PDA

Ver Versão Completa : Gurgel Super Cross



Marcelo A. Marchiodi
25/09/2004, 15:24
Eu sei que não é um 4x4, mas... e se pudesse ser!!!???
Achei estas fotos deste Gurgel e na minha opinião é um carrinho muito bem desenhado, tem os elementos estéticos de um utilitário, é claro que não tem a truculência usual da maioria dos veículos 4x4...
Quando vi a ficha técnica dele (http://gurgel800.sites.uol.com.br/gurgel800/supercross/especificacoes.htm) vi que ele usa eixo rígido do Chevete, se existisse um eixo dianteiro similar a este no mercado poderia ser feito um modelo 4x4.
Imaginem: um veículo super leve (fato importante e meio esquecido nos 4x4), com dois eixos rígidos e caixa de transferência, suspensão de molas helicoidais, estrutura reforçada, bons ângulos de entrada e saída, o motor poderia ser um AP 1.6, pneus aro 14... ficaria interessante! :D 8)
Talvez o vão livre não ficasse tão bom, poderia até se pensar em colocar uma daquelas caixas de redução da Kombi antiga, nas pontas de eixo, tipo um "mini Unimog".
E então, o que acham!!!???

Tem também o fato de ser um carro totalmente nacional, uma pena a Gurgel ter sofrido a rasteira que sofreu! Esta seria uma opção 4x4 interessante e talvez não muito cara! Pensem nisso...

Ah, e se alguém tiver mais fotos dele, coloquem aqui, li em um site que a Gurgel fez alguns poucos modelos militares que o Exército usou e foram aprovados na época! :D

Pedro Bachir
25/09/2004, 21:50
Eu sei que não é um 4x4, mas... e se pudesse ser!!!???
Achei estas fotos deste Gurgel e na minha opinião é um carrinho muito bem desenhado, tem os elementos estéticos de um utilitário, é claro que não tem a truculência usual da maioria dos veículos 4x4...
Quando vi a ficha técnica dele (http://gurgel800.sites.uol.com.br/gurgel800/supercross/especificacoes.htm) vi que ele usa eixo rígido do Chevete, se existisse um eixo dianteiro similar a este no mercado poderia ser feito um modelo 4x4.
Imaginem: um veículo super leve (fato importante e meio esquecido nos 4x4), com dois eixos rígidos e caixa de transferência, suspensão de molas helicoidais, estrutura reforçada, bons ângulos de entrada e saída, o motor poderia ser um AP 1.6, pneus aro 14... ficaria interessante! :D 8)
Talvez o vão livre não ficasse tão bom, poderia até se pensar em colocar uma daquelas caixas de redução da Kombi antiga, nas pontas de eixo, tipo um "mini Unimog".
E então, o que acham!!!???

Tem também o fato de ser um carro totalmente nacional, uma pena a Gurgel ter sofrido a rasteira que sofreu! Esta seria uma opção 4x4 interessante e talvez não muito cara! Pensem nisso...

Ah, e se alguém tiver mais fotos dele, coloquem aqui, li em um site que a Gurgel fez alguns poucos modelos militares que o Exército usou e foram aprovados na época! :D

axo que não seria o carro ideal para o que vc quer........ :roll: mtr 800cc, susp. independente....... se fosse colocar um ap, fikaria bom!!!! tração 4x4, axo que seria meio difícil adaptar!!!! eixo trazeiro até poderia ser..... mas o dianteiro complicaria!!!!! mas se tu tiver tempo$$$, até fikaria legal........ :roll: :lol:

flw!! :)

bruno_
26/09/2004, 02:10
Muito bacana :D

Concordo, esse carrinho poderia ter feito sucesso no futuro com uma mecanica moderna

Higor Renck
30/09/2004, 10:25
E ai Marcelão... blz.

Em primeiro lugar, gostei pacas da idéia, acho que seria bem interessante unir dois grandes requisitos pra um veiculo 4x4, menor peso e mais potencia. depois te digo algo mais... grande abraço e apareço em breve.

Higor Renck

Beto
30/09/2004, 11:08
Tenho um camarada que é adora esses carrinhos e ele conseguiu comprar um super-cross depois de anos de procura, já é um carrinho meio raro e caro, acho pra oq. agente usa não vale a pena, qq. erosão o bichinho iria ficar com as patinhas pra cima, facil, facil.

Marcelo A. Marchiodi
01/10/2004, 01:48
E aí Higor, beleza!? ...tá sumido hein cara!
É uma idéia interessante, sem dúvida, mas para uso fora-de-estrada teria que ser bem mais reforçado, digo isso pois ontem vi um BR-800 e achei o carrinho meio fraquinho e pelo jeito o Super Cross herdou algumas coisas dele (apesar de que pelo uso que ele se prestava, deveria ser mais reforçado mesmo...). É uma pena, o sr. Gurgel realmente era um visionário (e acho que tão cedo não veremos outro brasileiro tentar fazer carros por aqui... será???) mas nunca quis colocar tração 4x4 em seus veículos, dizia que eles não precisavam, se ele tivesse feito isso, teríamos um veículo 4x4 diferente de tudo que existe hoje e muito bom, com certeza! :D

Beto;
Não sabia que o Super Cross chegou a ser comercializado, acho que só foram feitos alguns protótipos e com certeza ele é extremamente raro, se você puder tire umas fotos desse modelo do seu camarada e coloque aí, na internet só encontrei estas 2 fotos. Estou curioso pra ver outro!!!
Quanto ao que você disse sobre erosões, pode acontecer mesmo, talvez se ele fosse mais largo resolveria, ou então colocar uns eixos mais largos nele... quem sabe...! Porém, levando em consideração o fato de ser um carro raro, fazer uma conversão dessas seria um pecado! Só mesmo construindo outro! A estrutura dos carros da Gurgel era muito fácil de se fazer, na foto está a estrutura do Moto Machine (notem que dá pra colocar uma caixa de transferência e um eixo dianteiro, se existisse um, é claro...), todos os outros modelos seguiam este conceito, patenteado e chamado de "Plasteel".
Até mais!

Klendatu
01/10/2004, 02:44
Não acho que essas carinhos seriam bons foras-de-estrada. Ser leve nem sempre é vantagem, depende do terreno, o curso da suspenção deles é pífia, altura livre, minima. angulos de entrada e saia tb ruins, não tem espaço para pneus adequados. Pra fazer com que eles tenham essas caracteristicas seram nescesárias tantas modificaçoes que ficariammais fácil fazer outro carro.

Esse super cross tá mais pra esses off-roads engana besta. palio, gol, doblo, paraiti, strada, montana, fiesta(ecosport) e (pasmen) Fox. Que seguem a receita de suspenção 2 dedos mais alta e parachoques pretos, como é fácil fazer um off-road!!!


A Gurgel faliu pq fabricava produtos de baixa qualidade defasados tecnologica e estilisticamente, não teve como competir com a concorrencia que oferecia produtos muitos superiores, principamente com a abertura das importações. A gota dáqua foi um golpe que acabou sendo um tiro no pé, tramou com governo um subsidio na forma de imposto menor para veiculos de até 1000cc(que dura até hj) para diminuir o preço do seus carros equipados com o seu motor propio de 800cc(na verdade um motor de fusca cortado do meio) e assim aumentar suas vendas, so que as outras montadoras simplesmente diminuram o motor dos seus carros de entrada(gol e Uno) para aproiveitar o subsidio, tornando-se muito mais competitivos devido a qualiade superior.
E essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas. Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado.

Um exemplo do era a gurgel, é o modelo Carajás, que vinha com motor AP e tinha tração traseira, mas não tinha cardã, a tração era traseira sendo o motor dianteiro ecaixa de marcha traseira, era uma caixa de marcha de fusca colocada ao contrario ligada ao motor por uma absurda gambiarra que consistia num eixo dentro de um tubo com flanges nas estremidades, que vibrava como um auto-falante. calculem a durabilidade.
http://www.jumy.de/suv/gurgel/gurgelcarajas.jpg

Sukys
01/10/2004, 03:31
mas nunca quis colocar tração 4x4 em seus veículos, dizia que eles não precisavam...

A questão nunca foi querer ou deixar de querer, simplesmente. Realmente o "seu" João era duro na queda sobre alguns aspectos (nenhum carro dele tinha cinzeiro porque ele simplesmente não queria, e fim de conversa!) só que ele tinha um tino comercial muito afinado e sempre esteve de olho no mercado que lhe interessava.
Veículos Gurgel nunca foram baratos e a fabricação de algum modelo 4X4 com certeza custaria mais caro que os similares da época (básicamente Jeep Ford e Toyota Bandeirantes).
Outro aspecto é a validade da tração em um veículo com motorização traseira. Tive a oportunidade de dirigir o jeep Jegue e a Kombi 4X4 com a tração da Dacunha (isso no tempo da Revista 4X4 & Pickup, quando eu dava uma força nos bastidores) e tenho convicção de que o custo (+ complexidade mecânica, manutenção, etc.) não justificava o resultado final.
O Carajás seria uma excessão, porém a premissa da Gurgel sempre foi voltada ao uso utilitário, funcional, e dentro de uma realidade de mercado.


Não sabia que o Super Cross chegou a ser comercializado, acho que só foram feitos alguns protótipos e com certeza ele é extremamente raro...

Que eu saiba não chegou a ser comercializado e os poucos que existem (não mais do que uma dúzia) foram adquiridos da massa falida da empresa.
Tive a oportunidade de ver (na Feira do Automóvel de 1992 e na Gurgel Trade Center) uma "versão militar" (entre aspas porque era só visual).
Pintura estilo camuflada, rack no teto, pneus lameiros, antena Maria Mole (maior que o carro!) e mais alguns badulaques que já se perderam na memória. O visual ficou muito interessante e se a idéia era chamar a atenção, com certeza acertaram em cheio!


Quanto ao que você disse sobre erosões, pode acontecer mesmo, talvez se ele fosse mais largo resolveria, ou então colocar uns eixos mais largos nele... quem sabe...!

Nem tudo nesta vida é feito para trilhas radicais e a proposta do SuperCross com certeza não era essa!


...na foto está a estrutura do Moto Machine (notem que dá pra colocar uma caixa de transferência e um eixo dianteiro, se existisse um, é claro...), todos os outros modelos seguiam este conceito, patenteado e chamado de "Plasteel".

A estrutura da foto é do SuperMini (sucessor do BR 800). A estrutura do Moto Machine tinha menor distância entre-eixos e traseira truncada.
Pela foto (cuja estrutura é muito semelhante à do SuperCross, que difere apenas na parte traseira) não dá para ter uma idéia adequada mas com certeza não existe a menor condição de instalar uma tração dianteira.

Em tempo, o SuperCross não contava com tração mas tinha câmbio com reduzida. Considerando o peso do carro (650 kg) e o curso da suspensão (~20 cm) a reduzida + Seletraction provavelmente foi uma solução mais acertada do que uma tração 4X4, não esquecendo da proposição do veículo, é claro.

Abraços,

Sukys
01/10/2004, 03:52
... li em um site que a Gurgel fez alguns poucos modelos militares que o Exército usou e foram aprovados na época! :D

Que eu saiba no inicio dos anos 70 a Aeronáutica comprou algumas dezenas de X10 (antecessor do X12 e que foi o primeiro modelo a ter estrutura própria, abandonando de vez a plataforma da VW) e lá pelos idos de 77/78 o exército fez o pedido (para a Gurgel) de um lançador de obus auto-tracionado. Nasceu então o X15, que além da versão específica para o exército (que não passou de algumas poucas unidades) teve também a versão "militar", utilizada aqui em São Paulo pela Policia Militar (Tropa de Choque) e cuja foto pode ser vista ao lado, em meu Avatar.

Um outro modelo que talvez teria interesse para uso militar foi o Transa.
Veículo anfíbio, 6X6, que não passou de um único protótipo.
Maiores detalhes sobre ele podem ser vistos em:
http://www.uor.com.br/default.asp?pg=/curiosidades/transa.htm

Abraços,

Pinhal
01/10/2004, 10:32
All,
Certa vez conversei com o dono de uma loja de insul-films no bairro de Moema, ele gostava muito de Gurgels e tinha um X-12.
Ele me disse que tem um mecânico aqui de São Paulo faz a adaptação de 4x4 em gurgel, especificamente em X-12.
Não faço a mínima idéia de como o tal mecânico faz isso, e o proprietário da loja também não soube me explicar direito, já que ele entendia menos do que eu de mecânica........... na época ele me disse que tinha ido nessa oficina para orçar a adaptação do 4x4 no seu X-12, mas ele achou inviável em função do custo, que se eu me lembro bem ficava em torno de R$4.500,00.
Essa conversa foi mais ou menos no início do ano passado.....
Se alguém tiver interesse em descobrir mais informações sobre 4x4 em Gurgel, posso arrumar o telefone da loja de insul-film, devo ter o cartão do cara guardado em algum lugar por aqui.

[]'s

ramiro_eli
01/10/2004, 12:43
O eixo traseiro do BR 800 é igual ao do Chevette, que é um Dana 30.
Eixo dianteiro tem bastante...é o eixo original dos Engesas/Campers, que tb é Dana 30. Mas a bitola certamente é diferente...

[ ]´s participando na viagem na maionese...

Marcelo A. Marchiodi
02/10/2004, 18:33
Caro Klendatu, você trabalhou na Gurgel???????????????????????????? :? :evil:
Não leva a mal não cara, mas se for pra escrever tanta besteira assim, melhor não se pronunciar (apesar de o fórum ser um espaço democrático... portanto você tem o direito de expressão), mas se não sabe o que está escrevendo, então procure se informar antes... :evil: :evil: :evil:

Só pra começar:

1°) A Gurgel não faliu porque "...fabricava produtos de baixa qualidade defasados tecnologica e estilisticamente...", faliu por rasteira política e acredite se quiser pressão das grandes montadoras (principalmente a VW), e quanto ao estilo, alguns modelos antigos eram realmente horríveis mas outros foram muito elogiados no exterior (principalmente na Europa) pelo seu design inovador e acima de tudo prático. A Gurgel não "tramou" nada com o governo, pelo contrário, foi traída pelo governo pois este havia diminuído o IPI para o BR-800 (se não me engano...) para 5% enquanto as outras marcas (GM, VW, Fiat, Ford) pagariam 10%; de uma hora pra outra o governo igualou o IPI para todo mundo, obviamente colocando em desvantagem a Gurgel. A abertura das importações (feita de maneira desastrosa...) foi um grande agravante para o fim da Gurgel também, não só dela mas como de muitas outras marcas de carros fora-de-série existentes no Brasil.

2°) O motor do Gurgel BR-800, Supermini, Moto Machine e Super Cross definitivamente não era "...um motor de fusca cortado do meio...", era um motor desenvolvido pela própria Gurgel, chamava-se Enertron, era refrigerado a água, seu conceito pode até ter sido inspirado num "...motor de fusca cortado do meio..." mas não era isso.

3°) "...essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas..." de onde você tirou comentário tão infeliz e equivocado????????????? Pelo que se sabe os veículos da Gurgel não tinham sistema 4x4 por pura teimosia do sr. Gurgel, me diga: quem desenvolve um motor à combustão interna não conseguiria desenvolver um sistema de tração 4x4??????? "...Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado..." esse rídiculo sistema (Seletraction) tirava muita gente do enrosco pelo Brasil afora (funcionava e era barato), e um bloqueio custaria tempo e dinheiro.

4°) "...Um exemplo do era a gurgel, é o modelo carajás, que vinha com motor AP e tinha tração traseira, mas não tinha carda, a tração era traseira pq era uma caixa de marcha de fusca colocada ao contrario ligada ao motor que era dianteiro , por uma absurda gambiarra que consistia num eixo dentro de um tubo com falges nas estremidades, que vibrava feito um auto falante, calculem a durabilidade..." bom, pelo o que eu pude entender deste seu português sofrível (aliás, nada condizente com um estudante de engenharia...) você faz uma crítica ao sistema TTS (Tork Tube System) que proporcionava melhor distribuição de peso e as vantagens da tração traseira (pois o conjunto mecânico usado no Carajás era do Santana, de tração dianteira), apesar da fragilidade (muita potência do motor AP 1800 cc para um conjunto dimensionado para 1600 cc a ar, como você mesmo disse...) mecânica foi uma interessante solução na época, não era uma "gambiarra".

