PDA

Ver Versão Completa : Duas Baterias No Troller Tdi

BADIA
18/12/2008, 09:00
All, preparando o Trolha para a Transamazônica em fevereiro/09, pensei em instalar mais uma bateria de apoio em função do guincho elétrico.
No Engesa tinha esse sistema e funcionava muito bem.
Alguém já instalou em Troller ? Não acho espaço, alguma dica?
Abração,
Badia

Pavani
18/12/2008, 09:35
Badia,

Tudo na paz?

Parceiro vou te dar minha opinião sincera sobre.... Acho besteira duas baterias, compre uma bateria boa e seja feliz! Estou usando e testando uma bateria da Optima que é a melhor coisa que fiz, custa caro mas acho que vale o investimento....

Ao invés de comprar mais uma, compre um que seja a melhor. Semana passada em um levantamento de trilha eu estava com pouco diesel e entrei em uma erosão, por incríve que pareça o pescador do tanque não pegou diesel, tiver que terminar essa subida no guincho com o carro desligado, após o teste fiz a sangria no sistema e ele pegou na boa!

Eu indico!

Um abraço!

Pavani

abreu
18/12/2008, 12:52
Besteira nao eh nem de longe...
Para um guincho eletrico que vai ser usado severamente, 2 baterias eh praticamente necessario...

Eu ja usei muito 2 baterias mas nao foi no Troller, nem mesmo para o guincho.
Foi para som automotivo mesmo...

A melhor opcao seria instalar ela na mala, no canto...
Mas faca uma caixa de fibra para bota-la dentro, pois com o balancar do carro e o uso severo do guincho, algumas vezes ela pode vazar solucao, mesmo sendo uma bateria selada. Tive esse problema 2 vezes, em um das vezes pingou o fluido em um dos amplificadores e corroeu a sua carcaca!

Uma vez instalada, puxe um cabo grosso da bateria original para a auxiliar, com no minimo 21mm (eu usava 35mm).
Faca um bom aterramento no chassi para a bateria auxliar e ta pronto o servico.

Ps. Nos vemos na Amazonia! =D

RONIE_VALIM
22/12/2008, 19:24
Ola Abreu, uma dúvida:

O alternador vai carregar normal as duas baterias fazendo esta ligação?

Abraço!

guilhermekrug
23/12/2008, 07:16
No meu caso estou colocando guincho na traseira também então queria outra bateria lá.

Alguém já comprou aquele "separador" de duas baterias? Sabe se ele é pesado? exatamente quais são as vatagens?

Já fizemos a caixa de fibra lá atrás, mas queria saber se realmente preciso deste separador e se é viável trazer de fora...

Desculpe a ignorância mas como se aterra uma segunda bateria?

Pavani,
Onde comprou, quanto foi e quais as especificações desta bateria? Depois preciso comprar duas novas iguais para o cojunto ficar "bonito".....

Detalhe, se pesquisar tem muita informação de duas baterias neste forum...

Pavani
23/12/2008, 15:41
Abreu, é besteira sim!

Se pensarmos dessa maniera para termos um som legal teríamos de colocar 10 caixas de som, sendo que hoje vc consegue uma dupla de caixas com a mesma potência e qualidade... Isso serve EXATAMENTE nas baterias!

Acho que o principal é ter uma bateria que possa confiar, semana passada tive um problema em uma trilha, por falta de diesel (sim, isso mesmo!) estava na reserva e eu entrei em uma erosão e o pescador do diesel não conseguia pegar o diesel.... Conclusão, o Troller morreu e eu terminei de subir a erosão no guincho com o carro desligado, cerca de 50m aproximadamente.... Fiz a sangria no sistema e ele pegou na hora! Uma bateria normal faria isso?

Vazamentos não existem com a bateria da Optima, afinal ela é seca! Se quiser funciona de ponta cabeça sem problemas....

Krug, passo o caminho das pedras ano que vem, pois estou sem o contato do cara agora.... OK?

Um abraço!

Pavani

Marco Aurélio R Guimarães
28/12/2008, 01:21
Ô Pavani!!!
Baterias Optima é no Armazém! ahahahah!
Gente, pode parecer até besteira mesmo, mas instalei duas Optimas na minha Land. Fiz para não me preocupar, principalmente em expedições, com o uso de equipamentos acessórios. Geladeira, luzes, carregadores, compressor e claro, o próprio guincho. Toca tudo com uma bateria só? Até vai, mas com a preocupação de não acabar a carga. Coloquei um isolador de Warn, que bloqueia o uso de uma bateria quando a outra perdeu a carga ou, traduzindo em modos práticos, posso passar uma noite inteira acampando com a geladeira ligada que, pela manhã, vou ter a certeza que vou dar a partida no carro, e a água e a comida vão estar conservados e gelados e vou ter os faróis em boas condições e um dia interio de viagem pela frente para carregar a outra bateria. O motivo para fazer esta ginástica de baterias é um só: DESPREOCUPAÇÃO!
Abraço gente!

Pequeno jr
28/12/2008, 08:41
Colocar duas baterias destas normais q se tem no mercado é coisa do passado. Tbm já fiz isso em carros q tive por causa de som .. mas hj em dia .. existem baterias 4, 5, 8x mais fortes do que qualquer top moura da vida.

