Ver Versão Completa : Eixo 5 furos....algum caso de quebra do semi eixo trazeiro????
Renato Fraga
18/12/2008, 02:48
Olá a todos, estou fazendo uma pesquisa para estudar a possibilidade de elaborar uma adaptação para transformar em flutuante o semi eixo trazeiro. Seria relativamente simples, adquirindo um par de cubos dianteiros, que podem ser os da Ranger (mais comum no mercado), confecção de uma flange e usinagem do semi eixo original.
Então pergunto: É comum a quebra desses semi eixos???
Nos casos de quebra, qual peneu utilizava????? Bloqueado ou não????
Alguem tem interesse em fazer tal modificação???
Abraços a todos.
almoraes
18/12/2008, 09:56
Amigo;
Comum essa quebra nao é......... mas ja vi acontecer..............
Um amigo meu quebrou o semi eixo traseiro de um 2001 umas 3 vezes....... O perigo é que a roda saca fora!!!
Na verdade o problema dele era um empeno na capa do eixo............. isso fazia com os semi eixos quebrassem.........
Avalie se vale a pena a adaptaçao.............. ma minha opiniao, se vc nao usa pneus enormes e agressivos (tipos pneus 3k), com rodas de 10 polegadas e nao faz trilhas pesadíssimas, nao há razao para fazer a adaptaçao....
Eu rodei quase 3 anos com um troller 2001 F2, sempre usando pneus 33 e nunca tive poblemas de quebra da referida peça.
[ ]´s
Renato Fraga
18/12/2008, 12:41
Olá.
A idéia da adaptação de semi eixos flutuante é exatamente para os casos onde se utiliza o veículo de uma forma mais severa com penus grandes e agressivos, tanto do Troller quanto na Ranger por exemplo.
O pior é que quando quebra em trilhas, acredito eu que o risco é menor, pois sempre acontece nos momentos de esforço máximo para superação de obstáculos, portanto na maiorias das veses em velocidade baixa.
Mas o grande perigo é que na maioria das veses, durante a trilha o componente sofre fadiga e pode quebrar em situações inusitadas. Imagine o exemplo de que você terminou a trilha e no deslocamento até a sua residência, em estradas ou vias de transito mais rápido, o componente se rompe. Não quero nem pensar nas consequencias.
Portanto é partindo deste princípio que estou idealizando tal adaptação e assim buscando através desta pesquisa observar a receptividade do produto.
Abraço a todos.
f0rR0zE1r0
14/01/2009, 10:13
Olá.
A idéia da adaptação de semi eixos flutuante é exatamente para os casos onde se utiliza o veículo de uma forma mais severa com penus grandes e agressivos, tanto do Troller quanto na Ranger por exemplo.
O pior é que quando quebra em trilhas, acredito eu que o risco é menor, pois sempre acontece nos momentos de esforço máximo para superação de obstáculos, portanto na maiorias das veses em velocidade baixa.
Mas o grande perigo é que na maioria das veses, durante a trilha o componente sofre fadiga e pode quebrar em situações inusitadas. Imagine o exemplo de que você terminou a trilha e no deslocamento até a sua residência, em estradas ou vias de transito mais rápido, o componente se rompe. Não quero nem pensar nas consequencias.
Portanto é partindo deste princípio que estou idealizando tal adaptação e assim buscando através desta pesquisa observar a receptividade do produto.
Abraço a todos.
Amigo isso ja aconteceu comigo. E aconteceu 3 vezes ja. Inclusive a primeira vez foi na trilha mesmo. So a a tração dianteira funcionava, e a sorte é que a areia estava dura porque estava na epoca das chuvas. So
nao quebrou mais vezes porque fizeram uma modificações de peças e alguns ajustes. Nao me lembro de muita coisa do que eles fizeram mas lembro-me o semi eixo estava mesmo empenado. Vou perguntar para o
mecanico qual foi o procedimento que ele fez para nao acontecer mais, e logo que obtiver a resposta posto aqui, ok amigo.
Abraços :concordo:
samukanvas
14/01/2009, 10:17
Alguem tem interesse em fazer tal modificação???
