Ver Versão Completa : Cubos dianteiros da Ranger. Alguém já teve problemas sérios com eles????
Renato Fraga
17/12/2008, 17:17
Olá a todos, gostaria de saber se alguém aquí já teve algum problema sério com o cubo dianteiro original da ranger, desconsiderando o desgaste normal, ou seja já tiveram experiências de ruptura ou casos mais graves????
O questionamento se deve pelo fato de estar projetando um esquema de semi eixo flutuante para a trazeira que poderia ser utilizado na ranger e também no Troller até ano 2000.
Seria basicamente a confecção de uma flange na extremidade do eixo para fixar o cubo, e finalmente realizar o entalhe no semi eixo compatível com o cubo.
Gostaria de discutir esse assunto. Acredito ser uma modificação importante para segurança do veículo.
Abraços a todos
Edintruder
17/12/2008, 18:12
Com certeza fica muito bom, pena que os cubos de rolamentos da Ranger duram pouco quando fora do original.
Se considerar o custo da manutenção do eixo Visteon, com certeza ficará mais barato o eixo flutuante, mas para quem usa o Danna, acredito que ficará mais caro. Um detalhe é que o eixo deverá possuir a mesma ponta da homocinética, incluindo o parafuso para afirmar o cubo montado.
Com certeza o serviço se baseia em kits de flanges para soldar nas mangas de eixo e substituição os eixos.
Excelente idéia.
Tem um cara que fabrica os cubos com rolamentos. Procura o Luiz da Usitec em Caxias do Sul. (54) 32293514, ele pode te fornecer material ou dados de qual cubo seria mais resistente. Ele está vendendo o cubo da Ranger com rolçamentos FAG por R$280,00 cada. Eu estou usando atualmente na minha Ranger, esse cubo utiliza os rolamentos 32009X, o que facilita manutenções futuras. Dependendo da durabilidade final desses rolamentos FAG poderá reduzir o custo de manutenção além do normal.
Walter L. L. Casitta
17/12/2008, 19:01
Acredito que o cubo dianteiro original da Ranger seja muito bom. O meu já rodou 200.000Km com pneu 33".
Talvez o eixo modificado não fique tão resistente quanto um original ja que o original é mais comprido e inteiriço assim como o semi-eixo. Acho que se você tiver que alongar os dois não vai conseguir o mesmo efeito. Além disso o furo interno da roda da Ranger não tem espaço pra passagem do um cubo decente.
Walter L. L. Casitta
17/12/2008, 19:11
Renato, Você que é cheio das ideias, arranja uma solução para que agente possa adaptar um roda livre no cubo dianteiro da Ranger...
Renato Fraga
17/12/2008, 23:07
Talvez o eixo modificado não fique tão resistente quanto um original ja que o original é mais comprido e inteiriço assim como o semi-eixo. Acho que se você tiver que alongar os dois não vai conseguir o mesmo efeito. Além disso o furo interno da roda da Ranger não tem espaço pra passagem do um cubo decente.
Olá Walter, não sei se foi você que não entendeu o lance dos semi eixos flutuantes ou se fui eu que não entendí o seu comentário.
Para tal modificação seria necessário a confecção de uma flange que ficaria instalada na extremidade do eixo e não aumentaria em nada o comprimento. Somente para criar fixação ao novo cubo.
Em relação ao furo central, não precisa ser maior, afinal o dianteiro é como??? No trazeiro ficaria igual.
E com relação a roda livre, existe um modelo da AVM para Ranger, porém só pode ser instalada nos modelos que tinham a roda livre a vácuo original. O cubo é diferente, e possui os entalhes internos em diâmetro maior, onde a roda livre fica acomodada. O entalhe da homocinética fica acomodado no centro da roda livre. Nas Rangers atuais, os entalhes da homocinética acomodam-se diretamente ao cubo. Se quizer colocar uma roda livre na sua ranger, verifique primeiro que tipo é, e se quizer muito ter tal dispositivo, teria que trocar por modelo compatível.
