Conectar

Ver Versão Completa : Aiuriroca- Tracklog/dicas

Alexandre henrique Costa
17/12/2008, 20:35
Pessoal ,

Estou indo pra Aiuriroca este final de ano , gostaria de dicas de trilhas ou tracklogs se alguém tiver

Vlw

Abs
Alexandre

Girti
17/12/2008, 20:50
Pessoal ,

Estou indo pra Aiuriroca este final de ano , gostaria de dicas de trilhas ou tracklogs se alguém tiver

Vlw

Abs
Alexandre

Olá, Alexandre!

O nome da cidade é AIURUOCA, digite este nome em "pesquisar", que você vai encontrar algusn tópicos que lhe darão boas dicas. Um deles é o intitulado "AIURUOCA: Alguém vai no sábado 29/12/07?", o link é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35429&highlight=Aiuruoca

Eu vou ficar na Pousada Pé da Mata, no Vale do Matutu, que fica próximo a Aiuruoca, entre os dias 29 e 31.12, seguindo depois para a Fragária. Estarei vindo, provavelmente, de Baependi, onde pretendo ficar nos dias 27 e 28.12. Quem sabe não nos encontramos por lá? Aonde você vai se hospedar?

Mad Dog
18/12/2008, 01:16
Pessoal ,

Vlw

Abs
Alexandre

Olha, lá perto tem uma trilha bem leve, q vc pode fazer sozinho, a paisagem é linda...

Pegue a dutra e siga até Maringá.
depois pegue para Mirantão e Sto. Antônio
depois saia em Itamonte, faça uma compras e siga p/ airuoca.

Abraço

Alexandre henrique Costa
18/12/2008, 09:23
Olá, Alexandre!

O nome da cidade é AIURUOCA, digite este nome em "pesquisar", que você vai encontrar algusn tópicos que lhe darão boas dicas. Um deles é o intitulado "AIURUOCA: Alguém vai no sábado 29/12/07?", o link é http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35429&highlight=Aiuruoca

Eu vou ficar na Pousada Pé da Mata, no Vale do Matutu, que fica próximo a Aiuruoca, entre os dias 29 e 31.12, seguindo depois para a Fragária. Estarei vindo, provavelmente, de Baependi, onde pretendo ficar nos dias 27 e 28.12. Quem sabe não nos encontramos por lá? Aonde você vai se hospedar?
Ola Gil !,

Estarei na pousada Pedra fina , tb no Vale do Matutu , sairei daqui do RJ no dia 30 pela manha e fico ate o dia 03/01. Podemos nos encontrar. Vi no topico que vc conhece bem a região , qual o melhor caminho vindo do RJ ?
[]'s
Alexandre

Eduardo Tescarollo
19/12/2008, 09:01
Alexandre,

Uma boa pedida é ir a Aiuruoca via parque do Itatiaia, é uma estrada com belos visuais. Estando em Aiuruoca não deixe de subir na Pousada do lado de la e no retiro dos Pedros, o acesso é somente via 4x4. No link abaixo tem as planilhas.
Boa viagem.
abs

http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm (http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm)#

JORGE CAMOI
19/12/2008, 11:15
Ai galera do topico,eu sempre tive muita vontade de conhecer o lugar,quem sabe após a passagem do ano,possamos incrementar este topico aqui pra fazermos um grande passeio na região....abraços e felicidades pra todos...Jorge Camoi

Alexandre henrique Costa
19/12/2008, 12:40
Ai galera do topico,eu sempre tive muita vontade de conhecer o lugar,quem sabe após a passagem do ano,possamos incrementar este topico aqui pra fazermos um grande passeio na região....abraços e felicidades pra todos...Jorge Camoi
fala camoi to indo agora no final de ano vou fazer o tracklog da trilhas e passeios q eu for...

[]ss

JORGE CAMOI
19/12/2008, 12:45
fala camoi to indo agora no final de ano vou fazer o tracklog da trilhas e passeios q eu for...

[]ssvamos marcar outra depois do ano novo..