Por fim, quero dizer o seguinte: o mínimo que a Gurgel merece é respeito, o sr. Gurgel foi o único brasileiro a tentar fazer carros com tecnologia nacional (em grande parte...), chegou a dominar uma fatia de 75% do mercado de veículos fora-de-estrada na sua época, fabricou por volta de 22000 veículos, e faliu por traição do governo de seu próprio país e acredito eu da sua maior fornecedora de peças, a VW; hoje ele sofre de Mal de Alzheimer... talvez pra se esquecer de tanta decepção... e de atitudes como a sua...

Se você, que diz no seu perfil, gosta tanto de "tudo sobre carros", procure se informar mais sobre os carros feitos no seu país... valorize e respeite os que tentaram fazê-los por aqui...

http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/gurgel-1.htm

http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/jipe_clube_gurgel2.htm

http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=238402&ST=SE

NeRo
02/10/2004, 19:17
Fala pessoar!

Eu respeito a Gurgel! Valorizo o que ela fez!
Mas respeitosamente... a Gurgel não tomou tombo de empresa ou governo nenhum... tomou tombo sim do mercado! O mercado não queria os produtos da Gurgel.
Na verdade... a Gurgel nunca pode competir com as multinacionais, seus produtos estavam sempre à beira... muitos eram visionários.
O X-12 eram exceção... mas lembro bem de um teste da 4Rodas em que o BR800 tinha um problema de suspensão: suas duas bandejas tinham medidas diferentes.
Eram feitas à mão? Processo de produção em série com esse tipo de defeito?

Klendatu
02/10/2004, 19:43
Caro Klendatu, você trabalhou na Gurgel???????????????????????????? :? :evil:
Não leva a mal não cara, mas se for pra escrever tanta besteira assim, melhor não se pronunciar (apesar de o fórum ser um espaço democrático... portanto você tem o direito de expressão), mas se não sabe o que está escrevendo, então procure se informar antes... :evil: :evil: :evil:

Eu falo o que eu quiser se não estiver desrespeitando os usuarios do fórum, coisa que vc esta fazendo



1°) A Gurgel faliu por rasteira política e acredite se quiser pressão das grandes montadoras (principalmente a VW), e quanto ao estilo, alguns modelos antigos eram realmente horríveis mas outros foram muito elogiados no exterior (principalmente na Europa) pelo seu design inovador e acima de tudo prático. A Gurgel não "tramou" nada com o governo, pelo contrário, foi traída pelo governo pois este havia diminuído o IPI para o BR-800 (se não me engano...) para 5% enquanto as outras marcas (GM, VW, Fiat, Ford) pagariam 10%; de uma hora pra outra o governo igualou o IPI para todo mundo, obviamente colocando em desvantagem a Gurgel. A abertura das importações (feita de maneira desastrosa...) foi um grande agravante para o fim da Gurgel também, não só dela mas como de muitas outras marcas de carros fora-de-série existentes no Brasil.

Igualar a alicota de imposto coloca a gurgel em desvatagem? coloca em pé de igualdade. A desvatagem era a baixa qualidade dos seus produtos frente a comcorrencia. A gurgel foi vitima do proprio veneno, golpe pra baixar imposto e ai ter vantagem sobre as outras.
Os carros no Brasil antes da abertura das importações eram verdadeiras carroças, muito defasados tecnologicamente, a abertura das importações elevou a um patamar aceitavel, mas ainda hoje inferior. Os fora-de-serie eram caros demais, por isso as empresas que os fabricavam faliram.



2°) O motor do Gurgel BR-800, Supermini, Moto Machine e Super Cross definitivamente não era "...um motor de fusca cortado do meio...", era um motor desenvolvido pela própria Gurgel, chamava-se Enertron, era refrigerado a água, seu conceito pode até ter sido inspirado num "...motor de fusca cortado do meio..." mas não era isso.


Não é inspirado, é um motor de fusca cortado do meio. os pistões e bielas são os mesmos. Se a Gurgel projetou algo foi o sistema de refrigeração e invetou um geito de meio motor de Fusca funcionar.



3°) "...essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas..." de onde você tirou comentário tão infeliz e equivocado????????????? Pelo que se sabe os veículos da Gurgel não tinham sistema 4x4 por pura teimosia do sr. Gurgel, me diga: quem desenvolve um motor à combustão interna não conseguiria desenvolver um sistema de tração 4x4??????? "...Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado..." esse rídiculo sistema (Seletraction) tirava muita gente do enrosco pelo Brasil afora (funcionava e era barato), e um bloqueio custaria tempo e dinheiro.

Eu vi essa informção numa revista que mostrava o protótipo, e tinha essa opinião.
O Sistema funciona, mas é ridiculo! O tempo e dinheiro se justificariam para que se evitasse uma solução cômica como essa.



4°) "...Um exemplo do era a gurgel, é o modelo carajás, que vinha com motor AP e tinha tração traseira, mas não tinha carda, a tração era traseira pq era uma caixa de marcha de fusca colocada ao contrario ligada ao motor que era dianteiro , por uma absurda gambiarra que consistia num eixo dentro de um tubo com falges nas estremidades, que vibrava feito um auto falante, calculem a durabilidade..." bom, pelo o que eu pude entender deste seu português sofrível (aliás, nada condizente com um estudante de engenharia...) você faz uma crítica ao sistema TTS (Tork Tube System) que proporcionava melhor distribuição de peso e as vantagens da tração traseira (pois o conjunto mecânico usado no Carajás era do Santana, de tração dianteira), apesar da fragilidade (muita potência do motor AP 1800 cc para um conjunto dimensionado para 1600 cc a ar, como você mesmo disse...) mecânica foi uma interessante solução na época, não era uma "gambiarra".


Esse sistema idiota o foi usado pq provavelmente a gurgel não conseguiu um fornecedor para um cambio e transmição adequados para tração traseira, ou quem sabe queria uma dianteira, o fato e que tiveram que dar o geito deles com a unica coisa que tinham, a caixa de fusca.

Colocar um câmbio inadequado ao motor é sim uma gambiarra, e o problema do sistema não é somente esse. A vibração é absurda.

Eu não tenho intimidade com teclados que não sejam ABNT2, mas isso é problema meu.



Por fim, quero dizer o seguinte: o mínimo que a Gurgel merece é respeito, o sr. Gurgel foi o único brasileiro a tentar fazer carros com tecnologia nacional (em grande parte...), chegou a dominar uma fatia de 75% do mercado de veículos fora-de-estrada na sua época, fabricou por volta de 22000 veículos, e faliu por traição do governo de seu próprio país e acredito eu da sua maior fornecedora de peças, a VW; hoje ele sofre de Mal de Alzheimer... talvez pra se esquecer de tanta decepção... e de atitudes como a sua...

Se você, que diz no seu perfil, gosta tanto de "tudo sobre carros", procure se informar mais sobre os carros feitos no seu país... valorize e respeite os que tentaram fazê-los por aqui...


O X-10/-12 foi um bom bugre, talvez o melhor, mas os demais modelos eram todos defasados tecnologicamente(a não ser o chassi, que era a única coisa moderna nos Gurgel) e conceitualmente se comparados os carros da época. Ser nacional não é suficiente para que um veiculo seja bom, tem que ter qualidade. e
Faliu pq não tinha solidez e um bom leque de bons produtos. O governo somente colocou em pé de igualdade com a concorrencia, como era pior que as outras, faliu.
O fato de ser nacional até desperta uma simpatia, mas pensando friamente, não eram bons produtos se comparados com o que estava disponivel na época.

Quer alguns fatos?
As dobradiças de portas são externas
Motor 1600 a ar ja estava defasado a muito
O vidro da janela do Br800 não descia e o portmalas não tinha tampa.
Todos os modelos que não eram com mecanica de fusca apresentam problemas de durabilidade.
O 800cc, mesmo considerando a cilidranda tem uma potencia ridicula, 32cv
O acabamento de TODOS os modelos é ruim.


Eu pessoalmente acho o Uno uma merda, uma carroça.
MAs compare-o com um Supermini.
Ele é mais duravel.
mais espaçoso
mais potente com mesmo consumo
mais ergonomico
mas conortavel
tem maior porta malas
E Custava o mesmo.

Sukys
03/10/2004, 01:11
Se a Gurgel projetou algo foi o sistema de refrigeração e invetou um geito de meio motor de Fusca funcionar.

Frisei o texto apenas para comentar que isso nem tem comentários...


O Sistema funciona, mas é ridiculo!

Este mundo tem tanta coisa ridícula que nem funciona e o Seletraction pelo menos funciona, e na verdade nem foi invenção da Gurgel, isso já era utilizado desde o tempo em que o Sr. Diesel ainda era vivo!


As dobradiças de portas são externas

Como é que são as dobradiças dos modelos Land Rover?


Esse sistema idiota o foi usado pq provavelmente a gurgel não conseguiu um fornecedor

O TTS é um modelo tão "idiota" que foi usado até em alguns modelos da Porsche!

Se for comentar tudo, haja prática de digitação!

Cada um tem o direito de achar o que bem entender sobre o que bem entender, mas que está faltando muito conhecimento sobre automóveis, mecânica e história da industria automobilistica, ah isso está!

No mais, sou da opinião que se deve tirar o chapéu para qualquer pessoa que tenha senso inventivo e empreendedor, uma vez que justamente sobre os sucessos e fracassos dessas pessoas é que a humanidade avança. Sobre as pessoas que só sabem criticar, bom... essas pessoas me fazem lembrar de um ditado árabe:
Os cachorros latem e a caravana passa...

Abraços a todos,

Sukys
03/10/2004, 01:48
...a Gurgel não tomou tombo de empresa ou governo nenhum... tomou tombo sim do mercado! O mercado não queria os produtos da Gurgel.

O mercado não queria os produtos da Gurgel e nem de outros fabricantes nacionais já que a abertura das importações de carros, no inicio dos anos 90, colocou uma pá de cal na industria genuinamente nacional, mas que o governo passou uma bela duma rasteira na Gurgel não existe dúvida alguma, é só acessar o arquivo de algum jornal e terá isso como convicção.


Na verdade... a Gurgel nunca pode competir com as multinacionais, seus produtos estavam sempre à beira... muitos eram visionários.

A Gurgel, e outras industrias nacionais da época, nunca competiram com as multi e sim atendiam nichos de mercado desprezados por elas.

Produtos visionários é tudo que a industria quer, haja vista os modelos chamados de Dream Car e outras "visionices" que sempre aparecem por aí, e o Gurgel com seus parcos recursos "fez escola" para muita gente que hoje é diretor de estilo em muita multinacional.
Curioso é que o Brasil, desde o Tempo do Anísio Campos, sempre teve visionários aplaudidos no exterior e sequer reconhecidos em sua terra natal. Coisa da Terra Brasilis...



...mas lembro bem de um teste da 4Rodas em que o BR800 tinha um problema de suspensão: suas duas bandejas tinham medidas diferentes. Eram feitas à mão? Processo de produção em série com esse tipo de defeito?

Não era o BR800 e sim o SuperMini, e as bandejas eram quase que feitas à mão sim, pois o modelo adquirido pela QR pertencia ao primeiro lote.
Quem acompanha a revista QR pode contar aos milhares as vezes em que foram citados casos semelhantes (erros de montagem, qualidade dos materiais, durabilidade, etc... etc... etc...) em praticamente todos os veículos testados, e digo mais, se algum dia você acompanhar de perto o lançamento de algum modelo de carro vai ficar embasbacado com a quantidade de problemas que existem, e não é para menos se considerarmos os milhares de componentes que existem em um carro!
Qualquer carro precisa de um tempo para "amadurecer" e enquanto isso não acontece até os usuários participam como verdadeiros pilotos de teste sem salário. Alguns modelos de carro "morrem" antes de atingir "maioridade", outros continuam em fabricação e durante este período a maioria dos defeitos são corrigidos. Tive a oportunidade de acompanhar a "vida" completa do Engesa desde seu "nascimento" e se este modelo de carro tivesse "morrido" alguns anos antes não seria o estupendo jipe que é. Acompanhei ao vivo e à cores alguns problemas crônicos deste carro que fariam qualquer engezeiro sentir calafrios na espinha, e isso aconteceu, acontece e sempre acontecerá, faz parte da evolução de qualquer modelo de carro. Quando um carro "morre" antes do tempo sempre ficam algumas impressões negativas, isso é natural, mas não podemos esquecer de que não houve tempo para evolução.

A QR tem uma péssima "mania" de enaltecer o que existe em produção e de meter o pau quando sai de linha. É só ler todas as reportagens sobre o BR800 que perceberá que na última (a que faz referência ao SuperMini, sucessor do BR) é exatamente isso o que acontece. E o mesmo aconteceu com dezenas de outros modelos, inclusive das multinacionais.

Quem tem menos de trinta anos talvez não teve a oportunidade de acompanhar as edições da revista Motor Três, esta sim uma revista sobre automóveis escrita por quem entendia do assunto. Passado não tem volta, azar de quem não leu! :lol:


Abraços,

NeRo
03/10/2004, 07:42
O mercado não queria os produtos da Gurgel e nem de outros fabricantes nacionais já que a abertura das importações de carros, no inicio dos anos 90, colocou uma pá de cal na industria genuinamente nacional, mas que o governo passou uma bela duma rasteira na Gurgel não existe dúvida alguma, é só acessar o arquivo de algum jornal e terá isso como convicção.
Dá pra refletir sobre isso... não se tornará um convicção nunca mas dá para pensar e juntar algumas peças :?


A Gurgel, e outras industrias nacionais da época, nunca competiram com as multi e sim atendiam nichos de mercado desprezados por elas.
Nicho cada vez menor... lembro bem do monte de Gurgel que eu via na rua na infância quando tinha 10 e de como eles sumiram enquanto eu crescia.


a Gurgel com seus parcos recursos "fez escola" para muita gente que hoje é diretor de estilo em muita multinacional.
Curioso é que o Brasil, desde o Tempo do Anísio Campos, sempre teve visionários aplaudidos no exterior e sequer reconhecidos em sua terra natal. Coisa da Terra Brasilis
Como eu disse antes... respeito e valorizo o que o Amaral fez :D


Não era o BR800 e sim o SuperMini, e as bandejas eram quase que feitas à mão sim, pois o modelo adquirido pela QR pertencia ao primeiro lote.
Mesmo assim, quantas dessas peças eram feitas a mão? Não poderia ter um gabarito?


Tive a oportunidade de acompanhar a "vida" completa do Engesa desde seu "nascimento" e se este modelo de carro tivesse "morrido" alguns anos antes não seria o estupendo jipe que é. Acompanhei ao vivo e à cores alguns problemas crônicos deste carro que fariam qualquer engezeiro sentir calafrios na espinha, e isso aconteceu, acontece e sempre acontecerá
Precisamos marcar de tomar uma cerveja! :D


Quem tem menos de trinta anos talvez não teve a oportunidade de acompanhar as edições da revista Motor Três, esta sim uma revista sobre automóveis escrita por quem entendia do assunto. Passado não tem volta, azar de quem não leu!
Eu penso que há 10 anos atrás todas as revistas eram muito melhores do que hoje :x Hoje qq revista é uma droga.

Abraços!

Klendatu
03/10/2004, 10:28
Este mundo tem tanta coisa ridícula que nem funciona e o Seletraction pelo menos funciona, e na verdade nem foi invenção da Gurgel, isso já era utilizado desde o tempo em que o Sr. Diesel ainda era vivo!

Pra isso existe bloqueiro, inisito: ou bloqueio ou nada.



Como é que são as dobradiças dos modelos Land Rover?

Ponto a menos no gurgel, ponto a menos no Land, que por acaso é um modelo que merece uma modernização a muito tempo.
Mas no Land não é possivel desmontar a porta por fora, mesmo com ela trancada, no Gurgel...




O TTS é um modelo tão "idiota" que foi usado até em alguns modelos da Porsche!

Ah sim até em Ferrari, como a 456 m e a 612, mas são cambios adequados ao motor e com relação correta, diferente dos Gurgel. A Gurgel não usou esse sistema por inovação, usou pq so tinha caixa de fusca, então tiveram de se virar com ela mesmo.
Resultado: vibra demais, ficou com a relação errada, e a caixa não aquenta a potencia do motor Ap. Além de ser um desafio passar de marcha, ja que afetou a sincronia. Gambiarra!



