinião eu deveria forçar para comprar um dos suzukis já citados ou partir para outra?

Girti
26/12/2008, 23:58
Desculpe a demora.

Gil, onde moro realmente as ruas são muito ruins e quando chove...
Sempre gostei do seu jeep, mas toda vez que me assanhava alguém dizia ser um problema, principalmente para mim que pouco entendo de mecânica. Ele seria ideal para mim, mas estou preferindo arriscar num outro carro.
Na sua opinião eu deveria forçar para comprar um dos suzukis já citados ou partir para outra?

Que demora?

Acho que o passo nunca deve ser maior do que as pernas, você deve comprar algo que possa pagar e manter sem sacrifício financeiro, além de, como escrevi antes, reservar algum dinheiro para as despesas iniciais.
Se os seus percursos não são muito longos, e você não estiver atrás de conforto (direção hidráulica, ar condicionado...), acho que o Niva poderia ser uma opção. O difícil vai ser achar um bem conservado, vai precisar de tempo e paciência. Mas ele é um carro bastante confortável e espaçoso, com um porta-malas decente e mecânica simples.

Repito minha sugestão: conheça de perto as suas possíveis opções (Vitara, Samurai, Niva (?), JPX...), dirija alguns, examine, pergunte, enfim, faça uma espécie de "filtragem", para saber melhor o que lhe agrada e o que lhe desagrada em cada um deles. Depois de feita esta análise prévia, vai ficar bem mais fácil para você escolher!

Em que cidade do Rio voce mora?

Jorge Hiddekel
27/12/2008, 00:21
Gil, moro na capital mesmo, mas numa área ainda com características rurais, muitas ruas sem asfalto.

Sua mensagem é muito ponderada. Se não for te incomodar você pode me dizer se é possível um niva com consumo próximo ao de um gol 1.6 (10 km/l cidade)?

Vi recentemente um jpx vendendo por 33.000, com motor diesel (mesmo do crosslander) e algumas mudanças internas, 1994. O preço me pareceu salgado e como não andei no carro fiquei preocupado com a adaptação.
Tem muito niva adaptado com motor e caixa de outros carros? Não dão dor de cabeça?

Girti
27/12/2008, 12:42
Gil, moro na capital mesmo, mas numa área ainda com características rurais, muitas ruas sem asfalto.

Sua mensagem é muito ponderada. Se não for te incomodar você pode me dizer se é possível um niva com consumo próximo ao de um gol 1.6 (10 km/l cidade)?

Vi recentemente um jpx vendendo por 33.000, com motor diesel (mesmo do crosslander) e algumas mudanças internas, 1994. O preço me pareceu salgado e como não andei no carro fiquei preocupado com a adaptação.
Tem muito niva adaptado com motor e caixa de outros carros? Não dão dor de cabeça?

O Niva, por ser 4x4 integral, tem um consumo relativamente alto, jamais vai chegar sequer perto do consumo de um Gol, ou de qualquer outro carro do mesmo porte. Na cidade, com trânsito pesado, faz entre 6,0 e 6,5 Km/l. Se o trânsito não for muito complicado, pode chegar a uns 7,0 Km/l. Na estrada, a uns 90-100 Km/l, o consumo gira em torno de 10,0 Km/l.

Conforme eu escrevi em uma mensagem anterior, grande parte dos JPX foi modificada, seja para melhorar o seu desempenho, seja para facilitar a sua manutenção, já que ele saiu de linha há tempo, e certos componentes mecânicos dele eram exclusivamente fabricados para ele (ou seja, deixaram de ser repostos). Em muitas dessas reformas, os carros foram totalmente renovados, o que fez com que ficassem muito melhores e mais confiáveis, porém, é claro, mais caros. Acredito que seja o caso deste JPX que você viu anunciado por R$33.000.

A maioria dos Nivas está com a sua mecânica original, mas há algumas adaptações que são bastante comuns. A mais encontrada é a troca do motor original por um motor VW AP, seja 1.8, seja 2.0. Há kits prontos para esta adaptação, o que a torna um pouco mais simples de ser feita. Sei de muitos niveiros que se dizem satisfeitos com esta adaptação, mas, pessoalmente, embora eu nada tenha contra os motores VW AP, não gosto da mesma, pois, caso não seja muito bem executada, pode trazer problemas no futuro, como, por exemplo, vibrações excessivas ou quebras no sistema câmbio/embreagem (que permanece original). Eu já dirigi alguns Nivas adaptados, e não gostei (vai ver que andei nos Nivas errados... :mrgreen:).