Girti
20/12/2008, 10:43
Ola Gil !,

Estarei na pousada Pedra fina , tb no Vale do Matutu , sairei daqui do RJ no dia 30 pela manha e fico ate o dia 03/01. Podemos nos encontrar. Vi no topico que vc conhece bem a região , qual o melhor caminho vindo do RJ ?
[]'s
Alexandre

Alexandre, não conheço esta pousada, a não ser pela Internet, portanto só vou saber aonde fica quando chegar no Matutu, no dia 29.12. Sairemos do Matutu no dia 31.12, rumo à Fragária, aonde vamos passar o Ano Novo.

Há diversas opções para quem vem do Rio, depende do seu interesse por uma ou outra região. A seguir, algumas possibilidades, dê uma olhada em um mapa (estou anexando alguns, apenas orientativos) e veja o que lhe agrada:

Rio/Eng. Passos/Itamonte/Alagoa/Matutu

Rio/Eng. Passos/Itamonte/Caxambu/Aiuruoca/Matutu

Rio/Juiz de Fora/Aiuruoca/Matutu

Rio/Penedo/Visconde de Mauá/Mirantão/Santo Antonio/Liberdade/Aiuruoca/Matutu

Rio/Penedo/Visconde de Mauá/Mirantão/Santo Antonio/Monte Belo/Alagoa/Matutu

Rio/Penedo/Visconde de Mauá/Mirantão/Santo Antonio/Bocaina de Minas/Franceses/Carvalhos/Aiuruoca/Matutu

Há ainda outras opções, mas são meio radicais, talvez não sejam indicadas nesta época de chuvas

[ ]s

Girti
20/12/2008, 10:47
Alexandre,

Uma boa pedida é ir a Aiuruoca via parque do Itatiaia, é uma estrada com belos visuais. Estando em Aiuruoca não deixe de subir na Pousada do lado de la e no retiro dos Pedros, o acesso é somente via 4x4. No link abaixo tem as planilhas.
Boa viagem.
abs

http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm (http://www.planetaoffroad.com.br/p14j.htm)#

Realmente, esta é uma ótima opção, trata-se de parte da "Volta dos 80", que, saindo da Garganta do Registro, na estrada Eng. Passos-Itamonte, segue pela Serra Negra, passando por Vargem Grande, Fragária, Campo Redondo e BErta, chegando à ligação Itamonte-Alagoa.
PORÉM, é uma opção arriscada, nesta epoca do ano, pois há um trecho que, em caso de chuvas recentes, é extremamente perigoso. Devido a isto, nem mencionei esta opção, pois pode acontcer de você ter que retornar por um longo trecho, caso a estrada não esteja segura.

Daniel Engelbrecht
20/12/2008, 11:10
Em Aiuruoca há um passeio offroad interessante e que, com essas chuvas das últimas semanas, deve estar melhor ainda. É o passeio que leva a um lugar chamado "Retiro dos Pedros" e a uma pousada chamada "Do Lado de Lá". Fazendo uma pesquisa no google com o nome da pousada é possível obter detalhes do caminho.
Trata-se de uma subida de serra bem legal e que leva para um lugar de absoluta tranquilidade.
No Retiro dos Pedros propriamente dito acho que não dá mais para chegar de carro, pois o Ibama ou o IEF fecharam. Mas dá para largar o carro perto e ir a pé. Na pousada chega-se de carro. No finalzinho da trilha tem uma laje de pedra que se estiver chovendo vira um bom desafio passar.

Girti
20/12/2008, 18:07
... No Retiro dos Pedros propriamente dito acho que não dá mais para chegar de carro, pois o Ibama ou o IEF fecharam.