Renato Fraga
17/12/2008, 23:14
RESPONDENDO AO EDINTRUDER:
Pois é Edi minha dúvida fica exatamente na eficiência destes cubo. Pode ver que o Walter fez um comentário positivo logo abaixo ao seu, que pareceu ser negativo. Eu particularmente tenho boas referências a respeito de durabilidade. Resalva fica somente pelo custo. Obrigado pela dica alternativa que deu.
No caso deste eixo "visteon", não sei nem do que se trata, desculpa a ignorância, mas pra mim só existia dana 44/3. E a flange a ser confeccionada, não precisa necessariamente ser soldada, uma vez que poderá ser acomodada no alojamento do rolamento que será removido, e então poderá ser parafusada somente para entabilização da peça. Nos Kits flutuantes ensimec para eixos de jeep a manga é apenas parafusada no eixo e não tem esse lance de apoiar no alojamento do rolamento no eixo.
Em relação ao semi-eixo realmente será necessário fazer o entalhe tal como da homocinética mas talvez a rosca para a porca seria desnecessário uma vez que o semi eixo não teria como sair do seu lugar. Por dentro estaria preso à planetária e por fora ao cubo.
A dúvida fica na confecção do semi eixo. Seria necessário confeccionar do zero um novo ou seria possível usinar o original???? Essa parte que não tenho muito conhecimento. Não sei se o processo de usinagem ofende a resistência do material !!!!!
Bom, a idéia está lançada, e acredito que através desta discução possamos concluir os detalhes do projeto.
E vejam bem, o princípio não é reduzir custos de mantenção mas principalmente aumentar a segurança do veículo.
Abraços a Todos
Edintruder
18/12/2008, 01:02
Os cubos originais são muito resistentes e duráveis sim, porém também são muito caros...
a esperança é o modelo a partir de 2005 que custa cerca de 1/4 do valor conforme o pessoal está postando.
Até 2001 o eixo traseiro das Rangers são Ford Visteon, e nesse modelo a pista do rolamento é cementada no proprio eixo e a parte externa é na própria manga. No caso do Dana é rolamento com capa e pista. A minha está com eixxo traseiro dana 44-3.
Para colocar o cubo, talvez tenha que observar a bitola final que no caso deve ficar maior se não reduzir cerca de 2cm as mangas e tem que ver como fica o freio traseiro. se colocar freio a disco realmente ficaria muito bom.
o cubo da Ranger necessita ter o parafuso da homocinética pois ele mantém os rolamentos assentados na posição, sem esse parafuso segurando, os rolamento podes se soltar e o flange soltar dos rolamentos. De quebra o eixo fica preso no cubo.
Nesse tipo de eixo, o entalhamento fica resistente sim e tem como tornear a rosca sem perder resistência. Acredito que o eixo fique mais resistente apenas sob o efeito de torção do que a flexão do peso da picape unida à torção do torque.
Renato Fraga
18/12/2008, 03:00
Ok Edi, informações importantes.
Realmente não sabia do lance do assentamento dos rolamentos com a fixação da homocinética. Neste caso como fica as 4x2???? Mas beleza, fazer essa rosca pra colocar a porca é o menor detalhe na usinagem do semi eixo.
Em relacão ao aumento da bitola acredito que só teria certeza após a confecção de uma unidade. De qualquer forma é possível adaptar o freio original, mas confesso que um freio a disco seria melhor, e até mais fácil.
Abrço a todos e vamos quebrando a cabeça !!!!!!!!!!!
Edintruder
18/12/2008, 09:36
A homocinética encosta no cone do rolamento interno e a porca ajusta no flange que por sua vez força o rolamento externo a ficar posicionado no lugar. Como não possui nenhuma trava de pressão, o cubo é obrigado a possuir esse parafuso. Nas 4x2 é uma ponta de eixo no melhor estilo Kombi.
Renato Fraga
18/12/2008, 12:51
A homocinética encosta no cone do rolamento interno e a porca ajusta no flange que por sua vez força o rolamento externo a ficar posicionado no lugar. Como não possui nenhuma trava de pressão, o cubo é obrigado a possuir esse parafuso. Nas 4x2 é uma ponta de eixo no melhor estilo Kombi.
