PDA

Ver Versão Completa : Suspensão S-10



alessandrossp
26/09/2004, 02:57
Comprei uma S-10 98 4X2 V6, coloquei kit gás ficou um espetáculo anda muito bem e gasto como se tivesse um carro 1.0.
Mas algumas pessoas dizem que a suspensão da S-10 é frágil e que quebra a toa, outras dizem que tem o carro a anos e que com manutenção ela é muito boa.
No manual diz que sempre se deve engraxa-la mas só isso resolve? Tem um cara que trabalha comigo que tem uma Blazer 98 mesmo motor e diz que ele mesmo engraxa e que ele mesmo cuida do carro e que nunca deu problemas.
Com essa manutenção ela se torna resistente aos buracos de São Paulo ou é frágil como a de um Fiat? Pois meu uso é de 98% urbano.
Outra dúvida é como levantar as 4 rodas pois nas 4 tem apenas 4 dedos do pneu para o para lamas (não esta caída)... Vi aqui que é só apertar o parafuso da barra de torção para a dianteira mas e para a traseira???

Martin Melcop
26/09/2004, 09:27
Alessandro,

Bem vindo ao Fórum.

Quanto a durabilidade da suspensão para um uso em cidade não se preocupe.
Sempre engraxe a suspensão mesmo, fazem muito bem isso em postos de estrada (caminhões).
Quanto a levantar o seu carro, por causa do pneu cabe a primeira pergunta, qual o pneu que está instalado? A S10 vem com 235/75/15 se não me engano, é esse que está instalado? Se sim, vc tem que ver pois esse pneu "sobra" na caixa de roda (tanto dianteira, quanto traseira)
Quanto a modo de levantar fico te devendo algo mais elaborado, como sugestão existe o SPOA - Suspension Over Axis, que colocando em bom português é colocar os feixes de molas traseiro em cima do eixo. Mas vc tem que ver se é isso que quer, essa solução é muito utilizada para colocar pneus maiores sem problemas

andretomasi
26/09/2004, 15:17
SPOA - Suspension Over Axis

Fala Martin, só corrigindo: SPOA = Spring Over Axle = Mola sobre o eixo

Alessandro, se estiver usando os pneus originais, e pra uso urbano, seria melhor não levantar a S10.. a não ser que vá colocar pneus maiores, aí acho que o mais fácil seria fazer um body-lift nela.

[ ]´s

alessandrossp
26/09/2004, 17:22
Meu carro esta com os pneus 235/75 - 15 mas eu gostaria de erque-lo mais uns 5 a 7 cm apenas por capricho, acho bonito caminhonetes que se pareçam com caminhonetes (altas, fortes etc... esse tipo de coisa) não acho legal carro baixo. Ela é só pra uso na cidade e xporadicamente uma ou outra estrada de terra nada mais.
Eu quero fazer algo que não seja dispendioso e que de um efeito legal...
Li também aqui no forum um cara que fez isso e que o carro inclina menos e balança menos na dianteira tbém, esse seria um ponto positivo.
Lembro não precisa paracer um jeep apenas dar um visual legal...
Essa história de colocar o eixo embaixo da suspensão como isso funciona???
Grato pelas respostas de todos gente....

andretomasi
26/09/2004, 18:10
Fala Alessandro,

Se é só por capricho, acho que o melhor é um body-lift mesmo.. mas vale lembrar que, quanto mais alta a S10, mais tendência a capotar ela terá.. e as S10, Blazer, etc, nunca foram nenhum exemplo de estabilidade :roll:

Outra coisa, aí já é minha opinião, mas acho que levantar e continuar com os pneus fica estranho, parece que os pneus ficam pequenos.. mas é MHO..

[ ]´s

NeRo
27/09/2004, 19:04
Fala Alessandro!

Não concordo em se levantar um carro somente por estética, e acho que ninguém aqui vai concordar com isso, só se levanta um carro visando uma utilidade pois estamos sacrificando estabilidade e segurança em troca. Eu sou exemplo, estou doido para ABAIXAR o meu, pois não preciso do meu carro alto, so não o fiz ainda porquê acabou o dinheiro.

Até porquê, se o colega continuar conosco, vai acabar trocando essa 4x2 por uma 4x4 mesmo :D

andretomasi
27/09/2004, 19:24
Nero, como sempre, resumiu o que eu queria dizer :lol: :lol: :lol:

[ ]´s

Wallace
27/09/2004, 21:41
Li também aqui no forum um cara que fez isso e que o carro inclina menos e balança menos na dianteira tbém, esse seria um ponto positivo.
Lembro não precisa paracer um jeep apenas dar um visual legal...
Essa história de colocar o eixo embaixo da suspensão como isso funciona???

Para inclinar menos e balançar menos normalmente é com suspensão ou no minimo amortecedores mais firmes ou duros. Não precisa levantar nada.
A S-10 pelo que lembro já é SPOA de fabrica.

NeRo
27/09/2004, 22:57
É SPUA, indo para a faculdade, fui reparando nas S-10 que passavam :wink:

Nando
01/10/2004, 22:27
Ae! Quanta merda em um tópico só!