Ainda bem que fecharam! Conheço o Retiro dos Pedros há uns 15 anos, e estive lá por diversas vezes, sempre a pé, exceto em uma oportunidade, em 1.996, quando acampei com meus sobrinhos lá, e o Niva serviu para levar toda a bagagem (mochilas, barracas, comida, fogareiros, etc...) de de 5 adultos e 3 crianças até lá.
Conforme o lugar foi ficando conhecido dos jipeiros, começaram a aparecer verdadeiros "exércitos" de 4x4 lá em cima, destruindo a delicada vegetação rasteira local em suas brincadeiras, brincadeiras estas que poderiam ser feitas em outros locais já detonados, ao invés de serem feitas neste pequeno Paraíso (vejam as fotos, elas confirmarão a beleza do local!).
Acho que é melhor assim, deixa-se os 4x4 na estrada e sobe-se a pé o que, além de ser um ótimo exercício, irá permitir que o local se conserve tal como está!

Alexandre henrique Costa
22/12/2008, 11:32
Realmente, esta é uma ótima opção, trata-se de parte da "Volta dos 80", que, saindo da Garganta do Registro, na estrada Eng. Passos-Itamonte, segue pela Serra Negra, passando por Vargem Grande, Fragária, Campo Redondo e BErta, chegando à ligação Itamonte-Alagoa.
PORÉM, é uma opção arriscada, nesta epoca do ano, pois há um trecho que, em caso de chuvas recentes, é extremamente perigoso. Devido a isto, nem mencionei esta opção, pois pode acontcer de você ter que retornar por um longo trecho, caso a estrada não esteja segura.

Gil , Daniel ,

Valeu pelas dicas !!! Estarei indo por Mauá , sto antonio...!!!

[]´s

Girti
22/12/2008, 23:53
Gil , Daniel ,

Valeu pelas dicas !!! Estarei indo por Mauá , sto antonio...!!!

[]´s

Alexandre, qual é a sua viatura?

Qual o caminho que você pretende seguir, a partir de Santo Antonio?

Se for direto para Alagoa, não vá sozinho, pelo que sei a estrada é meio "punk" em época de chuvas!

Se for para Monte Belo, seguindo depois até a ligação Itamonte-Alagoa, pergunte antes se a estrada está dando passagem, pois há um riacho lá que tem o mau hábito :mrgreen: de transbordar e destruir trechos da estrada;

Se for via Franceses e Carvalhos, prepare-se para ter uma linda vista, no ponto mais alto da estrada.

Se for via Liberdade, é tranqüilo, boa parte é asfaltada

Alexandre henrique Costa
23/12/2008, 10:11
Alexandre, qual é a sua viatura?

Qual o caminho que você pretende seguir, a partir de Santo Antonio?

Se for direto para Alagoa, não vá sozinho, pelo que sei a estrada é meio "punk" em época de chuvas!

Se for para Monte Belo, seguindo depois até a ligação Itamonte-Alagoa, pergunte antes se a estrada está dando passagem, pois há um riacho lá que tem o mau hábito :mrgreen: de transbordar e destruir trechos da estrada;

Se for via Franceses e Carvalhos, prepare-se para ter uma linda vista, no ponto mais alto da estrada.

Se for via Liberdade, é tranqüilo, boa parte é asfaltada
Oi Gil ,

Estou indo de gran vitara , não está preparado , mas esta com pelo menos pneus para "lama", acredito que não devo ter problemas ( eu acho srsrsrrsrsrs) ... mas vamu q vamu

Estou ainda decidindo entre esses dois trechos que vc mesmo indicou

Rio/Penedo/Visconde de Mauá/Mirantão/Santo Antonio/Bocaina de Minas/Franceses/Carvalhos/Aiuruoca/Matutu

Esse riacho com mau " habito " éh punk ou só fica de mau humor de vez em quando..... , pois se for igual ao rio do braço la na bocaina , onde em um passeio tranquilooo pela manha não passava da altura da canela de profundidade mas na volta depois de 1 dia de chuva estava acima de 1 metro e meio ... rsrsrsr... ai eu não vou arriscar...

[]'ss

Girti
23/12/2008, 18:44
Oi Gil ,

Estou indo de gran vitara , não está preparado , mas esta com pelo menos pneus para "lama", acredito que não devo ter problemas ( eu acho srsrsrrsrsrs) ... mas vamu q vamu

Estou ainda decidindo entre esses dois trechos que vc mesmo indicou

Esse riacho com mau " habito " éh punk ou só fica de mau humor de vez em quando..... , pois se for igual ao rio do braço la na bocaina , onde em um passeio tranquilooo pela manha não passava da altura da canela de profundidade mas na volta depois de 1 dia de chuva estava acima de 1 metro e meio ... rsrsrsr... ai eu não vou arriscar...