O problema é o preço e além da bateria, você deve realizar algumas alterações no alternador para que ele gerar a necessidade da nova bateria.

Elas sao mais caras, são ... mas nao precisam deste lance de duas baterias como faziamos no passado.

O Caso do Marco aurelio que esta com duas vejam o q ele escreveu... o cara tem geladeira, compressor e outras coisas.

heartland
28/12/2008, 10:04
Gosto muito da marca Heliar, mas agora que voces falaram dessa Optima fiquei interessado, sera que acho dessa bateria em Ribeirão Preto? Alguem compra por algum site que poderia me indicar?

28/12/2008, 22:14
Essas Optimas são muito antigas... E continuam boas. Há mais de 10 anos estava passeando com minha antiga e valente Bandeirante, dando uma espiadinha em pneus, quando milagrosamente me deparei com uma dessas para vender numa loja aqui em Curitiba. Como já me mantinha informado em revistas importadas, ví que estava diante de uma coisa rara que mesmo quem vendia não tinha conhecimento do patencial dela. Comprei e coloquei para tocar meu guincho na toyota. Me serviu por anos a fio e sempre bem.
Hoje em dia elas voltaram através de um importador e representante. Estão caríssimas, tanto que nem anunciamos no site do Armazém. Já achei aqui em CTBA em uma loja de som por R$ 1.050,00 e nosso preço não deve fugir disso. Até hoje só vendemos duas, para mim mesmo... :rolleyes:
Existem três tipos diferentes com potências diferentes. Se alguém tiver interesse entre em contato, mas já adianto que a coisa é salgada mesmo...
Abraços!

themoteo
28/12/2008, 23:22
Abreu, é besteira sim!

Se pensarmos dessa maniera para termos um som legal teríamos de colocar 10 caixas de som, sendo que hoje vc consegue uma dupla de caixas com a mesma potência e qualidade... Isso serve EXATAMENTE nas baterias!

Acho que o principal é ter uma bateria que possa confiar, semana passada tive um problema em uma trilha, por falta de diesel (sim, isso mesmo!) estava na reserva e eu entrei em uma erosão e o pescador do diesel não conseguia pegar o diesel.... Conclusão, o Troller morreu e eu terminei de subir a erosão no guincho com o carro desligado, cerca de 50m aproximadamente.... Fiz a sangria no sistema e ele pegou na hora! Uma bateria normal faria isso?

Vazamentos não existem com a bateria da Optima, afinal ela é seca! Se quiser funciona de ponta cabeça sem problemas....

Krug, passo o caminho das pedras ano que vem, pois estou sem o contato do cara agora.... OK?

Um abraço!

Pavani

Não acredito que seja uma besteira não Pavani. Uma bateria de 75Ah tem um CCA de cerca de 700A. Para você conseguir uma bateria de 1400A de CCA o preço vai ser muito superior ao de duas baterias.

Abraço

Themoteo

themoteo
28/12/2008, 23:31
No meu caso estou colocando guincho na traseira também então queria outra bateria lá.

Alguém já comprou aquele "separador" de duas baterias? Sabe se ele é pesado? exatamente quais são as vatagens?

Já fizemos a caixa de fibra lá atrás, mas queria saber se realmente preciso deste separador e se é viável trazer de fora...

Desculpe a ignorância mas como se aterra uma segunda bateria?

Pavani,
Onde comprou, quanto foi e quais as especificações desta bateria? Depois preciso comprar duas novas iguais para o cojunto ficar "bonito".....

Detalhe, se pesquisar tem muita informação de duas baterias neste forum...

Krug,

a principal função do separador é evitar que uma das baterias seja usada até seu esgotamento. Na prática, é como se você isolasse uma das baterias apenas para uma função, o som do carro ou o guincho, por exemplo. Você poderia usar até descarregar a bateria por completo, mas descarregaria apenas uma.

Ao ligar sem o separador, você tem a vantagem de somar a capacidade de fornecimento de corrente elétrica das duas baterias(ligação em paralelo), mas as duas serão usadas para tudo.

O alternador do troller é de 100A, a corrente de carga de uma bateria de 75Ah é de no máximo uns 20A e por um curto espaço de tempo porque ela diminue com a carga da bateria. Ou seja, o alternador do troller da conta da carga de duas baterias tranquilamente.

Eu uso duas baterias de 75Ah da Moura sem usar o separador e não tive problemas com isso.

Abraços

Themoteo

themoteo
28/12/2008, 23:50
Colocar duas baterias destas normais q se tem no mercado é coisa do passado. Tbm já fiz isso em carros q tive por causa de som .. mas hj em dia .. existem baterias 4, 5, 8x mais fortes do que qualquer top moura da vida.

O problema é o preço e além da bateria, você deve realizar algumas alterações no alternador para que ele gerar a necessidade da nova bateria.

Elas sao mais caras, são ... mas nao precisam deste lance de duas baterias como faziamos no passado.

O Caso do Marco aurelio que esta com duas vejam o q ele escreveu... o cara tem geladeira, compressor e outras coisas.

Júnior,
qual o modelo dessa bateria 4x "mais forte" . A optima(com tamanho e peso compatível) que tem maior capacidade de fornecimento de corrente é de 75Ah e 970A de CCA e custa em torno de R$ 1.000,00 a Moura de 75Ah e 700A de CCA custa R$ 350,00. A relação é de 1x na capacidade nominal e 1,38x na CCA . Com o uso de duas baterias moura você consegue 1400A de CCA (1,44X mais que a OPTIMA) por um pouco mais da metade do preço dela.

