Ver Versão Completa : Fibra é opção?
Du Coachman
17/12/2008, 15:48
Olá pessoal!
Tenho uma band 79 longa que estou pensando em reformar. O serviço que me pareceu mais confiável foi de um latoeiro, bem reconhecido, diga-se de passagem, que usa solda sem oxigênio. Porém, moro no litoral, mais especificamente em frente à praia. Dessa forma, mesmo que eu faça uma reforma excelente na minha band e guarde ela numa garagem, usando cera, etc, a lata, que já tem 30 anos, não vai demorar a apresentar novas bolhas e pontos de ferrugem.
O ideal para alguém que quer conciliar a vida perto do mar com qualquer veículo é a fibra. Gostaria de saber se essa é uma opção viável para bandeirante, considerando a resistência do material à vibração do motor (um Mercedez 608D), custo, possibilidade de se instalar rack e similares, etc.
Enfim, gostaria de saber um pouco sobre o uso de fibra nesses veículos para ver se consigo sustentar o sonho de ter uma band...
Um abraço a todos!
Obrigado
hercilio.neto
17/12/2008, 23:08
Caro Du.
Voce não vai achar muitas opções em peças de fibra de toyota.
Veja esses sites:
www.megastore4x4.pt (http://www.megastore4x4.pt)
www.salettifibras.com.br (http://www.salettifibras.com.br)
Um abraço
HERCILIO NETO
fabioabe
18/12/2008, 01:47
Opa,
No seu caso eh uma boa opção porem para conseguir que eh o problema. Que eu lembre existe uma empresa no nordeste que fabrica peças em vibra para a band. Porem creio q o caso da vibração vc terá um grande problema. Como nunca vi essas peças ao-vivo fica dificil dizer se são bons ou naum. Assim como a vida util dos locais onde ficam preso ao chassi.
Uma melhor opção seria vc jatear ela inteira, efetuar a retirada de todos os podres e mandar ver "TF7"(acho q eh isso). De preferencia fazer isso em uma oficina que naum seja no litoral.rsrsrsr
E falar para o cara fazer uma maior quantidade "de mão" de tinta. E por ultimo 3-4 camadas de veniz. Os podres voltam a aparecer em locais que mantiveram ferrugem ou estao escondidos. Mas mesmo assim, vai precisar fazer um retoque em 3-4 anos eu acho.
Nao tem jeito, ferrugem e vibração em band sempre vai existir.
Att
Fabio
Fausto Gomes
18/12/2008, 10:55
bem compenheiro estou na mesma duvida que voçe tambem moro no litoral de são paulo e estou reformando por em quanto estou no chassi eu tenho um topico titulo ate quem fim a reforma la tem os numeros dos telefones das pessoas que fazem a carroceria de fibra que são no ceara sr. ivanildo e sr. franze do fraze ja ouvi dizer que são muito boas mas o problema que eu vejo diz que a montagem tem ser feitas por eles por causa dos ajustes e a distancia que mata o preço dos dois e 6.500,00 do jeep curto
Tenho Band há nove anos no litoral catarinense (como pode ser visto no meu perfil) a antiga (1980) foi reformada duas vezes e sempre tinha um podre. Tentei paralamas de fibra, mas acabei desistindo da reforma e trocando a Band por uma mais nova. Segundo o mecânico especialista que me vendeu e reforma Bands há décadas a fibra é uma boa opção, porém deve ser bem instalada assim como a lata, deixando as peças fixas apenas por seus pontos originais de fixação e deixando vibrar as extremidades para não quebrarem e me mostrou peças de fibra com 5 anos de uso que estavam em ótimo estado.
Abraços,
Se for para colocar umas portas de fibra , eu conheço um cara daqui do forum q tem duas para vender.
Se vc quizer eu posso falar com ele.
Valeu
Du Coachman
19/12/2008, 14:24
Caro Du.
Voce não vai achar muitas opções em peças de fibra de toyota.
Veja esses sites:
www.megastore4x4.pt (http://www.megastore4x4.pt)
www.salettifibras.com.br (http://www.salettifibras.com.br)
Um abraço
HERCILIO NETO
Hercilio, obrigado pelas dicas.
A fábrica européia tem preços exorbitantes, fora que é meio longe. Já a Saletti parece uma opção.
Valeu, foi um bom começo para a pesquisa.
Du Coachman
19/12/2008, 14:30
Opa,
No seu caso eh uma boa opção porem para conseguir que eh o problema.
...
Uma melhor opção seria vc jatear ela inteira, efetuar a retirada de todos os podres e mandar ver "TF7"(acho q eh isso). De preferencia fazer isso em uma oficina que naum seja no litoral.rsrsrsr
E falar para o cara fazer uma maior quantidade "de mão" de tinta. E por ultimo 3-4 camadas de veniz. Os podres voltam a aparecer em locais que mantiveram ferrugem ou estao escondidos...
Att
Fabio
Acho realmente que a opção pra mim é a fibra. Na verdade eu preferia a lata mas o orçamento que me foi dado para restaurar toda a minha band (cortar e soldar chapa nova em todo podre, com tratamento, pintura geral, borrachas, etc,etc) foi +- 13 contos, trocando o quadro do vidro e a frente do teto. Será que esse preço tá muito fora do padrão?!
Obrigado Fábio!