[]'ss

Se você não pretende fazer nada radical, não vai precisar de pneus especiais, pneus 80% asfalto/20% terra resolvem.
Quanto ao riacho existente no trecho Santo Antonio-Monte Belo, o problema não está em cruzá-lo, para isto há uma ponte. O que acontece é que, quando ele sobe muito, invade a estrada e leva um pedaço dela consigo, abrindo uma espécie de "canyon" e impossibilitando a passagem de carros.

mauricioms
23/12/2008, 23:06
Se você não pretende fazer nada radical, não vai precisar de pneus especiais, pneus 80% asfalto/20% terra resolvem.
Quanto ao riacho existente no trecho Santo Antonio-Monte Belo, o problema não está em cruzá-lo, para isto há uma ponte. O que acontece é que, quando ele sobe muito, invade a estrada e leva um pedaço dela consigo, abrindo uma espécie de "canyon" e impossibilitando a passagem de carros.

Gil, conforme nos falamos vou estar na Fragária no Ano Novo, pretendo reservar um dia para ir até Sto. Antonio, mas vai depender das chuvas e da condição da estrada.

Abraços
Mauricio
Toyota Hilux SW4

Alexandre henrique Costa
06/01/2009, 17:55
Fala Gil , BLZ? espero q o retorno por Fragária tenha sido ótimo , vlw as dicas , acabamos voltando por um caminho q sai em Baependi, encontramos uns amigos q tem uma fazenda a 10KM do Rest. do Kiko e a Kika.... fizemos ainda cachoeira dos Garcias ... bom segue algumas fotos ai do passeio...

Ai Camoi , pretendo voltar ainda no começo do ano pra lá ... se estiver na pilha... :dance::dance: vamu q vamu.....

[]'sss

Girti
06/01/2009, 19:57
Fala Gil , BLZ? espero q o retorno por Fragária tenha sido ótimo , vlw as dicas , acabamos voltando por um caminho q sai em Baependi, encontramos uns amigos q tem uma fazenda a 10KM do Rest. do Kiko e a Kika.... fizemos ainda cachoeira dos Garcias ... bom segue algumas fotos ai do passeio...

Ai Camoi , pretendo voltar ainda no começo do ano pra lá ... se estiver na pilha... :dance::dance: vamu q vamu.....

[]'sss

A viagem à Fragária foi boa, e a estadia lá foi ótima, encontramos um pessoal muito bacana, fizemos ótimas caminhadas, enfim, foi 10!

Não sei se você fez de propósito, mas esta capelinha da última foto fica no acesso à Pousada Pé da Mata, onde nós estávamos hospedados.

Tão logo eu escaneie minhas fotos, informarei o endereço do álbum virtual.

[ ]s

Gil

mauricioms
10/01/2009, 19:36
Também estive na Fragária no último feriado, realmente o pessoal era muito legal, inclusive o Gil ehehehe....
Postei fotos em: http://picasaweb.google.com.br/blackbass.001

Abraços.

Race TV
12/01/2009, 17:40
E gravaos um programa visitando Aiuruoca e S. Tomé das Letras. Quem se hospedou na Pé da Mata vai reconhecer o lugar... confiram em http://www.racetv.com.br/index.cfm?pagina=programa&programa_id=4

Abs.