Ainda acho que usar duas baterias é uma boa opção sim. Se forem duas com as características da OPTIMA melhor ainda, mas aja bolso.

Abraço

Themoteo

heartland
29/12/2008, 01:06
1000??? e lá se vai minha vontade rsss

Themoteo, uma moura custa menos que isso, nao custa nao?

themoteo
29/12/2008, 01:09
1000??? e lá se vai minha vontade rsss

Themoteo, uma moura custa menos que isso, nao custa nao?

Como falei no tópico acima...a de 75Ah e 700A de CCA custa em torno de R$ 350,00.

Abraço

Themoteo

Pequeno jr
29/12/2008, 10:51
Júnior,
qual o modelo dessa bateria 4x "mais forte" . A optima(com tamanho e peso compatível) que tem maior capacidade de fornecimento de corrente é de 75Ah e 970A de CCA e custa em torno de R$ 1.000,00 a Moura de 75Ah e 700A de CCA custa R$ 350,00. A relação é de 1x na capacidade nominal e 1,38x na CCA . Com o uso de duas baterias moura você consegue 1400A de CCA (1,44X mais que a OPTIMA) por um pouco mais da metade do preço dela.

Ainda acho que usar duas baterias é uma boa opção sim. Se forem duas com as características da OPTIMA melhor ainda, mas aja bolso.

Abraço

Themoteo

Themoteo .. é mais o menos o seguinte:

- Impact MXR SPL 1150 com capacidade de pico de 1150Amp: R$ 710,00
- Impact MXR de 90a/h - R$ 360,00
- MXR IMPACT SPL-850 - 100 A/h - R$ 450,00
- Optima YellowTop D34/78 - R$ 915,00
- Optima YellowTop D75/25 - R$ 870,00
- Optima YellowTop D31A - R$ 1130,00

preços em SP.

A respeito das optima:

® REDTOP®

• 100% livre de vazamentos e sem manutenção.
• Maior rendimento em temparaturas extremas.
• Potência de arranque equivalente a baterias 2 a 3 vezes maiores e mais
pesadas que OPTIMA.
• Totalmente Selada.

BATERIA DE ALTA PERFORMANCE PARA APLICAÇÕES DE MÁXIMA POTÊNCIA

Só a aparência já impressiona. Mas é a Tecnologia Spiralcell OPTIMA RedTop que é digna de elogios.

Caminhões, Utilitários Esportivos e 4x4. As Baterias OPTIMA RedTop são projetadas para tolerar a alta demanda que estes veículos experimentam “on-road e off-road”. A Tecnologia Spiralcell imobiliza os componentes internos da bateria, permitindo às baterias OPTIMA suportar incríveis níveis de vibração
Veículos de Performance.

As Baterias OPTIMA RedTop podem suportar as altas temperaturas do motor, em veículos de alto desempenho. As células seladas tornam a bateria a prova de vazamento. Maior potência de arranque a frio é a principal característica da OPTIMA RedTop.

OPTIMA® YELLOWTOP®

• Melhor Qualidade de som.
• 15 vezes mais resistente a vibrações.
• Recarga até 3 vezes mais rápida.
• Totalmente Selada.

BATERIA DE CICLO PROFUNDOS PARA APLICAÇÕES EXTREMAS

As baterias OPTIMA® YellowTop® são feitas para uso extremo. Se seu veículo é projetado para abusar do "off-road" ou despejar decibéis, você necessita mais de sua bateria. As baterias OPTIMA®, com a tecnologia Spiralcell®, preenchem estas necessidades. As características de longos ciclos desta tecnologia, associadas com a sua extrema resistência a vibração, oferecem aos veículos em situações estremas , a energia que eles necessitam. As baterias OPTIMA® são totalmente seladas e não vazam.

Se seu veículo tem muitos acessórios como lâmpadas e faróis adicionais, guinchos, componentes hidráulicos, ou áudio de alta performance, ele demanda mais de sua bateria. As baterias OPTIMA® YellowTop® oferecem o desempenho extra e a capacidade que seu veículo precisa.

http://www.powersafe.com.br/baterias_performance.html

Loras
29/12/2008, 13:51
Krug,

a principal função do separador é evitar que uma das baterias seja usada até seu esgotamento. Na prática, é como se você isolasse uma das baterias apenas para uma função, o som do carro ou o guincho, por exemplo. Você poderia usar até descarregar a bateria por completo, mas descarregaria apenas uma.

Ao ligar sem o separador, você tem a vantagem de somar a capacidade de fornecimento de corrente elétrica das duas baterias(ligação em paralelo), mas as duas serão usadas para tudo.

Eu diria que a principal função é não permitir que uma bateria vire carga da outra, descarregando continuamente a primeira. Duas baterias novas têm caraterísticas semelhantes. Mas depois de algum tempo de uso...

Mesmo com o isolador instalado, você soma as CCA sim. Elas continuam ligadas em paralelo. Apenas a bateria definida como principal no momento da instalação não será descarregada.

E a segunda só receberá a carga excedente do alternador, quando a principal estiver 100% carregada.