Cada um tem o direito de achar o que bem entender sobre o que bem entender, mas que está faltando muito conhecimento sobre automóveis, mecânica e história da industria automobilistica, ah isso está!

No mais, sou da opinião que se deve tirar o chapéu para qualquer pessoa que tenha senso inventivo e empreendedor, uma vez que justamente sobre os sucessos e fracassos dessas pessoas é que a humanidade avança. Sobre as pessoas que só sabem criticar, bom... essas pessoas me fazem lembrar de um ditado árabe:
Os cachorros latem e a caravana passa...


A Gurgel so foi prospera quando os bugres tinham grande apelo, pois fazia o melhor. Mas ser um bom bugre é uma coisa, ser um bom automovel é outra. Qualquer incursão da gurgel fora do da area dos bugres, que ela preferia chamar de jipe, foi um desastre, pois seus produtos eram inferiores a concorrencia.
Não sei quanto a vcs, mas eu compro automoveis, produtos, e não marcas. Como marca, a gurgel despertava paixões por ser nacional, mas seus produtos estavam muito aquém do disponivel na época. Se vc comparar O X-10/-12 a um outro bugre, ele é muito melhor, mas compare-o a um automovel da época. Esse modelo até q tem o seu mérito, mas os demais....
compare o Carajas a uma Veraneio, ou Rural. Ou o BR800 ao Uno

Martin Melcop
03/10/2004, 12:01
Só tenho uma coisa a colocar

Jeito é com Jota como em JPX

Klendatu
03/10/2004, 13:53
e quanto ao estilo, alguns modelos antigos eram realmente horríveis mas outros foram muito elogiados no exterior (principalmente na Europa) pelo seu design inovador e acima de tudo prático.

Eu particulamente não gosto, acho o desenho dos carros muito primarios, parecendo mais brinquedos do que carros de verdade de tão pouco robustos.

tecnica
03/10/2004, 15:04
Senhores,

Gostaria de expressar minha humilde opinião:

A Gurgel nunca foi realmente uma fábrica de automóveis, mas uma grande fora-de-serie. Tentou desenvolver tecnologia durante o período militar (como o Itaipu elétrico), mas foi na mesma esteira que tantas outras.

Dentro da proposta dele (X12 X15) acho que até foi bem. Não eram veículos para trilhas radicais. Já o Carajás, concordo com o Klendatu, não dá pra engolir mesmo, tem cara de gambiarra feia. Se ele queria motor dianteiro e tração traseira, podia ter aproveitado a caixa e eixo do Chevette, por exemplo, e fundido uma capa seca e colocado o motor AP. Ficaria bem menos tosco.

O BR800 foi um passo maior que as pernas. Não pela tecnologia empregada, pois esta sempre tende a progredir e a se aperfeiçoar, mas
acho que o Gurgel devia ter estudado mais História.

Ele cometeu exatamente o mesmo erro que seu contemporâneo Nelson Fernandes (aquele, do Democrata). Direcionou seus investimentos contando com o patriotismo dos brasileiros (tentando convencer a comprar suas ações) e com a benevolência do governo brasileiro.

O resultado foi o mesmo. É lamentável, mas o Gurgel, mesmo tendo o mérito de sua iniciativa, foi vítima de uma teimosia que beirava a arrogância.

Talvez ele devesse ter continuado apenas com seus bugres/jipinhos, aperfeiçoando o visual e o acabamento, e investido em um sistema de tração eficiente parecido com o do Commanderwagen (né Marcelo?). Acho que a Gurgel estaria viva até hoje.

Num país como o Brasil, com o governo que temos, o mercado globalizado, e com os empregados e suas famílias sob sua responsabilidade, o Gurgel deveria ter escolhido um caminho menos ambicioso.

Abraços a todos,

Pavani
03/10/2004, 15:09
Bom...
Mérito para o senhor Gurgel, por ter coragem de fazer as coisas acontecerem...
Mas o tópico diz sobvre o que?!? Fazer um Gurgelzinho4x4.... EU sinto muito, mas é uma furada.... Quem quer uma caixa de fósforo 4x4?!? Pra isso nada teria de ser original e mesmo assim não seira simples...
Cada um tem paixão pelo seu carro, eu tenho pelo meu Willys... O WIllys tem pontos negativos?!? Tem, vários... Mas eu não comparo um WIllys com um Gurgel.... Alguém comprara?!? São totalmentes carros opostos...
O Gurgel podia até se destacar na produçao... Mas como bugue, tem um modelo eu não sei nem o nome do modelo, mas é bonitinho, legal pra dar um role sem capota e tal... Mas se vc quer fazer trilha, sem chances....
É fraco, baixo e por aí vai....
Cada defende a sua bandeira, mas não da pra discutir sobre certas coisas... Tem gente que pode ter um fusca, mas afirma que o Fusca é tão bom quanto um Porsche.... O Fusca é belo carro, mas alguém compara um Carrera com um Fusca?!?
O fato é saber ouvir e saber discutir, antes de tudo todos estamos aqui elo mesmo propósito.... Mas acho perda de tempo discutir neste Fórum sobre carros que não são off roads... Certo?!? QUe é o caso do assunto centra do tópico... E se alguém me falar que aquela caixa de fósforo é Off Road, eu vou cair no chão de rir....
Cada carro tem a sua utilidade, a desse Gurgel COM CERTEZA NÃO É OFF ROAD! ! !
Abraço, e muita calma galera cada um fala o que quer... Basta saber falar pra que aja um convívio mais social nesse fórum...
Pavani

Sukys
04/10/2004, 00:27
...mas acho que o Gurgel devia ter estudado mais História.

...Ele cometeu exatamente o mesmo erro que seu contemporâneo Nelson Fernandes (aquele, do Democrata)...

Aquele, do Democrata, foi considerado um estelionatário e não um fabricante de automóveis. Até a Familia Fernandes, dona da Vemag, teve prejuízos com este Fernandes que não era parente direto e nunca produziu nada, ao contrário do Gurgel que começou sua vida de empresário fazendo displays para luminosos, passou para micro-carros e karts, até culminar com uma produção de alguns milhares de carros. "Pequena" diferença entre eles, não acha?
Aquele, do Democrata, só "fabricou" duas carcaças em fibra em um galpão na antiga Estrada de Santos, que por sinal apodreceram por lá junto com dois motores italianos e um molde de carcaça semi-montado. Sei muito bem desta história porque à época meu pai estava montando uma empresa de consórcios e quase entrou nesta furada.
Ainda tenho guardado um convite e a carta-proposta para a compra de ações, além de várias reportagens (de época e também recentes) sobre o assunto, se quiser posso procurar e disponibilizar neste fórum, se bem que talvez até em busca pelo Google consiga-se material do tipo.
E, numa boa, comparar Gurgel com a Fabrica de Automóveis Presidente é conhecer pouco ou quase nada sobre a história do automobilismo nacional.

Sukys
04/10/2004, 00:42
Pavani escreveu:
Cada carro tem a sua utilidade, a desse Gurgel COM CERTEZA NÃO É OFF ROAD! ! !



Até que enfim encontrei alguém que sabe reconhecer que cada carro tem sua vocação!
O SuperCross foi concebido como utilitário "leve", sem nenhuma pretenção para o Off Road, e para transforma-lo em tal seria necessário refazer tanta coisa que estaríamos fabricando outro carro!
Só não podemos esquecer que nem tudo na vida é trilha pesada e nem todos usam carro por lazer, e para muitas aplicações este carrinho seria de grande utilidade.

Sempre gostei de andar de kart e se este carrinho estivesse em produção com certeza teria um. :lol:

Abraços,

Sukys
04/10/2004, 01:27
Nicho cada vez menor... lembro bem do monte de Gurgel que eu via na rua na infância quando tinha 10 e de como eles sumiram enquanto eu crescia.

Nicho cada vez maior, haja vista a quantidade de utilitários novos que existem por aí. Modelos da Gurgel estão sumindo da mesma forma que some qualquer veículo que tenha a produção encerrada e são substituídos por outros, no caso, de outras marcas.
Um exemplo de "veículo que não sumiu" é o Jeep e o Engesa. A produção foi encerrada mas não existe algo compatível (em termos de aplicação versus custo de aquisição, custo operacional, e demais custos), só que não podemos esquecer que estes dois veículos estão nas mãos de pessoas que fazem uso por lazer ou estritamente por gosto. Para outras aplicações tornam-se inviáveis financeiramente.



Mesmo assim, quantas dessas peças eram feitas a mão? Não poderia ter um gabarito?

"Feito à mão" é força de expressão. Evidente que tinham gabaritos mas deve ter havido algum problema no lote ou até especificamente no carro em questão.
Conheci um engenheiro da GM que lá pelas tantas esteve envolvido com a linha do Opala, não muito antes de ser descontinuada, ou seja, com a linha de produção já bem "amadurecida". Tivemos várias conversas sobre este carro e não foram poucas as vezes em que comentou sobre os problemas crônicos que existiram na linha de montagem da suspensão dianteira, justamente por causa de erros de "gabaritagem" na montagem dos componentes. Antes da robotização isso era uma coisa relativamente comum de acontecer e até hoje em dia, mesmo com uma "ISO 9000 da vida", se algum funcionário responsável pela recepção de peças marcar bobeira lá se vão alguns carros com problemas. E no final, recall existe para isso mesmo!


Eu penso que há 10 anos atrás todas as revistas eram muito melhores do que hoje :x Hoje qq revista é uma droga.

Motor Três, Auto Esporte, 4X4 & Pickup, Oficina Mecânica e até a QR foram ótimas revistas e se hoje em dia não existe coisa que se presta boa parte desta realidade é culpa de quem compra.


Precisamos marcar de tomar uma cerveja!

É só marcar, assim eu te conto que a minha humilde participação no Engesa está na chave de seta, copiada da adaptação que fiz no meu Jeep Willys e que o Xixa (diretor técnico da Engesa) copiou e nem pagou Royalties. :lol:

Abraços,

Sukys
04/10/2004, 02:15
Pra isso existe bloqueiro, inisito: ou bloqueio ou nada.


Existem dezenas de modelos de bloqueio, e alguns são tão ruins que é preferível um Seletraction em seu lugar.
E cá entre nós, quem é bom de braço nem precisa de bloqueio, concorda? :lol:
E quem é muuuuuito bom de braço pode até dispensar uma tração, não acha? :lol:
Já leu o relato sobre a primeira "transposição automotiva" entre São Paulo e Santos? Recomendo.


Ponto a menos no gurgel, ponto a menos no Land, que por acaso é um modelo que merece uma modernização a muito tempo.
Mas no Land não é possivel desmontar a porta por fora, mesmo com ela trancada, no Gurgel...

...no Gurgel você não tira o parafuso por fora nem a pau, a não ser que tenham mexido na porta e tirado a contra porca que existe originalmente.


Ah sim até em Ferrari, como a 456 m e a 612, mas são cambios adequados ao motor e com relação correta, diferente dos Gurgel. A Gurgel não usou esse sistema por inovação, usou pq so tinha caixa de fusca, então tiveram de se virar com ela mesmo.
Resultado: vibra demais, ficou com a relação errada, e a caixa não aquenta a potencia do motor Ap. Além de ser um desafio passar de marcha, ja que afetou a sincronia. Gambiarra!

Sendo assim tanto a Ferrari quanto a Porsche também fizeram gambiarra porque TODOS os carros que tem sistema semelhante ao TTS padecem do mesmo mal, tanto que este sistema de transmissão foi parar no limbo das invenções.


Como marca, a gurgel despertava paixões por ser nacional, mas seus produtos estavam muito aquém do disponivel na época.

Taí uma coisa que nunca existiu, a grande maioria dos brasileiros não dá a minima para produtos nacionais, muitas vezes com razão mas a generalização sempre tende para a burrice.


Se vc comparar O X-10/-12 a um outro bugre, ele é muito melhor, mas compare-o a um automovel da época. Esse modelo até q tem o seu mérito, mas os demais....
compare o Carajas a uma Veraneio, ou Rural. Ou o BR800 ao Uno

X10/12/Tocantins eram utilitários, em todos os sentidos do termo, e não podemos compará-los com automóveis.

O Carajás pode muito bem ser comparado com uma Veraneio ou Rural, desde que 4X2, e se entrarmos no mérito dos defeitos e virtudes técnicos de cada modelo temos que considerar a "maturação" de cada um e até o que existia por trás em termos de estrutura.
Tem muita gente que desce o cacete no Troller mas se considerarmos o que existe por trás deste carro a coisa muda de figura. Meter o pau é fácil mas fazer algo, mesmo que ruim, é que são elas...
E no final, compra quem quer ou quem pode!

BR800/SuperMini são considerados mini-carros, coisa que o Uno não é, logo não existe lógica na comparação.

Marcelo A. Marchiodi
04/10/2004, 03:02
Caro Klendatu; respondendo um pouco atrasado a uma de suas respostas:

Eu não estou desrespeitando ninguém do fórum, estou exercendo meu direito de livre expressão, e até que fui muito educado.

Se você acha que "inventar" um sistema de refrigeração de um motor à combustão interna é fácil... fazer o quê... paciência...

Outra: se eu estivesse numa situação como essa (onde é necessário o Seletraction), e a única "coisa" disponível fosse este recurso, eu não acharia o sistema "Seletraction" cômico... aliás, você já passou por uma situação dessas????????

Sobre o que você disse a respeito do TTS, o nosso nobre e sábio colega Sukys (que aliás, vale a pena ler suas respostas!!!) já lhe respondeu... ou será que a Porsche não é "marca" suficiente para você?????????????

Essa desculpa de que não tem intimidade com teclados que não sejam ABNT2 não cola, isso não justifica erros grosseiros de português, tipo jeito com "g", suspensão com "ç", transmissão com "ç" entre outros... (numa boa Klendatu, leia mais jornais, revistas, livros... você está precisando, escrever um texto com tantos erros é falta de respeito com o leitor) quanto ao resto, erros de acentuação e outros concordo com você, já trabalhei com outros tipos de teclados e sei como é... mas me adaptei e aprendi... você é capaz disso também, não é???

"...defasados tecnologicamente...", o que isso quer dizer?????????? A mecânica de Fusca era ou é defasada??? Sim, concordo em parte . Mas apesar de defasada... é simples!!!! E eficiente, se não fosse, não teria vendido mais de 22.000.000 de unidades, a maioria ainda rodando. Fácil de compreender, consertar, "mexer" ... quem tem um mínimo de conhecimento em mecânica entende como um motor "defasado" de Fusca funciona (no caso dos X-10/12)...
E pra falar a verdade, esse negócio de falar que mecânica de Fusca é defasado é preconceito, só pra constar: o conceito do motor à combustão interna existe desde o séc. XVIII exatamente igual ao que existe hoje e vai existir por muito tempo ainda, a única coisa de diferente que apareceu foram alguns melhoramentos.

32 cv = potência rídicula... não entendi. Já ouviu falar em dimensionamento??? Você sabe quanto pesava um Super Mini ou um BR 800???????????? Sabe o que é relação peso/potência??????? O BR 800 pesava aproximadamente 620 kg, com "32 cv", um Fusca Type 87 4x4 ou Kommandeurwagen da Segunda Guerra Mundial pesava aproximadamente 800 kg e tinha apenas 25 cv, tração 4x4 com bloqueio de diferencial nos 2 eixos (ver http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=13779#13779), tinha um desempenho excepcional no fora-de-estrada se comparado aos Jeeps da época (obviamente muito bons também), o Schwimmwagen então nem se fala, além das mesmas características citadas ainda era anfíbio!!!!!!!!!!! Estes veículos foram usados numa GUERRA, isso quer dizer que eles teriam de enfrentar todo tipo de situações, algumas com certeza piores do que encontramos numa trilha qualquer por aí...

E essa de dizer que o Land Rover ganhou um ponto a menos por ter dobradiça da porta do lado de fora é no mínimo ridícula... e ainda dizer que ele precisa de modernização... putz... sem comentários... talvez o Freelander seja mais bonitinho, moderno e adequado pra você, não é???????????