1) A S-10 é SPUA.

2) Não existe fazer SPOA na S-10, vc precisaria levantar a frente umas 4 ploegadas para ficar igual, na barra de torção o maximo estourando que da pra levantar é umas 2.5.

3) Se vc quiser levantar gastando uns 100 paus faz o seguinte, encosta em algum lugar que manje de suspensão e peça para o cara levantar a frente na barra de torção, é só girar um parafuso de cada lado (se o cara fizer cara de "uai" nem fala nada e encosta em outro lugar). Depois, va imediatamente a um bom posto de molas, de preferência em cima de uma plataforma, e peça para ele arquear os feixes trazeiros para igualar a frente, melhor, mas não sei se rola com SPUa, é adicionar mais um feixe de cada lado, manda alinha e troca os pneus. Ai vc precisa fazer o teste para ver se os amortecedores dão conta, se eles não batem ou ficam muito curtos. Se der problema vai ter que refazer os amortecedores, isso vai custar uns 300 paus.

4) Na S-10 que é bem baixinha perto das outras picks, não vai dar pra colocar pneus muito maiores, no maximo uns 32x11.2. Se quiser partir para maiores é só com kits de suspensão e bodylifts.

5) Kits de suspensão: São bem tranquilos de instalar se o cara souber o que está fazendo, mas custam bem caro e é só importando, vai gastar pelo menos uns U$1500
Bodylifts: bem mais em conta e vc acha por aqui quem faça, mas a instalação é bem mais complicada e as vezes precisa de adaptações e gambiarras. Vai gastar uns R$3000

6) Pra que vc quer levantar???, se for pra dar rolé no shoping é melhor repensar, é caro pra caramba e o carro fica muito instavel na cidade e na estrada se comparado a antes, vc precisa realmente reaprender a dirigir, pegar curvas bem mais devagar, etc.
Se for para o off-road... Vende a S10 e compra uma Ranger ou uma Hilux. :? :?

( )s

andretomasi
01/10/2004, 23:48
Nando,

R$ 3000.00 por um bodylift??? :shock: :shock: :shock:

CARALHO!

S10 tem chassis ou é monobloco?

[ ]´s

Klendatu
02/10/2004, 09:36
Chassi! e dá pra ver de longe! Um Bodylift custa uns R$1500.

Ele devestar so querendo recuperar a altura perdida devido ao peso do cilindro. Nesse caso arquear resolve, mas eu ja vi um reforço de surpenção para S10 a gás que devolve a altura orginal sem mexer no feixe, se não me engano é da marca FIORI.

Walter L. L. Casitta
02/10/2004, 09:50
Levantar a traseira da S10 é moleza, é só fazer os jumelos mais longos.

ojaneri
02/10/2004, 09:51
Nos temos uma S-10 1995 que ja rodou mais de 300 mil km. Ela é valente, mas realmente a suspensão da mais problema que de outras picapes, mais do que uma D-20 por exemplo.

As bandejas inferiores costumam quebrar do nada, e as superiores alargam nos buracos das buchas. A dianteira realmente cede um pouco. O embuchamento da suspensão tem que ser feito com mais regularidade que a de outras picapes.

Mas a manutenção dela é mais barata que a de outras picapes, o motor 4cc é excelente (com GNV), o espaço da caçamba é excelente.

Nando
02/10/2004, 21:38
Nando,

R$ 3000.00 por um bodylift??? :shock: :shock: :shock:

CARALHO!
[ ]´s

Posso ter exagerado, mas beem pouco: o da Keko bem instalado custa perto de R$2000, sei disso pq o Fernando Motta da Andaluz que é um dos poucos credenciados pela Keko para vender esse kit me falou. Agora se vc pensar que vai ter que mandar fazer as buchas sob medida, ja que ao contrario da Ranger, Vitara, Samuca, não exite kits pronto por aqui, e mais qq gambiarras que possam aparecer, não é absurdo pensar em uns 3000 paus. Se quiser importar, um kit não sai por menos de US$300 lá, mais imp e instalação. O problema como disse não é o kit em si, mas a sua instalação, e se não for bem feita... bye bye S-10.

Abraços

Nando
02/10/2004, 21:44
Levantar a traseira da S10 é moleza, é só fazer os jumelos mais longos.

Esse é o pior jeito de se levantar qq tipo de veiculo, vc acaba interferindo diretamente na geometria da suspensão com resultados péssimos. É até melhor arquear os feixes do que trocar os jumelos.

Abraços

Walter L. L. Casitta
02/10/2004, 22:50
Nando,
É a primeira vez que eu vejo alguém falando em geometria de suspensão se referindo a uma suspensão traseira com eixo rígido.
A única geometria que poderia ser afetada no caso, seria um pequeno desvio do ângulo original do pião do diferencial em relação ao eixo cardam. Mas isso também não vai acontecer se as molas fossem arqueadas?
Trocar os jumelos ou arquear as molas?
Arquear molas é gambiarra feia, é pra mola cansada que deveria estar no ferro velho. Arquear muda as características e diminui a vida útil da mola, a suspensão fica mais dura. Essa sim é a pior maneira de levantar a suspensão traseira.
Troque os jumelos, porque não tem como arrepender. É até fácil de voltar pro original.

bruno_
02/10/2004, 22:57
Essa pequena variação do pião do diferencial em relação ao cardan, provocaria um desgaste excessivo das cruzetas ou seria desprezivel?