Abraços a todos.
Eu tenho! :concordo:
abs
Matiusso
03/02/2009, 16:01
Ja aconteceu com um amigo meu também.
Fizemos uma trilha, depois pegamos estrada uns 120km/h, ao entrar na estrada de terra, percebeu que estava sem tração traseira, engatou 4x4 pra andar na tração dianteira (pensamos ser problema no diferencial traseiro), logo depois a roda pulou para fora com o semi eixo.
A causa foi por quebra no rolamento, e por continuar andando assim quebrou a trava que segura o conjunto, ainda bem que a roda não saiu em alta velocidade
Renato Fraga
03/02/2009, 16:55
Pois bem, em relacao a necessidade de um kit flutuante para incremento de seguranca, a maioria de nos ja sabemos,e relatos como os descritos aqui sao inumeros.
A questao e que tecnicamente existe um impecilio. E possivel fazer a flange e adaptar um cubo dianteiro na trazeira, porem fica a duvida da obtencao do semi eixo. Sabemos que a ensimec fornece tal peca sob encomenda, porem a ideia inicial seria aproveitar o semi eixo original. Esta duvida ainda nao foi sanada.
Estou a procura de informacoes que alimentem esta ideia ou sepulta ela de uma vez. Mas o resultado seria apenas que o custo seria maior.
Ainda nao foi feito nenhuma cotacao de tal semi eixo.
Mas estarei providenciando.
Abracos a todos
ps.: desculpem a ortografia. teclado conf para lingua inglesa
netoarthur19
19/03/2009, 19:17
Ja aconteceu comigo, no meu T4 2001 F2, tava a uns 90 por hr na estrada de terra, derrepente olho pela janela do meu lado e vejo a roda com semi eixo me ultrapassando, a manga do semi-eixo caiu no chao e foi arrastada por uns 300m, sem maiores consequencias além de um amortecedor estourado, o problema no meu caso, foi uma porrada em um buraco no asfalto uns 3 dias antes, que quebrou o suporte, aquela chapa que segura o espelho do tambor de freio na manga do semi-eixo
Renato,
Como anda esse seu projeto? parado?
Sabado que vem estarei reunindo com meu torneiro de confiança pra discutir e desenvolver esse kit. No telefone ontem, ele me parecia empolgado com a empreitada!
Inicialmente usarei cubos/rolamentos dianteiros de Ranger mesmo...
C.J. - Carlos Negrão
Troller 00 - White Exclusive Big Foot
Goodyear Mud 35x12,5x15 x10' / Tork 32x11,5x15 x10';
Lift 3'; Yaesu FT-1802; Snorkel; Hipull 12.000lbs
Msn: carlosnegrao@hotmail.com
Cel. (71) 8164 1320
Trab. (71) 3311 4130
"KEEP WALWIN' 4X4"
alanjipe
17/04/2009, 11:40
O meu semi-eixo acabou de quebrar e não sei onde encontrar?
Onde posso achar esse semi-eixo?????
Alan,
Nao vai ser facil achar... vai precisar de sorte e mt provavel, adaptação.
pega teu semi-eixo q roda os desmanches de sua regiao... em uuuuuuuuuuuuuuuuuultimo caso, solde! mas esse é o ultimo caso mesmo. pq a solda vai destemperar o aço. pode quebrar novamente.
onde o semi-eixo quebrou? na base do rolamento?
C.J. - Carlos Negrão
Cel. (71) 8164 1320
Trab. (71) 3311 4130
"KEEP WALWIN' 4X4"
Renato Fraga
17/04/2009, 20:51
Renato,
Como anda esse seu projeto? parado?
Sabado que vem estarei reunindo com meu torneiro de confiança pra discutir e desenvolver esse kit. No telefone ontem, ele me parecia empolgado com a empreitada!
Inicialmente usarei cubos/rolamentos dianteiros de Ranger mesmo...
Olá Zeca tudo bem????
Fico contente em saber que tem mais gente preocupada em desnvolver uma solução para este problema.