Existem outros sistemas que não usam o isolador, apenas uma chave comutadora. Como se fosse uma chave geral. Lanchas e veleiros costumam usar esse tipo de chave.

Já existem bons tópicos no fórum discutindo o tema. Sugiro pesquisar.

Abraço,

themoteo
29/12/2008, 23:35
Themoteo .. é mais o menos o seguinte:

- Impact MXR SPL 1150 com capacidade de pico de 1150Amp: R$ 710,00
- Impact MXR de 90a/h - R$ 360,00
- MXR IMPACT SPL-850 - 100 A/h - R$ 450,00
- Optima YellowTop D34/78 - R$ 915,00
- Optima YellowTop D75/25 - R$ 870,00
- Optima YellowTop D31A - R$ 1130,00

preços em SP.

A respeito das optima:

® REDTOP®

• 100% livre de vazamentos e sem manutenção.
• Maior rendimento em temparaturas extremas.
• Potência de arranque equivalente a baterias 2 a 3 vezes maiores e mais
pesadas que OPTIMA.
• Totalmente Selada.

BATERIA DE ALTA PERFORMANCE PARA APLICAÇÕES DE MÁXIMA POTÊNCIA

Só a aparência já impressiona. Mas é a Tecnologia Spiralcell OPTIMA RedTop que é digna de elogios.

Caminhões, Utilitários Esportivos e 4x4. As Baterias OPTIMA RedTop são projetadas para tolerar a alta demanda que estes veículos experimentam “on-road e off-road”. A Tecnologia Spiralcell imobiliza os componentes internos da bateria, permitindo às baterias OPTIMA suportar incríveis níveis de vibração
Veículos de Performance.

As Baterias OPTIMA RedTop podem suportar as altas temperaturas do motor, em veículos de alto desempenho. As células seladas tornam a bateria a prova de vazamento. Maior potência de arranque a frio é a principal característica da OPTIMA RedTop.

OPTIMA® YELLOWTOP®

• Melhor Qualidade de som.
• 15 vezes mais resistente a vibrações.
• Recarga até 3 vezes mais rápida.
• Totalmente Selada.

BATERIA DE CICLO PROFUNDOS PARA APLICAÇÕES EXTREMAS

As baterias OPTIMA® YellowTop® são feitas para uso extremo. Se seu veículo é projetado para abusar do "off-road" ou despejar decibéis, você necessita mais de sua bateria. As baterias OPTIMA®, com a tecnologia Spiralcell®, preenchem estas necessidades. As características de longos ciclos desta tecnologia, associadas com a sua extrema resistência a vibração, oferecem aos veículos em situações estremas , a energia que eles necessitam. As baterias OPTIMA® são totalmente seladas e não vazam.

Se seu veículo tem muitos acessórios como lâmpadas e faróis adicionais, guinchos, componentes hidráulicos, ou áudio de alta performance, ele demanda mais de sua bateria. As baterias OPTIMA® YellowTop® oferecem o desempenho extra e a capacidade que seu veículo precisa.

http://www.powersafe.com.br/baterias_performance.html

Junior,

acho que tá havendoum pouco de confusão nas definições. Tá parecendo o caso do RMS e PMPO em relação a som.

Quando você fala "Impact MXR SPL 1150 com capacidade de pico de 1150Amp" . Capacidade de pico é uma grandeza com pouca importância para o uso que queremos, afinal vamos precisar de uso contínuo,por pelo menos alguns segundos, o que não se aplica ao caso de pico.

Uma bateria moura de 75Ah deve ter capacidade de fornecer correntes de pico da ordem do que você mencionou.

As grandezas importantes são a capacidade em Ah e corrente de partida a frio(CCA) . Essas duas grandezas é que fazem a diferença.

Você tinha mencionado baterias com 4x e até 8x a capacidade de baterias convencionais. Como falei, a moura que uso(só para registrar..só estou citando a moura porque é a que uso, sem nenhum "mercham" ou coisa parecida" ) tem CCA de 700A, logo para ser 4x mais a bateria teria que ter 2800A de CCA e pra ter 8x teria que ter 5600A, são essas que eu queria conhecer. As que você mencionou não chegam nem a 2x.

Abraços

Themoteo

themoteo
30/12/2008, 00:03
Eu diria que a principal função é não permitir que uma bateria vire carga da outra, descarregando continuamente a primeira. Duas baterias novas têm caraterísticas semelhantes. Mas depois de algum tempo de uso...

Mesmo com o isolador instalado, você soma as CCA sim. Elas continuam ligadas em paralelo. Apenas a bateria definida como principal no momento da instalação não será descarregada.

E a segunda só receberá a carga excedente do alternador, quando a principal estiver 100% carregada.

Existem outros sistemas que não usam o isolador, apenas uma chave comutadora. Como se fosse uma chave geral. Lanchas e veleiros costumam usar esse tipo de chave.

Já existem bons tópicos no fórum discutindo o tema. Sugiro pesquisar.

Abraço,

Loras,

não conheço o isolador a que você se referiu. Os modelos que conheço(da warn, por exemplo) são apenas diodos que permitem que a corrente flua em apenas um sentido. No caso da Warn as baterias não ficam em paralelo não, as duas funcionam concomitantes, mas em equipamentos diferentes não ocasionando o efeito de aumento do tempo de uso, do guincho, por exemplo, pois ele será ligado em apenas uma das baterias.