Walter L. L. Casitta
02/10/2004, 23:37
Essa mudança no ângulo poderia num caso extremo aumentar o desgaste da cruzeta e ou no máximo aumentar a vibração do eixo cardam. Mas não numa S10 aumentando a suspensão pra compensar o peso do cilindro de gás, principalmente se for uma estendida ou CD em que o eixo está mais distante da caixa.
Por exemplo, a experiência que tive com jumelos foi a seguinte:
Fizemos os jumelos 3” maiores e conseguimos subir 1,5” na suspensão traseira da S10. Isso praticamente não mudou ou mudou muito pouco o ângulo do pião porque não percebemos nenhuma vibração.
Já na Cherokee Sport que tem um eixo cardam curto vibrou, alem do jumelo 3” maior fui obrigado a abaixar o suporte da caixa em 1” pra voltar ao nível de vibração anterior.

Nando
03/10/2004, 19:50
Pedindo licença ao Wallace por utilizar um texto do site dele:

Sigma - Artigos: Jumelos Grandes - por Wallace M. Jr.

Jumelos Grandes - Volta Muitos usam Jumelos Grandes sem saber qual(is) a(s) sua(s) desvantagens...

O problema é geométrico...

A função do jumelo é permitir que o feixe altere seu tamanho entre os pontos de fixação.
Com jumelo maior o feixe vai trabalhar na posição errada e com os pontos de fixação do feixe em alturas diferentes... ai o que acontece... para o mesmo deslocamento do feixe o curso vertical vai ser menor (e o horizontal maior)... tente imaginar ou desenhar uma suspensão com jumelo realmente grande... algo 50 a 100 cm (isso mesmo 1 metrinho...) fica mais fácil de entender...
Quer um exemplo radical... e se o jumelo for tão grande que o feixe fique em pé (90 graus da posição original)... o que acontece... o feixe pode trabalhar muito que praticamente a suspensão não trabalha na vertical... só na horizontal...

O problema é a torção...

Um Jumelo Grande pode permitir uma torção do feixe que um Jumelo menor não permite...com inúmeras conseqüências...
Isso deixa o eixo mais "bobo" lateralmente.
Força o pino ou parafuso de fixação da outra extremidade.
Quebra do feixe por torção... etc...

Wallace M.Jr.
Engenheiro Mecânico Automobilístico e praticante de fora de estrada

Walter L. L. Casitta
03/10/2004, 21:01
Que viagem em Nando? Pergunta o que ele acha de molas muito arqueadas... :roll:

Nando
04/10/2004, 10:10
Eu sei que não é bom tb, ja falei isso, mas faz menos mal do que jumelos maiores, ja que não altera os angulos em que a mola trabalha com o eixo. Pergunta se guincheiros, caminhoneiros ou pessoas que fazem transporte de cargas pesadas colocam jumelos maiores, eles arqueiam ou colocam mais laminas. O melhor jeito sem gastar muito é adicionar laminas, mas eu não sei se isso funciona em uma suspensão SPUA. Ou simplesmente trocar as molas por maiores, mas ai sai um pouco mais caro.

Abraços

Walter L. L. Casitta
04/10/2004, 10:35
Adiciona um lamina pode ser é uma boa opção para as caminhonetes. mas os caminhoneiros não fazem mais isso, eles têm opções muito melhores, a suspensão a ar por exemplo...

Nando
04/10/2004, 10:39
Concordo, mas isso sai mais caro que molas novas no nosso caso.

Abraços

Walter L. L. Casitta
04/10/2004, 11:03
Suspensão a ar para caminhonete não sai tão caro assim. O pessoal de Maxijet daí de sampa ( http://www.maxijet.com.br/site.html ) tem soluções muito mais baratas e tão boas quanto os caríssimos produtos da Air Lift. O compressor de ar deles, apesar de ser um trambolho comparado com os da Air Lift saia por R$350,00 e as bolsas de ar por menos de R$120,00 cada na época que cotei.
Eu só acho que air lift não combina com off-road.

Caio
04/10/2004, 17:00
Só dando meus 2 centavos,

Aquele air lift funciona bem com carga (1 ton) que não é nosso caso.Quanto a estabilidade pelo que eu entendi o lado que sofre maior esforço (EX: curva para direita, roda interna à curva) vai ficar mais dura evitando rolamento, mas em qual velocidade vc terá eficiencia?????
Isso deve ser ótimo no asfalto, agora a 20km/hr na buraqueira mais fundavai funcionar???

O lift não substitui as molas, ele trabalha em paralelo.