Ok, mais uma dúvida esclarecida.
Portanto será necessário usinar o eixo de forma semelhante à extremidade da homocinética.
Vamos adiante......
Abraços a todos
Edintruder
18/12/2008, 17:38
Sim, o que facilita de onde extrair o gabarito para a ponta dos semi-eixos.
A fixação dos cubos é feita através de 3 furos dispostos de forma triangular, aonde dois paraleloas ao solo e um em cima. Tem como fazer um adaptador da manga para o cubo, porém talvez seja necessário encurtar a manga.
Eu tenho um par de cubos dianteiros nos quais estão de reserva para colocar rolamentos novos para fins de manutenção periódica da minha Ranger com peças de reposição sempre prontas para o uso. Tenho também os rolamentos traseiros, verei se a ponta do cubo se encaixa no espaço interno da manga ou não. Se não encaixar a manga terá que ser encurtada e a flange reposicionada.
Hoje por volta das onze quando chegar em casa eu ponho o diâmetro e fotos do cubo.
Edintruder
18/12/2008, 23:04
Bem, lá vão as medidas:
Da face externa do flange até o limite interno do cubo são 78mm;
Da face externa do flange até a parte externadas orelhas rosqueadas do cubo são 60mm;
http://images.quebarato.com.br/photos/big/A/3/1426A3_3.jpg
As três orelhas possuem a rosca para os parafusos, cada centro de furo possui 104mm de distância do outro furo também no centro. São os três equidistantes.
Se reparares, possui um ressalto de encaixe circular que deverá se encaixar no flange de adaptação. Esse cubo possui um "O"ring para vedar a saída de óleo. São 100mm de diâmetro.
O rolamento traseiro no eixo Dana possui 72mm de medida externa da capa.
http://www.autopecasfrederico.com.br/images/prod/289.jpg
É preciso apenas tirar a panela do freio e medir a distância da face externa do flange do eixo e o flange da manga de eixo, pois pode ser que uma chapa de 1" ou duas de 1/2" dêem para fazer o flange incluindo o suporte para pinça de freio.
Na pior das hipóteses a bitola traseira poderá ficar um pouco maior caso não se reduzam as mangas.
Renato Fraga
19/12/2008, 11:01
Beleza Edi, você entendeu certinho o espírito da coisa.
Se for possível manter a carcaça do eixo original, melhor, porém se for preciso cortar a manga como você disse, não acho o fim do mundo, principalmente se for para fazer uma flange mais eficiente. Só não vejo problemas se o único efeito colateral for o aumento da bitola, desde que seja sutil.
Por outro lado, existe uma diferença entre os 78mm do rolamento original e os 100mm do cubo dianteiro. São 11mm na espessura do tubo do eixo que não sei se podem ser usinados. Acredito ser muito material e talvês comprometeria a resitência do componente. Se isso fosse possível, alojaria esta parte do cubo ao tubo do eixo e a flange seria apenas para a fixação.
Mas o princípio é este. Se necessário, cortamos uma porção do tubo, confeccionamos uma flange de forma a ficar estojada ao tubo, soldamos a mesma ao tubo, e assim fixamos o cubo à carcaça do eixo.
Precisamos ter certeza do lance da usinagem do semi eixo, que acredito ser a parte mais delicada do processo.
Abraços
Edintruder
19/12/2008, 12:02
Na verdade acredito que o flange deve se alojar no tubo do eixo e o cubo deve se alojar no flange de adaptação. Então deveria ser fabricado em 2 ou 3 partes e soldado formando um bloco para ser montado primeiro no eixo e o cubo sela tudo, inclusive a saída de óleo do eixo.
Anthoniusnikos
19/12/2008, 22:03
Pessoal, só para confirmar: O eixo dianteiro das Ranger até 2001 é um DANA 35?
Abs
Antho
Edintruder
19/12/2008, 23:08
Sim, é dana 35, como ocorria com os Engesa FI e II