Jorge, qualquer veículo 4x4 tem um consumo mais alto do que um Gol 1.6 ou outro carro de sua classe, portanto, se o consumo é um preocupação séria para você, recomendo que você fique por mais um tempo com o Gol, para ver como ele se comporta na atual situação, pois, de outra forma, você irá ficar insatisfeito, devido ao maior consumo de um 4x4.

Hehehe... se a conversa continuar se desviando dos Suzukis, acho que vamos ser "expulsos" desta seção... :sad:. Seria melhor se a sua mensagem fosse para uma seção geral, talvez na seção "Forum Geral 4x4 Brasil". Quem sabe algum moderador não a transfere para lá?

Alexandre X
27/12/2008, 19:50
A unica coisa que eu acho fantastica no niva e que basta encher o tanque com gasolina podium da petrobras que ele valoriza pra k7 :mrgreen:

Boaventura
27/12/2008, 20:03
Pessoal,
Olhem esse vitara com motor AP que está a venda no mercado livre.

Show de bola, muito bonito mesmo e o preço super em conta 17.000,00.

Quem sabe serve para o amigo!

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85636753-vitara-92-pronto-para-trillha-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85636753-vitara-92-pronto-para-trillha-_JM)

Jorge Hiddekel
01/01/2009, 11:53
Salve!
Grande Gil, suaas sábias idéias já foram registradas, vou pensar um pouco mais sobre o assunto.
Grande 2009 para você; com muitos Suzukis adaptados de forma surpreeendente.
Abs.

Jorge Hiddekel
01/01/2009, 12:00
Salve!

Obrigado pela informação.

Boa sorte com seu novo jeep.
Abs.

leo cabral
01/01/2009, 13:09
A unica coisa que eu acho fantastica no niva e que basta encher o tanque com gasolina podium da petrobras que ele valoriza pra k7 :mrgreen:

kkkkkkkkkk!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::m rgreen::mrgreen::mrgreen:

eu ja acho o niva ótimo para testar guinchos.:dance:

Em trilha , asfalto ou garagens, SEMPRE tem um desses trambolhos soviéticos para rebocar .:parede:

leo cabral
01/01/2009, 13:15
Girti

na boa,

já pensou na possibilidade de trocar a cor dessa fonte? suas mensagens devem ser ótimas , pena que não da pra ler...

Sergio Andrade
05/01/2009, 00:18
Tambem estou pesquisando para comprar um suzuki, estou quase optando por um Jimny, (meu problema eh espaco, ele vai ficar confortavelmente estacionado no corredor).
Ele esta' bem original... Com mais uns R$ 5.000,00 consigo adaptar para trilhas (X-crawler, suspensao e protetores)?
Obrigado pela atencao.

Girti
05/01/2009, 00:21
Girti

na boa,

já pensou na possibilidade de trocar a cor dessa fonte? suas mensagens devem ser ótimas , pena que não da pra ler...

Leo, você é a primeira pessoa que reclama, alguns até já me escreveram em PVT para dizer que esta fonte e cor eram boas para a leitura. A fonte foi escolhida, após alguns testes que fiz, justamente por ser de leitura fácil (letras grandes e em negrito) e agradável (a cor azul descansa a vista). Como eu uso a versão "4x4 Lite", fiz um teste na versão "4x4 Brasil", e constatei que as mensagens também são bastante legíveis nesta versão. Será que não se trata de algum problema de configuração do seu computador?

Morcego
05/01/2009, 00:44
Gil,
Sem querer causar polêmica, mesmo porque consigo ler suas mensagens sem problema, mas o item 1.4 das regras do Forum fala qualquer coisa sobre isto.

Girti
05/01/2009, 00:57
Gil,
Sem querer causar polêmica, mesmo porque consigo ler suas mensagens sem problema, mas o item 1.4 das regras do Forum fala qualquer coisa sobre isto.

Não há problema, Fernando, você está sendo construtivo!

Eu não conhecia esta regra e, embora minha intenção seja a de facilitar a leitura de minhas mensagens, que costumo escrever de forma uniforme (ou seja, sem o recurso de "enfeites" tais como o uso de várias cores, itálico, etc...), vou respeitar a regra, passando a escrever da forma que estou usando agora (o que, aliás, me dará menos trabalho, pois não vou precisar alterar as configurações de cor e colocar o negrito.

Um abraço, obrigado pelo alerta!