Walter L. L. Casitta
04/10/2004, 17:37
Caio,
O air lift é uma mola como outra qualquer, fusiona com qualquer carga (essa é a principal vantagem) e pode auxiliar a mola de aço ou substitui-la completamente como nos ônibus ou até nos hotrods que tem por ai. Ele funciona como uma mola comum, com a vantagem de que a gente pode calibrar para nivelar a suspensão conforme a necessidade.
Por exemplo, colocando mais pressão com o veículo carregado e manter a suspensão nivelada. :wink:
Como eu disse no off road onde é necessário um bom curso de suspensão, o air lift eu acho que não ajudaria. :?
Já essa conversa de que melhora a estabilidade não sei não... :roll:

andretomasi
04/10/2004, 18:47
Suspensão a ar pode trabalhar em paralelo com feixe de molas, helicoidais, etc, e pode sim substituir as molas..

É só dar uma olhada no álbum do Leopoldo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/da80548eec79ea981d088a4e264a747d.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7cc6abfd061c9dd400afee6b6d32b2ca.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/603ab865bffafd4db8327f51ee64628c.jpg

[ ]´s

Nando
04/10/2004, 20:45
O Hunter, aquele protótipo do Paulo Pomeli tb usa esse sistema, mas isso não tem nada a ver com o Air-lift.

andretomasi
04/10/2004, 21:51
O Hunter, aquele protótipo do Paulo Pomeli tb usa esse sistema, mas isso não tem nada a ver com o Air-lift.

Como não :?: :?: :?: , também são bolsas de ar, blá blá blá, a diferença é que ao invés de instalar o sistema no feixe ou entre as molas para trabalhar paralelo à suspensão original, foram feitos suportes pra utilizar somente as bolsas no lugar das molas.

[ ]´s

Nando
04/10/2004, 22:08
É a mesma coisa vc querer comparar os Fox que o Bill tem no Spider com amortecedores comuns, são parecidos mas tanto no funcionamento, estrutura, e objetivo são completamente diferentes.

Abraços

andretomasi
04/10/2004, 22:13
É a mesma coisa vc querer comparar os Fox que o Bill tem no Spider com amortecedores comuns, são parecidos mas tanto no funcionamento, estrutura, e objetivo são completamente diferentes.

Abraços

Não é a mesma coisa.. Os Fox do Bill tem pouco a ver com amortecedores comuns.. fluido diferente, regulagem, reservatório, curso, tudo é diferente.. já o sistema do Leopoldo e o air-lift, ambos usam AR, ambos funcionam iguais, através de um compressor ou cilindro de ar comprimido, ambos podem ser usados visando conforto ou suporte de cargas; o mais diferente seria o objetivo, no air-lift é auxiliar a suspensão a suportar cargas e esforços, no do Leopoldo ele É a suspensão.

Além do mais, um air-lift pode ser adaptado pra usar independente de outras molas, assim como o sistema do Leopoldo podia ser adaptado pra auxiliar algum tipo de mola original. IMHO.

[ ]´s

Walter L. L. Casitta
04/10/2004, 22:30
O Keko falou e disse... 8)

Wallace
06/10/2004, 08:01
Não é a mesma coisa.. Os Fox do Bill tem pouco a ver com amortecedores comuns.. fluido diferente, regulagem, reservatório, curso, tudo é diferente..
Errado.
Fluido é igual.
Reservatório é igual só que pode ser aberto para regular.
Curso é equivalente a amortecedor grande, eu tenho até HDS com mais curso.
Ou seja, não é tão diferente assim.
Só tem regulagem e pelo tamanho e pressão consegue sustentar o veiculo.

billj
06/10/2004, 11:10
Tem duas diferença cruciais entre os Fox Air Shox em um amortecedor convencional.

1) Amortecedores convencionais não tem com sustentar o peso do veículo, pois não trabalham com altas pressões internas. Só para ter uma idéia, a pressão interna do meu amortecedor traseiro a compressão total chega à mais de 2.600 psi. Um amortecedor comum não aguentaria nunca isso.........

2) A haste dos Air Shox tem 1,24" de diâmetro, muito maior que qualquer amortecedor comum.

Quanto o seu funcionamento como amortecedor, ele trabalha de forma similar ao um amortecedor convencional. Mas como ele tem também a função de mola, o que acontece lá dentro de verdade é bem diferente.......

Abraços,

andretomasi
06/10/2004, 12:58
Bom, Wallace & Bill, obrigado pelas explicações, é bom saber mais detalhes, mas sobre a minha afirmação, continua valendo :D