Quando tive a idéia de fazer esse tópico, pensei em como poderia ficar o carrinho se fosse repensado para a adoção de tração 4x4, pensei em fazer outro carro mesmo mas usando o visual dele, se você ler novamente lá no começo verá que eu digo que ele deveria ser “reprojetado” , aumentar vão livre, colocar eixo dianteiro...e etc. Nunca disse que do jeito que ele estava era um fora-de-estrada puro, sem condições mesmo, mas se fossem feitas essas modificações garanto que eu iria mais longe nele que você com essa Ranger ou a tal F-4000 V8 step...blá blá blá-blá blá
E digo mais: o Sukys está certíssimo, tendo BRAÇO, se leva um carro, 4x4 ou não, com bloqueio ou não, a qualquer lugar!!!

Por fim: dá pra ver que você não sabe bulhufas do que está escrevendo, tá mais é com jeito de playboy que quer um 4x4 pra impressionar a mulherada na rua do que um entusiasta de 4x4, não dá pra levar em consideração a maioria do que você escreve. Vá procurar um fórum de “tuning” tipo “Velozes e furiosos” , combina mais com você. Sou um grande fã da Gurgel (mesmo com todos os defeitos que ela tinha) e por isso fiquei tão indignado com o que você escreveu.
Eu não sou muito mais velho que você, tenho 26 anos, mas quando você tinha uns 2 ou 3 anos de idade e ainda se cagava nas fraldas eu já lia revistas tipo MOTOR 3 (uma grande revista mesmo Sukys!) e 4x4 & Pick-up, a melhor que houve no Brasil sobre o assunto, além disso cresci no meio de uma oficina mecânica, tenho um Jeep Willys CJ-3B e muitas idéias na cabeça. Se for pra você escrever alguma coisa de valor e útil relacionado ao assunto do tópico, ótimo, seja bem-vindo! Se não, não encha o saco com comentários vazios e sem fundamento... procure aprender mais sobre o assunto pra escrever algo que preste...

Klendatu
04/10/2004, 18:35
Vc esta sim me desrespeitando e saindo do assundo, que são os Gurgel, para fazer colocações pessoais sobre mim como se isso creditasse algo sobre eles, mais isso é típico da humanidade(vide as recentes campanhas eleitorais), fazer oque? Falta de argumentos fede!
Inventar um sistma de refrigeração não é fácil mas isso não é projetar um motor. Isso sim é dificil.
Eu não consigo engolir esses freios individuais.
Não conheço o sistema da Porsche nem da Ferrari, o que eu sei é que o Carajás não funciona bem e não tem durabilidade, pouco importando se alguém "maior" fez o mesmo.

Defasados tecnologicamente e potencia ridicula sim, até pq no caso do Br800/Supermini isso não significava consumo proporcional ao peso e potencia, aliás o desepenho era péssimo. Tanto são defasados que vc os comparou com veículos projetados a mais de 60 anos, que realmente estavam no mesmo nível tecnologico dos Gurgel. (salvo o chassi Plasteel)

O Land Rover esta sim defasado, e ter dobradiçass esternas é um símbolo disso. A Ford concorda comigo, e o novo Defender esta a caminho.

Eu uso e frequento o fórum que eu bem enterder e falo o que eu quiser pouco me importando se vc acha isso ou aquilo.

Apesar de isso ser problema meu, eu estou equipando a F-4000 por que ja tinha ela, pois me foi dada por meu avô, ja que ela tinha problemas mecanicos e fiscais, e estava sobrando. E o uso que eu farei dela é inteiramente problema MEU.

Birita
04/10/2004, 19:23
Aproveitando o tópico...

Suky´s essa imagem no seu avatar por acaso não é de um G15/X15?

Sempre adorei esse veículo, por parecer um carro-forte, grande, imponente e também muito aerodinâmico... :lol:

Já vi que você entende de Gurgel, mesmo se não for, você pode me informar se é um carro bom, suas principais qualidades, ficha técnica etc...

Se não for pedir muito...

VLWS

http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/bassini4.jpg

http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/marcelo030.jpg

http://www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/sukys18.jpg

Paulo_Marcelo
04/10/2004, 21:00
Qual a caixa de marcha usada nos BR-800 e supermini?

Marcelo A. Marchiodi
05/10/2004, 00:59
O câmbio usado no BR 800 e no Super Mini era feito sob encomenda na Argentina, a fábrica Gurgel que seria aberta no nordeste (com equipamentos e máquinas compradas da Citroen, se não me engano...)seria pra fazer o câmbio também. Certo Sukys!? Apareça aí...

A relação era a seguinte:


1ª ........................ 1 : 3,746
2ª ........................ 1 : 2,157
3ª ........................ 1 : 1,378
4ª ........................ 1 : 1,000
ré ........................ 1 : 3,815

Razão da transmissão do diferencial ................. 1 : 4,100

Paulo_Marcelo
05/10/2004, 01:15
Será que cabe cambio de chevette aí??? :lol: :lol:

Meio impussivel neh? :evil:

Planos malucos... :twisted:

Marcelo A. Marchiodi
05/10/2004, 01:36
Paulo;
Não acho meio impossível não, quando se tem conhecimento em mecânica e criatividade tudo é possível, desde que se pesquise e se aprenda sobre o assunto, e mesmo que o resultado não seja bom, pelo menos você tentou, fez e aprendeu! Isso é o que importa!!! :D

Quando eu disse que daria pra colocar 4x4 no Super Cross, estava falando sério, a concepção e localização dos componentes mecânicos permite isso, desde que se façam as modificações necessárias. Se eu tivesse o carro (ou pelo menos a carcaça dele...) e dinheiro, tentaria fazer com certeza, não faria como uns e outros aí que criticam (críticas negativas, nem um pouco construtivas...) sem saber do que falam :wink:

Mas no que você está pensando?????????

Klendatu
05/10/2004, 01:44
Aproveitando o tópico...
Sempre adorei esse veículo, por parecer um carro-forte, grande, imponente e também muito aerodinâmico... :lol:

você pode me informar se é um carro bom, suas principais qualidades, ficha técnica etc...


Ficha técnica:

Tendencia de estilo:
http://www.moderna.com.br/moderna/quimica/quimica_am/imagem/caixa_fosf.jpg

Motor:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=4515

Desempenho:
http://cadernodigital.uol.com.br/familiapet/outros/album/images/cagado_60_fragom_02.jpg

Aerodinamica:
http://www.nada.com.br/fotos/muro.jpg

Conforto:
http://geocities.yahoo.com.br/equinosbrasil/carroca.jpg

andretomasi
05/10/2004, 10:21
HAHAEHAEHAE Que comédia!!! Pô, não tenho nada contra a Gurgel nem ninguém, mas essa foi de doer o rim de tanto rir!

[ ]´s morrendo de rir

Paulo_Marcelo
05/10/2004, 11:05
Klendatu,

Faz o seguinte, como um bom engenheiro (coisa q vc diz q o Sr Gurgel não era) fabrica um jipe para competir com o Hummer, q tal? Tenho certeza que você fará um carro com designer super avançado, confortavel, torque de 100kgfm pra subir qualquer parede, blah blah blah.... q ta? Ha, e tudo isso nesse maravilhoso país chamado Brasil, utilizando somente componentes nacionais.

Aff, isso q é patriotismo!!! :roll:


Agora falando sério:

Marcelo,

Meus planos não se adaptariam a esse forum, hehehe. Na verdade só queria um carrinho q andasse bem, fosse ótimo de curva e fosse super economico quando precisasse. Por exemplo, um motor 1.6 16v num supermini faria milagres e, devido ao peso baixo do carro e da tecnologia do motor, teriamos consumo bem baixo andando devagar.

Pavani
05/10/2004, 18:22
Aí Paulo, compra um corsa velho que vc ganha mais...
O tópico é feito para carros off road... Isso não tem nada haver....
Vai na boa, essa discussão já encheu o saco....
Ninguém vai se entender, não tem jeito... EU deletaria esse tópico por que foi totalmente invalido... Tirando as histórias do Gurgel, de resto....
Po, cada um tem um gosto... Mas meu irmão, aqui é OFF ROAD ! ! !
As vezes vc posta msg errada no fórum errado, curta o Off Road... Sö te digo isso por que o assunto do fórum é esse, e não carros baixos e tal...
Só isso, sinta-se a vontade em perguntar e falar sobre jipes e pick ups... Blz parceiro?!?
ABraço...
Pavani

Paulo_Marcelo
05/10/2004, 18:33
Aí Paulo, compra um corsa velho que vc ganha mais...
O tópico é feito para carros off road... Isso não tem nada haver....
Vai na boa, essa discussão já encheu o saco....
Ninguém vai se entender, não tem jeito... EU deletaria esse tópico por que foi totalmente invalido... Tirando as histórias do Gurgel, de resto....
Po, cada um tem um gosto... Mas meu irmão, aqui é OFF ROAD ! ! !
As vezes vc posta msg errada no fórum errado, curta o Off Road... Sö te digo isso por que o assunto do fórum é esse, e não carros baixos e tal...
Só isso, sinta-se a vontade em perguntar e falar sobre jipes e pick ups... Blz parceiro?!?
ABraço...
Pavani

Só falei o q estava planejando pq o Marcelo perguntou, e mesmo assim falei q num tinha haver com o forum.
Mesmo assim, desculpa!

andretomasi
05/10/2004, 20:02
Pô Pavani, não viaja na maionese, o fórum não é só de off-road não, e sim de 4x4.. olha o nome: 4x4Brasil.. fórum sobre veículos com tração nas quatro rodas, portanto não necessariamente esses veículos são off-road.. até porque muitos dos picapeiros, donos de rangers, s10, explorer, etc não usam pra trilha ou fora-de-estrada, mas nem por isso deixam de participar do fórum e de ter opinião em algum assunto do tipo.

Como o tópico era sobre a transformação de um Gurgel em 4x4, é válida sim, mesmo que seja pro pessoal descer o cacete e percebermos quem tem a mente aberta ou cabecinha de ervilha por aqui..

[ ]´s

Everton Júnior
05/10/2004, 20:09
Keko, concordo com vc. Ja vi gente aqui no forum querendo informações para transformar Ranger, F1000 e outros carros, de 4x2 para 4x4 e tudo correu muito bem.

LEEP
05/10/2004, 23:13
Não tenho nada contra os gurgel
pena que fechou a fabrica :cry:

LEEP
05/10/2004, 23:50
Se a Gurgel projetou algo foi o sistema de refrigeração e invetou um geito de meio motor de Fusca funcionar.

Frisei o texto apenas para comentar que isso nem tem comentários...


O Sistema funciona, mas é ridiculo!

Este mundo tem tanta coisa ridícula que nem funciona e o Seletraction pelo menos funciona, e na verdade nem foi invenção da Gurgel, isso já era utilizado desde o tempo em que o Sr. Diesel ainda era vivo!


As dobradiças de portas são externas

Como é que são as dobradiças dos modelos Land Rover?


Esse sistema idiota o foi usado pq provavelmente a gurgel não conseguiu um fornecedor

O TTS é um modelo tão "idiota" que foi usado até em alguns modelos da Porsche!

Se for comentar tudo, haja prática de digitação!

Cada um tem o direito de achar o que bem entender sobre o que bem entender, mas que está faltando muito conhecimento sobre automóveis, mecânica e história da industria automobilistica, ah isso está!

No mais, sou da opinião que se deve tirar o chapéu para qualquer pessoa que tenha senso inventivo e empreendedor, uma vez que justamente sobre os sucessos e fracassos dessas pessoas é que a humanidade avança. Sobre as pessoas que só sabem criticar, bom... essas pessoas me fazem lembrar de um ditado árabe:
Os cachorros latem e a caravana passa...

Abraços a todos,

concordo com você... brasileiro é assim mesmo...nunca ou quase nunca dá valor o que é da sua terra... prefere ridicularizar as "dobradiças" de um gurgel.. más esquece que as LAND usam o mesmo esquema....alguem ae se abilita a falar mal de uma land? :shock:
uma pena que a gurgel tenha fechado as portas
[]'s esperando as pedradas

Klendatu
06/10/2004, 00:24
Na boa... vai começar tudo d novo?

Não é pq é daqui que signifia que é bom. Pra mim ou é bom ou não é não importando onde ou por quem foi projetado.

Eu tb lamento q a gurgel fechou, mas fechou pq não fazia bons produtos.

E eu também não gosto do Defender, é antiquado demais, anda bem no fora de estrada. Mas é desconfortavel e tem um motor pouco potente, mas pelomenos na Inglaterra o defender vai mudar, e pelo o que li vai ficar parecido com o Mercedes Gëlandevagem, com uma cara rustica, mas moderno.

Sukys
06/10/2004, 01:08
Sukys essa imagem no seu avatar por acaso não é de um G15/X15?

A terceira foto que você postou é justamente do meu X15, o mesmo que existe em meu avatar. Comprei o X15 em 79 com apenas 4 meses de uso (estava querendo um 0km mas na época a Gurgel não tinha para pronta entrega) já rodei com ele 240.000 km (nos ultimos dez anos acho que não rodou mais do que uns 3.000 km) em 85 transformei o dito em teto rígido (absolutamente tudo feito em minha garagem) e recentemente passou por uma reforma total na parte mecânica: freios absolutamente novos, suspensão/cambio/motor totalmente checados, e quando sobrar tempo vou refazer alguns pequenos acertos na fibra, terminar o revestimento interno das portas (nunca feito) para finalmente pintar e deixar o bichinho para uso exclusivo dos fins de semana, bem ao estilo "jipe de prateleira". Já abusei muito dele, merece uma aposentadoria tranquila.
O X12 82 (foto abaixo) também mantenho até hoje. A pintura (original) já está pedindo outra mas de resto está impecável, mesmo porque "só" rodou 100.000 km.
E já que o assunto é Gurgel, também tenho um SuperMini 92, 90.000km rodados e muito longe de pedir retífica de motor. E antes que alguém pense que sou fanático por Gurgel, fiquei é fanático por carros em fibra de vidro, e assim que montar o Citroen 11 Légère 1949 (é de lata mas já é de familia) vou sair à cata de uma Puminha "fechada", de preferência da safra de 74. 8)
Minha fase de chacoalhar em buracos já passou e para isso nem precisei dos atuais "acessórios indespensáveis" que muitos necessitam para passear em qualquer estradinha de terra (quando não no asfalto) mas como prática de trilha é apenas um dos segmentos do Off Road não vejo problema algum em dar ajuda à quem precisa, mesmo que seja apenas sobre mecânica, elétrica ou eletrônica.
Fotografia também foi meu hobby e todo meu acervo (em torno de 5000 slides e 3000 fotos) estão em um birô de fotografia para serem digitalizados, e das poucas que tenho no computador estou postando algumas abaixo, que servem para dar uma pequena idéia do que fiz nos 8 anos em que pratiquei um pouco do fora de estrada.

Agora, deixando de lado as pessoas que tem discernimento, duas perguntas para a ala creche: :lol:

Os garotões tem fotos de viagens para mostrar ou a experiência está restrita ao teclado de computador, além de outras infantilidades?

Alguém tem algo próprio e que seja interessante para ser visto ou o que existe está restrito a uma pick-up 4X2 herdada do avô?

Em tempo, F1000 é "veiculo Off Road" só em cabeça de criança, basta uma grama molhada que este 4X2 nem sai do lugar.

(e eu pensando que aqui fosse lugar para se falar de TODOS os segmentos do Off Road...)

Sukys
06/10/2004, 01:15
outras...

Sukys
06/10/2004, 01:21
e mais outras...

Marcio
06/10/2004, 09:16
Grande Sukys!!!

Parabens pela sua contribuição ao forum! Belas fotos e com certeza uma vida de muita aventura e aprendizado! 8)

A[]'s....

Pavani
06/10/2004, 19:41
Kekão, blz...
Vc disse uma coisa boa... Mas só acho que não pode sair o foco do assunto....
Quando me referi a Off Road tava falando em 4x4 e um brother nosso não tava entendendo o que era isso... Disse em relação msg que nosso parceiro havia dito, e pelo o que eu me lembro não tinha muita haver com 4X4..... 8) 8) 8)
Blz Kekão?!?
:lol: :lol:
Abraço amigo....
Pavani

Sukys
07/10/2004, 00:57
Belas fotos...

Belas coisa nenhuma :evil: na pré-visualização até que estavam visíveis mas depois de postadas ficaram uma nhaca.
Acho que foi macumba! :twisted: :lol:

Aqui elas podem ser melhor visualizadas: http://www.geocities.com/rsukys/x15.html

E para quem quizer, abaixo tem (para download) uma apresentação animada com o X15.