Du Coachman
19/12/2008, 14:39
Tenho Band há nove anos no litoral catarinense (como pode ser visto no meu perfil) a antiga (1980) foi reformada duas vezes e sempre tinha um podre. Tentei paralamas de fibra, mas acabei desistindo da reforma e trocando a Band por uma mais nova. Segundo o mecânico especialista que me vendeu e reforma Bands há décadas a fibra é uma boa opção, porém deve ser bem instalada assim como a lata, deixando as peças fixas apenas por seus pontos originais de fixação e deixando vibrar as extremidades para não quebrarem e me mostrou peças de fibra com 5 anos de uso que estavam em ótimo estado.
Abraços,
Caro Torezan,
Bom saber que a fibra tem durabilidade! Inclusive está sendo difícil contactar alguém que realmente já viu uma carroceria deste material...
Você sabe alguma coisa sobre combinação de peças de fibra e lata? Como minha band é jipe longo estou desconfiado de que não vou encontrar todas as peças.
Obrigado
Um abraço!
Du Coachman
19/12/2008, 14:42
Por acaso alguém que já tenha visto essas peças de fibra pode me dizer se a estética do carro fica muito prejudicada?! Não tem jeito de dar algum brilho na pintura (tina especial, verniz, etc)?
Abraços
valeriano
19/12/2008, 14:56
Por acaso alguém que já tenha visto essas peças de fibra pode me dizer se a estética do carro fica muito prejudicada?! Não tem jeito de dar algum brilho na pintura (tina especial, verniz, etc)?
Abraços
Tem fotos aqui:
http://www.fibercar.com.br/
cRiPpLe_rOoStEr
20/12/2008, 01:07
eu apostaria na fibra...
Caro Torezan,
Bom saber que a fibra tem durabilidade! Inclusive está sendo difícil contactar alguém que realmente já viu uma carroceria deste material...
Você sabe alguma coisa sobre combinação de peças de fibra e lata? Como minha band é jipe longo estou desconfiado de que não vou encontrar todas as peças.
Obrigado
Um abraço!
Sei que existem os paralamas que eu já vi mas não usei, já vi montado o capô (conforme citado acima) e segundo os nossos amigos aqui do fórum também existem portas.
Quanto ao brilho da lata, este capô que vi tinha pintura de cinco anos e não parecia ser diferente dos de lata, exceto por baixo (aberto).
Abraços,
cRiPpLe_rOoStEr
21/12/2008, 22:59
uma coisa importante de se verificar na fibra é o acabamento... para dar brilho na pintura vem sendo usado gel-coating...
Acredito que a fibra tem algumas vantagens a mais: Peso (bem menor), ferrugem (nula), manutenção (em caso de bater ou amassar, é fácil e barato sendo até mais barato que a lata em algumas situações), resistência (segundo alguns chapeadores, a vibração faz quebrar, porém, se aguenta a vibração em caminhões e outros veículos deve segurar também na Band).
Abraços a todos,
cRiPpLe_rOoStEr
22/12/2008, 20:38
Acredito que a fibra tem algumas vantagens a mais: Peso (bem menor), ferrugem (nula), manutenção (em caso de bater ou amassar, é fácil e barato sendo até mais barato que a lata em algumas situações), resistência (segundo alguns chapeadores, a vibração faz quebrar, porém, se aguenta a vibração em caminhões e outros veículos deve segurar também na Band).
Abraços a todos,
se fizer uma fibra fina demais ou com pouca gramatura, principalmente no assoalho e nos pontos de fixação ao chassi, não tem jeito... outro procedimento adequado é instalar coxins para atenuar a vibração, podem ser feitos uns coxins "tabajara" até com isopor e pedaços de câmaras de ar e pneus velhos...
se fizer uma fibra fina demais ou com pouca gramatura, principalmente no assoalho e nos pontos de fixação ao chassi, não tem jeito... outro procedimento adequado é instalar coxins para atenuar a vibração, podem ser feitos uns coxins "tabajara" até com pedaços de pneu velho...
Concordo, porém não aconselho fibra para todas as partes, mas as peças prontas e inteiriças com certeza funcionam. Acredito serem as melhores opções: Capô, teto, paralamas, talvez as portas e a grade dianteira. As laterais são fáceis de fazer de lata, e por serem naturalmente mais finas, devem rachar com mais facilidade.
Abraços,
cRiPpLe_rOoStEr
22/12/2008, 20:53
eu não vejo problema em usar fibra para todas as partes, mesmo com pouca espessura, desde que seja um material de qualidade... por exemplo a minivan chevrolet lumina apv/pontiac trans sport usa carroceria de fibra, e os painéis não são tão espessos, mas de excelente qualidade... e chegaram a ser feitas umas com motor peugeot 1.9 turbodiesel de 90hp para exportação...
Du Coachman
23/12/2008, 00:05
Obrigado a todos pelas infrmações. Estão sendo extremamente úteis! A fibra está parecendo mesmo uma opção...
Amanhã mesmo vou ligar para as fábricas que conheço e tentar algumas outras informações para postar mais coisa.
Valeu a força mesmo pessoal!
Abraços!!
cRiPpLe_rOoStEr
23/12/2008, 01:16
é importante que as mantas de fibra tenham uma boa gramatura... mas outras coisas importantes, além da laminação, são a forma como é feita a saturação da fibra e a qualidade da resina usada no processo e o acabamento, geralmente feito com massa plástica em oficinas pequenas para esconder as pequenas imperfeições que (quase) sempre ficam depois da laminação...
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