[ ]´s

alessandrossp
08/10/2004, 00:40
Galera, muito obrigado mesmo pelas dicas e vou manter os pneus que tenho até eles acabarem e quando acabar eu coloco o 31x10 e vejo se precisa de algo a mais. Levantar o carro não vou mais. Como vocês colocaram não é simples e se fizer pode ficar ruim...
A outra dúvida que tenho é em relação a uma peça que vi numa 4 rodas que ganhei de um colega sobre """reforço de suspensão"" marca FORI ... Tem para S-10 só que não sei se só para dianteira, traseira como é... tem algum tipo de amortecedor ou mola que posso trocar quando der um desgate na peça???
Apesar de a maioria das pessoas detonar S10 eu gostei do carro, só tenho medo na alta velocidade o modo como ela oscila a frente... será que essa peça pode dar apenas um reforço nisso????? :wink:
A traseira fica firme no lugar acho que por causa do cilindro do gás...
Mudando de assunto um pouco... eu estava lendo outros tópicos e vejo como detonam a S-10, estranho pois a minha não apresenta todos esses infernais defeitos que falam, parece um outro carro! Eu saí de um Astra 95 para ela e não me arrependi. Acho ela mais robusta que um carro de passeio (não tem o que comparar) e para mim é o bastante, pois se pegar estrada de terra é muito... Teve um cara que disse que o carro chega a desmanchar!!! :shock: Fico imaginando onde ele entra com um carro desses. :evil: .. Para trilha use um Willis (não sei como soletrar!!!) ou algo parecido não Dakota, Ranger, S-10, etc... Vejo até a silverado, F250 etc para carga e rotas não tão acidentadas.
Vocês que tem esse tipo de carro a muito mais tempo do que eu acham que estou errado? Será que estou tendo uma visão estranha da coisa?
Um médico com uma Blazer (acho que 99 em diante)e outro com uma S10 CD 4.3 (até 98) me disseram que a anos não trocam uma peça no carro :shock: , só balanceamento e coisas pequenas... :?: :?:
Estranho tento ligar os pontos e não consigo... :oops:
Bom se alguém tiver conhecimento desse tipo de peça por favor me de uma luz :idea: ...
Valeu gente....

alessandrossp
08/10/2004, 00:55
Pô galera desculpa não vi essa página 2...
Nunca ouvi falar dessa história de suspensão a ar mas o que eu tenho em mente é um carro só um pouco mais alto, nada como o da foto do colega acima (achei muito legal diga-se de passagem) e com a suspensão dianteira que oscile menos... Como escrevi na outra mensagem meu carro é urbano e não acho tão ruim a suspensão (tbém não é preciso morrer de amores por ela não é??) então se ele fosse uns 7 cm mais alta (que eu vou ver quando trocar os pneus que estão em meis vida) e um pouco mais estávem em alta velocidade na disnteira belezzz...
No resto o carro é uma maravilha, fora um barulinho que vem da porta do motorista que vou ver o que é!!! Acho que é o alto falante...
Mais uma vez valeu gente e a respeito da peça que perguntei da Fori se alguém saber pelomenos o site dos caras.....

cristiano
08/10/2004, 09:07
eu tive uma S10 igual a sua e coloquei os 265/70 R15 com a suspensão original... senti muita instabilidade nas curvas... e não pegava nada nada...

estava planejando a colocação de um alargador de roda com um alargador de paralama, para dar mais estabilidade...

Walter L. L. Casitta
08/10/2004, 09:55
Alessandro, e sou contra esse tipo de coisa, mas meu irmão mandou endurecer os amortecedores dianteiros e disse que resolveu esse problema ou quem sabe, gastar um pouco mais e colocar um par de amortecedores Rancho 9000, resolvi o problema da minha Ranger com eles.
Você também poderia procurar uma forma de substituir a barra estabilizadora dianteira por outra um pouco mais grossa ou mais rígida. Não sei se isso seria viável, mas seria se existirem outros modelos de S10 ou Blazer que tenham a essa barra um pouco mais rígida.

alessandrossp
08/10/2004, 18:09
Caro Walter
Fala mais de como ficou a suspensão do seu irmão e que amortecedores são desses que vc citou??? Onde eu os encontro??? São caros o par dianteiro??? Eu estava lendo na net que a nova S-10 sertóes tem os amortecedores que a deixaram outra coisa, eles são da marca Bilstein que nunca ouvi falar...
Caso saiba o preço e onde posso achar esses amortecedores especiais ficaria muito grato...
Obrigado e abraços
Alessandro

Walter L. L. Casitta
08/10/2004, 21:03
Alessandro,
Meu irmão reclamava que a suspensão balançava muito e como o Rancho 9000 era muito caro, (deve estar custando em torno de R$500,00 cada no aqui no Brasil e U$59,00 cada lá no USA) procurou um “especialista em amortecedores” que fez um trabalho endurecimento dos amortecedores originais. Segundo ele isso resolveu o problema e é tudo que ele sabe dizer.
Os amortecedores Rancho custam bem mais caro que os originais, mas tem um ajuste que permite você escolher como quer que eles vão se comportar: de mais macio pra uma suspensão mais confortável até mais dura, com comportamento mais esportivo. São fabricados pelo mesmo grupo que fabrica os amortecedores Monroe e você pode tentar achar uma revenda pelo fone 0800-166-004 ou se mais alguém na lista souber de uma...
Os Bilsten se não estou enganado são os aqueles amortecedores com reservatório de expansão, mais usados em competições, devem ser bem mais caro ainda...

Wallace
08/10/2004, 23:01
Os HDS são mais firmes e não são tão caros, R$ 205,00 cada.
Rancho, Bilstein ou outro qualquer importado eu consigo o que quiser.