Abraços,

Caio
07/10/2004, 09:27
A vida é curta mas nunca pode ser pequena..................

Tai alguém mostrando isso na prática 8) 8) 8)


Computador: Ferramenta de integração que nunca irá substutir uma boa conversa na roda de amigos contando os "causos" reais e não virtuais.

Chacal do Pantanal
07/10/2004, 09:46
Bem diz o ditado:

"Quem muito fala da bom dia a cavalo"

Como em vários outros tópicos, fico só de coruja, me restringindo a minifestação somente naquilo que conheço, coisa que todos vemos que não é regra, face as manifestações as vezes sem lógica ou nexo, mas enfim, como o fórum é democratico, cada um na sua...

Entretanto postei essa msg somente para parabenizar o Sukis pela verdadeira aula, em que demonstrou não só conhecimento e experiência quanto a história do nosso automobilismo em todos os seguimentos, como também demonstrou que o espirito 4x4 não se restringe a ter um super-máquina-equipado-com-tudo-que-eu-não-sei-pra-que-serve e sim pelo gosto e a mente aberta a discussão salutar.

[]´s

Klendatu
07/10/2004, 10:48
Engraçado, pensei que o assunto aqui era Gurgel e não que veiculo eu tenho, que por acaso é 4x4, ou quem faz trilha ou não.


Vi aqui gente que conheçe a historia e cada nome dos "sistemas" da Gurgel, ótimo. Mas Argumento pra dizer que são bons carros vi pouco. Vi muita citações sobre mim, como se isso fosse creditar alguma vatagem para os Gurgel.
Na boa, se não em argumentos cale-se ou diga que é o que sente pelo Gurgel é pura paixão.
O que fiz aqui foi dar a minha opinião e justificar o porque dela. É tão dificil pra vcs fazerem o mesmo?

Marcio
07/10/2004, 17:07
(...) e recentemente passou por uma reforma total na parte mecânica: freios absolutamente novos, suspensão/cambio/motor totalmente checados, e quando sobrar tempo vou refazer alguns pequenos acertos na fibra, terminar o revestimento interno das portas (nunca feito) para finalmente pintar e deixar o bichinho para uso exclusivo dos fins de semana, bem ao estilo "jipe de prateleira". (...)

Sukys,
talvez vc possa me ajudar. Um amigo meu tem um BR800, e o suporte do amortecedor trazeiro dele quebrou. Este suporte é fixado diretamente no chassi (que é de Plasteel ). Como o carro dele sempre viveu na praia, parece que a maresia "comeu" parte do tubo de aço que vai no meio da fibra de vidro; e por isso quebrou. Teria alguma idéia de como fazer o reparo neste tipo de estrutura (tubo de aço mais a fibra)???

A[]'s
Marcio

Polvora
07/10/2004, 17:57
Transposição da Serra do Mar entre Juquitiba e Itanhaém, dois dias de muita chuva e muito barro para percorrer não mais do que 50km

Sukys,

Onde fica essa trilha ??? Tens uma planilha ou algumas referências ???

[]

Sukys
08/10/2004, 00:18
...o espirito 4x4 não se restringe a ter um super-máquina...

É exatamente isso, Chacal, o "espirito jipeiro" não se restringe a um determinado tipo de veículo e sim o que se pode fazer com o que existe à disposição.
Se a conta bancária permite, compra-se o que existe de melhor e vive-se feliz, mas se a grana está curta dá para se divertir com a mesma felicidade, a não ser que o interesse principal seja status ou modismo, coisa que já se tornou comum neste meio, e é justamente por causa deste tipo de atitude que postei, na seção humor, o texto "Diálogo com um ET".

Quando o Jeep Clube do Brasil era recém fundado houve um passeio em que apareceu um senhor com um Willys anos cincoenta-qualquer-coisa, com aqueles pneus originalmente raquíticos e com a tração dianteira sem cardã. Como o passeio seria de média dificuldade teve gente que sorriu com canto de boca, enquanto outros comentavam o tranca-trilha que o jipe - e seu dono - seriam.
Fim de asfalto e começo de buracos, e lá ia o Willys sem problemas, para surpresa de todos. Lá pelas tantas, um lamaçal inesperado deu o ar da graça e a coisa ficou feia até para os mais preparados da turma, havendo várias solicitações de guincho (que à época era acessório raro) e até quebras de equipamento, e enquanto estávamos socorrendo um belo e bem equipado 4X4 atolado, lá vem o Willys com sua tração dianteira sem cardã. Passou serpenteando mas absolutamente sobre controle, e em pouco tempo já estava em terra firme, à espera dos "especialistas" atolados. Para a cena ficar perfeita só faltou uma trilha sonora, de preferência uma música clássica bem ao estilo épico, tamanha foi a regência ao pilotar. Não teve um único caboclo que não aplaudiu o feito, de pé e em sinal de respeito. Foi coisa de registrar na memória e tomar como lição.

Ah, já ia me esquecendo, o Willys tinha um acessório que - para o dono - tinha mais utilidade que o cardã: uma maçaneta de porta, daquelas redondas, adaptada ao volante. O piloto do jipe não tinha o braço esquerdo!


Para nós, que além de cardã temos os dois braços, abraços! :oops: :wink:

Sukys
08/10/2004, 03:28
Marcio, este é o mal de todo DONO de carro com carroceria em fibra. A fibra é durável mas o aço não, não se dá a devida manutenção (lavar, por exemplo) e a estrutura metálica vira ferrugem.
Sem ver a extensão do estrago fica dificil determinar com exatidão o que deve ser feito mas em linhas gerais o procedimento básico é retirar a fibra até encontrar estrutura metálica não danificada, soldar um "implante" metálico recompondo o que foi retirado, dar tratamento anti-ferrugem às partes metálicas para, finalmente, laminar a fibra que foi retirada.

Abraços,

Sukys
08/10/2004, 03:33
Onde fica essa trilha ??? Tens uma planilha ou algumas referências ???

Onde fica ou onde ficava? :lol:

Isso tem mais de vinte anos e foi feito sem nenhum critério. Estávamos em dois jipes e a idéia era acampar em Ilha Comprida. Uns 20km depois de Juquitiba paramos em um posto para abastecer e conversando com um caboclo que estava por lá ficamos sabendo de um caminho para Itanhaém e mudamos de rumo. Rodamos por terra uns 10km, atravessamos um rio de largura razoável (ponte de madeira) e mais alguns quilometros saimos da "via principal", daí em diante foi um entra-prá-cá, sai-prá-lá até encontrarmos a trilha indicada, que era usada para extração de madeira. Começou a chover forte, e naquela idéia de que o asfalto "do outro lado" estava perto quebramos a cara. Tivemos que dormir por lá mesmo e no outro dia à noite, também debaixo de chuva, conseguimos chegar na BR101, onde ficamos sabendo depois que era lá pelos lados da praia Cibratel.
Sobre este caminho não tenho como oferecer dados precisos, mas também percorri parte de outro caminho com o pessoal do Jeep Clube do Brasil, cuja entrada fica bem antes de Juquitiba e que existe referência em mapas do IBGE, mas por absoluta falta de condições (muita chuva e muitos carros) não passamos de 15~20km mata à dentro. Soube depois que chegaram a percorrer o caminho em toda a extensão até a BR, e se foi mapeado ou não só entrando em contato com o pessoal do JCB para saber.

Essa história de dar dica de caminho já me fez passar vergonha. Já tem muito tempo que um amigo meu pediu dica para o litoral Norte, falei sobre o caminho de terra entre São Luis do Paraitinga e Ubatuba. Ele foi, gostou do visual mas só viu asfalto. :oops: :twisted:

Abraços,

Carlos
08/10/2004, 13:10
Caro Klendatu, você trabalhou na Gurgel???????????????????????????? :? :evil:
Não leva a mal não cara, mas se for pra escrever tanta besteira assim, melhor não se pronunciar (apesar de o fórum ser um espaço democrático... portanto você tem o direito de expressão), mas se não sabe o que está escrevendo, então procure se informar antes... :evil: :evil: :evil:

Eu falo o que eu quiser se não estiver desrespeitando os usuarios do fórum, coisa que vc esta fazendo



1°) A Gurgel faliu por rasteira política e acredite se quiser pressão das grandes montadoras (principalmente a VW), e quanto ao estilo, alguns modelos antigos eram realmente horríveis mas outros foram muito elogiados no exterior (principalmente na Europa) pelo seu design inovador e acima de tudo prático. A Gurgel não "tramou" nada com o governo, pelo contrário, foi traída pelo governo pois este havia diminuído o IPI para o BR-800 (se não me engano...) para 5% enquanto as outras marcas (GM, VW, Fiat, Ford) pagariam 10%; de uma hora pra outra o governo igualou o IPI para todo mundo, obviamente colocando em desvantagem a Gurgel. A abertura das importações (feita de maneira desastrosa...) foi um grande agravante para o fim da Gurgel também, não só dela mas como de muitas outras marcas de carros fora-de-série existentes no Brasil.

Igualar a alicota de imposto coloca a gurgel em desvatagem? coloca em pé de igualdade. A desvatagem era a baixa qualidade dos seus produtos frente a comcorrencia. A gurgel foi vitima do proprio veneno, golpe pra baixar imposto e ai ter vantagem sobre as outras.
Os carros no Brasil antes da abertura das importações eram verdadeiras carroças, muito defasados tecnologicamente, a abertura das importações elevou a um patamar aceitavel, mas ainda hoje inferior. Os fora-de-serie eram caros demais, por isso as empresas que os fabricavam faliram.



2°) O motor do Gurgel BR-800, Supermini, Moto Machine e Super Cross definitivamente não era "...um motor de fusca cortado do meio...", era um motor desenvolvido pela própria Gurgel, chamava-se Enertron, era refrigerado a água, seu conceito pode até ter sido inspirado num "...motor de fusca cortado do meio..." mas não era isso.


Não é inspirado, é um motor de fusca cortado do meio. os pistões e bielas são os mesmos. Se a Gurgel projetou algo foi o sistema de refrigeração e invetou um geito de meio motor de Fusca funcionar.



3°) "...essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas..." de onde você tirou comentário tão infeliz e equivocado????????????? Pelo que se sabe os veículos da Gurgel não tinham sistema 4x4 por pura teimosia do sr. Gurgel, me diga: quem desenvolve um motor à combustão interna não conseguiria desenvolver um sistema de tração 4x4??????? "...Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado..." esse rídiculo sistema (Seletraction) tirava muita gente do enrosco pelo Brasil afora (funcionava e era barato), e um bloqueio custaria tempo e dinheiro.

Eu vi essa informção numa revista que mostrava o protótipo, e tinha essa opinião.
O Sistema funciona, mas é ridiculo! O tempo e dinheiro se justificariam para que se evitasse uma solução cômica como essa.



4°) "...Um exemplo do era a gurgel, é o modelo carajás, que vinha com motor AP e tinha tração traseira, mas não tinha carda, a tração era traseira pq era uma caixa de marcha de fusca colocada ao contrario ligada ao motor que era dianteiro , por uma absurda gambiarra que consistia num eixo dentro de um tubo com falges nas estremidades, que vibrava feito um auto falante, calculem a durabilidade..." bom, pelo o que eu pude entender deste seu português sofrível (aliás, nada condizente com um estudante de engenharia...) você faz uma crítica ao sistema TTS (Tork Tube System) que proporcionava melhor distribuição de peso e as vantagens da tração traseira (pois o conjunto mecânico usado no Carajás era do Santana, de tração dianteira), apesar da fragilidade (muita potência do motor AP 1800 cc para um conjunto dimensionado para 1600 cc a ar, como você mesmo disse...) mecânica foi uma interessante solução na época, não era uma "gambiarra".


Esse sistema idiota o foi usado pq provavelmente a gurgel não conseguiu um fornecedor para um cambio e transmição adequados para tração traseira, ou quem sabe queria uma dianteira, o fato e que tiveram que dar o geito deles com a unica coisa que tinham, a caixa de fusca.

Colocar um câmbio inadequado ao motor é sim uma gambiarra, e o problema do sistema não é somente esse. A vibração é absurda.

Eu não tenho intimidade com teclados que não sejam ABNT2, mas isso é problema meu.



Por fim, quero dizer o seguinte: o mínimo que a Gurgel merece é respeito, o sr. Gurgel foi o único brasileiro a tentar fazer carros com tecnologia nacional (em grande parte...), chegou a dominar uma fatia de 75% do mercado de veículos fora-de-estrada na sua época, fabricou por volta de 22000 veículos, e faliu por traição do governo de seu próprio país e acredito eu da sua maior fornecedora de peças, a VW; hoje ele sofre de Mal de Alzheimer... talvez pra se esquecer de tanta decepção... e de atitudes como a sua...

Se você, que diz no seu perfil, gosta tanto de "tudo sobre carros", procure se informar mais sobre os carros feitos no seu país... valorize e respeite os que tentaram fazê-los por aqui...


O X-10/-12 foi um bom bugre, talvez o melhor, mas os demais modelos eram todos defasados tecnologicamente(a não ser o chassi, que era a única coisa moderna nos Gurgel) e conceitualmente se comparados os carros da época. Ser nacional não é suficiente para que um veiculo seja bom, tem que ter qualidade. e
Faliu pq não tinha solidez e um bom leque de bons produtos. O governo somente colocou em pé de igualdade com a concorrencia, como era pior que as outras, faliu.
O fato de ser nacional até desperta uma simpatia, mas pensando friamente, não eram bons produtos se comparados com o que estava disponivel na época.

Quer alguns fatos?
As dobradiças de portas são externas
Motor 1600 a ar ja estava defasado a muito
O vidro da janela do Br800 não descia e o portmalas não tinha tampa.
Todos os modelos que não eram com mecanica de fusca apresentam problemas de durabilidade.
O 800cc, mesmo considerando a cilidranda tem uma potencia ridicula, 32cv
O acabamento de TODOS os modelos é ruim.


Eu pessoalmente acho o Uno uma merda, uma carroça.
MAs compare-o com um Supermini.
Ele é mais duravel.
mais espaçoso
mais potente com mesmo consumo
mais ergonomico
mas conortavel
tem maior porta malas
E Custava o mesmo.


Se vc acha o UNO uma merda...é porque vc não entende nada mesmo de carro algum. Procure um Fórum em que vc possa escrever algo que sirva.

Só para citar algumas coisas do UNO:
1. um dos carros que mais venderam no mundo;
2. Seu projetista recebeu os maiores prêmio do MUNDO pelo projeto;
3. Revolucionou (no mundo) o modo de se pensar um automóvel;
etc, etc, etc e quem é vc para denominá-lo de merda???
Procure ler sobre o assunto e pare de escrever asneiras...

Klendatu
08/10/2004, 20:42
Meu caro, Eu uso o fórum que eu bem enteder pouco me importando o que vc acha disso.

O assunto do tópico não é esse e não é o Fórum adequado para se discutir sobre UNO. Eu vou apenas justificar meu ponto de vista, depois essa discursão acaba.

Ele pode ter sido uma boa escolha lá nos anos 80, hoje tem coisa muito melhor por praticamente o mesmo preço.

Ele tem suspenção traseira dura e desconfortavel, vidros planos. acabamento interno ridiculo, bancos duros, portamalas pequeno, motor fraco (mesmo para um 1.0, tanto o fiasa quanto o fire), aerodimanica péssima, entre outras coisas.

Esse novo modelo ficou ainda pior, além de manter todos esses defeitos a nova frente não combina com resto do carro, a grade dianteira ficou bizonha, o farol parece adaptado de um outo carro. O carro ficou parecendo aqueles carros russos modernisados a força e só visualmente.

Vc tem todo o direito de ter a sua opinião, mas limite-se a argumentar o seu ponto de vista respeitando o meu.

Birita
09/10/2004, 01:06
Pow, que coincidência ser exatamente o seu! :D

Muito legais as fotos, mas já tinha visto quase todas no www.jcgurgelguerreiro.hpg.ig.com.br, que aliás é um ótimo site sobre Gurgel´s

"A vida é curta mas nunca pode ser pequena", falou e disse Caio, foi exatamente o que pensei quando estava lendo a vendo as fotos do Sukys...

