PDA

Ver Versão Completa : Problema:CILINDRO MESTRE DO FREIO DA RANGER...

timm
18/12/2008, 20:33
:-| Pessoal,me encontro com um problema no Cilindro mestre do freio de minha Ranger Diesel motor 2.5 ano 2000, procuro o reparo em minha região e ninguém o possui,o máximo que conseguem é o cilindro inteiro,mas somente original,que é uma fortuna, solicito auxílio no sentido de conseguir o mais rápido possível o reparo,pois o fluído de freio está vazando bastante... Muito Obrigado!

Timm
São Lourenço do Sul - RS

Walter L. L. Casitta
18/12/2008, 22:40
:-| Pessoal,me encontro com um problema no Cilindro mestre do freio de minha Ranger Diesel motor 2.5 ano 2000, procuro o reparo em minha região e ninguém o possui,o máximo que conseguem é o cilindro inteiro,mas somente original,que é uma fortuna, solicito auxílio no sentido de conseguir o mais rápido possível o reparo,pois o fluído de freio está vazando bastante... Muito Obrigado!

Custa R$90,00 na autorizada mais próxima...

timm
19/12/2008, 09:49
Walter, Obrigado pela informação,mas todas as autorizadas de minha região não possuem o reparo e nem o cilindro... Vou ter que procurar em autorizadas de outro Estado pois nem em Porto Alegre tem o reparo... Um Abraço!

Walter L. L. Casitta
19/12/2008, 10:10
Walter, Obrigado pela informação,mas todas as autorizadas de minha região não possuem o reparo e nem o cilindro... Vou ter que procurar em autorizadas de outro Estado pois nem em Porto Alegre tem o reparo... Um Abraço!

Você pode encomendar em qualquer concessionária. As concessionárias não mantém todas as peças em estoque, mas podem fazer o pedido na fábrica. O compromisso da Ford é de entregar em 5 dias úteis.

cbridi
19/12/2008, 10:52
Timm,

Como o Walter citou, encomende na concessionária. Já fiz isso na Copagra em POA e levou 3 dias. Se você for PJ, na Copagra, consegue desconto de 35% em todas as peças.

[]'s sem comissão...

Raposo
14/01/2009, 14:49
Prezados,
Vinha eu pela Via Lagos (RJ 124) sentido Cabo Frio - Rio de Janeiro e, ao acionar o freio num congestionamento, percebi que o pedal baixou mais do que o normal. Ato contínuo, a luz do "ABS" e do freio ("Brake") acenderam. Parei no primeiro posto; porém, não constatei vazamentos ou irregularidades no sistema de frenagem. Chegando ao Rio, em inspeção mais minuciosa e juntamente com um mecânico cheguei ao diagnóstico: cilindro mestre. Comprei a peça, mais dois frascos de fluído Varga DOT 4 e levei para a troca. O cilindro foi R$ 480,00 (original FORD), mão de obra R$ 70,00. Aproveitei para sangrar o sistema. Serviço executado, saí feliz da vida em direção ao lar. E, aí? O pedal continua baixando até que as luzes acendam :parede::parede:, ou seja, continua a mesma coisa. Adianto que não há vazamentos. A única coisa que me vem em mente é que as marchas, que estavam difíceis de engrenar (criei até tópico a respeito) agora estão normais. Será que o sistema de freio tem a ver com o sistema de embreagem? Haja vista que troquei a embreagem em outubro.:pensativo:
Aguardo ansioso a colaboração dos amigos.
Abraços.

Raposo
15/01/2009, 14:41
Pôxa! Pensei que meu conceito estava melhor entre os colegas. Estou quase sem freios e ninguém para dar uma dica. Sinceramente, não acredito que nenhum colega tenha passado pelo problema relatado. Será que ninguém manja de freios por aqui? :(
Abraços.

Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 15:35
Estranho a luz do ABS acender não? Problema poderia ser no ABS...

lucasam
15/01/2009, 16:57
A luz do abs acende com fluido baixo.
A minha ranger tem um vazamento mínimo e eu preciso completar o fluido a cada 2 meses.
Rodo até a luz do ABS ascender, completa o fluido e zera.