Com relação ao meu projeto, está emperrado numa questão técnica.
A idéia inicial consistia em utilizar o próprio semi eixo original, onde por meio de usinagem da extremidade da flange pretendia criar o formatonecessário para interagir com o cubo. Assim, não tive uma resposta técnica ainda se isto é possível, pois imagino que seria substancialmente mais barato fazer esta usinagem do que confeccionar um semi-eixo sob medida.
Por outro lado pedi uma cotação à ensimec via email para ter uma noção de custo desta peça e ainda não tive resposta.
Com relação à flange acredito ser a parte mais fácil do projeto e portanto estou tentando sanar estas dúvidas referentes ao semi eixo para dar continuidade.
Mas como você disse que terá oportunidade de discutir isso com seu "torneiro de confiança", espero que encontre uma solução bacana para concluir essa idéia.
Abraços à espera de mais informações.
alanjipe
20/04/2009, 12:40
No caso do meu semi-eixo, acabei mandando soldar ele, e coloquei no carro, até agora ainda não tive problemas com ele, mas já estou encomendando outro novo pra deixar de reserva pra caso ele volte a quebrar.
Mas aqui já houve caso de quebra do semi-eixo e todos mandaram soldar ele no mesmo torneiro, não sei qual é o segredo dele, mas nenhum dos semi-eixo que ele já soldou pra troller quebrou, todos estão ainda nas trilhas e sem quebras.
meus planos de desenvolver um kit flutuante acabaram de ser antecipados.
neste sabado quebrei meu semi-eixo esquerdo. :( :(
Provavelmente trocarei todo o diferencial por um de F75 ou Rural.
alguem sugere outra coisa???
--------------------------------------------------------
Alan,
seu semi-eixo quebrou em que lugar? no pé do rolamento ou mais pro meio da peça????
Renato,
como faço pra falar com voce? me passa seu numero, ou pode me ligar: 71 8164 1320 / 3311 4130
C.J. - Carlos Negrão
Cel. (71) 8164 1320
Trab. (71) 3311 4130
"KEEP WALWIN' 4X4"
Renato Fraga
22/04/2009, 15:14
Zeca, meu fone é (47) 9902-7323, sempre depois das 19:00h ou no Messenger Nataododjao@hotmail.com.
O que te falo em relação à torca do seu eixo por de rural é que aparentemente não é tá fácil assim. A começar por todos os suportes que dever ser criados no eixo da rural a terminar que a furação das rodas sofrerá mudança. Vai ficar com 2 rodar diferentes das outras?????
Numa dessas, vai ter que investir de qualquer forma assim, veja o que pode ser mais barato e eficiente pro seu caso.
Acho que mesmo confeccionando novos semieixos sob medida e fazendo as flanges para adaptação dos cubos no seu eixo original, sairá mais barato que fazer toda a mão de obra de transplante mais kits flutuante mais rodas sem falar na dianteira, fará o que??????? Vai deixar diferente????? Vai modificar futuramente????? Vê vantagens nisso???
Abraços
samukanvas
22/04/2009, 15:38
Renato, tb estou de olho... qualquer idéia me envie uma mensagem.
Tb tenho um amigo que tem mecânica com vários tornos e poderia me ajudar nessa. Se alguém fornecesse o desenho, seria mais fácil chegar lá e confeccionar.
Abs
Renato,
Estou justamente ponderando estas opçoes....
Recentemente trocamos os diferenciais do troller 96 por diferenciais de rural. deu tudo certo e o carro esta andando beleza! basta cortar e colar os suportes... nada q uns discos e uns eletrodos nao resolvam...
a vantagem dessa mudança é simples: Custo. as peças sao faceis e baratas. (o semi-eixo da rural custa em media 250 reais - NOVO)
Por outro lado, o kit flutuante ainda é uma grande duvida... pretendo conversar com meu torneiro sabdo sobre isso... o novo semi-eixo precisa casar com o diametro da satelite e do cubo, alem de ter medida equivalente com os rolamentos e retentores da casca do diferencial...
ou seja... acho que em termos de custo X beneficio, a troca do dif ficará mais em conta.