Rodrigo Gama Guedes
25/10/2007, 09:49
Prezado amigo, ja tive 2 blazers e agora estou com uma S10. Tenho a mesma visão que vc, muitos metem o pau no carro, porem se vc for olhar os demais modelos tipo ranger l200 hilux frontier todos apresentam seus defeitos e qualidades.

Sobre meus ex carros, minha primeira blazer era uma 97/97 4.3, ela em sí nunca deu problema, o unico erro fui eu quem cometi pois fui instalar um kit gnv e por falta de experiencia fui enganado e a instalação so deu problemas e para completar na hora de adaptar a suspensão me passaram pra traz....Porem o carro não quebrava nada apenas combustivel, oleo, filtros, agua, graxa na suspensão dianteira e muita estrada.

Sobre a segunda blazer foi uma 97/97 2.2 efi, esta so rodei na gasolina, rodei aproximadamente 30.000 kms em 1 ano, e só gastei com troca de oleos, é claro que como comprei ela usada tive que revisar antes, porem nada absurdamente caro. Para vc ter ideia viajei com ela do RJ ate o Uruguai, 6000kms e so troquei oleo na ida e na volta.

Ja a S10 2.4 CD, comprei tem uns 3 meses, ela ta hj com 19000 rodados, é 06/06 ta com gnv e suspensão original. A suspensão traseira esta muito melhor, o diabo do carro não sai de jeito nenhum, acho que a combinação do cilindro de gnv + o amortecedor "amarelinho" mais rigido melhoram e muito sua suspensão.

Sobre a suspensão te aconselho a não alterar, na minha primeira blazer, uma 4.3, so mexi pois tinha 2 cilindros de 16. E mesmo assim pelo fato do carro ficar mais alto ela balançava mais ainda na estrada. Como no seu caso e somente 1 cilindro eu abaixaria a frente na barra de torção e ficaria com a traseira levemente alta, desta forma quando vc carregar peso o carro não ficaria com a traseira mais baixa que a frente e ficaria com aspecto original.

Sobre o gnv, conheço taxistas que tem astras e vectras, que tem o mesmo motor, familia do 2.4, e seus carros rodam em média 300.000 kms antes de fazer motor.

Um ultimo conselho, nunca ande com menos de 1/4 de gasolina no tanque, pois seu prejuiso será grande, a bomba injetora é danada pra dar pau, ja fiquie a pé uma unica vez.

leobnaval
25/10/2007, 11:59
desenterrou o tópico, vou aproveitar e perguntar alguém sabe o preço dos amortecedores tras. da S-10 os amarelos bilstein e o batente tras. também ?
para levantar em SPOA não poderia simplesmente adicionar uma lâmina grossa o que poderia até aumentar a capacidade de carga e a rigidez da suspenção (poderia!! ok) o que na S-10 seria bem vindo.

Tofoto
13/02/2008, 23:21
O ideal para levantar uma S10 na traseira.. sem perder a estabilidade e sem mexer nos feixes.. é simplesmente inverter o diferencial.. ou seja as molas passam por baixo do diferencial... é so fazer um "barquinho" (aquela peça soldada no diferencial para prender o feixe de mola) sendo assim.. a S10 vai subir uns 16cm... certas pessoas dizer que sobe muito.. mas se vc for comparar com umas blazer.. verá que para que a caçambe atinja a altura de um teto da blazer.. ainda falta muito... e se tiver dúvidas... te convido para dar uma volta na minha... ela ficou 10 como o nome já diz....

denisrs
23/01/2009, 18:34
Pessoal,

Estou postando nesse tópico, pq já foi muito discutido aqui o assunto da suspenção da S10 e não encontrei nada sobre a minha dúvida.

Bom eu tenho uma, 2000, que faz um barulho (rangido, tipo cama de mola antiga - nheco-nheco) na traseira, mesmo parada quando mexo, levei nuns mecânicos aqui de Porto Alegre e ninguém me deu uma solução para o caso. Analisando o caso, me parece que é as borrachas que ficam entrem as molas.
Pergunta: aquilo se lubrifica com alguma coisa?

Ou seria os amortecedores? um dos mecânicos disse que estam bons, mas já não tenho certeza.

ah não dá barulho quando estou andando acima de uns 40km/h.

Bianor
23/01/2009, 19:54
Prezado se procurar um bom mecanico que mexa com feixe de molas, faça o desmonte dos dois provavelmente vai precisar trocar as buchas que ficam nas extremidades do feixe e os encostos plasticos das molas do feixe.
Não tem nada de sofisticado ou dificil.
Graxa, cuspe, etc é apelação de quem não sabe.
Veja este tópico que postei http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=2649&postdays=0&postorder=asc&start=15
Sds

MARCELO.LAGE
02/02/2009, 13:03
Alô gente!!

Sou novo aqui e preciso de ajuda, tenho uma S10 Cab Dupla com 85.000 KM, e a suspensão dianteira está muito baixa, estava lendo sobre o assunto e como faz a regulagem . coloquei recente 04 pneus 225.75.15 DESTINICION FIRESTONE que custou aqui no CARREFOUR R$ 300,00, O 235 CUSTA R$ 399,00.
Gostaria de saber se alguém sabe a altura certa do veículo em relação ao chão para regulagem no tal parafuso da barra de torsão.
Acho também que a traseira tá um pouquinho baixa o que fazer também.

