Ver Versão Completa : Problema:CILINDRO MESTRE DO FREIO DA RANGER...
:-| Pessoal,me encontro com um problema no Cilindro mestre do freio de minha Ranger Diesel motor 2.5 ano 2000, procuro o reparo em minha região e ninguém o possui,o máximo que conseguem é o cilindro inteiro,mas somente original,que é uma fortuna, solicito auxílio no sentido de conseguir o mais rápido possível o reparo,pois o fluído de freio está vazando bastante... Muito Obrigado!
Timm
São Lourenço do Sul - RS
Walter L. L. Casitta
18/12/2008, 22:40
:-| Pessoal,me encontro com um problema no Cilindro mestre do freio de minha Ranger Diesel motor 2.5 ano 2000, procuro o reparo em minha região e ninguém o possui,o máximo que conseguem é o cilindro inteiro,mas somente original,que é uma fortuna, solicito auxílio no sentido de conseguir o mais rápido possível o reparo,pois o fluído de freio está vazando bastante... Muito Obrigado!
Custa R$90,00 na autorizada mais próxima...
Walter, Obrigado pela informação,mas todas as autorizadas de minha região não possuem o reparo e nem o cilindro... Vou ter que procurar em autorizadas de outro Estado pois nem em Porto Alegre tem o reparo... Um Abraço!
Walter L. L. Casitta
19/12/2008, 10:10
Walter, Obrigado pela informação,mas todas as autorizadas de minha região não possuem o reparo e nem o cilindro... Vou ter que procurar em autorizadas de outro Estado pois nem em Porto Alegre tem o reparo... Um Abraço!
Você pode encomendar em qualquer concessionária. As concessionárias não mantém todas as peças em estoque, mas podem fazer o pedido na fábrica. O compromisso da Ford é de entregar em 5 dias úteis.
Timm,
Como o Walter citou, encomende na concessionária. Já fiz isso na Copagra em POA e levou 3 dias. Se você for PJ, na Copagra, consegue desconto de 35% em todas as peças.
[]'s sem comissão...
Prezados,
Vinha eu pela Via Lagos (RJ 124) sentido Cabo Frio - Rio de Janeiro e, ao acionar o freio num congestionamento, percebi que o pedal baixou mais do que o normal. Ato contínuo, a luz do "ABS" e do freio ("Brake") acenderam. Parei no primeiro posto; porém, não constatei vazamentos ou irregularidades no sistema de frenagem. Chegando ao Rio, em inspeção mais minuciosa e juntamente com um mecânico cheguei ao diagnóstico: cilindro mestre. Comprei a peça, mais dois frascos de fluído Varga DOT 4 e levei para a troca. O cilindro foi R$ 480,00 (original FORD), mão de obra R$ 70,00. Aproveitei para sangrar o sistema. Serviço executado, saí feliz da vida em direção ao lar. E, aí? O pedal continua baixando até que as luzes acendam :parede::parede:, ou seja, continua a mesma coisa. Adianto que não há vazamentos. A única coisa que me vem em mente é que as marchas, que estavam difíceis de engrenar (criei até tópico a respeito) agora estão normais. Será que o sistema de freio tem a ver com o sistema de embreagem? Haja vista que troquei a embreagem em outubro.:pensativo:
Aguardo ansioso a colaboração dos amigos.
Abraços.
Pôxa! Pensei que meu conceito estava melhor entre os colegas. Estou quase sem freios e ninguém para dar uma dica. Sinceramente, não acredito que nenhum colega tenha passado pelo problema relatado. Será que ninguém manja de freios por aqui? :(
Abraços.
Walter L. L. Casitta
15/01/2009, 15:35
Estranho a luz do ABS acender não? Problema poderia ser no ABS...
A luz do abs acende com fluido baixo.
A minha ranger tem um vazamento mínimo e eu preciso completar o fluido a cada 2 meses.
Rodo até a luz do ABS ascender, completa o fluido e zera.
Raposo. Até onde eu sei não existe comunicação dos sistemas de freio e embreagem. Inclusive o sistema de reservatório é bem diferente, no freio é um reservatório comum, no sistema de embreagem é aquele reservatório com tampa de borracha para não entrar ar de jeito nenhum.