Raposo. Até onde eu sei não existe comunicação dos sistemas de freio e embreagem. Inclusive o sistema de reservatório é bem diferente, no freio é um reservatório comum, no sistema de embreagem é aquele reservatório com tampa de borracha para não entrar ar de jeito nenhum.
Sendo sistema fechado só posso acreditar em vazamento. Talvez naquelas mangueiras que acomplam nas pinças.

lucasam
15/01/2009, 17:02
Acabou de me ocorrer uma coisa. É um tiro longo mais vai la.
Será que o hidrovácuo não ta com algum selo estragado e está roubando esse fluido não?
Eu não conheco a parte interna dele, mas como é uma peça grande ele pode estar vazando esse óleo e depositando em alguma cavidade interna, vc não ve o vazamento porque o óleo ainda está dentro da peça.

rogeriomasih
15/01/2009, 17:09
Raposo,

o fluido está baixando?

tive um problema parecido, durante uma viagem, e o problema havia sido no sistema dentro da roda traseira. Não havia vazamento, apenas uma peça que havia soltado.

sergiomfff
16/01/2009, 10:39
Caro Raposo,
O pedal de freio baixando pode ser ocasionado por:
Defeito no cil. mestre - já trocado.
Defeito no cil. rodas traseiras - ocorreria vaz. fluido.
Defeito no cil. das pinças - ocorreria vaz. fluido.
Mangotes danificados - ocorreria vaz. fluido.
Conduítes danificados - ocorreria vaz. fluido.
Lonas de freio gastas somadas a alguma anormalidade no sistema de ajuste automático.
Vazamento de fluido para dentro da cuíca é descartado pois vc trocou o cil. mestre.
Qdo bomba o pedal sobe normal ou fica esponjoso?
O freio de estacionamento ta ok?
Abs.

Erivelton Mota Lima
10/05/2017, 09:40
Prezados,
Vinha eu pela Via Lagos (RJ 124) sentido Cabo Frio - Rio de Janeiro e, ao acionar o freio num congestionamento, percebi que o pedal baixou mais do que o normal. Ato contínuo, a luz do "ABS" e do freio ("Brake") acenderam. Parei no primeiro posto; porém, não constatei vazamentos ou irregularidades no sistema de frenagem. Chegando ao Rio, em inspeção mais minuciosa e juntamente com um mecânico cheguei ao diagnóstico: cilindro mestre. Comprei a peça, mais dois frascos de fluído Varga DOT 4 e levei para a troca. O cilindro foi R$ 480,00 (original FORD), mão de obra R$ 70,00. Aproveitei para sangrar o sistema. Serviço executado, saí feliz da vida em direção ao lar. E, aí? O pedal continua baixando até que as luzes acendam :parede::parede:, ou seja, continua a mesma coisa. Adianto que não há vazamentos. A única coisa que me vem em mente é que as marchas, que estavam difíceis de engrenar (criei até tópico a respeito) agora estão normais. Será que o sistema de freio tem a ver com o sistema de embreagem? Haja vista que troquei a embreagem em outubro.:pensativo:
Aguardo ansioso a colaboração dos amigos.
Abraços.

Entao estou com o mesmo problema se possivel uma ajuda
Ford Ranger 2001 xl 4x2 diesel

rafaellp
27/07/2019, 23:35
Alguem descobriu como resolver esse problema?

Tenho uma ranger 2.8 powerstroke ano 2002 4x2 que apresenta esse mesmo problema

Fabiano Inamonico
28/02/2020, 00:03
Olá, boa noite.
Cilindro mestre da minha Ranger está vazando óleo, onde junta com o hidrovacuo. Escorrendo pelo hidrovacuo e pingando no chão. Estou há horas procurando um catálogo de peças para ver o código certinho. Achei vários catálogos, porém nenhum deles tem a seção rodas e freios. No Mercado Livre vende para C/ ABS e S/ ABS. Não entendi a diferença entre as peças, pois parecem ser as mesmas (por isso preciso do catálogo, para não comprar nada errado). Aliás, é possível trocar reparos do cilindro mestre? Alguém já teve problemas com essa peça? Desde já agradeço.
Ranger 2000/01, CD, 2.5, Diesel, 4x4, ABS.