Obrigado

Marcelo-HPE
02/02/2009, 15:31
Amigo a altura certa eu não sei .mas isso é só vc comparar com outra S-10 , não é difícil .
Agora depois de ajustar a barra de torção . é primordial que vc verifique o alinhamento e a cambagem que tendem a sair das medidas durante o ajuste da barra .
para elevar a suspenção traseira . acho que vc deverá colocar outras duas lâminas de mola no feixe .
abs.

danilo_ts
19/03/2009, 16:43
Olá sou novo no fórum, e segui algumas dicas para não postar tópicos repetidos.
Queria saber mais sobre SuspensionLift na s10, foi quando encontrei este tópico!
Li o tópico desde o início, e queria agradecer a ajuda de vocês aos novatos como eu :-D!
Sobre a s10, meu pai tem uma ano 99 e nunca achei o carro tão ruim como alguns de vocês falam, pelo contrário, ele está à 2 anos com a gente e nunca nos deixou na mão. Ele só é usado para viagens e passeios na areia, e até agora não tivemos o que reclamar do carro.
Sobre o Lift acho que o melhor na s10 é levantar 1,5" na barra de torção dianteira e, como já foi dito, fazer jumelos 3" maiores, o que na minha opinião não prejudicaria tanto na estabilidade.
Sobre acrescentar molas na traseira, não adianta pois a s10 é SPUA, as molas não vão interferir na altura.

Adriano da c Siqueira
14/09/2009, 11:08
O ideal para levantar uma S10 na traseira.. sem perder a estabilidade e sem mexer nos feixes.. é simplesmente inverter o diferencial.. ou seja as molas passam por baixo do diferencial... é so fazer um "barquinho" (aquela peça soldada no diferencial para prender o feixe de mola) sendo assim.. a S10 vai subir uns 16cm... certas pessoas dizer que sobe muito.. mas se vc for comparar com umas blazer.. verá que para que a caçambe atinja a altura de um teto da blazer.. ainda falta muito... e se tiver dúvidas... te convido para dar uma volta na minha... ela ficou 10 como o nome já diz....
Pessoal. to pensando em levantar a traseira da S10, colocando o feixe de molas em cima do eixo do diferencial. Sera q vai ter a mesma proporção de altura com a dianteira pois ela e limitada pelo batente da balança superior.
Se alguem ja inverteu o feixes de mola , me envia as fotos.e mais detalhes.. obrigado

ROHDE
02/02/2011, 23:14
amigos, eu tenho uma Blazer DLX 2.8, 4x4, ano emodelo 2002 e ela está com a suspensão bem "passarinheira"...queria uma dica se colocando amortecedores a gás ou especiais melhoraria bastante a estabilidade? qual marca colocar na traseira e na dianteira?

ROHDE
02/02/2011, 23:38
amigos, Ola! Tenho uma Blazer DLX 4x4 2.8 ano e modelo 2002...creio que os freios são ABS nas quatro rodas...andei experiementando umas Blazer com ABS apenas em duas rodas e pude constatar que a frenagem era melhor que as que possuem nas quatro rodas...no momento estou meio "apovarado" com a frenagem da minha Blazer...simplesmente ela custa a parar...na primeira frenada a gente vai com o pedal até a lata e depois tem que pedalar umas três a quatro vezes para o ABS pegar...mesmo assim, considero impossível parar numa distância razoável...levei em dois mecânicos...um deles me diz que o sistema ABS da Blazer é assim mesmo e não tem muito o que fazer...outro me sugeriu que troque o hidrovácuo(posto que alega que uma peça que segue na frente do hidrovácuo teria vazado o líquido para dentro do hidrovácuo(um preção!), comprometendo o sistema)...se não der certo quer ir mexendo em checar o ABS em aparelho etc....Alguém saberia me dizer o que poderia solucionar meu problema de freios da Blazer? como fazer para que a frenagem fique satisfatória

mauriciocsf
20/10/2013, 21:15
Essa mudança no ângulo poderia num caso extremo aumentar o desgaste da cruzeta e ou no máximo aumentar a vibração do eixo cardam. Mas não numa S10 aumentando a suspensão pra compensar o peso do cilindro de gás, principalmente se for uma estendida ou CD em que o eixo está mais distante da caixa.
Por exemplo, a experiência que tive com jumelos foi a seguinte:
Fizemos os jumelos 3” maiores e conseguimos subir 1,5” na suspensão traseira da S10. Isso praticamente não mudou ou mudou muito pouco o ângulo do pião porque não percebemos nenhuma vibração.
Já na Cherokee Sport que tem um eixo cardam curto vibrou, alem do jumelo 3” maior fui obrigado a abaixar o suporte da caixa em 1” pra voltar ao nível de vibração anterior.


Pedindo licença ao Wallace por utilizar um texto do site dele:

Sigma - Artigos: Jumelos Grandes - por Wallace M. Jr.

Jumelos Grandes - Volta Muitos usam Jumelos Grandes sem saber qual(is) a(s) sua(s) desvantagens...