Abraços

Themoteo

abreu
30/12/2008, 00:04

Não, as Mouras não são baterias ultrapassadas.

A Moura Inteligente, com liga de prata, é um dos melhores e mais modernos acumuladores de energia para carros disponíveis no nosso mercado.
São honestas, duráveis e extremamente resistentes.

Honestas sim, pois em quanto a OPTIMA informa sua capacidade de pico em CCA as Mouras informam em CA, por isso a grande divergencia de valores fazendo com que os mais desavisados tenham esta erronea imagem de que as OPTIMA são acumuladores superiores.
É o mesmo caso da pontencia P.M.P.O. nos aparelhos de som.

A Moura Inteligente é por natureza um acumulador mais eficiente que os acumuladores da Optima, tudo comprovado seguindo as normas SAE.

Qual a diferença entre as medidas de capacidade de pico de uma bateria?

CCA - Cold Cranking Ampères
É a capacidade de pico que uma bateria fornece durante 30s sem que sua voltagem caia a menos de 7,2v com temperatura ambiente de -17,8ºC.

CA - Cranking Ampères
É a capacidade de pico que uma bateria fornece durante 30s sem que sua voltagem caia a menos de 7,2v com teperatura ambiente de 0ºC.

Logo um acumulador Optima Blue Top 5,5LU de 75Ah com 950CCA é menos eficiente do que um acumulador Moura MI75K tambem de 75Ah mas com 850CA.

Eu mexi muito tempo com som automotivo, por hobbie...
Ja tive baterias de gel (importadas pela MXR) e as normais Moura Inteligente.
A Moura mostra-se muito superior a grande maioria de baterias disponíveis no mercado.

2 baterias para um guincho elétrico, para mim é necessário. Se para alguns não, tudo bem!

Quanto ao alternador, um de 1A consegue carregar uma bateria de 1000Ah.
Assim como um de 120A consegue carregar uma bateria de 60Ah.
O que vai variar entre os 2 casos é apenas o tempo de recarga.

Abraços.

abreu
30/12/2008, 00:09
Pequeno JR, mostre-me uma só bateria do mercado com o 2x a capacidade de CA das Moura Inteligente...

4x ou 8x eu não vou nem comentar...

Pesquise um pouco, descobrirá que a Moura tem um dos melhores acumuladores disponíveis no mercado.

Abraços.

mercenario
30/12/2008, 07:20
amigo eu tenho um f750 traçado e uso duas baterias e as duas vc pode aterrar em qualquer lugar do chassi tenho guincho eletrico e tambem um motor enorme de seis cilindros a diesel por isso preciso de duas baterias abraço

mercenario
30/12/2008, 07:24
eu concordo com o amigo marco aurelio nos que temos essas maquinas maravilhoza temos sim que colocarmos duas baterias que assim evitamos muita dor de cabeça valeu

mercenario
30/12/2008, 07:31
eu preciso saber se alguem sabe
abraços amigo bom tenho uma ford f650 traçada e estou querendo colocar suspençao a ar mas nao estou encontrando as bolsas de ar que substitui as molas se alguen souber onde encontr para comprar fico agradecido obs as molas originais sao para ate 2000kg cada abraço

30/12/2008, 11:32
Somente para ilustrar, a foto da instalação feita na Land.

Abraços!

Loras
30/12/2008, 12:58
Loras,

não conheço o isolador a que você se referiu. Os modelos que conheço(da warn, por exemplo) são apenas diodos que permitem que a corrente flua em apenas um sentido. No caso da Warn as baterias não ficam em paralelo não, as duas funcionam concomitantes, mas em equipamentos diferentes não ocasionando o efeito de aumento do tempo de uso, do guincho, por exemplo, pois ele será ligado em apenas uma das baterias.

Abraços

Themoteo

Ops... acho que eu confundi.:parede:

Realmente no ISOLADOR não soma a CCA.:concordo:

Soma a CCA no sistema com chaves marítimas. Nessas você pode escolher as posições:

Bateria 01, Bateria 02 ou ambas. Além do desligado.

A desvantagem é que o alternador só carregará a bateria selecionada. Não sei como fica no caso de selecionar ambas. Não investiguei a fundo esses detalhes.

Na época optei por comprar um isolador da Warn. Mas ainda não instalei. Preferi um guincho mecânico... agora, como pretendo ligar definitivamente os milhas, comprar uma geladeira, etc, será necessário fazê-lo.

No entanto, o uso do isolador é controverso. Já vi D-20 e Toyotas com duas baterias, sem isolador, e sem nenhum problema... :pensativo:

Abraço,

30/12/2008, 15:13
No entanto, o uso do isolador é controverso. Já vi D-20 e Toyotas com duas baterias, sem isolador, e sem nenhum problema... :pensativo:

Abraço,[/quote]

É verdade, tem gente que não quer nem saber do isolador e podem ter até razão se pensarmos em uso contínuo... Mas como disse antes, é uma questão de despreocupação... Imaginem a cena: Viatura estacionada, barraquinha de teto montada, churrasquinho rolando, luzes acessas, mulher vendo uma tevezinha ou escutando um sonzinho, minha geladeira/freezer fazendo gelo, contatos com amigos pelo rádio...e por aí vai... Como será o dia seguinte, sem o isolador de bateria? Terei condições de ligar a viatura ou toda esta parafernália consumiu a carga das baterias? Ou vou ter que periodicamente dar partida no carro para ver como as coisas estão se comportando? O isolador para mim, é sinônimo de segurança e certeza de deslocamento no dia seguinte, ou seja, tranquilidade...