Sendo sistema fechado só posso acreditar em vazamento. Talvez naquelas mangueiras que acomplam nas pinças.
Acabou de me ocorrer uma coisa. É um tiro longo mais vai la.
Será que o hidrovácuo não ta com algum selo estragado e está roubando esse fluido não?
Eu não conheco a parte interna dele, mas como é uma peça grande ele pode estar vazando esse óleo e depositando em alguma cavidade interna, vc não ve o vazamento porque o óleo ainda está dentro da peça.
rogeriomasih
15/01/2009, 17:09
Raposo,
o fluido está baixando?
tive um problema parecido, durante uma viagem, e o problema havia sido no sistema dentro da roda traseira. Não havia vazamento, apenas uma peça que havia soltado.
sergiomfff
16/01/2009, 10:39
Caro Raposo,
O pedal de freio baixando pode ser ocasionado por:
Defeito no cil. mestre - já trocado.
Defeito no cil. rodas traseiras - ocorreria vaz. fluido.
Defeito no cil. das pinças - ocorreria vaz. fluido.
Mangotes danificados - ocorreria vaz. fluido.
Conduítes danificados - ocorreria vaz. fluido.
Lonas de freio gastas somadas a alguma anormalidade no sistema de ajuste automático.
Vazamento de fluido para dentro da cuíca é descartado pois vc trocou o cil. mestre.
Qdo bomba o pedal sobe normal ou fica esponjoso?
O freio de estacionamento ta ok?
Abs.
Erivelton Mota Lima
10/05/2017, 09:40
Prezados,
Vinha eu pela Via Lagos (RJ 124) sentido Cabo Frio - Rio de Janeiro e, ao acionar o freio num congestionamento, percebi que o pedal baixou mais do que o normal. Ato contínuo, a luz do "ABS" e do freio ("Brake") acenderam. Parei no primeiro posto; porém, não constatei vazamentos ou irregularidades no sistema de frenagem. Chegando ao Rio, em inspeção mais minuciosa e juntamente com um mecânico cheguei ao diagnóstico: cilindro mestre. Comprei a peça, mais dois frascos de fluído Varga DOT 4 e levei para a troca. O cilindro foi R$ 480,00 (original FORD), mão de obra R$ 70,00. Aproveitei para sangrar o sistema. Serviço executado, saí feliz da vida em direção ao lar. E, aí? O pedal continua baixando até que as luzes acendam :parede::parede:, ou seja, continua a mesma coisa. Adianto que não há vazamentos. A única coisa que me vem em mente é que as marchas, que estavam difíceis de engrenar (criei até tópico a respeito) agora estão normais. Será que o sistema de freio tem a ver com o sistema de embreagem? Haja vista que troquei a embreagem em outubro.:pensativo:
Aguardo ansioso a colaboração dos amigos.
Abraços.
Entao estou com o mesmo problema se possivel uma ajuda
Ford Ranger 2001 xl 4x2 diesel
rafaellp
27/07/2019, 23:35
Alguem descobriu como resolver esse problema?
Tenho uma ranger 2.8 powerstroke ano 2002 4x2 que apresenta esse mesmo problema
Fabiano Inamonico
28/02/2020, 00:03
Olá, boa noite.
Cilindro mestre da minha Ranger está vazando óleo, onde junta com o hidrovacuo. Escorrendo pelo hidrovacuo e pingando no chão. Estou há horas procurando um catálogo de peças para ver o código certinho. Achei vários catálogos, porém nenhum deles tem a seção rodas e freios. No Mercado Livre vende para C/ ABS e S/ ABS. Não entendi a diferença entre as peças, pois parecem ser as mesmas (por isso preciso do catálogo, para não comprar nada errado). Aliás, é possível trocar reparos do cilindro mestre? Alguém já teve problemas com essa peça? Desde já agradeço.
Ranger 2000/01, CD, 2.5, Diesel, 4x4, ABS.