Alexandre henrique Costa
12/01/2009, 18:08
E gravaos um programa visitando Aiuruoca e S. Tomé das Letras. Quem se hospedou na Pé da Mata vai reconhecer o lugar... confiram em http://www.racetv.com.br/index.cfm?pagina=programa&programa_id=4

Abs.
Não conhecia a Race TV , gostei muito!!! Vale como dica Vale do MATUTU , muitas cachoeiras e boas caminhadas...]
[]'ss

LGVM
27/01/2009, 16:58
Na semana do dia 15/01 fiz o passeio da planilha. Saí de Cruzeiro-SP e fui até a Aiuruoca pelo parque do Itatiaia. O passeio é lindo e como havia chovido bastante a estrada estava bem divertida. Dormimos na pousada do lado de lá (recomendo) e eu e minha esposa eramos os únicos hóspedes, tratamento vip...eh eh eh!! A trilha para a pousada além de linda é muito divertida, alguns trechos só em 1a reduzida mesmo.
Na volta iriamos fazer a trilha para Baependi mas como havia chovido muito na madrugada o guia da pousada disse não ser recomendável fazer a trilha sozinho. Essa vai ficar para a próxima pois com certeza voltaremos.

Abs e obrigado pelas dicas,

Girti
27/01/2009, 17:43
Na semana do dia 15/01 fiz o passeio da planilha. Saí de Cruzeiro-SP e fui até a Aiuruoca pelo parque do Itatiaia. O passeio é lindo e como havia chovido bastante a estrada estava bem divertida. Dormimos na pousada do lado de lá (recomendo) e eu e minha esposa eramos os únicos hóspedes, tratamento vip...eh eh eh!! A trilha para a pousada além de linda é muito divertida, alguns trechos só em 1a reduzida mesmo.
Na volta iriamos fazer a trilha para Baependi mas como havia chovido muito na madrugada o guia da pousada disse não ser recomendável fazer a trilha sozinho. Essa vai ficar para a próxima pois com certeza voltaremos.

Abs e obrigado pelas dicas,

Pelo parque do Itatiaia não há estrada para Aiuruoca, você deve ter ido pela estrada de acesso ao parque, deixando-a depois do Brejo da Lapa, para descer (à esquerda) até Vargem Grande (passando pela Pousada dos Lobos), seguindo depois até a Fragária e Campo Redondo, de onde acessou a ligação Itamonte-Alagoa-Aiuruoca (veja os mapas anexos). Foi este o roteiro?

No final de Dezembro eu estive em Baependi, e pretendia ir até Aiuruoca por dentro, mas me informaram que nem as motos estavam conseguindo passar pela "estrada". Assim sendo, desisti de ir por dentro e fui pelo asfalto, para depois seguir até a Pousada Do Lado de Lá, cujo acesso é feito por um trecho da ligação Aiuruoca-Baependi (que, como você deve ter observado, está sendo parcialmente calçado com bloquetes de concreto - quero ver quanto tempo agüentam! :neutral:). A estrada, naquele trecho, já estava muito ruim, e as informações que obtive de alguns moradores locais foi de que aquele era o trecho bom da estrada. Fiquei imaginando como estava o resto da "estrada"...:putz:

LGVM
28/01/2009, 13:32
Pelo parque do Itatiaia não há estrada para Aiuruoca, você deve ter ido pela estrada de acesso ao parque, deixando-a depois do Brejo da Lapa, para descer (à esquerda) até Vargem Grande (passando pela Pousada dos Lobos), seguindo depois até a Fragária e Campo Redondo, de onde acessou a ligação Itamonte-Alagoa-Aiuruoca (veja os mapas anexos). Foi este o roteiro?

No final de Dezembro eu estive em Baependi, e pretendia ir até Aiuruoca por dentro, mas me informaram que nem as motos estavam conseguindo passar pela "estrada". Assim sendo, desisti de ir por dentro e fui pelo asfalto, para depois seguir até a Pousada Do Lado de Lá, cujo acesso é feito por um trecho da ligação Aiuruoca-Baependi (que, como você deve ter observado, está sendo parcialmente calçado com bloquetes de concreto - quero ver quanto tempo agüentam! :neutral:). A estrada, naquele trecho, já estava muito ruim, e as informações que obtive de alguns moradores locais foi de que aquele era o trecho bom da estrada. Fiquei imaginando como estava o resto da "estrada"...:putz:
Fala Gil, blz!?