Abração gente!

srgrande
30/12/2008, 18:01
Pequeno JR, mostre-me uma só bateria do mercado com o 2x a capacidade de CA das Moura Inteligente...

4x ou 8x eu não vou nem comentar...

Pesquise um pouco, descobrirá que a Moura tem um dos melhores acumuladores disponíveis no mercado.

Abraços.

Ei, vendedores de OPTIMA, tambem estou aguardando alguem mostrar uma bateria com mais de 2x de capacidade que a que usamos, uma Caterpillar, 70ah, 675Ca.

30/12/2008, 21:43
Ah gente, nem vamos entrar nessa de "a minha é melhor que a tua" ou "o meu é maior que o teu"! Ahahahaha!

Abraços!

30/12/2008, 21:44
Tentei fazer uma colagem aqui mas ficou um lixo... Agora não consigo deletar...

abreu
31/12/2008, 18:28
Ah gente, nem vamos entrar nessa de "a minha é melhor que a tua" ou "o meu é maior que o teu"! Ahahahaha!

Abraços!

Ninguem tá puxando a sardinha...

O que estamos tentado dizer, é que alguns aqui disseram que nossas baterias nacionais são ultrapassadas, o que não é verdade!

A Moura por exemplo tem um dos melhores acumuladores disponíveis no mercado...
Superiores a maioria das importadas...

E é nacional!

O problema é que brasileiro vê uma carcaça bonitinha, uma tampinha colorida, já acha que é melhor!

Abraços!

themoteo
31/12/2008, 20:01

Abraço,

É verdade, tem gente que não quer nem saber do isolador e podem ter até razão se pensarmos em uso contínuo... Mas como disse antes, é uma questão de despreocupação... Imaginem a cena: Viatura estacionada, barraquinha de teto montada, churrasquinho rolando, luzes acessas, mulher vendo uma tevezinha ou escutando um sonzinho, minha geladeira/freezer fazendo gelo, contatos com amigos pelo rádio...e por aí vai... Como será o dia seguinte, sem o isolador de bateria? Terei condições de ligar a viatura ou toda esta parafernália consumiu a carga das baterias? Ou vou ter que periodicamente dar partida no carro para ver como as coisas estão se comportando? O isolador para mim, é sinônimo de segurança e certeza de deslocamento no dia seguinte, ou seja, tranquilidade...

Abração gente!

Com certeza Marco,

o isolador vai garantir que uma bateria esteja sempre em forma para dar partida no carro, mas, como já falei, com ele perde-se o efeito de aumento na capacidade de fornecimento de corrente elétrica.

No meu caso uso duas baterias Moura de 75Ah em paralelo, já fiz vários testes medindo a corrente depois de ativar o guincho por alguns segundos e em todas as vezes a corrente medida no alternador, ou seja, a corrente total que ele está fornecendo para carregar as duas baterias nunca superou 20A, inicialmente, e logo caindo para cerca de 5A.

Concordo com o Abreu que a Moura é uma bateria excelente, sempre usei, inicialmente por recomendação de técnicos e depois por experiência própria.

guilhermekrug
04/01/2009, 22:02
Vou começar com as duas baterias que tenho (são duas usadas com tudo diferente :)
enquanto decido se compro duas Mouras ou 1 Optma e uma Moura ou ganho na Megasena e compro duas Optimas.

AKPG
04/01/2009, 22:03
Vou começar com as duas baterias que tenho (são duas usadas com tudo diferente :)
enquanto decido se compro duas Mouras ou 1 Optma e uma Moura ou ganho na Megasena e compro duas Optimas.
Krug,
E sua encomenda? Como fazemos?
Abraço,

guilhermekrug
06/01/2009, 00:22
Pode ser esta quinta no Pacaembu ou qualquer outro dia lá????

abreu
06/01/2009, 03:48
hummmm...
o AK ta marcando um encontro com o guilherrrrrrrrrrrrrme!

AKPG
06/01/2009, 08:28
Abreu, num fica com inveja não viu.... Quando vc vier até SP me encontro com vc também, ok? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Krug, te ligo até quinta para combinar.

JORGE DELMANTO
06/01/2009, 08:56
Krug,

Eu uso duas baterias de 75Ah da Moura sem usar o separador e não tive problemas com isso.

Abraços

Themoteo

Isso desde que voce nao esqueça de ligar o fio do alternador!!!!:parede::parede::parede:

themoteo
07/01/2009, 12:17
Isso desde que voce nao esqueça de ligar o fio do alternador!!!!:parede::parede::parede:

Essa foi uma das melhores provas da qualidade das baterias Moura...fazer o camel, de noite, com faróis de Xenon e "algumas" coisinhas a mais instaladas...sem o alternador.....

Abraços

Themoteo

srgrande
15/01/2009, 21:47
Ninguem tá puxando a sardinha...

O que estamos tentado dizer, é que alguns aqui disseram que nossas baterias nacionais são ultrapassadas, o que não é verdade!

A Moura por exemplo tem um dos melhores acumuladores disponíveis no mercado...
Superiores a maioria das importadas...