Canso de ver F75 carregada até o talo de cimento, madeira, areia... etc e o diferencialzin guenta! :p
C.J. - Carlos Negrão
Troller 00 - White Exclusive Big Foot - no estaleiro
Cel. (71) 8164 1320
Trab. (71) 3311 4130
"KEEP WALWIN' 4X4"
No caso do meu semi-eixo, acabei mandando soldar ele, e coloquei no carro, até agora ainda não tive problemas com ele, mas já estou encomendando outro novo pra deixar de reserva pra caso ele volte a quebrar.
Alan,
consegui uma metalurgica que faz o semi-eixo. segue link:
http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/produtos.asp?pagina=2&idProdutoLinha=34&idProdutoCategoria=27 (http://www.enfer.ind.br/site/enfer/portugues/produtos.asp?pagina=2&idProdutoLinha=34&idProdutoCategoria=27)
cod: 1010894
inclusive eles tem pronta entrega. devo comprar um para teste ainda essa semana... :concordo:
C.J. - Carlos Negrão
Cel. (71) 8164 1320
Trab. (71) 3311 4130
"KEEP WALWIN' 4X4"
Renato Fraga
24/04/2009, 08:46
Recentemente trocamos os diferenciais do troller 96 por diferenciais de rural.
Na minha opinião é trocar 6 por meia dúzia !!!!!!!!!!!!!
Canso de ver F75 carregada até o talo de cimento, madeira, areia... etc e o diferencialzin guenta!
MAs nenhuma delas está usando pneus enormes, reduzida acionada e o carro metido na trilha.
Só esclarecendo, não dá pra fazer esta comparação. Capacidade de carga não tem nada a ver com a capacidade de tração.
Veja que em termos de peças ambos os eixos citados acima são bem semelhantes, intercambiando várias peças. O "miolo" do diferencial é praticamente idêntico.
Mas os semi eixos, tenho muita convicção de que os do Troller são de qualidade muito superior. Veja que atualmente a qualidade dos materiais que compõem esta peça é muito superior que os de antigamente. E se quebrar um semi eixo de Rural vai ter que recorrer a outro usado e sabe lá as condições de uso. Às veses pode ter saído da tal F75 lotada de cimento que você viu rodando anteriormente.
E se você já quebrou um original do Troller, certamente poderá quebrar um de Rural.
Como disse anteriormente, e aparentemente não fui compreendido, a comfecção de um semi eixo sob encomenda para ser utilizado como flutuante a partir da idéia que lancei não é nenhuma tarefa impossível.
Uma extremidade deverá ser tal como é no original, onde o entalhado deve se relacionar com a planetária, e a outra extremidade deverá ser idêntica à extremidade da homocinética compatível ao cubo.
Resumindo, só vejo vantagens em você trocar o eixo do seu Troller pelo da Rural se você instalar nele o kit flutuante que já existe pronto. Porém este te obriga a usar rodas com furação 5x5.5 quando a sua original é 5x4.5.
Assim, a modificação não se resume apenar ao eixo.
Abraços
Renato,
Voce tem razao.
no caso do troller 96 que falei, trocamos tudo (eixos, cx marcha e tcase) por rural.
motivo: setup original era mt caro a manutenção. (cx e tcase de F100 4x4).
Segunda feira meu semi-eixo novo deve chegar... vou ficar rodando com ele, em paralelo, vou desenvolvendo juntamente com meu torneiro, o danado do kit. (nao pense que desisti da ideia!!!:discordo:) - acontece que eu nao esperava esta dispesa de semi-eixo agora :-(
amanha, devo ir munido de paquimetro e trena pra conversar e cotar com o torneiro a confecção dos semi eixos.
Diante mão, meus planos sao:
Preferencia: 4340
Extremidade cx satelite, 30 estrias
na ponta, estriado equivalente ao cubo dianteiro de ranger 2.5 4x4
na pona, dimensão equivalente ao retentor de S10
cementação nas estrias
falta algo?
C.J. - Carlos Negrão