[]´s

ALEX CORREA
11/10/2004, 17:45
ESTOU COLOCANDO ESTA MINHA RESPOSTA AQUI DE NOVO PORQUE ELA "MISTERIOSAMENTE" SUMIU.

Bom, agora é a minha vez de falar, li todo o topico e tenho algumas(muitas) coisas pra expressar.
Nunca escrevi nada nesse Fórum, mas pra tudo tem sua primeira vez, e é agora.
Sou um apaixonado por Fusca, e tudo que é derivado dele, ou usa a sua mecânica, e outros que nem sequer tem peças dele. Tenho um Baja que estou terminando de reformar, e ele será o carro perfeito, na minha opinião.

Tem gente aqui metendo o pau nos Gurgels porque eles não são carros off-road, então o que é um carro off-road ? É um jipe onde se foram gastos mais de 20mil em acessórios que nunca serão usados, isso se for pra trilha, e que agüenta passar por cima de qualquer obstáculo ? Temos que lembrar o que significa off-road: é qualquer modalidade feita na terra, em trilhas, em contato com a natureza. Rally de velocidade é off-road, mas um Palio ou um Subaru nunca entrariam numa trilha.


Farei algumas citações aos textos dos colegas:

“Klendatu”

“E essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas. Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado. “

Você, como estudante de engenharia(provavelmente mecanica,né??), porque não tenta inventar alguma coisa que preste então, alem disso, se o sistema de freios separados é tão ruim, porque todo gaioleiro não vive sem o mesmo.

“Sukys”

“A QR tem uma péssima "mania" de enaltecer o que existe em produção e de meter o pau quando sai de linha. É só ler todas as reportagens sobre o BR800 que perceberá que na última (a que faz referência ao SuperMini, sucessor do BR) é exatamente isso o que acontece. E o mesmo aconteceu com dezenas de outros modelos, inclusive das multinacionais.

Quem tem menos de trinta anos talvez não teve a oportunidade de acompanhar as edições da revista Motor Três, esta sim uma revista sobre automóveis escrita por quem entendia do assunto. Passado não tem volta, azar de quem não leu!”

Cara, virei seu fá numero “1”, primeiro porque vc tem 3 Gurgels, um pra cada tipo de uso, o que eu sempre tive vontade de ter, segundo, porque vc é um profundo conhecedor e defensor da Gurgel, e terceiro, por ter mostrado a um certo Rangeiro, que quando não se conhece sobre o assunto, é melhor ficar calado.
Tenho um pilha de MOTOR 3, e não empresto, não dou, não vendo nenhuma, e não fui eu que comprei elas, pois so tenho 23 anos, e sim o meu pai, mas hoje quem preserva elas sou eu. 4Rodas sempre foi uma bosta, tenho uma edição de 85 ,e acreditem, 1/3 dela é propaganda, e sem falar que é a mesma coisa da edição de hoje. Sempre falando mal do que elas não gostam e levantando a bola do que eles gostam colocando eles como melhores do mundo. Um lixo de revista.
“Sukys”

“E cá entre nós, quem é bom de braço nem precisa de bloqueio, concorda?
E quem é muuuuuito bom de braço pode até dispensar uma tração, não acha? ”

Verdade seja dita, pé embaixo ajuda á passar por quase toda situação, sem falar que quem sabe andar na terra, prevê o problema e desvia dele.

“Klendatu”

“compare o Carajas a uma Veraneio, ou Rural. Ou o BR800 ao Uno”

Não irei comparar eles com nenhum outro carro, pois acho que carro é igual a criança, nunca compare uma com a outra, mas irei comparar o BR800 com a atualidade: quem não gostaria de ter um carro pequeno, econômico, e pratico hoje em dia, com o transito do jeito que está? Pergunta aos proprietários de BR 800 e similares se eles vendem o carrinho deles ? E quando se vê um pra vender, está valendo mais que UNO.

“Pavani”

“Cada carro tem a sua utilidade, a desse Gurgel COM CERTEZA NÃO É OFF ROAD! ! !
tal... Mas se vc quer fazer trilha, sem chances....
É fraco, baixo e por aí vai.... “

Com já disse antes, acho que off-road não é um carro que aguenta passar por tudo, mas cuidado, pois qualquer dia desses um Gurgel ou um Baja pode passar por vocês na trilha e o motorista estará curtindo o passeio ao invés de ficar preocupado com “será que preciso usar o guincho agora?, será que o bloqueio vai funcionar direitinho?, será que o protetor de cambio, diferencial, carter, vai agüentar?”blábláblá...

Pavani, sei que a sua intenção não é ridicularizar os Gurgels igual ao Klendatu, mas é só a minha opinião, não me leve à mal.

“Marcelo A. Marchiodi”

“"...defasados tecnologicamente...", o que isso quer dizer?????????? A mecânica de Fusca era ou é defasada??? Sim, concordo em parte . Mas apesar de defasada... é simples!!!! E eficiente, se não fosse, não teria vendido mais de 22.000.000 de unidades, a maioria ainda rodando. Fácil de compreender, consertar, "mexer" ... quem tem um mínimo de conhecimento em mecânica entende como um motor "defasado" de Fusca funciona (no caso dos X-10/12)... “

Marcelo, só completando a sua opinião, nenhum outro carro irá bater o recorde de vendas do Fusca, nunca, pois ele teve esse recorde praticamente inalterado, enquanto o Corolla, que se não me engano está em 2º ou 3º lugar, já teve mais de 8 gerações.
Coisa ruim não vende, então o Fusca é ruim ?
Ai, Marcelo, porque você sumiu do Baja Brasil ? Agora a galera está se encontrando no Multiply, apareça por lá.

“Klendatu”

“Ele tem suspenção traseira com feixe de mola(dura e desconfortavel) vidros planos. acabamento interno ridiculo, bancos duros, portamalas pequeno, motor fraco (mesmo para um 1.0, tanto o fiasa quanto o fire), aerodimanica péssima, entre outras coisas.”

Klendatu, procure saber como é, ou era, até a versão anterior , a suspensão traseira do Corvette, e terá uma grande surpresa.

“Sukys”

“Ah, já ia me esquecendo, o Willys tinha um acessório que - para o dono - tinha mais utilidade que o cardã: uma maçaneta de porta, daquelas redondas, adaptada ao volante. O piloto do jipe não tinha o braço esquerdo!”

Meu Deus, essa foi de arrepiar, isso devia ter sido fotografado, filmado, e escrito, pois isso prova que não importa o seu equipamento, e sim, a vontade e o conhecimento do seu carro, pois sabendo os limites do carro, nunca tomará sustos e nem ficará não mão.
Quando tive um jipe, um Niva, participei do Passeio das Crianças, aqui em BH. E junto com um monte de jipes super preparados, apareceu um X12, e muitos olharam torto pro carrinho. Resultado, ele fez todo o percurso sem problemas, enquanto os jipes quebravam pela estrada ou empacavam pelos obstáculos.

“Klendatu”

“Ranger CD 2.5 'twin-spark' GNV
F-4000 V8 5.0 cabine dupla stepside 4x4 (em obras)(Ja com todas as peças reunidas)”

Cara, você já fez alguma trilha com essa Ranger sua(??) ? Pois pelo que deu pra ver da sua personalidade aqui, você deve pegar ela e ficar dando role pelos Points da cidade, pra tirar onda. Com certeza você não vende as partes da F-4000 pra quando ela ficar pronta (??), ai vai poder tirar onda até nas rodas de jipeiros. Ai ninguém vai te agüentar.

Para todos que ainda acham que Gurgels , Fuscas e Bajas não são carros OFF-ROAD, ai em uns links pra mudarem de opinião.

http://www.gurgelguerreiro.hpg.ig.com.br/adptacaoffroad.htm,


http://www.planetabuggy.com.br/baja/fabio.htm
será que uma Ranger consegue passar por essas eroções???


No planetabuggy tem outros Bajas, que vocês podem ver, não são nenhum “frágeis carrinhos off-road”, e sim, OFF-ROADS DE VERDADE.

Bom, até mais e VIVA O FUSCA, O GURGEL, E TODOS COM MOTORES À AR.

Alex Antônio Corrêa
“OFF-ROAD BOM E BARATO É BAJA”

Sukys
12/10/2004, 00:57
As citações abaixo elencadas serviram apenas como base de raciocínio e não uma resposta direta ao seu autor.


4Rodas sempre foi uma bosta

Qualquer revista é dirigida a um determinado público alvo e quanto maior for este público melhor, não por causa da venda da revista em si - que em muitos casos nem cobre as despesas - mas por causa do que se ganha com anúncios, este sim o verdadeiro ganha pão de qualquer editora de periódicos.
Se observarmos uma Motor Três e uma QR do mesmo período fica fácil perceber que a diversificação e o enfoque dos assuntos são dirigidos a leitores distintos e que a quantidade de anúncios é díspar, favorecendo enormemente aos cofres da Editora Abril. Com o passar do tempo a MT minguou até fechar, ao passo que a QR se mantém firme e forte até hoje. Quem anuncia quer retorno e são poucos os anunciantes que aceitam críticas sobre seus produtos, ainda mais quando a crítica vem da própria mídia que serve de anúncio, além do que existem críticas e críticas, e quem tem livre trânsito numa editora sabe muito bem o significado do termo "jabá", que pode muito bem ser aplicado até quando, à primeira vista, o texto faz críticas ao produto do próprio anunciante.

Erro de estratégia da MT em não se tornar uma revista generalista? Não necessariamente. O mercado provavelmente não comportaria duas revistas focadas para o mesmo segmento de leitores, diga-se de passagem, leitores com pouco ou nenhum conhecimento sobre automobilismo e que estão interessados apenas em superficialidades. Quem compraria duas revistas para ler as mesmas generalidades sobre um determinado carro ou assunto?
A QR também foi uma ótima revista sobre automobilismo, basta ver uma das edições que rola solto (em cópia) pelo meio Off Road (edição com o teste do Jeep Willys) mas com o passar do tempo se tornou um periódico generalista por causa do segmento de mercado que apresentava crescimento, e se não existe mais uma revista do naipe da MT o fato se deve a ausência de consumo por matérias de conteúdo e ao interesse intrinseco de boa parte dos patrocinadores: público burro consome produtos sem maiores questionamentos, e fim de conversa!

Uma banca de jornal expressa a cultura de um povo.

A minha afirmação pode parecer estranha à primeira vista mas pode muito bem servir de tese para algum mestrado sobre antropologia. Visite a banca de jornais de um país, cidade ou até mesmo de um bairro e terá uma amostra da "qualidade intelectual" de seus moradores. Aqui no Brasil e salvo raras exceções, a revista "caras e bundas" sempre está em evidência, ao passo que (as poucas) revistas de conteúdo sempre estão escondidas.
Usando de metáfora, algumas bundas podem e devem ser admiradas em revista mas quem só vê coisa do tipo acaba ficando com cara de bunda!
E como revista que não vende some do mercado, a culpa é de quem?


Pé embaixo ajuda á passar por quase toda situação

Via de regra a forma de se dirigir um Baja, X12 ou coisa semelhante requer este tipo de condução mas não podemos generalizar até mesmo quando o assunto versa sobre os carros em questão. Todo carro tem suas particularidades - que devem ser entendidas para melhor proveito - mas isso também envolve as particularidades do terreno que se pretende transpor.
Fora de estrada é uma modalidade que requer conhecimento, método, estudo e paciência, e a velocidade só entra quando já existe um bom domínio sobre todos os elementos, quando os reflexos apresentam o automatismo obtido com a experiência, deixando o cérebro livre para analisar eventos inesperados. Como a forma típica de conduzir um 4X2 na terra é justamente o pé embaixo, muita gente quebra a cara no primeiro buraco - muitas vezes de forma literal - e põem a culpa no carro. Por essas e outras é que - aqui no Brasil - veículos 4X2 não são considerados como Off Road's, dando a falsa impressão de que a única modalidade praticada em nosso chão são as trilhas "trancadas" e com alto grau de dificuldade, coisa que transformaria um Hummer em perfeito tranca-trilha por causa das suas dimensões e peso.
O universo Off Road é muito vasto (pelo menos em outros países) e se aqui no Brasil o pensamento geral é diferente a culpa não é dos carros e sim dos praticantes medíocres, cuja capacidade de compreensão não vai muito além do término do asfalto.


Será que preciso usar o guincho agora?

Em linhas gerais, Off Road não é a transposição de um percurso usando as rodas de um veículo?
Sendo assim, guincho é o mesmo que "jogar a toalha", pedir arrêgo, demonstrar que tanto o condutor quanto o carro foram vencidos pelo obstáculo, por falta de equipamento ou falta de braço!
Fazendo uma comparação com o futebol, passar pelo obstáculo é o mesmo que ganhar o campeonato, ao passo que usar guincho é cair para a terceira divisão!
Guincho virou objeto do desejo de qualquer jipeiro de primeira viagem. Não nego sua utilidade e nem seria burro em negar, mas seu uso indiscriminado demonstra que alguma coisa de errado está acontecendo pelos burados da vida. Evidente que existem situações onde um único guincho é pouco tamanha a dificuldade encontrada mas, convenhamos, nem todo jipeiro se mete em enrascadas do tipo e tem muita gente usando guincho como elemento de ostentação, ficando enrolado - em todos os sentidos - toda vez que usa.
Sim ao guincho ou não ao guincho, é um caso para se pensar...


VIVA O FUSCA, O GURGEL, E TODOS COM MOTORES À AR

Vêoitão refrigerado à água não conta?
Tudo bem que é coisa de ianque, mas tem uns bajas com motor V8 e câmbio automático que fazem muito estrago pela Baixa Califórnia...
Todos nós temos o costume de puxar a sardinha para a própria rede mas não podemos esquecer que tanto os lambaris quanto os tubarões também tem suas virtudes e defeitos, e se substituirmos os peixes por carros não fica difícil entender que cada carro tem virtudes e defeitos específicos, que por sua vez variam de intensidade em função do tipo de terreno, tipo de evento e também tipo de motorista que servirá como condutor.
Já dirigi a quase dezena de toneladas de um trator de esteiras da Komatsu e não demorei mais do que um minuto para entender seus comandos e passar por onde nenhum super-jipe ousou passar, só que isso não é mérito nenhum, em termos de transposição de obstáculos qualquer criança que conheça comandos de vídeo game pode fazer coisa igual e até melhor do que eu.
Um jipe equipadíssimo pode afundar irremediavelmente nos primeiros metros de qualquer duna de Jericoacoara, da mesma forma que um simplérrimo baja ou Gurgel não encara de frente nem a primeira pedra da trilha do Bonete, em Ilha Bela, só que o contrário pode virar pura diversão, com guincho, sem guincho, com pneus Dick Cepec ou mesmo com originais, nem que sejam originais de... avião!
Como carro e buraco não tem cérebro, cabe a cada um de nós entender a função de cada elemento ou situação, e quem conseguiu atingir este estágio de compreensão consegue se divertir muito dirigindo qualquer coisa no fundo do quintal, mesmo que o quintal esteja a milhares de quilometros do portão da garagem e pouco importando se "qualquer coisa" é um Gurgel, um Land Rover, Troller, Toyota, Niva ou mesmo um fusquinha.
Qualquer caboclo que mora no que sobrou da Transamazônica pode não entender de marketing e de modismos, mas entende muito bem o meu ponto de vista sobre o assunto.

Off Road é um ótimo "exercício neural", mas para isso é necessário fazer uso dos neurônios, de preferência, os próprios!

Abraços a todos,

Vinicius Cruz
12/10/2004, 02:55
Pena eu não ter visto esse topico antes.. mas agora ja foi e não vou entrar no mérito da discussão com o Klendatu, acredito que não tem mais comentários.

Parabéns Marcelo pela sua vontade de construir um veiculo simples 4x4, te admiro muito.

Sukys, tb sou teu fã... teríamos que marcar uma cervejada... junto com Marcelo, Buggyman, Alex, Betão... dentre outros....

Bom ja tive willys (segue foto) e fiz um fusca pra trilhas tb... so vendi pois estarei indo pra fora do páis, mas quando voltar tenho ideias de fazer outro ainda melhor... talvez com o 4x4 que o Marcelo, até lá, tenho certeza que ja terá projetado!!!