O problema é geométrico...

A função do jumelo é permitir que o feixe altere seu tamanho entre os pontos de fixação.
Com jumelo maior o feixe vai trabalhar na posição errada e com os pontos de fixação do feixe em alturas diferentes... ai o que acontece... para o mesmo deslocamento do feixe o curso vertical vai ser menor (e o horizontal maior)... tente imaginar ou desenhar uma suspensão com jumelo realmente grande... algo 50 a 100 cm (isso mesmo 1 metrinho...) fica mais fácil de entender...
Quer um exemplo radical... e se o jumelo for tão grande que o feixe fique em pé (90 graus da posição original)... o que acontece... o feixe pode trabalhar muito que praticamente a suspensão não trabalha na vertical... só na horizontal...

O problema é a torção...

Um Jumelo Grande pode permitir uma torção do feixe que um Jumelo menor não permite...com inúmeras conseqüências...
Isso deixa o eixo mais "bobo" lateralmente.
Força o pino ou parafuso de fixação da outra extremidade.
Quebra do feixe por torção... etc...

Wallace M.Jr.
Engenheiro Mecânico Automobilístico e praticante de fora de estrada
descupem ressuscitar o topico, mas referente a nova s10 a suspensao é mais firme que a antiga de acordo com um mecanico, a traseira é dura porem mais macia que a da hilux por exemplo. tenho o interesse de deixa-la mais dura, e penso em adicionar mais uma lamina no feixe que é de 2 estagios, 3 laminas no primeiro e 2 de carga. quero colocar essa lamina extra junto com as 3 laminas, pra endurecer com a picape vazia. pergunto, terei esses problemas citados acima ou mesmo outros? nao pretendo trocar nem alterar nada, so mesmo adicionar a lamina

Acreano
22/10/2013, 19:15
descupem ressuscitar o topico, mas referente a nova s10 a suspensao é mais firme que a antiga de acordo com um mecanico, a traseira é dura porem mais macia que a da hilux por exemplo. tenho o interesse de deixa-la mais dura, e penso em adicionar mais uma lamina no feixe que é de 2 estagios, 3 laminas no primeiro e 2 de carga. quero colocar essa lamina extra junto com as 3 laminas, pra endurecer com a picape vazia. pergunto, terei esses problemas citados acima ou mesmo outros? nao pretendo trocar nem alterar nada, so mesmo adicionar a lamina

Feixes de Mola Traseiro - Segunda Parte
Para se fazer algo padrão, que possa melhorar o seu veiculo existem duas opções.
Adicionar uma lâmina ao feixe.
Este procedimento eleva o veículo.
O feixe recebera a soma de mais uma lamina. Logo, a suspensão ficará mais firme. O que pode significar baixa
adaptabilidade a terrenos acidentados.
A capacidade de assimilar os desníveis do solo cai na mesma proporção em que aumentamos a dureza das molas.
Outro detalhe deste sistema, é mão de obra dispensada.
Exigindo a desmontagem do conjunto, troca do pino de centro e em alguns casos a troca dos grampos.
Por último, você tambem pode Inserir blocos entre o eixo e o feixe de molas.
Os blocos elevam o veículo e mantém a carga original do conjunto de molas.
Uma solução rápida na hora da montagem.
Estas peças podem conter o alojamento do grampo de mola.
Assim evitando a desmontagem do grupo todo.
Este técnica necessita de novos grampos para trabalhar.
Ha apenas que analizar o seu uso em projetos acima de 4”, o que pode gerar torção sobre o proprio eixo.
Sandro Adams

Lincoln Moro
27/10/2013, 20:56
Tem como deixar a S-10 um pouco mais alta (com pneus maiores) para poder andar melhor em estradas de terra mas sem perder estabilidade e conforto?

edwint
04/06/2016, 11:06
Ressucitando o tópico, onde posso encontrar as bolsas de ar para pick up a um bom preço?


Obrigado

joaoborges
19/09/2016, 22:42
boa noite amigo sou novo por aqui possua uma s-10 2003 4x4 voce falou que levantou a traseira e ficou 10 e como fez com a dianteira para levantar?

joaoborges
18/10/2016, 20:27
Boa noite sou novo por aqui como você fez para levantar a frente?E os pneu você mudou?

joaoborges
18/10/2016, 20:32
O ideal para levantar uma S10 na traseira.. sem perder a estabilidade e sem mexer nos feixes.. é simplesmente inverter o diferencial.. ou seja as molas passam por baixo do diferencial... é so fazer um "barquinho" (aquela peça soldada no diferencial para prender o feixe de mola) sendo assim.. a S10 vai subir uns 16cm... certas pessoas dizer que sobe muito.. mas se vc for comparar com umas blazer.. verá que para que a caçambe atinja a altura de um teto da blazer.. ainda falta muito... e se tiver dúvidas... te convido para dar uma volta na minha... ela ficou 10 como o nome já diz....


Boa noite Tofoto como fez com a dianteira para levantar?Os pneus permaneceram os mesmos?Desculpe caso esteja fazendo a pergunta errada.