Foi este roteiro mesmo, via pousada dos lobos, Fragaria, etc. O trecho entre Itamonte e Alogoa está sendo preparado para ser asfaltado e com as chuvas estava um sabão só. Quando saí da BR na Garganta do Registro tinha uma placa indicando que lá era o Pq nacional do Itatiaia por isso achei que era.

Vc chegou a ir até a pousado lado de lá ou só foi até os blocos?? A trilha é muito bonita, vale a pena. Muitas pedras lisas e erosões tb. Pena que abortamos o trecho "lado de lá - Baependi" mas a segurança está em 1o lugar.

Abs,

Girti
28/01/2009, 14:04
Fala Gil, blz!?

Foi este roteiro mesmo, via pousada dos lobos, Fragaria, etc. O trecho entre Itamonte e Alogoa está sendo preparado para ser asfaltado e com as chuvas estava um sabão só. Quando saí da BR na Garganta do Registro tinha uma placa indicando que lá era o Pq nacional do Itatiaia por isso achei que era.

Vc chegou a ir até a pousado lado de lá ou só foi até os blocos?? A trilha é muito bonita, vale a pena. Muitas pedras lisas e erosões tb. Pena que abortamos o trecho "lado de lá - Baependi" mas a segurança está em 1o lugar.

Abs,

Olá!

De fato, aquela estrada leva à parte alta do PNI, e dela sai a estrada que você percorreu.

Naquela viagem. percorri o trecho entre Alagoa e Itamonte, está, de fato, em obras, a havia muitos pontos com atoleiros, mas todos eles no plano, de modo que mesmo veículos 4x2 passavam, desde que seus motoristas não fossem "brações". Mas havia muita lama, os carros ficavam todos imundos!

Eu cheguei a uns 150-200 m da pousada, logo antes de cruzar um pequeno riacho cujo leito corria sobre pedras. Eu estava sozinho (sem outro carro junto) e começou a chover forte, reduzindo drasticamente a visibilidade, assim como você, privilegiei a segurança, a trilha se inclinava para fora, e havia risco de eu escorregar para baixo. Decidi retornar, já que a pousada não era meu destino (que era o Vale do Matutu), apenas pretendia conhecê-la. Vai ficar para uma próxima...

Dioguito Cruvinel
28/01/2009, 15:24
Há duas semanas fiz o trajeto de Aiuruoca até a pousada Do Lado de Lá. É fantástico :-D! A vista é maravilhosa durante todo o percurso e a pousada é realmente imperdível.

Infelizmente não fiquei hospedado lá por falta de tempo ($$). O preço é meio salgadinho e acabei indo só para conheçer mesmo... :parede:

Se tiverem a oportunidade, façam o passeio :concordo:.

LGVM
28/01/2009, 15:54
Meu próximo roteiro pela região será o seguinte: Mairiporã - Baependi - Ladodela - Alagoa - Fragaria - Visconde de Maua. O ideal será ir em pelo menos 2 carros.
Só não tenho data certa ainda. Vale muito a pena, essa região é muito linda!!

Abs,

Eduardo Tescarollo
29/01/2009, 15:35
Li uma reportagem que esta estrada estava abandonada a algum tempo, e o prefeito de Baependi estava disposto a arruma-la, para melhor servir o pessoal da região e tambem ao turistas. Mas acho que ele não vai conseguir pavimenta-la interira, porque ela passa dentro de uma APA, o proprio dono da pousado doladodela não consegue melhorar a estrada, o Ibama não deixa, pelo menos foi a informação que tive com um funcionario da pousada em uma visita que fiz por la.

Alexandre henrique Costa
29/01/2009, 16:13
Meu próximo roteiro pela região será o seguinte: Mairiporã - Baependi - Ladodela - Alagoa - Fragaria - Visconde de Maua. O ideal será ir em pelo menos 2 carros.
Só não tenho data certa ainda. Vale muito a pena, essa região é muito linda!!