Voltando ao tópico... muito show a idéia... daria um off-road exelente... mas sem duvida teria que refazer o projeto... mas ficaria melhor que uma base fusca com tração na dianteira que é o que, a principio, nós procuramos ok?...

bom acho que não tenho comentários pra este tópico, acabei ficando magoado com em conhecer atitudes de uns (pega leve Klendatu) :oops: e feliz em conhecer (virtualmente) uma enciclopédia do nosso hobby, o Sukys. :D

Aproveito pra convidar o pessoal para o Multiply, é um site onde podemos colocar nossas fotos, tb temos forum de discução, divulgação de eventos e tudo mais... é uma pagina ligada ao planetabuggy.com.br que foi criada pelo buggyman, profundo conhecedor de buggys e fundador do planetabuggy.com.br.

Esta pagina é direcionada a bajas e buggys, porém lá não nos incomodamos com outros assuntos, normalmente é postado reportagens de assuntos variados.

Quem quiser participar é so entrar em multiply.com e se cadastrar, depois procure o grupo de buggys e bajas.

Se quiserem deixem o e-mail aqui que farei o convite (não é necessario ser convidado para participar).

Sukys, faço questão que se junte a nós. :shock: (intimado!!!)

Abraços.

Klendatu
12/10/2004, 05:51
ALEX CORREA

Novamente. ou bloqueio ou nada. Não presciso inventar nada, bloqueio ja existe.

Vc pode não comparar , mas qualquer consumidor faz isso ao comprar um produto.

Se o Br800 era tão bom pq justamente o UNO roubou o possivel mercado dele?


O fato de carro X ou Y ter uma suspenção ou outra não muda o fato do Uno ter uma suspenção desconfortavel.


Pelo visto vc não conheçe nada sobre Ranger, caso contrario saberia que a versão de 4cc a gasolina não tem opção de tração 4x4, o que , principamente para picape, com má distribuição de peso e grande entre-eixos, faz com que seja inadequada a terrenos dificeis.
Na boa se eu dou role por "poins" ou não é problema totalmente meu.
Não entendi sua colocação sobre a F-4000, mas
vc tem algum problema com o fato de eu ter esses veiculos?

Que eu saiba o assunto aqui é Gurgel.

Vinicius

Como eu disse aqui, os Gurgel X-10/X-12/Carajás eram bons bugres, e bugre é sim um tipo de Off-road.
Mas eu não vejo muito merito da Gurgel, simplesmente colocaram um mecanica VW, ja defasada, em um chassi proprio com carrocerias com um design , ao meu ver tão primarios que parecem mais brinquedos e que além disso tinhamum acabamento muito ruim.
Quem tem mérito pelo bom desempenho e robustes desses modelos, é em grande parte a Volkswagem

Os modelos que fugiam da concepção mecanica Fusca/kombi, eram ruins e inferiores a concorrencia.
Tinham problemas de durabilidade
Desempenho ruim,
Acabamento ruim.
Isso com preço e consumo equiparavel.

Sukys
12/10/2004, 16:53
Se o Br800 era tão bom pq justamente o UNO roubou o possivel mercado dele?

Esse roubo de mercado só aconteceu na sua cabeça!
Uno é classificado como "carro compacto mono-volume" e o BR800, SuperMini, SuperCross como "mini carro mono-volume", ou você pensa que a palavra "mini" foi uma homenagem ao Mini Morris?

Se o Uno roubou mercado não foi da Gurgel e sim de algum outro carro da mesma categoria.
A mídia chegou a fazer comparação entre estes dois carros porque à época o Uno éra o modelo que mais se aproximava do BR em termos de custo e de UTILIZAÇÃO URBANA, só que a mídia ESPECIALIZADA deixou bem claro que a comparação acabava por aí, e só não entende isso quem não distingue as diferenças entre modelos de carros.




Que eu saiba o assunto aqui é Gurgel.

Quando alguém não se interessa por algum assunto simplesmente dá de costas e fim de conversa, pelo menos é assim o comportamento típico de qualquer ser humano, mas em vista da sua frequência neste tópico, em qualquer roda de jipeiro você seria classificado como gurgelzeiro enrustido e motivo de muita gozação (quem desdenha quer comprar!), principalmente pelas suas críticas sem fundamento e seu método de avaliar a qualidade de um carro em função do tipo de dobradiça de porta utilizado.
Deixa a turma do Land Rover saber disso que vai ter gente rolando no chão de tanto rir...

Você está se saindo melhor do que a encomenda.
:lol: :lol:

Klendatu
12/10/2004, 17:09
Uno não é monovolume e claro que ele e o Br800/supermini não eram da mesma categoria, mas os consumidores deixaram de comprar os gurgel para comprar o Uno, então roubou sim o mercado.

A dobradiça foi apenas um exemplo, dentre vários que citei para sustentar a idéia da falta de qualidade dos Gurgel.


Quer alguns fatos?
As dobradiças de portas são externas
Motor 1600 a ar ja estava defasado a muito
O vidro da janela do Br800 não descia e o portmalas não tinha tampa.
Todos os modelos que não eram com mecanica de fusca/kombi apresentam problemas de durabilidade.
O 800cc, mesmo considerando a cilidranda tem uma potencia ridicula, 32cv
O acabamento de TODOS os modelos é ruim.

E o Defeder está sim desafado.

Minhas criticas foram todas fundamentadas, releia minhas mensagem que vc encontra argumentos para cada ponto que citei. Diferente de vcs que so usam como argumentos frases pejoratias dirigidas a mim.

Entrei no Tópico para dar a minha opinião sobre o Supecross e falar sobre o motivo da Gurgel ter falido, ja antes da minha mensagem foi erroneamene citado que o motivo foi uma rasteria do Governo.

Continuei somente para rebater as mensagens curisamente dirigidas a mim. Vcs realmente insistem nisso não é? Me diflamar credita algo sobre os carrinhos que vcs tanto adoram?

Pavani
12/10/2004, 20:23
Aí Alex...
Aminha intenção não era ridicularizar... 8)
E não fiz isso.... :wink:
Mas se vc pensa assim, é um problema mesmo.... Sempre fiz trilhas com pneu "slick" NUNCA tive pneu bom pra trilha.... O melhor pneu é o que tenho agora, os originais da Land que me falaram que tem 32" polegadas de altura, porém já estão mais de meia vida... :(
E eu sempre fiz trilhas, enclusive acho bem loco fazer trilhas de gaiolas e bajas.... Ah! Guincho NÃO passa pela a minha cabeça de te-lo no momento.... Por que?!? Por que não tenho dinheiro disponível pra ter um, se tivesse grana eu teria...
O meu pensamento é esse... "Jeep for fun..." Gostaria de dizer essa frase em italiano, mas meu pai não está na área...
Acho que vc foi muito atrevido em dizer que um dia um Gurgel vai me passar na trilha e ainda vai tirar onda... Aï fica a seu critério.... Garanto que um Gurgel original não passa onde um Jeep original passa....
E outra, nem sempre passo quebrando tudo na trilha, trilha vc não precisa sair acelerando tudo... Tem nego que passa com o pé no talo com medo de atolar..... Se atolar, é só desatolar.... Pra mim o Off Road é o meu estilo de vida... Ando meio afastado por que to sem grana pra terminar a reforma do meu jeep....
O cara tem que ter braço bom pra andar em 4x2 na lama, eu sei por que tenho uma pick up 4x2... E se o cara tiver um braço bom com 4x4 e reduzida?!? 8) 8) 8) Me esplica meu irmão.... 8) 8) 8) Como fica daí.... 8) 8) 8)
Desde o início não tirei onda do seu carango, portanto não tire do meu... :?
Blz?!? :wink:
Novamente, cada carro tem sua utilidade... Certo?!? Não adianta falar qual é o melhor é como política.... :wink:
[],s de 4X4 E REDUZIDA ! ! !
Pavani

Vinicius Cruz
12/10/2004, 21:49
Ja vi jeep passar onde gaiola não passa e ja vi gaiola passar onde jeep não passa.

abracos.

Sukys
13/10/2004, 00:44
E conheço um bom lugar onde nem jipe e nem gaiola passa: boteco, de preferência de beira de estrada, do tipo que só tem tubaina sem gelo para ajudar a descer aquele gosto de barro ou poeira que fica na boca! :lol:

Não é por nada não mas acho que por aqui está faltando coisa do tipo... :wink:

Agradeço pela intimação, ops... pelo convite que fez na mensagem anterior! :lol:

Abraços,

Sukys
13/10/2004, 01:28
Uno não é monovolume e claro que ele e o Br800/supermini não eram da mesma categoria, mas os consumidores deixaram de comprar os gurgel para comprar o Uno, então roubou sim o mercado.

Texto extraído de reportagem sobre o Uno, revista Quatro Rodas

"As razões para seu sucesso são simples (além do preço baixo): o Uno oferece bom espaço interno - seu design original é assinado por Giorgetto Giugiaro e, também de acordo com a Fiat, pode ser considerado o precursor do conceito de monovolume..."

No mais, você fez enquete com todos os compradores de Uno do final da década de oitenta inicio de noventa para fazer tal afirmação? :wink:

Klendatu
13/10/2004, 01:45
O Uno foi o precursor, pq inalgurou o estilo TallBoy(que pessoalmente eu detesto), alto e com "linha de cintura" alta, com o tempo a frente dos carros foi diminuindo e foram surgindo as minivans :x, que seguem tal estilo.

Monovolume é um veiculo onde os compartimentos do motor, passageiros e bagagem não tem uma divisão clara, no Uno é possivel definir claramente onde acaba o compartimento do motor.

Enquanto os Gurgelzinhos estavam indo mal de vendas o recente Uno 1.0 ia subindo nas tabelas, como custavam praticamente o mesmo, dá pra chegar a algumas conclusões.

Sukys
13/10/2004, 03:04
Então manda um email para a Fiat reclamando, porque além de precursor ele ainda é considerado monovolume pelo próprio fabricante.


(que pessoalmente eu detesto)...

Diga-se de passagem, você só faz comentários sobre o que detesta.
Acho que além de Gurgel você é amarradão em um Fiat Uno

Freud explica: http://www.psiqweb.med.br/persona/freud2.html

Klendatu
13/10/2004, 03:16
Bem se vc e a FIAT querem assim, que o Uno seja monovolume, pronto.
apesar de numca ter visto essa informação...


Estilo Tallboy não é so do Uno ele só foi o primeiro, Hj em dia parece que todos os carros estão aderindo a esse estilo.

Entre as minhas centenas de mensagens algumas são sobre o que eu não gosto. Por vezes estão no contexto.
So citei minha opinião sobre o Uno para exemplificar que os mini Gurgel eram piores que um carro que ja não era muita coisa, e expliquei pq não acho o Uno muita coisa para responder a mensagem do cara que criticou essa minha posição.

So não sei oque a sua citação sobre freud tem a ver com o assunto.

Até pq, para que eu tenha um Gurgel e um Uno basta querer.

Pavani
13/10/2004, 08:07
Apesar de tudo, eu concordo com Sukys....
Falta uma cerveja pra poder falar sobre...
Só uma coisinha que eu andei vendo aqui...hahahha :lol: :lol: :lol:
Aí Sukys, daqui a pouco vai abrir um "fãclube" seu aqui....hehehehehehe :lol: :lol: :lol: :lol:
Essa daí eu mordi a lingua pra falar, mas não aguentei....heheh
Se alguém da galera desse tópico for de Sampa, vamos trocar uma idéia no Ibira.... Blz?!?
Abraço...
Pavani

Higor Renck
13/10/2004, 18:49
Bom pessoal fala daqui, fala da aí e eu quero dar o meu pitaco também... hehehe :lol:

Bom Pavani, em termo comcordo com vc "vai iniciar um fã clube do Sukys" porem vou pertencer a ele!!! hehe :wink:

Marcelo, ve se aparece, to prescisando bater um papo com vc, OOO sumido!!! :twisted: :evil: :twisted: :evil:

Prezados participantes, na minha opnião como já tinha expressado no inicio do forum, gostei pacas da idéa de se "refazer" o gurgel e coloar uma tração, acho proveitoso, gosto de desafios... Mas cada um... cada um, nem sempre meu gosto vai de encontro com o de outra pessoa, porém o que seriam dos fuscas se todos gostassem dos jeeps!!!!!

[]s confundindo todos!!!
Higor Renck

NeRo
13/10/2004, 23:03
Eu sei que eu não deveria fazer isso... mas... eu preciso!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/76e388baa5e262f2bc5b5e9f16c39bc0.gif

Sukis... não esqueci a cerveja não amigo... :D

Pavani
14/10/2004, 14:59
Concordo com o Higor....
Mas o que rolou foi a mudança no foco do tópico....
Aí Sukys, tá ficando famoso hein... No seu "fãclube" já tem um, quem mais vai entrar!??hahah
É brincadeira Higor.....
É isso aí...
Abraço..
Pavani

Higor Renck
14/10/2004, 15:23
OOOO Pavani.. da nada!!!
:lol: :D :) :lol: :wink:

Entra também!!! :wink:

Grande abraço

Higor Renck.

Vinicius Cruz
14/10/2004, 15:46
Ta rolando mais postagens sobre o fã clube do Sukys que sobre o topico...

Vamos fazer um fã clube pra cada um... assim ninguem fica com ciume do outro...

Aposto que apareceria topicos do tipo:

MEU FÃ CLUBE TEM 50 INTERGRANTES (SEM CONTAR MINHA MÃE!) E O SEU??? TEM MAIS QUE O MEU??? :?


Esse fórum ta ficando ruim. Poucos dão palpites construtivos, so criticas, criticas, criticas... nada de humildade e pouco de solidariedade. :oops:

:cry:

Pavani
14/10/2004, 21:41
É Vinícius... COncordo com vc, pena que a sua atitude foi a mesma em que vc mesmo diz que estraga o fórum........ :wink:
O foco desse tópico fugiu faz tempo.... Todos sabemos, só estou descontraindo o clima que tava aqui....
Certo?!?
ABraço..
Pavani

Vinicius Cruz
14/10/2004, 22:08
Minha intenção foi dar um exemplo do que a galera anda fazendo por aqui...

Mas eu não quero discutir com ninguem, então PAVANI, se acha que eu estou errado, ou que postei algo que não tem nada a ver, foi mal, me desculpe.

Abracos.

NeRo
15/10/2004, 20:56
Não acho que estamos fugindo do tópico, estamos mais para um "tema transversal"... e o tópico cumpriu sua função sim, agora vejo o Gurgel com outros olhos :wink:

E é incrível como por essas questões que foram colocadas fiquei mais atento as viaturas que aparecem nas ruas, hoje mesmo vi um Carajás, um BR-800 e um Mini :shock:

Tenho um irmão escalador... Há um ano atrás discutíamos qual carro lhe proporcionaria a melhor relação custo benefício... uma vez que geralmente ele tem que ir para alguns lugares "difíceis" mas não necessariamente atoleiros... não precisamos nem de muita reflexão... deu Gurgel X-12, mas uma X-15 acomodaria melhor as tralhas :D

Infelizmente ele continua de Zequinha pois um Gurgel bom hoje em dia está tão valorizado quanto um CJ :?

Abraços!

ALEX CORREA
16/10/2004, 00:14
Gurgel 4x4 ? Tó dentro, como seria pra fazer um ?
Qual cambio usar ? Alguem ai já viu um ?

Acho que se usar corrente de bicicleta no lugar do cardã fica bom...!!

(só pra ver se o assunto volta :lol: :D :o :wink: )

Alex Correa

Marcelo A. Marchiodi
16/10/2004, 03:35
"...corrente de bicicleta no lugar do cardã ..." :evil: :shock: :lol: :lol: :lol: :lol:
Essa foi boa Alex!!!!
Tá na hora de retomar esse assunto mesmo! :wink:
Bom, continuo sustentando o que eu disse no começo: reforçar (bastante...) a estrutura, colocar motor AP 1.6 ou 1.8, caixa de transferência de Jeep e eixos que poderiam ser de Jeep mesmo (talvez eu esteja falando besteira, mas os Jeeps mais antigos tinham uns eixos aparentemente menores, seriam Dana 40???? me corrijam... se for o caso!) pois o do Gurgel BR 800 e Super Cross eram os do Chevete Dana 30, certo!???