E é nacional!

O problema é que brasileiro vê uma carcaça bonitinha, uma tampinha colorida, já acha que é melhor!

Abraços!

Concordo e pergunto,
1 - onde são fabricadas as baterias Optimas?
2 - Quem fabrica, no Brasil, as baterias Caterpillar, pois uso duas Made in USA e a ultima que comprei é brasileira, com alça, parecida com as Bosch?

Pavani
21/01/2009, 10:36
Marcão,

Vc com suas "aeronaves"! Esse cara acampando tem o mesmo conforto do que estar hospedado no Copacabana Palace! Mas quem conhece o figura sabe que tem bom gosto e eu concordo com o que ele disse..... Nossos carros são bons, temos que instalar coisas boas.... Mesmo por que serão usadas, não ficarão paradas na garagem....

Pessoal feliz 2009,

Não tem nada de ver uma carcaça diferente, gostar e comprar.... Estou fazendo testes em uma e pode ter certeza que até agora não me deixou na mão.... Não bem conheço as outras pois não era algo que me preocupava muito, como uso o carro para trabalho acho que a Optima tem dado conta do serviço, fora a durabilidade da mesma que é show... Tem relatos de pessoas que usam ela a mais de 10 anos e a mesma continua funcionando, SE NÃO ME ENGANO elas tem garantia de 5 anos....

Se pensarmos dessa maneira dos "green goes" deixamos de usar os Warn, ARB, etc para usar equipamentos nacionais.... No caso do Troller que é um 4x4 super "espaçoso", colocar outra bateria no meu caso faria diferença no espaço....

Um fato ocorrido comigo, sei que foi loucura para não dizer outra palavra... Estava em um levantamento de trilha e fui andando sem perceber que estava com pouco diesel.... Entrei em uma subida com uma forte erosão.... Sim o carro morreu por falta de diesel! Terminei a subida no guincho, foram cerca de 25m.... Na boa, sem stress, no final da subida fiz a sangria do sistema e o carro pegou na hora.... Sem demonstrar sinais de fraqueza na bateria...

Essa é a minha opinião.....

Um abraço!

Pavani

abreu
21/01/2009, 11:32
Concordo e pergunto,
1 - onde são fabricadas as baterias Optimas?
2 - Quem fabrica, no Brasil, as baterias Caterpillar, pois uso duas Made in USA e a ultima que comprei é brasileira, com alça, parecida com as Bosch?

As que conheci eram made in U.S.A., mas eh provavel que existam mais algumas fabricas mundo a fora (leia-se na China).

Quanto as Caterpillar, nao tenho a menor ideia...
Mas nao seria a propia Caterpillar?

Abracos.

srgrande
21/01/2009, 22:04
As que conheci eram made in U.S.A., mas eh provavel que existam mais algumas fabricas mundo a fora (leia-se na China).

Quanto as Caterpillar, nao tenho a menor ideia...
Mas nao seria a propia Caterpillar?

Abracos.

Não há fábrica de baterias Caterpillar no Brasil, provavelmente são terceirizadas.

JapaTroller
22/01/2009, 09:18
Não há fábrica de baterias Caterpillar no Brasil, provavelmente são terceirizadas.

No brasil quem fabrica as baterias da caterpillar é a heliar, as importadas eu ja num sei!!!!

RONIE_VALIM
06/04/2009, 13:14
Poderiam me ajudar na escolha de uma bateria para a frontier?

A dela arriou, e mesmo depois de andar um bom tempo com o carro ela ainda está bem fraca, então vou trocar...

Não vou fazer uso de equipamentos no carro, apenas quero uma boa bateria.

Tenho reparado que, comparando a frontier antiga que tinha, essa demora um pouco mais para ligar, nada assustador, será que é aconselhável verificar algo?

E uma dúvida, caso o local da bateria seja grande o suficiente para subir a amperagem da nova bateria, é aconselhavel fazer isso?

Obrigado desde já...

srgrande
10/04/2009, 20:24
Poderiam me ajudar na escolha de uma bateria para a frontier?

A dela arriou, e mesmo depois de andar um bom tempo com o carro ela ainda está bem fraca, então vou trocar...

Não vou fazer uso de equipamentos no carro, apenas quero uma boa bateria.

Tenho reparado que, comparando a frontier antiga que tinha, essa demora um pouco mais para ligar, nada assustador, será que é aconselhável verificar algo?

E uma dúvida, caso o local da bateria seja grande o suficiente para subir a amperagem da nova bateria, é aconselhavel fazer isso?

Obrigado desde já...

1- Escolha um bateria boa: Heliar, Bosch, Moura, Caterpillar, etc..
2- Demorou p ligar, verifique filtros, bomba e bicos.
3- Quanto maior a amperagem, mais reserva vc vai ter, não há desvantagens fora o peso e o tamanho.

MarcSport
10/04/2009, 22:29
Alguém sabe se podemos usar baterias estacionárias como segunda bateria? Elas sofrem com a trepidação do carro?

Jalisson
10/04/2009, 23:46
Alguém sabe se podemos usar baterias estacionárias como segunda bateria? Elas sofrem com a trepidação do carro?

Também tenho esta dúvida. Algum companheiro sabe?

srgrande
11/04/2009, 19:11
Pessoal, por que usar bateria estacionaria?
As baterias Caterpillar sao projetadas p resistirem a vibracoes, com reforcos nas placas internas.