Abs,
Fiz o roteiro inverso - Visconde - vale do matutu ( confesso que me perdi pelo mapa que o gil me passou ) acabei saindo em alagoas através de um caminho pela fazenda do Paiol é uma estardinha bem legal , com uma subida bem ingreme ( as vezes até de 1 red...) o unico ponto que tem q ter atenção é um riacho bem pequeno , mas que só tem dois travessões para passar o carro ( se errar... bingo) a altura é pequena não passa de 1metro e1/2 ... mas como estava sozinho e tinha começado a chover....
Me avise ai qndo pretende que marcamos para ir ... O gil é um especialista nessa area já rodou tudo por ali...

abs

Girti
29/01/2009, 17:33
Fiz o roteiro inverso - Visconde - vale do matutu ( confesso que me perdi pelo mapa que o gil me passou ) acabei saindo em alagoas através de um caminho pela fazenda do Paiol é uma estardinha bem legal , com uma subida bem ingreme ( as vezes até de 1 red...) o unico ponto que tem q ter atenção é um riacho bem pequeno , mas que só tem dois travessões para passar o carro ( se errar... bingo) a altura é pequena não passa de 1metro e1/2 ... mas como estava sozinho e tinha começado a chover....
Me avise ai qndo pretende que marcamos para ir ... O gil é um especialista nessa area já rodou tudo por ali...

abs

Não conheço esta Fazenda do Paiol, mas, se você chegou diretamente em Alagoa (sem o "s"), deve ter ido de Santo Antonio do Rio Grande diretamente para Alagoa, ao invés de seguir para Monte Belo (e depois pegar a estrada que liga Itamonte a Alagoa). Se foi este o percurso, você pegou uma estrada que eu ainda não percorri, mas que, pelo que sei, é muito ruim de trafegar na época de chuvas.

GFC
30/01/2009, 15:21
Pessoal,

Sei que isso já deve ter sido comentado por aqui, mas...

Alguém saberia me dizer como é o caminho de Visconde de Mauá para Aiuruoca? Há trechos de trilha pesada? Um tracker todo original é capaz de fazer o trajeto sozinho? Quanto tempo demora? Há sinalização, ou é bom que se leve algum mapa da região?

Alexandre henrique Costa
30/01/2009, 16:00
Não conheço esta Fazenda do Paiol, mas, se você chegou diretamente em Alagoa (sem o "s"), deve ter ido de Santo Antonio do Rio Grande diretamente para Alagoa, ao invés de seguir para Monte Belo (e depois pegar a estrada que liga Itamonte a Alagoa). Se foi este o percurso, você pegou uma estrada que eu ainda não percorri, mas que, pelo que sei, é muito ruim de trafegar na época de chuvas.
Gil,

Acho q foi isso mesmo , a subida como falei e bem ingreme e tem umas erosões , mas nada que não de para passar com calma... mas acho que com muita chuva deve piorar, mas vale a pena pois tem um belo visual lá de cima!!!

[]'ss

Alexandre henrique Costa
30/01/2009, 16:01
Pessoal,

Alguém saberia me dizer como é o caminho de Visconde de Mauá para Aiuruoca? Há trechos de trilha pesada? Um tracker todo original é capaz de fazer o trajeto sozinho? Quanto tempo demora? Há sinalização, ou é bom que se leve algum mapa da região?
GFC,

De Tracker original dá pra ir sem problemas ... o Gil é o especialista da área conhece com a palma da mão essa região...

Gil dá as dicas ai...

[]'sss

GFC
03/02/2009, 10:37
Fala, Gil,

manda as dicas aí, pô!!!

:concordo:

Girti
03/02/2009, 13:48
Pessoal,

De V de M até Santo Antonio, passando por Mirantão, é estrada de chão batido, muito raramente há problemas neste trecho. A partir de Santo Antonio, há diversas opções de trajeto, veja na mensagem no.9 deste mesmo tópico, onde listei algumas delas e anexei alguns mapas orientativos. Recomendo imprimir ao menos um deles, para lhe serv ir de apoio. Há sinalização em parte do trajeto, os trechos sem sinalização quase não permitem dúvidas, são bastante óbvios. E, em caso de dúvida, é só para em um sítio ou casinha e perguntar... :grin:

Se tiver mais perguntas, é só escrever!

[ ]s