Ah, não poderia faltar a suspensão de mola helicoidal!
Acredito que o carrinho ficaria muito bonito também, pois na minha opinião (como já disse antes) ele foi bem desenhado, design bem equilibrado e perfeitamente condizente com a linha de pensamento "Utilitários". E mais: condizente também com o que podia ser feito na época e com os recursos disponíveis. É isso. :wink:

Sobre o X-12, nunca vi um 4x4 mas já vi muita gente querendo fazer um... aliás, minto, se não me engano aquele Erwin Weimann (acho que é assim mesmo que se escreve...) fez um X-12 4x4, foi de onde ele partiu para fazer o Quatrax (http://www.quatrax.com.br/).

Até mais!

Klendatu
19/10/2004, 00:39
Esse carrinho é a antitese do que é um off-road de verdade pra mim.

Pra mim tem que ser:
Grande, com muito curso de suspenção, pneus enormes, boa autura livre
e principlamente, um motor muito potente e com muito torque.

Como eu ja disse:
Tah mais pra Palios e derivados adventure, Gols e derivados cross-alguma-coisa, Fordeco Sport.....

Marcio
19/10/2004, 10:36
(...)
Pra mim tem que ser:
(...)



Exatamente isso! Gosto pessoal é igual C#@* ... cada um tem o seu. Isso não se discute! :wink:

Em relação ao Quatrax e à adaptação do X12 4x4, acho muito louvável a iniciativa do seu idealizador! (minha opinião :wink: )

A[]'s
Márcio[/b]

ereidler
29/04/2008, 05:05
Santa ignorância. Ninguém viu o Jeg nacional com a mesma mecânica do gurgel, só que 4x4? A Kombi 4x4?

Valores excelentes em testes inclusives de resistência.

Nem se compara à mecânica precária dos willys da época que quebram que é uma beleza.

Eu mesmo, tenho um Jeg 4x2 que está vivo com motor e câmbio originais ja faz 23 anos. E olha que era modelo de teste da fábrica... Eles judiaram do carro como podiam.

Eu tb faço trilhas direto e uso o carro pra trabalhar todos os dias.
Mecânica simples e muitas coisas eu mesmo consigo arrumar.. A diferença dele pro gurgel xavante/tocantins é que a carroceria é de aço e ele é um pouco mais alto, usando mecânica de kombi em vez de usar a de fusca.

Mesmo assim, a mecânica de fusca era tão simples quanto a de Kombi e também muito resistente.

Eu tenho um Jeg e sei do que ele é capaz. Quem tem um Gurgel com motor boxer, também deve saber.. É carro offroad sim. Vamos colocar o willys numa pista de motocross e ver se ele sai inteiro de lá. Ou uma cherokee.. Até mesmo uma defender 110.

Duvido não quebrar nada.. (Não precisa andar muito devagar.. Onde está a emoção da decolagem?)

Se o Jeg aguenta eu acho que o Gurgel deve aguentar também...

Agora.. se o Jeg 4x2 sem selectraction (o meu no caso, mas ja estou providenciando a instalação desse nobre recurso) já dá um pau em muito jipe 4x4, imagina o Jeg 4x4.. Simplesmente imbatível por muitas razões. Uma delas é a sua elevada resistência

zortea
04/06/2008, 16:30
Bom, acho que posso dar uma pequena contribuição aqui...
eu sempre tive uma boa admiração pelos Gurgéis, tá certo que não gosto muito do Supermini(muito pequeno), mas gosto bastante do X12, tanto que como eu mexo com modelismo, resolvi fazer um Gurgel para mim na escala de 1:25 e usando estireno(plástico) como material, bom durante a construção fui pesquisando o histórico do veículo e acabei até achando um X12 com mecanica do Jeep:palmas:, bom depois que eu terminei o primeiro que foi um com teto de lona, resolvi fazer a versão teto rigido e brincando mais um pouco acabou saido uma pickup também...
bom, mas no final das contas eu acabei imaginando como seria um Gurgel mais atualizado...
que tal essa versão para um X13?
Dá pra sair até uma versão pickup...
logo logo eu vou me arriscar á fazer essa dupla na escala

Rammster
21/06/2008, 19:16
Eu tenho um carajás 4x4, com o valor dele eu poderia comprar qlq jipe do mercado desde willis ate engesa, mas optei pelo meu carro pela imensa paixão que tenho pelo Carajás e pela trajetória da Gurgel, meu carajás é 1 mes mais velho que eu e meu x-12 4 anos mas mesmo assim eu os tenho e não troco por nenhum carro novo seja ele qual for. Tem gente que não conhece a trajetoria da gurgel e nem seus carros e fica falando coisas sem fundamento, infelizmente não é 1, 2 são vários... só nos resta dar risada

Meu Carajás
Motor/Cambio: Sprinter 310
Transferencia: Hilux
Eixos: Rural, sendo o tras. flutuante
Pneus: BF A/T 33'
Chassis: Camper/Engesa
Guincho Hdw 9000lbs.
entre outras coisitas...

André-4WD
21/06/2008, 22:00
To chegando agora nesse tópico... e tá bom de ler e de rir..
mas uma coisa me chamou muitoooooo a atenção:


principalmente pelas suas críticas sem fundamento e seu método de avaliar a qualidade de um carro em função do tipo de dobradiça de porta utilizado.
Deixa a turma do Land Rover saber disso que vai ter gente rolando no chão de tanto rir...


Pelo método de avaliação aqui exposto, a BANDEIRANTE tá no mesmo balaio das Lands e dos Gurgéis, pq as BANDS tem dobradiça externa.

Mas o assunto é gurgel, e como estive em Rondônia faz pouco tempo, faço meu relato: o pessoal de lá gosta muito do gurgel e se vê bastante por lá. É o veículo que resistia às condições de estradas, antes do mercado 4x4 explodir e virar moda.
Sim, pq se olharmos com atenção o nosso mercado, nossas montadoras (mesmo que tragam veiculos 4x4 da argentina -Ford ranger p. ex.) temos infinidade de opções tracionadas e alguns lançamentos com "locker" - linha adventure, palio week, idea. Tudo por conta do modismo e muito provavelmente essas trações ou lockers nunca serão utilizados.
Trabalho num órgão público federal que recentemente comprou uma ranger cabine dupla 4x4 e o pior, sem motivo para tal, pois uma 4x2 atenderia muito bem para o uso que é feito dela.

Eu nunca tive gurgel, não pretendo ter, MAS respeito o veículo, porque são valentes e resistentes.
Como veterinário, já pude presenciar fusca, brasília, variant e também gurgel sem nenhuma preparação passando em lugares que muito "JIPEIRO" com certeza usaria a 4x4LOW para passar.

É isso aí...
abraços
andre

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 04:42
eu ja tive uma idéia de fazer umas modificações num supercross, entre as quais converter para 4x4 usando a transmissão de algum keitora japonês... e a do subaru sambar talvez (acredito que não seja tão fácil em função do motor transversal) pudesse servir para quem quisesse converter um x12 em 4x4, problemático seria importar os componentes para fazer a adaptação...

Cadü Smith
19/05/2010, 00:06
Fala pessoar!

Eu respeito a Gurgel! Valorizo o que ela fez!
Mas respeitosamente... a Gurgel não tomou tombo de empresa ou governo nenhum... tomou tombo sim do mercado! O mercado não queria os produtos da Gurgel.
Na verdade... a Gurgel nunca pode competir com as multinacionais, seus produtos estavam sempre à beira... muitos eram visionários.
O X-12 eram exceção... mas lembro bem de um teste da 4Rodas em que o BR800 tinha um problema de suspensão: suas duas bandejas tinham medidas diferentes.
Eram feitas à mão? Processo de produção em série com esse tipo de defeito?

Cara, uma empresa tomar uma rasteira do governo jamais será uma exceção ou algo raro, alguém lembra aí da Engesa e da Envemo ? Pois é, o Hummer H1 teve muita solução de engenharia ROUBADA dos engenheiros da Engesa, que na época tinham parceria com a americana AM General, se não me engano, que é a responsável pelo projeto do Hummer, então, acho que a indústria automobilística nacional como um todo merece respeito. Da mesma forma o motor de concepção AP da Volks foi desenvolvido no Brasil, por engenheiros brasileiros, e no entanto a base de seu funcionamento foi, ou ainda é, copiado até hj, até mesmo pela AUDI !!! O que falta pro brasileiro é se informar um pouco melhor, e confiar um pouco menos no comentário popular geral. Pensar, gerar uma opinião com base sólida, e então comentar sobre algo.

Gurgel foi um fracasso ? me diga o nome ou a marca de outro veículo da mesma época do Gurgel, que fez o mesmo sucesso que ele, não precisa nem ser do mesmo segmento, competindo com qlqr outro carro da mesma época, o Gurgel fez milagre.

Quem diz que esse jipinho ( X-12 ) é fraco e quebradiço, deve ser fã de Fiat 147, ou ficou trancado no fundo do oceano nos últimos 50 anos. Gurgel, Fusca e Baja tem praticamente tudo em comum, e vai querer discutir a durabilidade de um fusca ? Conhecido mundialmente por ser um carro inquebrável, aventureiros já cruzaram desertos com eles... aliás, esse era o mkt da porsche/volks, o carro pra cruzar um deserto sem precisar de uma gots de água, foi o grande trunfo e sensação da época.. os 1ºs porsche era refrigerados a ar, com mecânica VW !!!
Com todo esse histórico de engenharia, tinha como o X-12 ser boicotado ? tinha, e tanto que aconteceu, e por parte do governo corrupto ( nenhuma novidade, boicotam qualqr tipo de empresa, até hj, com esses absurdos de impostos ) e a volkswagen.

O Gurgel, seja qual for modelo, sempre teve aptidão p/ o off-road moderado, com manutenção mínima. Incrível a solução do freio traseiro bipartido. Em erosões esse jipinho c esse freio deixa muito 4x4 na poeira. levantando a suspensão, com pneus mais agressivos, e um guinchinho mixuruca, verá o gurgel indo mais longe e quebrando menos que um Niva por exemplo.

E por falar em Niva, o sistema 4x4 que tanto comentam, é nada mais nada menos que a mecânica do Niva 1.6 carburado. trocam-se os eixos, suspensão, câmbio, tira tudo original fora, menos o motor VW, e coloca todo sistema do Niva. Dizem que fica MUITO bom. Quem acostumado c niva, acha o carro mais leve, quem acostumado c Gurgel, vai achar mais pesado um pouco e talvez mais xoxo de saída. Mas a vantagem é ter um Gurgel 4X4 integral, com bloqueio e reduzida !!! Vira um Niva, mas com motor e carroceria de gurgel.

Pra quem não acredita, assisti a matéria dessa adaptação no Autoesporte. E não é gambiarra, a estrutura do Gurgel aguenta as adaptações s/ problema. Não sei quem faz, mas sei que fazem.

respeito ao Gurgel, tanto ao carro quanto ao indivíduo.

Eu já tive um Gurgel X-12 e é muito mais jipe que vários 4x4 por aí.

[]

Leonardo L.
06/06/2010, 11:06
Pessoal,

Sobre os que pensam que substituir os motores Enertron (de 792cc) por motores AP, sugiro que primeiro considerem alguns pontos.

Por exemplo, é interessante levar em conta o excesso de peso no eixo dianteiro (um motor AP pesa consideravelmente mais que o motor da Gurgel), o tamanho (um AP não cabe muito facilmente no espaço reduzido dimensionado para o Enertron), o consumo (que é muito menor no caso do Enertron!), o sistema de ignição (a Gurgel adotava um sistema eletrônico, sem distribuidor nem platinado, muito mais resistente a intempéries), entre outros pontos diversos.

Aliás, outro ponto importante diz respeito ao torque máximo e sua relação com a potência em um determinado momento: no caso do Enertron, o torque máximo aparece cedo, já que são 66Nm @ 2500rpm. Parece pouco, mas para um veículo com 625kg, são 23cv @ 2500rpm. Nenhum dos carros 1.0 mais populares atualmente (Gol, Palio, Uno) chega nesta relação peso/potência nesta rotação, o que reflete numa agilidade muito boa para os veículos da Gurgel.

Claro que a potência final é menor sim, mas quando você começa a olhar os gráficos em vez dos números, e a fazer algumas contas, percebe que este motor é muito bem desenhado e adaptado para o veículo em questão. Sugiro aos incrédulos que andem com um Supermini, dêem uma volta pela cidade, estrada, subam ladeiras, e aí vejam se realmente é necessário um outro motor. ;)

Bom, sobre a Gurgel em si, depois de tudo que foi dito neste tópico é até redundância falar novamente. Mas para quem quer ter uma visão geral da história, tem uma matéria bem informativa e imparcial sobre a Gurgel no BCWS, neste link:

http://www2.uol.com.br/bestcars/hm/295-joao-gurgel-1.htm

Abraços,
Leonardo

Cadü Smith
08/06/2010, 16:44
eu ja tive uma idéia de fazer umas modificações num supercross, entre as quais converter para 4x4 usando a transmissão de algum keitora japonês... e a do subaru sambar talvez (acredito que não seja tão fácil em função do motor transversal) pudesse servir para quem quisesse converter um x12 em 4x4, problemático seria importar os componentes para fazer a adaptação...

o europeu Fiat Panda 4x4 parece ideal, se conseguir importar a mecânica dele... é leve e ágil, ideal pra situação. não tem reduzida .

[]

Edison Sampaio
09/08/2015, 22:27
Francamente, "Klenadu", você nao entende absolutamente nada de veículos Gurgel. Saiba que o grande João Augusto Conrado do Amaral Gurgel foi um brasileiro que merece enorme respeito e admiração de todos nós. Ao afirmar que "A Gurgel faliu pq fabricava produtos de baixa qualidade defasados tecnologica e estilisticamente" você demonstra desconhecimenti até de História do Brasil. Saiba que a Gurgem faliu não pelos motivos que aponta, mas por falta de apoio do traidor governo Brasileiro (Collor), que sucumbiu o lobby da indústria estangeira. Veículos Gurgel trafegam até hoje e são alvo de cobiça de inúmeros admiradores. Informe-se e retorne a este fórum, com pedido de desculpas.



Não acho que essas carinhos seriam bons foras-de-estrada. Ser leve nem sempre é vantagem, depende do terreno, o curso da suspenção deles é pífia, altura livre, minima. angulos de entrada e saia tb ruins, não tem espaço para pneus adequados. Pra fazer com que eles tenham essas caracteristicas seram nescesárias tantas modificaçoes que ficariammais fácil fazer outro carro.

Esse super cross tá mais pra esses off-roads engana besta. palio, gol, doblo, paraiti, strada, montana, fiesta(ecosport) e (pasmen) Fox. Que seguem a receita de suspenção 2 dedos mais alta e parachoques pretos, como é fácil fazer um off-road!!!


A Gurgel faliu pq fabricava produtos de baixa qualidade defasados tecnologica e estilisticamente, não teve como competir com a concorrencia que oferecia produtos muitos superiores, principamente com a abertura das importações. A gota dáqua foi um golpe que acabou sendo um tiro no pé, tramou com governo um subsidio na forma de imposto menor para veiculos de até 1000cc(que dura até hj) para diminuir o preço do seus carros equipados com o seu motor propio de 800cc(na verdade um motor de fusca cortado do meio) e assim aumentar suas vendas, so que as outras montadoras simplesmente diminuram o motor dos seus carros de entrada(gol e Uno) para aproiveitar o subsidio, tornando-se muito mais competitivos devido a qualiade superior.
E essa historia da gurgel não ter veiculos 4x4 pq não queria eh conversa pra boi dormir, na verdade eles numca conseguiram criar um sistema, numca passaram de prototipos que podem ser taxados de piadas. Acabaram optando por um "curioso" pra não dizer ridiculo sistema de freios individuais para as rodas traseiras, ao menos um bloqueio podiam ter colocado.

Um exemplo do era a gurgel, é o modelo Carajás, que vinha com motor AP e tinha tração traseira, mas não tinha cardã, a tração era traseira sendo o motor dianteiro ecaixa de marcha traseira, era uma caixa de marcha de fusca colocada ao contrario ligada ao motor por uma absurda gambiarra que consistia num eixo dentro de um tubo com flanges nas estremidades, que vibrava como um auto-falante. calculem a durabilidade.
http://www.jumy.de/suv/gurgel/gurgelcarajas.jpg