MarcSport
12/04/2009, 20:23
Pessoal, por que usar bateria estacionaria?
As baterias Caterpillar sao projetadas p resistirem a vibracoes, com reforcos nas placas internas.

EXistem baterias estacionárias que podem fornecer mais de 250 A continuamente além de serem mais duráveis, não servem para dar partida no carro, mas para tocar toda a parte elétrica, só tenho dúvidas quanto à resistência a vibrações.
Além disso tenho algumas que "sobraram" de um projeto de energia solar.

tavinho
03/07/2009, 09:58
Estou tendo dificuldade para colocar uma bateria maior no Troller.

O local é muito apertado, o que limita o tamanho da bateria. A maior que consegui instalar foi uma de 60 amperes. Como eu uso guincho (warn 9000) preciso de uma bateria maior, o fabricante pede uma bateria acima de 650 CA que só encontra em baterias acima de 70 amperes. Já estou pensando na possibilidade da instalação de uma segunda bateria. Alguém aqui do forum já fez ou já viu em algum outro troller esta configuração???

A minha idéia é colocar atrás do banco traseiro a segunda bateria e com isso ficaria com 2 baterias de 60 amperes.

gwegbecher
03/07/2009, 20:45
Também estou pensando em colocar mais uma bateria no troller, como tem que ser a ligação,alguém tem sugestão de onde colocar?

Germano

trilha_trilha
04/07/2009, 11:35
Pessoal em um troller 2006 que eu tinha coloquei duas baterias a segunda era na malinha fiz uma cx de madeira coloquei chave geral e voltimetro no meu caso era para uma geladeira que tinha dentro do carro quando o carro parava eu desligava a chave geral e a geladeira so consomia a bateria do compartimento do motor se descaregasse eu dava a partida com a bateria reserva (obs com cabo de bateria de 50)

Aiello
04/07/2009, 13:08
Conforme catálogo BOSCH a bateria S6 75D caberia no espaço existente e ela possui um CA de 700 A, acredito que atenda sem a necessidade de instalar outra bateria.

Abraços

Dieselboy
04/07/2009, 16:25
Pessoal, sem querer desanimar, mas creio que as coisas não sejam tão simples assim. A instalação de uma bateria extra deve ser acompanhada de um up-grade no sistema elétrico como um TODO, ou seja tbém é necessário modificar o alternador, para que o mesmo possa suprir a nova demanda de energia.

Sendo ainda mais criterioso, o "up" deveria até ser feito até na bitola dos cabos de alimentação.

:concordo:

Elmer_Jeep
06/07/2009, 11:58
Tem algumas informações nas paginas anteriores, unifiquei os tópicos por tratarem do mesmo assunto, lembrem-se de utilizar a PESQUISA.

LARINI
06/07/2009, 12:09
Pessoal sou novo no 4x4Brasil e estou começando a frequentar o forum agora, para não ter esse problema que o Diesel citou e muito bem lembrado, não seria interessante uma bateria somente para o guincho.

Murillus
09/07/2009, 15:07
comoo cabeamento destas duas baterias ?

Patolino
06/02/2010, 20:00
Como por um milagre, Patolino, com leves toques em seu teclado, ressucita das cinzas o presente tópico e pergunta:

"Para ligação de 2 baterias (estou com uma sobrando), qual cabo comprar para liga-las em paralelo? Vou colocar a extra na mala, por onde passar tal cabo?"

tks!

Nilton J
14/09/2012, 21:28
Comprei via paypal o seguinte produto:

Battery Systems | Equipt Expedition Outfitters (http://www.equipt1.com/companies/Battery%20Systems/category-nl/120449-battery-systems) (veja o vídeo).

É um kit isolador de bateria fabricado pela empresa africana National Luna, produto top de linha usado nas expedições africanas.

Compacto, dá para fixar ao lado da caixa de bateria original do Troller e vem junto um útil monitor de leds a ser colocado no painel interno do carro para visualizar a carga da bateria principal e secundária.

Como bateria secundária, uso 2 estacionárias em paraleo 70 Ah cada, me dando 140 Ah juntas. As mesmas vão instaladas na caixa elétrica de uma carreta de expedição que estou construindo. Tb posso colocar uma delas no porta-malas do veículo.

Show de bola, energia em abundância para alinmentar geladeira 12 Vdc, refletores de led, inversor 300 w e até meus rádios px / vhf / hf.

Recomendo a todos ter no carro um sistema similar de isolação de bateria.

Nilton PU2NBU
Troller 2011 azul/prata

amorajr
24/05/2013, 11:08
Estou precisando de uma segunda bateria no meu troller devido ao uso do guincho e do som, mas não sei onde poderia instalá-la. Não queria perder a já minúscula maleta que temos. Alguém sabe se tem como fazer uma adaptação na parte de baixo da carroceria, ali por baixo do banco traseiro?

Murillus
24/05/2013, 17:36
Nunca ouvi falarem disso... Mas talvez isso ajude: um colega colocou uma segunda bateria atrás do console do centro, no piso do banco traseiro, dentro de uma caixa de fibra feita por encomenda na SNORKEL & CIA... ficou bem discreta e a fiação salvo engano passou pelo console seguindo os demais chicotes da viatura...