MarcBed
02/03/2020, 19:22
Depois de andar 7.000 km sem problemas e a viatura passar por uma retífica de motor fui sair com a mesma e o pedal do freio passou a endurecer, fazia um barulho de ar vazando (shhh,shhh,shhh) e o freio virou um freio de carroça, sem qualquer auxílio hidráulico. Levei ao mecânico que me disse que o servo-freio não costumava dar problema (eu diria que era ele, já que o som de ar escapando parece que vinha dessa peça). Disse que provavelmente era a bomba de vácuo que é acoplada ao motor. A retirou, testou no vacuômetro e disse que não tinha pressão alguma (estranho, pois por 7.000 km não apresentara nenhum sinal de mal funcionamento). Depois de muito tempo procurando a original fornecida para a Ford e não encontrar, comprei uma bomba usada, que o mecânico disse ter testado e apresentou cerca 300 psi ou bar (não tenho certeza da medida), quando na realidade teria que apresentar 700 psi de pressão. Me pediu então que tentássemos trocar o servo-freio. Comprei o par da bomba usada, no mesmo desmanche, do mesmo veículo que retiraram a bomba de vácuo, aparentemente em estado de novo. Colocado, o freio não forneceu pressão suficiente. Encontrei, então, um bomba de vácuo MWM, com desenho externo diferente do fornecido para a Ford Argentina, mas segundo o vendedor, se tratava da mesma peça, de fabricação nacional e encaixou perfeitamente. Preço 1.300 . Novamente o mecânico disse que apresentou 600 psi de pressão (cerca de 15% da pressão esperada para uma bomba nova) e que não garantia o serviço. Agora fico entre comprar um servo-freio novo da Bosch (800 reais), colocar e, se não der certo, continuar com o problema ou tentar alguma outra solução. Nesse caso, como os colegas agiriam ? O freio está dando para andar, mas não está confiável. Quando escuto um pequeno vazamento de ar já noto que o pedal endureceu e que a eficiência do freio diminuiu. Só viajei por trechos menores que 100 km, mas não confiaria numa viagem longa. Alguém sabe confirmar se a pressão da bomba de vácuo original do motor 3.0 powerstroke eletronic diesel 4x4
é mesmo 700 psi ? Não achei essa informação em nenhum lugar até agora. Acham que há possibilidade do defeito em algum dos 4 freios estar influenciando na bomba/servo freio e não ao contrário ?

MarcBed
02/03/2020, 21:31
Em tempo: no manual de motores NGD 3.0 E da MWM consta que a bomba de vácuo da Ranger é a VAPEC 195 (um, nove, cinco) da Luk, ocorre que procurando na internet não encontrei qualquer referência a essa bomba, apenas encontrei no exterior, a bomba Vapec/Luk 19S (um, nove, esse), que parece que equiparam a Toyota RAV 4 e a Mercedes. Alguém sabe dizer se a luk forneceu essa bomba para o motor 3.0 vendido no Brasil, em algum ano ? Pelas imagens da internet é exatamente igual à da Ranger 2011 fabricada na argentina pela MWM.

RicardoFLN
03/03/2020, 10:54
Parceiro,
Primeiro, o sistema de freio é de acionamento hidráulico com auxílio do vácuo!:concordo:
Segundo, devem estar fazendo confusão, pois uma bomba de vácuo, logicamente, fornece vácuo, e no planeta Terra o máximo vácuo fisicamente possível é de 1 ATM (ou 1 bar, ou 14,5 PSI). Ou esse mecânico não tem de fato um vacuômetro, ou ele não sabe ler a escala! De qualquer forma o vácuo fornecido por essas bombas é menor que 1 ATM.
Essa tua bomba de vácuo fornece depressão somente para o servo-freio ou tem alguma derivação para suprir de vácuo o sistema de comportas do sistema de ventilação da cabine, assim como nas 2.5 e 2.8? Caso tenha derivação, a primeira coisa é ir atrás dessa entrada de ar falso e achar onde ela está, ao invés de sair trocando peças sem saber a origem do problema. E te digo mais, se voltou da retífica, tem tudo pra ser entrada de ar na linha de vácuo em alguma conexão ou mangueira....os caras montam as coisas que nem a cara deles!!!

Sds.

animalam
12/04/2021, 16:23
Tenho a mm dúvida do colega acima, sobre a diferença entre os cilindros de freio da ranger com ou sem ABS.
Parecem ser a mm peça

vou arriscar no + barato
...
(...EDITADO...)