Depois de andar 7.000 km sem problemas e a viatura passar por uma retífica de motor fui sair com a mesma e o pedal do freio passou a endurecer, fazia um barulho de ar vazando (shhh,shhh,shhh) e o freio virou um freio de carroça, sem qualquer auxílio hidráulico. Levei ao mecânico que me disse que o servo-freio não costumava dar problema (eu diria que era ele, já que o som de ar escapando parece que vinha dessa peça). Disse que provavelmente era a bomba de vácuo que é acoplada ao motor. A retirou, testou no vacuômetro e disse que não tinha pressão alguma (estranho, pois por 7.000 km não apresentara nenhum sinal de mal funcionamento). Depois de muito tempo procurando a original fornecida para a Ford e não encontrar, comprei uma bomba usada, que o mecânico disse ter testado e apresentou cerca 300 psi ou bar (não tenho certeza da medida), quando na realidade teria que apresentar 700 psi de pressão. Me pediu então que tentássemos trocar o servo-freio. Comprei o par da bomba usada, no mesmo desmanche, do mesmo veículo que retiraram a bomba de vácuo, aparentemente em estado de novo. Colocado, o freio não forneceu pressão suficiente. Encontrei, então, um bomba de vácuo MWM, com desenho externo diferente do fornecido para a Ford Argentina, mas segundo o vendedor, se tratava da mesma peça, de fabricação nacional e encaixou perfeitamente. Preço 1.300 . Novamente o mecânico disse que apresentou 600 psi de pressão (cerca de 15% da pressão esperada para uma bomba nova) e que não garantia o serviço. Agora fico entre comprar um servo-freio novo da Bosch (800 reais), colocar e, se não der certo, continuar com o problema ou tentar alguma outra solução. Nesse caso, como os colegas agiriam ? O freio está dando para andar, mas não está confiável. Quando escuto um pequeno vazamento de ar já noto que o pedal endureceu e que a eficiência do freio diminuiu. Só viajei por trechos menores que 100 km, mas não confiaria numa viagem longa. Alguém sabe confirmar se a pressão da bomba de vácuo original do motor 3.0 powerstroke eletronic diesel 4x4
é mesmo 700 psi ? Não achei essa informação em nenhum lugar até agora. Acham que há possibilidade do defeito em algum dos 4 freios estar influenciando na bomba/servo freio e não ao contrário ?
Em tempo: no manual de motores NGD 3.0 E da MWM consta que a bomba de vácuo da Ranger é a VAPEC 195 (um, nove, cinco) da Luk, ocorre que procurando na internet não encontrei qualquer referência a essa bomba, apenas encontrei no exterior, a bomba Vapec/Luk 19S (um, nove, esse), que parece que equiparam a Toyota RAV 4 e a Mercedes. Alguém sabe dizer se a luk forneceu essa bomba para o motor 3.0 vendido no Brasil, em algum ano ? Pelas imagens da internet é exatamente igual à da Ranger 2011 fabricada na argentina pela MWM.
RicardoFLN
03/03/2020, 10:54
Parceiro,
Primeiro, o sistema de freio é de acionamento hidráulico com auxílio do vácuo!:concordo:
Segundo, devem estar fazendo confusão, pois uma bomba de vácuo, logicamente, fornece vácuo, e no planeta Terra o máximo vácuo fisicamente possível é de 1 ATM (ou 1 bar, ou 14,5 PSI). Ou esse mecânico não tem de fato um vacuômetro, ou ele não sabe ler a escala! De qualquer forma o vácuo fornecido por essas bombas é menor que 1 ATM.
Essa tua bomba de vácuo fornece depressão somente para o servo-freio ou tem alguma derivação para suprir de vácuo o sistema de comportas do sistema de ventilação da cabine, assim como nas 2.5 e 2.8? Caso tenha derivação, a primeira coisa é ir atrás dessa entrada de ar falso e achar onde ela está, ao invés de sair trocando peças sem saber a origem do problema. E te digo mais, se voltou da retífica, tem tudo pra ser entrada de ar na linha de vácuo em alguma conexão ou mangueira....os caras montam as coisas que nem a cara deles!!!
Sds.
animalam
12/04/2021, 16:23
Tenho a mm dúvida do colega acima, sobre a diferença entre os cilindros de freio da ranger com ou sem ABS.
Parecem ser a mm peça
vou arriscar no + barato
...
(...EDITADO...)